Livre pensar...

Ir em baixo

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Livre pensar... Empty Re: Livre pensar...

Mensagem por Pedro em Ter Jun 18, 2013 5:19 pm

@AnJo888 escreveu:Sei que muitos dos mais antigos de BGs e afins já devem ter conversado sobre isto, quer seja da mesma maneira que este noobie vai falar, ou de inúmeras manerias diferentes, mas fica aqui registrado, no fórum novo.

A idéia é super-revolucionária, mas como os dias são de revolução, aí vai: que tal criarmos uma empresa de games especializada em pegar games ruins, 'consertar' o que for considerado pela maioria (BBG reviews e pesquisas/opiniões locais) suas maiores falhas e republicá-los com outras temáticas e nomes.

Sei que isto não deve ser nada diferente do que já é feito por muitos designers em muitas das empresas que publicam, e a idéia é, justamente, aproveitar boas idéias que foram mal desenvolvidas.

Logicamente, novas idéias serão sempre possíveis e bem-vindas e o 'caixa' adquirido com os make-ups poderá garantir a nossos desenvolvedores locais os recursos necessários para que se dediquem aos novos trabalhos e às novas idéias.

Antonio,

o detalhe é... "consertar" pra quem? Eu percebo que nosso grupo é relativamente grande e é difícil encontrar um jogo que agrade a maioria. Precisaríamos colocar na ponta do lápis que benefícios esse conserto traria... de repente numa alteração alcançaríamos um resultado excelente para gamers, mas não atrativo para o mercado.

O grande detalhe, na minha visão, da produção de um jogo se resume nos porquês e o principal deles é: Para quem esse jogo será feito?

18XX (Admin)
18XX (Admin)

http://www.meeplehouse.com.br

Mensagem por libonati em Ter Jun 18, 2013 5:51 pm

Podemos pegar viajantes e transformar numa fogueira para aquecer os moradores de rua por 4 minutos... alguém tem outra ideia de redesign para ele??

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Mensagem por Pedro em Qua Jun 26, 2013 1:24 am

Bem,

sua ideia é atingir qual mercado? O da Grow? O nosso?

Existe esse mercado de massa que consome o que tem nas prateleiras das lojas de brinquedos. Jogos comerciais de 20 anos, ou mais, de vida.

De outro lado estão os jogadores que investem em jogos para apoiar, ou porque curtiram a ideia. 

Dois mercados bem distintos no nosso país.

18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagem por Pedro em Qua Jun 26, 2013 9:39 am

Esse terceiro mercado é um nicho bem específico, pois esta dentro do público de jogos... e é pequeno.

Se for pra fazer conserto, sou a favor de criar uma variante e deixar disponível aos jogadores. Se for para cobrar, não acharia justo que fosse sobre a ideia de alguém. Se o intuito for remodelar o jogo... aí creio que teria que fazer outro, com outro tema.

18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagem por Trentini em Qua Jun 26, 2013 9:46 am

@Pedro escreveu:Esse terceiro mercado é um nicho bem específico, pois esta dentro do público de jogos... e é pequeno.

Se for pra fazer conserto, sou a favor de criar uma variante e deixar disponível aos jogadores. Se for para cobrar, não acharia justo que fosse sobre a ideia de alguém. Se o intuito for remodelar o jogo... aí creio que teria que fazer outro, com outro tema.

Eu tenho uma linha de pensamento igual a do Pedro nesse quesito de originalizade dos jogos. Acho que antes de pegar jogos ruins que não deram certo e consertar, é mais interessante incentivar designers que tenham idéias novas e originais.

Livre pensar... Jswidget
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por doizinho em Qua Jun 26, 2013 10:08 am

Vejo vários problemas principais pra fazer essa ideia funcionar. Vou colocá-los aqui mais como uma forma de mostrar um outro lado, diferente do seu Antônio, por favor não me leve a mal.

Entre os vários problemas que vejo o primeiro é a questão ética. Acho muito pouco ético você pegar um jogo que demandou tempo e esforço de todos os lados (mecânica e arte principalmente), mudar algumas coisas e revender com a etiqueta de "consertado". Eu não compraria um jogo assim, mesmo que ele fosse melhor que o original, pra mim isso é pior que pirataria.

Segundo são os custos de produção. Vamos pegar o exemplo do Biblios que veio "estragado" na opinião do Antônio. Digamos que o jogo seja "consertado", quantas cópias seriam feitas pro jogo consertado ter pelo menos o preço do original? Não vejo lógica de pegar um jogo que custa US$ 20,00, arrumar algumas coisa e vender por US$ 40,00. Ou seja, se não tiver um preço competitivo não vai vender bem.

Terceiro é a parte legal do negócio. Pegue o Biblios, consertem o que tem que consertar e revendam ele com a arte original e esperem por n-processos pipocando na sua casa. Designer, produtor, ilustrador enfim, todo mundo envolvido vai brigar com você. Se for pra mudar a arte então veja quanto um ilustrador cobra pra alterar toda a parte gráfica de um jogo, não é barato.

Quarto é a demanda. Quem vai querer comprar uma segunda cópia de um jogo que já não gosta? Se o cara não gosta do Biblios porque ele compraria uma segunda cópia, mesmo que nesta viesse escrito "consertado"? Seria mais fácil tentar arrumar umas regras da casa que deixassem o jogo mais próximo do que ele gosta.

Não quero me me alongar, e por isso vou parar por aqui, espero que isso possa te ajudar de alguma forma.

Última edição por doizinho em Qua Jun 26, 2013 10:59 am, editado 2 vez(es)

Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Mensagem por Trentini em Qua Jun 26, 2013 10:16 am

E tem o lance da subjetividade também: o que é um jogo que não deu certo para você pode ser um jogo que deu muito certo para mim. É difícil você mensurar essas coisas, baseado apenas em reviews e indignações não basta, pois nem todos deixam seus comentários sobre os jogos que jogam e se basear no número de vendas também não é um bom critério, pois muitos jogos vendem bem pouco, a começar pelos wargames e nem por isso são jogos que não deram certo, é por que a demanda por esses jogos é pequena ou por não ter a devida divulgação.

Livre pensar... Jswidget
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por Leohnardo em Qua Jun 26, 2013 10:48 am

Concordo com o que foi dito. Se a idéia é simplesmente pegar um jogo, colar outro tema e fazer pequenas mudanças acredito que a alternativa seria disponibilizar gratuitamente como variante do jogo original. E ainda assim, sem dúvidas mta gente nao vai gostar da sua variante e vai preferir o jogo original (entra no que o Trentini comentou).
Se a idéia é pegar uma mecânica que vc acha que pode ser melhor utilizada e jogar em um contexto completamente diferente, acredito que pode funcionar, mas vai precisar mto mais criaçao e trabalho.

Ra
Ra

Mensagem por doizinho em Qua Jun 26, 2013 11:21 am

@AnJo888 escreveu:Todos pontos muito válidos, pelos quais agradeço, mas...

Aparentemente, não tive sucesso na exposição de minha idéia inicial.

Não propus revendermos um jogo com o mesmo nome, mesma arte, etc (é óbvio que seríamos alvo de processos, além de termos pouca chance de vender uma segunda cópia de algo que não agradou). Na verdade, acho que o que escrevi foi: 'republicá-los com outras temáticas e nomes'.

A proposta é pegarmos uma idéia de mecânica (o que, imagino, já tenha sido ou esteja sendo feito em muitas, senão na maioria, das publicadoras e por vários designers) e corrigí-la (incluindo outros elementos, fruto de pesquisa ou de criatividade), usando a experiência e as opiniões expressas tanto localmente quanto em fóruns como o BGG e outros. Neste caso, duvido muito que todos os designers atuais, famosos ou não, possam dizer que nunca foram influenciados/inspirados por coisas vistas em jogos de outros designers e, particularmente, não me sentiria agindo de forma não ética.

O fato de ter mencionado 'jogos estragados' ou 'quase bons' é que estes seriam candidatos imediatos para estudo de caso e para identificar o que 'estraga' um jogo, ao mesmo tempo mostrando o que funcionaria, caso fosse utilizado de forma diferente ou em conjunto com diferentes idéias (taí o componente criatividade ou originalidade).

Quanto ao custo, sem um contato direto com as empresas que publicam, só podemos especular se seria maior ou menor (embora, obviamente, uma FFG que encomenda milhares de cópias/ano deva ter negociações mais vantajosas, mas não proponho tentarmos tirar a dianteira dela, neste momento Wink).
A FFG faz isso, recentemente ela pegou o sucesso Dune, o "consertou" e relançou como Rex: Final Days of Empire. É o mesmo jogo, "consertado" pela FFG e com outra temática. Antes de lançarem eles conversaram com o criador e com a produtora original e adquiriram os direitos do Dune.

A Grow tentou fazer o que você sugeriu Antônio com o Tensão Total, um remake do Incan Gold, mudando o tema e lançando-o sem falar com os detentores dos direitos do jogo. Tomaram um processo e tiveram que fazer um acordo com o criador do jogo. Vejam o que está escrito na página do jogo no BGG:
Risco Total is essentially Diamant/Incan Gold, with the exception that it was a non-authorized production of the game. According to game designer Bruno Faidutti, Grow Jogos e Brinquedos did not had license to produce this game, thus it was set apart from the official entries of Diamant/Incan Gold.
An agreement has since been made between the authors and the publisher. Then, the licensed version was renamed to Tensão Total, without any other changes except authors credits.

Pra mim não existe fórmula mágica, se você pegar um jogo que já existe e relançá-lo sem pagar nada à quem detém os direitos você vai tomar processo e ainda vai ter uma fama ruim na comunidade de jogos. Se você fizer tudo dentro dos meios legais aí é outra história, aposto que muita gente vai apoiar o relançamento de muitos jogos consertados.

Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Mensagem por libonati em Qua Jun 26, 2013 12:34 pm

Existem milhares de variantes grátis e de alta qualidade no bgg, pq alguém compraria a sua?
Sinceramente, acho melhor investir em jogos novos, criar uma editora.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Rafaelfo em Qua Jun 26, 2013 12:51 pm

Antônio, por favor não me leve a mal com as perguntas a seguir, elas são neutras e sinceramente não sei qual será sua resposta.

Você já criou algum jogo? (seja de tabuleiro ou outro)
Já colocou em prática efetiva alguma alteração de regras? (e realizou testes à exaustão, verificou matematicamente balanceamentos, etc...)
Você conhece ou pratica alguma metodologia de criação?
Você tem conhecimento de como a indústria funciona? Produção, impressão, direitos autorais, produção, valores de serviços, etc...

Pergunto isso pois gostaria de saber se existe conhecimento por sua parte de como funciona esse negócio de "fazer jogos". Já adianto que eu também não sei de muitas dessas coisas e que o fato de não saber disso não elimina o "livre pensar", mas é certo que o negócio é bem mais complicado do que parece! Smile

Para finalizar, não me entenda mal, sou de acordo com variantes, novas regras, explorações fantásticas por tabuleiros tortuosos, etc... desde que bem feito e útil, claro.

Arkham Horror

http://www.sommastudio.com

Mensagem por Rafaelfo em Qua Jun 26, 2013 12:59 pm

Ah, e uma coisa que estava pensando e esqueci de colocar... talvez, já que está cada vez mais claro a vontade de mexer nos jogos, uma boa alternativa seria criar um jogo do zero, tentar algo novo (que pode ter alguma similaridade (mas não usurpação!) com outros jogos). Isto seria uma prática bem construtiva e talvez, se correr, ainda dá tempo de testar lá no WRPG! Smile

Arkham Horror

http://www.sommastudio.com

Mensagem por tiagovip em Qua Jun 26, 2013 1:12 pm

Bem, aquele jogo do cara da Rocky Racoon é uma cópia descarada total do Great Dalmuti.

Até o momento não sei se ele contatou alguém para qualquer coisa. Só sugou todas as regras e fez uma nova arte.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Mensagem por libonati em Qua Jun 26, 2013 2:15 pm

Eu não tenho dinheiro para investir e muito menos capacidade para desenvolver. Mas se precisarem de alguma coisa que eu possa judar, estou à disposição.
Inclusive para quaisquer playtestes.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Hermes H Müller em Dom Dez 15, 2013 2:31 pm

Desculpem se estou trazendo  o tópico a discussão novamente, achei bem interessante.
Por favor também não quero criar animosidades é apenas o meu ponto de vista.

Agora metendo a colher... não acho legal a ideia de consertar um jogo, afinal como o Trentini bem falou, um jogo não é legal para vc mas para outros é.
Penso como autor... se visse uma criação minha rotulada como "consertado" ficaria deveras chateado, pois dá trabalho, vai tempo, são testes e mais testes, é muito difícil escrever regras para um jogo ( na minha opinião a pior parte) para simplesmente ser taxado de forma bem subjetiva. Ainda por cima cada jogo não é mais nada do que uma proposta do autor, por vezas a ideia é apenas um jogo simples para ser usada em momento ( final da noite da jogatina por exemplo) ou por determinado grupo de jogadores.
Mas entendo e acho normal e de direito de qualquer pessoa, gostar ou não de um jogo.

Li que outros sugeriram criar uma variante,acho bacana... o cara pegou o jogo, gostou ou não, mas surge uma ideia para usar o jogo de outra maneira, porque não!.... Já fiz isso, tanto no BGG ou na Ilha vão encontrar uma variante para o jogo Taluva. São usadas as mesmas peças mas se joga de forma diferente. Tá lá para qualquer pessoa baixar e usar, foi feito porque o pessoal do Péricles não curtiu o jogo original.

Bom como disse antes, bom tópico!
Hermes H Müller
Hermes H Müller
Super Trunfo
Super Trunfo

http://mundodotabuleiro.blogspot.com.br/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: