Quinta-Feira - 27/Outubro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quinta-Feira - 27/Outubro

Mensagem por Trentini em Sab Out 29, 2016 11:53 am

Me reuní com o Marcelo e o Tiago na casa do Tiago para uma partida de

Terraforming Mars (Eu, Tiago, Marcelo) - Foi uma partida de aprendizado tanto para o Marcelo quanto para o Perretto, jogamos com a variante avançada Corporate Era que acrescenta 70 cartas no deck de cartas de projeto totalizando 208 cartas únicas de projeto, bem como 2 novas corporações, além de inicialmente começarmos com 0 de produção de todas as coisas. Essa variante basicamente torna a construção da empresa mais focada em determinada tarefa, a produção é o foco das cartas e por isso cada empresa começa com 0 de produção ao invés de 1 para cada produto básico.

Eu fui com a empresa Tharsis Republic que se beneficiava com produção de dinheiro a cada nova cidade no mapa, o Tiago com a EcoLine que já se focava em produção de plantas para construção de área verde em Marte e o Marcelo com a Teractor que começava com muito dinheiro e se beneficiava com descontos para cartas com tecnologias terrestres.

Na partida me concentrei bastante em aumentar a produção de energia, dinheiro e calor, bem como construí 3 cidades ainda nas primeiras gerações (rodadas) muito bem posicionadas para obter o melhor proveito dos terrenos férteis que iriam atrair as atenções de quem fosse construir área verde ao redor. Com isso, me especializei principalmente em virar o agente que aumentaria a temperatura de Marte de forma alucinante, cheguei até a chocar a lua de Marte, Deimos, contra o planeta, prejudicando principalmente as plantações do Perretto e fazendo a temperatura aumentar vários graus celsius. O Perretto, focou-se principalmente no que a empresa dele tinha sinergia, trouxe microorganismos e animais para Marte e estabeleceu uma fauna e flora no planeta aumentando a área verde e consequentemente a oxigenação do planeta, bem como várias minerações em asteroides que permitiram aumentar a temperatura um pouco, adquirir mais plantas e também água em formato líquido para formar o oceano. O Marcelo queria muito melhorar suas produções de tudo, mas demorou para conseguir tal feito, entretanto, para contrabalancear, já no começo conseguiu realizar projetos de cartas que lhe renderam muitos pontos extras além de ter ajudado a aquecer bastante o planeta, demorou para obter posicionamento no mapa e com isso fez poucos pontos nesse quesito, mas ele, mais do que ninguém ajudou a formar a área oceânica em Marte.

A partida foi muito acirrada do começo ao fim comigo e o Perretto sempre muito próximos no nível de terraformação, o Marcelo foi ficando para trás e só da metade do jogo para frente começou a tirar o atraso. Cada um de nós tomou caminhos completamente diferentes na partida, mas no final houve um equilíbrio bem forte que fez jus a contribuição de cada um para terraformar Marte. Venci com 75 pontos por desempate de dinheiro (54M€) contra 75 pontos do Perretto (42M€) e 65 pontos do Marcelo.

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3412
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quinta-Feira - 27/Outubro

Mensagem por tiagovip em Sab Out 29, 2016 7:56 pm

Na reta final, afinal fiz minha primeira cidade, dando-me mais opções de colocar minhas áreas verdes - tive que dar muitos pontos ao Trentini com elas, pois precisava seguir adjacente às outras que tinha. Possivelmente eu deveria ter feito essa cidade mais cedo, mas ela ainda me rendeu 4 pontos, o que não é ruim, porém poderia ter sido melhor. Também trouxe animais para Marte, e isso acabou me rendendo 6 pontos.

Quase foi o suficiente, mas o Trents ganhou 12 pontos com suas cidades, facilmente superando a diferença aberta por eu ter mais áreas verdes. Consegui 2 marcos (terraformador e jardineiro) e o Trents, um (construtor). Nos prêmios, o Trents levou o 1o em dois (banqueiro e aquecedor global), enquanto eu levei só dois segundos (cientista e aquecedor). Nos pontos em cartas, meus animais fecharam o vão, porém nas outras cartas, acabamos por empatar, em 75 pontos - e ficamos mesmo próximos a partida inteira. No desempate, vitória do Trents por ter mais dinheiro: $54 a $42.

O Terraforming Mars mostrou-se um jogo entupido de opções, com vários caminhos a serem percorridos e muitas decisões, permitindo uma estratégia geral e muita tática, de forma a fazer o melhor uso das cartas novas, que surgem a cada rodada.

Há um excelente senso temático, tanto para o que é feito (aquecer e oxigenar Marte), bem como nas cartas. O design gráfico e a qualidade dos componentes é bem boa.

O contraponto fica pelo downtime, que chegou a me incomodar de vez em quando, mas não a todo momento - e isso muito deve-se à riqueza de opções a cada turno (principalmente no começo dos turnos, quando tem-se dinheiro para investir), e a dose de "tome isso" que algumas cartas tem.

No geral, Terraforming Mars é bem feito, bonito, interessante e recheado de decisões. Recomendado.

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5997
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum