Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90

3 participantes

Ir para baixo

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 Empty Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90

Mensagem por Descolado Seg Abr 02, 2018 1:05 pm

Acho que muitos aqui conhecem meu apreço pelo RACE! FORMULA 90, assim como pelo TIDE OF IRON. Quando um jogo cai nas minhas graças, sai de perto. É página da web, vídeo, longas resenhas e customizações.

E por falar em customizações, hora de mostrar meus "avanços" na customização do RACE! FORMULA 90 (já que o TIDE OF IRON anda meio mortinho pela FFG - algo me diz que essa franquia volta a vida em breve, vamos aguardar).

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 Rsw0jsF

Tenho trabalhado bastante em cima de pistas novas, na verdade eu já tenho TODAS AS PISTAS da década de 90 prontinhas (desenhadas). Algumas estão ainda em fase de testes.
Ao contrário das pistas do FORMULA D, que eram quase impossíveis de serem recriadas devido a complexidade, uma pista do RF90 eu demoro em torno de 2 horas pra deixar pronta (mas sem as flores e os coraçõeszinhos ao redor).

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 Kuv1DfZ
Minha versão finalizada da pista de Interlagos com miniaturas da SHAPEWAYS.

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 ZcMO1E8
Pista de Interlagos com os carrinhos ORIGINAIS do jogo (devidamente pintados, é claro).

Consegui descobrir o programa certo para desenhá-las, um programa GRATUITO chamado INKSCAPE de desenho vetorial que me permite trabalhar nas pistas no meu trabalho - nas horas vagas, é claro ;o).

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 OmF3CfX
Testes finais em cima da pista já finalizada. Batalha no "S DO SENNA".

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 Fm1vget
Reta oposta de Interlagos. Infelizmente o PAPEL SULFITE não deixa a superfície reta. Com um pouco de abstração dá pra imaginar que se trata do relevo natural de Interlagos  Não fui eu!

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 A7cgeF1
Miolo do circuito, a parte mais difícil.

Também consegui portar para esse programa a construção das TRACK CARDS usadas em cada circuito. Isso facilitou bastante o desenvolvimento e já me permitiu deixar todas as pistas prontas bem como suas track cards - lembrando que essas cartas são mais arte do que ciência o que também facilita bastante a criação.

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 NpRCGzT
Ferramenta INKSCAPE usada para criação das Track Cards. Não é nenhuma Brastemp mas dá pro gasto.

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 4UNR0vy
Diversos decks de TRACK CARDs já impressos para algumas pistas.

Tenho ficado tão satisfeito com esse trabalho que já estou até começando a ter receio da sua PUBLICAÇÃO. Falta de modéstia de minha parte? Para corroborar esse meu receio, a pouco tempo ocorreu um episódio interessante:
Vazaram as fotos da próxima expansão do RF90, a pista de SUZUKA, conforme telas abaixo disponíveis no BGG.

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 MAO8UZH
Foto "vazada" no BGG da versão de testes de SUZUKA, uma das duas pistas que vai sair na expansão #4. A outra pista ainda é um mistério.

Prontamente tratei de RECRIAR a expansão usando minhas habilidades, eis o resultado abaixo:

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 BScJVrP

É uma RÉPLICA perfeita das fotos do BGG (claro que a arte foi meu toque pessoal), ou seja, a grosso modo já tenho uma pista da expansão #4 do jogo em minhas mãos sem ter que esperar o lançamento (e acredito que isso só vai acontecer no final de 2018).
Claro que antes de publicá-la eu resolvi postar uma fotinha no BGG mostrando pra galera minha criação, tive receio de receber alguma reprimenda já que estou trabalhando em cima de ideias que não são minhas. Muitos vão dizer que é ingenuidade de minha parte não ter me atentado para isso - eu faço uma cópia de uma coisa e publico, é claro que poderia dar BO. Mas ingenuidade maior acho que foi de quem PUBLICOU aquelas imagens  Laughing  Laughing  Laughing

Não tardou nada para eu receber uma mensagem do próprio ALESSANDRO LALA (criador do RF90) pedindo gentilmente para eu NÃO PUBLICAR essa pista mas me liberando para compartilhá-la com meus amigos...

Agora fico pensando o que poderia acontecer ser eu publicar essas pistas que estou fazendo. Será que viria algum pedido novo nesse sentido, para eu não publicar? Será que estou fazendo um trabalho que poderia vir a prejudicar a galera que está vai trabalhar no reprint do jogo?

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 WjZlbip
Comparação entre a minha arte na pista de INTERLAGOS versus a arte original da pista de MONZA.

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 MnWxARK
Pista dobrada. Cabe na caixa direitinho. Tamanho de um A2.

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 LqDQyVZ
Para testes das pistas eu imprimo duas A4 e uno formando um A3. Acima a pista de MAGNI-COUR pronta para a sabatina.

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 0ycTco1
Aqui a pista A1-RING (ou RED BULL), usada para teste.

Teoricamente não, pois DUVIDO que alguém deixe de comprar uma expansão de uma pista que eu já tenho produzido. Até mesmo EU compraria INTERLAGOS se ela fosse lançada pelo criador, mesmo ela sendo IDÊNTICA à minha versão doméstica.

Só espero que todos pensem assim.
Descolado
Descolado
Ra
Ra

Mensagens : 172
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 52
Localização : Rua Edemar Ernsen, 99 Bl. 04 Apto. 22

http://www.tideofironbrasil.xpg.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 Empty Re: Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90

Mensagem por doizinho Seg Abr 02, 2018 4:24 pm

Se o autor pediu pra você não publicar fica bem claro pra mim que algum mal fará. Qual o problema? Não sei exatamente, não deve ser um só.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 Empty Re: Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90

Mensagem por Descolado Seg Abr 02, 2018 5:08 pm

doizinho escreveu:Se o autor pediu pra você não publicar fica bem claro pra mim que algum mal fará. Qual o problema? Não sei exatamente, não deve ser um só.

Ah sim, no caso da pista de SUZUKA realmente poderia dar BO pois foi uma CÓPIA. Apesar de ser uma versão MINHA, não deixa de ser uma cópia e portanto alguns "menos endinheirados" poderiam se contentar com uma réplica gratuita.

Descolado
Descolado
Ra
Ra

Mensagens : 172
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 52
Localização : Rua Edemar Ernsen, 99 Bl. 04 Apto. 22

http://www.tideofironbrasil.xpg.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 Empty Re: Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90

Mensagem por tiagovip Seg Abr 02, 2018 5:24 pm

É o livre pensar! Ismael, vamos marcar de jogar isso aí. Teve uma febrinha de um tempo, mas sumiu e não conheci.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 Empty Re: Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90

Mensagem por Descolado Seg Abr 02, 2018 6:12 pm

tiagovip escreveu:É o livre pensar! Ismael, vamos marcar de jogar isso aí. Teve uma febrinha de um tempo, mas sumiu e não conheci.

Ok, devo estar livre no próximo sábado. Se estiver também, só precisamos ver o horário. Minhas jogatinas com o Osmar ou o Bruno na funbox tem começado as 14:00, é um bom horário pra mim, normalmente fico até as 19:00 ou 20:00 horas. O jogo é longo, leva umas 3 a 4 horas, mas com sua experiência em boargames e sua quase inexistente AP (imagino), deve levar bem menos. Não fui eu!
Descolado
Descolado
Ra
Ra

Mensagens : 172
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 52
Localização : Rua Edemar Ernsen, 99 Bl. 04 Apto. 22

http://www.tideofironbrasil.xpg.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 Empty Re: Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90

Mensagem por tiagovip Seg Abr 02, 2018 6:54 pm

Descolado escreveu:
tiagovip escreveu:É o livre pensar! Ismael, vamos marcar de jogar isso aí. Teve uma febrinha de um tempo, mas sumiu e não conheci.

Ok, devo estar livre no próximo sábado. Se estiver também, só precisamos ver o horário. Minhas jogatinas com o Osmar ou o Bruno na funbox tem começado as 14:00, é um bom horário pra mim, normalmente fico até as 19:00 ou 20:00 horas. O jogo é longo, leva umas 3 a 4 horas, mas com sua experiência em boargames e sua quase inexistente AP (imagino), deve levar bem menos.  Não fui eu!

Meu AP é nível 3.

Para referência, a do Rafaelfo é 6, do Trentini é 4+4, do Artur é 9, e do Gustavo é -1.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 Empty Re: Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90

Mensagem por Descolado Ter Abr 03, 2018 8:48 am

Pera lá, pera lá, pera lá... como é que se mede isso? Existe um "analisys paralômetro"? Chess
Descolado
Descolado
Ra
Ra

Mensagens : 172
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 52
Localização : Rua Edemar Ernsen, 99 Bl. 04 Apto. 22

http://www.tideofironbrasil.xpg.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 Empty Re: Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90

Mensagem por tiagovip Ter Abr 03, 2018 11:34 am

Descolado escreveu:Pera lá, pera lá, pera lá... como é que se mede isso? Existe um "analisys paralômetro"? Chess

É um sistema complexo.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

4 - Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90 Empty Re: Costumizando as pistas do RACE! FORMULA 90

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos