Halloween com King of New York!

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Halloween com King of New York!

Mensagem por rapha.ligmanovski em Qui Nov 05, 2015 3:48 pm

Halloween  chuvoso em Curitiba trouxe boas oportunidades de juntar a galera e fazer uma jogatina . Tenho tentado evangelizar um casal de amigos Friends  e uma amiga deles e tenho tido bastante sucesso – já foram meia dúzia de jogos que vou relatar em posts futuros e dois convites, aceitos claro, para jogarmos mais. Continuo sendo o cara estranho que fez Física e não curte baladas, mas pelo menos agora perceberam que sei me divertir, e muito, em boardgames. Um dos jogos que foi pra mesa e título desse post, foi o King of New York king .

O jogo: King of New York é um jogo de luta com rolagem de dados de 2-6 jogadores. O jogo ainda não recebeu nenhuma expansão, mas as expansões do seu precursor são compatíveis. O objetivo é conquistar pontos de vitória ou ser o último monstro em Nova York para ser decretado o rei do lugar!
Primeiras impressões: a estética do jogo é a mesma do seu precursor King of Tokyo. Todo o jogo traz brincadeiras, easter eggs  e menções à cidade americana de Nova York, desde o mapa, passando pelas cartas, objetivos e, é claro os monstros. A qualidade geral do jogo é impecável. Os monstros são impressos em papel cartão reforçado que são presos a uma base de plástico para ficarem em pé e tem um tamanho muito bom, os marcadores de pontos exclusivos por monstro, também tem ótima qualidade. Mantendo o elevado padrão de qualidade o jogo conta com oito dados de seis lados personalizados e enormes! O mapa tabuleiro do jogo é de boa qualidade e agora acomoda todos os jogadores e não apenas um ou dois como no King of Tokyo. Os marcadores de construções e tropas militares são OK! Por fim, as cartas tem tamanho poker size (o mesmo do Magick) e tem uma arte ótima, sempre trazendo os monstros do jogo em situações inusitadas na cidade de Nova York, o que é muito legal, pois fazem você imaginar a cena. Mesmo com todas as ótimas impressões que você tem ao abrir a caixa do King of New York, quando você termina de ler as regras você fica completamente aliviado que o Richard Garfield foi capaz de não apenas manter o legado alcançado com King of Tokyo, mas criou um jogo SENSACIONAL!
Regras: Ao pegar os dados na mão você percebe as mudanças. Além das tradicionais faces de ataque (patinha) Fight 4 , curar (coração) bier  e energia (raio) sunny  as faces que continham números foram substituídas pelas novas: demolição (prédio quebrado), fama (estrela) e ouch! (caveira). Essas faces adicionam 3 novas mecânicas ao jogo. Demolição (prédio quebrado)  pode ser usada para destruir os prédios e construções. Sempre que uma edificação é destruída no lugar dela surge uma unidade militar (verso da ficha de construção), que também pode ser destruída usando-se os dados de demolição. Tá, mas além de ser legal pra caramba destruir um prédio usando meu monstro candidato a rei, qual a vantagem? Simples, cada tipo de construção te dá alguma vantagem: pontos de vitória, pontos de vida ou energia. A segunda face que é novidade é a Ouch! (caveira) que aciona as tropas militares do bairro. Isso mesmo, as tropas que vão surgindo por conta das destruições podem atacar os monstros, caso um infeliz acabe com algumas faces de caveira em sua rolagem. Na verdade, ela varia conforme a infelicidade (ou estratégia) do jogador, funciona assim: uma caveira, significa que todas as unidades no bairro onde o monstro está atacam o infeliz causando um dano por tropa independente do tipo (há aviões, tanques Tank  e jipes); caso o sujeito tenha duas caveiras o efeito é o mesmo, mas além dele qualquer outro monstro no mesmo bairro também é atacado; no caso de três caveiras, todas as unidades do mapa são ativadas e causam dano aos monstros geograficamente, ou seja os monstros levam dano das tropas de seu respectivo bairro. Bom, como o sujeito acabou de causar dano a todas as ameaças à cidade comandando todos os militares e deixando até a Estátua da Liberdade orgulhosa, a dama até decide juntar-se a ele. Isso mesmo, a Estátua da Liberdade passa a ajudar o sujeito que fez essa linda jogada (ou caca). Esse é um efeito adicional, ao receber a ajuda da dama, você recebe três pontos de vitória, mas cuidado! Tão logo alguém faça essa merda, quer dizer, essa jogada incrível, a Estátua muda de time, levando seus três pontos de vitória junto com ela. A última face nova é a Fama (estrela). Como Nova York é uma cidade de egos e muita gente famosa lol! , as estrelas servem a esse propósito. No entanto elas só servem a algum propósito caso você consiga três delas. Nesse caso você recebe o oscar de monstruosidade e, a partir daí, cada vez que você tiver uma estrela em suas rolagens você ganha um ponto de vitória para cada. O efeito é perdido assim que alguém chamar mais atenção do que você, ou seja, rolar três estrelas.
Condições de vitória: sem novidades aqui. O primeiro a atingir 20 pontos de vida ou ser o ultimo sobrevivente em New York é o REI!

A partida: apesar do jogo ser indicado para 2-6 jogadores, não vi maldade alguma em pegar o Pandakai do KoT e adicionar à partida. Nenhuma regra do jogo foi infringida, já que cada bairro pode acomodar até dois monstros o que daria um limite de 10 monstros, pois são cinco bairros. Juntaram-se a mim na disputa pelo trono, a Andréa, Julia, Alan, Lidia, Luana e Camile. As estratégias, foram diversas! Além das novas faces nos dados, as cartas do jogo trouxeram mecânicas muito interessantes que trazem muitas surpresas e uma rejogabilidade incrível. A Camile resolveu bancar a Dilma e comprou uma carta que punha um imposto sempre que alguém ganhava 3 ou mais energias de uma vez; a Lidia, resolveu abrir uma ONG – olha na grana Money  – e depois de acumular um monte de energia, comprou Nova York inteira. Não sei se foi estratégia ou ela achou que era Monopoly. Eu e o Alan tentando mostrar que os homens eram mais fortes e poderosos, acabamos eliminados por tanto levar porrada em Manhattan e sendo capaz de devolver muito pouco. Aqui alguém mais crítico podia dizer: “Poxa, mas por que não saíram de Manhattan se estavam apanhando, que burros, dê zero pra eles!”. Aí meu amigo, eu te digo que a culpada foi a Maratona de Nova York, uma carta que assim que é revelada dita que pra realizar qualquer movimento, inclusive fugir de Manhattan um jogador precisa gastar duas energias! E quem disse que a gente tinha dinheiro? Nesse caso, fomos vencidos pela dona “zelite” representadas pela Lidia, Rainha de Nova York e Camile segunda colocada.

Considerações finais: a partida durou pouco menos de 1h. Acabou demorando um pouco mais que o tempo médio de 40m indicado na caixa, porque a Lidia tinha tanto dinheiro, quer dizer, energia que quase precisou de um investidor para ajudá-la a gerenciar tudo. De qualquer maneira, para um jogo que veio para substituir um precursor como King of Tokyo, o King of New York mandou muito bem, não só sendo uma releitura do irmão mais velho, mas sendo um jogo novo, totalmente recomendado, cheio de novas piadas e estratégias e com uma rejogabilidade incrível.
rapha.ligmanovski
Super Trunfo
Super Trunfo

Ver perfil do usuário

Re: Halloween com King of New York!

Mensagem por tiagovip em Qui Nov 05, 2015 4:37 pm

E o blogue lá sozinho, abandonado...

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Mensagem por rapha.ligmanovski em Qui Nov 05, 2015 5:12 pm

Então, te mandei no whats, sobre isso! Você que não leu... hehehehe Pedi a gentileza de você postar pra mim lá, porque estou sem tempo pra aprender um pouco do WordPress.  Smile
rapha.ligmanovski
Super Trunfo
Super Trunfo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Novo Tópico   Responder ao tópico

Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum