Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

BLACK POWDER : napoleonicos na cidade

3 participantes

Ir para baixo

BLACK POWDER : napoleonicos na cidade  Empty BLACK POWDER : napoleonicos na cidade

Mensagem por Müller Qua Fev 19, 2014 9:41 pm

Tempo de se aprofundar no sistema de combate para o período napoleônico BLACK POWDER, no clube TROPAS POLARES,  desta vez foi esboçado uma partida pontuada ( aproximadamente 1000 pontos ) em que as unidades continham habilidades especiais conforme uma tabela de tropas do periodo napoleonico presente em um cenário específico do manual de regras, o cenário em si não foi usado, somente a tabela.

E Black Powder mostrou mais uma vez ser um formidável  sistema de regras para jogos com miniaturas dos períodos históricos do uso da 'pólvora preta'.
Um sistema ágil,  dinâmico, descomplicado e muito divertido, que além de conter um cerne de regras muito eficiente, ainda contempla o uso de regras especiais para tipos de unidades, e um sistema de pontuação, que apesar de apresentado muito resumidamente no manual, de fato funciona se o jogador interessado perder algum tempo calculando o valor de cada unidade. 

Montamos um cenário instantâneo com definições próprias, em que  um dos lados posicionou todas suas tropas primeiro mas ficou com a oportunidade de iniciar o jogo.
Foram designados 4 pontos táticos, cada um com valor de 1d3 a ser revelado após o início da partida , o lado Francês acabou ficando com dois pontos de valor 3, e o Ingles com um ponto de valor 1 e outro de valor 2, o que sugeria que os Franceses poderiam ficar em uma atitude defensiva ao longo da partida.

BLACK POWDER : napoleonicos na cidade  DSC09099_zps68fbb694
As nuvens de fumaça branca que se levantam dos soldados disparando os mosquetes de pólvora preta !


BLACK POWDER : napoleonicos na cidade  0214BPTP1_zpsd9bfcdf0
pontos taticos : 3-3 com os franceses, 2-1 com os ingleses, infantaria ligeira inglesa se perde no bosque na seta cortada com a linha vermelha, no flanco oposto a cavalaria e alguma infantaria francesa inicia a partida 'saindo da mesa!'

Mateus : Franceses
Müller : Ingleses 

Estavamos em frangalhos depois de toda aquela marcha, finalmente a ponte  o velho moinho de pedra apareceram ante nossa visão, e o inimigo já estava posicionado do outro lado.
Todos os regimentos receberam ordens para ficar a esquerda da ponte, e enquanto tomavamos posição o inimigo rufou seus tambores e começou a manobrar para o ataque!
Enquanto eu cruzava o riacho vi tropas do inimigo, incluindo sua cavalaria se movimentando desordenada no flanco direito, lá quase atrás do bosque eles chegaram a recuar e sumir da minha visão, cheguei a pensar que estavam abandonando o campo de batalha, enquanto sua unica bateria de canhões posicionava na granja a frente, um regimento de infantaria formavam linha no flanco esquerdo perto do milharal, outro regimento parecia se aproximar com rapidez em coluna de marcha pela estrada.

Rapidamente nossos escaramuçadores foram enviados pelo bosque a esquerda.
- Um bando de covardes, parece que foram engolidos pelas árvores, e eu vi poucos deles aparecerem na orla do bosque pelo fim do combate! 
Seguiram além a unidade de infantes granadeiros e duas unidades de cavalaria, uma ligeira que estava armada de lanças... , enquanto nós da infantaria regular avançamos pelo centro através da campina... 
Não demorou muito para que uma bala de canhão passasse zunindo sobre nossas cabeças, e afortudanadamente ouvimos o estrondo surdo das nossas proprias baterias, em numero maior que do inimigo... 

Avançamos  em formação de combate, em 4 linhas,   naquele calor, afastando com as mãos as moscas que insistiam em rodopiar sobre nossas cabeças, quando chegamos a cem jardas do inimigo recebemos ordem carregar os mosquetes.
Rasguei a cabeça do cartucho com os dentes , enfiei cano a dentro e tratei de completar com pólvora, e soquei com a vareta por duas ou tres vezes, como os demais, não perdi tempo ao preparar a pederneira e disparei.
Uma nuvem de fumaça branca levantou de todos os mosquetes que dispararam naquele momento, enquanto alguns soldados completavam o carregamento e outros resmungavam com o tiro que não falhou pelo mal armazenamento da pólvora  ou qualquer coisa assim que insistia em ocorrer a todo momento.
Alguns poucos corpos do inimigo tombaram na nossa frente, mas quando a nuvem branca se levantou do lado deles foi a vez dos nossos sofrerem a carga de chumbo.
Nova carga de munição, som de varetas socando no cano, e mais uma grande nuvem branca se erguia junto com o trovejar dos disparos .... e mais homens caiam aqui e ali.

BLACK POWDER : napoleonicos na cidade  0214BPTP2_zpse35c5a48
enquanto as tropas lutam ferozmente no centro, o flanco esquerdo ingles é total morosidade, e o flanco oposto frances vem com retardatarios que não chegam nunca ao combate

Enquanto suavamos disparando e recarregando, e vendo aumentar os claros nas nossas fileiras, percebíamos que formações de infantes inimigos se aproximavam pelo flanco esquerdo, nossos canhões provocaram algumas baixas, com cabeças e braços arrancados de algum maldito ingles, mas eles continuavam a se aproximar pelo lado... e nada da nossa infantaria ligeira aparecer do meio do bosque. m
Estavamos seriamente ameaçados, levando tiros pela frente, e agora pelo lado esquerdo, e a cavalaria inimiga surgiu entre os bosques do flanco direito, em breve nossas linhas se desfariam. 
Finalmente nosso comandante teve o bom senso de mandar soar o apito e conseguimos recuar em boa ordem, mantendo a formação, até as imediações do moinho, reformamos as unidades, preenchendo os claros e vimos com satisfação que nosso recuo para posição mais segura incitou o avanço do inimogo, que agora vinha exposto ao fogo de nosso mosquetes... 
Quando eles se aproximaram suficientemente para provocar baixas maiores entre os nossos, uma unidade de infantes pertencente ao regimento dos canhões se aproximou e disparou sobre os inimigos perfilados, isto foi o suficiente para matar vários deles e dispersar os demais, a unidade inimiga restante ficou sem apoio e começou a recuar enquanto nós cheio de valentia avançavamos de baioneta em riste.... 

Enquanto toda esta luta se passava , uma hora transcorria, nossa cavalaria e os infantes veteranos finalmente despontou nos campos de milho a esquerda obrigando o regimento frances daquele lado , composto de soldados de linha, escaramuçadores e milicianos a manobrarem para fazer frente a carga iminente dos  nossos homens...
A nossa cavalaria ligeira chegou com as lanças em riste em cima da infantaria ligeira dos franceses, mas estes com o apoio das linhas de mosquetes repeliram a carga derrubando alguns cavaleiros e botando o resto para correr, neste meio tempo a cavalaria pesada carregou contra a milicia da ponta, imediatamente seguida pelos veteranos que assaltaram o inimigo pelo lado, as nuvens dos arcabuzes franceses não foram suficientes para deter a investida e vimos nossos  homens se engalfinharem com o inimigo... 
Mas então enquanto suor e sangue escorriam nas nossas posições centrais cobrando um tributo caro ao avanço inimigo, nossa infantaria pesada foi dizimada no combate corporal contra os milicianos, e a fibra dos veteranos amoleceu e eles recuaram esbaforidos ! 
Foi uma coisa horrível de se ver, os milicianos gritaram hurras ! 
Todo nosso flanco esquerdo ameaçava ruir se não recebessemos apoio da infantaria ligeira que havia desaparecido no bosque próximo.

BLACK POWDER : napoleonicos na cidade  0214BPTP3_zps9ad182b9

BLACK POWDER : napoleonicos na cidade  0214BPTP4_zpsf973c566

BLACK POWDER : napoleonicos na cidade  0214BPTP5_zps4c801e91

BLACK POWDER : napoleonicos na cidade  0214BPTP6_zpsd9497130

Nós não tinhamos tropas no lado direito da ponte, e somente por deus que a cavalaria inimiga que avançava daquele lado havia se atrapalhado e atrasado todo o regimento que ainda não havia chegado a distância de tiro das nossas unidades.
Tudo ameaçava ruir ! 
E de repente minha vista embaçou enquanto uma dor aguda se fez sentir no meu ombro direito, uma nuvem escura caiu sobre mim e não vi mais nada... 
...  até que acordei depois de dois dias febris na enfermaria de campanha do acampamento. 

BLACK POWDER : napoleonicos na cidade  0214BPTP7_zps7b6833e4
A= centro nervoso do combate, com direitos a avanços e recuos de ambas as partes , B= lanceiros ingleses fogem em disparada, C= flanco ativo onde os franceses só obtém vitórias, repelindo lanceiros, destruindo couraceiros, e afugentando granadeiros , D= granadeiros fogem , E= infantaria ligeira inglesa nunca sai da moita , F= cavalaria francesa e regulares atrapalhados no inicio, nunca chegam ao combate...

DADOS TÉCNICOS :
Bem, minhas reportagens não são muito 'técnicas' ( nada talvez ) , mas é uma coisa ou outra, ou faço um relato minucioso do jogo, ou um esboço dramatico das situações vividas, sob algum ponto de vista.
A partida foi muito divertida, entretanto inconclusiva devido ao horário adiantado, entretanto parecia pender sensivelmente para os Franceses.
Os ingleses concentraram tropas do centro até a  esquerda, os franceses do flanco livre  ainda não haviam chegado ao combate, os ingleses obtiveram uma discreta vitória no centro, mas foram miseravelmente batidos nas suas cargas no flanco esquerdo, e para desmoralização total por uma unidade de milicia.
A infantaria ligeira composta por 3 unidades ficou emperrada no bosque, e só se ela conseguisse finalmente manobrar com rapidez dali por diante, é que poderia se fazer frente a vantagem que o inimigo iria conseguir quando sua cavalaria ( junto com alguma infantaria de linha ) conseguisse entrar no combate pelo flanco oposto.

O sistema desta vez, estava mais bem entendido, a pontuação gerou tropas mais dispares entre os lados, e com a presença de caracteristicas especias inerentes a alguns tipos de tropas que foram lembradas e usadas, proporciounou um jogo mais rico e divertido.
Deu para perceber bem o potencial não só do sistema mas deste tipo de jogo histórico com miniaturas se tivesse um bando de jogadores interessados no período, o que com certeza geraria mais um referencial na cena de wargames do país, coisa que não vai acontecer com muita facilidade !

Müller
Super Trunfo
Super Trunfo

Mensagens : 20
Data de inscrição : 25/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

BLACK POWDER : napoleonicos na cidade  Empty Re: BLACK POWDER : napoleonicos na cidade

Mensagem por Soar Qui Fev 20, 2014 1:23 am

Na minha única experiência com o sistema quando jogamos na Guerra Civil Americana eu gostei! Achei um sistema ágil e de fácil acesso a noobs.
Abrax
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

BLACK POWDER : napoleonicos na cidade  Empty Re: BLACK POWDER : napoleonicos na cidade

Mensagem por Gustavo Qui Fev 20, 2014 1:56 pm

Que batalha!  Very Happy 
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

BLACK POWDER : napoleonicos na cidade  Empty Re: BLACK POWDER : napoleonicos na cidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos