Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Mensagem por Binderman em Sab Set 24, 2016 5:21 pm

Na sexta-feira fui até o Pinhão para tirar a poeira do 504, jogo do Artur que nunca havia sido jogado antes, principalmente pela dificuldade do setup. Em seguida passei na Vila Celta para também tirar a poeira de um jogo meu, The Manhattan Project:

1) 504 (Eu e Artur): Jogo do Maluco Friese, obcecado por nomes de jogos que tenham dois Fs (504 em alemão é Fünfhundert und vier). O jogo é composto de 9 módulos que podem ser jogados de 3 em 3, o que resulta (eliminadas certas combinações impossíveis ou indesejáveis) em 504 tipos de jogos diferentes. Jogamos o primeiro jogo sugerido 123 (1 - Pick up and Deliver, 2 - Race, 3 - Privileges). Cada módulo tem um nome fantasia, sendo que ao juntar os nomes dos módulos é possível, teoricamente, entender o tema da referida combinação. Nesta partida o nome foi The World of Travelling Pioneers with a Bias for Individualism. Na verdade, cada jogo representa uma de 504 possíveis Terras que existem nos múltiplos universos (DC Comics...). O mapa modular, composto de hexágonos com tipos de terrenos diferentes, é usado em todos os 504 jogos. 

O objetivo do módulo de Pick up and Deliver foi pegar mercadorias de cidades produtoras e entregá-las em outras cidades que necessitavam daquele tipo de mercadoria. O módulo Race acrescentou um bônus em dinheiro para quem chegasse primeiro em uma cidade e o módulo de Privileges ofereceu cartas que davam algum tipo de vantagem: pontos de vitória, mais dinheiro na hora do recebimento, mais pontos de movimento, etc. O Artur usou a estratégia de chegar nos lugares mais rápido e fez mais pontos de mercadorias entregues (57 a 56) mas eu venci pois peguei 5 pontos extras em privilégios sendo que minha estratégia foi levar mais mercadorias de forma mais lenta.

A experiência foi positiva, considero o jogo 123 um jogo entre leve e médio, bastante direto e sem camadas adicionais de tomada de decisão. Pretendo jogá-lo outras vezes com o Artur até termos uma opinião formada sobre esse formato. Como primeira partida eu achei muito criativa e bem feita a integração dos módulos, mas me pareceu que alguns módulos (Race e Privileges) acrescentaram apenas uma mecânica secundária, algo que já existe em outros jogos, como a caixa completa do Alhambra, o Historia e outros que possuem pequenos módulos menos importantes que são opcionais. Mas isso é apenas um palpite, preciso jogar os outros módulos para ter uma opinião mais precisa.

2) The Manhattan Project (Eu, Luiz, Mateus e Bruno Rocha): Para quem não conhece, cada jogador é uma nação com seu próprio projeto de construção de bombas atômicas. Mas você apenas constrói as bombas, ninguém morre no jogo. O primeiro a atingir um determinado número de pontos, que vem principalmente das bombas construídas, ganha o jogo. Como é de costume, no final todos estavam a umas poucas jogadas dos 50 pontos, eu acabei ganhando com duas rodadas de atraso devido a um pequeno erro tático.

________________________________________________
"Homo sapiens is an obsolete algorithm." Yuval Noah Harari

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2648
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Mensagem por tiagovip em Dom Set 25, 2016 1:35 am

Sexta nada joguei. Mas neste sábado rolou:


- Patchwork (Rafaelfo e eu) - o Rafael montou o tabuleiro mais bonito e mais cheio (3 espaços vazios, contra 7 meus), algo esperado de um designer. Porém eu, vindo da escola de vendedores, conheço mais de dinheiro e acumulei mais botões nos recebimentos e gastei melhor, e recebi o bônus do 7x7. Assim, venci com 33 botões contra 23 do Rafael.

- Adios Amigos (Rafaelfo, Osmar/João, Pedro e eu) - aprendi este jogo, que envolve velocidade e cálculos simples: somar e diminuir. O objetivo é usar suas fichas para marcar as cartas dos outros e tentar ser o último de pé no tiroteio: cada pessoa tem 3 cartas e, se forem todas marcadas, está-se eliminado da rodada. Marca-se usando uma ficha de número, considerando a soma ou diminuição dos número de uma carta:por exemplo, se a carta de alguém tem os números 4 e 3, posso marcá-la usando uma ficha 1 (4-3=1) ou 7 (4+3=7). Porém, de 10 fichas (até 9 incluindo o zero), abre-se inicialmente só duas aleatórias, e usando-se de balas, os jogadores revelam mais fichas. É uma correria entre usar balas para revelar mais fichas, tentar marcar as cartas dos outros e, ainda, usar dinamites, para bloquear os demais por um tempo. Ao final da rodada, o último de pé recebe uma ficha de pepita, valendo um tanto de pontos - e cada carta que marcou corretamente também pega-se, agora virando pontos. Se a pessoa marcar uma ficha, mas errou na conta, tem que pagar 3 pontos para a pessoa "atingida" e mais 1 aos demais jogadores - é bem cruel, incentivando ter mais cuidado do que pressa. Ao final vence quem tiver mais pontos!

Na partida, o Rafael saiu vencendo fácil, mas creio estar igual ou na frente ao final da segunda rodada. Só que a terceira e a quarta foram desastrosas, sendo eu o primeiro a rodar, ganhando mísero 1 ponto em duas rodadas. O Rafael permaneceu bem, e o Osmar/João, após uma rodada desastrosa em que errou três contas, tendo que perder 15 pontos no total, recuperou-se bem na quarta e na quinta rodada. Mesmo assim o vencedor foi o Rafael, que arrebentou o Pedro na última rodada, marcando as 3 cartas dele, com 25 pontos, seguido por mim, com 17. O Osmar/João e o Pedro fizeram 14 cada, e o Osmar/João teria vencido sem as penalidades sofridas.

O Adios Amigos mostrou-se um bom jogo, sendo levo e interativo, por vezes sacana, mas no geral entretém e ainda exercita os músculos dos cálculos rápidos. Gostei e jogaria de novo, fácil.

- Dixit (Heloísa, Vanessa, Lili, Rafaelfo, Osmar, João, Pedro e eu) - partida com boa disputa pela vitória e com dicas de qualidade duvidosa: a melhor foi a da Lili, que foi inventiva e inteligente, e, claro, todos erraram. Apesar do meu cubo cultista (não tinha coelhos para todos) ficar no meio do bolo a maior parte do jogo, consegui alcançar o Osmar e o Pedro, e passei-os quando, na vez da Helô, recebi 3 votos. Numa dica do Pedro, que foi "Ted Mosby", acertei e recebi ainda um voto, fechando a partida com exatos 30 pontos.

Queria ter jogado o Pôquer da Barata ou o Skull, mas não rolou - fica pra próxima!

E foi isso!

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6013
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Mensagem por Binderman em Dom Set 25, 2016 7:22 pm

Sábado:

- Legends of Andor (eu, eu, eu e eu): Pela manhã terminei uma partida que eu havia começado há uns dois dias com todos os heróis. Foi na Quest 3, eu finalmente entendi a estratégia do jogo e consegui vencer duas rodadas antes do limite. Esse é um jogo que sobe no meu conceito a cada partida. 

- Dragon Quest (Gustavo mestrando, eu como aventureiro solo): É um RPG em formato de jogo de tabuleiro do D&D Forgotten Realms, comprei-o há mais de 20 anos. O Gustavo terminou de ver Stranger Things e ficou com vontade de jogar. Cheguei da aula e ele já estava com tudo pronto me esperando. O povo da cidade estava apático, alguém havia roubado os sentimentos de todo mundo. A investigação nos levou até um castelo em ruínas onde cada sala possuía algum tipo de segredo mágico. Considerando que ele tem 12 anos e que é a terceira aventura que ele cria, foi bem divertido.

________________________________________________
"Homo sapiens is an obsolete algorithm." Yuval Noah Harari

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2648
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Mensagem por Reffip em Dom Set 25, 2016 11:21 pm

Depois de muito tempo, passei um domingo em casa e joguei algumas coisinhas com a família:


Patchwork (Vanessa e Eu) - Que jogo bacana! Jogamos duas partidas seguidas e me controlei para não jogar uma terceira.
Na primeira a gente ainda crú no jogo, tivemos algumas dificuldades no equilibrio entre o timing de fazer um bom esquema de botões (o dinheiro do jogo) e o do tempo gasto na costura. Sendo assim, nossa partida aparentemente girou rápido demais. Nenhum dos dois fechou um 7x7 e sobraram uns 10 espaços em cada tabuleiro.
Lembrei da partida que vi entre o Tiago e o elfo, onde um terminou com dois espaços vazios e o outro com 3 e me senti mal. hahaha
Vanessa venceu com 14, eu com 8.

Na segunda a gente achou que já estava malandro, mas a coisa foi um pouco pior. Corremos tanto que a colcha ficou tão vazia nos cantos que acabamos em pontuação negativa! Vanessa com -7 e eu -10!!

O timing e a sequencia das peças é fundamental nesse jogo, e ficamos bem surpresos com a tanto que ele entrega de diversão com uma boa profundidade. Já pulou para o top 5 jogos para dois! Uwe Rosenberg, meu designer número 2 nunca me deixa triste!

Jaipur - (Eu e Vanessa): Outro do top 5 para dois players. Sempre ótima partidas, nessa venci por 2x0, em um primeiro turno fácil, e num segundo turno por 2 pontos!

La Isla - (Eu, João e Vanessa): Estreia do jogo em casa. Fiquei surpreso com a simplicidade das regras e como o jogo flui de maneira rápida e divertida. Basicamente, em seu turno você recebe 3 cartas, e cada carta tem 3 possíveis funções. E nesse momento você deve escolher em qual função cada carta será encaixada. Essa escolha é o centro do jogo, e a atenção no que os outros estão fazendo é sempre necessária! A interação no mapa e nas pontuações funciona muito bem.
Na nossa partida enquanto estávamos todos mais separados no mapa, fomos pontuando de maneira muito parecida, até que do meio para frente da partida a coisa mudou. Eu fui disparando um pouco mais, já que usei mais cartas que davam bonus de pontuação, enquanto a Vanessa utilizava cartas que lhe facilitavam a vida com os recursos. O João fez uma jogo mais de longo prazo e foi pego de surpresa quando percebeu que o fim estava próximo (outra malandragem da escolha das cartas, dá para acelerar ou tentar segurar mais o fim da partida de acordo com suas escolhas), e ficou um pouco para trás.
Enfim, um jogo muito bom! Stefan Feld, meu designer número 1 nunca me deixa menos do que feliz! (na verdade me deixou com o Luna, mas ainda acho que o problema fui eu)  Smile

________________________________________________
plus ça change plus c'est la même chose...

-----------------------------------------
avatar
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 658
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Mensagem por Binderman em Seg Set 26, 2016 7:35 am

Domingo:

Dungeon Roll: Já faz algum tempo que estou em busca de um jogo solo (muito) rápido. Roll Through the Ages não é curto o suficiente, Friday não é variado o suficiente, Lord of the Rings Adventure Deck Game não tem um tema que eu goste o suficiente. Joguei duas partidas, achei bem divertido, vamos ver se ele se sustenta.

Legends of Andor: O jogo já estava armado na mesa, então resolvi jogar a Quest 4. Não foi um jogo longo, mesmo eu tendo comprado rapidamente a luneta. O anão quase foi torrado quando pegou a primeira gema e a maga ativou o alarme. Os monstros destruíram algumas gemas e os heróis perderam outras três, portanto duas rodadas antes do fim eu desisti pois não havia mais como atingir o valor de dinheiro/gemas necessário para vencer a partida. Gostei da mudança de ares que este lado do tabuleiro proporciona, principalmente a movimentação dos monstros.

________________________________________________
"Homo sapiens is an obsolete algorithm." Yuval Noah Harari

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2648
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Mensagem por doizinho em Seg Set 26, 2016 10:24 am

Na Vila Celta, na sexta, uns poucos gatos pingados estavam lá perdidos, mas conseguimos jogar umas coisinhas:

Twilight Struggle (Marcos e eu) - Não vou nem comentar sobre essa partida pois cometemos 2 erros ridículos de regras que comprometeram o resultado da partida. Partida invalidada então. Para minha defesa eu tenho a enorme distância para a minha última partida (09/05/2013). Achei até um milagre eu ter lembrado de 99% das regras.

Yedo (Marcos, Bruno Rocha, Luiz, Matheus e eu) - Foi uma partida tranquila, quase sem ataques diretos e com as trocas acontecendo num ambiente de camaradagem. O grupo novato teve dificuldade em se encontrar no jogo no primeiro round, mas acabaram pegando o jeito na sequencia. O Matheus foi quem fez o jogo mais sólido e seguiu na frente até o final, só sendo ultrapassado por mim quando contamos os bônus de fim de jogo. Foi uma partida legal e o jogo foi aprovado por todos.

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Mensagem por Trentini em Seg Set 26, 2016 11:57 am

Quinta joguei Madeira com o Perretto e o Dorival, foi uma partida bem legal, o Perretto por estar conhecendo o jeito do jogo, acabou demorando para perceber um caminho legal para seguir, isso custou-lhe bastante no jogo ainda assim, conseguiu ficar em segundo, suas ações principais se concentraram em popular as outras colônias portuguesas e estabelecer rotas entre as colônias. O Dorival começou muito bem, pontuando cidades, depois rotas de comércio muito bem, aí perdeu fôlego no final quando foi obrigado a pontuar 2 pontuações de guilda as quais estava fraquíssimo e não tinha se preparado desde o começo do jogo. Eu fui em uma progressão durante o jogo, comecei bem mal, pegando uma pontuação a qual não segui, mas arrumei a casa e passei a me concentrar nas próximas pontuações, fiz bom uso das cidades e das poucas rotas marítimas comerciais que fiz, tive um jogo econômico no que diz respeito a produção e manutenção de barcos, em compensação a população sempre estava cheia para trabalhar. No final venci com 107 pontos e o Perretto em segundo com 98, Dorival em terceiro com 94.

Domingo joguei Tash-Kalar com um amigo meu, o William, jogamos com o Southern Imperial School e Northern Imperial School, pois ele estava aprendendo e é melhor usar dois decks iguais quando se está aprendendo. Jogamos o modo High Form e o jogo acabou se prolongando por um conseguir impedir eficientemente o outro de cumprir suas táticas, mas apesar de o jogo se prolongar, conseguimos um a um capturar alguns objetivos e no final o jogo terminou em 8 a 6 para mim.

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3422
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Mensagem por Soar em Ter Set 27, 2016 10:35 am

Faz tempo que não reporto uma partida aqui... confesso que desanimava fazer, pois o forum estava beeeeem abandonado.

Sexta dia 23/09/16. Todas as partidas foram contra o Ramon

Tannhauser x2 - Experimentei uma personagem de expansão da Union chamada Hoax que fica em modo cloaked. As duas partidas foram missões que vem com os personagens, o que dá uma pegada bem diferente ao jogo, tornando ele super rejogável. 


Rock'n Roll Manager - Partida para aprender a jogar, o jogo é um euro leve, mecânica working placement, rápido.
Cada jogador é o manager de uma banda de rock e suas ações são desde que comprar instrumentos, ensaiar no estúdio, ir na mídia, fazer shows, lançar CDs e participar de festivais. Aprovei! Nesta partida a versão Guns estourou ao lançar Sweet Child O' Mine e venceu!


Smash Up - Conheci este joguinho e gostei muito, apreciarei muito mais se puder jogar em 3 jogadores, deve ficar beeem melhor. Nesta partida meus dinossauros zumbis não puderam derrotar os piratas robôs!


Abrax

________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1807
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Mensagem por Binderman em Ter Set 27, 2016 12:32 pm

Ahahah, gostei dos demomeeples!

________________________________________________
"Homo sapiens is an obsolete algorithm." Yuval Noah Harari

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2648
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Mensagem por tiagovip em Ter Set 27, 2016 11:20 pm

@Reffip escreveu:Patchwork (Vanessa e Eu) - Nenhum dos dois fechou um 7x7 e sobraram uns 10 espaços em cada tabuleiro.
Lembrei da partida que vi entre o Tiago e o elfo, onde um terminou com dois espaços vazios e o outro com 3 e me senti mal. hahaha
Vanessa venceu com 14, eu com 8.

Aqui o esporte é bruto!


@Reffip escreveu:La Isla - (Eu, João e Vanessa): até que do meio para frente da partida a coisa mudou. Eu fui disparando um pouco mais, já que usei mais cartas que davam bonus de pontuação

Essas cartas são desequilibradas demais. Estragam o jogo ao meu ver. Nas partidas que joguei, quem primeiro teve uma, venceu. Simples assim. Recomendo removê-las.

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6013
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Mensagem por tiagovip em Ter Set 27, 2016 11:24 pm

@Trentini escreveu:Quinta joguei Madeira com o Perretto e o Dorival, foi uma partida bem legal, o Perretto por estar conhecendo o jeito do jogo, acabou demorando para perceber um caminho legal para seguir, isso custou-lhe bastante no jogo ainda assim, conseguiu ficar em segundo, suas ações principais se concentraram em popular as outras colônias portuguesas e estabelecer rotas entre as colônias. O Dorival começou muito bem, pontuando cidades, depois rotas de comércio muito bem, aí perdeu fôlego no final quando foi obrigado a pontuar 2 pontuações de guilda as quais estava fraquíssimo e não tinha se preparado desde o começo do jogo. Eu fui em uma progressão durante o jogo, comecei bem mal, pegando uma pontuação a qual não segui, mas arrumei a casa e passei a me concentrar nas próximas pontuações, fiz bom uso das cidades e das poucas rotas marítimas comerciais que fiz, tive um jogo econômico no que diz respeito a produção e manutenção de barcos, em compensação a população sempre estava cheia para trabalhar. No final venci com 107 pontos e o Perretto em segundo com 98, Dorival em terceiro com 94.

Foi legal!

E quero adicionar que fui o vitorioso moral, pois não voltei ações durante a partida. Quem que encerrou na minha frente pode dizer o mesmo?

Sim, sim, eu tive ajuda em momentos importantes (até porque todos são no Madeira), mas isso deve-se ao meu carisma.

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6013
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum