Domingo - 26/05

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Domingo - 26/05

Mensagem por Andre Modt em Seg Maio 27, 2013 1:13 pm

Domingo, alguns amigos meus da bela e distante Pato Branco passaram lá em casa no caminho para as praias e fizemos algumas jogatinas.

Primeiro, começamos pelo Elder Sign, tivemos azar e pegamos o evento do curado (Acho que esse era o nome) que dá um de dano de stamina e sanidade sempre que dá meia noite. O que prejudicou bastante o jogo e nos levou a uma derrota relativamente rápida. Eu fui incrivelmente inútil durante toda a duração de jogo, tentei 5 missões relativamente fáceis e consegui falhar em todas. A sorte não estava do meu lado, acho que no lado de ninguém da mesa. Ao final de jogo acho que ficamos todos com a impressão que faltou algo. Alguém que já tenha jogado sabe dizer se o jogo realmente depende tanto da sorte ou algo foi jogado errado?

Fiquei preocupado pois me falaram que há uma certa similaridade com o Arkham Horror, que pretendo comprar, essa similaridade é meramente temática? Ou há uma similaridade de mecânica de jogo? Em especial nos dados fazendo tudo, o que me faria desistir da compra.

Depois, partimos para um pouco de Last Night on Earth, como meus amigos nunca haviam jogado ele, optamos pela expansão Standalone do Timber Peak (Meu jogo básico já está com todas as expansões). Jogamos três partidas, eles como heróis e eu como zumbi e fiquei surpreso em ver que perdi todas elas. O jogo do Timber Peak, diferente do jogo básico ela favorece bem mais os heróis e os efeitos cinematográficos. As cartas novas do deck do herói deixam eles facilmente poderosos. Cartas como um machado que adiciona dois combat dices, o pickaxe que mata o zumbi instantaneamente na rolagem de um 6 e ainda permite ao jogador rerolar um dado de combate. Ou a Police Shotgun, que tem range 3, acerta com 4+ e continua atirando sempre que acerta um zumbi. (Ela chegou a eliminar 5 zumbis em uma rodada, em outra matou um Zombie Hero em um turno). Os upgrades também favorecem os heróis, pois são superiores aos upgrades dos zumbis.
Embora isso tenha ocorrido, o jogo foi bem divertido (mais para os meus amigos que para mim tongue ). Acho que essa expansão é um bom jogo introdutório, pois explica bem a mecânica do jogo e deixa fácil para os heróis ganharem. Tive muitos amigos que odiaram o jogo anterior por ser muito difícil para os heróis.

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por Pedro em Seg Maio 27, 2013 1:18 pm

André,

a similaridade é só temática. Mas certamente o tiagovip poderá elucidar melhor isso... ele possui os dois jogos e curte muito tema, certamente é a melhor pessoa para responder.

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por tiagovip em Seg Maio 27, 2013 3:29 pm

@Andre Modt escreveu:Primeiro, começamos pelo Elder Sign, tivemos azar e pegamos o evento do curado (Acho que esse era o nome) que dá um de dano de stamina e sanidade sempre que dá meia noite. O que prejudicou bastante o jogo e nos levou a uma derrota relativamente rápida. Eu fui incrivelmente inútil durante toda a duração de jogo, tentei 5 missões relativamente fáceis e consegui falhar em todas. A sorte não estava do meu lado, acho que no lado de ninguém da mesa. Ao final de jogo acho que ficamos todos com a impressão que faltou algo. Alguém que já tenha jogado sabe dizer se o jogo realmente depende tanto da sorte ou algo foi jogado errado?

Fiquei preocupado pois me falaram que há uma certa similaridade com o Arkham Horror, que pretendo comprar, essa similaridade é meramente temática? Ou há uma similaridade de mecânica de jogo? Em especial nos dados fazendo tudo, o que me faria desistir da compra.

Bem, a similaridade não fica nem na temática - quase ausente no Elder Sign -, e sim no uso dos mesmos investigadores e Grandes Antigos como oponentes. Em ambos os jogos rolam-se bastante dados, mas no Arkham Horror, existe a chance de se preparar para certas eventualidades, pois os personagens possuem 6 atributos, e na fase de manutenção é possível ajustar seus atributos - por exemplo, aumentando seu Sneak, para tentar escapar de um monstro. Não é garantia de sucesso, até porque, mesmo aumentando, é possível falhar, como também pode-se estimar que não será necessário Will, e a carta de encontro lhe exigir um teste de Will.

Qualquer coisa, fiz resenhas de ambos os jogos:

Elder Sign: http://boardgamegeek.com/thread/712287/elder-sign-resenha-em-portugues-in-portuguese

Arkham Horror: http://boardgamegeek.com/thread/686940/review-arkham-horror-em-portugues-in-portuguese

Abs,

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por Andre Modt em Seg Maio 27, 2013 3:55 pm

@tiagovip escreveu:
@Andre Modt escreveu:Primeiro, começamos pelo Elder Sign, tivemos azar e pegamos o evento do curado (Acho que esse era o nome) que dá um de dano de stamina e sanidade sempre que dá meia noite. O que prejudicou bastante o jogo e nos levou a uma derrota relativamente rápida. Eu fui incrivelmente inútil durante toda a duração de jogo, tentei 5 missões relativamente fáceis e consegui falhar em todas. A sorte não estava do meu lado, acho que no lado de ninguém da mesa. Ao final de jogo acho que ficamos todos com a impressão que faltou algo. Alguém que já tenha jogado sabe dizer se o jogo realmente depende tanto da sorte ou algo foi jogado errado?

Fiquei preocupado pois me falaram que há uma certa similaridade com o Arkham Horror, que pretendo comprar, essa similaridade é meramente temática? Ou há uma similaridade de mecânica de jogo? Em especial nos dados fazendo tudo, o que me faria desistir da compra.

Bem, a similaridade não fica nem na temática - quase ausente no Elder Sign -, e sim no uso dos mesmos investigadores e Grandes Antigos como oponentes. Em ambos os jogos rolam-se bastante dados, mas no Arkham Horror, existe a chance de se preparar para certas eventualidades, pois os personagens possuem 6 atributos, e na fase de manutenção é possível ajustar seus atributos - por exemplo, aumentando seu Sneak, para tentar escapar de um monstro. Não é garantia de sucesso, até porque, mesmo aumentando, é possível falhar, como também pode-se estimar que não será necessário Will, e a carta de encontro lhe exigir um teste de Will.

Qualquer coisa, fiz resenhas de ambos os jogos:

Elder Sign: http://boardgamegeek.com/thread/712287/elder-sign-resenha-em-portugues-in-portuguese

Arkham Horror: http://boardgamegeek.com/thread/686940/review-arkham-horror-em-portugues-in-portuguese

Abs,

Dei uma lida ali, parecem dois jogos bem diferentes mesmo. Fico feliz com isso, já que o Elder Sign me deixou meio decepcionado.
O arkham parece realmente irado, ainda mais sendo cooperativo, que eu gosto bastante.
O jogo base dele sozinho é bom ou precisa alguma expansão para deixá-lo bom? Quais comprar?

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por Gustavo em Seg Maio 27, 2013 3:58 pm

Ah, não tem comparação. O Arkham é uma Ferrari, o Elder Sign é um monociclo.

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por libonati em Seg Maio 27, 2013 4:03 pm

@Gustavo escreveu:Ah, não tem comparação. O Arkham é uma Ferrari, o Elder Sign é um monociclo.

Cade aquele botão de curtir mesmo??? hahahaha

Não sou tão experiente quanto o Perreto ou o Gustavo, mas acho qeu não precisa das exp num primeiro momento, o jogo base é bem suficiente!

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por tiagovip em Seg Maio 27, 2013 4:03 pm

@Andre Modt escreveu:O arkham parece realmente irado, ainda mais sendo cooperativo, que eu gosto bastante.
O jogo base dele sozinho é bom ou precisa alguma expansão para deixá-lo bom? Quais comprar?

O jogo base me rendeu dezenas de partidas. Considerando o que vem nele, há bastante para quem o jogar, sei lá, 1 vez a cada dois meses, não precisar de mais nada. A questão que entra é a da dificuldade: o jogo base tende a ser considerado fácil - excetuando um ou dois dos Grandes Antigos, todos os demais são bem manejáveis e, com locais mais limitados para abrir portais, o Grande Antigo demora para despertar - além de que, selando uns 3 portais, a chance de perder é pequena, já que, no jogo base, não tem gate bursts.

Assim, para um maior desafio, é recomendado adquirir a expansão Dunwich Horror - que, além de trazer um tabuleiro com mais opções para portais abrirem -, traz também o próprio Horror de Dunwich, cartas de loucura e ferimentos e Mythos com gate burst (além de, claro, mais itens, investigadores, Grandes Antigos, etc).

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por Andre Modt em Seg Maio 27, 2013 4:07 pm

@tiagovip escreveu:
@Andre Modt escreveu:O arkham parece realmente irado, ainda mais sendo cooperativo, que eu gosto bastante.
O jogo base dele sozinho é bom ou precisa alguma expansão para deixá-lo bom? Quais comprar?

O jogo base me rendeu dezenas de partidas. Considerando o que vem nele, há bastante para quem o jogar, sei lá, 1 vez a cada dois meses, não precisar de mais nada. A questão que entra é a da dificuldade: o jogo base tende a ser considerado fácil - excetuando um ou dois dos Grandes Antigos, todos os demais são bem manejáveis e, com locais mais limitados para abrir portais, o Grande Antigo demora para despertar - além de que, selando uns 3 portais, a chance de perder é pequena, já que, no jogo base, não tem gate bursts.

Assim, para um maior desafio, é recomendado adquirir a expansão Dunwich Horror - que, além de trazer um tabuleiro com mais opções para portais abrirem -, traz também o próprio Horror de Dunwich, cartas de loucura e ferimentos e Mythos com gate burst (além de, claro, mais itens, investigadores, Grandes Antigos, etc).

Abs,

Ah, então vou fazer um test-drive dessa ferrari antes de comprar equipamentos adicionais. Haha.
Pelo visto é geral a opinião que o Arkham é melhor que o Elder, ufa.

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por tiagovip em Seg Maio 27, 2013 4:12 pm

@Andre Modt escreveu:Ah, então vou fazer um test-drive dessa ferrari antes de comprar equipamentos adicionais. Haha.
Pelo visto é geral a opinião que o Arkham é melhor que o Elder, ufa.

É bom frisar, no entanto, que o AH também tem grande influência de sorte. As rolagens de dados são várias, e certos encadeamentos de Mythos podem destruir uma partida. Ele é ameritrash até o âmago do centro escuro das galáxias - sustenta-se principalmente pelo destaque ao tema.

Se seu grupo de jogo não é tão ligado ao tema, provavelmente há cooperativos que se encaixaram mais.

Abs,

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por Andre Modt em Seg Maio 27, 2013 4:19 pm

É bom frisar, no entanto, que o AH também tem grande influência de sorte. As rolagens de dados são várias, e certos encadeamentos de Mythos podem destruir uma partida. Ele é ameritrash até o âmago do centro escuro das galáxias - sustenta-se principalmente pelo destaque ao tema.

Se seu grupo de jogo não é tão ligado ao tema, provavelmente há cooperativos que se encaixaram mais.

Abs,[/quote]

Meu grupo de jogo, eu incluso, somos bem ligados ao tema. Jogos Euro não fazem muito sucesso. E Last Night on Earth é festa. Meu problema com o Elder foi que me pareceu fortemente influenciado pela sorte. Eu não consegui fazer nada o jogo todo, com mais dados, dados guardados em spell. Um pouco de sorte é bom, e acho que nenhum jogo consegue se isentar totalmente disso, mas o Elder passou do meu limite.

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por tiagovip em Seg Maio 27, 2013 4:37 pm

@Andre Modt escreveu:Meu grupo de jogo, eu incluso, somos bem ligados ao tema. Jogos Euro não fazem muito sucesso. E Last Night on Earth é festa. Meu problema com o Elder foi que me pareceu fortemente influenciado pela sorte. Eu não consegui fazer nada o jogo todo, com mais dados, dados guardados em spell. Um pouco de sorte é bom, e acho que nenhum jogo consegue se isentar totalmente disso, mas o Elder passou do meu limite.

A expansão do Elder Sign trará mudanças na Entrada do Museu. Será possível adquirir mais itens ali, com uma só ida. Assim, mesmo que um jogador não esteja conseguindo itens nas missões, ele poderá conseguir ali, e se manter como um membro ativo da equipe. Se isso vira uma bola de neve: quem passa em missões tem cada vez mais itens e cada vez mais consegue passar em missões, e quem falha, perde o pouco que começou tentando passar, e depois, fica sempre na dependência de jogadas perfeitas, que raramente ocorrem.

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por Andre Modt em Seg Maio 27, 2013 4:50 pm

Mas esses itens serão comprados com o que? Trophies?

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por tiagovip em Seg Maio 27, 2013 5:50 pm

@Andre Modt escreveu:Mas esses itens serão comprados com o que? Trophies?

Também assim, mas dá para ir no achados e perdidos, rolar o dado e ver o que dá.

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por Rafaelfo em Seg Maio 27, 2013 7:39 pm

Acho o Arkham Horror infinitamente superior ao Elder Sign.
O único porém do AH, se é que isso pode ser chamado de porém, é que o jogo pode demorar. Em 4 pessoas, o número ideal, vai de 1 a 4 horas e em mais que isso pode demorar facilmente mais que 4 horas.

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por tiagovip em Seg Maio 27, 2013 8:16 pm

Por favor, evite sempre jogar em 5 ou mais pessoas.

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por Andre Modt em Seg Maio 27, 2013 8:28 pm

É, se for baseado em thropies fica complicado pra quem não vence desafios mesmo pegar esses novos itens.

Não jogar em mais de 5 porque? Downtime muito grande?

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Re: Domingo - 26/05

Mensagem por tiagovip em Seg Maio 27, 2013 8:42 pm

@Andre Modt escreveu:É, se for baseado em thropies fica complicado pra quem não vence desafios mesmo pegar esses novos itens.

Não jogar em mais de 5 porque? Downtime muito grande?

Sim, o downtime fica grande, já que tanto na fase de movimento (com possíveis combates) quanto nos encontros (com a leitura dos encontros) o downtime pode incomodar - ainda mais se um jogador ficar perdido no tempo e no espaço, ou ser preso.

Abs,

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