Combat Commander - 06/02

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Combat Commander - 06/02

Mensagem por doizinho em Sex Fev 07, 2014 1:03 am

Hoje, quinta 06/02, recebi o Bruno aqui em casa para uma partida de Combat Commander: Pacific, escolhi o primeiro cenário Grassy Knoll.

Fabiano - americanos - atacante
Bruno - japoneses - defensor

A situação inicial era a seguinte, a 24ª Divisão de Infantaria americana, apoiada por guerrilheiros filipinos, precisa tomar algumas posições fortificadas dos japoneses (1 bunker e 2 foxholes) defendidas pela 100ª Divisão japonesa. Os ianques estão tendo dificuldades para seguir da pista de Libby até Davao, e tomar essas posições é fundamental para agilizar a caminhada. O problema para eles são a enorme plantação de cânhamo abandonada que atrapalha a sua movimentação e as MGs e artilharia japonesa. Por sorte eles contam com os filipinos, conhecedores da região e especialistas em explosivos improvisados.

No começo da manhã um destacamento, liderado pelo Sargento Savage, encontra uma trilha pela floresta no flanco esquerdo e avança em busca das posições japonesas. No outro flanco o Tenente DeMoss comandava um grupo de homens que davam cobertura com uma .50. Os japoneses realmente esperavam os americanos e tinham uma MG leve montada num foxhole no flanco esquerdo e mais morteiros e MG pesadas dando cobertura no centro atrás. Nesse lado do campo a batalha foi intensa, os japoneses sofreram com um travamento da sua MG que tirou seu poder de fogo os deixando acuados na sua posição reforçada, já os americanos sofriam para avançar em campo aberto para assaltar os inimigos. Mesmo com grande dificuldade os americanos conseguiram consolidar uma posição que incomodava e ameaçava os japoneses.

Num evento inesperado os japoneses recebem uma injeção de ânimo quando Mifune, o Herói do Imperador, é avistado no meio da plantação de cânhamo, correndo para o flanco esquerdo em direção ao inimigo que ameaçava seus companheiros. Mesmo sozinho Mifune entra em combate com cerca de 10 homens, ele paga um preço alto pelo seu ato de heroísmo, mas o seu trabalho estava feito, a moral dos japoneses estava revigorada. Enquanto alguns homens lutavam para destravar a MG, um grupo inspirado pelo seu herói, sai em campo aberto para repelir os invasores. Uma batalha intensa acontece nesse ponto com os 2 lados trocando o controle do combate.

Os americanos consertam seu rádio e uma chuva de artilharia acontece sobre o bunker japonês. Eles até conseguem suporte aéreo, mas todo o esforço é perdido pela falta de precisão tanto da artilharia quanto do bombardeiro. Os japoneses nem abalados ficam e continuam a dar suporte com seu fogo de barragem.

No flanco direito um grupo de guerrilheiros vem reforçar os americanos e começa um ataque ensandecido contra o foxhole japonês que protegia o outro lado do campo de batalha. Apoiados pelo heróis americano, Hoss, que também surgiu inesperadamente da selva, eles conseguem derrubar a posição japonesa. Hoss, que agora mirava o bunker, não contava com alguns reforços japoneses escondidos que apareceram para elevar o moral da tropa que estava suprimida e com sua MG avariada. Milagrosamente Mifune reaparece, vivo e ainda combatendo, ao lado do Sargento Saito que havia o resgatado do campo de combate ao vê-lo caído. Eles reúnem seus homens e caçam Hoss pela floresta até conseguir abatê-lo num ataque feroz de suas facas e baionetas. Os filipinos, que olhavam tudo aquilo incrédulos sofreram um revés inesperado, um caça americano que sobrevoava o local acaba com suas vidas, os japoneses no entanto saíram todos ilesos.

No flanco esquerdo, Savage e seus poucos homens tentam uma última investida, mas acabam sendo mortos pelos japoneses, ferozes nos combates a curta distância. DeMoss vendo que a batalha estava perdida acaba batendo em retirada para evitar mais baixas, e com isso a tentativa americana de chegar até Davao era contida pelos japonese, pelo menos por mais um dia.


Esse cenário me lembrou muito um cenário desbalanceado do Conflict of Heroes onde os russos não tem chance, nesse que jogamos, os americanos devem vencer 1 em cada 10, e isso com a ajuda da sorte. Fui conferir no BGG e essa é a sensação geral, o cenário é muito difícil para os americanos, mas assim mesmo a partida foi divertida e cheia de ação. Os heróis entraram em jogo e fizeram valer suas medalhas e suas reputações, a artilharia americana foi bastante chamada, mas totalmente ineficiente, e o suporte aéreo só conseguiu fazer baixas do próprio lado. Os japoneses se posicionaram bem e aguentaram firme se utilizando dos ataques de oportunidade. No final do jogo o Bruno venceu por surrender (abatendo muitas unidades minhas), ele controlava 1 objetivo apenas, o mais valioso de 10 pontos. Os outros 4 objetivos eram meus, mas apenas 2 pontuavam e eles me renderiam 5 pontos. Gostei da partida e ainda quero tentar mais uma vez esse cenário com os americanos.

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3176
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Combat Commander - 06/02

Mensagem por Trentini em Sex Fev 07, 2014 8:46 am

Belíssimo relato. Combat Commander é outro jogo que preciso conhecer, o europe e o pacific são de qualidade similar?

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3412
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Combat Commander - 06/02

Mensagem por Rafaelfo em Sex Fev 07, 2014 10:15 am

Clap clap clap.
Deve ter sido uma partida divertida!
E jogaram certo pelo jeito, fazendo o Libonati conhecer o jogo original, finalmente! Smile

________________________________________________
avatar
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 31
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Combat Commander - 06/02

Mensagem por doizinho em Sex Fev 07, 2014 10:39 am

Os 2 são mecanicamente iguais Alexandre. Existem pequenas diferenças nas cartas que fazem os 2 jogos diferentes, mas no fundo a única diferença marcante são os cenários de guerra mesmo.

No Pacífico as guerras eram muito mais "violentas", muito por causa dos japoneses e seus ataques noturnos e corpo a corpo. E isso o jogo consegue capturar com combates a noite e regras pra charges japoneses.

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3176
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Combat Commander - 06/02

Mensagem por Soar em Sex Fev 07, 2014 11:54 am

doizinho escreveu: Milagrosamente Mifune reaparece, vivo e ainda combatendo, ao lado do Sargento Saito que havia o resgatado do campo de combate ao vê-lo caído. 

Esse herói é um highlander mesmo... ou então um vampiro kkkk. Nada como uma boa carta de evento pra colocar um herói em campo! Nas minhas partidas (todas como alemão) o herói do Reich, Dieter, aparece muito também.
Coitado do Savage!

O Bruno foi contra um elemento básico do CC, deixou a trincheira pra atacar... porém deu sorte!
Viva os Japs!! Torcerei sempre pra eles!
Abrax

________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1800
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Combat Commander - 06/02

Mensagem por tiagovip em Sex Fev 07, 2014 12:06 pm

Warrior escreveu:Viva os Japs!! Torcerei sempre pra eles!

 scratch 

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5997
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Combat Commander - 06/02

Mensagem por Soar em Sex Fev 07, 2014 12:12 pm

tiagovip escreveu:
Warrior escreveu:Viva os Japs!! Torcerei sempre pra eles!

 scratch 


          ****  Verbo, futuro do presente do indicativo 1a pessoa singular de torcer 

1. Torço

Desejar; querer algo; imaginar um acontecimento positivo ou negativo
torço para que ganhe a corrida
torço para alcançar o objetivo


 Razz 



________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1800
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Combat Commander - 06/02

Mensagem por tiagovip em Sex Fev 07, 2014 12:37 pm

Warrior escreveu:
tiagovip escreveu:
Warrior escreveu:Viva os Japs!! Torcerei sempre pra eles!

 scratch 


          ****  Verbo, futuro do presente do indicativo 1a pessoa singular de torcer 

1. Torço

Desejar; querer algo; imaginar um acontecimento positivo ou negativo
torço para que ganhe a corrida
torço para alcançar o objetivo


 Razz 



Eu entendo o que é torcer, só achei estranho querer que os japoneses alcançassem seus objetivos na 2ª Guerra e vencessem.

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5997
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Combat Commander - 06/02

Mensagem por Soar em Sex Fev 07, 2014 12:59 pm

Obvio que não torceria para os japoneses da WWII se eu fosse brasileiro e vivesse na decada de 40!

Agora na alternatividade dos boardgames:
Se a gente jogar um jogo destes sem chance de poder vencer um cenário (mesmo que desfavorável) pra que jogar? Concorda?
Esta é a graça do negócio!  

Vivam os: confederados, os farroupilhas, os nazistas, os cartagineses, os escoceses, os huguenotes, os orcs, os comunas e os japs!!!

________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1800
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Combat Commander - 06/02

Mensagem por doizinho em Sex Fev 07, 2014 1:44 pm

Rafaelfo escreveu:Clap clap clap.
Deve ter sido uma partida divertida!
E jogaram certo pelo jeito, fazendo o Libonati conhecer o jogo original, finalmente! Smile
Teve uma regra errada que foi o ataque de artilharia combinado com infantaria. O Bruno usou um Battalion Gun ajudado por squads e teams. Foi um erro, mas considero pequeno, não faria muita diferença no resultado final do cenário.

Warrior escreveu:
doizinho escreveu: Milagrosamente Mifune reaparece, vivo e ainda combatendo, ao lado do Sargento Saito que havia o resgatado do campo de combate ao vê-lo caído. 

Esse herói é um highlander mesmo... ou então um vampiro kkkk. Nada como uma boa carta de evento pra colocar um herói em campo! Nas minhas partidas (todas como alemão) o herói do Reich, Dieter, aparece muito também.
Coitado do Savage!

O Bruno foi contra um elemento básico do CC, deixou a trincheira pra atacar... porém deu sorte!
Viva os Japs!! Torcerei sempre pra eles!
Abrax
Os heróis e aviões entraram várias vezes pelos eventos.

O Bruno saiu pra tentar recuperar um local de pontuação. A MG estava quebrada e ele tentou alguma coisa. Ele num primeiro momento recuperou a posição mas a perdeu depois. Foi no mínimo divertido ver um combate em campo aberto.

Os japs são os mais divertido no CC:P pra se jogar. Eles tem uma ordem exclusiva chamada Chrage, usada na postura Banzai, que recuperada todas as unidades quebradas e faz elas avançarem. Deve ser assustador ver a onda de japs vindo em sua direção.

Os japs também são especialistas em corpo a corpo, não perdem por rendição e as baixas geradas em um turno geram reforços para o próximo, ou seja, a onde de invasão não termina nunca.

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3176
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Combat Commander - 06/02

Mensagem por Gustavo em Sex Fev 07, 2014 1:58 pm

Aêêêêêêêêêêêêêêêêê....

Jogaram! Parabéns!

Que bom que a aventura foi tão bacana!  Very Happy 

________________________________________________
"From the last ills no being can save another; therein each man must be his own saviour." - Herman Melville



avatar
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1669
Data de inscrição : 25/05/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Combat Commander - 06/02

Mensagem por tiagovip em Sex Fev 07, 2014 3:00 pm

Warrior escreveu:Obvio que não torceria para os japoneses da WWII se eu fosse brasileiro e vivesse na decada de 40!

Agora na alternatividade dos boardgames:
Se a gente jogar um jogo destes sem chance de poder vencer um cenário (mesmo que desfavorável) pra que jogar? Concorda?
Esta é a graça do negócio!  

Vivam os: confederados, os farroupilhas, os nazistas, os cartagineses, os escoceses, os huguenotes, os orcs, os comunas e os japs!!!

Sim, sim. Só achei curioso torcer tanto para os japoneses. Até porque se jogar do outro lado, vai ficar amargo vencer!

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5997
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Combat Commander - 06/02

Mensagem por libonati em Sex Fev 07, 2014 6:07 pm

Obrigado Fabiano pelo convite, foi uma partida muito legal. Para fins de registro, durou em torno de 3h30m com consultas no manual e tal.

Mas Combat Commander tem se mostrado um jogo bem legal e quero jogar mais vezes; Achei muito interessante os ataques de artilharia, os bombardeios aeronáuticos, as rajadas dos caças, enfim... tudo isso que foge ao ordinário de trocar tirinhos de um lado para o outro!!! Claro que como tenente de artilharia da reserva não remunerada do Exército Brasileiro, braço forte mão amiga, achei a regra de observador de artilharia meio estranha, principalmente com foxholes e trincheiras dando bônus de defesa para ataques deste tipo, já que o tiro de artilharia explode sobre o terreno a alguns metros do solo, numa chuva incandescente de aço. Mas enfim, é um jogo - e dos bons - e não uma simulação e por isso tem outras estranhezas como o tiro oblíquo do morteiro sofrer com perda por LOS.

Fiquei com vontade de jogar nos cenários noturnos, principalmente para poder usar os tiros iluminativos de artilharia que é uma coisa absolutamente linda de se ver  Meeple 

De qualquer sorte, o caratê foi fundamental e decisivo no jogo de ontem, principalmente quando cheguei dando voadeira nos filipinos sujos, guerrilheiros impios e no "herói" americano. Reconheço a dificuldade para os americanos, minhas posições estavam bem defendidas por fox holes e bunker e acabei levando sorte em algumas rolagens determinantes.

Mas na realidade, a vitória não foi mérito meu, mas pro azar desses americanos drogaditos, a peleja se deu num campo de canhamo verde, crescendo selvagemente, o que certamente encorajou os filipinos a atuarem e justifica a tentativa de recuperação do território  High (americanos e filipinos debatendo o plano de ação)

Fabianão, sempre que quiser dá um toque cara, podendo, sou parceiro!!!

________________________________________________

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2975
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 34
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Combat Commander - 06/02

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum