Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida - Tikal - Acampamento

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida - Tikal - Acampamento Empty Dúvida - Tikal - Acampamento

Mensagem por Henrik Seg Dez 01, 2014 11:07 am

Bom dia, pessoal!

Ontem estávamos na casa do Gallas, jogando uma partida de Tikal, e surgiu uma dúvida nas regras, especificamente na parte da colocação de acampamentos.

O manual em inglês diz, claramente (negritos meus):

Dúvida - Tikal - Acampamento E13hb8

"A player may establish a camp on any jungle hexagon or empty (no more treasure wafers) treasure hexagon for 5 AP. The player need not have an expedition member in the hexagon, but there may be expedition members present (from this player or other players)."

 Ou seja, o jogador não precisa ter membros da expedição no hexágono, mas podem haver membros da sua ou de outras expedições.

Um dos jogadores presentes interpretou isso como a necessidade de haver ao menos um membro de alguma expedição no hexágono, mas não é isso o que diz a regra.

Olhando o manual em francês, entretanto, também temos a regra clara, mas diferente:

Dúvida - Tikal - Acampamento 20pdaqg

"Pour cela, il doit posséder au moins un explorateur (ou chef d´expédition) sur cet hexagone."

("Para fazê-lo, o jogador deve possuir ao menos um explorador ou chefe de expedição no hexágono.").

Ou seja, regras diferentes em traduções diferentes do manual.

Resta o original, em alemão. Infelizmente nenhum dos presentes era versado no idioma de Goethe.

Dúvida - Tikal - Acampamento Dw8g3l

Alguém aí saberia traduzir para nos dizer a regra original?

Por um lado faz todo o sentido do mundo que seja necessário ter um explorador no hex para levantar acampamento, mas não é isso que a regra em inglês diz (e sabemos que nem sempre a mecânica é 100% lógica em relação ao mundo real, especialmente nos euros). A regra em francês casa melhor com o bom-senso, mas é um pouco difícil de acreditar que tenha havido um erro de tradução para o inglês e não para o francês....

Alguma luz?   sunny sunny

Juiz
Henrik
Henrik
Banco Imobiliário
Banco Imobiliário

Mensagens : 32
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Tikal - Acampamento Empty Re: Dúvida - Tikal - Acampamento

Mensagem por Binderman Seg Dez 01, 2014 12:13 pm

Manual em Alemão escreveu:
Dazu ist es nicht nötig, dass sich ein Expedi- tionsteilnehmer auf dieser Geländetafel befindet.

Para fazer isso, não é necessário que exista um membro de expedição no tile.

________________________________________________
"Homo sapiens is an obsolete algorithm." Yuval Noah Harari

Dúvida - Tikal - Acampamento Jswidget
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 51
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Tikal - Acampamento Empty Re: Dúvida - Tikal - Acampamento

Mensagem por Binderman Seg Dez 01, 2014 12:13 pm

E eu acho que faz sentido pois 5 pontos de ação já é bem caro.

________________________________________________
"Homo sapiens is an obsolete algorithm." Yuval Noah Harari

Dúvida - Tikal - Acampamento Jswidget
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 51
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Tikal - Acampamento Empty Re: Dúvida - Tikal - Acampamento

Mensagem por Henrik Seg Dez 01, 2014 12:24 pm

@Binderman escreveu:
Manual em Alemão escreveu:
Dazu ist es nicht nötig, dass sich ein Expedi- tionsteilnehmer auf dieser Geländetafel befindet.

 Para fazer isso, não é necessário que exista um membro de expedição no tile.

Valeu, Binderman!

Então o erro de tradução foi no manual em francês, mesmo.

Obrigado!
Henrik
Henrik
Banco Imobiliário
Banco Imobiliário

Mensagens : 32
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Tikal - Acampamento Empty Re: Dúvida - Tikal - Acampamento

Mensagem por Bruno Ferreira Seg Dez 01, 2014 1:23 pm

Puts agora me confundiu ! Na vez q joguei entendi que voce pode construir um acampamento onde tem pelo menos um membro de expedicao de algum jogador .
nao ?

________________________________________________
Dúvida - Tikal - Acampamento Jswidget
Bruno Ferreira
Bruno Ferreira
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 316
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Tikal - Acampamento Empty Re: Dúvida - Tikal - Acampamento

Mensagem por Binderman Seg Dez 01, 2014 1:31 pm

@Bruno Ferreira escreveu:Puts agora me confundiu ! Na vez q joguei entendi que voce pode construir um acampamento onde tem pelo menos um membro de expedicao de algum jogador .
nao ?

Você entendeu certo. O problema é que o manual está errado, não precisa de um explorador no tile para construir um acampamento.

________________________________________________
"Homo sapiens is an obsolete algorithm." Yuval Noah Harari

Dúvida - Tikal - Acampamento Jswidget
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 51
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Tikal - Acampamento Empty Re: Dúvida - Tikal - Acampamento

Mensagem por Bruno Ferreira Seg Dez 01, 2014 1:38 pm

Saquei entao joguei errado Pensativo  porque achei tinha q ter um explorador de qualquer pessoa no tile Estúpido

________________________________________________
Dúvida - Tikal - Acampamento Jswidget
Bruno Ferreira
Bruno Ferreira
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 316
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida - Tikal - Acampamento Empty Re: Dúvida - Tikal - Acampamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos