TOP 5 - Inimigos dos jogos
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Fórum Curitiba Lúdica :: Jogos :: Top 5
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Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
FMR!tiagovip escreveu:Binderman escreveu:1 - Pessoas que reclamam do jogo enquanto estão jogando.Jota escreveu:O cara que não gosta de um jogo e desmotiva os demais.
Conheço alguém que encaixa-se com perfeição nesses dois pontos.
Abs,
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Me parece que esta bem completo os grandes inimigos dos jogos, mas já que a parada é polêmica eu também quero tecer uns comentários para levantar mais conversa por aqui.
O lance do tempo e de tornar incompleto os jogos sempre me afetou mais no RPG. Já disse que acho positivo acontecer isso nos boards, especialmente no aprendizado. Creio que jogar uma ou 2 rodadas e reiniciá-lo pode ser muito proveitoso para os jogadores. Muitas dúvidas podem ser tiradas e o ensinamento acontece na prática. Não vou afirmar, porém, que todos os jogos necessitam disso. Jogos com tempo menor de duração ou simples mecanicamente podem ser explicados e jogados, mas se alguém mostrou dúvida ou começou muito mal é melhor começar de novo para que o cara aproveite melhor a partida.
Sem colocar ordem. Os grandes inimigos são:
O tempo e partidas inacabadas nos RPG's: Um dos grandes fatores que me afastaram do RPG é o meu grande interesse por campanhas e a chance de mesma grandeza delas darem errado. Exigem muito comprometimento e acabam muitas vezes sem conclusão.
Um dos maiores inimigos somos nós mesmos: O público (nós) é muito intransigente. Mesmo que venhamos citar muitos inimigos é preciso lembrar que a maioria comete a maioria do problemas citados aqui. Um ou outro é mais enfático, mas somos assim msmo. O público dos Hobbies em geral é, normalmente, o grande responsável pela sua defasagem. Em muitos casos, o principal fator em que isso se mostra é na falta de entender o colega de jogo e simplesmente taxar, rebater ou afirmar tão incisivamente fazendo prevalecer seu ponto de vista. Desrespeitos q ocorrem em todas as áreas de discussão acerca do nosso hobbie. (eu me incluo nisso e tento mudar, mas é fato).
Jogar despretensiosamente: Esse é para contrariar o que muitos disseram aqui. Pode haver o outro lado da moeda nas coisas e em muitas vezes eu gosto de jogar competitivamente e levo a sério sim. O divertimento é muito pessoal e tem pessoas que se divertem competindo. Competir não é ruim, a postura do competidor sim! Entendam despretensiosamente como desrespeitosamente... quem compete entende os limites do outro e não faz qualquer coisa virar chacota, principalmente pq leva em consideração e respeita o seu adversário. Seja num jogo que vale dinheiro ou num jogo sem "premiações".
Jogadores e posturas negativas: A postura mais negativa é levar as coisas do jogo para o lado pessoal. Evito jogar com pessoas assim, exceto quando o jogo pede por isso... quando não é o caso é bastante ruim.
Só jogo meus jogos: Postura mais rara, mas já vi acontecer por aqui. Considero até uma certa falta de sociabilidade da pessoa. Ninguém é obrigado a gostar de todos os jogos, mas a disputa em grupo para colocar os jogos na mesa é grande e normalmente tem jogadores que jogam mais seus jogos por insistência e outros quase que na exigência disso. Ceder é saudável para qualquer convivência e em muitas vezes isso é necessário nos jogos também. Seria curioso um levantamento sobre isso, tenho certeza que alguns iriam se impressionar.
Fica aqui minha contribuição, aguardo as pedras.
O lance do tempo e de tornar incompleto os jogos sempre me afetou mais no RPG. Já disse que acho positivo acontecer isso nos boards, especialmente no aprendizado. Creio que jogar uma ou 2 rodadas e reiniciá-lo pode ser muito proveitoso para os jogadores. Muitas dúvidas podem ser tiradas e o ensinamento acontece na prática. Não vou afirmar, porém, que todos os jogos necessitam disso. Jogos com tempo menor de duração ou simples mecanicamente podem ser explicados e jogados, mas se alguém mostrou dúvida ou começou muito mal é melhor começar de novo para que o cara aproveite melhor a partida.
Sem colocar ordem. Os grandes inimigos são:
O tempo e partidas inacabadas nos RPG's: Um dos grandes fatores que me afastaram do RPG é o meu grande interesse por campanhas e a chance de mesma grandeza delas darem errado. Exigem muito comprometimento e acabam muitas vezes sem conclusão.
Um dos maiores inimigos somos nós mesmos: O público (nós) é muito intransigente. Mesmo que venhamos citar muitos inimigos é preciso lembrar que a maioria comete a maioria do problemas citados aqui. Um ou outro é mais enfático, mas somos assim msmo. O público dos Hobbies em geral é, normalmente, o grande responsável pela sua defasagem. Em muitos casos, o principal fator em que isso se mostra é na falta de entender o colega de jogo e simplesmente taxar, rebater ou afirmar tão incisivamente fazendo prevalecer seu ponto de vista. Desrespeitos q ocorrem em todas as áreas de discussão acerca do nosso hobbie. (eu me incluo nisso e tento mudar, mas é fato).
Jogar despretensiosamente: Esse é para contrariar o que muitos disseram aqui. Pode haver o outro lado da moeda nas coisas e em muitas vezes eu gosto de jogar competitivamente e levo a sério sim. O divertimento é muito pessoal e tem pessoas que se divertem competindo. Competir não é ruim, a postura do competidor sim! Entendam despretensiosamente como desrespeitosamente... quem compete entende os limites do outro e não faz qualquer coisa virar chacota, principalmente pq leva em consideração e respeita o seu adversário. Seja num jogo que vale dinheiro ou num jogo sem "premiações".
Jogadores e posturas negativas: A postura mais negativa é levar as coisas do jogo para o lado pessoal. Evito jogar com pessoas assim, exceto quando o jogo pede por isso... quando não é o caso é bastante ruim.
Só jogo meus jogos: Postura mais rara, mas já vi acontecer por aqui. Considero até uma certa falta de sociabilidade da pessoa. Ninguém é obrigado a gostar de todos os jogos, mas a disputa em grupo para colocar os jogos na mesa é grande e normalmente tem jogadores que jogam mais seus jogos por insistência e outros quase que na exigência disso. Ceder é saudável para qualquer convivência e em muitas vezes isso é necessário nos jogos também. Seria curioso um levantamento sobre isso, tenho certeza que alguns iriam se impressionar.
Fica aqui minha contribuição, aguardo as pedras.
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Um inimigo dos jogos que eu pensei que seria citado aqui, mas não foi, são as esposas.
Antes de eu vir de São Paulo pra cá (faz um bocado de tempo) me reunia, de vez em quando, com três amigos para jogar War. Era sempre numa casa que ficasse perto para a maioria (quem morava mais longe era eu). Em geral, jogávamos na noite de sexta para sábado ou de sábado para domingo. Havia algum motivo para elas reclamarem? Havia!
Elas ficavam reunidas na sala, conversando e vendo TV, enquanto a gente jogava no quintal. Quando o assunto acabava, iam lá reclamar que queriam ir embora... Pô, elas já sabiam que esse jogo é demorado, já sabiam que iam ter sono e tédio antes de terminarmos. Mesmo assim, iam lá... Por que não ficavam em casa dormindo? Era só uma vez por mês, ou nem isso.
Uma ou duas vezes, elas quiseram jogar também. Seria a solução ideal, se elas curtissem o jogo. Mas elas não gostavam realmente de jogar, então acabavam meio que cortando nosso barato. A gente sentia que elas estavam ali só para marcar presença. Só para poderem dizer "meu marido não faz nada sem mim...".
Nesse ponto, quem tinha menos motivo para reclamar era eu, pois a minha mulher era a mais compreensiva. Na maioria das vezes, eu fui sozinho, dormi no sofá da sala, depois de terminada a jogatina, e voltei pra casa de manhã cedinho, sem que ela achasse ruim. Ainda assim, duas mulheres pedindo para ir embora e uma terceira querendo dormir, mas tendo que ficar fazendo sala para as duas... ninguém merece!
Que bom que vocês não têm esse tipo de problema! Acredito que nenhum dos inimigos dos jogos que vocês comentaram pode ser pior do que isso.
P.S. Alguém se sentiria bem em gritar "CHUPA!" para a mulher de um amigo depois de derrotar fragorosamente uma tentativa de invasão dos exércitos dela, ainda por cima na frente dele!?
Antes de eu vir de São Paulo pra cá (faz um bocado de tempo) me reunia, de vez em quando, com três amigos para jogar War. Era sempre numa casa que ficasse perto para a maioria (quem morava mais longe era eu). Em geral, jogávamos na noite de sexta para sábado ou de sábado para domingo. Havia algum motivo para elas reclamarem? Havia!
Elas ficavam reunidas na sala, conversando e vendo TV, enquanto a gente jogava no quintal. Quando o assunto acabava, iam lá reclamar que queriam ir embora... Pô, elas já sabiam que esse jogo é demorado, já sabiam que iam ter sono e tédio antes de terminarmos. Mesmo assim, iam lá... Por que não ficavam em casa dormindo? Era só uma vez por mês, ou nem isso.
Uma ou duas vezes, elas quiseram jogar também. Seria a solução ideal, se elas curtissem o jogo. Mas elas não gostavam realmente de jogar, então acabavam meio que cortando nosso barato. A gente sentia que elas estavam ali só para marcar presença. Só para poderem dizer "meu marido não faz nada sem mim...".
Nesse ponto, quem tinha menos motivo para reclamar era eu, pois a minha mulher era a mais compreensiva. Na maioria das vezes, eu fui sozinho, dormi no sofá da sala, depois de terminada a jogatina, e voltei pra casa de manhã cedinho, sem que ela achasse ruim. Ainda assim, duas mulheres pedindo para ir embora e uma terceira querendo dormir, mas tendo que ficar fazendo sala para as duas... ninguém merece!
Que bom que vocês não têm esse tipo de problema! Acredito que nenhum dos inimigos dos jogos que vocês comentaram pode ser pior do que isso.
P.S. Alguém se sentiria bem em gritar "CHUPA!" para a mulher de um amigo depois de derrotar fragorosamente uma tentativa de invasão dos exércitos dela, ainda por cima na frente dele!?
Luiz- Battlestar Galactica
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Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Rafaelfo escreveu:FMR!tiagovip escreveu:Binderman escreveu:1 - Pessoas que reclamam do jogo enquanto estão jogando.Jota escreveu:O cara que não gosta de um jogo e desmotiva os demais.
Conheço alguém que encaixa-se com perfeição nesses dois pontos.
Abs,
Adicionando: conheço alguém que, ainda mais, orgulha-se de ser a pessoa que reclama enquanto joga e que desmotiva os demais.
Abs,
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Pedro escreveu:Me parece que esta bem completo os grandes inimigos dos jogos, mas já que a parada é polêmica eu também quero tecer uns comentários para levantar mais conversa por aqui.
O lance do tempo e de tornar incompleto os jogos sempre me afetou mais no RPG. Já disse que acho positivo acontecer isso nos boards, especialmente no aprendizado. Creio que jogar uma ou 2 rodadas e reiniciá-lo pode ser muito proveitoso para os jogadores. Muitas dúvidas podem ser tiradas e o ensinamento acontece na prática. Não vou afirmar, porém, que todos os jogos necessitam disso. Jogos com tempo menor de duração ou simples mecanicamente podem ser explicados e jogados, mas se alguém mostrou dúvida ou começou muito mal é melhor começar de novo para que o cara aproveite melhor a partida.
Sem colocar ordem. Os grandes inimigos são:
O tempo e partidas inacabadas nos RPG's: Um dos grandes fatores que me afastaram do RPG é o meu grande interesse por campanhas e a chance de mesma grandeza delas darem errado. Exigem muito comprometimento e acabam muitas vezes sem conclusão.
Um dos maiores inimigos somos nós mesmos: O público (nós) é muito intransigente. Mesmo que venhamos citar muitos inimigos é preciso lembrar que a maioria comete a maioria do problemas citados aqui. Um ou outro é mais enfático, mas somos assim msmo. O público dos Hobbies em geral é, normalmente, o grande responsável pela sua defasagem. Em muitos casos, o principal fator em que isso se mostra é na falta de entender o colega de jogo e simplesmente taxar, rebater ou afirmar tão incisivamente fazendo prevalecer seu ponto de vista. Desrespeitos q ocorrem em todas as áreas de discussão acerca do nosso hobbie. (eu me incluo nisso e tento mudar, mas é fato).
Jogar despretensiosamente: Esse é para contrariar o que muitos disseram aqui. Pode haver o outro lado da moeda nas coisas e em muitas vezes eu gosto de jogar competitivamente e levo a sério sim. O divertimento é muito pessoal e tem pessoas que se divertem competindo. Competir não é ruim, a postura do competidor sim! Entendam despretensiosamente como desrespeitosamente... quem compete entende os limites do outro e não faz qualquer coisa virar chacota, principalmente pq leva em consideração e respeita o seu adversário. Seja num jogo que vale dinheiro ou num jogo sem "premiações".
Jogadores e posturas negativas: A postura mais negativa é levar as coisas do jogo para o lado pessoal. Evito jogar com pessoas assim, exceto quando o jogo pede por isso... quando não é o caso é bastante ruim.
Só jogo meus jogos: Postura mais rara, mas já vi acontecer por aqui. Considero até uma certa falta de sociabilidade da pessoa. Ninguém é obrigado a gostar de todos os jogos, mas a disputa em grupo para colocar os jogos na mesa é grande e normalmente tem jogadores que jogam mais seus jogos por insistência e outros quase que na exigência disso. Ceder é saudável para qualquer convivência e em muitas vezes isso é necessário nos jogos também. Seria curioso um levantamento sobre isso, tenho certeza que alguns iriam se impressionar.
Fica aqui minha contribuição, aguardo as pedras.
Pedro, minha reclamação com relação a incompletude do jogo é diretamente proporcional ao tempo de duração do mesmo, Dominant Species, um jogo super denso que dura 4 horas se interrompido no clímax para alguém ir embora é realmente uma bosta, agora um love letter interrompido para jogar outra coisa não me incomoda MESMO.
Luiz escreveu:Um inimigo dos jogos que eu pensei que seria citado aqui, mas não foi, são as esposas.
Antes de eu vir de São Paulo pra cá (faz um bocado de tempo) me reunia, de vez em quando, com três amigos para jogar War. Era sempre numa casa que ficasse perto para a maioria (quem morava mais longe era eu). Em geral, jogávamos na noite de sexta para sábado ou de sábado para domingo. Havia algum motivo para elas reclamarem? Havia!
Elas ficavam reunidas na sala, conversando e vendo TV, enquanto a gente jogava no quintal. Quando o assunto acabava, iam lá reclamar que queriam ir embora... Pô, elas já sabiam que esse jogo é demorado, já sabiam que iam ter sono e tédio antes de terminarmos. Mesmo assim, iam lá... Por que não ficavam em casa dormindo? Era só uma vez por mês, ou nem isso.
Uma ou duas vezes, elas quiseram jogar também. Seria a solução ideal, se elas curtissem o jogo. Mas elas não gostavam realmente de jogar, então acabavam meio que cortando nosso barato. A gente sentia que elas estavam ali só para marcar presença. Só para poderem dizer "meu marido não faz nada sem mim...".
Nesse ponto, quem tinha menos motivo para reclamar era eu, pois a minha mulher era a mais compreensiva. Na maioria das vezes, eu fui sozinho, dormi no sofá da sala, depois de terminada a jogatina, e voltei pra casa de manhã cedinho, sem que ela achasse ruim. Ainda assim, duas mulheres pedindo para ir embora e uma terceira querendo dormir, mas tendo que ficar fazendo sala para as duas... ninguém merece!
Que bom que vocês não têm esse tipo de problema! Acredito que nenhum dos inimigos dos jogos que vocês comentaram pode ser pior do que isso.
P.S. Alguém se sentiria bem em gritar "CHUPA!" para a mulher de um amigo depois de derrotar fragorosamente uma tentativa de invasão dos exércitos dela, ainda por cima na frente dele!?
HEHE, essa situação acontece mesmo em maior ou menor grau no nosso grupo, felizmente minha esposa é bem compreensível, sempre respeitou bem meu espaço e meu tempo.
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Nunca pensei nisso, de reiniciar um jogo. Me parece muito coerente pra alguns casos e faz todo o sentido. Um Dominion por exemplo, melhor deixar o cara ver umas 2 rodadas, se acostumar com a coisa e daí resetar tudo e recomeçar zerado. Faz muito sentido!Pedro escreveu:O lance do tempo e de tornar incompleto os jogos sempre me afetou mais no RPG. Já disse que acho positivo acontecer isso nos boards, especialmente no aprendizado. Creio que jogar uma ou 2 rodadas e reiniciá-lo pode ser muito proveitoso para os jogadores. Muitas dúvidas podem ser tiradas e o ensinamento acontece na prática. Não vou afirmar, porém, que todos os jogos necessitam disso. Jogos com tempo menor de duração ou simples mecanicamente podem ser explicados e jogados, mas se alguém mostrou dúvida ou começou muito mal é melhor começar de novo para que o cara aproveite melhor a partida.
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
doizinho escreveu:Nunca pensei nisso, de reiniciar um jogo. Me parece muito coerente pra alguns casos e faz todo o sentido. Um Dominion por exemplo, melhor deixar o cara ver umas 2 rodadas, se acostumar com a coisa e daí resetar tudo e recomeçar zerado. Faz muito sentido!Pedro escreveu:O lance do tempo e de tornar incompleto os jogos sempre me afetou mais no RPG. Já disse que acho positivo acontecer isso nos boards, especialmente no aprendizado. Creio que jogar uma ou 2 rodadas e reiniciá-lo pode ser muito proveitoso para os jogadores. Muitas dúvidas podem ser tiradas e o ensinamento acontece na prática. Não vou afirmar, porém, que todos os jogos necessitam disso. Jogos com tempo menor de duração ou simples mecanicamente podem ser explicados e jogados, mas se alguém mostrou dúvida ou começou muito mal é melhor começar de novo para que o cara aproveite melhor a partida.
No campeonato de 7 Wonders, na mesa que cuidei o pessoal jogou a 1a Era inteira para entender a dinâmica da coisa, e depois iniciamos do zero.
Abs,
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Acho que de longe o pior inimigo é o preconceito mesmo. Apesar de achar que ele é muito menor e brando que o preconceito que o RPG tem. Na maioria das vezes ele é apenas associado como uma atividade "de criança", então, os jogos de tabuleiro não carregam todo o estigma que o RPG carrega. Também são mais entendidos e tolerados além de despertar muito mais interesse por ser uma atividade considerar "sadia" e "boa" para crianças.
Isso acontece com quadrinhos também. Com literatura de fantasia. Com filmes de super heróis e outras atividades geeks/nerds. Em um menor grau é verdade. Mas acontece. E como todo preconceito ele incomoda e faz mal para o seu alvo. E por isso o considero o maior dos inimigos.
Sobre explicar o jogo de forma prática, jogando uma primeira rodada, para depois resetar tudo e começar a partida pra valer, essa estratégia me agrada muito. Faço isso com frequência quando estou explicando o SdA. Acho que se torna quase um tutorial passo a passo, visual e concreto, de como a mecânica funciona.
Isso acontece com quadrinhos também. Com literatura de fantasia. Com filmes de super heróis e outras atividades geeks/nerds. Em um menor grau é verdade. Mas acontece. E como todo preconceito ele incomoda e faz mal para o seu alvo. E por isso o considero o maior dos inimigos.
Sobre explicar o jogo de forma prática, jogando uma primeira rodada, para depois resetar tudo e começar a partida pra valer, essa estratégia me agrada muito. Faço isso com frequência quando estou explicando o SdA. Acho que se torna quase um tutorial passo a passo, visual e concreto, de como a mecânica funciona.
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Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Eu não disse que o que me incomoda é interromper uma partida e reiniciá-la quando estou ensinando, meu foco foi em partidas que já estão em seu clímax e onde todos já conhecem o jogo ou ele já está fluindo normalmente, mas alguém de repente tem que sair já sabendo que teria que sair antes de começar o jogo.
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
doizinho escreveu:Nunca pensei nisso, de reiniciar um jogo. Me parece muito coerente pra alguns casos e faz todo o sentido. Um Dominion por exemplo, melhor deixar o cara ver umas 2 rodadas, se acostumar com a coisa e daí resetar tudo e recomeçar zerado. Faz muito sentido!Pedro escreveu:O lance do tempo e de tornar incompleto os jogos sempre me afetou mais no RPG. Já disse que acho positivo acontecer isso nos boards, especialmente no aprendizado. Creio que jogar uma ou 2 rodadas e reiniciá-lo pode ser muito proveitoso para os jogadores. Muitas dúvidas podem ser tiradas e o ensinamento acontece na prática. Não vou afirmar, porém, que todos os jogos necessitam disso. Jogos com tempo menor de duração ou simples mecanicamente podem ser explicados e jogados, mas se alguém mostrou dúvida ou começou muito mal é melhor começar de novo para que o cara aproveite melhor a partida.
lauripaulo escreveu:Sobre explicar o jogo de forma prática, jogando uma primeira rodada, para depois resetar tudo e começar a partida pra valer, essa estratégia me agrada muito. Faço isso com frequência quando estou explicando o SdA. Acho que se torna quase um tutorial passo a passo, visual e concreto, de como a mecânica funciona.
Já tive conversas sobre isso com o Pedro e também sou a favor da atitude de jogar uma rodada ou duas (a depender do jogo) e depois reiniciar! Mesmo com jogadores experientes, mas novos ao título. Esta prática com certeza trás benefícios: tornará o jogo mais competitivo, já que os jogadores estarão mais nivelados; possivelmente frustrará menos algum jogador, tendo em vista que ele poderá compreender melhor alguns pontos-chave do jogo e evitar algumas besteiras; e finalmente acho até que isso pode culminar em uma partida mais rápida (ou não, vai que isso crie monstros do AP...), sendo que algumas dúvidas serão retiradas e os jogadores estarão mais aptos a tomar decisões mais racionais.Trentini escreveu:Eu não disse que o que me incomoda é interromper uma partida e reiniciá-la quando estou ensinando, meu foco foi em partidas que já estão em seu clímax e onde todos já conhecem o jogo ou ele já está fluindo normalmente, mas alguém de repente tem que sair já sabendo que teria que sair antes de começar o jogo.
Claro que isso não vale pra todos os jogos, mas penso que é possível inserir esta prática na grande maioria dos títulos. No fim, serão investidos entre 5 e, sei lá, 15 minutos para algo que trará muitos benefícios!
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
tiagovip escreveu:
No campeonato de 7 Wonders, na mesa que cuidei o pessoal jogou a 1a Era inteira para entender a dinâmica da coisa, e depois iniciamos do zero.
Abs,
Bah, eu adoraria que isso tivesse acontecido na minha primeira partida de 7 Wonders na Lambda. Eu ali na minha primeira visita jogando com 5 velhaco fui atropelado e nem vi o caminhão! hahahaha Lembro que "entendi" mesmo o jogo lá no meio da partida.
Mas em contrapartida na mesma noite quase ganhei a minha primeira partida de Power Grid (perdi no desempate).
Ou seja, a explicação (e obviamente o entendimento dela) faz toda diferença. E imagino que parar o jogo para recomeçar nessa situação por minha causa teria sido um tanto problemático.
Moral da história: Mais um inimigo do jogo é o Orgulho de não assumir que não entendeu muito bem a explicação das regras!
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Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
lauripaulo escreveu:Acho que de longe o pior inimigo é o preconceito mesmo. Apesar de achar que ele é muito menor e brando que o preconceito que o RPG tem. Na maioria das vezes ele é apenas associado como uma atividade "de criança", então, os jogos de tabuleiro não carregam todo o estigma que o RPG carrega. Também são mais entendidos e tolerados além de despertar muito mais interesse por ser uma atividade considerar "sadia" e "boa" para crianças.
Isso acontece com quadrinhos também. Com literatura de fantasia. Com filmes de super heróis e outras atividades geeks/nerds. Em um menor grau é verdade. Mas acontece. E como todo preconceito ele incomoda e faz mal para o seu alvo. E por isso o considero o maior dos inimigos.
Sobre explicar o jogo de forma prática, jogando uma primeira rodada, para depois resetar tudo e começar a partida pra valer, essa estratégia me agrada muito. Faço isso com frequência quando estou explicando o SdA. Acho que se torna quase um tutorial passo a passo, visual e concreto, de como a mecânica funciona.
Faço minhas as suas palavras! Não que eu já tenha sido alvo de gozações por gostar de quadrinhos de super-heróis e coisas do gênero, mas sei que isso acontece - um amigo meu que é trekker de carteirinha já teve problemas por causa disso. Contudo, acho que essa classificação "coisa de criança" é um mal na medida em que pode afastar dos jogos algumas pessoas que, se experimentassem jogar, talvez acabassem gostando.
Aí entra também um componente que é cultural. Nos EUA, desenho animado e HQ são considerados coisas de crinças e nerds, mas, no Japão, pelo que já li, não é assim. Japoneses de todas as idades gostam de mangá. O Brasil parece seguir a tendência americana. Acho que só no caso dos filmes de super-heróis isso já mudou. O sucesso de filmes como Vingadores e Homem de Ferro é tão grande que não se restringe ao público nerd/geek. Mas daí a convencer alguém que gosta desses filmes a jogar alguma coisa com essa temática... vai um longo caminho.
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Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Poxa, é só nesse jogo! E ai ele já ficou com uma aura assinada a respeito disso, então a "zoeira never ends..".tiagovip escreveu:Rafaelfo escreveu:FMR!tiagovip escreveu:Binderman escreveu:1 - Pessoas que reclamam do jogo enquanto estão jogando.Jota escreveu:O cara que não gosta de um jogo e desmotiva os demais.
Conheço alguém que encaixa-se com perfeição nesses dois pontos.
Abs,
Adicionando: conheço alguém que, ainda mais, orgulha-se de ser a pessoa que reclama enquanto joga e que desmotiva os demais.
Abs,
Porém, apesar das brincadeiras, entendo que isso é chato. Novamente não pratico tal atitude constantemente e realmente não a acho correta. Peço desculpas por ter elevado a brincadeira em relação ao FMR a este nível.
Última edição por Rafaelfo em Qui Nov 20, 2014 12:48 pm, editado 1 vez(es)
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
hahahaha... odeio fomentar a maledicência, mas fiquei com uma baita curiosidade.Rafaelfo escreveu:Poxa, é só nesse jogo! E ai ele já ficou com uma aura assinada a respeito disso, então a "zoeira never ends..".tiagovip escreveu:Rafaelfo escreveu:FMR!tiagovip escreveu:Binderman escreveu:1 - Pessoas que reclamam do jogo enquanto estão jogando.Jota escreveu:O cara que não gosta de um jogo e desmotiva os demais.
Conheço alguém que encaixa-se com perfeição nesses dois pontos.
Abs,
Adicionando: conheço alguém que, ainda mais, orgulha-se de ser a pessoa que reclama enquanto joga e que desmotiva os demais.
Abs,
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Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Bom, ainda não havia respondido pessoalmente, então aqui vai (4 apenas):
Jogos problemáticos por não terem sido bem testados ou possuírem manual (ou até componentes) confuso. Isso é realmente um pé no saco e demonstra ou pouco caso da empresa frente a seu público ou inexperiência. Tanto testar algo de maneira correta como escrever claramente são etapas mais complicadas do que aparentam, porém são etapas de execução correta necessária. Não costumo "perdoar" muito estes deslizes, mesmo o jogo sendo bom fica aquele ponto negro. Exemplos: Tasnia, A Study in Emerald e Rampage.
Terminar partidas pela metade. Ah, isso me deixa puto... havendo razão justa, ok, mas se acontece sem motivo "de força maior", ai é complicado. Existe a variante deste problema também que é começar partidas sabendo que pode ser que não dê tempo de terminar (independentemente se um ou mais jogadores)... se você fazia isso na sua época de War quando suas opções eram duas no armário, ok... mas com centenas de jogos com complexidades e durações para toda situação, este erro considero totalmente totalmente insano.
Jogar por outros. Ajudar com uma dica, tentar se beneficiar de alguma maneira em um jogo que é bacana a interação entre os jogadores, ok (com ressalvas)... As vezes o "bom-samaritano" até é uma boa alma e quer apenas ajudar mesmo... mas ai o cara vem e não dá nem 0.25 segundos já pega o meeple do outro e move pro espaço X, já explica que ali é o melhor e pronto, já paga a grana sem o outro jogador nem saber porque ganhou dinheiro e etc... Claro que as vezes o jogador que está sendo "ajudado" é lento ou outro motivo, mas putz... O pior é que muitas vezes isso tem ligações com arrogância... *este problema confesso que vejo acontecer mais vezes do que gostaria... e nas Lúdicas (esta última sendo um exemplo recente) vejo mais vezes... topo com uns caras que dá até vontade de parar de jogar por aquele dia...*.
Beneficiar a namorada. Se você está jogando com seu filho ou sozinho com sua mulher, faça o que quiser, agora ficar de grude ajudando a namoradinha a ganhar o jogo é de f**** (bom, as vezes é pra isso mesmo que o cara tá ajudando, vai saber...). Isso hoje pra mim é digno de levantar e cometer o segundo crime supra-citado mas com o atenuante da justa causa.
Jogos problemáticos por não terem sido bem testados ou possuírem manual (ou até componentes) confuso. Isso é realmente um pé no saco e demonstra ou pouco caso da empresa frente a seu público ou inexperiência. Tanto testar algo de maneira correta como escrever claramente são etapas mais complicadas do que aparentam, porém são etapas de execução correta necessária. Não costumo "perdoar" muito estes deslizes, mesmo o jogo sendo bom fica aquele ponto negro. Exemplos: Tasnia, A Study in Emerald e Rampage.
Terminar partidas pela metade. Ah, isso me deixa puto... havendo razão justa, ok, mas se acontece sem motivo "de força maior", ai é complicado. Existe a variante deste problema também que é começar partidas sabendo que pode ser que não dê tempo de terminar (independentemente se um ou mais jogadores)... se você fazia isso na sua época de War quando suas opções eram duas no armário, ok... mas com centenas de jogos com complexidades e durações para toda situação, este erro considero totalmente totalmente insano.
Jogar por outros. Ajudar com uma dica, tentar se beneficiar de alguma maneira em um jogo que é bacana a interação entre os jogadores, ok (com ressalvas)... As vezes o "bom-samaritano" até é uma boa alma e quer apenas ajudar mesmo... mas ai o cara vem e não dá nem 0.25 segundos já pega o meeple do outro e move pro espaço X, já explica que ali é o melhor e pronto, já paga a grana sem o outro jogador nem saber porque ganhou dinheiro e etc... Claro que as vezes o jogador que está sendo "ajudado" é lento ou outro motivo, mas putz... O pior é que muitas vezes isso tem ligações com arrogância... *este problema confesso que vejo acontecer mais vezes do que gostaria... e nas Lúdicas (esta última sendo um exemplo recente) vejo mais vezes... topo com uns caras que dá até vontade de parar de jogar por aquele dia...*.
Beneficiar a namorada. Se você está jogando com seu filho ou sozinho com sua mulher, faça o que quiser, agora ficar de grude ajudando a namoradinha a ganhar o jogo é de f**** (bom, as vezes é pra isso mesmo que o cara tá ajudando, vai saber...). Isso hoje pra mim é digno de levantar e cometer o segundo crime supra-citado mas com o atenuante da justa causa.
Última edição por Rafaelfo em Qui Nov 20, 2014 9:32 am, editado 2 vez(es)
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Ele = FMR = Formula Motor Racing!Warrior escreveu:
hahahaha... odeio fomentar a maledicência, mas fiquei com uma baita curiosidade.
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Última edição por Rafaelfo em Qui Nov 20, 2014 9:32 am, editado 1 vez(es)
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Pô tadinho!!Rafaelfo escreveu:
Ele = FMR = Formula Motor Racing!
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Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Rafaelfo escreveu:[...]
Beneficiar a namorada. Se você está jogando com seu filho ou sozinho com sua mulher, faça o que quiser, agora ficar de grude ajudando a namoradinha a ganhar o jogo é de f**** (bom, as vezes é pra isso mesmo que o cara tá ajudando, vai saber...). [...]
Luiz- Battlestar Galactica
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Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Nossa, nunca vi isso acontecer numa Curitiba Lúdica.Rafaelfo escreveu:Jogar por outros. Ajudar com uma dica, tentar se beneficiar de alguma maneira em um jogo que é bacana a interação entre os jogadores, ok (com ressalvas)... As vezes o "bom-samaritano" até é uma boa alma e quer apenas ajudar mesmo... mas ai o cara vem e não dá nem 0.25 segundos já pega o meeple do outro e move pro espaço X, já explica que ali é o melhor e pronto, já paga a grana sem o outro jogador nem saber porque ganhou dinheiro e etc... Claro que as vezes o jogador que está sendo "ajudado" é lento ou outro motivo, mas putz... O pior é que muitas vezes isso tem ligações com arrogância... *este problema confesso que vejo acontecer mais vezes do que gostaria... e nas Lúdicas (esta última sendo um exemplo recente) vejo mais vezes... topo com uns caras que dá até vontade de parar de jogar por aquele dia...*.
Já vi passarem o rodo nos novatos (tem até um verbo pra isso!), já vi capitanearem os outros num cooperativo (brinco que o Tiago é o capitão, mas isso nem acontece mais, ele agora é apenas um cabo chato pra cacete), em jogos com o pessoal mais experiente eu vejo tentativa de manipulação e mind trick o tempo todo, mas na verdade o que mais vejo é o pessoal dando dicas úteis durante os jogos. Nunca vi alguém fazer o que você tá falando, mas provavelmente é porque estou acompanhando mesas e jogos diferentes de você.
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Pessoal, fazendo agora um apanhado geral desse tópico eu vi que bastante gente mencionou o fato de largarem a partida no meio. Imagino que seja apenas uma reclamação genérica e não que isso esteja realmente acontecendo né? Ou será que sou muito ingênuo, ou ausente ou cego que não vejo isso? Na verdade vi isso acontecer uma única vez. Tem acontecido isso com regularidade?
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
doizinho escreveu:já vi capitanearem os outros num cooperativo (brinco que o Tiago é o capitão, mas isso nem acontece mais, ele agora é apenas um cabo chato pra cacete)
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Há muita sabedoria em vossas palavras! Eu mesmo já cometi muitas dessas gafes, mas na maioria foi só uma vez, pra não fazer nunca mais. Inclusive largar no meio - tá bom, no fim do meio, ou no meio do fim - aquele joguinho de bichinhos que vocês gostam tanto, o Creative Evolution, algo assim. Mas faz alguns anos e nunca mais aconteceu ou acontecerá!
Sobre cinco coisas que me deixam mais chateado que o restante:
1) Novatos I - Uma é parecida com o que o Trentini falou, eu sempre tento ajudar jogadores novatos, mas eventualmente ocorre de alguém simplesmente não acreditar em mim, achando que estou tentando enganá-lo, o que seria ridículo.
2) Falta de noção do dono do jogo - Duas coisas que já vi acontecer com gente fora do grupo, mas acho que aqui nunca, ou só uma ou outra vez: o cara convencer gente a jogar um jogo que não tem nada a ver com elas - p.e., um Civilization com novatos, ou um War ou outro jogo bobinho com veteranos - "Vocês vão curtir, o jogo é super legal!". Outra é assim: o pessoal tem 2 horas pra jogar. Aí o dono do jogo convence eles que dá tempo pra explicar ejogar o Battlestar Galactica. Tem uma pessoa que adora fazer essas duas coisas, um verdadeiro Joselito Sem Noção, por isso evito jogar com ele (não é do grupo).
3) Novatos II - Uma coisa que eu vivo ocasionalmente é parecido com o que o Binder colocou: eu explicar um jogo mega complexo, e ensinar todas as regras, e no final o cara esqueceu de uma em particular e fica puto comigo, como se isso tivesse impedido a vitória do cara… embora eu tenha dito a regra claramente pelo menos uma vez. Obviamente é impossível saber qual regra o cidadão esqueceu durante a partida… ou repetir todas várias vezes só pra garantir… fico um pouco chateado quando isso acontece.
4) Regras não lidas/explicadas - Lado oposto - regras erradas - ah, céus, como odeio isso. Mas não estou falando de uma regrinha errada ou duas, o que acontece… quanto sofri com certa pessoa, pelo menos não faz parte de nosso grupo… quantos jogos de três, quatro horas, até mais, com regras absurdamente erradas, com nem metade delas certas… do cara ir inventando elas ao olhar pro tabuleiro ao invés de LER AS REGRAS antes. Sem contar a clássica: só avisar uma condição de vitória após ele mesmo alcançá-la!
5) Último colocado querendo se fazer sentido - Tem a questão de estarem uns quatro jogadores disputando a partida, e o que está em último sem chance alguma começa a prejudicar o primeiro… dando a vitória para o segundo colocado, não para ele mesmo. Em outras palavras: fazer ações para dar a vitória para um amiguinho, tirando a vitória justa de outro amiguinho. Mas isso também é raro.
Como bônus, AP - não sou grande amigo do AP, faço de tudo para não causá-lo, prefiro fazer jogadas meio loucas do que ficar empacando o jogo. Mas faz parte, não chega a ser um "inimigo" dos tabuleiros.
Sobre cinco coisas que me deixam mais chateado que o restante:
1) Novatos I - Uma é parecida com o que o Trentini falou, eu sempre tento ajudar jogadores novatos, mas eventualmente ocorre de alguém simplesmente não acreditar em mim, achando que estou tentando enganá-lo, o que seria ridículo.
2) Falta de noção do dono do jogo - Duas coisas que já vi acontecer com gente fora do grupo, mas acho que aqui nunca, ou só uma ou outra vez: o cara convencer gente a jogar um jogo que não tem nada a ver com elas - p.e., um Civilization com novatos, ou um War ou outro jogo bobinho com veteranos - "Vocês vão curtir, o jogo é super legal!". Outra é assim: o pessoal tem 2 horas pra jogar. Aí o dono do jogo convence eles que dá tempo pra explicar ejogar o Battlestar Galactica. Tem uma pessoa que adora fazer essas duas coisas, um verdadeiro Joselito Sem Noção, por isso evito jogar com ele (não é do grupo).
3) Novatos II - Uma coisa que eu vivo ocasionalmente é parecido com o que o Binder colocou: eu explicar um jogo mega complexo, e ensinar todas as regras, e no final o cara esqueceu de uma em particular e fica puto comigo, como se isso tivesse impedido a vitória do cara… embora eu tenha dito a regra claramente pelo menos uma vez. Obviamente é impossível saber qual regra o cidadão esqueceu durante a partida… ou repetir todas várias vezes só pra garantir… fico um pouco chateado quando isso acontece.
4) Regras não lidas/explicadas - Lado oposto - regras erradas - ah, céus, como odeio isso. Mas não estou falando de uma regrinha errada ou duas, o que acontece… quanto sofri com certa pessoa, pelo menos não faz parte de nosso grupo… quantos jogos de três, quatro horas, até mais, com regras absurdamente erradas, com nem metade delas certas… do cara ir inventando elas ao olhar pro tabuleiro ao invés de LER AS REGRAS antes. Sem contar a clássica: só avisar uma condição de vitória após ele mesmo alcançá-la!
5) Último colocado querendo se fazer sentido - Tem a questão de estarem uns quatro jogadores disputando a partida, e o que está em último sem chance alguma começa a prejudicar o primeiro… dando a vitória para o segundo colocado, não para ele mesmo. Em outras palavras: fazer ações para dar a vitória para um amiguinho, tirando a vitória justa de outro amiguinho. Mas isso também é raro.
Como bônus, AP - não sou grande amigo do AP, faço de tudo para não causá-lo, prefiro fazer jogadas meio loucas do que ficar empacando o jogo. Mas faz parte, não chega a ser um "inimigo" dos tabuleiros.
Gustavo- Arkham Horror
- Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Também faço jogadas meio loucas as vezes pra não gerar AP, mas certamente não sou tão bom nisso como você. Talvez essas jogadas malucas sejam um dos motivos pra eu perder mais do que vencer!Gustavo escreveu:Como bônus, AP - não sou grande amigo do AP, faço de tudo para não causá-lo, prefiro fazer jogadas meio loucas do que ficar empacando o jogo. Mas faz parte, não chega a ser um "inimigo" dos tabuleiros.
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
doizinho escreveu:Pessoal, fazendo agora um apanhado geral desse tópico eu vi que bastante gente mencionou o fato de largarem a partida no meio. Imagino que seja apenas uma reclamação genérica e não que isso esteja realmente acontecendo né? Ou será que sou muito ingênuo, ou ausente ou cego que não vejo isso? Na verdade vi isso acontecer uma única vez. Tem acontecido isso com regularidade?
Eu larguei uma partida de TI3 no meio, já pedi desculpas aos meus companheiros de jogo, mas torno a pedi-las aqui publicamente! Até mesmo pq foi uma partida que já se estendia por horas a fio, quando precisei sair!
Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos
Tenho duas situações recentes na memória em relação a isso. Uma foi na última Lúdica onde um carinha puta prepotente ficava tentando jogar por todos no Leaping Lemmings (e o pior é que ele ainda por vezes tentava fazer uma ação errada ou não necessariamente a melhor). A outra foi aqui no grupo, mas não vou falar quem. (e não, não foi em jogo co-op...)doizinho escreveu:Nossa, nunca vi isso acontecer numa Curitiba Lúdica.Rafaelfo escreveu:Jogar por outros. Ajudar com uma dica, tentar se beneficiar de alguma maneira em um jogo que é bacana a interação entre os jogadores, ok (com ressalvas)... As vezes o "bom-samaritano" até é uma boa alma e quer apenas ajudar mesmo... mas ai o cara vem e não dá nem 0.25 segundos já pega o meeple do outro e move pro espaço X, já explica que ali é o melhor e pronto, já paga a grana sem o outro jogador nem saber porque ganhou dinheiro e etc... Claro que as vezes o jogador que está sendo "ajudado" é lento ou outro motivo, mas putz... O pior é que muitas vezes isso tem ligações com arrogância... *este problema confesso que vejo acontecer mais vezes do que gostaria... e nas Lúdicas (esta última sendo um exemplo recente) vejo mais vezes... topo com uns caras que dá até vontade de parar de jogar por aquele dia...*.
Já vi passarem o rodo nos novatos (tem até um verbo pra isso!), já vi capitanearem os outros num cooperativo (brinco que o Tiago é o capitão, mas isso nem acontece mais, ele agora é apenas um cabo chato pra cacete), em jogos com o pessoal mais experiente eu vejo tentativa de manipulação e mind trick o tempo todo, mas na verdade o que mais vejo é o pessoal dando dicas úteis durante os jogos. Nunca vi alguém fazer o que você tá falando, mas provavelmente é porque estou acompanhando mesas e jogos diferentes de você.
Última edição por Rafaelfo em Qui Nov 20, 2014 12:50 pm, editado 1 vez(es)
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