Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Robinson Crusoé

3 participantes

Ir para baixo

Robinson Crusoé Empty Robinson Crusoé

Mensagem por Binderman Sab Ago 02, 2014 9:26 am

E aí, o que me dizem do jogo Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island?

Robinson Crusoé Jswidget
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ir para o topo Ir para baixo

Robinson Crusoé Empty Re: Robinson Crusoé

Mensagem por Trentini Sab Ago 02, 2014 9:34 am

Digo que é um excelente jogo e que curtirá bastante Smile

Robinson Crusoé Jswidget
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por Binderman Sab Ago 02, 2014 9:47 am

Hhehe, beleza. Estou pensando em dar o Torres por ele.

Robinson Crusoé Jswidget
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Trentini Sab Ago 02, 2014 10:29 am

Bem, tematicamente ele me agrada bastante, tem 6 cenários completamente diferentes e que, acredite, não enjoam facilmente se forem jogados repetidamente. Uma cacetada de eventos pertinentes a cada ação que você for fazer, por exemplo, se você está explorando a ilha, podem ocorrer eventos pertinentes a isso, por exemplo você ficar perdido e não conseguir voltar para o acampamento esta noite, ou você estar tentando construir uma lança mas acaba machucando a mão, etc. Então é um jogo que te dá o feeling de estar numa ilha e precisar sobreviver, fora que a dificuldade do jogo é bem boa, o jogo é desafiador para muitos jogadores, mas a dificuldade diminui para poucos jogadores ou numa partida solo, porém o desafio sempre existe.

Robinson Crusoé Jswidget
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Trentini Sab Ago 02, 2014 10:30 am

Claro que você pode jogar com os 4 personagens em modo solo para ter um desafio de pensar por 4 cabeças diferentes, ou jogar apenas com um sobrevivente e usar o cachorro e o Friday como auxílio.

Robinson Crusoé Jswidget
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Binderman Sab Ago 02, 2014 10:52 am

@Trentini escreveu:Claro que você pode jogar com os 4 personagens em modo solo para ter um desafio de pensar por 4 cabeças diferentes, ou jogar apenas com um sobrevivente e usar o cachorro e o Friday como auxílio.

Eu prefiro jogar com mais de um personagem, todos os jogos em que fiz isso ficarem melhores: Arkham, Elder Sign e Sentinels.

Robinson Crusoé Jswidget
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por tiagovip Dom Ago 03, 2014 2:44 am

Vou replicar aqui o que falei quando da minha primeira partida (e basicamente mantém-se até hoje, já na 10a partida):

Acompanhei esse jogo desde quando ele estava ainda em desenvolvimento, por tratar-se de um temático cooperativo (o meu tipo de jogo preferido). Só que o jogo demorou uma pequena eternidade para ir da Europa para os EUA e eu acabei deixando o jogo de lado nas prioridades de compra, até, claro, começar a ler várias e várias coisas boas sobre ele. Quando soube que o Evandro e o Marcelo compraram-no, fiquei deveras contente e esperando pela oportunidade de jogar. O jogo vem numa caixa grande, mas não tem tantos componentes assim: a maior parte são cartas e há uma quantidade bem razoável delas (perto de 300). Encaramos o cenário inicial - Náufragos (Castaways), em que o objetivo é sobreviver e construir uma fogueira grande o suficiente para chamar a atenção de navios que passem perto da ilha - e nenhum desses dois propósitos é fácil de cumprir. Primeiro que os jogadores começam sem sequer uma faca e o abrigo é uma folha de bananeira jogada sobre o corpo. Ou seja, é necessário explorar a ilha para encontrar madeira, comida e os locais com os recursos necessários para construir itens diversos: potes, corda, pá, cesto, lança, etc. A princípio o templo está mais clemente com os náufragos, mas logo esfriará e virá a temporada de chuvas. A chuva compromete a comida e inutiliza a madeira, e no frio é preciso gastar madeira para as fogueiras para se manter aquecido, o que tira madeira da grande fogueira (o objetivo do cenário). Enfim, é uma situação bem complicada. O Rafael jogou com o Soldado, o Evandro com o Cozinheiro, o Pedro com o Explorador e eu com o Carpinteiro. As ações possíveis no jogo são várias e existem duas maneiras de fazê-las: dedicado (usando os dois marcadores disponíveis) ou meia-boca (usando um marcador só). Ao usar dois marcadores a ação é feita e pronto. Usando um, rolam-se três dados, um para ver se a coisa foi feita ou não, outro para ver se ocorrerá um evento e o último para ver se houve algum dano sofrido durante a tarefa. Então porque alguém faria algo meia-boca? Ora, essa é uma questão para os filósofos. Mas, no jogo, é porque tem coisas demais acontecendo (conseguir comida, madeira, construir, caçar, agir contra eventos da rodada, etc) e simplesmente não há maneira de fazer tudo de forma dedicada. É aqui que separa-se o essencial do que muito necessário. Se não houver comida para todos, alguém passará fome e perderá pontos de vida (se alguém morrer, o jogo termina em derrota); se passar a noite fora do acampamento, toma dano também. Se houver algum ataque contra o acampamento e não houver paliçada - mais dano. Se não houver madeira para combater o frio? Dano. E assim vai. De começo conseguimos nos alimentar e conseguir madeira. Quando a chuva começou, ficou claro que precisávamos de um abrigo melhor, e comecei a me dedicar a isso, usando madeira e peles. O Rafael foi o principal responsável por caçar e fazer as armas e a paliçada. O Evandro fazia de tudo um pouco, até mesmo atrair um puma para o acampamento. O Pedro, claro, explorava, levando-nos na direção de covas abertas, doenças e arbustos venenosos, todavia teve dois momentos notáveis: quando passou a noite fora do acampamento e como um fisiculturista austríaco em um filme dos anos 80 trouxe uma tora de madeira nos ombros; e quando construiu a cama - ah, como foi bom parar de dormir naquele lodaçal! O soldado Rafael tinha momentos de desespero, que achamos que era fome, quando ele gritava que todos iríamos ter morte horríveis. Pode ter sido também que as mordidas que ele levou da iguana possam ter deixado ele delirante - a iguana quase venceu ele e o cozinheiro juntos; mas o soldado derrotou um gorila e comemos bem aquela noite. Apesar das acusações que o carpinteiro (eu) não sabia nem fazer pás, o mesmo construiu um abrigo do nível de um Four Seasons, com até mesmo um porão embutido. Ao final, na 10ª rodada, fizemos a fogueira e esperamos pelo resgate, sabendo que levamos bastante sorte! E foi sorte mesmo, pois vimos que, na sequência, haveria nada menos do que 8 ou 9 eventos em sequência que nos causaria a derrota abjeta. Se não deixei transparecer em meu relato, este é definitivamente um jogão! Cheio de decisões, de debate para decidir o curso das ações, de problemas aos montes, além de ser bastante temático, num sistema bem legal: se algo ocorre, como, por exemplo, alguém torcer o tornozelo, a carta que fez isso vai para o baralho de eventos, é embaralhada ali e quando sair, aquilo - a torção - terá uma consequência (neste caso, a perna incha e o personagem não poderá trabalhar em nada exigente naquele dia). Bem legal mesmo!

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Mensagem por tiagovip Dom Ago 03, 2014 2:45 am

@Binderman escreveu:
@Trentini escreveu:Claro que você pode jogar com os 4 personagens em modo solo para ter um desafio de pensar por 4 cabeças diferentes, ou jogar apenas com um sobrevivente e usar o cachorro e o Friday como auxílio.

Eu prefiro jogar com mais de um personagem, todos os jogos em que fiz isso ficarem melhores: Arkham, Elder Sign e Sentinels.

Concordo com isso - no Robison prefiro sempre usar 4 personagens, mesmo jogando em 3 ou 2.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Binderman Dom Ago 03, 2014 6:50 pm

Troca feita.

Robinson Crusoé Jswidget
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por tiagovip Dom Ago 03, 2014 7:33 pm

@Binderman escreveu:Troca feita.

Ponderando acerca de seus novos gostos, acho que você fez muito bem, ainda que o Torres seja um jogo legal, é bem "seco".

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Binderman Seg Ago 04, 2014 7:02 am

@tiagovip escreveu:
@Binderman escreveu:Troca feita.

Ponderando acerca de seus novos gostos, acho que você fez muito bem, ainda que o Torres seja um jogo legal, é bem "seco".

Abs,

Concordo. Depois de 28 partidas eu já não tinha vontade nenhuma em jogá-lo. Mesmo ele ficando muito bacana na mesa.

Robinson Crusoé Jswidget
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Binderman Qui Ago 07, 2014 9:30 am

Sensacional o jogo, a ideia de cenários bem diferentes enriquece muito o jogo. Candidato a entrar no meu Top 10. A questão é que não tem ninguém para sair de lá.

P.S.: Como o Vinícius quase teve um treco quando eu disse que troquei o Torres, tive que comprar outra cópia. O_o

Robinson Crusoé Jswidget
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Trentini Qui Ago 07, 2014 9:31 am

Sabia que iria gostar, Binder Smile e a grande variabilidade dos cenários ajuda bastante a não enjoar.

Robinson Crusoé Jswidget
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo