Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TOP 5 Expansões

+3
tiagovip
Trentini
Samuca
7 participantes

Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty TOP 5 Expansões

Mensagem por Samuca Seg Jan 06, 2014 12:32 pm

Um comentário do Elfo em outro tópico dizendo que 2014 será um ano de expansões me levou a questionar quais são as melhores expansões que conheço. E como estou muito indeciso (sem falar que não conheço tantas expansões assim), veio-me a idéia de criar um TOP 5 e deixar que cada um exponha sua opinião. Até o momento, porém, entre as expansões que conheço e que na minha opinião realmente adicionaram algo de novo aos respectivos jogos-base:

5. Kingdom Builder: Nomads -Esta expansão não apenas adicionou a possibilidade de um quinto jogador, aumentando enormemente a interação e a competição entre os jogadores, como ela também adicionou uma mecânica nova que permite você bloquear o acesso a recursos e locações, de modo a tentar salvá-los para você;

4. 7 Wonders: Leaders -Através desta expansão, pelo menos na minha opinião, o nível de complexidade do jogo-base aumentou e diminuiu ao mesmo tempo. Aumentou porque agora é necessário salvar mais dinheiro entre as eras para poder baixar seus líderes, mas também diminuiu porque agora tem-se direcionamentos quanto a quais estratégias vale mais à pena investir;

3. Carcassonne: Traders & Builders -Um grande problema do jogo-base para alguns é quando alguém pega a peça que outrem desesperadamente precisa. Conseqüências disso são até variantes que permitem negociação e troca de peças, e que só me deram dor-de-cabeça a longo prazo. Todavia, com a adição desta expansão, não apenas há novos recursos sendo disputados, como também se tornou interessante ajudar outrem a completar seus castelos. E isso tudo sem falar nas habilidades dos porcos, dos construtores e das estalagens;

2. Dominion: Intrigue -Eu já conhecia e adorava o jogo-base, mas escutava constantemente reclamações de um amigo de que ele era um jogo de autistas porque dependendo das cartas sorteadas no randomizer havia enorme chances de ninguém influenciar as ações de outrem, e vê-los simplesmente disparar na frente. Esta expansão caiu como uma luva para esse meu amigo e para qualquer um que prefere um jogo com maior interação entre os jogadores e com a possibilidade de você influenciar o resultado da partida;

1. Civilization: Fame and Fortune -Joguei Civilization apenas duas vezes, uma apenas com o jogo-base e a segunda com esta expansão, mas ainda assim posso dizer que não apenas ela adiciona bastante ao jogo, como também dá uma maior profundidade e opções às estratégias econômica e cultural, tornando o jogo como um todo muito mais dinâmico.

Menção honrosa: Lords of Waterdeep: Scoundrels of Skullport, que aparentemente está amaldiçoado em nosso grupo, pois toda vez que alguém o adquire acontece alguma coisa com a encomenda e ela nunca é entregue (extravios, pedidos de revisão que nunca retornam e/ou brigas com a CSI que resultaram na devolução da encomenda, you name it!). Mas apesar de não tê-la jogado, por tudo o que li e vi em vídeos na internet, essa expansão adiciona novos elementos e estratégias, e dinamiza e diversifica muito mais o jogo.
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Trentini Seg Jan 06, 2014 2:49 pm

Vejamos, eu não tive a mesma sorte com todas as expansões quanto eu tenho com os jogos base, algumas expansões que tenho em casa estão aguardando serem inalguradas, mas vamos ao que eu penso:

5. 7 Wonders: Leaders: Sim, 7 Wonders é um ótimo jogo, mas só com as duas expansões de cartas, cito aqui apenas o Leaders, pois é o que mais melhora o jogo, dando uma estratégia mais refinada e melhorando os combos não-ciência (apesar de também proporcionar uma potencialização na ciência).

4. Small World: Tales and Legends: Small World sempre considerei um jogo mais tático do que estratégico, essa expansão deixa o jogo ainda mais tático fazendo você pensar em eventos que irão acontecer na próxima rodada para minimizar seus efeitos.

3. Race for the Galaxy: The Gathering Storm: Essa expansão é sem dúvidas a que mais beneficia o jogo, já comentei isso em minha resenha completa a respeito do jogo, além de ser relativamente leve, ela dá um objetivo estratégico maior ao jogo, os novatos não ficam mais tão perdidos quando jogam com essa expansão.

2. War of the Ring: Lords of Middle Earth: Joguei somente uma vez com essa expansão, mas é maravilhosa, aumenta o potencial de um jogo que já tem um potencial altíssimo e coloca um monte de novos recursos que mecanicamente são simples, mas enriquecem muito o universo do jogo.

1. Eclipse: Rise of the Ancients: Não ouso jogar Eclipse sem essa expansão, não que o jogo base não seja bom, mas a expansão melhorou ainda mais o que já era um jogo excelente, warp portals, tecnologias raras, developments, ancient homeworlds, 4 novas raças, possibilidade de jogar em vários jogadores usando um sistema de turno simultâneo inteligente, etc, expansão obrigatória para quem gosta desse jogo.

Menção honrosa: As expansões do Arkham Horror: Eu não conheço todas as expansões em específico, a não ser a Innsmouth Horror e Lurker at the Threshold, mas quando joguei muitas expansões estavam misturadas aos decks do jogo base e tenho certeza que só o jogo base não teria tanto encanto quanto com todas as expansões que ali estavam. Eu poderia citar aqui várias expansões de Android: Netrunner, mas me parece óbvio que expansões de LCGs, miniaturas e colecionáveis em geral engrandecem esse tipo de jogo, estranho seria se não o fizesse.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por tiagovip Seg Jan 06, 2014 3:42 pm

Vedjamos.

5) Cosmic Incursion (para o Cosmic Encounter): adição de um novo jogador, mais uma porção de alienígenas para tornar o jogo ainda mais variado. A Incursion fica com o lugar por ser a primeira, mas poderia ser a Conflict, a Alliance ou a Storm, pois todas fazem, basicamente, o mesmo para o jogo;

4) Innsmouth Horror (para o Arkham Horror): a mais temática e perigosa das grandes expansões - a cidade de Innsmouth é uma praga e a trilha dos Profundos (Deep One Rising Track) dificulta que o jogo alongue-se devido aos vários selos pelos tabuleiro, além de exigir valiosas pistas para ser contida;

3) On the Brink (para o Pandemic) - o jogo base já é bastante bom, mas a expansão traz várias coisas que melhoram o jogo, seja por deixá-lo mais variado, ao incluir novas profissões, seja por deixá-lo mais difícil, incluindo uma nova doença, a variante virulenta e até mesmo a possibilidade de que um jogador jogue contra os demais (sendo o bioterrorista - disso eu não gosto, mas a opção está ali). Uma expansão que realmente enriquece o jogo base;

2) Gathering Storm (para o Race for the Galaxy) - é tão boa que nem consigo mais ver o jogo sem ela. Torna a estratégia militar novamente um fator entre os jogadores mais experientes, além de trazer cartas excelentes para caminhos diversos. Os objetivos são uma adição simples e ideal, e é uma pena que o jogo base venha sem elas;

1) Dunwich Horror (para o Arkham Horror): a expansão mais necessária para quem gosta de Arkham, pois ela dificulta o jogo base ao incluir novos locais instáveis, além de, claro, incluir o próprio Horror de Dunwich, novos investigadores, Grandes Antigos, itens, e, principalmente, as cartas de Injury e Madness, que aceleram o jogo grandemente ao não "travar" alguém que tenha sido derrubado em combate ou por outro efeito, principalmente quando está-se sem dinheiro (mas mesmo com dinheiro, perder-se 1 turno para recuperar-se). É, basicamente, essencial.

Menção honrosa: Rook City e Shattered Timelines (expansões para o Sentinels of the Multiverse) - como as do Cosmic Encounter, adicionam mais do mesmo (novos heróis, vilões e ambientes), mas as do Cosmic têm vantagem por cada uma incluir a possibilidade de um novo jogador.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por doizinho Seg Jan 06, 2014 4:26 pm

Pela primeira vez em todas as edições eu não achei 5 itens pra colocar na lista, bem, na verdade eu achei, mas foi meio roubado, então vamos à lista:

5 - Runewars: Banners of Wars - A grande contribuição dessa expansão são as correções nas regras que acabam com a vitória surpresa no meio do jogo, agora um jogador precisa conquistar e assegurar um certa condição de vitória por vários turnos pra vencer. Mas na verdade as regras não são exclusividade da expansão, você pode baixar as regras da segunda edição e jogar com os componentes da primeira sem problemas. Enfim, como eu queria achar alguma coisa pra completar 5, então eu fico com as regras revisadas dessa "expansão".

4 - Star Wars: X-Wing Miniature Game - Fiz questão de colocar o nome completo pra salientar que as expansões são partes inerentes do jogo. Esse é um jogo de miniaturas colecionáveis então não estamos falando de expansões propriamente ditas e sim de partes do jogo que foram vendidas depois do lançamento do "jogo base". Entre tudo que foi lançado eu acho essencial a Tie Advanced que traz o Darth Vader e a X-Wing extra. Não gostei muito das naves grandes, só comprei porque eram lindas mesmo. Enfim, mais uma vez estou roubando pra completar 5.

3 - Lord of the Rings: LCG - Mesma coisa que no item acima. Entre tudo que comprei destaco a "expansão" The Massing at Osgiliath que traz uma aventura ultra difícil contra o Witch King.

2 - Last Night on Earth: Survival of the Fittest - Aqui sim a primeira expansão que eu considero de verdade e que muda alguma coisa substancial no jogo base. Com essa expansão eu tive um das partidas mais divertidas de todas. Ela adicionou itens especiais e dois decks novos (1 pra cada lado) que deixam o jogo melhor.

1 - Power Grid: China/Korea - O mapa da China é a expansão que realmente afeta o modo de jogar o Power Grid, as outras trazem mapas menores, mercados diferentes ou pequenas restrições, mas no mapa da China a mudança é grande. Nos outros mapas é muito comum as pessoas disputarem os leilões de usinas de forma conservadora, esperando alguma coisa cair no seu colo por um preço baixo, mas no mapa da China isso não é possível. Nessa expansão não existe o mercado futuro e são leiloadas apenas as usinas oferecidas no início do turno, ou seja, não existe reposição. E pra piorar, sempre tem uma usina a menos do que o número de jogadores. Isso torna o jogo uma carnificina desde o início, até aquela usina lixo que abastece 1 casa e queima um petroleiro inteiro é disputada a tapas. Ótima expansão. Eu acho que esse deveria ser o único mapa a ser jogado sempre.

Menções Honrosas: Todos aquelas que adicionam diversidade, mas que não mudam tanto assim os jogos, ou aquelas que eu não sei onde termina o base e começa a expansão: Cosmic Encounter, Arkham Horror, Dominion, Combat Commander, Troyes, The Princes of Florence, Galaxy Trucker, entre outras.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Andre Modt Ter Jan 07, 2014 12:50 am

Esse ano eu começarei a participar dos top 5 já que meu conhecimento de jogo cresceu consideravelmente ano passado! Very Happy

5 - 7 Wonders: Leaders - Quando joguei o jogo sem as expansões achei o bastante fraco, com uma enorme tendência para vitória da ciência, essa expansão ajuda bastante a mudar as estratégias, além de fazer com que o jogo seja "planejado" desde a primeira rodada.

4 - Expansões do arkham em geral - Ainda não as possuo e joguei poucas vezes com alguma, mas já notei que melhor imensamente o jogo base, principalmente adicionando dificuldade ao mesmo, que depois de um tempo torna-se um pouco fácil para os jogadores.

3 - Mapas do Power Grid - Joguei novamente poucos, mas as mudanças no jogo são significativas! Ainda estou pra conhecer o brutal mapa da China, mas se os outros já são legais, imagina esse Very Happy

2 - Data packs do Android: Netrunner - Cada data pack traz novas cartas, novas estratégias e novas idéias de deck. Eu fico animado desde o anúncio do pack pela FFG até a compra e teste do mesmo. Cada data pack faz diversas mudanças ao jogo, tornando-o realmente "living".

1 - Last Night on Earth: Survival of the Fittest - Essa é a melhor expansão que já joguei. Já gostava do jogo base mas essa expansão melhorou o jogo drásticamente. O jogo base que pode ser desbalanceado torna-se muito mais equilibrado com a adição das Survival Tactics e Unique Items para os heróis, diversão garantida.

Bem, é isso, meu primeiro Top 5, bem ruim porque é um tema difícil, ainda estou conhecendo jogos, quem dirá expansões Very Happy
Andre Modt
Andre Modt
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 532
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Samuca Ter Jan 07, 2014 1:20 am

Dentre esses jogos e suas respectivas expansões, há algum que vocês acham que muda drasticamente o jogo-base?

Ou ainda, há alguma expansão que torna um jogo ruim, bom?
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Andre Modt Ter Jan 07, 2014 2:34 am

Foi pra mim ou pra geral esse comentário Samuca?
Andre Modt
Andre Modt
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 532
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Samuca Ter Jan 07, 2014 2:44 am

Andre Modt escreveu:Foi pra mim ou pra geral esse comentário Samuca?
Geralzão, André. Por que você achou que era para você? As respostas até o momento me levaram aos questionamentos que fiz. De quais jogos devem ser jogados apenas com expansões e se há algum que é ruim, mas fica bom com a adição.  Meeple 
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Trentini Ter Jan 07, 2014 8:41 am

Samuca, alguns jogos já são bons sem a expansão, mas elas elevam a experiência ainda mais, outras tornam um jogo ruim, bom. O único exemplo desse caso que citei ali no meu top 5 seria o 7 Wonders, que o jogo base não chega a ser ruim, mas também acaba não sendo um bom jogo, fica no meio termo por causa do lance da ciência, aí com as expansões ele se torna bom!

Se me permite dar uma sugestão para o próximo top 5, tente fazer o tema inverso, o top 5 das piores expansões Very Happy
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por doizinho Ter Jan 07, 2014 9:35 am

Trentini escreveu:Se me permite dar uma sugestão para o próximo top 5, tente fazer o tema inverso, o top 5 das piores expansões Very Happy
Ou tente não falar de expansões, já que elas são uma parte muito pequena das nossas coleções e não rendem tanto assunto.  Cool 
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por tiagovip Ter Jan 07, 2014 11:37 am

Samuca escreveu:Dentre esses jogos e suas respectivas expansões, há algum que vocês acham que muda drasticamente o jogo-base?

Existe uma que eu não citei, para o jogo Sanitarium, que muda o jogo drasticamente e para melhor (sic). Não a citei porque nunca joguei sem as modificações da expansão.

Samuca escreveu:Ou ainda, há alguma expansão que torna um jogo ruim, bom?

Certamente tem (não necessariamente de fazer um jogo ruim num bom, mas consertar problemas que deixavam um jogo ruim em certos aspectos), mas a maioria faz o que diz o nome: expande um jogo outrora mais limitado.

Abs,


Última edição por tiagovip em Ter Jan 07, 2014 11:55 am, editado 1 vez(es)
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Soar Ter Jan 07, 2014 11:52 am

Senhores

A) Eu acho que tem expansões mudam de forma significativa um jogo. Nem que seja pelo simples fato de proporcionar o aumento do número de jogadores ou da rejogabilidade

B) Tem expansões ruins também, eu tenho uma exp pro Caylus Magna Carta que eu não gosto.

C) Tem expansões medíocres, no meu caso a exp do Citadels nunca caiu na mesa.

Os LCG certamente são os maiores beneficiados pelas expansões!

5 -  Combat Commander - Battle Pack  Normandy - Não sei se é por que eu joguei muitos cenários desta exp, ela me agrada pelos aspectos históricos da ofensiva aliada na Europa

4 - Starfleet Captains - Romulans Permite que o jogo ganhe mais jogadores (partidas com 3 e 6) e traz os ardilosos Romulanos à cena, sem os Romulanos - não é Star Trek!!

3 - Sentinels of Multiverse - Rook City Exp que motiva novas partidas, com vilões de grande dificuldade, deixando os jogadores experientes animados para continuar jogando

2 - A Game of Thrones boardgame - A Dance w Dragons e Feast for Crows. Vieram salvar um jogão, lindo, bem feito, porém cheio de bugs.

1 - Civilization - Wisdom and Warefare. Adorei especialmente as novas civilizações e a mudança das cartas de combate. Tem que ser usado em conjunto da expansão Fame and Fortune pra ficar realmente animal!!

Abrax
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Samuca Ter Jan 07, 2014 12:35 pm

doizinho escreveu:
Trentini escreveu:Se me permite dar uma sugestão para o próximo top 5, tente fazer o tema inverso, o top 5 das piores expansões Very Happy
Ou tente não falar de expansões, já que elas são uma parte muito pequena das nossas coleções e não rendem tanto assunto.  Cool 
No meu caso, pouco mais da metade da minha coleção é composta por expansões. LotR e X-Wing sendo os grandes culpados por isso. E como você sofre dos mesmos dois males, Fabiano, imagino que a sua proporção não fique longe da minha.

De um jeito ou de outro, seja pelas escolhas e justificativas ou pelos comentários avulsos, este TOP 5 está sendo super informativo.  bounce 
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por libonati Ter Jan 07, 2014 12:46 pm

Vamos lá!!!

1 - Mage Knight: The Lost Legion... outro cânone de qualidade... melhora muitos aspectos do jogo, traz diversas outras opções de jogabilidade e estratégia, adiciona a possibilidade de se colocar mais um jogador, traz um novo mage knight e para fechar a traz o general volkare, com dois novos cenários cooperativos muito legais!

2 - 7 wonders: Leaders... não me canso de elogiar essa expansão, acho-a fodástica demais, tendo consertado alguns errinhos no jogo base!!! Para mim não exista mais 7 wonders sem ela.

3 - Prince of Florence: Prince and Muse... são algumas poucas cartas a mais, mas estas fazem muita diferença. Melhoram absurdamente oq já era bom. o jogo fica mais apertado, mais acirrado, o dinheiro realmente importa, existem mais possibilidades estratégicas, um novo leilão... bem fodona também!

4 - Race for the Galaxy: The Gathering Storm... essa é pra mim, dentre as que conheço, a melhor expansão do race, seguida de perto pela Rebel vs. Imperium. Mas, além de adicionar a possiblidade de um quinto jogador, ela também adiciona o draft como setup, oq nunca testei, mas deve ser foda e, principalmente, os objetivos comuns, que aumentam a interação entre os jogadores, sendo bastante importante cuidar de seu adversário e adicionam uma baita possibilidade estratégica, que é correr atrás dos objetivos!

5 - Galaxy Trucker: A Big Expansion... essa é o conceito clássico de expansão, serve para expandir o jogo base trazendo novos elementos na construção da nave, novos modelos de nave, novas cartas, a possibilidade de se adicionar um quinto jogador e, por fim, o mais importante, cartas pra jogadores avançados, que dominam a bagaça mesmo, elevando o jogo a outro nível!

Fica aqui a menção honrosa ao Tenno's Court do Shogun, que imagino deixar o jogo bem legal, mas ainda não a conheço! também coloco aqui a Container: The second shipment que adiciona basicamente duas coisas: uma é o conteiner de luxo, o dourado, que adiciona uma variante a mais na ilha e permite alongar o jogo com a transformação dos comodities. A segunda e, melhor, é a possibilidade de um jogador fazer empréstimo ao outro, com juros... isso torna o jogo bem melhor mesmo! Infelizmente não entrou no TOP 5 pq nunca joguei sem ela!

Tenho em minha wishlist as expansões do Space Empiresm a Close Enconters, que imagino deva ser do caralho e a do Lancaster, Henry V, que também deve adicionar elementos bem legais ao jogo que já é ótimo!

Samuca, eu gostei bastante do tema proposto para esse TOP 5 e, ao contrário do Fabiano, imagino que expansões façam parte ativamente do nosso cotidiano de jogos!!! E ao contrário do Trentini, acho que listar as 5 melhores é mais interessante que colocar as 5 piores. Nesse último caso eu listaria aqueles que trazem apenas mais do mesmo, como Dixit, once upon a time, winter cards do A castle for all season e assim por diante. Seria algo muito parecido, pelo menos para mim!

Abraços

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Samuca Ter Jan 07, 2014 12:58 pm

libonati escreveu:Samuca, eu gostei bastante do tema proposto para esse TOP 5 e, ao contrário do Fabiano, imagino que expansões façam parte ativamente do nosso cotidiano de jogos!!! E ao contrário do Trentini, acho que listar as 5 melhores é mais interessante que colocar as 5 piores. Nesse último caso eu listaria aqueles que trazem apenas mais do mesmo, como Dixit, once upon a time, winter cards do A castle for all season e assim por diante. Seria algo muito parecido, pelo menos para mim!

Abraços
Obrigado, Libo. Eu propositalmente evitei listar LCGs e X-Wing exatamente por isso. Embora as expansões melhorem enormemente os jogos-base e os encham de novas possibilidades, para mim são jogos incompletos vendidos separadamente.

Aproveitando, qual sua opinião a respeito das expansões do Flash Point?
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por doizinho Ter Jan 07, 2014 1:49 pm

Samuca escreveu:
doizinho escreveu:
Trentini escreveu:Se me permite dar uma sugestão para o próximo top 5, tente fazer o tema inverso, o top 5 das piores expansões Very Happy
Ou tente não falar de expansões, já que elas são uma parte muito pequena das nossas coleções e não rendem tanto assunto.  Cool 
No meu caso, pouco mais da metade da minha coleção é composta por expansões. LotR e X-Wing sendo os grandes culpados por isso. E como você sofre dos mesmos dois males, Fabiano, imagino que a sua proporção não fique longe da minha.

De um jeito ou de outro, seja pelas escolhas e justificativas ou pelos comentários avulsos, este TOP 5 está sendo super informativo.  bounce 
Samuca "expansões" em jogos colecionáveis não existem, elas são na verdade o próprio jogo.
O Tiago deu a definição perfeita pras expansões em jogos colecionáveis, elas são como as figurinhas de um álbum.
Na minha visão eu tenho 36 jogos e 8 expansões (Le Havre, Runewars, Princes of Florence, Formula D, Combate Commander, Glory to Rome, Ticket to Ride e Troyes), mas o BGG diz que eu tenho 34 expansões.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Samuca Ter Jan 07, 2014 1:51 pm

doizinho escreveu:
Samuca escreveu:
doizinho escreveu:
Trentini escreveu:Se me permite dar uma sugestão para o próximo top 5, tente fazer o tema inverso, o top 5 das piores expansões Very Happy
Ou tente não falar de expansões, já que elas são uma parte muito pequena das nossas coleções e não rendem tanto assunto.  Cool 
No meu caso, pouco mais da metade da minha coleção é composta por expansões. LotR e X-Wing sendo os grandes culpados por isso. E como você sofre dos mesmos dois males, Fabiano, imagino que a sua proporção não fique longe da minha.

De um jeito ou de outro, seja pelas escolhas e justificativas ou pelos comentários avulsos, este TOP 5 está sendo super informativo.  bounce 
Samuca "expansões" em jogos colecionáveis não existem, elas são na verdade o próprio jogo.
O Tiago deu a definição perfeita pras expansões em jogos colecionáveis, elas são como as figurinhas de um álbum.
Na minha visão eu tenho 36 jogos e 8 expansões (Le Havre, Runewars, Princes of Florence, Formula D, Combate Commander, Glory to Rome, Ticket to Ride e Troyes), mas o BGG diz que eu tenho 34 expansões.
I bow to your wisdom, doizinho.  Meeple 
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por libonati Ter Jan 07, 2014 2:16 pm

Samuca escreveu:
libonati escreveu:Samuca, eu gostei bastante do tema proposto para esse TOP 5 e, ao contrário do Fabiano, imagino que expansões façam parte ativamente do nosso cotidiano de jogos!!! E ao contrário do Trentini, acho que listar as 5 melhores é mais interessante que colocar as 5 piores. Nesse último caso eu listaria aqueles que trazem apenas mais do mesmo, como Dixit, once upon a time, winter cards do A castle for all season e assim por diante. Seria algo muito parecido, pelo menos para mim!

Abraços
Obrigado, Libo. Eu propositalmente evitei listar LCGs e X-Wing exatamente por isso. Embora as expansões melhorem enormemente os jogos-base e os encham de novas possibilidades, para mim são jogos incompletos vendidos separadamente.

Aproveitando, qual sua opinião a respeito das expansões do Flash Point?

Não testei todas ainda, mas elas vêm justamente para aumentar a dificuldade do jogo, incluindo elementos novos e mapas diferentes.
Serve para jogadores mais experientes. Não as acho fundamentais num primeiro momento, mas tornam-se indispensáveis depois, como é na maioria dos cooperativos!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Trentini Ter Jan 07, 2014 2:19 pm

Libo, acho meio difícil mesmo acertar as 5 piores expansões, mas também seria muito informativo, eu colocaria facilmente aquela expansão do Saboteur em primeiro lugar, uma boa informação para que todo mundo aqui passe bem longe, esse é um exemplo de uma expansão que PIORA o jogo base!
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por libonati Ter Jan 07, 2014 2:31 pm

Trentini escreveu:Libo, acho meio difícil mesmo acertar as 5 piores expansões, mas também seria muito informativo, eu colocaria facilmente aquela expansão do Saboteur em primeiro lugar, uma boa informação para que todo mundo aqui passe bem longe, esse é um exemplo de uma expansão que PIORA o jogo base!

Ahhh sim, eu havia até apagado essa monstruosidade da minha mente, mas é verdade!!!
Essa é uma expansão que piora o jogo base, e muito!!!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Andre Modt Ter Jan 07, 2014 2:50 pm

Samuca escreveu:
Andre Modt escreveu:Foi pra mim ou pra geral esse comentário Samuca?
Geralzão, André. Por que você achou que era para você? As respostas até o momento me levaram aos questionamentos que fiz. De quais jogos devem ser jogados apenas com expansões e se há algum que é ruim, mas fica bom com a adição.  Meeple 

Porque era tarde da noite e eu li "você" ao invés de "vocês"! Very Happy
Andre Modt
Andre Modt
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 532
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por tiagovip Ter Jan 07, 2014 3:04 pm

Saboteur 2 estaria, fácil, no topo da minha lista de piores expansões de todos os tempos.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Samuca Qua Jan 08, 2014 2:03 am

tiagovip escreveu:Saboteur 2 estaria, fácil, no topo da minha lista de piores expansões de todos os tempos.
Nunca joguei a expansão, mas pelo que conheço do jogo-base e pelo que me foi explicado que ela faz, concordo plenamente!  Evil or Very Mad 
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Soar Qui Jan 09, 2014 1:17 pm

tiagovip escreveu:Saboteur 2 estaria, fácil, no topo da minha lista de piores expansões de todos os tempos.
É quase como assistir Highlander 2 - estraga totalmente o primeiro.
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 Expansões Empty Re: TOP 5 Expansões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos