Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Shogun - 27/novembro

3 participantes

Ir para baixo

Shogun - 27/novembro Empty Shogun - 27/novembro

Mensagem por tiagovip Qua Dez 02, 2015 9:56 am

Olá, pessoas!

Fazia muito tempo de minha última partida do Shogun (um tanto mais que 3 anos), então acompanhei junto dos outros a explicação. Na seleção das províncias iniciais tentei manter uma certa concentração num território, mas sem deixar de colocar postos avançados em pontos-chave do mapa. Queria um pouco mais de tranquilidade, só que o Chico (preto) acabou misturado na região amarela comigo (vermelho) e nas fronteiras marrons. O Liba (roxo) e a o Guilherme (azul) tinham uma coexistência tensa nas ilhas roxas e no centro o controle do Guilherme era forte. Busquei, primeiramente, obter recursos, sem expandir muito nem atacar outros, de forma poder forma uma base sólida para essas duas ações. Já o Guilherme nem deu tempo para os cubos assentarem e já iniciou o combate pela ilha roxa. Foi bastante violento e muitos exércitos morreram, sem a batalha ser efetivamente decidida. Na região verde, onde o Chico e o Liba tinham uma presença vultosa, a briga também ocorreu e, igualmente, sem resultado determinante.

Shogun - 27/novembro Pic2774461_md



O ano encaminhava-se para o fim, e a previsão era de um inverno terrível, como há muito não via-se (sabíamos que a perda de arroz seria de -7). Todos queríamos fornir nossos celeiros, contudo houve tempo antes de um decisivo ataque do Liba ao Chico: tropas de Hoki, onde o Liba tinha sua maior concentração, moveram-se para atacar Bitchun e derrotaram todos os exércitos do Chico que havia ali. Isso foi particularmente importante porque, em seguida, o Chico iria colher arroz naquela região. Impossibilitado de fazer isso, estacionou nos 7 de arroz, indo à zero após a perda do inverno. Todos enfrentamos revoltas, porém o Chico encarou uma verdadeiro revolução camponesa em seus territórios e acabou perdendo dois deles, enfraquecendo-se ao ponto de não ter mais recuperação em termos de disputar pela vitória.

Ao final do inverno, eu tinha 22 pontos, o Caco (que entrara substituindo o Guilherme a partir da terceira rodada) estava com 21, o Liba com 20 e o Chico com 13.

O segundo ano estava em aberto para o Caco, o Libonati e eu, todavia o Chico estava com sangue nos olhos. Queria vingança por Bitchun e concentrou seus esforços em fazer o Liba pagar pelo ataque. Conseguiu isso quando seu maior exército, estacionado em Bingo, província vizinha à Bitchun, e motivo do ataque do Liba, para reduzir a força do Chico na região, moveu-se para atacar Hoki. Foi algo terrível, com cada lado perdendo 9 exércitos (do lado do Liba, boa parte foi de camponeses, que estavam juncados de cubos na torre, e que amavam o Libonati por tudo que é lugar), e o Chico saindo vencedor, mas com 1 exército solitário defendendo o local conquistado. Com ambos enfraquecidos e com a presença de um exército forte meu ali, em Izumo (um de meus postos avançados), usei-o para tomar Iwami, que era do Liba, pegando no processo um templo. E com a concentração do Chico no território verde, no amarelo, onde coexistíamos, fiz um ataque de Musashi para Sagami, onde o Chico tinha roubado um castelo de mim, e depois, a partir de Kai, ataquei Suruga, certificando meu controle da região.

Shogun - 27/novembro Pic2774459_md



O Caco reforçou seu controle da região central, a vermelha, e brigou com o Chico por territórios no sul, na região roxa, e foi bem-sucedido em ambos empreendimentos - destruindo-me em Kaga e arrasando o Chico em Ise e Chima. Sabíamos que o ano seria ameno na perda de arroz, então os principais esforços envolviam construções e recrutamento. Como a minha posição era claramente a mais forte para pontuar, o risco de múltiplos ataques era grande, contudo, a religião pegou firme os exércitos, os quais não podiam atacar províncias com templos construídos, e ainda a construção de templo vinha antes dos ataques naquela estação. Isso fez com que os principais movimentos de guerra envolvessem conquistar territórios neutros, sem perdas notáveis nas áreas já sob controle.

Assim, com o foco do Chico na vingança, meu segundo ano foi tranquilo, e acabei por abrir larga vantagem na contagem final: 53 pontos para mim contra 43 do Liba e 42 do Caco.

E foi isso!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Shogun - 27/novembro Empty Re: Shogun - 27/novembro

Mensagem por Trentini Qua Dez 02, 2015 10:35 am

Saudade desse jogo
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Shogun - 27/novembro Empty Re: Shogun - 27/novembro

Mensagem por libonati Sex Dez 04, 2015 12:41 am

Foi uma partida excelente. Sofri bastante com ataques ecoam consequentes baixas nos menus exércitos. Todavia, mantive províncias importantes e desde cedo consegui consolidar minha posição insular. No continente, porém, a tensão era grande, posto que minha províncias eram fronteiriças com territórios de todos os daimios adversários e, portanto, milhas ações eram sempre mais voltadas a reforçar minhas fileiras nestas regiões e manter uma boa relação com os camponeses locais.

Meu ataque ao Chico acabou sendo a minha derrocada e a dele. Pois movido pelo espírito da vinganca, concentrou seus ataques sobre Hoki, o que claramente acabaria com nossas forças na região, deixando o Perreto ali, incólume é bem suprido para dar um bote seguro. Não obstante, o Chico era quem de fato poderia se opor ao Perreto do outro lado do mapa, caso não concentrasse seus esforços em vingar aquela província medíocre.

De toda sorte, para mim a torre cumpriu uma vez mais seus papel com esmero, trazendo aleatoriedade, mas nem tanto.

Obrigado aos que encararam a partida comigo. Vamos ver se numa próxima encaramos a expansão junto.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Shogun - 27/novembro Empty Re: Shogun - 27/novembro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos