Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TOP 5 - Inimigos dos jogos

+11
Gustavo
Trentini
doizinho
Jota
Gabriel
Luiz
Soar
Reffip
lauripaulo
Pedro
Binderman
15 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por doizinho Ter Nov 18, 2014 10:01 am

Bom dia pessoal. Hoje no nosso TOP 5 vamos falar de coisas que atrapalham as nossas partidas e que tornam a experiência de jogar um pouco mais difícil. O tema é um pouco polêmico e difícil então vamos respirar fundo, contar até 10 e pensar bem depois de ler e antes de escrever. Vamos a minha lista.

5 - Preconceito - Hoje em dia tem muita gente revisitando os jogos de tabuleiro, e isso é ótimo, mas é inegável que ainda existe muito preconceito de quem é de fora. Isso é um problema sério e que afasta muita gente dos jogos. Infelizmente os jogos ainda são vistos como coisa de criança. Os mais velhos jogam sua caxeta, canastra e dominó, os adultos descolados o poker, a nova geração de adultos aceitam os videogames, mas a maioria absoluta deles não entendem como a gente pode gostar de jogos de tabuleiro. O preconceito ainda é grande e vai ficar por aí por muitos anos ainda.

4 - Mal perdedor/vencedor - Isso acontece pouco no nosso grupo, mas é de longe uma das coisas mais desagradáveis que pode acontecer quando se joga qualquer coisa. Eu jogo pra vencer sempre, mas jogo principalmente pra me divertir, e me entristece quando encontro um jogador que fica de cara amarrada com uma derrota, ou aquele que fica tripudiando em exagero pela sua vitória.

3 - Regras confusas - Essa é de longe a pior coisa que um designer pode fazer com o seu jogo. Componentes ruins e arte feia eu até relevo, mas regras mal escritas não dá. O pior é que isso é uma prática muito comum no mercado e que vai desde a gigante FFG até as nanicas.

2 - Celulares - Hoje em dia uma das maiores ofensas, pra mim, numa mesa de jogo, é uma pessoa ficar mexendo sem parar no celular. Acho isso um desrespeito absurdo e vou ser bem sincero, evitarei jogar novamente com essa pessoa por um tempo. Não vejo mal nenhum nas pessoas checarem as mensagens eventualmente, e nem sou xiita a ponto de condenar alguém que precise atender a uma ligação, mas ficar num bate papo no whatsapp durante uma partida é imperdoável.

1 - Falta de tempo - Esse é o meu nêmesis, e é daqueles grandes, do porte de um Galactus! Me sinto mal por não ter mais tempo disponível e fico triste por nem ser mais convidado pra qualquer coisa que não seja jogar na sexta. O pior é que não vejo, num futuro próximo, nenhuma mudança nesse cenário.

Menções desonrosas - Pessoas descuidadas - aqui é mais um problema pequeno que praticamente não nos afeta dentro do grupo. Confesso que me incomodo um pouco ao ver uma pessoa dobrando uma carta de jogo como se fosse uma lista de mercado; e jogos mal testados - um jogo ruim não me incomoda muito, basta evitá-lo e está tudo resolvido, agora um jogo bom que foi mal testado me incomoda muito. Esse fenômeno novo está crescendo bastante com o kickstarter e suas ridículas necessidades de metas estendidas, um bom exemplo disso é o Glory to Rome que veio com um conjunto de cartas que eu nem uso por não terem nenhum cuidado com o delicado equilíbrio do jogo.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por tiagovip Ter Nov 18, 2014 10:11 am

doizinho escreveu:2 - Celulares - Hoje em dia uma das maiores ofensas, pra mim, numa mesa de jogo, é uma pessoa ficar mexendo sem parar no celular. Acho isso um desrespeito absurdo e vou ser bem sincero, evitarei jogar novamente com essa pessoa por um tempo. Não vejo mal nenhum nas pessoas checarem as  mensagens eventualmente, e nem sou xiita a ponto de condenar alguém que precise atender a uma ligação, mas ficar num bate papo no whatsapp durante uma partida é imperdoável.

Conheço um Irregular a quem isto aplica-se muito bem.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por doizinho Ter Nov 18, 2014 10:13 am

tiagovip escreveu:
doizinho escreveu:2 - Celulares - Hoje em dia uma das maiores ofensas, pra mim, numa mesa de jogo, é uma pessoa ficar mexendo sem parar no celular. Acho isso um desrespeito absurdo e vou ser bem sincero, evitarei jogar novamente com essa pessoa por um tempo. Não vejo mal nenhum nas pessoas checarem as  mensagens eventualmente, e nem sou xiita a ponto de condenar alguém que precise atender a uma ligação, mas ficar num bate papo no whatsapp durante uma partida é imperdoável.

Conheço um Irregular a quem isto aplica-se muito bem.

Abs,
Pelo menos é um amigo próximo né, e nesse caso você pode reclamar abertamente com a pessoa sem que isso cause algum desconforto. O problema é quando você encontra uma pessoa assim que não te conhece bem ou que você mal acabou de conhecer.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por tiagovip Ter Nov 18, 2014 10:16 am

doizinho escreveu:
tiagovip escreveu:
doizinho escreveu:2 - Celulares - Hoje em dia uma das maiores ofensas, pra mim, numa mesa de jogo, é uma pessoa ficar mexendo sem parar no celular. Acho isso um desrespeito absurdo e vou ser bem sincero, evitarei jogar novamente com essa pessoa por um tempo. Não vejo mal nenhum nas pessoas checarem as  mensagens eventualmente, e nem sou xiita a ponto de condenar alguém que precise atender a uma ligação, mas ficar num bate papo no whatsapp durante uma partida é imperdoável.

Conheço um Irregular a quem isto aplica-se muito bem.

Abs,
Pelo menos é um amigo próximo né, e nesse caso você pode reclamar abertamente com a pessoa sem que isso cause algum desconforto. O problema é quando você encontra uma pessoa assim que não te conhece bem ou que você mal acabou de conhecer.

Isso é verdade. Por sinal, falei ontem para ele largar a porra do whatsup de merda, mas, claro, fui ignorado solenemente.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por Rafaelfo Ter Nov 18, 2014 10:28 am

doizinho escreveu:3 - Regras confusas - Essa é de longe a pior coisa que um designer pode fazer com o seu jogo. Componentes ruins e arte feia eu até relevo, mas regras mal escritas não dá. O pior é que isso é uma prática muito comum no mercado e que vai desde a gigante FFG até as nanicas.
Hehe, vide caso Tasnia ali no outro tópico...
Isso é foda... e alguns tipos de erros são intoleráveis e até demonstram pouco caso do autor com o público ou seu próprio jogo! (independentemente se o problema for falta de testes, revisão de textos, tradução, etc...) No caso do próprio Tasnia e também no A Study in Emerald o problema com as regras pode tornar o jogo não-jogável em algumas ocasiões, a depender da dúvida em questão.
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por doizinho Ter Nov 18, 2014 10:34 am

Rafaelfo escreveu:
doizinho escreveu:3 - Regras confusas - Essa é de longe a pior coisa que um designer pode fazer com o seu jogo. Componentes ruins e arte feia eu até relevo, mas regras mal escritas não dá. O pior é que isso é uma prática muito comum no mercado e que vai desde a gigante FFG até as nanicas.
Hehe, vide caso Tasnia ali no outro tópico...
Isso é foda... e alguns tipos de erros são intoleráveis e até demonstram pouco caso do autor com o público ou seu próprio jogo! (independentemente se o problema for falta de testes, revisão de textos, tradução, etc...)  No caso do próprio Tasnia e também no A Study in Emerald o problema com as regras pode tornar o jogo não-jogável em algumas ocasiões, a depender da dúvida em questão.
Pois é, infelizmente o Jason não se mostrou bom o suficiente pra dar o passo que falta pra entregar jogos realmente bem feitos. O Neptune tem um manual porco que precisou de interpretação conjunta, o Zogar's tem um manual ok, mas é meio quebrado, parece mal testado e precisa de umas house rules pra funcionar, e agora esse manual do Tasnia que vocês também reclamam. Esse é um problema típico das empresas nanicas, onde uma pessoa cuida de tudo.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por Reffip Ter Nov 18, 2014 10:54 am

Difícil fazer um top 5... prefiro comentar e adicionar algumas coisas ao já citado.

Eu entendo bem essa coisa da falta de tempo. Esse é o inimigo de todas as coisas, não é?
Venho tentado conseguir mais um dia na semana para jogar e tem sido bem dificil. Aí sobra a sexta, e se dá um crepe é mais uma semana inteira sem jogar fora de casa. Espero realmente no ano que vem conseguir esse dia a mais!

Quanto ao mau perdedor\vencedor é uma coisa de infancia não resolvida né? Eu vejo isso quando o meu filho tá reunido com os amigos. Não existe nada mais ofensivo do que ficar SE EXIBINDO. hehehehe. Acho um problema mais fácil de contornar, já que basta jogar uma vez com aquela pessoa para sacar se o cara tem um comportamento deste tipo, e se vale a pena continuar jogando com ele.
Eu confesso que não consigo controlar muito minha emoção quando perco um jogo cooperativo. É coisa de bater uma tristeza mesmo e demoro um pouco para voltar ao ritmo.

Os celulares me incomodam quando em excesso. Não vejo problema em alguem bater duas ou 3 fotos da partida, cadastrar alguma coisa no bgg... mas o papipnho do whatsapp é realmente irritante.

Não vejo tanto preconceito, vejo mais ignorancia. Sempre que comento com alguém sobre o fato de eu participar de um grupo de jogos de tabuleiro, as pessoas sempre pensam em xadrez\damas. Então tenho sempre uma ou outra foto no celular para ilustrar o que é um tabuleiro moderno! Smile

E pra mim, um grande inimigo do jogo não citado é: BEBIDINHAS E COMIDINHAS na mesa. Voces nunca me viram, nem verão com um copo na mesa. Eu sei que coloco o mundo em perigo quando faço isso.

Por exemplo, lembro da sensação de morte que eu tive ao derrubar uma lata de coca-cola do Trentini em cima do seu novíssimo tabuleiro de Five Tribes. Por sorte, ele tinha secado até a ultima gota daquela lata.  Preocupado
Reffip
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 680
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 40
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por Rafaelfo Ter Nov 18, 2014 10:59 am

Reffip escreveu:Por exemplo, lembro da sensação de morte que eu tive ao derrubar uma lata de coca-cola do Trentini em cima do seu novíssimo tabuleiro de Five Tribes. Por sorte, ele tinha secado até a ultima gota daquela lata.  Preocupado
ahauahuahauahu a cara do Osmar entre o momento que ele bateu na lata e o momento que ela tocou, deitada, a mesa, deveria ter sido gravada para a eternidade.
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por Trentini Ter Nov 18, 2014 11:04 am

Vou tentar enumerar, mas é complicado

5) Ser obrigado a terminar a partida pela metade - As vezes o jogo chega até o clímax aí alguém vai lá e fala: preciso ir embora, agora. Eu tento evitar ao máximo que isso ocorra comigo, uma certa vez acompanhei a explicação de regra do Fresco do Rafaelfo, aí para evitar de ter que fazer essa coisa chata eu preferi falar pra ele que não ia nem começar a partida. Isso não me incomoda quando é algum jogo que se pode retornar outra hora, entretanto.

4) Celular - Bem, isso é uma coisa para a vida, não só para os jogos, odeio quando estou num restaurante, bar, cinema (pasmem) e alguém não larga o celular. É diferente de eventualmente alguém ter que atender ao celular ou responder uma mensagem urgente, o meu problema é com o povo que não larga o celular e tem o hábito de ficar digitando nele toda hora, uma dica para essas pessoas é desligar a internet e as notificações quando estiver em algum compromisso, seja um jogo de tabuleiro seja algo mais importante, sério, o seu aproveitamento será bem melhor e irritará menos seus amigos. Isso me incomoda principalmente no momento de explicar as regras e também quando o celular é motivo de deixar o cara perdido no jogo e quando chegar na vez dele ele praticar Analisis Paralisis por não ter analisado a partida na rodada dos outros jogadores. Agora a pior parte é quando o cara vai mexer no celular especialmente na vez dele jogar, aí é para acabar.

3) Falta de flexibilidade e excesso de competitividade - Bem, eu entendo que muitos aqui sejam competitivos nos jogos e tentam ganhar, mas vejam, é um jogo de lazer e não uma competição valendo dinheiro, algumas pessoas pegam pesado demais no fato de jogar sério e não jogar para se divertir. Eu costumo voltar jogadas, sempre falam que é uma Trentinagem, vejam, eu faço isso sempre na minha vez, o que ocorre é simplesmente o pensar já mexendo nas peças, nunca fiz isso depois que passei a vez e outra pessoa já fez uma jogada. Outra situação é quando recebo ou dou dicas de algumas jogadas legais que vi serem possíveis para outros jogadores, juro que minha intenção é boa e odeio quando tem gente intransigente até com isso, como disse, jogo pelo lazer, se fosse uma competição, um campeonato seria uma história diferente.

2) Falta de cuidado - Bem, como o Fabiano falou, isso não é uma coisa recorrente do nosso grupo, pois a maioria possui jogos e como cuida do que é deles, cuida também do que é dos outros, mas algumas pessoas que dobram cartas e esfregam tokens na mesa fazem eu pensar 2x antes de jogar com elas. Bem, existem também os desastrados que derrubam comida no tabuleiro, e bem, esses eu nõa me importo, afinal acidentes acontecem, eu mesmo já cometi um acidente desses, claro que para esses casos sempre recomendo deixar copos longe do alcance do tabuleiro e também de seu braço quando estiver gesticulando.

1) Gente que não presta a atenção na explicação de regras - Bom, essa parte inclui o pessoal do celular também, mas não só eles, as distrações podem acontecer de vários pontos, bem, quando se explica as regras de um jogo para um grupo você tem uma pequena experiência do que é ser um professor e percebe porque seus professores ficavam tão putos quando você não parava de conversar na sala de aula, não só dando a mínima para o que ele estava dizendo mas também atrapalhando a concentração de quem estava querendo aprender.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por doizinho Ter Nov 18, 2014 11:12 am

Reffip escreveu:Não vejo tanto preconceito, vejo mais ignorancia. Sempre que comento com alguém sobre o fato de eu participar de um grupo de jogos de tabuleiro, as pessoas sempre pensam em xadrez\damas. Então tenho sempre uma ou outra foto no celular para ilustrar o que é um tabuleiro moderno! Smile
Osmar, tenho vizinhos que me viram saindo de casa com as caixas de jogos e me perguntaram o que eram, tentei explicar e tudo o que eles entenderam é "o cara vai brincar com os amigos de banco imobiliário". Durante essas conversas era visível o sorriso de reprovação no canto da boca. Aquelas pessoas devem pensar, que nerd esse cara que joga banco imobiliário ainda adulto.

Meus cunhados jogam videogame, investem fortunas no PS3 e PS4, mas quando os convido pra jogarem comigo eles sempre recusam como se fosse um crime jogar uma partida de tabuleiro. Também noto a mesma atitude de desdém, como se os jogos fossem apenas pra crianças.

Foram tantas as vezes que vi isso acontecer que o máximo que eu faço agora é mostrar a minha coleção para as pessoas, e somente quando a Cris toca no assunto. Cansei de tentar apresentar jogos para pessoas não interessadas, elas desconhecem o assunto sim como você mencionou, mas também carregam um forte preconceito sobre o assunto, isso acontece e eu vivenciei isso várias e várias vezes.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por Trentini Ter Nov 18, 2014 11:13 am

doizinho escreveu:
Reffip escreveu:Não vejo tanto preconceito, vejo mais ignorancia. Sempre que comento com alguém sobre o fato de eu participar de um grupo de jogos de tabuleiro, as pessoas sempre pensam em xadrez\damas. Então tenho sempre uma ou outra foto no celular para ilustrar o que é um tabuleiro moderno! Smile
Osmar, tenho vizinhos que me viram saindo de casa com as caixas de jogos e me perguntaram o que eram, tentei explicar e tudo o que eles entenderam é "o cara vai brincar com os amigos de banco imobiliário". Durante essas conversas era visível o sorriso de reprovação no canto da boca. Aquelas pessoas devem pensar, que nerd esse cara que joga banco imobiliário ainda adulto.

Meus cunhados jogam videogame, investem fortunas no PS3 e PS4, mas quando os convido pra jogarem comigo eles sempre recusam como se fosse um crime jogar uma partida de tabuleiro. Também noto a mesma atitude de desdém, como se os jogos fossem apenas pra crianças.

Foram tantas as vezes que vi isso acontecer que o máximo que eu faço agora é mostrar a minha coleção para as pessoas, e somente quando a Cris toca no assunto. Cansei de tentar apresentar jogos para pessoas não interessadas, elas desconhecem o assunto sim como você mencionou, mas também carregam um forte preconceito sobre o assunto, isso acontece e eu vivenciei isso várias e várias vezes.
Thumbs Up   Thumbs Up   Thumbs Up   Thumbs Up   Thumbs Up
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por tiagovip Ter Nov 18, 2014 11:20 am

Trentini escreveu:2) Falta de cuidado - Bem, existem também os desastrados que derrubam comida no tabuleiro, e bem, esses eu nõa me importo, afinal acidentes acontecem, eu mesmo já cometi um acidente desses

Pois é, um desses bem recente eu diria.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por doizinho Ter Nov 18, 2014 11:21 am

Trentini escreveu:5) Ser obrigado a terminar a partida pela metade 
Isso é chato mesmo, por sorte é raríssimo de acontecer.

Trentini escreveu:1) Gente que não presta a atenção na explicação de regras
Imediatamente me vem à cabeça uma pessoa que estava jogando D&D e não prestou atenção nas regras, o jogo é tolo demais pra isso né! Quando perdemos a partida essa pessoa imediatamente começou a pensar em novas regras pra deixar o jogo mais competitivo! Se ele tivesse prestado atenção nas regras, ele saberia que poderia ter usado o ataque duplo do personagem dele em todos os turnos do jogo. Esse querido comedor de bolacha acha que só porque conhece 5000 jogos não precisa ouvir as regras, ele ainda hoje faz a mesma coisa.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por tiagovip Ter Nov 18, 2014 11:23 am

doizinho escreveu:
Trentini escreveu:1) Gente que não presta a atenção na explicação de regras
Imediatamente me vem à cabeça uma pessoa que estava jogando D&D e não prestou atenção nas regras, o jogo é tolo demais pra isso né! Quando perdemos a partida essa pessoa imediatamente começou a pensar em novas regras pra deixar o jogo mais competitivo! Se ele tivesse prestado atenção nas regras, ele saberia que poderia ter usado o ataque duplo do personagem dele em todos os turnos do jogo. Esse querido comedor de bolacha acha que só porque conhece 5000 jogos não precisa ouvir as regras, ele e ainda hoje faz a mesma coisa.

Um jogo! Um jogo!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por doizinho Ter Nov 18, 2014 11:25 am

Reffip escreveu:E pra mim, um grande inimigo do jogo não citado é: BEBIDINHAS E COMIDINHAS na mesa. Voces nunca me viram, nem verão com um copo na mesa. Eu sei que coloco o mundo em perigo quando faço isso.
Depois de um gravíssimo incidente com uma coca cola eu tento deixar as bebidas no chão mesmo! As vezes dou uma recaída, mas quando me lembro retiro imediatamente as bebidas da mesa.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por tiagovip Ter Nov 18, 2014 11:25 am

Por sinal, esse tópico todo é deveras parecido com um outro, criado por um antigo membro não tão bem quisto. Quase exatamente igual, só não lembro se era elencado em posições.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por doizinho Ter Nov 18, 2014 11:27 am

tiagovip escreveu:Por sinal, esse tópico todo é deveras parecido com um outro, criado por um antigo membro não tão bem quisto. Quase exatamente igual, só não lembro se era elencado em posições.

Abs,
Não tem nada de igual, é apenas o livre pensar meu caro!
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por tiagovip Ter Nov 18, 2014 11:30 am

doizinho escreveu:
tiagovip escreveu:Por sinal, esse tópico todo é deveras parecido com um outro, criado por um antigo membro não tão bem quisto. Quase exatamente igual, só não lembro se era elencado em posições.

Abs,
Não tem nada de igual, é apenas o livre pensar meu caro!

Há uma certa beleza nisso!
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por Reffip Ter Nov 18, 2014 11:33 am

doizinho escreveu:
Reffip escreveu:Não vejo tanto preconceito, vejo mais ignorancia. Sempre que comento com alguém sobre o fato de eu participar de um grupo de jogos de tabuleiro, as pessoas sempre pensam em xadrez\damas. Então tenho sempre uma ou outra foto no celular para ilustrar o que é um tabuleiro moderno! Smile
Osmar, tenho vizinhos que me viram saindo de casa com as caixas de jogos e me perguntaram o que eram, tentei explicar e tudo o que eles entenderam é "o cara vai brincar com os amigos de banco imobiliário". Durante essas conversas era visível o sorriso de reprovação no canto da boca. Aquelas pessoas devem pensar, que nerd esse cara que joga banco imobiliário ainda adulto.

Meus cunhados jogam videogame, investem fortunas no PS3 e PS4, mas quando os convido pra jogarem comigo eles sempre recusam como se fosse um crime jogar uma partida de tabuleiro. Também noto a mesma atitude de desdém, como se os jogos fossem apenas pra crianças.

Foram tantas as vezes que vi isso acontecer que o máximo que eu faço agora é mostrar a minha coleção para as pessoas, e somente quando a Cris toca no assunto. Cansei de tentar apresentar jogos para pessoas não interessadas, elas desconhecem o assunto sim como você mencionou, mas também carregam um forte preconceito sobre o assunto, isso acontece e eu vivenciei isso várias e várias vezes.

Ah, certamente acontece. Eu só disse que não vejo acontecer tanto na minha rotina.
Mas isso acho que tem mais relação com a maneira que cada um lida com preconceito. Eu, se fosse fazer a escala de top five, por mais que haja um monte de preconceituosos por aí não o citaria como um inimigo do jogo, e sim como um inimigo do portador de tal sentimento\ação deplorável.
Reffip
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 680
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 40
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por Binderman Ter Nov 18, 2014 1:23 pm

Boa ideia, segue minha lista neurótica:


5 - Pessoas que fazem outra coisa enquanto estão jogando. Não apenas celulares, qualquer coisa.

4 - Pessoas que não escutam as explicações. Conforme já foi falado.

3 - Pessoas que querem entender totalmente um jogo complexo na primeira vez antes de fazer a primeira jogada. Já aconteceu em uma das partidas de Through the Ages. Tortura indescritível.

2 - Pessoas que deixam você ganhar de propósito. Uma coisa é jogar para se divertir, sem fazer muita força para ganhar. Outra bem diferente é o cara claramente fazer jogadas seguidas só para beneficiar você. Recentemente aconteceu isso comigo: o cara queria desesperadamente que eu gostasse do jogo.

1 - Pessoas que reclamam do jogo enquanto estão jogando. Tudo bem criticar alguns pontos do jogo ou detoná-lo após o término. Mas a pior experiência que tive em um jogo de tabuleiro foi com o 7 Wonders (eu gosto) e com um dos meus melhores amigos. Era a primeira partida dele, aliás era o primeiro jogo com drafting para ele. Durante quase o tempo inteiro ele ficou reclamando do jogo, das regras, dos objetivos, da falta de estratégia, etc. Nem a esposa conseguiu fazer ele parar. Horrível e frustrante.

Preconceito não me incomoda, já me acostumei com isso desde a infância. Preconceito de colegas de escola, primos, tios, etc. Mas tenho um caso curioso: há uns anos atrás apresentei o Agricola para um amigo. Ele me olhou torto mas aceitou. Acabou gostando e até já comprou alguns, incluindo o Arkham Horror. Quando vamos na casa dele, eu sempre levo uns jogos e ele faz um esforço adicional para convencer os outros convidados de que esse tipo de jogo não é coisa de criança. E, é claro, eu sorrio internamente. Smile
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por Jota Ter Nov 18, 2014 1:26 pm

Ótimo tópico e pra mim o Fabiano já disse tudo e o Trentini com a sua primeira posição, completaram as coisas que eu menos gosto.

Porém, talvez uma variante das pessoas que não prestam atenção nas regras, seriam as que não gostam de aprender novas regras!
Sim. Conheço pessoas que sempre querem jogar os mesmo jogos. E quando eu sugiro algo novo já torcem o nariz. Elas só se esquecem de que os jogos que elas tanto gostam, um dia eram novidade e elas tiveram que parar pra aprender as regras...

Ahhh lembrei de outro! hauhauha

O cara que não gosta de um jogo e desmotiva os demais.
Imaginem a situação: vc levou um jogo pra apresentar para a galera, e quando tira ele da mochila, o fulano (que já conhece o jogo e não gosta) diz: "Xiiii esse aí nãoooo muito chato!". Pronto. Já é o suficiente pra que todos fiquem desmotivado em querer jogá-lo...

Jota
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 379
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.minutopoesia.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por Gabriel Ter Nov 18, 2014 1:35 pm

tiagovip escreveu:
doizinho escreveu:
tiagovip escreveu:
doizinho escreveu:2 - Celulares - Hoje em dia uma das maiores ofensas, pra mim, numa mesa de jogo, é uma pessoa ficar mexendo sem parar no celular. Acho isso um desrespeito absurdo e vou ser bem sincero, evitarei jogar novamente com essa pessoa por um tempo. Não vejo mal nenhum nas pessoas checarem as  mensagens eventualmente, e nem sou xiita a ponto de condenar alguém que precise atender a uma ligação, mas ficar num bate papo no whatsapp durante uma partida é imperdoável.

Conheço um Irregular a quem isto aplica-se muito bem.

Abs,
Pelo menos é um amigo próximo né, e nesse caso você pode reclamar abertamente com a pessoa sem que isso cause algum desconforto. O problema é quando você encontra uma pessoa assim que não te conhece bem ou que você mal acabou de conhecer.

Isso é verdade. Por sinal, falei ontem para ele largar a porra do whatsup de merda, mas, claro, fui ignorado solenemente.

Era uma situação bem específica, não fico fazendo isso durante os jogos.

Gabriel
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 601
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por Soar Ter Nov 18, 2014 2:57 pm

5 - abandonar a partida no meio: já fui criticado por ter que abandonar uma partida antes, porém foi devido a uma emergência, agora o sujeito senta à mesa sabendo que vai sair... não rola!

4 - pessoas que não acompanham a rodada dos outros durante a partida e tem que ser corrigidos e orientados o tempo todo. Isso gera em mim um sentimento que é ruim de desvalorização e desmérito.

3 - Falta de cuidado com os jogos dos amiguinhos. certa vez emprestei um jogo que estava zerado, era um jogo ruim, mas com bons componentes e pedi pro amigo dar uma olhada e me dar sugestões sobre o que eu poderia fazer pra melhorar ele. Entreguei o jogo ainda com o plástico original (no melhor estilo Samuca) protegendo  tampa e recebi de volta com a caixa detonada e ainda sem o amigo nem ter olhado o jogo. (desabafei também!!)

2 - Filhos doentes - já tive situações de ter que emergencialmente desmarcar partidas e criar algumas situações desconfortáveis. Lembro de uma vez que o Ismael tinha montado todo um setup do Tide of Iron e eu estava no bus indo pra Curitiba Ludica quando fui chamado de volta pra casa, noutra ocasião estavamos sentados eu Gustavo, Jorge e Peixe pra um Britânia e tive que sair pra socorrer minha pequena que havia caído na escola. A situação é ruim por sí, ao saber que uma filhinha teve um problema de saúde. 
Só mesmo quem tem filho pequeno poderia entender uma situação destas e não ficar de "biquinho".

1 - Falta de tempo, na verdade até tenho alguns períodos possíveis de marcar umas partidinhas, mas nestes horários tão diferentes eu acabo não achando os parceiros que eu gostaria.

Editei pois falta o TOP aqui - A PESSOA QUE TE ENSINA PORCAMENTE O JOGO E NA PRIMEIRA PARTIDA JÁ QUER TE MASSACRAR!!


Última edição por Warrior em Ter Nov 18, 2014 8:28 pm, editado 1 vez(es)
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por Rafaelfo Ter Nov 18, 2014 4:17 pm

Jota escreveu:O cara que não gosta de um jogo e desmotiva os demais.
Imaginem a situação: vc levou um jogo pra apresentar para a galera, e quando tira ele da mochila, o fulano (que já conhece o jogo e não gosta) diz: "Xiiii esse aí nãoooo muito chato!". Pronto. Já é o suficiente pra que todos fiquem desmotivado em querer jogá-lo...
FMR!
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por tiagovip Ter Nov 18, 2014 4:24 pm

Binderman escreveu:1 - Pessoas que reclamam do jogo enquanto estão jogando.

Jota escreveu:O cara que não gosta de um jogo e desmotiva os demais.

Conheço alguém que encaixa-se com perfeição nesses dois pontos.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Inimigos dos jogos Empty Re: TOP 5 - Inimigos dos jogos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos