Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mundo Print and Play

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Mundo Print and Play - Página 2 Empty Re: Mundo Print and Play

Mensagem por libonati Seg Dez 16, 2013 11:50 am

Ahhh o mundo da propriedade intelectual, que fascinante ele é... até me inspira.

Bem, Antonio, já respondendo a sua proposta que você mandou no BGG e veio ã tona agora (espero que não importe de eu responder por aqui, mas ultimamente só tenho usado o app do BGG pelo celular). Sou contra a reprodução fiel não autorizada do jogo, portanto, não me sinto confortável em lhe emprestar os meus jogos para esse fim.

Quanto aos PnP, essa é uma questão realmente controversa que deve ser abordada com bastante cuidado. trabalho com dtos autorais e estudo a área já há algum tempo. Desde então mudei um pouco minha visão sobre a coisa toda.

temos basicamente três interessados o autor, o editor/produtor e o consumidor. Desses, o único que sai realmente ganhando com a venda de obras intelectuais é o editor/produtor. Muitos autores preferem distribuir suas obras graciosamente pela rede, pela simples divulgação da mesma. Músicos, de regra, ganham dinheiro de verdade pelos shows e o mesmo vale para livros técnicos, e raramente para literatura, quando os autores ganham por palestras. Não sei como o desenvolvedor de jogos ganha a sua grana, sei que não é vindo palestrar no World RPG Fest  Shocked! Nesse ponto é interessante citar a conversa que já tive com o Penteado, que para os que não sabem, roteirizou, produziu e dirigiu um curta, cuja ilustração foi desenvolvida pelo companheiro Elfo, e nessa conversa, ele me disse claramente que prefere ter seu filme distribuído gratuitamente no you tube, com milhões de acessos, tornando-o conhecido, a ficar com o curta distribuída para meia dúzia de pessoas.

De qquer sorte, não vejo problemas no ganho pelo editor/produtor, afinal ele trabalha para isso e merece receber. Claro que a Microsoft não vai falir se piratear o meu windows ou a appstore se eu baixar gratuitamente os programas pagos. Mas talvez eles deixem de ampliar seus negócios, perdendo a capacidade de gerar renda e empregos, ou pior, venham a reduzir suas instalações por conta disso. Então quando se diz que o bill gates, a editora record, a fox, não vão falir realmente não vão, mas poderíamos pensar em toda cadeia produtiva e nas pessoas que dependem disso para viver. Se o Bill Gates não recebe, ele corta gastos e pessoal. Mas se esse pessoal não recebe, ele corta oq? Possivelmente lazer, luxos bobos, comida, moradia e assim por diante... talvez essa pessoa precise começar a piratear para ter as coisas.

Bom, ai entramos no outro ponto, a situação do consumidor. Se ele quer ter, mas não pode, oq faz? Copia. Mas, o raciocínio é o mesmo pro ladrão que quer ter um tenis fodao de 600 pilas e não pode, ele toma, pq simplesmente quer ter. Não quero dizer que qeum copia ou plagia pode ser comparado a um ladrão, pq várias variantes distanciam um do outro, mas essencialmente trata-se da mesma coisa. Então oq fazer, conformar-se? Se não posso ter, então não terei? Mas dai vem outra preocupação, está-se dando à elite econômica o privilégio de ser também a elite cultural e intelectual, aumentando o abismo social.

Bem, qual a solução? Não sei, até pq se eu soubesse talvez estivesse muito bem de vida agora, mas não é esse o caso. Para livros já chegamos a pensar e discutir algumas coisas para o formato digital. Mas para boards, acho que a solução dependeria de um estudo muito severo sobre o tema.

De qquer sorte, ainda sou ideologicamente contra a pirataria, e oq se está propondo neste tópico é sim pirataria e tem um cunho comercial, afinal, mesmo que uma só cópia de um jogo não seja vendida pq alguém o reproduziu integralmente, o dinheiro desta venda não retornou para loja, nem para editora e muito menos pro autor.

Mas, assim como o Trentini, estou convicto que algum gênio ainda encontrará a solução para isso tudo. De antemão, porém, cito, a steam (a dos jogo eletrônicos), que deu um grande avanço em relação a pirataria, disponibilizando seus jogos on-line, hospedados em servidores x e y. É um sitema falível, mas certamente menos que os CDs vendidos por aí!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Mensagem por Artur Mittelbach Seg Dez 16, 2013 12:01 pm

@anjo888 escreveu:Discordo, no entanto, de que cópia digitalizada não é PnP. Na verdade, me parece justamente isto: imprima e jogue.

Oi Antônio,

Pra mim o 'print and play' não é apenas a junção das palavras, é uma expressão própria. Dizer que qualquer coisa que vc 'imprime e joga' é um print and play é o mesmo que dizer que aquela sobra do almoço que você levou pra casa é um 'delivery'.

Nada impede você de usar o termo de forma menos rígida, mas não vejo por que usar ele quando existe um termo específico para o 'scanear e imprimir' que é 'copia'.

"Oi pessoal, tenho um arquivo pdf para fazer uma copia do Dixit, se alguem tiver interesse..."

Ra

https://www.facebook.com/pinhaodetabuleiro

Mensagem por libonati Seg Dez 16, 2013 12:40 pm

Por falar nisso, tem um usuário aqui do fórum, o Muller, que anda bem sumido, que fazia as versões dele de alguns jogos. Ele mostrou o family business certa vez e acho que ia fazer uma versão pro dixit, mas com outras ilustrações. Acho que tinha uma versão do citadels tbm, sei lá!

Apenas para deixar minha opinião de merda... print and play é diferente de scan, print and play. No primeiro vc utiliza arquivos disponibilizados pelo autor ou por outro detentor dos dtos autorais e no segundo vc digitaliza ou pega arquivos que outrem digitalizou, imprime e joga. Nesse segunda caso, vc não fere os direitos apenas do desenvolvedor do jogo e da publicador, mas tbm do ilustrador... oq deixa o lance ainda mais bizarro

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por tiagovip Seg Dez 16, 2013 12:56 pm

Eu tenho alguns print and play.

1 do Family Business, mas tenho 2 versões comerciais do jogo;

2 do Love Letter, a qual também tenho a versão comercial.

Pnp de uma porção de promos e de dois jogos - o LotR Adventure e do Dungeon in a Tin -, mas estes não tem versão comercial.

Tem bastante pnp disponíveis de maneira legal por aí, mas não faço pelo motivo que o Fabiano expôs: o gasto de fazer algo de alta qualidade é basicamente o mesmo de comprar um jogo (não necessariamente só em gastos, mas também no tempo) e fazer para deixar "feio" não me atrai e nem atrairia outros para jogar.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Mensagem por Artur Mittelbach Seg Dez 16, 2013 1:51 pm

@anjo888 escreveu: De repente, ideologias à parte, até cabe neste mundo o 'scan, print and play' e o 'scan and share for print and play'.

Não, não cabe não...  Razz

Nem estou entrando no mérito da copia pra uso próprio, mas da terminologia. Procura por "print and play" no google. São várias páginas com 'produtos feitos com esse fim' e não copias scaneadas de jogos.

O termo existe e tem um fim especifico, querer usar ele pra outra coisa pode causar confusão. [a não ser que o intuito seja exatamente esse]

Ra

https://www.facebook.com/pinhaodetabuleiro

Mensagem por libonati Seg Dez 16, 2013 1:53 pm

@AnJo888 escreveu:

De repente, ideologias à parte, até cabe neste mundo o 'scan, print and play' e o 'scan and share for print and play'.

Ahh sim, cabe no mundo das penas tbm!!! Mas possivelmente seria apenas uma prestação de serviços à comunidade ou umas cestas básicas  Suspect 

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Gustavo Seg Dez 16, 2013 3:34 pm

Nem sei como entrar nessa discussão...

Acho que a diferença aqui é a seguinte:

Digamos que o Mr. X, que participa desse fórum, toda noite vai beber e dirige bêbado de volta para casa.

Ok, não iremos julgar o Mr. X, pois é a vida dele.

Agora, se o Mr. X vier aqui no fórum e INCENTIVAR que nós façamos o que ele faz - beber e dirigir - posso dizer que ele é um imbecil e merece ser punido.

Notam a diferença entre os casos?

Por exemplo, o Müller é um cara que fez uns dois print-and-play de jogos conhecidos. Mas ele nunca, jamais incentivou, disse onde estão os arquivos, se gabou disso, etc.

Uma coisa é um ladrão de galinhas. Outra coisa é um ladrão de galinhas que monta uma escola de como se rouba galinhas.

Acho que todos deveriam ouvir essa música aqui, que explica a situação de pirataria muito bem:

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagem por tiagovip Seg Dez 16, 2013 5:07 pm

Nós permitimos que seja falado e discutido sobre pnp.

Só não permitimos a inclusão de links ou divulgação de locais ondem os mesmos podem ser encontrados, quando tal material não está de acordo com a legalidade.

Abs,

Última edição por tiagovip em Seg Dez 16, 2013 5:20 pm, editado 1 vez(es)

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por doizinho Seg Dez 16, 2013 5:13 pm

Pessoal, antes que o negócio desande novamente só quero ressaltar umas coisas:
- não quero censurar ninguém e já disse antes que o assunto está liberado pra ser discutido, mas aqui não e a casa da mãe Joana. Não se esqueçam que vocês não estão na rua ou nas suas casas onde podem falar o que quiserem, aqui temos regras e eu exijo que elas sejam seguidas;
- esse assunto já é polêmico por si só então peço que evitem as provocações, ironias e deboches. A qualquer sinal de hostilidade darei advertências, suspensões ou banimentos;
- não tenho nada contra usuários fakes, mas já aviso que é bom se comportar porque isso não é permitido nas regras do fórum. Quer ficar anônimo ok, vou permitir por enquanto, mas isso implica em um limite muito pequeno pra agir aqui, qualquer deslize e vou banir usuário e IP;
- e pra finalizar, eu vou agir com muito menos tolerância do que o normal nesse tópico.

Espero a compreensão de todos.

Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Mensagem por tiagovip Seg Dez 16, 2013 5:17 pm

@doizinho escreveu:Pessoal, antes que o negócio desande novamente só quero ressaltar umas coisas:
- não quero censurar ninguém e já disse antes que o assunto está liberado pra ser discutido, mas aqui não e a casa da mãe Joana. Não se esqueçam que vocês não estão na rua ou nas suas casas onde podem falar o que quiserem, aqui temos regras e eu exijo que elas sejam seguidas;
- esse assunto já é polêmico por si só então peço que evitem as provocações, ironias e deboches. A qualquer sinal de hostilidade darei advertências, suspensões ou banimentos;
- não tenho nada contra usuários fakes, mas já aviso que é bom se comportar porque isso não é permitido nas regras do fórum. Quer ficar anônimo ok, vou permitir por enquanto, mas isso implica em um limite muito pequeno pra agir aqui, qualquer deslize e vou banir usuário e IP;
- e pra finalizar, eu vou agir com muito menos tolerância do que o normal nesse tópico.

Notem que o bigodinho nem tremeu quando ele falou isso.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Trentini Seg Dez 16, 2013 5:20 pm

@doizinho escreveu:Pessoal, antes que o negócio desande novamente só quero ressaltar umas coisas:

Vc anda assistindo muito Breaking Bad e está muito influenciado pelo Heisenberg.

Mundo Print and Play - Página 2 Jswidget
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por libonati Seg Dez 16, 2013 5:32 pm

Por falar em liberdade de expressão, poderíamos encarar um prince of florence nesse ocaso do ano né!!!

bem, se há pessoas por ai, fazendo propaganda pró nazismo, pq não fazer sobre pirataria!?

Apenas acho que deve ficar claro que o fórum e a maioria absoluta dos usuários, salvo o macaco pirata e o Anjo, são contra essa prática quanto aos boardgames, tratando-se de uma posição isolada que não é partilhada pelos demais membros e sequer incentivada neste fórum, que abarca apenas o sadio debate!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Pedro Seg Dez 16, 2013 5:33 pm

@libonati escreveu:Por falar em liberdade de expressão, poderíamos encarar um prince of florence nesse ocaso do ano né!!!

bem, se há pessoas por ai, fazendo propaganda pró nazismo, pq não fazer sobre pirataria!?

Apenas acho que deve ficar claro que o fórum e a maioria absoluta dos usuários, salvo o macaco pirata e o Anjo, são contra essa prática quanto aos boardgames, tratando-se de uma posição isolada que não é partilhada pelos demais membros e sequer incentivada neste fórum, que abarca apenas o sadio debate!

Thumbs Up Thumbs Up 

18XX (Admin)
18XX (Admin)

http://www.meeplehouse.com.br

Mensagem por Gustavo Seg Dez 16, 2013 5:43 pm

@AnJo888 escreveu:
@Gustavo escreveu:Agora, se o Mr. X vier aqui no fórum e INCENTIVAR que nós façamos o que ele faz - beber e dirigir - posso dizer que ele é um imbecil e merece ser punido.

Faz todo sentido, se as pessoas não tiverem capacidade de decidir por si próprias se querem ou não beber e dirigir.

Quem vai ser o Big Brother, decidindo o que se fala e o que não? Quem vai criar e censurar a Novilíngua?

É o mesmo que dizer que 'fica proibido falar que é possível fazer coisas ruins, por que as pessoas de cabeça fraca podem resolver sair fazendo coisas ruins.

De repente, deveriam começar a proibir filmes que mostram como roubar um banco ou como assassinar alguém. Já viu... vai que alguém com menos força de caráter sai roubando ou matando.

É a velha e boa censura preventiva.

E o pior é que acontece. Nos EUA, o ex-baluarte dos direitos pessoais inatacáveis, uma editora (Paladin) foi processada porque um sujeito comprou um livro que ela publicou, que ensinava como ser um assassino de aluguel, e usou os conhecimentos adquiridos para matar duas pessoas, por contrato.

Não faz o menor sentido, em um mundo em que as pessoas façam o que acharem que devem e assumam a responsabilidade pelo que fazem.

Antônio, isso que você disse não faz sentido nenhum com o que eu escrevi. Você entendeu tudo errado. Achei que eu havia sido claro, mas não fui. Vou repetir, ok?

Antônio - você é um imb***l

Antônio - você merece ser punido neste fórum.

É isso, somente! O que você respondeu - preciso ser sincero - não tem nada a ver com o que eu escrevi. Você está lidando com a coisa de um modo muito mais abrangente do que o necessário. Você está usando ideias globais para explicar algo muito simples e pontual.

É só você lembrar: 1) você é um imb***l 2) deveria ser punido por incitar a pirataria de boards.

Nada mais.

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagem por Gustavo Seg Dez 16, 2013 5:47 pm

Mundo Print and Play - Página 2 Groucho

“He may look like an idiot and talk like an idiot but don't let that fool you. He really is an idiot.”

― Groucho Marx

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagem por doizinho Seg Dez 16, 2013 5:48 pm

Ah e quero deixar claro que essa atitude mais enérgica está valendo para o assunto Print and Play. O resto do fórum segue normalmente.

Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Mensagem por tiagovip Seg Dez 16, 2013 5:55 pm

Gustavo, per favor. Quer bater boca assim, existe a ferramente de MP.

Colocar uns asteriscos no xingamento ajuda, mas, honestamente, serve do quê? Todos sabem o que é.

Quem quiser defender a propriedade intelectual, em particular dos tabuleiros, que nos são caros (em mais de um sentido), o faça sem xingamentos. Ao menos dos graves. Mimizeiro, chorão, velho, sacana, estão valendo. É realmente uma linha fina e bem cinza, mas acho que a maioria a enxerga.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por tiagovip Seg Dez 16, 2013 8:43 pm

Eu disse ao Gustavo e repito a você, Antônio. Quer dar conselhos pessoais, exprimir sua busca por novas fronteiras e como a sociedade restrita e apedeuta impede seus voos mais gloriosos, faça-o diretamente à pessoa através de mensagem privada.

Se quiser comentar algo sem alvo direto, mas não relacionado ao escopo deste fórum, nem mesmo do tópico, utilize o espaço Fora da Mesa: https://curitibaludica.forumeiros.com/f14-fora-da-mesa

Bate boca é diferente de bate papo. E nem sequer ouse sugerir que isso é um bate papo vigoroso para esfregar as manchas das almas de si r de outrem.

Mais uma mensagem desse cunho, que exija novamente que um moderador ou administrador tenha que informar, ainda de novo, que essas mensagens devem ser mantidas por mensagens privadas, e esse tópico todo tomará um proverbial pé na bunda na direção do nada, existindo, a partir de então, apenas como uma memória infeliz.

Assim, chega. É print and play ou no play.

Abs,

Última edição por tiagovip em Seg Dez 16, 2013 10:02 pm, editado 1 vez(es)

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Soar Seg Dez 16, 2013 9:57 pm

Está todo mundo entrando numa provocação ingênua e alguém parece estar se divertindo muito com isto!!

Senhores "confrades" deste forum e hobby, cito "Jesus":
"Não atirem pérolas aos porcos"

Escutem este colega quarentão!!
Enough!!

Soar

Última edição por Warrior em Seg Dez 16, 2013 10:16 pm, editado 1 vez(es)

Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: