Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016

+3
tiagovip
doizinho
Binderman
7 participantes

Ir para baixo

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 Empty Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016

Mensagem por Binderman Seg Jan 02, 2017 10:29 am

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 Origina1l

Vamos escolher os melhores jogos que jogamos pela primeira vez em 2016. Para servir como referência, coloque todos os jogos que conheceu em 2016 aqui: https://curitibaludica.forumeiros.com/t2525-preparacao-para-o-top-5-melhores-jogos-que-conhecemos-em-2016#33200.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 Empty Re: Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016

Mensagem por doizinho Seg Jan 02, 2017 11:48 am

Bom, a minha lista de novidades é pequena então vou começar, pois está fácil de achar os 5 melhores do ano.
De toda a lista apenas 1 é originalmente meu (Churchill), o outro jogo meu eu comprei do Gustavo antes de jogar (Wellington); e os outros são do Rafael (Concórdia e Thunder Alley), Alexandre (TVoMP), Gustavo (Cuba Libre) e Tiago (You're Bluffing).

5 - Concordia - Gostei bastante do jogo. É um jogo bonito, com bons componentes e com uma mecânica bem sólida. Gostei de como o jogo anda e gostaria de repetir um dia.

4 - The Voyages of Marco Polo - Outro jogo que repete quase tudo o que eu escrevi sobre o Concordia, mas por mera casualidade ficou em quarto e não em quinto. Na verdade, se eu for refazer essa lista daqui uma hora, é bem possível que o TVoMP e o Concórdia estejam em posições trocadas.

3 - Cuba Libre - Jogão! Eu já esperava um jogo de altíssima qualidade, mas o Cuba acabou superando as minhas expectativas. Tenho ainda lacrado em casa o irmão mais novo dele (Falling Sky) e será meta número 1 colocá-lo a mesa.

2 - Wellington - Jogasso! Conheci no final do ano numa partida com o Gustavo e o Rafael. Esse é um daqueles jogos que te deixam pensando e comentando por dias. Espero poder jogar novamente esse ano, não quero deixar aquele tempo todo parado entre a última e a próxima partida.

1 - Churchill - O Wellington é bom, mas achei o Churchill alguns degraus acima. Fazia um bom tempo que eu não gostava tanto de um jogo novo. A mecânica da mesa de discussões é simples e genial, a aplicação do tema é muito bem feita, a abstração está no nível certo para agradar wargamers e meros mortais, a mecânica do jogo exige cooperação e competitividade ao mesmo tempo. Enfim, pra mim é o jogo do ano, e sem nenhum concorrente próximo. E pra completar o pacote o jogo ainda oferece um modo solo bem sólido e desafiador. Agora ficarei de olho no Péricles, sucessor espiritual do Churchill que será lançado esse ano.

Menção Honrosa: Thunder Alley, esse eu conheci no apagar das luzes e gostei bastante. É uma clara evolução nos jogos de corrida. Ótimo jogo.

Surpresa do ano: You're Bluffing, esse eu conheci no começo do ano e foi de longe a maior surpresa pra mim. Um jogo obscuro, simples, mas muito inteligente e divertido. Mais um ótimo achado do Tiago.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 Empty Re: Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016

Mensagem por tiagovip Ter Jan 03, 2017 12:31 pm

Meu Top 10:

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 D10-1 Mythos Tales

A evolução do Sherlock Holmes - pegou o básico, deu uma polida, acrescentou coisas bem legais e deixou a concorrência mais "humana", já que o Armitage é bom no que faz, porém a lógica dele é possível de ser seguida, enquanto o Holmes dá saltos que simplesmente não há como acompanhar. No tema, apesar de eu gostar muito, fica atrás, devido ao charme da Inglaterra vitoriana, porém, o cenário agora permite ir além do básico: não fica-se só em roubos e assassinatos. Ainda estou no meio dos casos, então, por hora, está atrás do SHCD, mas acredito que, ao fim, estará junto, ou acima. De qualquer modo, certamente o melhor jogo do ano.


Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 D10-2 Food Chain Magnate

Recheado de opções, altamente interativo, criando um ambiente rico em decisões e oportunidades. Gostei muito das partidas que tive e ainda estou com vontade de mais. Recomendo deixar de perseguir o Trentini e pedir a ele para mostrar-lhe o jogo. Liderava o ano na lista dos melhores até dezembro, o que mostra a qualidade do mesmo.


Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 D10-3 Sylvion

Não é um jogo perfeito: é fácil demais, depois que entende-o bem. Tive que fazer um par de modificações para aumentar a dificuldade e, mesmo assim, ainda está mais para o lado da facilidade. De qualquer modo, as mecânicas são muito boas, as possibilidades variadas e adoro a fase do draft, para montar o baralho com o qual enfrenta-se o exército de fogo. Bem bom e ainda funciona bem em 2 pessoas.

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 D10-4 Rhino Hero

Um jogo bem simples de destreza, mas me conquistou. Quero muito um pra mim.


Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 D10-5 Warfighter: The Tactical Special Forces Card Game

Warfighter surpreendeu-me demais: curti muito a montagem da equipe para ir na missão, indo de selecionar os soldados até as habilidades, equipamentos e armas deles. E, junto disso, a variedade proporcionada pelos variados cenários, objetivos e localidades. A produção não é das melhores, mas o jogo é.


Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 D10-6 Mansions of Madness: Second Edition

Melhorou demais o tempo de preparação e tornou tudo cooperativo, o que é minha preferência. Basicamente "salvou" o MoM, pois este ia rapidamente para o ocaso, mantendo-se vivo apenas pela força do Binder. Agora o MoM certamente terá um belo futuro à frente.


Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 D10-7 Tribune: Primus Inter Pares

Tribune: Primus Inter Pares era um jogo que eu ignorava completamente, até jogá-lo e ficar muito agradado por ele: inteligente, envolvente, rico em decisões e possibilidades. Um euro com mordida. Recomendo-o - mas acho que só o Pedro tem, então, boa sorte!


Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 D10-8 Pergamon


Excelente euro: rápido, bem urdido, com pouca complexidade, mas permitindo uma boa quantidade de decisões. Grande opção para aquele nicho de 45 minutos.


Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 D10-9 Taj Mahal

Taj Mahal é tenso, de cobertor curto, conduzindo a uma forte competição e várias decisões, tudo num passo rápido. E tudo isso sem mini-jogos adjacentes ou exceções e muita complexidade. Mais um daqueles excelentes clássicos do Knizia.


Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 D10-1Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 D10-0 Chicago Express

Chicago Express foi uma grande surpresa, sendo bem rápido, sem "gordura" e fácil de ser aprendido e jogador, mas com boa profundidade e vários pontos de interação. Muito bom, porém é outro que, creio, só o Pedro tem.

*************

Menções honrosas:

Fury of Dracula (third edition)
Mafia City
Onitama
Orléans
Patchwork
Taluva Deluxe


Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 Empty Re: Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016

Mensagem por Soar Qui Jan 05, 2017 11:30 am

Bom, vou um pouco além de 5 jogos também:

8 - X-Men: Mutant Revolution - Dos que eu comprei, este foi um dos que teve maior aprovação dos meus amigos, é relativamente rápido e agrada muito aos fans dos X-Men

7 - Orleans - Representando o segmento dos Eurogames, gostei dele na minha primeira partida. O lance de sacar do saquinho os workers é bem bacana.

6 - Star Wars Armada - Foram partidas muito legais, joguei 3x de Império e venci todas. Até tive vontade de adquirir, mas com o X-Wing rolando (no hype) ele certamente seria um investimento que ficaria perdido na estante


5 - Imperial Assault - Joguei quase 10 cenários da campanha. Só uma coisa não foi legal... ele é muito difícil para os players, me parece que o Descent traz mais diversão aos jogadores, no caso do IA a diversão vai toda pro Keeper (se ele foi um sádico sem vergonha)

4 - Pokémon TCG - Depois de 20 anos tendo preconceito pelo game, comecei a jogar com minha filha e simplesmente nos encontramos nele, jogamos em casa, online... espero que continue legal por um bom tempo.

3 - Mansion of Madness 2ed - a nova versão traz um ambiente mais imersivo e conserta o bug do set up demoradíssimo, joguei somente uma partida, mas fiquei muitíssimo bem impressionado

2 - Conan - Ver o novíssimo Conan com todos os extras do KS na minha frente foi algo que me ofuscou! Joguei 2x com o próprio Conan! Caras! É muito foda! O esquema de gerenciamento de energia é inovador e muito bem feito. Pena ser tão caro!

1 - Arcadia Quest - Ta aí a surpresa! Joguei uma campanha (6 partidas) e achei o jogo muito massa... as minis e a historinha não me agradaram, mas a pegada de competição, da obrigatoriedade de atacar os outros jogadores como objetivo e do esquema de aquisição dos itens dos personagens foi muito massa.

Menção honrosa - Expansões do Elder Sign - Deram nova vida ao jogo, até ouso comparar com sendo um: MINI-Arkhan Horror
Star Wars Destiny - Ainda não dá para dizer se vou o não me decepcionar, comprei um tanto de boosters e montei um deck com Han Solo... estou curtindo muito, muito inteligente e divertido.
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 Empty Re: Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016

Mensagem por Gustavo Qui Jan 05, 2017 6:42 pm

Fabiano mandou ver na lista. Tô nessa pra encarar qualquer um desses...
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 Empty Re: Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016

Mensagem por Gustavo Qui Jan 05, 2017 6:57 pm

Lista:

Escape from aliens from outer espace - uma piração!

1830 - um dos melhores 18xx!

Keyflower- excelente euro

Taj mahal... knizia mandando ver...

Thunder alley... esse encaro a qualquer hora... uma beleza!

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 Empty Re: Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016

Mensagem por Reffip Sex Jan 06, 2017 12:16 am

5- De Vulgari Eloquentia: Que jogo incrivel! E ta lá, abaixo do radar, nunca hypou... Worker placement cheio de twists, interação no nível adequado e um tema que de tão diferente, fica muito envolvente. Jogo que exige um cuidado em cada ação. Espero jogar em breve uma aegunda partida.

4- Battlestar Galactica: Finalmente joguei! Nem foi uma grande partida (afinal a vida inteira ouço histórias e mais histórias sobre partidas sensacionais) mas ainda assim foi muito bom e deu pra sacar as nuances do jogo. Espero jogar mais vezes em 2017!

3- Battle Of Five Armies: Quase vendi no natal passado, quase passei pra frente na ultima math trade... Ainda bem que ficou! Joguei uma partida com o filhote e foi incrível!! Imersivo, combates interessantes, uma evolução de jogo durante a partida que chega num clímax muito interessante.

2- Orléans: Esse jogo já tinha entrado para os meus preferidos antes mesmo de ser jogado! Quando vi o vídeo do Rahdo, achei muito bacana. O jogo chegou no início do ano aqui em Itapema na nossa temporafa anterior e joguei de cara uma partida com o Libo. Nem precisei ler regra é saímos jogando. Foram apenas três partidas depois, mas está aqui ao lado e será jogado em breve.
O jogo é bonito, equilibrado e sempre tem caminhos diferentes em partidas diferentes. Uma pena não ter trazido as expansões na minha última viagem, mas essas serão as primeiras compras de 2017.

1- Pandemic Legacy: Não poderia ser outro meu preferido do ano. Este jogo me trouxe as melhores experiencias em mesa até o momento. E sempre vou lembrar com saudade dessa campanha que fizemos em família, em casa. Jogao!!
Reffip
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 680
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 40
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 Empty Re: Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016

Mensagem por doizinho Sex Jan 06, 2017 8:46 am

Reffip escreveu:1- Pandemic Legacy: Não poderia ser outro meu preferido do ano. Este jogo me trouxe as melhores experiencias em mesa até o momento. E sempre vou lembrar com saudade dessa campanha que fizemos em família, em casa. Jogao!!
Pra você não ficar com muitas saudades vai sair a season 2 daqui a pouco...
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 Empty Re: Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016

Mensagem por Binderman Sex Jan 06, 2017 11:08 am

Aí vai:

5) Cthulhu Wars: Não é um jogo sensacional, mas considerando o todo, entra no top 5 pelas miniaturas.

4) Mage Knight Board Game: Joguei apenas uma partida solo, achei bem interessante. Aumentou minha vontade de comprar o Star Trek Frontiers.

3) 7 Wonders: Duel: A melhor árvore tecnológica de um jogo de tabuleiro de civilização.

2) Ascension : Talvez a maior surpresa do ano. Aqui em casa o pessoal adora um Deck Building, temos umas 5 expansões do Dominion e mais umas 3 promos. O Ascension muda um pouco a dinâmica, o que o torna uma excelente alternativa ao Dominion.

1) Mansions of Madness Second Edition: Acho que a primeira edição foi o primeiro jogo que eu acompanhei mesmo antes do lançamento, procurei notícias, lia tudo que encontrava, etc. Fiquei chateado com os primeiros reviews e mais ainda com o desastre que foi a primeira expansão. A primeira partida foi horrível, joguei com alguém que não estava interessado em fazer os outros se divertirem, queria apenas ganhar a todo custo. Resolvi que não ia comprá-lo. Mas uma oportunidade de troca surgiu e eu me empenhei no jogo, procurei erratas, imprimi, coloquei paste-ups, coisa que nunca tinha feito antes. Um mês antes do anúncio de que teria uma segunda edição, doei um monte de geekgold para um cara que estava fazendo um site para automatizar as tarefas do Keeper. Para mim a segunda edição corrigiu todos os problemas graves e ainda trouxe um benefício essencial para esse tipo de jogo: fácil criação e distribuição de cenários novos. Já saiu o primeiro por US$ 4,99, fácil de comprar, bastaram uns cliques e pronto. Melhor jogo de 2016 e já é o Top 3, quase certeza que irá para Top 2 esse ano. E se considerar solo, talvez alcance o Top 1, vai depender da FFG.

Menções para excelentes jogos malucos: Space Alert, Tales of the Arabian Nights, 504 e Escape from the Aliens in Outer Space.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 Empty Re: Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016

Mensagem por Trentini Seg Jan 09, 2017 2:41 pm

Foi um ano muito bom, conheci 59 jogos e 4 expansões que considerei relevante o suficiente para incluir na lista de jogos que conheci, mas não irei postar aqui todos os jogos, quem tiver curiosidade que veja Minha Geek List New to Me 2016 no BGG.

Aqui postarei apenas o top 5:

5) Scythe - Queridos por vários, odiados por outros, no fundo é um jogo muito bem feito e redondinho, claro que tem os defeitos como todos os jogos, mas o que mais desagradou as pessoas foi o fato de o jogo ter um aspecto de corrida e quando alguém finaliza a sexta estrela, o jogo acaba imediatamente, frustrando quem tinha planos para o futuro. De todo modo o jogo é bem legal e com componentes bem bacanas, não pode deixar de ser lembrado aqui.

4) Food Chain Magnate - Apesar de ter tido uma partida ruim com o Pedro e outros amigos, tive duas partidas sensacionais com o Perretto e o Marcelo, é um jogo muito legal.

3) Star Wars: Rebellion - Melhor jogo de Star Wars que eu conheci até hoje, disparado. É um jogo que engloba todo o feeling dos filmes clássicos, com o Império tentando achar a base dos rebeldes e os rebeldes tentando retaliar o império com pequenas missões. Mais do que isso, todos os personagens relevantes estão aqui como líderes. É um jogo longo, mas incrível.

2) Terraforming Mars - Jogaço, algo totalmente novo, bem temático e eficiente com tableau building e engine building.

1) Through the Ages: A New Story of Civilization - Esse aí eu já conhecia e curtia muito a versão anterior, essa só melhorou o que eu já curtia, claro que para quem não gosta da outra versão, não há mudanças tão significativas que farão gostar dessa. Para mim o melhor jogo de civilização disparado.

Menções Honrosas: 7 Wonders Duel, Onitama, Ra, Amun Re, San Marco, Taj Mahal, Exodus, Madeira, Nippon, Middle-Earth Quest, Dead Of Winter, Imhotep, Macao, Mare Nostrum: Empires, expansões fenomenais: Race for the Galaxy: Xeno Invasion, Battlestar Galactica: Daybreak.

Menções Desonrosas: One Night Werewolf, Midgard, 4 Gods, Chronicle.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016 Empty Re: Top 5 - Melhores jogos que conhecemos em 2016

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos