Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Mensagem por Binderman em Sab Set 24, 2016 5:21 pm

Na sexta-feira fui até o Pinhão para tirar a poeira do 504, jogo do Artur que nunca havia sido jogado antes, principalmente pela dificuldade do setup. Em seguida passei na Vila Celta para também tirar a poeira de um jogo meu, The Manhattan Project:

1) 504 (Eu e Artur): Jogo do Maluco Friese, obcecado por nomes de jogos que tenham dois Fs (504 em alemão é Fünfhundert und vier). O jogo é composto de 9 módulos que podem ser jogados de 3 em 3, o que resulta (eliminadas certas combinações impossíveis ou indesejáveis) em 504 tipos de jogos diferentes. Jogamos o primeiro jogo sugerido 123 (1 - Pick up and Deliver, 2 - Race, 3 - Privileges). Cada módulo tem um nome fantasia, sendo que ao juntar os nomes dos módulos é possível, teoricamente, entender o tema da referida combinação. Nesta partida o nome foi The World of Travelling Pioneers with a Bias for Individualism. Na verdade, cada jogo representa uma de 504 possíveis Terras que existem nos múltiplos universos (DC Comics...). O mapa modular, composto de hexágonos com tipos de terrenos diferentes, é usado em todos os 504 jogos. 

O objetivo do módulo de Pick up and Deliver foi pegar mercadorias de cidades produtoras e entregá-las em outras cidades que necessitavam daquele tipo de mercadoria. O módulo Race acrescentou um bônus em dinheiro para quem chegasse primeiro em uma cidade e o módulo de Privileges ofereceu cartas que davam algum tipo de vantagem: pontos de vitória, mais dinheiro na hora do recebimento, mais pontos de movimento, etc. O Artur usou a estratégia de chegar nos lugares mais rápido e fez mais pontos de mercadorias entregues (57 a 56) mas eu venci pois peguei 5 pontos extras em privilégios sendo que minha estratégia foi levar mais mercadorias de forma mais lenta.

A experiência foi positiva, considero o jogo 123 um jogo entre leve e médio, bastante direto e sem camadas adicionais de tomada de decisão. Pretendo jogá-lo outras vezes com o Artur até termos uma opinião formada sobre esse formato. Como primeira partida eu achei muito criativa e bem feita a integração dos módulos, mas me pareceu que alguns módulos (Race e Privileges) acrescentaram apenas uma mecânica secundária, algo que já existe em outros jogos, como a caixa completa do Alhambra, o Historia e outros que possuem pequenos módulos menos importantes que são opcionais. Mas isso é apenas um palpite, preciso jogar os outros módulos para ter uma opinião mais precisa.

2) The Manhattan Project (Eu, Luiz, Mateus e Bruno Rocha): Para quem não conhece, cada jogador é uma nação com seu próprio projeto de construção de bombas atômicas. Mas você apenas constrói as bombas, ninguém morre no jogo. O primeiro a atingir um determinado número de pontos, que vem principalmente das bombas construídas, ganha o jogo. Como é de costume, no final todos estavam a umas poucas jogadas dos 50 pontos, eu acabei ganhando com duas rodadas de atraso devido a um pequeno erro tático.

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Re: Fim de Semana: 23/09 a 25/09

Mensagem por tiagovip em Dom Set 25, 2016 1:35 am

Sexta nada joguei. Mas neste sábado rolou:

- Patchwork (Rafaelfo e eu) - o Rafael montou o tabuleiro mais bonito e mais cheio (3 espaços vazios, contra 7 meus), algo esperado de um designer. Porém eu, vindo da escola de vendedores, conheço mais de dinheiro e acumulei mais botões nos recebimentos e gastei melhor, e recebi o bônus do 7x7. Assim, venci com 33 botões contra 23 do Rafael.

- Adios Amigos (Rafaelfo, Osmar/João, Pedro e eu) - aprendi este jogo, que envolve velocidade e cálculos simples: somar e diminuir. O objetivo é usar suas fichas para marcar as cartas dos outros e tentar ser o último de pé no tiroteio: cada pessoa tem 3 cartas e, se forem todas marcadas, está-se eliminado da rodada. Marca-se usando uma ficha de número, considerando a soma ou diminuição dos número de uma carta:por exemplo, se a carta de alguém tem os números 4 e 3, posso marcá-la usando uma ficha 1 (4-3=1) ou 7 (4+3=7). Porém, de 10 fichas (até 9 incluindo o zero), abre-se inicialmente só duas aleatórias, e usando-se de balas, os jogadores revelam mais fichas. É uma correria entre usar balas para revelar mais fichas, tentar marcar as cartas dos outros e, ainda, usar dinamites, para bloquear os demais por um tempo. Ao final da rodada, o último de pé recebe uma ficha de pepita, valendo um tanto de pontos - e cada carta que marcou corretamente também pega-se, agora virando pontos. Se a pessoa marcar uma ficha, mas errou na conta, tem que pagar 3 pontos para a pessoa "atingida" e mais 1 aos demais jogadores - é bem cruel, incentivando ter mais cuidado do que pressa. Ao final vence quem tiver mais pontos!

Na partida, o Rafael saiu vencendo fácil, mas creio estar igual ou na frente ao final da segunda rodada. Só que a terceira e a quarta foram desastrosas, sendo eu o primeiro a rodar, ganhando mísero 1 ponto em duas rodadas. O Rafael permaneceu bem, e o Osmar/João, após uma rodada desastrosa em que errou três contas, tendo que perder 15 pontos no total, recuperou-se bem na quarta e na quinta rodada. Mesmo assim o vencedor foi o Rafael, que arrebentou o Pedro na última rodada, marcando as 3 cartas dele, com 25 pontos, seguido por mim, com 17. O Osmar/João e o Pedro fizeram 14 cada, e o Osmar/João teria vencido sem as penalidades sofridas.

O Adios Amigos mostrou-se um bom jogo, sendo levo e interativo, por vezes sacana, mas no geral entretém e ainda exercita os músculos dos cálculos rápidos. Gostei e jogaria de novo, fácil.

- Dixit (Heloísa, Vanessa, Lili, Rafaelfo, Osmar, João, Pedro e eu) - partida com boa disputa pela vitória e com dicas de qualidade duvidosa: a melhor foi a da Lili, que foi inventiva e inteligente, e, claro, todos erraram. Apesar do meu cubo cultista (não tinha coelhos para todos) ficar no meio do bolo a maior parte do jogo, consegui alcançar o Osmar e o Pedro, e passei-os quando, na vez da Helô, recebi 3 votos. Numa dica do Pedro, que foi "Ted Mosby", acertei e recebi ainda um voto, fechando a partida com exatos 30 pontos.

Queria ter jogado o Pôquer da Barata ou o Skull, mas não rolou - fica pra próxima!

E foi isso!

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Mensagem por Binderman em Dom Set 25, 2016 7:22 pm

Sábado:

- Legends of Andor (eu, eu, eu e eu): Pela manhã terminei uma partida que eu havia começado há uns dois dias com todos os heróis. Foi na Quest 3, eu finalmente entendi a estratégia do jogo e consegui vencer duas rodadas antes do limite. Esse é um jogo que sobe no meu conceito a cada partida. 

- Dragon Quest (Gustavo mestrando, eu como aventureiro solo): É um RPG em formato de jogo de tabuleiro do D&D Forgotten Realms, comprei-o há mais de 20 anos. O Gustavo terminou de ver Stranger Things e ficou com vontade de jogar. Cheguei da aula e ele já estava com tudo pronto me esperando. O povo da cidade estava apático, alguém havia roubado os sentimentos de todo mundo. A investigação nos levou até um castelo em ruínas onde cada sala possuía algum tipo de segredo mágico. Considerando que ele tem 12 anos e que é a terceira aventura que ele cria, foi bem divertido.

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por Reffip em Dom Set 25, 2016 11:21 pm

Depois de muito tempo, passei um domingo em casa e joguei algumas coisinhas com a família:

Patchwork (Vanessa e Eu) - Que jogo bacana! Jogamos duas partidas seguidas e me controlei para não jogar uma terceira.
Na primeira a gente ainda crú no jogo, tivemos algumas dificuldades no equilibrio entre o timing de fazer um bom esquema de botões (o dinheiro do jogo) e o do tempo gasto na costura. Sendo assim, nossa partida aparentemente girou rápido demais. Nenhum dos dois fechou um 7x7 e sobraram uns 10 espaços em cada tabuleiro.
Lembrei da partida que vi entre o Tiago e o elfo, onde um terminou com dois espaços vazios e o outro com 3 e me senti mal. hahaha
Vanessa venceu com 14, eu com 8.

Na segunda a gente achou que já estava malandro, mas a coisa foi um pouco pior. Corremos tanto que a colcha ficou tão vazia nos cantos que acabamos em pontuação negativa! Vanessa com -7 e eu -10!!

O timing e a sequencia das peças é fundamental nesse jogo, e ficamos bem surpresos com a tanto que ele entrega de diversão com uma boa profundidade. Já pulou para o top 5 jogos para dois! Uwe Rosenberg, meu designer número 2 nunca me deixa triste!

Jaipur - (Eu e Vanessa): Outro do top 5 para dois players. Sempre ótima partidas, nessa venci por 2x0, em um primeiro turno fácil, e num segundo turno por 2 pontos!

La Isla - (Eu, João e Vanessa): Estreia do jogo em casa. Fiquei surpreso com a simplicidade das regras e como o jogo flui de maneira rápida e divertida. Basicamente, em seu turno você recebe 3 cartas, e cada carta tem 3 possíveis funções. E nesse momento você deve escolher em qual função cada carta será encaixada. Essa escolha é o centro do jogo, e a atenção no que os outros estão fazendo é sempre necessária! A interação no mapa e nas pontuações funciona muito bem.
Na nossa partida enquanto estávamos todos mais separados no mapa, fomos pontuando de maneira muito parecida, até que do meio para frente da partida a coisa mudou. Eu fui disparando um pouco mais, já que usei mais cartas que davam bonus de pontuação, enquanto a Vanessa utilizava cartas que lhe facilitavam a vida com os recursos. O João fez uma jogo mais de longo prazo e foi pego de surpresa quando percebeu que o fim estava próximo (outra malandragem da escolha das cartas, dá para acelerar ou tentar segurar mais o fim da partida de acordo com suas escolhas), e ficou um pouco para trás.
Enfim, um jogo muito bom! Stefan Feld, meu designer número 1 nunca me deixa menos do que feliz! (na verdade me deixou com o Luna, mas ainda acho que o problema fui eu)  Smile

-----------------------------------------
Reffip
Power Grid
Power Grid

Ver perfil do usuário

Mensagem por Binderman em Seg Set 26, 2016 7:35 am

Domingo:

Dungeon Roll: Já faz algum tempo que estou em busca de um jogo solo (muito) rápido. Roll Through the Ages não é curto o suficiente, Friday não é variado o suficiente, Lord of the Rings Adventure Deck Game não tem um tema que eu goste o suficiente. Joguei duas partidas, achei bem divertido, vamos ver se ele se sustenta.

Legends of Andor: O jogo já estava armado na mesa, então resolvi jogar a Quest 4. Não foi um jogo longo, mesmo eu tendo comprado rapidamente a luneta. O anão quase foi torrado quando pegou a primeira gema e a maga ativou o alarme. Os monstros destruíram algumas gemas e os heróis perderam outras três, portanto duas rodadas antes do fim eu desisti pois não havia mais como atingir o valor de dinheiro/gemas necessário para vencer a partida. Gostei da mudança de ares que este lado do tabuleiro proporciona, principalmente a movimentação dos monstros.

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por doizinho em Seg Set 26, 2016 10:24 am

Na Vila Celta, na sexta, uns poucos gatos pingados estavam lá perdidos, mas conseguimos jogar umas coisinhas:

Twilight Struggle (Marcos e eu) - Não vou nem comentar sobre essa partida pois cometemos 2 erros ridículos de regras que comprometeram o resultado da partida. Partida invalidada então. Para minha defesa eu tenho a enorme distância para a minha última partida (09/05/2013). Achei até um milagre eu ter lembrado de 99% das regras.

Yedo (Marcos, Bruno Rocha, Luiz, Matheus e eu) - Foi uma partida tranquila, quase sem ataques diretos e com as trocas acontecendo num ambiente de camaradagem. O grupo novato teve dificuldade em se encontrar no jogo no primeiro round, mas acabaram pegando o jeito na sequencia. O Matheus foi quem fez o jogo mais sólido e seguiu na frente até o final, só sendo ultrapassado por mim quando contamos os bônus de fim de jogo. Foi uma partida legal e o jogo foi aprovado por todos.

Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Mensagem por Trentini em Seg Set 26, 2016 11:57 am

Quinta joguei Madeira com o Perretto e o Dorival, foi uma partida bem legal, o Perretto por estar conhecendo o jeito do jogo, acabou demorando para perceber um caminho legal para seguir, isso custou-lhe bastante no jogo ainda assim, conseguiu ficar em segundo, suas ações principais se concentraram em popular as outras colônias portuguesas e estabelecer rotas entre as colônias. O Dorival começou muito bem, pontuando cidades, depois rotas de comércio muito bem, aí perdeu fôlego no final quando foi obrigado a pontuar 2 pontuações de guilda as quais estava fraquíssimo e não tinha se preparado desde o começo do jogo. Eu fui em uma progressão durante o jogo, comecei bem mal, pegando uma pontuação a qual não segui, mas arrumei a casa e passei a me concentrar nas próximas pontuações, fiz bom uso das cidades e das poucas rotas marítimas comerciais que fiz, tive um jogo econômico no que diz respeito a produção e manutenção de barcos, em compensação a população sempre estava cheia para trabalhar. No final venci com 107 pontos e o Perretto em segundo com 98, Dorival em terceiro com 94.

Domingo joguei Tash-Kalar com um amigo meu, o William, jogamos com o Southern Imperial School e Northern Imperial School, pois ele estava aprendendo e é melhor usar dois decks iguais quando se está aprendendo. Jogamos o modo High Form e o jogo acabou se prolongando por um conseguir impedir eficientemente o outro de cumprir suas táticas, mas apesar de o jogo se prolongar, conseguimos um a um capturar alguns objetivos e no final o jogo terminou em 8 a 6 para mim.

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por Soar em Ter Set 27, 2016 10:35 am

Faz tempo que não reporto uma partida aqui... confesso que desanimava fazer, pois o forum estava beeeeem abandonado.

Sexta dia 23/09/16. Todas as partidas foram contra o Ramon

Tannhauser x2 - Experimentei uma personagem de expansão da Union chamada Hoax que fica em modo cloaked. As duas partidas foram missões que vem com os personagens, o que dá uma pegada bem diferente ao jogo, tornando ele super rejogável. 

Rock'n Roll Manager - Partida para aprender a jogar, o jogo é um euro leve, mecânica working placement, rápido.
Cada jogador é o manager de uma banda de rock e suas ações são desde que comprar instrumentos, ensaiar no estúdio, ir na mídia, fazer shows, lançar CDs e participar de festivais. Aprovei! Nesta partida a versão Guns estourou ao lançar Sweet Child O' Mine e venceu!

Smash Up - Conheci este joguinho e gostei muito, apreciarei muito mais se puder jogar em 3 jogadores, deve ficar beeem melhor. Nesta partida meus dinossauros zumbis não puderam derrotar os piratas robôs!

Abrax

Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por Binderman em Ter Set 27, 2016 12:32 pm

Ahahah, gostei dos demomeeples!

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por tiagovip em Ter Set 27, 2016 11:20 pm

@Reffip escreveu:Patchwork (Vanessa e Eu) - Nenhum dos dois fechou um 7x7 e sobraram uns 10 espaços em cada tabuleiro.
Lembrei da partida que vi entre o Tiago e o elfo, onde um terminou com dois espaços vazios e o outro com 3 e me senti mal. hahaha
Vanessa venceu com 14, eu com 8.

Aqui o esporte é bruto!

@Reffip escreveu:La Isla - (Eu, João e Vanessa): até que do meio para frente da partida a coisa mudou. Eu fui disparando um pouco mais, já que usei mais cartas que davam bonus de pontuação

Essas cartas são desequilibradas demais. Estragam o jogo ao meu ver. Nas partidas que joguei, quem primeiro teve uma, venceu. Simples assim. Recomendo removê-las.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por tiagovip em Ter Set 27, 2016 11:24 pm

@Trentini escreveu:Quinta joguei Madeira com o Perretto e o Dorival, foi uma partida bem legal, o Perretto por estar conhecendo o jeito do jogo, acabou demorando para perceber um caminho legal para seguir, isso custou-lhe bastante no jogo ainda assim, conseguiu ficar em segundo, suas ações principais se concentraram em popular as outras colônias portuguesas e estabelecer rotas entre as colônias. O Dorival começou muito bem, pontuando cidades, depois rotas de comércio muito bem, aí perdeu fôlego no final quando foi obrigado a pontuar 2 pontuações de guilda as quais estava fraquíssimo e não tinha se preparado desde o começo do jogo. Eu fui em uma progressão durante o jogo, comecei bem mal, pegando uma pontuação a qual não segui, mas arrumei a casa e passei a me concentrar nas próximas pontuações, fiz bom uso das cidades e das poucas rotas marítimas comerciais que fiz, tive um jogo econômico no que diz respeito a produção e manutenção de barcos, em compensação a população sempre estava cheia para trabalhar. No final venci com 107 pontos e o Perretto em segundo com 98, Dorival em terceiro com 94.

Foi legal!

E quero adicionar que fui o vitorioso moral, pois não voltei ações durante a partida. Quem que encerrou na minha frente pode dizer o mesmo?

Sim, sim, eu tive ajuda em momentos importantes (até porque todos são no Madeira), mas isso deve-se ao meu carisma.

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: