Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Top 5 - Jogos Favoritos

+3
Trentini
Gustavo
Binderman
7 participantes

Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Binderman Seg Jan 22, 2018 7:44 am

Após um pouco mais de um ano, vamos refazer nossas listas de jogos preferidos. Quem quiser consultar a última vez que fizemos isso, clique aqui.

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Pic3944430
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Binderman Seg Jan 22, 2018 8:07 am

Binderman em outubro de 2016 escreveu:Bem, três jogos do ano passado continuam no top 5, mas temos duas novidades:

5) Mansions of Madness Second Edition: Já entrou aqui mesmo com apenas duas partidas. É tudo o que eu queria que a primeira edição fosse. Dependendo dos outros cenários, pode melhorar sua posição, chegando a segundo ou talvez primeiro, vamos ver.

4) Elder Sign: Continua excelente, as novas expansões não deixaram a desejar.

3) Eldritch Horror: Prelúdios e missões são os motivos para ele ter entrado na lista. Muito bem elaborados, tornaram a experiência tematicamente mais gratificante. E claro, as duas últimas expansões são excelentes.

2) Sentinels of Multiverse: Continua em segundo, talvez fosse para primeiro se os heróis fossem investigadores e os inimigos fossem seres de outras dimensões. Oh wait...

1) Arkham Horror: Conheci as 4 expansões que faltavam e elas só melhoraram a experiência. Tem chance de cair apenas por não serem feitas mais expansões.

Possível integrante desta lista no ano que vem: Errei minha previsão do ano passado, vamos ver se acerto desta vez. Arkham Horror The Card Game tem potencial para entrar por ter alguns elementos que gosto: Cthulhu Mythos, Investigação, Solo.

Menções: Robinson Crusoe Adventures on the Cursed Island, Sherlock Holmes Consulting Detective, Legendary Encounters Alien, Gears of War e Legendary Marvel.

Binderman em setembro de 2015 escreveu:
Binderman no início de 2014 escreveu:
Top 5: Dou preferência para o que eu chamo de jogos ultra-temáticos: jogos onde tema e mecânica se encaixam muito bem, mas que podem ter problemas de mecânicas, desde que os problemas existam em favor do tema. Se eu tiver que escolher prefiro jogos mais pesados, mas ultimamente tenho jogado os mais leves por motivos óbvios.

  5 - Sentinels of Multiverse: Adoro cooperativos e fui um leitor voraz de quadrinhos de super-heróis. Sentinels é tudo isso e já se tornou meu cooperativo (e jogo solo) favorito após umas poucas partidas. Não vejo a hora de comprar as expansões.
  4 - Star Trek Fleet Captains: Outro jogo ultra-temático de um tema do qual sou fã: assisti três (das cinco) séries inteiras (Original, Nova Geração e Enterprise) e todos os filmes mais de uma vez. O jogo captura o espírito da série muito bem.
  3 - Age of Empires III: Um dos poucos jogos de "Area Majority" que eu gostei, provavelmente pela mecânica principal ser "Worker Placement". O tema também casa muito bem e a expansão deixa o jogo ainda melhor.
  2 - Twilight Struggle: Falando em tema... Este jogo ainda me deixa de queixo caído enquanto estou jogando. Guerra Fria sempre me interessou muito e apesar de eu nunca ter ganho sequer uma partida deste jogo, ainda tenho esperança de jogá-lo bem após umas 15 ou 20 partidas.
  1 - Through the Ages: Meus video games preferidos são aqueles em que se constrói uma civilização. Ainda não joguei um jogo de tabuleiro que capture bem este tema mas o TTA é o que mais se aproximou. É demorado, pesado, "fiddly", dependente de sorte, mas mesmo assim é um jogaço.

  Menções Honrosas: Agricola, Dungeon Twister, Combate e Xadrez.

  Continuo gostando dos Jogos ultra-temáticos, mas minha lista mudou um pouco:

  5 - Mansions of Madness: Fantástica experiência, jogando como Keeper ou investigador. Tem aquele gostinho de RPG, e é muito divertida a surpresa que proporciona aos investigadores cada pista revelada. Em breve, mais quatro expansões por aqui...

  4 - Elder Sign: Com a expansão Gates of Arkham. Quando o tempo está curto e eu quero uma experiência de horror, ele entra na mesa no lugar do Arkham Horror. Enquanto ele demora uma hora e pouco entre tirar da caixa e guardar na prateleira, o Arkham demora no mínimo 3 horas.

  3 - Through the Ages: É, caiu. Duas posições. Ainda gosto dele e tudo mais, mas minha preferência está se inclinando para jogos mais temáticos do que estratégicos então a queda já era esperada. Mesmo assim continua como um dos favoritos.

  2 - Sentinels of Multiverse: Ele já era o quinto preferido sem nenhuma expansão, mas após uma dezena de expansões ficou ainda melhor e pulou para o segundo lugar. Continua meu jogo de super herói favorito, mesmo após ter conhecido Legendary Marvel.

  1 - Arkham Horror: Como eu já havia comentado, era apenas questão de tempo para que ele chegasse ao primeiro lugar. Eu já havia lido Lovecraft antes mas foi esse jogo que me colocou na maratona atual de ler tudo. Das 66 histórias de ficção que ele escreveu devem faltar apenas umas 19 para eu ler.  E quanto mais eu conheço, melhor o jogo fica, pois muita coisa foi tirada das histórias. Fazer um teste de sneak ou ficar preocupado com a quantidade de tokens de "Deep Ones" em Innsmouth ficou bem mais interessante após a leitura de "The Shadow over Innsmouth". Usar o item "Cilindro dos Mi-Go" ficou bem mais divertido e compreensível após a leitura de "The Whisperer in the Darkness". Enfim, um jogaço que tem vários problemas mas que proporciona muitas horas de diversão só ou acompanhado. E ainda falta eu conhecer 4 expansões...

 Menções Honrosas: Star Trek: Fleet Captains, Twilight Struggle, Robinson Crusoe, Eldritch Horror e Sherlock Holmes Consulting Detective.

Possível integrante desta seleta lista no próximo ano (se eu conseguir jogar): Cthulhu Wars.

P.S.: Após terminar Lovecraft vou seguir a sugestão do Gustavo e ler Clark Ashton Smith.

 Mudou pouco no top 5, mais no top 10:

5) Elder Sign: Caiu um pouco pois não evoluiu muito no último ano. As expansões mais recentes acrescentaram bons temas e pequenas mecânicas mas no geral não há novidades.

4) Eldritch Horror: A expansão Cities in Ruin acrescentou um tempero especial ao jogo e a próxima (Masks of Nyarlathotep) promete o modo campanha, o que me fez ficar animado com o Eldritch novamente.

3) Arkham Horror: The Card Game: Boas histórias e ótima rejogabilidade. Minha previsão se confirmou, entrou muito bem na lista dos meus favoritos.

2) Mansions of Madness: Second Edition: Após 10 cenários jogados (mais de 20 partidas), consolidou-se na segunda posição, vai ser difícil sair daqui.

1) Arkham Horror: Estou jogando em média uma vez por mês e cada partida é sempre precedida por uma vontade de jogar e descobrir o que vai acontecer em seguida, mesmo após mais de 50 partidas.

Menções: Aqui mudou bastante, apenas o Robinson Crusoe continua: 10) Caverna, 9) Robinson Crusoe, 8] Imperial Settlers, 7) Terraforming Mars e 6) Sentinels of Multiverse.

Previsões para o próximo ano: Nenhuma mudança no Top 5, Caverna deve cair caso eu consiga jogar Descent, Gloomhaven ou Imperial Assault.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Gustavo Seg Jan 22, 2018 9:36 am

Notei que não fiz nos anos anteriores...

Enfim, minha lista acho que teve apenas uma mudança dramática. Vamos lá:

5. Agricola - Para mim esse é a régua que uso para medir qualquer euro (e também uso o Caylus).

4. Dominion - Ainda acho esse um jogo magnífico. Pena que esses dois eu jogava mais com o Jorge.

3. Combat Commander - Esse dei uma parada, mas não saiu de meu coração. Em matéria de um wargame com emoção, não tem igual.

2. Twilight Struggle - Também tenho jogado menos, e talvez acabe perdendo posições com o passar do tempo, mas é ainda um jogo fantástico. Na verdade, todos os desta lista são bem emocionantes, com decisões de roer as unhas.

1. Eldritch Horror - Esse estava mais pro fim do TOP 10, mas com as expansões que conheci a coisa mudou. Joguei várias vezes e sempre foi incrível.

Hall of Shame - Android: Netrunner. Esse era Top 5 e agora não é nem TOP 100. Já escrevi muito sobre ele, mas o último prego no caixão é que nem o Core antigo vale mais. O pior é que decidiram nivelar as facções e corporações. Antes elas jogavam bem diferentes, o que era um charme do jogo, e viram que os jogadores estavam achando isso muito difícil. Agora quase todo mundo joga igual e que se foda.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Binderman Seg Jan 22, 2018 10:13 am

Gustavo escreveu:Notei que não fiz nos anos anteriores...

Enfim, minha lista acho que teve apenas uma mudança dramática. Vamos lá:

5. Agricola - Para mim esse é a régua que uso para medir qualquer euro (e também uso o Caylus).

4. Dominion - Ainda acho esse um jogo magnífico. Pena que esses dois eu jogava mais com o Jorge.

3. Combat Commander - Esse dei uma parada, mas não saiu de meu coração. Em matéria de um wargame com emoção, não tem igual.

2. Twilight Struggle - Também tenho jogado menos, e talvez acabe perdendo posições com o passar do tempo, mas é ainda um jogo fantástico. Na verdade, todos os desta lista são bem emocionantes, com decisões de roer as unhas.

1. Eldritch Horror - Esse estava mais pro fim do TOP 10, mas com as expansões que conheci a coisa mudou. Joguei várias vezes e sempre foi incrível.

Hall of Shame - Android: Netrunner. Esse era Top 5 e agora não é nem TOP 100. Já escrevi muito sobre ele, mas o último prego no caixão é que nem o Core antigo vale mais. O pior é que decidiram nivelar as facções e corporações. Antes elas jogavam bem diferentes, o que era um charme do jogo, e viram que os jogadores estavam achando isso muito difícil. Agora quase todo mundo joga igual e que se foda.

  Show, Seu top 5 poderia muito bem ser meu top 5. Gosto muito de todos eles e não vou negar uma partida. Tenho umas 5 expansões do Dominion mas ele anda parado pois o Vinícius não quer jogá-lo ultimamente. Só não tenho o Combat Commander, mas ele um dia voltará para minha coleção.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Trentini Seg Jan 22, 2018 10:31 am

Trentini escreveu:Para mim mudaram algumas coisas:

5) Five Tribes - Esse manteve sua posição, ótimo euro com quase infinita rejogabilidade.

4) Eclipse - O Eclipse mostrou sinal de desgaste e menos interesse depois de alguns anos como o primeiro na lista, o motivo: quanto mais jogos conheço mais vejo alguns problemas nele e apesar de ainda achar ele sensacional para o que entrega, não é mais tão perfeito assim quanto antes.

3) The Voyages of Marco Polo - Esse foi um que subiu rápido na posição do meu ranking pessoal, não é novidade aqui que eu adoro esse jogo por muitos fatores, o principal deles é a vasta rejogabilidade e um tema bem legal com mecânicas que eu aprecio bastante.

2) Terra Mystica - Esse permaneceu na mesma posição, ainda acho um dos euros mais inspirados já projetados.

1) Through the Ages: A New Story of Civillization - A versão anterior já era um de meus jogos favoritos, essa nova versão apenas confirmou o jogo numa posição mais alta, a mais alta de todas no meu top, a versão nova corrigiu várias coisas que me incomodavam um pouco na versão anterior tornando o jogo ainda mais impressionante.

Cairam fora da lista: Race for the Galaxy e Twilight Struggle, ambos permanecem no meu top 10, apenas que o interesse por jogá-los diminuiu um pouquinho (não muito).

Trentini escreveu:Minha lista:

5) Five Tribes
4) Twilight Struggle
3) Race For The Galaxy
2) Terra Mystica
1) Eclipse

Creio que da lista do ano passado acabou caindo o Android: Netrunner e o Mage Wars, estou dando mais preferência para jogos prontos do que LCGs de infinitas possibilidades e intermináveis.

5) Great Western Trail
4) Eclipse
3) Terraforming Mars
2) The Voyages of Marco Polo
1) Through the Ages - A New Story of Civilization

Sim, caiu da lista Terra Mystica e Five Tribes, alguns jogos que estavam mais tempo na minha lista acabei perdendo algum interesse em jogá-los com mais freqüência, e conheci vários jogos novos excelentes de 1 ano e meio para cá, Terra Mystica ainda está no meu top 10 entretanto.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Gustavo Seg Jan 22, 2018 10:51 am

Binderman escreveu:5) Elder Sign: Caiu um pouco pois não evoluiu muito no último ano. As expansões mais recentes acrescentaram bons temas e pequenas mecânicas mas no geral não há novidades.

Interessante isso. Preciso ver como são as expansões. Acho o jogo interessante e divertido, mas neste o tema não cola, eu jogo sem a imersão dos outros jogos Lovecraftianos.

Vi que você adicionou no passado como possível favorito o Cthulhu Wars. Esse é um jogo que curto, mas também é menos imersivo.

Trentini escreveu:
5) Great Western Trail
4) Eclipse
3) Terraforming Mars
2) The Voyages of Marco Polo
1) Through the Ages - A New Story of Civilization

Não conheço o 3 e o 2. O Trents me apresentou o GWT ano passado e achei bacana, acho que depois do Scythe foi meu euro moderno favorito dos que conheci. O Eclipse não curti, talvez precise jogar de novo.

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por tiagovip Seg Jan 22, 2018 11:27 am

tiagovip escreveu:Nenhum dos 5 do meu Top foi alterado. Porém, dentro dos 5, houve movimento:

5) Ra
4) Sentinels of the Multiverse - caiu um
3) Gears of War - caiu um
2) Sherlock Holmes - subiu dois
1) Arkham Horror



Não é muito surpresa a ascensão do SHCD. A experiência de jogá-lo foi além da conta, e continua sendo, pois seu filhote, o Mythos Tales, está em casa, há uma expansão à vista e outros casos de fãs espalhados por aí. A principal coisa contra ele é que ele ganhou um tal nível mítico que está sendo difícil arrumar para jogá-lo, pois é necessário torná-lo um tipo de evento. Mas, ok, não tenho pressa.


Menções: Cosmic Encounter, Middle-Earth Quest, Samurai, Glory to Rome, e A Study in Emerald.


Como previ, houve mudança! Entrou o Mythos Tales, o que é ligeiramente malandragem já que, em seu núcleo, é o mesmo jogo que o SHCD. Mas o que falta no MT em ambiente e atratividade e sobra ao SHCD, o MT compensa inserindo uma variedade de mecânicas novas, todas excelentes, e que fornecem melhorias enormes às mecânicas do SHCD.

#5: Sentinels of the Multiverse - caiu um
#4: Gears of War: The Board Game - caiu um
#3: Mythos Tales - novo
#2: Sherlock Holmes Consulting Detective: The Thames Murders & Other Cases
#1: Arkham Horror



Fechando o Top 10 estão: 6) Ra, 7) Cosmic Encounter, 8 ) Middle-Earth Quest, 9) Glory to Rome, 10) Study in Emerald. O Samurai pulou fora.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por tiagovip Seg Jan 22, 2018 11:31 am

Gustavo escreveu:
Binderman escreveu:5) Elder Sign: Caiu um pouco pois não evoluiu muito no último ano. As expansões mais recentes acrescentaram bons temas e pequenas mecânicas mas no geral não há novidades.

Interessante isso. Preciso ver como são as expansões. Acho o jogo interessante e divertido, mas neste o tema não cola, eu jogo sem a imersão dos outros jogos Lovecraftianos.

Um erro meu foi continuar comprando as expansões. Deveria ter parado no Gates of Arkham - apesar da Ice e da Deep terem bons elementos, após algumas partidas, não me vi querendo repetir, e volto ao Gates.


Gustavo escreveu:
Trentini escreveu:
5) Great Western Trail
4) Eclipse
3) Terraforming Mars
2) The Voyages of Marco Polo
1) Through the Ages - A New Story of Civilization

Não conheço o 3 e o 2. O Trents me apresentou o GWT ano passado e achei bacana, acho que depois do Scythe foi meu euro moderno favorito dos que conheci. O Eclipse não curti, talvez precise jogar de novo.


Gustavo, precisamos que você resista aos euros! Poxa, você é uma inspiração para muitas pessoas que nem sabem que podem ser alegres sem mover cubos! Se bem que, sendo justo, o Voyages não tem cubos.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Gustavo Seg Jan 22, 2018 11:52 am

tiagovip escreveu:Gustavo, precisamos que você resista aos euros! Poxa, você é uma inspiração para muitas pessoas que nem sabem que podem ser alegres sem mover cubos!

Pois é, elas não sabem que a alegria está em outro local, em outros jogos! Uma pena. Talvez eu deva ser mais duro, então. Cool
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por tiagovip Seg Jan 22, 2018 12:00 pm

Gustavo escreveu:
tiagovip escreveu:Gustavo, precisamos que você resista aos euros! Poxa, você é uma inspiração para muitas pessoas que nem sabem que podem ser alegres sem mover cubos!

Pois é, elas não sabem que a alegria está em outro local, em outros jogos! Uma pena. Talvez eu deva ser mais duro, então. Cool

Vamos aos gritos de guerra:

Menos cubos, mais dados!
Menos cubos, mais tema!
Menos cubos, mais dados!
Menos cubos, mais tema!

Sendo, novamente justo, o Voyages tem mais dados do que cubos.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Binderman Seg Jan 22, 2018 1:36 pm

tiagovip escreveu:
Gustavo escreveu:
tiagovip escreveu:Gustavo, precisamos que você resista aos euros! Poxa, você é uma inspiração para muitas pessoas que nem sabem que podem ser alegres sem mover cubos!

Pois é, elas não sabem que a alegria está em outro local, em outros jogos! Uma pena. Talvez eu deva ser mais duro, então. Cool

Vamos aos gritos de guerra:

Menos cubos, mais dados!
Menos cubos, mais tema!
Menos cubos, mais dados!
Menos cubos, mais tema!

Sendo, novamente justo, o Voyages tem mais dados do que cubos.

Apesar de alguns euros terem voltado para minha lista, concordo 100%.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Binderman Seg Jan 22, 2018 1:38 pm

Gustavo escreveu:
Binderman escreveu:5) Elder Sign: Caiu um pouco pois não evoluiu muito no último ano. As expansões mais recentes acrescentaram bons temas e pequenas mecânicas mas no geral não há novidades.

Interessante isso. Preciso ver como são as expansões. Acho o jogo interessante e divertido, mas neste o tema não cola, eu jogo sem a imersão dos outros jogos Lovecraftianos.

Vi que você adicionou no passado como possível favorito o Cthulhu Wars. Esse é um jogo que curto, mas também é menos imersivo.


Como eu já havia comentado, com a expansão Gates of Arkham, o Elder Sign virou um mini-Arkham Horror.

O Cthulhu Wars não é jogo suficiente para entrar no top 10. Mas as miniaturas...
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Gustavo Seg Jan 22, 2018 2:14 pm

tiagovip escreveu:
Menos cubos, mais dados!
Menos cubos, mais tema!

Curti! Eu adicionaria:

Menos "qualquer coisa que você faz vale ponto", mais imersão!
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por doizinho Seg Jan 22, 2018 3:09 pm

doizinho escreveu:Vou tentar fazer a minha de cabeça, sem ver as dos anos anteriores:

5 - Troyes - Olha que curioso, joguei ele sábado!

4 - Twilight Struggle - Já foi primeiro e ainda segue com destaque dentro do TOP 5.

3 - Imperial - Melhor euro que eu já joguei.

2 - Combat Commander - Quase ficou em primeiro, perdeu por pouco. Agora com a coleção completa eu poderia ficar jogando só ele pelo resto da vida que eu ficaria feliz.

1 - Lord of the Rings: LCG - O melhor, nota 10 e imbatível no momento. Só não jogo mais por causa do caos logístico que é guardar de forma otimizada todas as cartas que eu tenho. Agora que comprei uma pasta e caixas pra guardar as cartas acho que a coisa vai pra frente.

Menções honrosas: Fighting Formations, Cuba Libre, Churchill, De Vulgari Eloquentia, Terra Mystica e Automobile.

O Le Havre caiu fora de todas as listas pois curiosamente perdi o interesse de jogá-lo.

Quem deve entrar na disputa no ano que vem: Hansa Teutonica (o retorno), Falling Sky: The Gallic Revolt Against Caesar e Empire of the Sun (sim vou encarar o monstro jogando solo).

O Here I Stand é um jogo que eu acho que teria um altíssimo potencial para estar na lista, mas que não deve entrar pois muito provavelmente não conseguirei jogá-lo.
Novamente fiz a minha de cabeça e ficou assim:

5 - Troyes - Vem se mantendo firme como um dos meus euros preferidos.

4 - Churchill - Novidade no top 5, ele entra aqui pela ótima mecânica de debate.

3 - Combat Commander - Segue firme como o melhor wargame tático na minha opinião.

2 - Imperial - Baita jogo, tem tudo o que eu curto, e deve se manter por bom tempo entre os melhores.

1 - Lord of the Rings: The Card Game - Ainda continua sendo o melhor de todos. Com a minha aquisição de mais expansões eu vou acabar com o problema da montagem dos decks, vou começar a pesquisar decks prontos pela internet.



6 - Twilight Struggle
7 - Automobile
8 - Falling Sky: The Gallic Revolt Against Caesar
9 - Egizia
10 - Age of Industry


Menções Honrosas: Cuba Libre, RA, Wellington e Here I Stand.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por tiagovip Ter Jan 23, 2018 12:35 pm

doizinho escreveu:4 - Churchill - Novidade no top 5, ele entra aqui pela ótima mecânica de debate.

8 - Falling Sky: The Gallic Revolt Against Caesar

Menções Honrosas: Here I Stand.

Três novidades em 1 ano! Deve ter sido um bom ano.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Soar Ter Jan 23, 2018 3:18 pm

Nem sei direito do que eu gosto mais...

5) Combat Commander - ficou aqui só pela nostalgia de eu ter me divertido em praticamente todas as partidas que joguei.

4) Star Trek Frontiers - não sei se é jogo para o TOP5, até tenho medo de colocar a mão na caixa dele de tão pesado que é! Mas eu gosto realmente dele.

3Star Wars Imperial Assault - joguei com o App e gostei um pouco mais do jogo. Minis pintadas dão um super toque nele. Garantiu ficar no top5

2) Star Trek Star Fleet Captains - Ainda muito amado!

1) Twilight Struggle - -as 4 partidas que joguei em 2017 me fazem voltar a gostar muito deste jogo.

Menções: Star Realms, Elder Sign, Mansion of Madness, Tide of Iron, Stone Age.








V-Commandos
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Gustavo Ter Jan 23, 2018 4:20 pm

Soar escreveu:5) Combat Commander - ficou aqui só pela nostalgia de eu ter me divertido em praticamente todas as partidas que joguei.

Saudades... bons tempos! Crying or Very sad

Soar escreveu:2) Star Trek Star Fleet Captains - Ainda muito amado!

1) Twilight Struggle - -as 4 partidas que joguei em 2017 me fazem voltar a gostar muito deste jogo.

O Fleet Captains é bom demais, mesmo!

E bacana ver que você conseguiu encarar o TS 4 vezes em um ano!
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Soar Ter Jan 23, 2018 6:03 pm

Binder... o negócio é ter o parceiro certo.
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por rapha.ligmanovski Qua Jan 24, 2018 10:11 am

5) XCom: não está mais bem posicionado porque precisa de aplicativo para jogar. Se houver uma expansão que o torne 100% analógico ganha algumas posições. Boa qualidade de componentes, a luta contra o relógio na tomada de decisões é muito legal e a duração das partidas muito adequada.

4) Pax Renaissence: a proposta dos criadores era fazer um jogo historicamente correto. Cada jogador controla um mercador renascentista tentando expandir seus domínios por meio do comércio, do financiamento de guerras ou apoio à Igreja. Boa dose de estratégia, componentes bacanas. Minha única reclamação fica para o layout das cartas que está mais para barroco que renascentista...hehe porque é tudo muito carregado dificultando a leitura e interpretação, apesar de não depender de idioma as cartas lotadas não ajudam.

3) Sons of Anarchy: tem três modos de jogo (fácil, médio, difícil) e ótima rejogabilidade - tanto pelos eventos que mudam a cada partida quanto pelas regiões que também mudam. Os componentes tem ótima qualidade. Jogo de controle de área, com elementos de negociação e, porque não, vários tiros e gente hospitalizada.

2) Tokaido: o jogo é lindo, leve e sobe pra mesa com muita facilidade. O setup é um pouco demorado, muito por culpa do insert que não ajuda, mas é só um detalhe. A versão deluxe e os packs de "pimp" do jogo são absolutamente recomendados, pois deixam tudo ainda mais bonito e lúdico.

1) Senhor dos anéis (card game): é um ótimo card game e é um ótimo cooperativo. Acho que só por esses dois critérios já seria top na minha lista, mas unem-se a isso a ótima rejogabilidade, a boa capacidade de ser jogado sozinho ou em grupo e o lore. Pena que a Galápagos parou de lançar aqui no Brasil e no momento não estou disposto a importar tudo... hehe

Menções ao Legends of Five Rings (LCG) que só não entrou na lista porque a Galápagos está fazendo um péssimo trabalho de lançamento e distribuição, por isso ainda poucas oportunidades de avaliar o jogo mais adequadamente e ao XWing versão cooperativa que é infinitamente melhor que a competitiva.
rapha.ligmanovski
rapha.ligmanovski
Ticket to Ride
Ticket to Ride

Mensagens : 61
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 41
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por doizinho Qua Jan 24, 2018 10:28 am

rapha.ligmanovski escreveu:...e ao XWing versão cooperativa que é infinitamente melhor que a competitiva.
Isso é novidade pra mim, como funciona o jogo?
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por rapha.ligmanovski Qua Jan 24, 2018 10:54 am

doizinho escreveu:
rapha.ligmanovski escreveu:...e ao XWing versão cooperativa que é infinitamente melhor que a competitiva.
Isso é novidade pra mim, como funciona o jogo?

Um fã criou e disponibilizou no BGG as regras e os componentes (print to play) dessa versão. Ao invés dos jogadores criarem uma frota e lutarem dogfight nessa versão do jogo cada jogador escolhe uma XWing ou YWing para começar a campanha. Ela possui uma missão introdutória e mais 5 arcos - cada um com 3 missões. As naves do Império foram automatizadas e os jogadores recebem pontos de experiência ao final de cada missão. Esses pontos são trocados para subir de nível ou para comprar melhorias para as naves - o custo é o valor que ela teria na frota. A campanha pode ser jogada de 1 a 6 jogadores e escala bem, os componentes sugeridos são 1x XWing ou 1x YWing, 2x tie-fighter, 1x tie especial para cada jogador e mais 1x nave grande (slave, millenium) para cada dois jogadores.
rapha.ligmanovski
rapha.ligmanovski
Ticket to Ride
Ticket to Ride

Mensagens : 61
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 41
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Binderman Seg Jan 29, 2018 1:59 pm

rapha.ligmanovski escreveu:
doizinho escreveu:
rapha.ligmanovski escreveu:...e ao XWing versão cooperativa que é infinitamente melhor que a competitiva.
Isso é novidade pra mim, como funciona o jogo?

Um fã criou e disponibilizou no BGG as regras e os componentes (print to play) dessa versão. Ao invés dos jogadores criarem uma frota e lutarem dogfight nessa versão do jogo cada jogador escolhe uma XWing ou YWing para começar a campanha. Ela possui uma missão introdutória e mais 5 arcos - cada um com 3 missões. As naves do Império foram automatizadas e os jogadores recebem pontos de experiência ao final de cada missão. Esses pontos são trocados para subir de nível ou para comprar melhorias para as naves - o custo é o valor que ela teria na frota. A campanha pode ser jogada de 1 a 6 jogadores e escala bem, os componentes sugeridos são 1x XWing ou 1x YWing, 2x tie-fighter, 1x tie especial para cada jogador e mais 1x nave grande (slave, millenium) para cada dois jogadores.

Bem, então é hora de comprar uma caixa base de novo.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Soar Seg Jan 29, 2018 2:19 pm

Binderman escreveu:
rapha.ligmanovski escreveu:
doizinho escreveu:
rapha.ligmanovski escreveu:...e ao XWing versão cooperativa que é infinitamente melhor que a competitiva.
Isso é novidade pra mim, como funciona o jogo?

Um fã criou e disponibilizou no BGG as regras e os componentes (print to play) dessa versão. Ao invés dos jogadores criarem uma frota e lutarem dogfight nessa versão do jogo cada jogador escolhe uma XWing ou YWing para começar a campanha. Ela possui uma missão introdutória e mais 5 arcos - cada um com 3 missões. As naves do Império foram automatizadas e os jogadores recebem pontos de experiência ao final de cada missão. Esses pontos são trocados para subir de nível ou para comprar melhorias para as naves - o custo é o valor que ela teria na frota. A campanha pode ser jogada de 1 a 6 jogadores e escala bem, os componentes sugeridos são 1x XWing ou 1x YWing, 2x tie-fighter, 1x tie especial para cada jogador e mais 1x nave grande (slave, millenium) para cada dois jogadores.

 Bem, então é hora de comprar uma caixa base de novo.
Destroco pelo Combat Commander kkkkkk
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por rapha.ligmanovski Seg Jan 29, 2018 2:53 pm

Binderman escreveu:
rapha.ligmanovski escreveu:
doizinho escreveu:
rapha.ligmanovski escreveu:...e ao XWing versão cooperativa que é infinitamente melhor que a competitiva.
Isso é novidade pra mim, como funciona o jogo?

Um fã criou e disponibilizou no BGG as regras e os componentes (print to play) dessa versão. Ao invés dos jogadores criarem uma frota e lutarem dogfight nessa versão do jogo cada jogador escolhe uma XWing ou YWing para começar a campanha. Ela possui uma missão introdutória e mais 5 arcos - cada um com 3 missões. As naves do Império foram automatizadas e os jogadores recebem pontos de experiência ao final de cada missão. Esses pontos são trocados para subir de nível ou para comprar melhorias para as naves - o custo é o valor que ela teria na frota. A campanha pode ser jogada de 1 a 6 jogadores e escala bem, os componentes sugeridos são 1x XWing ou 1x YWing, 2x tie-fighter, 1x tie especial para cada jogador e mais 1x nave grande (slave, millenium) para cada dois jogadores.

 Bem, então é hora de comprar uma caixa base de novo.

Caso não queria correr o risco de se frustrar novamente marcamos de jogar e você experimenta. Joguei tanto o modo solo quanto em grupo e gostei de ambos. Pro modo solo você vai precisar da caixa base e mais algumas naves (Millenium, Lambda Shuttle, Ties especiais - interceptor, advanced, bomber, phanton, defender).
rapha.ligmanovski
rapha.ligmanovski
Ticket to Ride
Ticket to Ride

Mensagens : 61
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 41
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Binderman Qua Jan 31, 2018 4:04 pm

rapha.ligmanovski escreveu:
Binderman escreveu:
rapha.ligmanovski escreveu:
doizinho escreveu:
rapha.ligmanovski escreveu:...e ao XWing versão cooperativa que é infinitamente melhor que a competitiva.
Isso é novidade pra mim, como funciona o jogo?

Um fã criou e disponibilizou no BGG as regras e os componentes (print to play) dessa versão. Ao invés dos jogadores criarem uma frota e lutarem dogfight nessa versão do jogo cada jogador escolhe uma XWing ou YWing para começar a campanha. Ela possui uma missão introdutória e mais 5 arcos - cada um com 3 missões. As naves do Império foram automatizadas e os jogadores recebem pontos de experiência ao final de cada missão. Esses pontos são trocados para subir de nível ou para comprar melhorias para as naves - o custo é o valor que ela teria na frota. A campanha pode ser jogada de 1 a 6 jogadores e escala bem, os componentes sugeridos são 1x XWing ou 1x YWing, 2x tie-fighter, 1x tie especial para cada jogador e mais 1x nave grande (slave, millenium) para cada dois jogadores.

 Bem, então é hora de comprar uma caixa base de novo.

Caso não queria correr o risco de se frustrar novamente marcamos de jogar e você experimenta. Joguei tanto o modo solo quanto em grupo e gostei de ambos. Pro modo solo você vai precisar da caixa base e mais algumas naves (Millenium, Lambda Shuttle, Ties especiais - interceptor, advanced, bomber, phanton, defender).

Beleza, vamos sim.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

3 - Top 5 - Jogos Favoritos  Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos