Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais

3 participantes

Ir para baixo

Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Empty Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais

Mensagem por Binderman Qui Jun 23, 2016 6:48 pm

Minhas impressões iniciais sobre Omens of Ice e Grave Consequences após duas partidas.

Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Pic2938729_lg

Partida 1: Harvey, Wendy (Pete) e Jenny contra Rhan-Tegoth.
Modo: Omens of Ice, verão.
Duração: 66 minutos.
Resultado: Derrota na Batalha (Épica) Final.

Foi uma partida para aprender a jogar. Perdi basicamente por não controlar os efeitos das tempestades, sempre que tive chance de fazer isso, preferi a outra opção (ganhar elder sign, itens, saúde, sanidade, etc.). Cometi alguns erros de regras, mas foram todos a meu favor, ou seja, a derrota foi ainda mais vergonhosa.

Partida 2: Joe Diamond (e um exército de aliados) contra Rhan-Tegoth.
Modo: Omens of Ice, verão.
Duração: 70 minutos.
Resultado: Vitória por Elder Signs.

Já tendo aprendido a jogar, resolvi tentar direto o modo Joe contra o Mundo. Tive sorte nas duas primeiras rodadas, pois fiquei abençoado e ganhei 2 pistas. Com a habilidade do Joe de jogar dados 2 vezes com cada pista, a vitória foi uma questão de escolher bem as aventuras, controlar os efeitos das tempestades e chamar muitos amiguinhos para a luta como dá para ver na imagem abaixo. Terminei o jogo com 6 pistas e 6 aliados. Claro que joguei contra o Grande Antigo mais fácil e no modo mais fácil, então a vitória era esperada.

O exército de Joe Diamond. Não sei se teria vencido sem eles.
Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Pic3070556_md

Impressões:

Omens of Ice tem poucas semelhanças com Gates of Arkham, principalmente na forma como as aventuras são colocadas em jogo. Não há portais, o jogo agora tem uma história marcada por estágios e é necessário juntar mantimentos no início para sobreviver no final. E existem as malditas tempestades que vão se espalhando por toda a mesa e dificultam bastante se seus efeitos não forem controlados. E cada dia que passa mais tempestades aparecem, na primeira partida simplesmente acabaram os tokens, havia mau tempo em todos os lugares possíveis. Apesar de toda essa dificuldade, o acampamento (equivalente à entrada do museu no modo normal) tem muitas opções boas, principalmente para chamar aliados e retirar efeitos de tempestades da mesa. Dessa forma existe um certo balanceamento e obviamente os aliados são mais importantes e presentes do que nos outros modos de jogo.

Grave Consequences: Expansão pequena com 3 baralhos adicionais: Fobias, Epitáfios e Batalhas Épicas.

Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Pic2984601_md

As Fobias são dadas a um personagem quando sua sanidade chega a zero. Não apareceram em nenhuma das partidas, pois Omens of Ice tem muito mais efeitos de perda de saúde do que sanidade. Na primeira partida usei as Batalhas Épicas, baralho certamente inspirado no Arkham Horror que também tem um baralho para este fim. Fui derrotado em duas rodadas de batalha, mas achei interessante a variedade, aprovado. Os epitáfios são uma adição bem legal, de certa forma equivalentes aos super heróis derrotados do Sentinels of Multiverse. Quando um personagem morre, ele é enterrado e recebe um tumulinho com efeitos positivos ou negativos. A Wendy deu um baita presente aos investigadores, mas quando Harvey morreu todo mundo ficou desesperado e acabou se descuidando... Mesmo sem ter visto as fobias, posso dizer que gostei da expansão, é bem barata e já tornou o jogo interessante.

Pequenos túmulos:
Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Pic3070555_md

Considerações: Mesmo tendo escolhido o GA mais fácil, a vitória foi trabalhosa. Os dois outros GAs são mais difíceis segundo o próprio manual. Se for assim, o jogo deve ficar até mais desafiador do que o Gates of Arkham. Gostei da forma como funciona esse novo modo de jogo, com diversas semelhanças ao videogame, mas com correções de balanceamento importantíssimas. No videogame é bem difícil liberar a Wendy (foram mais de 20 partidas contra o Ithaqua para conseguir), mas quando isso acontece, só se perde uma partida (jogando com ela, claro) se fizer muita besteira. No Omens of Ice ela continua com a mesma habilidade, entretanto perde um de sanidade cada vez que a usa. As tempestades e os mantimentos acrescentam mais duas preocupações críticas aos jogadores. Adorei os epitáfios do Grave Consequences, ficam bem legais na mesa, sempre lembrando sua incompetência em salvar os pobres investigadores.

É isso, ambas as expansões aprovadíssimas por enquanto.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Empty Re: Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais

Mensagem por Soar Qui Jun 23, 2016 8:27 pm

Opa! Que legal!

Se quiser levar naquele bat local, naquele bat horário... jogamos!

Abrax
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Empty Re: Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais

Mensagem por Binderman Qui Jun 23, 2016 9:29 pm

Warrior escreveu:Opa! Que legal!

Se quiser levar naquele bat local, naquele bat horário... jogamos!

Abrax

Em julho terei 3 semanas de férias, levarei sim.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Empty Re: Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais

Mensagem por tiagovip Sex Jun 24, 2016 11:24 am

:Legal! Estou animado para conhecer.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Empty Re: Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais

Mensagem por tiagovip Dom Jun 26, 2016 4:03 pm

Conheci!

Binder, eu fiquei com a nítida impressão de que a Omens of Ice é feita mais para ser jogada usando 1 investigador do que múltiplos - apesar de haver benefícios que todos os investigadores podem se beneficiar, as penalidades para cada tendem a ser ainda piores - pois as penalidades quase sempre aplicam-se, enquanto várias vezes os benefícios são perdidos (no limite da sanidade/vigor, ou sem troféus, etc). O que acha?

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Empty Re: Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais

Mensagem por Binderman Dom Jun 26, 2016 7:04 pm

tiagovip escreveu:Conheci!

Binder, eu fiquei com a nítida impressão de que a Omens of Ice é feita mais para ser jogada usando 1 investigador do que múltiplos - apesar de haver benefícios que todos os investigadores podem se beneficiar, as penalidades para cada tendem a ser ainda piores - pois as penalidades quase sempre aplicam-se, enquanto várias vezes os benefícios são perdidos (no limite da sanidade/vigor, ou sem troféus, etc). O que acha?

Abs,

Entendi o que vc quis dizer. De certa forma é verdade mas se o grupo de investigadores for bem sincronizado é possível que todos se beneficiem dos prêmios, principalmente aqueles que envolvem troféus.

Joguei com o Ithaqua novo ontem. Ele torna ainda piores as tempestades e o preço para evitar isso é se desfazer de um item, feitiço ou pista.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Empty Re: Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais

Mensagem por Binderman Dom Jun 26, 2016 7:08 pm

Para experimentar os novos itens, joguei duas partidas do modo normal, uma com 2 investigadores e outra com 3, contra Nyarlathotep e Hastur. Vários dos novos itens apareceram e eu acho que tornaram o jogo base mais interessante, venci as duas partidas, ambas em menos de 45 minutos, uma delas na batalha final.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Empty Re: Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais

Mensagem por tiagovip Dom Jun 26, 2016 7:57 pm

Binderman escreveu:
tiagovip escreveu:Conheci!

Binder, eu fiquei com a nítida impressão de que a Omens of Ice é feita mais para ser jogada usando 1 investigador do que múltiplos - apesar de haver benefícios que todos os investigadores podem se beneficiar, as penalidades para cada tendem a ser ainda piores - pois as penalidades quase sempre aplicam-se, enquanto várias vezes os benefícios são perdidos (no limite da sanidade/vigor, ou sem troféus, etc). O que acha?

Abs,

 Entendi o que vc quis dizer. De certa forma é verdade mas se o grupo de investigadores for bem sincronizado é possível que todos se beneficiem dos prêmios, principalmente aqueles que envolvem troféus.

 Joguei com o Ithaqua novo ontem. Ele torna ainda piores as tempestades e o preço para evitar isso é se desfazer de um item, feitiço ou pista.

Mas isso carece de uma sincronia nem sempre possível de estar presente - eu senti na pele que não é fácil esperar X ocorrer para poder usar Y de modo eficiente.

E perder em tese perder 1 de algo é mais fácil em mais investigadores, porém, de fato, a diferença é pequena, basicamente a inicial - pois, com 2 investigadores fazendo 2 turnos por dia, dá no mesmo que 1 tendo 4 turnos no que tange ganhar coisas.

Abs,


Última edição por tiagovip em Dom Jun 26, 2016 11:04 pm, editado 1 vez(es)
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Empty Re: Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais

Mensagem por Binderman Dom Jun 26, 2016 11:02 pm

Além disso com 1 investigador sempre existe a chance de ir mal em uma rodada e nunca mais se recuperar.

Acho que a questão do Ithaqua fazer perder itens interfere igual, não importa o número de jogadores. E sempre existe a escolha de não perder nada e fazer as tempestades piorarem.

Mas por enquanto concordo com você, a expansão Gates of Arkham é melhor por não aumentar em demasia a aleatoriedade. E ainda por cima tem dois elementos interessantes que não existem no Omens: Sheldon/Twilight e Portais.

Vou jogar mais algumas partidas para dar uma opinião final, acho que as aventuras especiais, estágios, mantimentos e a presença maior de aliados no jogo tem potencial para fazer a Omens melhor.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Empty Re: Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais

Mensagem por tiagovip Dom Jun 26, 2016 11:07 pm

Binderman escreveu:  Além disso com 1 investigador sempre existe a chance de ir mal em uma rodada e nunca mais se recuperar.

Fato, mas o contrário também é verdadeiro: com mais turnos, há mais chances de se recuperar - e também menos chances de ir mal, por justamente ter mais de tudo antes de ir nelas.


Binderman escreveu:  Vou jogar mais algumas partidas para dar uma opinião final, acho que as aventuras especiais, estágios, mantimentos e a presença maior de aliados no jogo tem potencial para fazer a Omens melhor.

É definitivamente mais temática, algo bem positivo.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais Empty Re: Novas Expansões Elder Sign - Impressões Iniciais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos