Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

+6
Trentini
Samuca
doizinho
tiagovip
Pedro
Gustavo
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por Gustavo Qui Set 12, 2013 11:23 pm

Ontem, com o Rafaelfo e o Penteado jogamos duas vezes o Viagem no Tempo (a segunda com o irmão do Penteado).

Final de jogo e algumas dúvidas surgiram, inclusive uma possibilidade de que o jogo estaria "quebrado"...

Preferi não discutir muito, mas prestar atenção nas críticas (me pareceram ferozes demais, mas vi que era algo comum, a qual eu não estava acostumado), e apontando que muitos jogos brilhantes (Dominion, Agricola, etc.) possuem "erros" iguais ou ainda piores de "desbalanceamento".

Além disso eu estava com algumas opiniões que preferi não expressar.

De qualquer maneira, pelo bem do vídeo que hei de fazer com o Pedro e o Tiago, decidi falar diretamente com o Macri.

O fato é que as respostas dele são quase exatamente as que pensei ontem (e ou não falei ou preferi não me aprofundar).

Está aqui a carta:

Caro Gustavo,

Como vai você... tudo bem?

Em primeiro lugar quero agradecer pelo elogio feito ao Viagem no Tempo no início de seu e-mail. Obrigado!

Bem, foram levantadas duas questões diferentes:

1°)  DISTRIBUIÇÃO das FICHAS de CIENTISTAS no set-up:

Os testes do jogo mostraram que ser o primeiro jogador na ordem de turnos não representa uma vantagem tão grande assim, porque é possível recolher "provas científicas" mesmo nas épocas onde existem várias peças juntas, usando-se para isso a ferramenta "Relógio".

Se o primeiro jogador usar a Nave por exemplo, ele dará a oportunidade aos demais jogadores de usarem as velocidades maiores (2 e 3), o que lhes permitirá recolher duas provas em determinadas circunstâncias.

Percebemos também que se usássemos o recurso que outros jogos usam, para a distribuição das fichas de cientistas no set-up, assim: o 1° jog recebe uma ficha, o 2° recebe duas, o 3° recebe três, etc, criaríamos um desbalanceamento inicial em relação a esse recurso (fichas de cientista).

Optei então por uma regra mais simples, e assumo a responsabilidade por isso, de atribuir apenas uma ficha a mais para o último jogador da ordem de turnos, no caso dele ser "marcado" por todos os demais, logo na primeira rodada. Lembrando que a possibilidade disto ocorrer é maior apenas em grupos de jogadores veteranos ou "hard gamers".

[Preferi não apontar isso ontem, mas nesse jogo não há de fato tanta vantagem em começar.]

2°)  DISPARAR O FIM DO JOGO:

Essa é uma questão um pouco mais complexa. Mas vamos lá:

Suponhamos que estejam jogando cinco (5) jogadores experientes e bastante competitivos.

Jogador A recolhe uma prova qualquer, ficam 3 outras provas sobre o tabuleiro e portanto ele dispara o fim do jogo.

Turno do Jogador B: ele recolhe uma prova e envia, através de uma circunstância qualquer, uma peça do jogador A para o Túnel do Tempo.

Turno do Jogador C: ele recolhe uma prova e envia, através de uma circunstância qualquer, uma peça do jogador A para o Túnel do Tempo.

Turno do Jogador D: recolhe a última prova e faz a mesma coisa dos anteriores, ou seja, mais uma peça do jogador A para dentro do Túnel do Tempo.

Turno do Jogador E: não recolhe prova nenhuma, faz pontos de outra forma, mas envia também mais uma peça do jogador A para dentro do Túnel.

Pronto, agora é o turno do Jogador A, que DISPAROU O FIM DO JOGO e após isso o jogo acaba, correto, então temos a seguinte situação:

Turno final do Jogador A: nenhuma prova para recolher no tabuleiro e 4 (quatro) peças suas presas no Túnel do Tempo (menos 8 pontos)

Isto já me parece uma situação bem delicada para o Jogador A, porque ele terá que salvar essas quatro peças se não quiser ser fortemente penalizado.

Além disso, um jogador experiente deve ter em mente que ele precisará de algumas fichas de cientistas para minimizar surpresas no final do jogo e retirar

suas peças de cientista de dentro do Túnel. Guardar uma carta Túnel do Tempo (a que remove cientistas do túnel) para a última rodada, tb pode ser interessante.

[Também me parece que com a experiência o problema apontado se resolva naturalmente]

Gustavo, no processo de desenvolvimento usei o recurso contrário: quem disparava o fim do jogo não jogava mais. Pois bem, ocorria a situação que descrevi acima, em quatro ou cinco jogadores, e esse jogador "trigger" não conseguia mais se recuperar. As reclamações foram muitas. Ninguém queria disparar o fim do jogo e o final da partida ficava arrastado. Por isso permiti o turno final para o jogador trigger, me pareceu mais justo.

Para finalizar, posso lhe dizer o seguinte: o Viagem no Tempo é aquele tipo de jogo onde o jogo se comporta de acordo com a mesa. Já joguei partidas de todos os tipos: grupos agressivos e muito competitivos, onde um marca o outro o tempo todo, do começo ao fim, grupos tranquilos, onde os jogadores só queriam fazer seus pontinhos, encontrando as figuras históricas e recolhendo suas provas, e outros num meio termo, onde rolava todo tipo de situação e acordos.

[Isto era evidente para mim, visto que os problemas de jogo "quebrado" nem de longe haviam acontecido com outros jogadores.]

Espero ter contribuído de alguma forma e aguardarei ansioso a vídeo resenha do canal Meeple Show.

Um Grande Abraço!

MARCOS MACRI

...

Bem, minha intenção não é mudar a cabeça do Penteado ou do Rafaelfo (pelo amor de deus nem pensem isso), já não tenho idade pra isso, nem apontar uma defesa para os supostos problemas (que para mim foram problemas de jogadores, não de jogo em si). Cada um pode achar o que quiser, o mundo continua girando na boa. Só queria mostrar como o Macri foi nota 10 com a atenção, e como eu, de fato, fiquei ainda mais admirado com o que ele fez... Very Happy
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por Pedro Sex Set 13, 2013 10:28 am

Achei bacana compartilhar isso Gustavo,

creio inclusive que muitas situações assim aconteçam com inúmeros jogos. Nós como críticos avaliando jogos e discutindo suas possibilidades, isso é absolutamente normal... poder acessar a posição do autor nos ajuda a entender melhor as razões do que nos trouxerem algum desgosto.

Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por tiagovip Sex Set 13, 2013 10:36 am

Hum, a velha histórica do jogo quebrado.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por doizinho Sex Set 13, 2013 10:37 am

tiagovip escreveu:Hum, a velha histórica do jogo quebrado.
É, e isso depois de uma partida.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por Gustavo Sex Set 13, 2013 11:06 am

Eu coloquei em parênteses a palavra quebrado não apenas por eu não achar isso, mas pela definição da palavra ser diferente para mim do que pode ser para outras pessoas.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por Samuca Sex Set 13, 2013 11:13 am

doizinho escreveu:
tiagovip escreveu:Hum, a velha histórica do jogo quebrado.
É, e isso depois de uma partida.
Alguém escreveu esta semana no fórum que para avaliar algum jogo é preciso de pelo menos cinco partidas (ou algo do gênero)... Acho que essa pessoa não podia estar mais coberta de razão. E conforme eu sempre digo, o jogo às vezes é definido mais por com quem você joga de que pelo jogo em si. Embora eu ache que brasileiros em geral tenham o péssimo hábito de apelarem demais para estratégias de "bash the leader" e de bloquear outros jogadores. Foda isso! Faz com que, como o Macri escreveu, seja preciso criar maneiras de minimizar isso no design dos jogos.
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por doizinho Sex Set 13, 2013 11:15 am

Samuca escreveu:
doizinho escreveu:
tiagovip escreveu:Hum, a velha histórica do jogo quebrado.
É, e isso depois de uma partida.
Alguém escreveu esta semana no fórum que para avaliar algum jogo é preciso de pelo menos cinco partidas (ou algo do gênero)... Acho que essa pessoa não podia estar mais coberta de razão. E conforme eu sempre digo, o jogo às vezes é definido mais por com quem você joga de que pelo jogo em si. Embora eu ache que brasileiros em geral tenham o péssimo hábito de apelarem demais para estratégias de "bash the leader" e de bloquear outros jogadores. Foda isso! Faz com que, como o Macri escreveu, seja preciso criar maneiras de minimizar isso no design dos jogos.
Como você chegou a essa conclusão sobre os brasileiros? Você costuma jogar com alguém de fora?
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por Gustavo Sex Set 13, 2013 11:24 am

Só para evitar mal-entendidos, como o Fabiano sabe bem que é foda, quero esclarecer um ponto:

Eu mencionei que "nem apontar uma defesa para os supostos problemas (que para mim foram problemas de jogadores, não de jogo em si)."

Nas duas partidas, venceu quem ativou o trigger (não havia acontecido antes). Isso fez o Rafael e o Penteado dizerem que o jogo estava "quebrado".

Na primeira partida, na minha opinião muito humilde, achei que o Rafael jogou muito, muito bem. Acho que o cara detonou, e venceu. Se alguém merecia vencer era ele. Aconteceu de ser o cara que ativou o trigger, fazer o quê? Jogou pacas.

Na segunda, preferi não falar na hora para não dar tensão: o irmão do Penteado jogou, sei lá por que cargas d'água, contra mim. No início da partida era evidente, me prejudicou pacas, não sei a razão. Não é a primeira vez que acontece. Depois ele deu uma maneirada, mas eu senti muito pesado o jeito dele me prejudicar. Eu ODEIO jogadores assim (né, Perusso), que de repente decide que alguém deve ser pego pra Cristo (deve ser meu cabelo).

No final, a razão por que eu perdi foi: ter sido prejudicado gratuitamente no início. Mas preferi não comentar, para não dar briga, nem conheço o cara direito para xingá-lo de FDP e coisa e tal...

Aconteceu de quem ganhar foi o Penteado, que deu o trigger, mas na minha humilde opinião isso não tem nada a ver com o trigger, mas com o fato dele ter jogado bem, e o [esqueci o nome dele] ter me prejudicado no início.

Pronto: isso que eu queria dizer quando falei que os jogadores que "quebraram" o jogo, e não o jogo que está "quebrado" - em uma partida alguém jogou extremamente bem, melhor que qualquer outro, e na segunda ocorreu um suposto bash-who-explained-the-game-because-whatever.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por Samuca Sex Set 13, 2013 11:24 am

doizinho escreveu:
Samuca escreveu:
doizinho escreveu:
tiagovip escreveu:Hum, a velha histórica do jogo quebrado.
É, e isso depois de uma partida.
Alguém escreveu esta semana no fórum que para avaliar algum jogo é preciso de pelo menos cinco partidas (ou algo do gênero)... Acho que essa pessoa não podia estar mais coberta de razão. E conforme eu sempre digo, o jogo às vezes é definido mais por com quem você joga de que pelo jogo em si. Embora eu ache que brasileiros em geral tenham o péssimo hábito de apelarem demais para estratégias de "bash the leader" e de bloquear outros jogadores. Foda isso! Faz com que, como o Macri escreveu, seja preciso criar maneiras de minimizar isso no design dos jogos.
Como você chegou a essa conclusão sobre os brasileiros? Você costuma jogar com alguém de fora?
Já joguei com estadunidenses, franceses, italianos, chineses, japoneses, etc. Quase todo mundo com quem já joguei apela em maior ou menor grau para um "bash the leader" ou usar a estratégia de bloquear o acesso de um jogador a determinado recurso. Todas as vezes em que joguei com gente de fora, isso foi minimizado e diluído entre a maioria dos jogadores. Em contrapartida, em jogos com brasileiros parece que a coisa é pessoal e muitas vezes a pessoa nem está na frente e fica sendo marcada pelos demais. Prova disso é que quando duas pessoas geralmente começam a brigar muito entre si, a gente já costuma dizer que quem ganhará o jogo é outra, ou que o segundo colocado que irá ganhar quando o "bash the leader" começa.
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por Samuca Sex Set 13, 2013 11:29 am

Gustavo escreveu:Pronto: isso que eu queria dizer quando falei que os jogadores que "quebraram" o jogo, e não o jogo que está "quebrado" - em uma partida alguém jogou extremamente bem, melhor que qualquer outro, e na segunda ocorreu um suposto bash-who-explained-the-game-because-whatever.
Esse é outro fator que corrobora o que eu estava dizendo e que esqueci completamente. Sério, estou cansado de ser alvo porque na mentalidade da maioria dos jogadores se você é o dono do jogo ou sabe a ponto de explicá-lo, você já tem uma vantagem enorme e é justificável que eu faça meu jogo baseado em atrapalhar o seu.
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por tiagovip Sex Set 13, 2013 11:36 am

Para mim, o bash the leader é universal. Se as pessoas de fora não jogaram assim, deve ser porque: ou não era interessante naquela partida em particular, ou jogo não incentivava isso. Nada a ver com a nacionalidade da pessoa.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por tiagovip Sex Set 13, 2013 11:38 am

Samuca escreveu:
Gustavo escreveu:Pronto: isso que eu queria dizer quando falei que os jogadores que "quebraram" o jogo, e não o jogo que está "quebrado" - em uma partida alguém jogou extremamente bem, melhor que qualquer outro, e na segunda ocorreu um suposto bash-who-explained-the-game-because-whatever.
Esse é outro fator que corrobora o que eu estava dizendo e que esqueci completamente. Sério, estou cansado de ser alvo porque na mentalidade da maioria dos jogadores se você é o dono do jogo ou sabe a ponto de explicá-lo, você já tem uma vantagem enorme e é justificável que eu faça meu jogo baseado em atrapalhar o seu.
Na dúvida, se não posso ajudar, mas posso atrapalhar, minha preferência vai:

- Gustavo
- Libonati
- Qualquer outro

O Gustavo joga demais da conta e o Libonati naturalmente merece. Aos demais, tanto me faz se explicou ou não o jogo, se é dono ou não. Tudo depende da situação do jogo, em qualquer caso.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por Trentini Sex Set 13, 2013 11:41 am

Samuca escreveu:
Gustavo escreveu:Pronto: isso que eu queria dizer quando falei que os jogadores que "quebraram" o jogo, e não o jogo que está "quebrado" - em uma partida alguém jogou extremamente bem, melhor que qualquer outro, e na segunda ocorreu um suposto bash-who-explained-the-game-because-whatever.
Esse é outro fator que corrobora o que eu estava dizendo e que esqueci completamente. Sério, estou cansado de ser alvo porque na mentalidade da maioria dos jogadores se você é o dono do jogo ou sabe a ponto de explicá-lo, você já tem uma vantagem enorme e é justificável que eu faça meu jogo baseado em atrapalhar o seu.
A exceção a essa regra é o Libonati, que já vai explicando o jogo em etapas durante o jogo, especialmente depois de você fazer uma ação que minutos depois da explicação dele se arrepende, por não ter uma informação antes. Nesse caso, o Bash-the-owner-of-the-game se justifica HAHAHA

Sarcasm
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por Samuca Sex Set 13, 2013 11:41 am

tiagovip escreveu:Para mim, o bash the leader é universal. Se as pessoas de fora não jogaram assim, deve ser porque: ou não era interessante naquela partida em particular, ou jogo não incentivava isso. Nada a ver com a nacionalidade da pessoa.
Não tem a ver com a nacionalidade da pessoa, mas sim com a cultura, na minha opinião. Em algumas culturas só vale se for o primeiro, não importa a que custo, enquanto que em outras o importante é dar o melhor de si.

Sem falar que seu outro comentário, tenha sido ele sarcástico ou não, reforça o que eu disse anteriormente.

Alexandre Trentini escreveu:
Samuca escreveu:
Gustavo escreveu:Pronto: isso que eu queria dizer quando falei que os jogadores que "quebraram" o jogo, e não o jogo que está "quebrado" - em uma partida alguém jogou extremamente bem, melhor que qualquer outro, e na segunda ocorreu um suposto bash-who-explained-the-game-because-whatever.
Esse é outro fator que corrobora o que eu estava dizendo e que esqueci completamente. Sério, estou cansado de ser alvo porque na mentalidade da maioria dos jogadores se você é o dono do jogo ou sabe a ponto de explicá-lo, você já tem uma vantagem enorme e é justificável que eu faça meu jogo baseado em atrapalhar o seu.
A exceção a essa regra é o Libonati, que já vai explicando o jogo em etapas durante o jogo, especialmente depois de você fazer uma ação que minutos depois da explicação dele se arrepende, por não ter uma informação antes. Nesse caso, o Bash-the-owner-of-the-game se justifica HAHAHA

Sarcasm
Concordo!!!
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por tiagovip Sex Set 13, 2013 11:44 am

Samuca escreveu:
tiagovip escreveu:Para mim, o bash the leader é universal. Se as pessoas de fora não jogaram assim, deve ser porque: ou não era interessante naquela partida em particular, ou jogo não incentivava isso. Nada a ver com a nacionalidade da pessoa.
Não tem a ver com a nacionalidade da pessoa, mas sim com a cultura, na minha opinião. Em algumas culturas só vale se for o primeiro, não importa a que custo, enquanto que em outras o importante é dar o melhor de si.
Então brasileiro não é uma nacionalidade? Entendo. Bastante claro e coerente.

E certamente os americanos não tem uma cultura de que vale é vencer. Sim, faz sentido.


Samuca escreveu:Sem falar que seu outro comentário, tenha sido ele sarcástico ou não, reforça o que eu disse anteriormente.
Reforça? Reforça mesmo?

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por doizinho Sex Set 13, 2013 11:48 am

Samuca escreveu:Não tem a ver com a nacionalidade da pessoa, mas sim com a cultura, na minha opinião. Em algumas culturas só vale se for o primeiro, não importa a que custo, enquanto que em outras o importante é dar o melhor de si.
Se é cultural então prefiro jogar contra os brasileiros que buscam a vitória a qualquer custo.
Ganhar de um cordeirinho, que jogou na boa pra não incomodar, é muito chato.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por Samuca Sex Set 13, 2013 11:56 am

doizinho escreveu:
Samuca escreveu:Não tem a ver com a nacionalidade da pessoa, mas sim com a cultura, na minha opinião. Em algumas culturas só vale se for o primeiro, não importa a que custo, enquanto que em outras o importante é dar o melhor de si.
Se é cultural então prefiro jogar contra os brasileiros que buscam a vitória a qualquer custo.
Ganhar de um cordeirinho, que jogou na boa pra não incomodar, é muito chato.
Não foi isso que eu quis dizer. Minha crítica, em concordância à afirmação original do Gustavo, é de que é muito chato quando um jogo se resume unicamente a essas esse tipo de estratégia dentro do jogo. Mas beleza, estou largando os betes.
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por tiagovip Sex Set 13, 2013 11:57 am

Samuca escreveu:
doizinho escreveu:
Samuca escreveu:Não tem a ver com a nacionalidade da pessoa, mas sim com a cultura, na minha opinião. Em algumas culturas só vale se for o primeiro, não importa a que custo, enquanto que em outras o importante é dar o melhor de si.
Se é cultural então prefiro jogar contra os brasileiros que buscam a vitória a qualquer custo.
Ganhar de um cordeirinho, que jogou na boa pra não incomodar, é muito chato.
Não foi isso que eu quis dizer. Minha crítica, em concordância à afirmação original do Gustavo, é de que é muito chato quando um jogo se resume unicamente a essas esse tipo de estratégia dentro do jogo. Mas beleza, estou largando os betes.
Largas os betes é coisa de brasileirinho.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por doizinho Sex Set 13, 2013 12:01 pm

Samuca escreveu:
doizinho escreveu:
Samuca escreveu:Não tem a ver com a nacionalidade da pessoa, mas sim com a cultura, na minha opinião. Em algumas culturas só vale se for o primeiro, não importa a que custo, enquanto que em outras o importante é dar o melhor de si.
Se é cultural então prefiro jogar contra os brasileiros que buscam a vitória a qualquer custo.
Ganhar de um cordeirinho, que jogou na boa pra não incomodar, é muito chato.
Não foi isso que eu quis dizer. Minha crítica, em concordância à afirmação original do Gustavo, é de que é muito chato quando um jogo se resume unicamente a essas esse tipo de estratégia dentro do jogo. Mas beleza, estou largando os betes.
Me desculpe Samuca, mas foi isso que você quis dizer sim, tá aí em negrito.
Mas beleza, é uma discussão inútil no momento.

Samuca escreveu:Alguém escreveu esta semana no fórum que para avaliar algum jogo é preciso de pelo menos cinco partidas (ou algo do gênero)... Acho que essa pessoa não podia estar mais coberta de razão. E conforme eu sempre digo, o jogo às vezes é definido mais por com quem você joga de que pelo jogo em si. Embora eu ache que brasileiros em geral tenham o péssimo hábito de apelarem demais para estratégias de "bash the leader" e de bloquear outros jogadores. Foda isso! Faz com que, como o Macri escreveu, seja preciso criar maneiras de minimizar isso no design dos jogos.
E concordo com o Gustavo quando ele diz que os jogadores estragam uma partida, mas isso tá embutido no pacote quando se joga alguma coisa pela primeira vez.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por libonati Sex Set 13, 2013 12:27 pm

Alguns jogos são pouco dependentes dos jogadores e e o cara só estraga se fizer um grande esforço, como o trajan do Feld e outros cuja a interação seja baixa.
Mas em outros, o jogo depende muito dos jogadores. Prefiro esses. Mas as vezes eh frustrante mesmo. P.ex. jogando khan com Gustavo, Jorge e eder, sei que uma jogada minha praticamente garantiu a vitória do Jorge e até hoje me envergonho disso. Espero que não tenham achado o jogo quebrado.
Bom, como não estou conseguindo postar hj deixo minha pífia participação por aqui.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por libonati Sex Set 13, 2013 12:38 pm

Essa é uma enquete que coicidentemente foi lançada hoje na BGBR

CASO 1

Estamos perto do final da partida, estou pra trás na pontuação, percebo que só ganho por um MILAGRE**, mas tenho uma bomba na mão, isto é, carta / tile / jogada / ação / X que pode fazer um belo estrago no amiguinho. O que devo fazer?

A) Acreditando no milagre, batalho até o fim, e jogo no 1o colocado (ou quem eu ache que tem mais chance de ganhar).

B) Parto pra uma batalha mais segura, afundando o segundo colocado, uma vez que minhas chances de conseguir ficar em segundo são um pouco mais razoáveis.

C) Faço a jogada que me dá mais pontos, independente de quem afete (pode não afetar ninguém também).

D) Quero evitar um kingmaking, uma vez que estou mal na partida tento influenciar o mínimo possível no resultado final.

CASO 2

Estamos perto do final da partida, estou pra trás na pontuação, as esperanças de vitória acabaram mesmo que fosse o cara mais otimista do mundo, mas tenho uma bomba na mão, isto é, carta / tile / jogada / ação / X que pode fazer um belo estrago no amiguinho. O que devo fazer?

A) Jogo "pra ganhar" até o fim, e mando a bomba no 1o colocado (ou quem eu ache que tem mais chance de ganhar).

B) Parto pra uma batalha mais segura, afundando o segundo colocado, uma vez que minhas chances de conseguir ficar em segundo são mais razoáveis.

C) Faço a jogada que me dá mais pontos, independente de quem afete (pode não afetar ninguém também).

D) Quero evitar um kingmaking, uma vez que estou mal na partida tento influenciar o mínimo possível no resultado final.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por Samuca Sex Set 13, 2013 12:43 pm

doizinho escreveu:
Samuca escreveu:
doizinho escreveu:
Samuca escreveu:Não tem a ver com a nacionalidade da pessoa, mas sim com a cultura, na minha opinião. Em algumas culturas só vale se for o primeiro, não importa a que custo, enquanto que em outras o importante é dar o melhor de si.
Se é cultural então prefiro jogar contra os brasileiros que buscam a vitória a qualquer custo.
Ganhar de um cordeirinho, que jogou na boa pra não incomodar, é muito chato.
Não foi isso que eu quis dizer. Minha crítica, em concordância à afirmação original do Gustavo, é de que é muito chato quando um jogo se resume unicamente a essas esse tipo de estratégia dentro do jogo. Mas beleza, estou largando os betes.
Me desculpe Samuca, mas foi isso que você quis dizer sim, tá aí em negrito.
Mas beleza, é uma discussão inútil no momento.
Fabiano, por favor, entenda que me referi exclusivamente à sua afirmação de que "ganhar de um cordeirinho, que jogou na boa pra não incomodar, é muito chato." Achei neste ponto que você inferiu algo a partir do que afirmei que não era correto e quis esclarecer o possível mal-entendido. Eu nunca disse para darmos as mãos, cantarmos kumbaya e pronto. O tempo todo me referi ao uso excessivo da "estratégia" de atrapalhar o jogo do outro, não importa por quais motivos. Mas conforme o Elfo gosta de apontar, já nos encontramos mais uma vez na espiral descendente em que não importa o que eu fale, piadas são feitas, sou mal-interpretado e vira uma discussão de opiniões, na qual alguns acham que tenho o objetivo de por meio de argumento, força ou simples cansaço convencer os demais. O que é especialmente chato para mim porque 1) eu achava que aqui tínhamos liberdade de expôr nossas opiniões; 2) não é nem nunca foi minha intenção convencer os demais de que estou certo (apesar de que muitos pensem isso); 3) meu intuito única e exclusivamente é a troca de opiniões de uma forma saudável; e 4) fica parecendo que é algo pessoal, que não importa o que eu fale, duvidam da informação ou acham que não tenho experiência o suficiente para poder expôr meus pensamentos.
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por doizinho Sex Set 13, 2013 1:07 pm

Samuca escreveu:
doizinho escreveu:
Samuca escreveu:
doizinho escreveu:
Samuca escreveu:Não tem a ver com a nacionalidade da pessoa, mas sim com a cultura, na minha opinião. Em algumas culturas só vale se for o primeiro, não importa a que custo, enquanto que em outras o importante é dar o melhor de si.
Se é cultural então prefiro jogar contra os brasileiros que buscam a vitória a qualquer custo.
Ganhar de um cordeirinho, que jogou na boa pra não incomodar, é muito chato.
Não foi isso que eu quis dizer. Minha crítica, em concordância à afirmação original do Gustavo, é de que é muito chato quando um jogo se resume unicamente a essas esse tipo de estratégia dentro do jogo. Mas beleza, estou largando os betes.
Me desculpe Samuca, mas foi isso que você quis dizer sim, tá aí em negrito.
Mas beleza, é uma discussão inútil no momento.
Fabiano, por favor, entenda que me referi exclusivamente à sua afirmação de que "ganhar de um cordeirinho, que jogou na boa pra não incomodar, é muito chato." Achei neste ponto que você inferiu algo a partir do que afirmei que não era correto e quis esclarecer o possível mal-entendido. Eu nunca disse para darmos as mãos, cantarmos kumbaya e pronto. O tempo todo me referi ao uso excessivo da "estratégia" de atrapalhar o jogo do outro, não importa por quais motivos. Mas conforme o Elfo gosta de apontar, já nos encontramos mais uma vez na espiral descendente em que não importa o que eu fale, piadas são feitas, sou mal-interpretado e vira uma discussão de opiniões, na qual alguns acham que tenho o objetivo de por meio de argumento, força ou simples cansaço convencer os demais. O que é especialmente chato para mim porque 1) eu achava que aqui tínhamos liberdade de expôr nossas opiniões; 2) não é nem nunca foi minha intenção convencer os demais de que estou certo (apesar de que muitos pensem isso); 3) meu intuito única e exclusivamente é a troca de opiniões de uma forma saudável; e 4) fica parecendo que é algo pessoal, que não importa o que eu fale, duvidam da informação ou acham que não tenho experiência o suficiente para poder expôr meus pensamentos.
Dramatic 
Dramatic 
Dramatic 
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por tiagovip Sex Set 13, 2013 1:14 pm

Os belgas, coreanos e suíços que eu conheço não baixam a cabeça tão rápido.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por doizinho Sex Set 13, 2013 2:03 pm

Bruno, essas situações que o cara criou são muito específicas e dependendo do jogo a resposta deve mudar. Minha resposta, mais simples e abrangente, é esta:

1 - Se eu tiver 0,0001% de chance de vencer vou buscar sempre a melhor jogada para alcançar a vitória, seja ela um bash the leader, bash the loser ou qualquer outro termo que exista. Não tenho vergonha de bater no líder, se essa for a melhor jogada no momento para me levar a vitória.

2 - Se eu tiver 0% de chance de vencer eu vou tentar fazer a jogada que me traga mais pontos, mais uma vez não me importando qual ela seja. Se isso fizer a vitória mudar de mãos, pelo menos eu fico com a consciência tranquila por ter feito a melhor jogada pra mim.

É claro que existem exceções, e a principal delas é quando meu arqui inimigo, Marcelo, está na mesa. Neste caso, sempre que possível, vou bater no Marcelo, mesmo que estejamos jogando Agricola. Fight 1 

E Samuca, você tem todo o direito e liberdade pra expressar sua opinião aqui, ninguém pega no teu pé gratuitamente, você é um cara legal e não temos motivo pra ficar com esse tipo de picuinha. Da mesma, eu também tenho o direito de confrontar a sua opinião sempre que eu quiser, além de apresentar a minha opinião sempre certa sobre qualquer assunto. king 
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo Empty Re: Carta do Marcos Macri sobre Viagem no Tempo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos