Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017

4 participantes

Ir para baixo

TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017 Empty TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017

Mensagem por Gustavo Ter Dez 12, 2017 10:37 pm

2017 foi o ano em que voltei pras raízes do RPG. Tive jogos excelentes, e outros bacanas, mas nenhum me incomodou, talvez com uma exceção (ao contrário de vários boards, mais de 30, que encheram minha paciência).

Vamos à lista:

6. Rastro de Cthulhu (mestre) 3x: Esse foi o que joguei com 7 jogadores. Bacana. Mas funciona melhor com campanhas mais longas.
5. Fiasco 3x: A primeira vez foi legal, a segunda foi legalzinho (mas um jogador não entrou no espírito) e a terceira não curti tanto(só gamers jogando, não funcionou). Um sistema bacana.
4. Deluxe Tunnels & Trolls (mestre) 3x: Cada aventura foi independente, este joguei até com crianças. O sistema não é nota 10, mas é muito bom.
3. Dark Sun (mestre) 3x: Esse mundo do Dark Sun é fantástico e as aventuras foram bem legais. 2 em sequência e uma terceira independente.
2. Vampire Dark Ages (mestre) 4x: As três últimas foram parte de uma campanha, e foi muito, muito bacana. Alguns jogadores fizeram personagens bem interessantes.
1. Vampire: The Masquerade 20th anniversary edition (jogador) 9x (8 noites de jogos + 1 de preparação): Uma campanha maravilhosa de um RPG perfeito.

E também joguei uma vez o In Nomine e um RPG indie chamado Príncipes do Deserto (ambos como mestre). Total: 24 jogos.

Ano que vem espero jogar menos aventuras one-shot e ter só campanhas mais longas.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017 Empty Re: TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017

Mensagem por Binderman Ter Dez 12, 2017 10:43 pm

Eita, as últimas partidas de RPG que joguei foram em 2016 (1 x Dragon Quest) e em 2015 (1 x D&D 5th Edition Starter Set).
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017 Empty Re: TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017

Mensagem por doizinho Qua Dez 13, 2017 9:37 am

Gustavo escreveu:2017 foi o ano em que voltei pras raízes do RPG. Tive jogos excelentes, e outros bacanas, mas nenhum me incomodou, talvez com uma exceção (ao contrário de vários boards, mais de 30, que encheram minha paciência).

Vamos à lista:

6. Rastro de Cthulhu (mestre) 3x: Esse foi o que joguei com 7 jogadores. Bacana. Mas funciona melhor com campanhas mais longas.
5. Fiasco 3x: A primeira vez foi legal, a segunda foi legalzinho (mas um jogador não entrou no espírito) e a terceira não curti tanto(só gamers jogando, não funcionou). Um sistema bacana.
4. Deluxe Tunnels & Trolls (mestre) 3x: Cada aventura foi independente, este joguei até com crianças. O sistema não é nota 10, mas é muito bom.
3. Dark Sun (mestre) 3x: Esse mundo do Dark Sun é fantástico e as aventuras foram bem legais. 2 em sequência e uma terceira independente.
2. Vampire Dark Ages (mestre) 4x: As três últimas foram parte de uma campanha, e foi muito, muito bacana. Alguns jogadores fizeram personagens bem interessantes.
1. Vampire: The Masquerade 20th anniversary edition (jogador) 9x (8 noites de jogos + 1 de preparação): Uma campanha maravilhosa de um RPG perfeito.

E também joguei uma vez o In Nomine e um RPG indie chamado Príncipes do Deserto (ambos como mestre). Total: 24 jogos.

Ano que vem espero jogar menos aventuras one-shot e ter só campanhas mais longas.
Pequenos comentários:

Fiasco - É impossível jogar de forma como se joga os outros RPGs, onde temos um grande cuidado com os nossos PCs, por isso as coisas foram piorando pra você, eu acho. Acho que o Fiasco funcionaria muito bem acompanhado de grandes doses de álcool.

Vampiro - Tenho uma visão bem diferente dessa aventura, tivemos momentos divertidos e interessantes sim, mas achei ela apenas razoável. Achei ela que ficou bem aquém do potencial dos jogadores e do mestre que estavam na mesa. Acho que grande parte do problema foi o plot que colocou 4 pcs numa investigação simples demais, sem nenhuma conexão e com interesses diversos. Pra mim não funcionou muito bem.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017 Empty Re: TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017

Mensagem por doizinho Qua Dez 13, 2017 10:26 am

Vou relatar também as minhas experiências de RPG nesse ano.

Sistema próprio (Tiago-M, Gabriel e eu) - Fiz um ranger cego! Esse ano ficou bem claro pra mim que uma boa história vale mais do que qualquer sistema. Esse RPG foi ambientado num mundo devastado estilo Mad Max, usando um sistema que o Tiago criou. Teste simples, poucas regras, mas a história e a interpretação valeram muito a pena. Foi uma aventura muito, muito boa.

Lone Wolf (Tiago-M, Rafael, Gabriel e eu) - Aqui sou uma curandeira. História complexa, campanha longa (pra mim são 2 anos, no geral acho que são 3 já), zero de evolução de personagem, com vários altos e baixos, mas que no fim ainda vale a pena. O Tiago ouviu algumas críticas no meio do ano e deu uma corrigida em algumas coisas e a história parou esse ano em alto estilo.

Vampiro (Lauro-M, Tiago, Gustavo, Rafael e eu) - Nesse fui um inescrupuloso empresário do ramo do entretenimento, descendente de italianos. Já falei antes que esperava mais da aventura pois o mestre é muito bom, e os jogadores são calejados, mas a aventura foi apenas ok. Acho que alguma coisa terá que mudar para meu interesse continuar no ano que vem.

Savage Worlds (Rafael, Tiago e Alexandre e eu-M) - Mestrei uma aventura one-shot (acabou durando 2 sessões) ambientada na WW2, num cenário real, onde os jogadores eram alemães e deveriam resgatar Mussolini. Com tão pouco tempo tive que abstrair e diminuir muito da história real - acho que isso sempre acaba desfavorecendo as one-shots - então tudo foi meio corrido e bastante acelerado, mas no fim acho que a aventura foi razoável, poderia ter sido melhor se eu tivesse apenas ajustado melhor as patentes dos PCs.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017 Empty Re: TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017

Mensagem por tiagovip Qua Dez 13, 2017 11:42 am

Das quatro citadas pelo Fabiano, estava envolvido em todas, então vai aí uns adendos:

doizinho escreveu:Sistema próprio (Tiago-M, Gabriel e eu) - Fiz um ranger cego! Esse ano ficou bem claro pra mim que uma boa história vale mais do que qualquer sistema. Esse RPG foi ambientado num mundo devastado estilo Mad Max, usando um sistema que o Tiago criou. Teste simples, poucas regras, mas a história e a interpretação valeram muito a pena. Foi uma aventura muito, muito boa.

A ideia do sistema é dinamismo e dar margem para cenas memoráveis, já que os acertos críticos são comuns. Coisa cinematográfica mesmo. Fico contente de ter sido legal - pois acabei demorando ligeiramente mais nela do que eu gostaria. Sorte que ela não perdeu fôlego.


doizinho escreveu:Lone Wolf (Tiago-M, Rafael, Gabriel e eu) - Aqui sou uma curandeira. História complexa, campanha longa (pra mim são 2 anos, no geral acho que são 3 já), zero de evolução de personagem, com vários altos e baixos, mas que no fim ainda vale a pena. O Tiago ouviu algumas críticas no meio do ano e deu uma corrigida em algumas coisas e a história parou esse ano em alto estilo.

Como o RPG é uma criação coletiva, dei ouvido às críticas, sim. Espero estar mantendo mais dinamismo na coisa toda. Para a 3a parte, irei voltar com o sistema de xp tradicional.


doizinho escreveu:Vampiro (Lauro-M, Tiago, Gustavo, Rafael e eu) - Nesse fui um inescrupuloso empresário do ramo do entretenimento, descendente de italianos. Já falei antes que esperava mais da aventura pois o mestre é muito bom, e os jogadores são calejados, mas a aventura foi apenas ok. Acho que alguma coisa terá que mudar para meu interesse continuar no ano que vem.

Também achei que ficou devendo. Mas creio que o problema foi a liberdade dada para a criação dos PCs e, valendo-se disso, fazer PCs que simplesmente não possuem assuntos uns com os outros. Tanto que fica o desafio para os envolvidos de pensar numa aventura em que todos os PCs estariam envolvidos por vontade pessoal e fazendo sentido manterem-se unidos.


doizinho escreveu:Savage Worlds (Rafael, Tiago e Alexandre e eu-M) - Mestrei uma aventura one-shot (acabou durando 2 sessões) ambientada na WW2, num cenário real, onde os jogadores eram alemães e deveriam resgatar Mussolini. Com tão pouco tempo tive que abstrair e diminuir muito da história real - acho que isso sempre acaba desfavorecendo as one-shots - então tudo foi meio corrido e bastante acelerado, mas no fim acho que a aventura foi razoável, poderia ter sido melhor se eu tivesse apenas ajustado melhor as patentes dos PCs.

Sendo uma aventura mais militar e de ação, meu PC, um diplomata manco e maneta, não teve lá muitas oportunidades. De qualquer forma, foi legal ver como seria um pelotão comandado pelo Trentini!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017 Empty Re: TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017

Mensagem por Gustavo Qua Dez 13, 2017 3:42 pm

tiagovip escreveu:
doizinho escreveu:Vampiro (Lauro-M, Tiago, Gustavo, Rafael e eu) - Nesse fui um inescrupuloso empresário do ramo do entretenimento, descendente de italianos. Já falei antes que esperava mais da aventura pois o mestre é muito bom, e os jogadores são calejados, mas a aventura foi apenas ok. Acho que alguma coisa terá que mudar para meu interesse continuar no ano que vem.

Também achei que ficou devendo. Mas creio que o problema foi a liberdade dada para a criação dos PCs e, valendo-se disso, fazer PCs que simplesmente não possuem assuntos uns com os outros. Tanto que fica o desafio para os envolvidos de pensar numa aventura em que todos os PCs estariam envolvidos por vontade pessoal e fazendo sentido manterem-se unidos.

Interessante, pois gostei muito. Senti que consegui desenvolver muito bem o personagem, acertar quase sempre na interpretação, nas decisões... fiquei basicamente satisfeito com as decisões... os diálogos foram excelentes... o fato de que os objetivos não batiam achei muito interessante... em suma, nada a reclamar. Quer dizer, talvez de algumas sessões terem sido rápidas.

Mas, assim, não sei como foi para cada um "entrar na pele" de seus personagens.

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017 Empty Re: TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017

Mensagem por doizinho Qua Dez 13, 2017 5:36 pm

Gustavo escreveu:
tiagovip escreveu:
doizinho escreveu:Vampiro (Lauro-M, Tiago, Gustavo, Rafael e eu) - Nesse fui um inescrupuloso empresário do ramo do entretenimento, descendente de italianos. Já falei antes que esperava mais da aventura pois o mestre é muito bom, e os jogadores são calejados, mas a aventura foi apenas ok. Acho que alguma coisa terá que mudar para meu interesse continuar no ano que vem.

Também achei que ficou devendo. Mas creio que o problema foi a liberdade dada para a criação dos PCs e, valendo-se disso, fazer PCs que simplesmente não possuem assuntos uns com os outros. Tanto que fica o desafio para os envolvidos de pensar numa aventura em que todos os PCs estariam envolvidos por vontade pessoal e fazendo sentido manterem-se unidos.

Interessante, pois gostei muito. Senti que consegui desenvolver muito bem o personagem, acertar quase sempre na interpretação, nas decisões... fiquei basicamente satisfeito com as decisões... os diálogos foram excelentes... o fato de que os objetivos não batiam achei muito interessante... em suma, nada a reclamar. Quer dizer, talvez de algumas sessões terem sido rápidas.

Mas, assim, não sei como foi para cada um "entrar na pele" de seus personagens.

Pelo que conversei com os outros ninguém teve problema com os seus PCs, o problema foi o pouco tempo das sessões e a pouca empatia do grupo. Eu tive que interpretar meu PC de forma não ideal, pois o correto seria mandar todos os outros PCs a merda e fazer tudo sozinho, eu não precisava de ninguém pra seguir adiante. Obviamente não fiz isso porque a aventura poderia descambar pra uma aventura de merda, cheia de conversas individuais e com um tempo gigante de marasmo para os outros jogadores. Acho que colocar tantos interesses conflitantes e PCs com zero ligação não é o ideal, ninguém precisaria ser amigo, mas pelo menos deveríamos nos conectar de alguma forma.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017 Empty Re: TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017

Mensagem por tiagovip Qua Dez 13, 2017 5:45 pm

É o que o Fabiano disse (pois conversamos sobre isso).

Mesmo que viéssemos de pontos diferentes, a aventura deveria servir para nos unir e virarmos um grupo. E eu não sei se isso ocorreu. Meu PC não vai se envolver no mundo do Dippolito ou no do Jack. Talvez participe mais do da LeeAnn, já que os interesses dela convergem mais - até pela ligação de ambos com os Toreadores. Mas ainda é pouco.

Serviu para nos apresentar, aí sim. Mas creio que a aventura sofreu demais por isso - tínhamos pouco tempo, e deveríamos ter todos mais focados em nos manter juntos e sem derivar para ligações para amigos e ações em separado, simplesmente pela conveniência, mesmo sem fazer sentido interno ao personagem.

E se esse sentido é tão importante, o caso é de, numa próxima, ajustar personagens - novos personagens - de forma que já comecem amigos e companheiros.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017 Empty Re: TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017

Mensagem por Gustavo Qua Dez 13, 2017 8:37 pm

doizinho escreveu:Eu tive que interpretar meu PC de forma não ideal, pois o correto seria mandar todos os outros PCs a merda e fazer tudo sozinho, eu não precisava de ninguém pra seguir adiante.

tiagovip escreveu:...simplesmente pela conveniência, mesmo sem fazer sentido interno ao personagem.

E se esse sentido é tão importante, o caso é de, numa próxima, ajustar personagens - novos personagens - de forma que já comecem amigos e companheiros.

Bem, meu personagem seguiu uma linha pensando na mudança. Uma próxima aventura, uns meses no futuro, já vai ver alguém alterado, mais no grupo, com outras ambições. Antes de começarmos eu pensei em fazer um personagem mais isolado (ia ser um Brujah), mas refleti e fiz um com real interesse em se manter perto dos outros - mas, claro, não tudo de uma vez, mas em que houvesse um crescimento natural.

Cada um com sua opinião, eu achei tudo muito coerente e não vi tanta estranheza quanto vocês. Mas admito que acreditava que um ou outro jogador fosse desistir do personagem - realmente pensei que o Rafa ia abandonar a LeeAnn, e também admito que senti o Dippolitto e a LeeAnn mais isolados. Eu e o Daniel formamos uma boa dupla, em alguns momentos. Foi com certeza com quem o Jack teve mais afinidade.

Mas repito que achei tudo muito coerente, os vampiros são mais isolados. Claro que dois vampiros do mesmo clã ajudaria, ou a LeeAnn e o Daniel estarem mais conectados (mas a LeeAnn sempre foi "na dela").

O que vou falar é opinião pessoal, pois é o que vejo também na minha mesa de Vampire:Dark Ages. Talvez realmente fosse dos jogadores em grupo, conversando entre si fora do jogo (como agora, talvez devesse ter sido feito antes). Mas repito que para mim estava tudo de boa.

Enfim, conversando com o Lauro ele me disse que achou que faríamos um excelente grupo de Mago. Poderíamos pensar nisso. Particularmente, eu creio que se fôssemos continuar no Vampiro, alguém teria de fazer um novo personagem, pelo menos uma pessoa. Eu mesmo poderia fazer outro, até seria super legal, mas pra ser bem sincero, dos 4, eu não acho que eu mudar de personagem seria o que uniria o grupo.

As palavras do Tiago são coerentes, talvez todos tenham interpretado melhor do que pensado no jogo - o que é fantástico. Seria mais tranquilo novos personagens com novas mentalidades, do que "estragar" personagens que foram tão bem interpretados.

Mas temos tempo para pensar. Só quero continuar jogando com vocês e o Lauro. Pode ser até Múmia:A Ressurreição! I love you

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017 Empty Re: TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017

Mensagem por doizinho Qui Dez 14, 2017 8:47 am

Gustavo escreveu:O que vou falar é opinião pessoal, pois é o que vejo também na minha mesa de Vampire:Dark Ages. Talvez realmente fosse dos jogadores em grupo, conversando entre si fora do jogo (como agora, talvez devesse ter sido feito antes). Mas repito que para mim estava tudo de boa.
É isso aí, deveríamos ter conversado antes.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017 Empty Re: TOP 5 - RPGs mais jogados de 2017

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos