Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sexta - 06/setembro

+3
Samuca
libonati
tiagovip
7 participantes

Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Sexta - 06/setembro

Mensagem por tiagovip Sáb Set 07, 2013 4:08 pm

Olá, pessoas!

Ontem recebi aqui em casa o Marcelo, o Pedro e o Éder para alguns jogos, e o que veio para a mesa foi:

Lord of the Rings: The Confrontation (Deluxe Edition) (Pedro e eu) x2 - como de forma milagrosa o Pedro foi o primeiro a chegar, abrimos jogando algo para dois. Na primeira partida joguei com a Sombra e o Pedro com a Sociedade, e foi um jogo irretocável por parte da Sombra: com os Orcs eliminei o Gandalf e, quando o Pedro tentou uma malandragem, os Orcs derrotaram o Aragorn. Sem suas principais peças o Pedro já estava abalado, mas ficou pior quando a Shelob achou o Frodo, que tentava cruzar Cahadras. Sem poder escapar, Frodo foi eliminado e a Sombra venceu sem perder nenhuma das peças. Na segunda partida, os lados foram invertidos, e a disputa foi bem maior. O Gandalf se vingou dos Orcs, mandando-os embora e o Boromir fez o mesmo com o Balrog, mas, claro, foi junto. O Merry, na base do sacrifício, removeu o Troll da Caverna, e o Pippin seguiu o exemplo e levou consigo o Bruxo-Rei. O jogo ia bem para o meu lado, tendo perdido peças de pouco valor e que custaram as peças de maior peso da Sombra, porém o cenário piorou para mim quando o Pedro me impôs uma sequência complicada de perdas, que me custaram o Gandalf, o Legolas, o Gimli e o Sam ao preço de somente os Wargs e os Cavaleiros Negros, em grande parte pelo uso do Saruman. O momento de tensão estava no máximo, pois eu ainda tinha que passar pelas montanhas com o Frodo e era perseguido pelos Nazgûl, enquanto a Shelob fechava a passagem além. O Aragorn esperava pelo Frodo do outro lado e seu envolvimento fez com que a Shelob tivesse que se mover, o que abriu a passagem para o Frodo e, a partir daí, não era mais possível pará-lo em seu caminho até Mordor - Saruman e os Nazgûl chegaram no Bolsão, pelo lado da Sombra, mas o Frodo chegou antes da terceira peça da Sombras. Vitória da Sociedade;

Love Letter (Éder, Marcelo, Pedro e eu) - começamos esta partida sem o Marcelo, que depois chegou e entrou quando todos os demais já estavam com uma vitória. Então a insanidade começou. Todos estavam tão desatentos ao ponto de o Éder usar um Padre, pegar a minha carta, olhar para ela e aquela que tinha em mãos por alguns momentos, daí não se lembrar mais qual carta era dele e qual era a minha! Ele ficou vermelho e depois decidiu que tinha 50% de chance de passar a carta correta mesmo sem saber qual era e... errou. Sem ter mais o que fazer, eliminei ele na sequência, enquanto todos riam sem parar. Depois o Éder usou uma Guarda e falou: "Perreto, descarta o Rei" e o Pedro foi lá e descartou o Rei que tinha em mãos. Ou seja, nem lembrando o próprio nome as pessoas estavam. Esses foram só alguns dos absurdos. Terão mais, esperem. Eu estava com a mira boa, eliminando o Pedro e o Marcelo várias vezes, mas não conseguia terminar vencendo. O Pedro acabou por vencer a partida, com 4 vitórias, contra duas de todos os demais;

Forbidden Desert x2 (Éder, Marcelo, Pedro e eu) - foi a minha estreia neste jogo. Sem surpresas, este jogo divide várias semelhanças mecânicas com o Forbidden Island, principalmente na parte das habilidades especiais das profissões. A dinâmica do jogo é a seguinte: os participantes jogam juntos para encontrar as peças necessárias para reconstruir a embarcação voadora que está em pedaços pelo deserto. Só que, claro, o deserto é um local perigoso e tanto a sede quanto a areia podem causar a morte dos envolvidos nessa missão. O tabuleiro é composto de 24 peças que formam uma grade de 5 x 5, com o espaço central vazio. A cada turno o jogador pode realizar 4 ações, que envolvem: mover (1 ponto de ação por peça), escavar (1 ponto por marcador de areia removido), explorar uma peça (1 ponto) e coletar partes do navio (1 ponto). Os jogadores não podem se mover por peças que estavam soterradas (com 2 marcadores de areia), sendo necessário remover marcadores antes. Também não é possível explorar qualquer peça que tenha marcador de areia (mesmo que seja só um). Ao final das ações, o jogador revela o número de cartas indicadas num marcador (ao estilo do nível da água no Forbidden Island ou do nível de infecção no Pandemic) que faz as peças se moverem, como se fossem dunas no deserto movendo-se pela ação do vento. Cada peça movida recebe 1 marcador de areia - se a mesma for movida mais de uma vez, recebe mais marcadores. Os jogadores perdem se não houver mais marcadores de areia para serem colocados ou se algum personagem morrer de sede (cada personagem tem, em sua carta, um marcador para o nível de água que ele possui, e sempre que sai uma carta de sol o nível de água reduz em um). Os jogadores vencem se coletarem todas as peças do navio e o reconstruírem no hangar. Na primeira partida, comigo e com o Éder aprendendo a jogar, não fomos lá muito bem. O sol estava forte demais e fomos enganados por um poço vazio, o que nos custou algumas ações importantes. Conseguimos coletar somente três das peças do navio antes que o Escalador (Pedro), morresse por sede. Na segunda partida, com quase o mesmo time (saiu o Arqueologista e entrou o Navegador), melhoramos bastante. O Meteorologista (Pedro) manteve-se seguro nos túneis, evitando a perda de água, explorando regiões próximas e usando suas previsões para poupar um pouco os demais do sol. Deixamos a areia acumular-se mais do que anteriormente, mas exploramos melhor e conseguimos coletar todas as peças do navio. Restava ir até o hangar e montar o navio. O Navegador (Marcelo) e o Explorador (eu) chegamos lá antes. Restava somente o Meteorologista (Pedro) e o Escalador (Éder), e este levou ambos até lá, mas levamos um azar: o vento moveu o local do hangar um espaço. Parece pouco, mas nos custou a partida. Porque então o Escalador chegou ali, junto do Meteorologista, usando todas as ações que tinha. A peça tinha um marcador de areia que tinha que ser removido - 1 ação só resolveria isso - e, pronto, seria vitória. Mas não deu. O sol chegou forte e causou a morte do Explorador e do Meteorologista. Nova derrota. Gostei bastante do jogo e espero jogá-lo bem mais no futuro!;

Forbidden Island x2 (Éder, Marcelo, Pedro e eu) - como o Pedro e eu ficamos falando deste jogo durante o Forbidden Desert, com o Marcelo e o Éder curiosos, colocamos o irmão do meio na mesa. Foram também duas partidas. Na primeira, com a ilha no formato normal, levamos azar do Pouso dos Tolos sair num canto e logo nas cartas iniciais ele foi inundado. A partir disso foi uma luta para mantê-lo acima da linha d'água e fomos bastante bem nisso. Os dois locais do tesouro do fogo estavam também ameaçados e um deles foi perdido para o mar. Agora havia outro trabalho essencial a ser feito. A ilha foi se reduzindo rápido e o Engenheiro (Éder) ficou totalmente isolado do restante da ilha - seria necessário uma carona de helicóptero para resgatá-lo, mas antes disso ser possível o Pouso dos Tolos afundou e perdemos tendo encontrado três dos quatro tesouros. Derrota, e o ponto curioso foi que usei o Explorador três vezes seguidas! Na segunda partida, onde eu novamente sorteei o Explorador, mas devido à comoção geral, troquei pelo Mensageiro, mudamos o formato da ilha, e usamos aquele chamado de Ponte dos Horrores. É um formato perigoso, pois os dois lados principais da ilha são unidos por uma linha de três peças que, se perdida para o mar, torna o acesso de um lado ao outro permitido somente para o Mergulhador (Éder). A sorte, no entanto, estava ao nosso lado: mesmo com o Pouso dos Tolos sendo tomado pela água cedo, e o lado oeste da ilha ser afetado por quase todas as outras cartas, o lado leste, onde três dos quatro personagens começaram, tinha todos os elementos necessários para a vitória - quatro locais para coletar os tesouros e o Pouso dos Tolos. Assim largamos mão do lado oeste e nos concentramos em manter o lado leste fora d'água. Conseguimos fazer isso bem, contudo estávamos demorando para encontrar os tesouros e a pilha de carta que contém as subidas da água foi embaralhado antes de devolver cartas de tesouro para a pilha, o que nos deixou expostos para sofrer subidas de água em sequência. Só que novamente a sorte deu uma pequena ajuda e duas das subidas de água vieram juntas. A ilha se desfazia, todavia encontramos três tesouros em sequência e nos sustentamos por tempo suficiente para que o Navegador (Pedro) encontrasse o último necessário. Agora precisávamos ir até o Pouso dos Tolos antes que o derradeiro aumento do nível da água ocorresse. Faltava só um chegar e revelamos as duas cartas... e carta não veio! Assim, vencemos afinal. Ambas as partidas foram no nível Elite;

Love Letter x2 (Éder, Marcelo, Pedro e eu) - voltamos para o Love Letter e, claro, o ridículo permaneceu aqui como antes. Na primeira partida, o ponto "alto" foi quando, estando somente o Pedro e o Éder na rodada, o Éder usa um Barão e revela seu Príncipe... só que o Pedro estava protegido pela Dama de Companhia! Assim a Guarda encerrou a rodada em seguida. Em outra rodada, depois, eu usei o Rei para trocar minha outra carta com o Éder. O Marcelo jogou logo em seguida, usou uma Guarda, mirou o Éder e anunciou: "Rei"! Gezuis. O Rei era a carta de cima da pilha de descarte! Pro meu lado, todos estava com o meu número - estava sendo acertado por qualquer Guarda ou Barão. Na primeira partida ainda tive alguns momentos, continuando minha boa série de eliminações. Ainda assim, com aquela enorme ajuda dada pelo Éder, o Pedro venceu com 4 vitória, seguido por mim com 3. Na segunda partida, fiz ganhei maravilhosas zero rodadas e o vencedor acabou sendo o Éder, mesmo abalado em sua memória de curto prazo, com 4 vitória, seguido pelo Marcelo com três - e por sinal o Marcelo tinha aberto a segunda partida vencendo as três primeiras rodadas, depois empacou geral e, como eu, só figurou, nossa diversão ficou em eliminar um ao outro ou ao Pedro. Foi extremamente divertido e rimos sem parar até perder o fôlego.

E foi isso!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por libonati Dom Set 08, 2013 12:48 pm

Só jogos densos Chess Sarcasm !!!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por tiagovip Dom Set 08, 2013 1:58 pm

libonati escreveu:Só jogos densos Chess Sarcasm !!!
Se no Love Letter - repito, no Love Letter - a coisa estava naquele nível, imagine jogando algo mais complicado. Foi diretamente pedido pelo Pedro e os outros que jogássemos jogos leves.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por libonati Seg Set 09, 2013 12:54 am

As vezes um jogo que exigisse mais concentração servisse para despertar a galera Shocked !! O pessoal tem que ficar mais ligado, embora algumas vezes o Pedro durma sobre a mesa Cthulhu (produção, tive que usar o coringa aqui pq não achei nenhum smile de sono!)

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por Samuca Seg Set 09, 2013 3:43 am

Sleep Sleep Sleep Sleep Sleep 
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por libonati Seg Set 09, 2013 8:36 am

Ahhh sabia desse cara aí, mas achei que era do bgg. Bom, então meio próprio sono deve ter causado a minha incapacidade de achar smiles.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por Pedro Seg Set 09, 2013 9:04 am

Cara, aposto que as escolhas foram certas...

Não sei se já ri tanto numa jogatina como nessa sexta...
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por tiagovip Seg Set 09, 2013 9:26 am

Pedro escreveu:Cara, aposto que as escolhas foram certas...

Não sei se já ri tanto numa jogatina como nessa sexta...
Estava mesmo complicado até de jogar. Um dos vizinhos até reclamou do barulho! Agora é só ele chamar o síndico.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por doizinho Seg Set 09, 2013 10:04 am

Eu também tenho os dias de jogos não complicados, e entre eles o Forbbiden Island é um dos meus favoritos.

Aos que jogaram o Forbbiden Desert fica a pergunta - ele parece ser um jogo mais complicado, com mais coisas pra gerenciar/fazer, essa sensação é verdadeira? O jogo parece difícil.

Lá em casa na sexta recebi meu sobrinho pra uma partida de Civilization. Foi praticamente uma partida de aprendizado pra mim, que havia jogado somente uma vez, há muito tempo atrás. Meu sobrinho foi de alemães e eu de Romanos. Consegui uma vitória cultural e meu sobrinho estava indo pra uma vitória militar eu acho.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por Pedro Seg Set 09, 2013 10:11 am

doizinho escreveu:
Aos que jogaram o Forbbiden Desert fica a pergunta - ele parece ser um jogo mais complicado, com mais coisas pra gerenciar/fazer, essa sensação é verdadeira? O jogo parece difícil.
Então Fabiano. Ele tem sim muitas decisões e se você curte o Island, certamente irá gostar desse também. Joguei em níveis difíceis apenas, Elite ou Lendário... nesses não venci ainda, mais chegamos bem perto na segunda partida. Creio que a re-jogabilidade desse é menor que a do Island no entanto. Mas ele tem uma arte e componentes muito legais, que certamente atrairiam o João mais do que seu antecessor. O desafio é bacana pacas e me parece que controlar a água dos personagens não é simples e isso leva o grupo a decisões que podem colocar em risco a vida dos personagens e o fim do jogo. Não vejo como vencê-lo sem ser no limite.

Apesar das inúmeras semelhanças o jogo merece espaço na coleção, mesmo junto do Island. Eu vou pedir uma cópia pra mim com certeza.
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por tiagovip Seg Set 09, 2013 10:26 am

No Desert em nenhum momento alguém ficou sem ter uma ação a realizar - coisa que ocorre usualmente no Island. O Island, como o Pedro apontou, tem maior valor de re-jogabilidade, com sua possibilidade de layouts variados.

Um ponto que achei curioso é que, mesmo começando no Elite e no Lendário, não foi o nível de areia que nos incomodou - foi sempre a falta de água. Achei isso estranho.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por Samuca Seg Set 09, 2013 12:54 pm

Conforme o Pedro e o Léo disseram, o jogo também me pareceu muito superior ao Forbidden Island. Há muito mais dinâmica entre os jogadores por causa da água e porque é necessário explorar muitos tiles (ao invés de juntar cartas) para encontrar as partes da nave necessária para fugir.
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por Leohnardo Seg Set 09, 2013 1:13 pm

Samuca escreveu:Conforme o Pedro e o Léo disseram, o jogo também me pareceu muito superior ao Forbidden Island. Há muito mais dinâmica entre os jogadores por causa da água e porque é necessário explorar muitos tiles (ao invés de juntar cartas) para encontrar as partes da nave necessária para fugir.
Eu não falei nada, não joguei o Desert ainda, hehe.
Leohnardo
Leohnardo
Ra
Ra

Mensagens : 176
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por tiagovip Seg Set 09, 2013 1:15 pm

Como um contraponto, eu achei o Desert no padrão do Island. A mesma nota para ambos.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por Pedro Seg Set 09, 2013 1:16 pm

tiagovip escreveu:Como um contraponto, eu achei o Desert no padrão do Island. A mesma nota para ambos.

Abs,
justo! Thumbs Up 
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por Samuca Seg Set 09, 2013 1:18 pm

Leo.Nardo escreveu:
Samuca escreveu:Conforme o Pedro e o Léo disseram, o jogo também me pareceu muito superior ao Forbidden Island. Há muito mais dinâmica entre os jogadores por causa da água e porque é necessário explorar muitos tiles (ao invés de juntar cartas) para encontrar as partes da nave necessária para fugir.
Eu não falei nada, não joguei o Desert ainda, hehe.
Desculpe, Léo. Isso que dá ficar conversando com você no gtalk enquanto estou respondendo um comentário no fórum. drunken 
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 06/setembro Empty Re: Sexta - 06/setembro

Mensagem por Eder Seg Set 09, 2013 3:33 pm

tiagovip escreveu:
Pedro escreveu:Cara, aposto que as escolhas foram certas...

Não sei se já ri tanto numa jogatina como nessa sexta...
Estava mesmo complicado até de jogar. Um dos vizinhos até reclamou do barulho! Agora é só ele chamar o síndico.

Abs,
Concordo totalmente! Os melhores jogos para o momento, até porque achei que a letargia fosse só minha, mas era de todos, com exceção do Perreto que se sentiu injustiçado por não vencer um bando de palermas Laughing Laughing Laughing 

Agora, esta dos vizinhos foi a recompensa... você não falou que eles costumavam fazer muito barulho também Perreto?!? Foi vingança!
Eder
Eder
Banco Imobiliário
Banco Imobiliário

Mensagens : 45
Data de inscrição : 04/06/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos