TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
+6
Rafaelfo
libonati
tiagovip
Trentini
Pedro
doizinho
10 participantes
Fórum Curitiba Lúdica :: Jogos :: Top 5
Página 1 de 1
TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
Muito bem meus amigos, é com muita alegria no coração que chegamos ao último TOP 5 do ano. Como eu já havia explicado antes, nos dias 24 e 31 não teremos TOP 5, também não sei dizer quando retornarei e se retornarei a fazê-los. Hoje o tema é Melhores jogos novos de 2013, ou seja, vamos listar quais os melhores jogos que você conheceu em 2013, sejam eles novos ou antigos. Como meus adjetivos já se esgotaram então não darei grandes explicaçãoes sobre as minhas escolhas.
5 - El Grande - Um clássico que só consegui jogar esse ano, infelizmente. O melhor controle de área que já joguei.
4 - Ra - Finalmente um jogo do Knizia que eu gostei muito. Não me dou bem em jogos de leilão, sou muito gastador, mas a mecânica desse é tão bem feita que consegui me dar bem.
3 - Age of Industry - Achei o filhote do Brass muito bom, ano que vem quero ver se consigo jogá-lo mais.
2 - Terra Mystica - Tudo já foi dito do Terra Mystica né, pra mim ele foi o segundo melhor que conheci esse ano.
1 - De Vulgari Eloquentia - E por fim, o jogo mais interessante do ano foi o De Vulgari Eloquentia. Um euro com mecânicas sólidas, mas que oferece uma experiência fascinante. É um dos poucos euros que tem um tema destacado e relevante.
Menções Honrosas - Aqui cito grandes jogos que conheci esse ano, mas que não conseguiram entrar na lista: Legends of Andor, Love Letter, Suburbia, Keyflower e Plague.
5 - El Grande - Um clássico que só consegui jogar esse ano, infelizmente. O melhor controle de área que já joguei.
4 - Ra - Finalmente um jogo do Knizia que eu gostei muito. Não me dou bem em jogos de leilão, sou muito gastador, mas a mecânica desse é tão bem feita que consegui me dar bem.
3 - Age of Industry - Achei o filhote do Brass muito bom, ano que vem quero ver se consigo jogá-lo mais.
2 - Terra Mystica - Tudo já foi dito do Terra Mystica né, pra mim ele foi o segundo melhor que conheci esse ano.
1 - De Vulgari Eloquentia - E por fim, o jogo mais interessante do ano foi o De Vulgari Eloquentia. Um euro com mecânicas sólidas, mas que oferece uma experiência fascinante. É um dos poucos euros que tem um tema destacado e relevante.
Menções Honrosas - Aqui cito grandes jogos que conheci esse ano, mas que não conseguiram entrar na lista: Legends of Andor, Love Letter, Suburbia, Keyflower e Plague.
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
Ainda vou conhecer jogos esse ano... mas, lá vai.
5 - Wich of Salem: Cooperativo bom de conhecer, segue o que curto no estilo. Dificuldade.
4 - Tzolkin: Um jogo bem interessante. Infelizmente joguei apenas uma vez e cometi erros, é para seguir com a lógica de apenas a primeira partida é a oportunidade para jogar e emitir opinião.
3 - Terra Mystica: um jogo com uma boa ideia e muito bem trabalhado nas opções que possui.
2 - CO2: Simplesmente um dos jogos que mais curti conhecer.
1 - Chicago Express: Digno dessa posição, pois foi um jogo que reuniu as mecânicas e estratégias que gosto em board bonito e de resolução rápida.
colocaria aqui ainda o Senhor dos Anéis - Card Game que me impressionou muito positivamente. Plague e Love Letter também são excelentes jogos...
5 - Wich of Salem: Cooperativo bom de conhecer, segue o que curto no estilo. Dificuldade.
4 - Tzolkin: Um jogo bem interessante. Infelizmente joguei apenas uma vez e cometi erros, é para seguir com a lógica de apenas a primeira partida é a oportunidade para jogar e emitir opinião.
3 - Terra Mystica: um jogo com uma boa ideia e muito bem trabalhado nas opções que possui.
2 - CO2: Simplesmente um dos jogos que mais curti conhecer.
1 - Chicago Express: Digno dessa posição, pois foi um jogo que reuniu as mecânicas e estratégias que gosto em board bonito e de resolução rápida.
colocaria aqui ainda o Senhor dos Anéis - Card Game que me impressionou muito positivamente. Plague e Love Letter também são excelentes jogos...
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
Cara, esse top é difícil visto que a maioria dos jogos que conheci foram esse ano.
Vamos tentar:
5) Tzolk'in
4) Dominant Species
3) Race for the Galaxy
2) Terra Mystica
1) Android: Netrunner
Não escreverei nada a respeito, pois todos esse jogos já escrevi bastante coisa, do Netrunner inclusive escrevi uma resenha bem elaborada.
Vamos tentar:
5) Tzolk'in
4) Dominant Species
3) Race for the Galaxy
2) Terra Mystica
1) Android: Netrunner
Não escreverei nada a respeito, pois todos esse jogos já escrevi bastante coisa, do Netrunner inclusive escrevi uma resenha bem elaborada.
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
Olá!
Fiz essa lista no BGG dias atrás, então ficou mole! Segue ela:
5) Terra Mystica - um jogo muito bom, funcionando de forma interessante, sempre ofertando diversas opções para os jogadores. É bem legal o quanto as raças jogam diferente, e como as partidas em si mudam por coisas simples como posicionar as casas iniciais. Um excelente jogo;
4) Tzolk'in: The Mayan Calendar - talvez, com o tempo, perca este lugar, pois vai depender de quão variável ele pode ser (por enquanto não me parece obrigatório seguir pela trilha dos crânios de cristal, mas também só o joguei 2x). Eu curti bastante o funcionamento das rodas, principalmente no modo o quanto elas deixam a upkeep super simples: basta girar a roda central e pronto! Um desenho engenhoso que agrega ao jogo;
3) De Vulgari Eloquentia - já falei bastante desse, então apenas digo que foi o melhor euro do ano, simples assim - temático, engenhoso, exige saber o que fazer, quando fazer e onde. Um jogo definitivamente especiail;
2) Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island - um cooperativo temático, envolvente, punitivo e divertido! Tudo funciona bem, e a ideia de eventos que voltam para causar efeitos, é tão simples que surpreende-me não tê-la visto antes! Estou ansioso pelas minhas próximas partidas, pois sempre tem algo novo e memorável;
1) Sentinels of the Multiverse - deste também já falei bastante, então basta saberem que está no topo dos meus preferidos para o ano, e no meu Top 3 de todos os tempos. Mais, mais, quero mais!
Se fosse um Top 10, entrariam: 6) Love Letter, 7) Witch of Salem, Goa, 9) Lord of the Rings: The Adventure Deck Game e 10) Doom: The Boardgame.
Abs,
Fiz essa lista no BGG dias atrás, então ficou mole! Segue ela:
5) Terra Mystica - um jogo muito bom, funcionando de forma interessante, sempre ofertando diversas opções para os jogadores. É bem legal o quanto as raças jogam diferente, e como as partidas em si mudam por coisas simples como posicionar as casas iniciais. Um excelente jogo;
4) Tzolk'in: The Mayan Calendar - talvez, com o tempo, perca este lugar, pois vai depender de quão variável ele pode ser (por enquanto não me parece obrigatório seguir pela trilha dos crânios de cristal, mas também só o joguei 2x). Eu curti bastante o funcionamento das rodas, principalmente no modo o quanto elas deixam a upkeep super simples: basta girar a roda central e pronto! Um desenho engenhoso que agrega ao jogo;
3) De Vulgari Eloquentia - já falei bastante desse, então apenas digo que foi o melhor euro do ano, simples assim - temático, engenhoso, exige saber o que fazer, quando fazer e onde. Um jogo definitivamente especiail;
2) Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island - um cooperativo temático, envolvente, punitivo e divertido! Tudo funciona bem, e a ideia de eventos que voltam para causar efeitos, é tão simples que surpreende-me não tê-la visto antes! Estou ansioso pelas minhas próximas partidas, pois sempre tem algo novo e memorável;
1) Sentinels of the Multiverse - deste também já falei bastante, então basta saberem que está no topo dos meus preferidos para o ano, e no meu Top 3 de todos os tempos. Mais, mais, quero mais!
Se fosse um Top 10, entrariam: 6) Love Letter, 7) Witch of Salem, Goa, 9) Lord of the Rings: The Adventure Deck Game e 10) Doom: The Boardgame.
Abs,
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
Robinson Crusoé é demais mesmo.
Ainda quero jogá-lo mais vezes. O Doom tbm é massa...
Ainda quero jogá-lo mais vezes. O Doom tbm é massa...
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
Pedro escreveu:Plague e Love Letter também são excelentes jogos...
O Plague você conheceu em 2012! Foram 12 partidas em 2012!
Dá nisso não querer mais registrar partidas no BGG, senhor Pedro.
Abs,
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
Hahahaha...
sim, fiquei na dúvida se conheci o Navegador nesse ano ou no anterior. Ele teria entrado nessa lista fácil...
sim, fiquei na dúvida se conheci o Navegador nesse ano ou no anterior. Ele teria entrado nessa lista fácil...
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
Trentini escreveu:
5) Tzolk'in
4) Dominant Species
3) Race for the Galaxy
2) Terra Mystica
1) Android: Netrunner
Algum desses você tem, Trentini?
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
tiagovip escreveu:Trentini escreveu:
5) Tzolk'in
4) Dominant Species
3) Race for the Galaxy
2) Terra Mystica
1) Android: Netrunner
Algum desses você tem, Trentini?
EHEHE, geralmente os melhores jogos que conheço acabo comprando
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
Esse Trentini só me envergonha!!! Para mostrar um pouco de altruísmo, vou listar só os jogos dos amiguinhos!
5) Clash of Cultures - gosto muito de jogos de cevilização e gosto mais ainda dos bons! esse aqui é um jogo bacana, que realmente gostaria de jogar novamente, se o dono não estivesse usando como peso de porta, só pq esse é um mero jogo sem componentes banhados em bronze, nem assinado pelo autor!
4) Chicago Express - Gosto muito das mecânicas trazidas neste jogo, de stock holding, de track builing e tudo mais. Esse eu tbm gostaria de jogar mais vezes, mas o dono usa as cartelas para limpar as lágrimas do choro pelos seus jogos não jogados.
3) Space Alert - Baita jogão, achei as mecânicas surpreendentes. Tudo em tempo real e passa uma sensação muito divertida de experimentar, geradas pelos erros e acertos na comunicação entre os players. Gostaria de jogar mais, mas o mega mente nem sempre o disponibiliza e o outro dono do jogo resolveu o usar de mousepad.
2) Star Trek Fleet Captains - Esse me foi um jogo surpreendente. O sentimento que ele passa é muito legal e o sistema de clix caiu como uma luva. Achei um jogo rápido, fácil e bem fluído!!! Muito gosto de se jogar.
1) Terra Mystica - Bom ,esse é quase unânime... achei o jogo surpreendentemente bom, com equilíbrio, estratégia, interação, enfim... bem foda!
Gostaria mesmo de colocar aqui o combat commander, mas quero experimentar a versão do designer antes. A do Elfo foi legal conhecer, mas quem sabe a do designer deixa o jogo ainda melhor.
5) Clash of Cultures - gosto muito de jogos de cevilização e gosto mais ainda dos bons! esse aqui é um jogo bacana, que realmente gostaria de jogar novamente, se o dono não estivesse usando como peso de porta, só pq esse é um mero jogo sem componentes banhados em bronze, nem assinado pelo autor!
4) Chicago Express - Gosto muito das mecânicas trazidas neste jogo, de stock holding, de track builing e tudo mais. Esse eu tbm gostaria de jogar mais vezes, mas o dono usa as cartelas para limpar as lágrimas do choro pelos seus jogos não jogados.
3) Space Alert - Baita jogão, achei as mecânicas surpreendentes. Tudo em tempo real e passa uma sensação muito divertida de experimentar, geradas pelos erros e acertos na comunicação entre os players. Gostaria de jogar mais, mas o mega mente nem sempre o disponibiliza e o outro dono do jogo resolveu o usar de mousepad.
2) Star Trek Fleet Captains - Esse me foi um jogo surpreendente. O sentimento que ele passa é muito legal e o sistema de clix caiu como uma luva. Achei um jogo rápido, fácil e bem fluído!!! Muito gosto de se jogar.
1) Terra Mystica - Bom ,esse é quase unânime... achei o jogo surpreendentemente bom, com equilíbrio, estratégia, interação, enfim... bem foda!
Gostaria mesmo de colocar aqui o combat commander, mas quero experimentar a versão do designer antes. A do Elfo foi legal conhecer, mas quem sabe a do designer deixa o jogo ainda melhor.
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
Foram tantas coisas erradas naquele dia que 1. fiz uma lista de uma página e meia de coisas erradas ou não claras para me lembrar em uma futura partida (verdade); 2. o Gustavo automaticamente estraria em colapso e deixaria de existir se ele tivesse visto nossa partida.libonati escreveu:Gostaria mesmo de colocar aqui o combat commander, mas quero experimentar a versão do designer antes. A do Elfo foi legal conhecer, mas quem sabe a do designer deixa o jogo ainda melhor.
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
libonati escreveu:4) Chicago Express - Gosto muito das mecânicas trazidas neste jogo, de stock holding, de track builing e tudo mais. Esse eu tbm gostaria de jogar mais vezes, mas o dono usa as cartelas para limpar as lágrimas do choro pelos seus jogos não jogados.
Um dia vai que até conheço este! Mesmo com as cartas dobradas, marcadas pelas lágrimas incessantes.
Abs,
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
[quote="Rafaelfo"]
Amanhã vamos mandar ver e acertar os ponteiros...
libonati escreveu:o Gustavo automaticamente estraria em colapso e deixaria de existir se ele tivesse visto nossa partida.
Amanhã vamos mandar ver e acertar os ponteiros...
Gustavo- Arkham Horror
- Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
Vamos para a lista.
Este ano conheci mais ou menos 65 jogos, então vai ser dureza tirar 5 melhores nesses...
O critério utilizado por mim é a sensação "que bom que conheci esse jogo"!
5 - 1989
4 - Terra Mystica
3 - Hammer of the Scots
2 - Cuba Libre
1 - Android: Netrunner
Espero jogá-los muitas vezes ano que vem... para mim, os três de wargames foram definitivos dentro dos temas a que se propõem. O Terra Mystica é um euro incrível! E Android é destruidor!
Menções honrosas seriam Helvetia, Tzolkin, Gears of War, Doom...
Este ano conheci mais ou menos 65 jogos, então vai ser dureza tirar 5 melhores nesses...
O critério utilizado por mim é a sensação "que bom que conheci esse jogo"!
5 - 1989
4 - Terra Mystica
3 - Hammer of the Scots
2 - Cuba Libre
1 - Android: Netrunner
Espero jogá-los muitas vezes ano que vem... para mim, os três de wargames foram definitivos dentro dos temas a que se propõem. O Terra Mystica é um euro incrível! E Android é destruidor!
Menções honrosas seriam Helvetia, Tzolkin, Gears of War, Doom...
Última edição por Gustavo em Ter Dez 17, 2013 2:34 pm, editado 1 vez(es)
Gustavo- Arkham Horror
- Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
É verdade!
Gustavo- Arkham Horror
- Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
5 - Wiz Wars
4 - LOTR LCG
3 - Master's Gallery
2 - Hey That's My Fish
1 - Love Letter
4 - LOTR LCG
3 - Master's Gallery
2 - Hey That's My Fish
1 - Love Letter
Soar- Arkham Horror
- Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
2013 foi um ano excelente para mim em termos de BGs. Não apenas me mudei de volta para Curitiba e hoje consigo jogar quase toda semana, como também conheci novos amigos maravilhosos (e alguns nem tanto) e de quebra ainda conheci jogos fantásticos.
Prova de tudo isso é que não consegui escolher os cinco melhores jogos que conheci neste ano e resolvi roubar e fazer dois TOP 5, um para Euros e outro para os demais jogos:
5. Bora Bora - Provavelmente a última surpresa do ano, este jogo extremamente dinâmico e cruel nas escolhas que ele obriga o jogador a tomar já entrou para minha lista de futuras aquisições depois da primeira partida;
4. Terra Mystica - Fantástico no equilíbrio entre as "raças", muito competitivo e também cruel, pois uma decisão errada pode significar a diferença entre primeiro e último lugar;
3. Le Havre - Fator sorte praticamente zero, extremamente dinâmico, também pode ser bem cruel em termos de escolha de ações, mas apesar de sua enorme complexidade, considero-o muito intuitivo e de fácil compreensão;
2. Dominant Species - Como biólogo, esse jogo tem um apelo especial para mim, mas independente disso, considero-o um dos melhores jogos de controle de área já feitos, e bem equilibrado mesmo tendo em vista os poderes bem assimétricos dos diferentes grupos animais;
1. El Grande - Joguei-o apenas uma vez, e a impressão que ele me causou foi tão grande que fico reimaginando aquela partida e diversas coisas que eu poderia ter feito diferente. Em termos de jogos de controle de área, provavelmente não há nenhum melhor.
===
5. Pathfinder Adventure Card Game: Rise of the Runelords - Extremamente simples, e com uma mecânica de jogo que pode "roubar" a cena e fazer o próprio tema desaparecer, mas ainda assim muito difícil e deveras divertido;
4. Discworld: Ankh-Morpork - Como fã de Terry Pratchet minha opinião é subjetiva, mas todo o caos do mundo dele está retratado de maneira excelente neste jogo que envolve um pouco de controle de área, um pouco de jogo econômico, um pouco de sorte, e bastante confusão;
3. Seasons - Único defensor deste jogo em Curitiba, novamente afirmo que as mais de cem partidas registradas que tenho do mesmo foram todas muito boas. Certamente não agrada a todos, mas ele tem desde um alto elemento sorte até um alto grau de estratégia;
2. X-Wing - Com certeza o jogo no qual gastei mais dinheiro, em parte por causa das miniaturas fantásticas, mas também por causa das mecânicas do jogo, das habilidades, manobras e pilotos todos diferentes entre si;
1. Descent: Journeys in the Dark - Estou no meio de uma campanha e tudo ainda é muito novo e emocionante, mas de modo geral estou apaixonado pelo jogo pelo fato de ele proporcionar uma sensação de dungeon crawling similar ao de uma partida de RPG com miniaturas e com um sistema mais complexo e mais emocionante de se jogar do que o Hero Quest da minha infância.
Prova de tudo isso é que não consegui escolher os cinco melhores jogos que conheci neste ano e resolvi roubar e fazer dois TOP 5, um para Euros e outro para os demais jogos:
5. Bora Bora - Provavelmente a última surpresa do ano, este jogo extremamente dinâmico e cruel nas escolhas que ele obriga o jogador a tomar já entrou para minha lista de futuras aquisições depois da primeira partida;
4. Terra Mystica - Fantástico no equilíbrio entre as "raças", muito competitivo e também cruel, pois uma decisão errada pode significar a diferença entre primeiro e último lugar;
3. Le Havre - Fator sorte praticamente zero, extremamente dinâmico, também pode ser bem cruel em termos de escolha de ações, mas apesar de sua enorme complexidade, considero-o muito intuitivo e de fácil compreensão;
2. Dominant Species - Como biólogo, esse jogo tem um apelo especial para mim, mas independente disso, considero-o um dos melhores jogos de controle de área já feitos, e bem equilibrado mesmo tendo em vista os poderes bem assimétricos dos diferentes grupos animais;
1. El Grande - Joguei-o apenas uma vez, e a impressão que ele me causou foi tão grande que fico reimaginando aquela partida e diversas coisas que eu poderia ter feito diferente. Em termos de jogos de controle de área, provavelmente não há nenhum melhor.
===
5. Pathfinder Adventure Card Game: Rise of the Runelords - Extremamente simples, e com uma mecânica de jogo que pode "roubar" a cena e fazer o próprio tema desaparecer, mas ainda assim muito difícil e deveras divertido;
4. Discworld: Ankh-Morpork - Como fã de Terry Pratchet minha opinião é subjetiva, mas todo o caos do mundo dele está retratado de maneira excelente neste jogo que envolve um pouco de controle de área, um pouco de jogo econômico, um pouco de sorte, e bastante confusão;
3. Seasons - Único defensor deste jogo em Curitiba, novamente afirmo que as mais de cem partidas registradas que tenho do mesmo foram todas muito boas. Certamente não agrada a todos, mas ele tem desde um alto elemento sorte até um alto grau de estratégia;
2. X-Wing - Com certeza o jogo no qual gastei mais dinheiro, em parte por causa das miniaturas fantásticas, mas também por causa das mecânicas do jogo, das habilidades, manobras e pilotos todos diferentes entre si;
1. Descent: Journeys in the Dark - Estou no meio de uma campanha e tudo ainda é muito novo e emocionante, mas de modo geral estou apaixonado pelo jogo pelo fato de ele proporcionar uma sensação de dungeon crawling similar ao de uma partida de RPG com miniaturas e com um sistema mais complexo e mais emocionante de se jogar do que o Hero Quest da minha infância.
Re: TOP 5 - Melhores jogos novos de 2013
Listando alguns que joguei e gostei por algum motivo durante o ano.
1- Race for The Galaxy - foi o jogo que mais joguei no ano embora no nosso grupo a repetição não seja algo frequente. Gosto muito do jogo, rápido por vezes até demais, bem estratégico apesar de toda a aleatoriedade;
2- Lords of Waterdeep- joguei pouco mas gostei muito do jogo, têm o tema bem bacana além do gerenciamento de recursos, neste caso personagens podemos assim dizer.Também é um jogo fácil de assimilar e com as novas construções, sempre permite o jogador procurar um caminho diferente para a sua jogada.
3- Village - jogo bacana de gerenciamento e alocação, fabricação de bens, viajar abre N possibilidades para buscar a vitória;
4- Zombicide - não sou fá deste tipo de jogo mas a partida que joguei pude observar algumas mecânicas criativas, apenas por isso listo o jogo;
5- Chtulun Dice - achei bacana por ser principalmete muito interativo e rápido
é isso!
1- Race for The Galaxy - foi o jogo que mais joguei no ano embora no nosso grupo a repetição não seja algo frequente. Gosto muito do jogo, rápido por vezes até demais, bem estratégico apesar de toda a aleatoriedade;
2- Lords of Waterdeep- joguei pouco mas gostei muito do jogo, têm o tema bem bacana além do gerenciamento de recursos, neste caso personagens podemos assim dizer.Também é um jogo fácil de assimilar e com as novas construções, sempre permite o jogador procurar um caminho diferente para a sua jogada.
3- Village - jogo bacana de gerenciamento e alocação, fabricação de bens, viajar abre N possibilidades para buscar a vitória;
4- Zombicide - não sou fá deste tipo de jogo mas a partida que joguei pude observar algumas mecânicas criativas, apenas por isso listo o jogo;
5- Chtulun Dice - achei bacana por ser principalmete muito interativo e rápido
é isso!
Tópicos semelhantes
» TOP 5 - Melhores jogos novos de 2014
» Lista dos jogos novos para mim - 2013
» Vendo Jogos Novos e Semi-Novos
» Top 5 - Melhores jogos de 2015
» Novos jogos do Macri
» Lista dos jogos novos para mim - 2013
» Vendo Jogos Novos e Semi-Novos
» Top 5 - Melhores jogos de 2015
» Novos jogos do Macri
Fórum Curitiba Lúdica :: Jogos :: Top 5
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|