Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Good

Ir em baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Good

Mensagem por Binderman em Seg Mar 12, 2018 8:44 am

Esse é o terceiro de uma série de 9 Top 5 onde escolheremos os melhores jogos de uma das categorias do sistema de alinhamento do RPG Dungeons & Dragons. Neste sistema os jogadores escolhem duas características para seu personagem: visão sobre a lei (lawful vs chaos) e sobre a moral (good vs evil). Ao final da série montaremos a tabela de alinhamento com os melhores jogos em cada categoria.

Nesse terceiro Top 5 vamos listar os melhores jogos do tipo "Chaotic Good" ou seja, jogos caóticos e bons. Vamos considerar caóticos os jogos onde não temos controle do estado do jogo (como munchkin ou fluxx por exemplo). Jogos bons são aqueles onde prejudicar alguém não é aconselhável (você pode perder pontos ou simplesmente atrasar seu jogo) ou simplesmente não é possível (jogos cooperativos).


________________________________________________
"Homo sapiens is an obsolete algorithm." Yuval Noah Harari

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2944
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 48
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Good

Mensagem por tiagovip em Seg Mar 12, 2018 2:14 pm

Aí, sim! Afinal chegamos onde estão vários daqueles que mais gosto! Há uma horda de cooperativos aqui, então essa será uma lista complicada. Mas, enfim, vamos lá.

5) Witch of Salem - tem a aleatoriedade das peças sendo sorteadas do saco, dos inimigos vindo às cegas do baralho, e eventos imprevisíveis. Sendo cooperativo, não tem ataques;

4) Eldritch Horror - com eventos e encontros aleatórios, além de imensas rolagens de dados, o caos está bem presente. Experiência ajuda a saber onde ir e o que fazer para TENTAR algo, mas não é garantido. Porém, sendo cooperativo, é "good" por natureza - não há agressões;

3) Sentinels of the Multiverse - não tem dados, porém, como disse em outra postagem que comprar cartas às cegas é equivalente (mais ou menos - baralhos têm memória) à rolar dados, o Sentinels vem aqui. As cartas dos vilões, ambiente e dos heróis são todas compradas às cegas - há heróis que conseguem manipular isso um tanto, porém, no geral, ainda fica-se na situação de lidar da melhor forma com o que surge. Porém, como as cartas ficam nas mãos das pessoas, fosse apenas essa parte da compra, ele seria um NEUTRO BOM;

2) Gears of War - a compra de cartas para as ações é às cegas, e a ativação da IA das criaturas também é difícil de prever (de começo, basicamente impossível, mas quanto mais e mais cartas saem, dá para saber o que resta e agir de acordo); somado às rolagens de dados para ataque e defesa, tem-se meu segundo caótico e bom;

1) Arkham Horror - o mesmo que escrevi para o Eldritch.


Menções: pensei no Ra - ele é um push your luck, então tem o elemento de caos da falta de controle sobre o que sairá do saco, no entanto, seus outros elementos (quando chamar um leilão, que peça usar) são de controle. Hum. Provavelmente vou guardá-lo para o TRUE NEUTRO. Incan Gold - alto nível de caos e imprevisibilidade, mas sem agressões - e pura tensão e animação! Mansions of Madness 2ed - vale o que disse para o Eldritch.

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6337
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Good

Mensagem por Soar em Ter Mar 13, 2018 9:34 am

Meu jogo Chaotic Good vai ser o Fire Rescue - Os jogadores tem um role bom  ois lutam para salvar vidas e o patrimônio alheio e de forma caótica as paredes explodem aleatoriamente e o fogo se propaga!

________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1926
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 46
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Good

Mensagem por rapha.ligmanovski em Qui Mar 15, 2018 12:10 pm

5) XCom: a presão de tomar decisões contra o relógio e as rolagens de dados acabam sempre asfaltando o inferno com boas intenções frustradas pelo caos.

4) Senhor dos Anéis Card Game: tem a aleatoriedade dos baralhos dos jogadores e da missão, você tenta ser legal e ajudar os coleguinhas, mas nem sempre é possível.

3) Tokaido: tentar atrapalhar alguém, geralmente causa perdas a si mesmo maiores do que as causadas. Curta o seu caminho e não banque o Dick Vigarista que vai acabar como ele. 

2) Pandemic: você sempre tenta fazer o bem e salvar a humanidade, mas parece que os demais 7 bilhões estão mais ocupados em espalhar ainda mais as doenças pelo mapa.

1) Arkham Horror: faço das palavras do Tiago as minhas.

________________________________________________
avatar
rapha.ligmanovski
Ticket to Ride
Ticket to Ride

Mensagens : 61
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Good

Mensagem por Binderman em Qui Mar 15, 2018 4:40 pm

@rapha.ligmanovski escreveu:

3) Tokaido: tentar atrapalhar alguém, geralmente causa perdas a si mesmo maiores do que as causadas. Curta o seu caminho e não banque o Dick Vigarista que vai acabar como ele. 


Legal, com esse jogo evitamos que essa lista seja apenas de melhores cooperativos. Quando escrevi o que esperava não consegui lembrar de nenhum jogo onde atrapalhar o outro poderia custar sua vitória.

________________________________________________
"Homo sapiens is an obsolete algorithm." Yuval Noah Harari

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2944
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 48
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Good

Mensagem por tiagovip em Qui Mar 15, 2018 10:20 pm

@Binderman escreveu:
@rapha.ligmanovski escreveu:

3) Tokaido: tentar atrapalhar alguém, geralmente causa perdas a si mesmo maiores do que as causadas. Curta o seu caminho e não banque o Dick Vigarista que vai acabar como ele. 


 Legal, com esse jogo evitamos que essa lista seja apenas de melhores cooperativos. Quando escrevi o que esperava não consegui lembrar de nenhum jogo onde atrapalhar o outro poderia custar sua vitória.

Tem alguns, e que poderiam estar na lista - mas estão abaixo na minha preferência.

Roll Through the Ages - pode-se forçar e tentar rolar 3 caveiras, de forma a fazer os adversários perderem 3 pontos, porém, usualmente acaba-se sobrando com 2, e, ao contrário, o próprio perde 2;

Incan Gold - mencionei que não há agressões, o que é verdade, mas dá para tentar atrapalhar alguém, normalmente insistindo em continuar na exploração e calha-se de se ferrar;

Can't Stop - dá para seguir numa linha em que já está-se na frente, ou tentar "roubar" a linha de outro, e nisso, o jogador pode se danar;

Coloretto - ao invés de tentar deixar um bom conjunto para si, tentar ferrar os outros pode levar a você acabar mais danado que todos os outros.

Etc.

Claro. Isso nos caóticos. Em outros alinhamentos haverá mais (como nos de draft, que tem caos, mas vejo-os como neutros, devido ao equilíbrio da escolha; ou os de destreza - como o Jenga - que ficam no leais).

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6337
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Good

Mensagem por tiagovip em Qui Mar 15, 2018 10:23 pm

@Binderman escreveu:
@rapha.ligmanovski escreveu:

3) Tokaido: tentar atrapalhar alguém, geralmente causa perdas a si mesmo maiores do que as causadas. Curta o seu caminho e não banque o Dick Vigarista que vai acabar como ele. 


 Legal, com esse jogo evitamos que essa lista seja apenas de melhores cooperativos. Quando escrevi o que esperava não consegui lembrar de nenhum jogo onde atrapalhar o outro poderia custar sua vitória.

Por sinal, apesar de ter componentes de sorte no Tokaido, considero-o como um "neutro", pois existem maneiras de amenizar a sorte, e, mesmo quando não, sabe-se que está-se arriscando - então é uma escolha, pois é possível seguir por um caminho (não necessariamente vencedor, mas pode ser) de risco mínimo.

Claro, isso depende do que a definição de neutro será, mas, imagino, será jogos que tenham mistura de sorte (usualmente sabendo-se as chances) e escolhas.

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6337
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Good

Mensagem por rapha.ligmanovski em Sex Mar 16, 2018 2:06 pm

@tiagovip escreveu:
@Binderman escreveu:
@rapha.ligmanovski escreveu:

3) Tokaido: tentar atrapalhar alguém, geralmente causa perdas a si mesmo maiores do que as causadas. Curta o seu caminho e não banque o Dick Vigarista que vai acabar como ele. 


 Legal, com esse jogo evitamos que essa lista seja apenas de melhores cooperativos. Quando escrevi o que esperava não consegui lembrar de nenhum jogo onde atrapalhar o outro poderia custar sua vitória.

Por sinal, apesar de ter componentes de sorte no Tokaido, considero-o como um "neutro", pois existem maneiras de amenizar a sorte, e, mesmo quando não, sabe-se que está-se arriscando - então é uma escolha, pois é possível seguir por um caminho (não necessariamente vencedor, mas pode ser) de risco mínimo.

Claro, isso depende do que a definição de neutro será, mas, imagino, será jogos que tenham mistura de sorte (usualmente sabendo-se as chances) e escolhas.

Eu acho que tem um quê de sorte bem presente no Tokaido. Chegar na estalagem e não ter o tipo de comida que você ainda pode comer pode arrasar com uma partida. Além disso para os personagens que se beneficiam de compras ou de encontros a sorte também afeta bastante. Mas poderia considerá-lo neutro também como você colocou, mas não quis colocar só jogos coop nessa lista.
avatar
rapha.ligmanovski
Ticket to Ride
Ticket to Ride

Mensagens : 61
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 36
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Good

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum