Top 5 - Melhores jogos de 2015

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Top 5 - Melhores jogos de 2015

Mensagem por tiagovip em Ter Dez 29, 2015 9:36 am

Olá, pessoas!

Nesta época do ano, quando o fórum segue perigosamente a linha dos dodôs, ainda há sinais de vida. Como em outros anos é hora de fazermos nossa lista com os 5 melhores jogos que conhecemos em 2015.

Os jogos não precisam ter sido lançados em 2015 - o que é exigido é só você tê-lo conhecido em 2015.

Segue minha lista:

5) The Voyages of Marco Polo - esta foi a escolha mais difícil. O Voyages levou, mas não teria problema em ter algum das menções aqui. O Voyages é um excelente euro, inteligente, razoavelmente rápido, recheado de opções - se eu vou jogar um euro, prefiro um assim. Não há ponta solta para reclamar do jogo (bem, tem uma, o poder de um dos personagens, mas o Trentini disse-me que viu tal personagem atropelar e fazer a maior pontuação já feita no jogo, então, foi só impressão);

4) TransAmerica - pense num jogo que que surpreendeu a mim e a muitos outros. O TransAmerica é o básico do básico - coloque até duas peças no tabuleiro, passe a vez. É isso. E nesse quase nada foi feito um jogo inesperadamente tenso perto do final de suas rodadas, onde cada um fica esperando que o outro vá terminar, e bastante interativo. Não foi o melhor do ano, mas, sem dúvida, foi a surpresa do ano;

3) Stronghold - não esperava ter um jogo que é principalmente para 2 pessoas em minha lista de melhores do ano. Mas aqui está. O Stronghold deixou-me uma forte impressão e até hoje fico pensando nele, em como agir numa próxima vez. Um jogo representando uma única grande batalha, um sítio, uma luta desesperada. O Stronghold conseguiu empurrar o Battle of Five Armies para fora da lista, pois ainda que ambos tenham, no geral, qualidades de peso similar, o BoFA acabou por decepcionar (principalmente por seu tempo de jogo), então o empurrão adiante fica com o Stronghold.

2) Tammany Hall - este provavelmente seria o primeiro, tivesse eu o jogado mais de uma vez. É um jogo bastante simples, de ações diretas, claras, e com uma duração interessante (em torno de 75 minutos). No momento que o conheci não tinha notado, mas após voltar a jogar o Dominant Species, percebi que o Tammany Hall é o suco concentrado do Dominant Species - tire todas as cartas, quase todas as ações, exceto especiação e competição, e tem-se, basicamente, o Tammany Hall. Pura maldade e dedo no olho;

1) Gates of Arkham - aqui é um posto complicado. O Gates of Arkham não é um jogo em si, é uma expansão. Não dá para jogá-lo sem o jogo base, mas ela definitivamente transformou o Elder Sign em um outro jogo; num, por sinal, muito melhor. Por tempos eu batalhei para chegar numa série de modificações ao jogo base do ES de forma a deixá-lo num ponto apropriado, ao meu ver, de desafio. O Gates of Arkham tornou meus esforços superados, pois ainda que tenham seu mérito, deixei-os de lado para assumir completamente a expansão. Reconheço que não é efetivamente o melhor jogo, mas é o melhor conjunto da obra de 2015.


Menções honrosas: Dead of Winter - bom jogo, que certamente leva o prêmio de "Jogo que eu mais queria ter jogado de novo e não joguei" de 2015; Freedom: The Underground Railroad - jogo muito bem feito, bastante temático, e com bom grau de desafio, sempre entregando uma boa experiência; One Night Ultimate Werewolf - melhor jogo de festa do ano, sendo rapidíssimo e envolvente; Through the Desert - é o Hey, That's My Fish crescido e melhor; The Battle of Five Armies - um novo sucesso de adaptação de um livro para a forma de jogo de tabuleiro, proporcionando uma briga feroz entre os dois lados, porém, tendo basicamente a duração do War of the Ring, perde espaço.

E foi isso para 2015! E para vocês?

Abs,


Última edição por tiagovip em Ter Dez 29, 2015 3:23 pm, editado 1 vez(es)

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6013
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Melhores jogos de 2015

Mensagem por doizinho em Ter Dez 29, 2015 10:12 am

Vou participar com uma opinião um pouco "defasada", perto de colegas muito mais ativos do que eu. Eis a minha lista:

5 - The Battle of Five Armies - Uma boa reimplementação da mecânica do War of the Rings. Gostei do jogo, é mais rápido e mais porradeiro que seu irmão mais velho, mas não é melhor que ele. Ainda assim gostei bastante.

4 - Freedom: The Underground Railroad - Um bom e difícil cooperativo, com um tema adulto e marcante. Muito bom jogo que tive a chance de jogar algumas vezes e nem chegar perto da vitória.

3 - Space Empires: 4X - O jogo é muito simples para um 4X da GMT, e é também muito bom. O que mais gostei foi a incerteza da exploração e também a incerteza do poderio militar do adversário. Muito legal.

2 - Cyclades - Gostei muito desse jogo, mas muito mesmo. Tem leilão, tem porrada, é canalha, tem trash talk, tem cartinhas marotas, tem um tema maneiro, enfim, praticamente tudo que eu gosto. Achei uma excelente mistura de ameritrash com euro.

1 - Star Wars: Imperial Assault - Não vou negar que meu sonho é encontrar o dungeon crawler definitivo e o SW: IA é no momento o que mais se aproxima disso. O jogo tem a mesma pegada do Descent, mas com vários probleminhas corrigidos. O modo de ativação foi a melhor sacada de todas, e que deixou o jogo muito mais interessante que o seu predecessor. O tema é muito bacana também, mas confesso que ainda preferiria ver essa mecânica aprimorada no Descent 2.0, já que fantasia medieval é mais a minha praia.

Menções Honrosas: Strasbourg, Five Tribes e Bullfrogs. Os 2 primeiros estariam na lista se não tivessem sido jogados apenas lá em janeiro. O tempo me fez perder muito das emoções dos jogos, então, para não ser completamente injusto, deixo eles nas menções. Já o Bullfrogs se mostrou um pequeno jogo muito interessante para 2 pessoas, que foi como eu o joguei.

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Melhores jogos de 2015

Mensagem por Trentini em Ter Dez 29, 2015 10:19 am

Para mim:

5) Forge War - Esse é um jogo excelente que envolve bastante planejamento antecipado e uma mistura de bons elementos de outros jogos. Infelizmente seu único problema é o tempo de duração que passa de 4 horas fácil.

4) Concordia - Grande jogo, simples em regras, mas desafiador e cheio de caminhos para a vitória, é um estilo de jogo bem bacana e tive a oportunidade de jogá-lo várias vezes e em cada uma delas confirmo a excelente rejogabilidade do título.

3) Panamax - Algumas pessoas torcem o nariz para ele, mas com quem eu joguei a experiência foi ótima, e consegui jogá-lo com alguns grupos diferentes, todos gostaram (ou ao menos falaram que gostaram). Panamax é um jogo com foco econômico e um pouco de pick and delivery, logística de transporte, mercado de ações que se resolve em apenas 3 rodadas e dura em torno de 2 horas. Um design muito interessante e bem autoral.

2) Keyflower - Esse chegou aos 45 minutos do segundo tempo, mas eu realmente fiquei bem impressionado com esse jogo, muito bom, mecânica de leilão bem inteligente misturada com alocação de trabalhadores e gestão e transporte de recursos. Tudo resolvido de maneira simples e bem concisa, sem contar com a interação no jogo que é grande e você tem que prestar a atenção no que os outros estão fazendo.

1) The Voyages of Marco Polo - Não é novidade nenhuma que esse é meu jogo do ano, um euro que mistura elementos de Ticket to Ride, Castles of Burgundy entre outros titulos e coloca em um tema que eu gosto bastante. O sistema de alocação de dados desse jogo é bem interessante e o tempo de duração é bem decente para a complexidade que o jogo entrega, muito bom mesmo.

Menções:
The Princes of Florence: adorei o leilão nesse jogo e as poucas ações possíveis gerando um cobertor curto, além da montagem da vila que me lembra um pouco Antiquity que é um jogo que eu adoro.

Egizia: o irmão mais velho do Francis Drake, e também acho-o superior, apesar da beleza dos componentes do seu irmão mais novo, o Fabiano devia levá-lo mais para jogarmos

Roll for the Galaxy: Irmão mais novo do Race for the Galaxy, muito bom, tem elementos suficientes para diferenciá-lo do irmão e as referências ao Race são bem legais. Mas o irmão mais velho ainda tem mais sustância.

Codenames: Party Game muito bom, com um tempo de duração ótimo e bem inteligente para o que se propõe.

Colt Express: Jogo bem divertido e de dar bastante risada, comporta um número razoável de jogadores e é diversão garantida.

Steampunk Rally: Já esperava um jogo bem legal vindo do Kickstarter que eu apoiei, o jogo atendeu minhas expectativas, existem alguns defeitos aqui e ali principalmente com um efeito presente também no Roll for the Galaxy e outros jogos atuais que é a falta de interação e um jogo cada vez mais focado em você prestar a atenção quase que inteiramente no que você está fazendo e esquecer dos outros. Fora isso é um excelente draft onde você de fato monta alguma coisa que irá ter um funcionamento em sua máquina.

Freedom: The Underground Railroad: Dos cooperativos foi o que mais gostei esse ano, tive a oportunidade de jogar duas versões muito diferentes, gostei mais da versão oficial, mas a perrética é bem desafiadora, eu diria que quase impossível de resolver. Ainda segue um jogo sem vitória, mas um dia conseguiremos libertar todos os escravos norte-americanos, é um sonho.


Última edição por Trentini em Ter Dez 29, 2015 10:23 am, editado 1 vez(es)

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3422
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Melhores jogos de 2015

Mensagem por tiagovip em Ter Dez 29, 2015 10:22 am

@Trentini escreveu:Menções:
The Princes of Florence

Egizia

Roll for the Galaxy

Codenames

Colt Express

Steampunk Rally

Para mim, suas menções são melhores do que o Top em si!

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6013
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Melhores jogos de 2015

Mensagem por Binderman em Ter Dez 29, 2015 1:24 pm

Legal, estávamos precisando de um novo top 5.

5) Combat Commander: Pacific: Gosto de um jogo de guerra de vez em quando e a série Combat Commander é minha preferida. Tão bom quanto o original, mas tenho que jogar mais vezes para ver se é melhor.

4) Gears of War: The Board Game: Conheci o video game esse ano, gostei e resolvi comprar o jogo de tabuleiro às cegas, coisa que fiz apenas uma outra vez (Reef Encounter) e acabei me arrependendo. Mas não dessa vez: ótima conversão do video game, miniaturas fantásticas, tema bem integrado. Muito bom, apesar de achar que ele nunca estará no meu top 10, pois os concorrentes são ferozes.

3) The Lord of the Rings: The Card Game: Gosto do esquema de montar times antes do jogo e também do tema. Esse esquema de contar a história aos poucos, por meio de pequenas expansões me agradou. Candidato natural ao top 5 e talvez suba mais com o tempo.

2) Legendary Encounters: An Alien Deck Building Game:  Gostei do Marvel Legendary mas achei que faltava alguma coisa e o tema não me pareceu bem integrado. O Alien corrigiu isso em um jogo com muitas alternativas e talvez a melhor continuação de jogo para um "traidor" que eu conheço.

1) Gates of Arkham: O autor da lista deixou e eu concordo: o jogo mudou para melhor e pelo jeitão da nova expansão vão continuar usando esse jeito diferente de jogar. Já falei outras vezes sobre isso, essa expansão até empurrou o jogo para o meu top 10.

Menções: Friday, ideia interessante de mecânica para um jogo solo, Splendor, novo candidato a gateway e Castles of Mad King Ludwig, um jogo de montar muito esperto.

________________________________________________
"Homo sapiens is an obsolete algorithm." Yuval Noah Harari

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2648
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Melhores jogos de 2015

Mensagem por tiagovip em Ter Dez 29, 2015 3:27 pm

@Binderman escreveu:4) Gears of War: The Board Game: Conheci o video game esse ano, gostei e resolvi comprar o jogo de tabuleiro às cegas, coisa que fiz apenas uma outra vez (Reef Encounter) e acabei me arrependendo. Mas não dessa vez: ótima conversão do video game, miniaturas fantásticas, tema bem integrado. Muito bom, apesar de achar que ele nunca estará no meu top 10, pois os concorrentes são ferozes.

É meu top 3 e isso sem nem conhecer o videogame. É, talvez, o campeão em partidas fodas.

@Binderman escreveu:Splendor, novo candidato a gateway

Curti mais este no começo. Mas depois a "secura" dele me enjoou e o vendi.

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6013
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Melhores jogos de 2015

Mensagem por Binderman em Ter Dez 29, 2015 3:37 pm

@tiagovip escreveu:

@Binderman escreveu:Splendor, novo candidato a gateway

Curti mais este no começo. Mas depois a "secura" dele me enjoou e o vendi.

Abs,

Hmm, joguei-o apenas 3 vezes mas concordo que ele é realmente seco.

________________________________________________
"Homo sapiens is an obsolete algorithm." Yuval Noah Harari

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2648
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Melhores jogos de 2015

Mensagem por Gustavo em Sex Jan 01, 2016 2:56 pm

Este ano me pareceu que joguei menos jogos que nos anteriores, mas vendo na tabela cheguei a conhecer 33 jogos novos! Nada mau.

5) Goa - Não cheguei nem a completar a partida, mas fiquei de cara.

4) Concordia - Outro euro fantástico, curti demais.

3) Infinity - Esse é um jogo de miniaturas que joguei no Tropas Polares só uma vez. Mas vi que, no que concerne miniaturas, é incrível.

2) Spirium - Achei um euro excelente, bem o tipo que curto.

1) The Battle of Five Armies - Esse jogo me impressionou demais, pra ser franco, se desse pra trocar todos os wargames de 2 players que possuo por esse (exceto o Combat Commander), eu trocava, pois é fantástico.

________________________________________________
"From the last ills no being can save another; therein each man must be his own saviour." - Herman Melville



avatar
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1681
Data de inscrição : 25/05/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Melhores jogos de 2015

Mensagem por Gustavo em Ter Jan 05, 2016 11:44 pm

Errata:

No lugar do Goa, que nem joguei inteiro, coloco:

5) Firefly: que jogo divertido!

________________________________________________
"From the last ills no being can save another; therein each man must be his own saviour." - Herman Melville



avatar
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1681
Data de inscrição : 25/05/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Melhores jogos de 2015

Mensagem por Soar em Qua Jan 06, 2016 11:45 pm

Poutz! Massa! Este ano foi um dos mais produtivos que eu tive, quase compensou a seca que eu passei em 2014

5 - Rune Age - Bom, nem é tanto jogo assim, porém foi o deck building que eu mais gostei até agora. Joguei quase todos os cenários e com quase todas as raças. Vai entrar no top por ter me convencido que eu posso gostar de um jogo assim

4 - Mansion of Madness

3 - Colt Express - muito rápido, inteligente. Até cansei um pouco de jogar este.

2 - Merchants and Marauders - Que pena que eu não pude jogar mais.

1 - X-Wing - Foi o que eu mais joguei... 56 vezes, gastei uma grana (que eu não podia) nisso e tive o investimento recompensado jogando muito.

Menções - Eldritch Horror e Ultima Fortaleza.

________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1807
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Melhores jogos de 2015

Mensagem por Binderman em Qui Jan 07, 2016 12:04 am

Warrior escreveu:bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla
 
5 - Blab bla - bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla
bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

4 - Mansion of Madness

3 - Blab Blablabla - bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

2 - Blablabla bla Blablabla - bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

1 - B-Bla - bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla.

Menções - Eldritch Horror e Bla bla bla bla.


  Agora, falando sério. Jogou quantas de Mansions? Keeper ou investigador? Expansões?

  Com relação ao X-Wing, já viu o Armada? Muita gente dizendo que prefere ele, pois tem as naves grandes e tals. Não estou querendo fazer você gastar mais dinheiro não...

________________________________________________
"Homo sapiens is an obsolete algorithm." Yuval Noah Harari

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2648
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Melhores jogos de 2015

Mensagem por Soar em Qui Jan 07, 2016 12:22 am

hahhahahahahahah.... foda meu!

O Armada - já ví na mesa e estou esperando uma chance de jogar com o Marcelo. Tenho uma expectativa muito boa quanto a ele.

No Mansion, foram três, uma como Keeper, de fato foi quando me diverti mais, o cenário era a Yellow Matter. Achei muito demorado o setup, tem que ter muita atenção pra montar tudo.
Uma partida incompleta foi no cenário que viajamos pelo tempo, esta quero jogar mais uma vez.

Abrax

________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1807
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Melhores jogos de 2015

Mensagem por Binderman em Qui Jan 07, 2016 6:33 am

Warrior escreveu:
No Mansion, foram três, uma como Keeper, de fato foi quando me diverti mais, o cenário era a Yellow Matter. Achei muito demorado o setup, tem que ter muita atenção pra montar tudo.
Uma partida incompleta foi no cenário que viajamos pelo tempo, esta quero jogar mais uma vez.

Abrax

Esse do tempo é muito bacana, um dos meus preferidos, mas tem que fazer uma house-rule no Cão de Tíndalos para deixá-lo coerente com o tema.

________________________________________________
"Homo sapiens is an obsolete algorithm." Yuval Noah Harari

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2648
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Top 5 - Melhores jogos de 2015

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum