Domingo dia 13 WorldRpgFest.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Domingo dia 13 WorldRpgFest.

Mensagem por Soar em Seg Set 14, 2015 9:41 am

Bom... primeiramente vou deixar a minha impressão do evento no que concerne a jogar boardgame lá!

1) Fiquei com medo de levar cupins dentro de alguma caixa de jogo pra casa, pois em determinado local chovia farelo de madeira do teto.
2) O sistema de som foi cruel para poder conversar, explicar regras e se concentrar.
3) Agora que a Manticore tem uma locadora de Boards, não devemos esperar mais ser convidados para representar o segmento de boards lá, o que não é ruim de forma alguma, nos fizemos representar pelo uso de nossas belas camisas.

Tide of Iron (Bruno Rocha - Americanos / Soar - Alemães)
O TOI é um jogo que oferece uma boa curva de aprendizado, portanto não cabia ao Bruno competir necessariamente pela vitória, a partida era mais para apresentar o jogo.
Neste momento o cenário exigia dos atacantes aliados que cruzassem o mapa e conseguissem sair com seus halftracks, além de terem a difícil missão de expulsar os alemones de uma ponte no caminho.
Infelizmente o cenário era desbalanceado a favor dos alemães (eu também nunca havia jogado ele) e o Bruno não teve chances.

Corrida Boardgame  (Bruno R., Eli, Lauri, Soar + dois menininhos)
É um jogo de corrida muito simples, totalmente dependente de sorte, porém que cumpriu sua missão de jogo casual, gateway e filler.
O cara rola dois dados e dependendo da posição se aproxima, se afasta do lider / ou pega trajetorias melhores e piores na pista.
O interessante foi ver que os marmanjos se empolgavam mais que os meninos. O jogo pode ser ambientado em todos os seguimentos de corrida, no caso do jogo do Eli ele curte a nascar alemã.

Cyclades (Bruno F. Lauri e Soar)
Foi a partida de apresentação aos companheiros, nesta partida construi uma metropole e após acumular muito ouro arrematei a segunda metrópole graças a ação dos meus filósofos devotos de Atena.
(em algum momento, achei ter visto o Gustavo e a Marisa num trirreme em Corinto Wink )

Durante o jogo os caras não me deram muito combate, me deixando chegar a coletar 10 ouros por rodada.

Foi isso, abrax

Última edição por Warrior em Seg Set 14, 2015 12:16 pm, editado 2 vez(es)

Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Re: Domingo dia 13 WorldRpgFest.

Mensagem por doizinho em Seg Set 14, 2015 10:00 am

Eu fui no domingo também, e vi um viés muito maior pro RPG esse ano. A área dos boards ficou bem espremida no meio de tanta mesa de RPG.

De novidades, foi legar ver 2 jogos da Conclave: o Mexica que tá bonito e bem feito pra cacete, mas tá bem carinho, 275 pilas no evento e 289 fora dele. É até compreensível esse preço com a alta do dólar e com os componentes que vem dentro, mas assim mesmo é bem salgado. E vi um pouco do Rock and Roll Manager, ou coisa parecida. Esse eles ainda vão lançar e parece ser um euro do nível do Stone Age. Arte muito linda e uma mecânica legal. Esse parece que virá num preço bem mais convidativo, ficando na faixa dos 150 - 190.

Joguei também esse jogo de corrida que o Rafael falou e achei bem fraco, mas bem fraco mesmo. Não existe nenhuma decisão no jogo, apenas jogar os dados e contar. Perde até para o Monza que eu comprei para o João Vitor.

Cheguei num momento ruim, com o Rafael e o Bruno Ferreira iniciando um Tide of Iron, e o Hélio no Mexica, fiquei meio perdido e isolado e acabei indo assistir uma palestra.

Por fim, foi legal rever a "galera" e poder botar o papo em dia com o sr. Bruno Libonati.

Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Mensagem por Soar em Seg Set 14, 2015 10:10 am

doizinho escreveu:Joguei também esse jogo de corrida que o Rafael falou e achei bem fraco, mas bem fraco mesmo. Não existe nenhuma decisão no jogo, apenas jogar os dados e contar. Perde até para o Monza que eu comprei para o João Vitor.
Pois é... sabe que vc tem razão! Fico numa de ver o "belo" e acabo deixando o senso crítico de lado, o jogo é ruim mesmo. A empolgação dos marmanjos existiu, mas para um jogador com mais experiência, ele seria totalmente contraindicado.

Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro em Seg Set 14, 2015 10:46 am

Esse jogo de corrida tem tempo já que o Eli tenta emplacar...

Não sei qual o objetivo dele. Já que ele mostrou esse jogo na primeira ou segunda lúdica e desde lá tem mostrado com poucas alterações ou pouco significativas para melhoria do jogo.

18XX (Admin)

Ver perfil do usuário http://www.meeplehouse.com.br

Mensagem por doizinho em Seg Set 14, 2015 11:00 am

Pedro escreveu:Esse jogo de corrida tem tempo já que o Eli tenta emplacar...

Não sei qual o objetivo dele. Já que ele mostrou esse jogo na primeira ou segunda lúdica e desde lá tem mostrado com poucas alterações ou pouco significativas para melhoria do jogo.

No começo eu também não entendi direito, já que a "pista" tem um monte de patrocínios reais e ele disponibilizará tudo de graça para download (regras e pista), e para jogar você pode usar simplesmente hot wheels (eu usei o batmóvel). Enfim, ele nem tem o que vender ali, mas no final eu entendi, ele é um colecionador de miniaturas de carros na escala 1:43 e fez o jogo para usar suas miniaturas nele. Ele não deseja lucro nenhum, e parece que ele usou a grana dos patrocínios pra importar 10 miniaturas caríssimas que ele usará no lançamento do jogo no dia 19/09. No fim ele achou um maneira de usar suas miniaturas de uma forma melhor do que apenas deixá-las pegando poeira na estante e, ainda por cima deu uma bela incrementada na coleção.

Middle-earth Quest

Mensagem por Pedro em Seg Set 14, 2015 11:20 am

doizinho escreveu:
Pedro escreveu:Esse jogo de corrida tem tempo já que o Eli tenta emplacar...

No começo eu também não entendi direito, já que a "pista" tem um monte de patrocínios reais e ele disponibilizará tudo de graça para download (regras e pista), e para jogar você pode usar simplesmente hot wheels (eu usei o batmóvel). Enfim, ele nem tem o que vender ali, mas no final eu entendi, ele é um colecionador de miniaturas de carros na escala 1:43 e fez o jogo para usar suas miniaturas nele. Ele não deseja lucro nenhum, e parece que ele usou a grana dos patrocínios pra importar 10 miniaturas caríssimas que ele usará no lançamento do jogo no dia 19/09. No fim ele achou um maneira de usar suas miniaturas de uma forma melhor do que apenas deixá-las pegando poeira na estante e, ainda por cima deu uma bela incrementada na coleção.

É, então valeu!

18XX (Admin)

Ver perfil do usuário http://www.meeplehouse.com.br

Mensagem por Soar em Seg Set 14, 2015 11:27 am

Pedro.
Não é o mesmo jogo... o outro era um dexterity game baseado no futebol de botões.

Este é pra jogar com minis e é só com rolagem de dados.

Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por lauripaulo em Seg Set 14, 2015 12:04 pm

Também fui no domingo. Não consegui chegar cedo e não trabalhei na RP.

Joguei o jogo de corrida com as miniaturas e eu gostei no contexto do meu filho. Ele tem quatro anos e meio e uns 90 carrinhos. No quarto dele tem um tapete com um desenho de cidade onde ele brinca com os carrinhos. Ter um jogo simples, com apenas rolagem de dados e números até nove (eu acho), que ele possa usar os carrinhos em uma pista com uma arte legal é muito interessante. Acho que ele iria adorar jogar. 

Depois fui jogar o Cyclades com o Warrior e o Bruno. Foi minha primeira partida e a explicação ficou meio confusa por causa do barulho. Então fui aprendendo a jogar conforme a coisa foi sendo jogada. Eu acabei investindo muito em exércitos, que não é realmente o foco do jogo, e acabei me dando muito mal. Mas agora a próxima partida vai ser bem diferente.
Smile

E foi isso. Um bom evento.

Battlestar Galactica

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jota em Seg Set 14, 2015 3:36 pm

Bom, minhas considerações sobre o evento em geral:

Fui só no domingo e não fiquei muito... Coisa de umas 4 horas.

Achei o evento desse ano bem cheio, em comparação ao ano passado. Porém o ano passado, não sei se vocês lembram mas teve o problema que caiu na mesma data que o Enem, então miou um pouco mesmo.
Já o desse ano estava cheio e a galera participando bastante.

Porém, a balança estava muito mais pesada pro lado do RPG do que pra board games. Os jogos eletrônicos então, acho que estavam em menor número ainda...
Ainda falando em BG, senti falta das grandes empresas no evento. A Galápagos por ex, que sempre marca presença, dessa vez nem se deu ao trabalho de ir. A Conclave ficou lá, "solitária" no seu belo stand.

O pior ponto pra mim, e isso não é de agora é quanto ao barulho. Eu realmente acho que alguma precisa ser mudada nos próximos eventos com urgência.
Quem joga BG, precisa explicar o jogo, ouvir explicações, interagir... Quem joga RPG então, nem se fala. Só que simplesmente não param de falar a todo instante no microfone. A acústica ainda por cima é ruim, então não entende-se muita coisa tbm.
A área que fizeram para as palestras também saiu prejudicada por conta do barulho. Vi gente que entrou pra assistir palestra, e saiu por não conseguir ouvir.
Vi designer com seus jogos, que já estavam roucos de tanto gritar para explicar os jogos.
Em um determinado momento, não sei quem pegou o microfone e começou a narrar uma partida de RPG no microfone!
Enfim, isso precisa ser revisto, pois esse barulho é muito prejudicial ao evento e esse problema já ocorre faz tempo e parece que ninguém fala nada.

Bom, acabei jogando um Mexica logo que eu cheguei. Adorei o jogo. Além de muito bonito e de altíssima qualidade dos componentes, o jogo foi explicado pelo Lodi em 5 min praticamente e jogado em menos de 1 hora.
Comecei jogando e fiz umas besteiras até pegar a malícia do jogo, o que me custou caro e acabei ficando em último (mas bem último mesmo). Porém a patroa honrou a família e deu uma lavada no resto da galera.
Pena o preço ser salgado mesmo, mas ainda sim, vale pensar com carinho pra adquirir...

Depois disso joguei uma partida de um jogo chamado Umbral, que está sendo trazido pela New Order.
O Umbral é um card game de dedução e blefe. Todos os jogadores são almas penadas e estão no umbral, para pagar pelo seus pecados. Porém nós morremos e não sabemos ao certo qual é o nosso pecado. Então no jogo, vamos olhando os pecados alheios e deduzindo qual é o nosso.
Por ser um daqueles jogos em que você tem que guardar muita coisa na cabeça, muita coisa do jogo se perde. Por ex, o baralho é composto por cartas 'fato' (que são fatos que ocorreram na sua vida que te levaram ao pecado) e mais uma outra que é tipo uma carta de ação. Nessa carta 'fato', há um texto bacana pra ajudar na imersão do jogo. Só que ninguém lê o texto, pois você fica naquela decoréba mental, pra ñ esquecer as coisas... Ou seja, o jogo poderia ser melhor trabalhado. O tema é bacana e a arte está bem legal também. Só que acaba perdendo um pouco a graça, por conta da mecânica.

No fim, antes de ir embora, bati um papo com o pessoal das lojas, alguns designers, e fiz umas comprinhas e zarpei. Queria até ter ficado mais. Mas tinha pouca gente jogando bg, e o barulho já estava enchendo o saco.

No geral, fora esse problema do barulho, e o preço, que poderia ser mais camarada, achei um bom evento.

Jota
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Ver perfil do usuário http://www.minutopoesia.com/

Mensagem por Helio em Seg Set 14, 2015 9:50 pm

Jota escreveu:O pior ponto pra mim, e isso não é de agora é quanto ao barulho. Eu realmente acho que alguma precisa ser mudada nos próximos eventos com urgência.
Quem joga BG, precisa explicar o jogo, ouvir explicações, interagir... Quem joga RPG então, nem se fala. Só que simplesmente não param de falar a todo instante no microfone. A acústica ainda por cima é ruim, então não entende-se muita coisa tbm.
A área que fizeram para as palestras também saiu prejudicada por conta do barulho. Vi gente que entrou pra assistir palestra, e saiu por não conseguir ouvir.
Vi designer com seus jogos, que já estavam roucos de tanto gritar para explicar os jogos.
Em um determinado momento, não sei quem pegou o microfone e começou a narrar uma partida de RPG no microfone!
Enfim, isso precisa ser revisto, pois esse barulho é muito prejudicial ao evento e esse problema já ocorre faz tempo e parece que ninguém fala nada.

Cara, isso do barulho foi um saco mesmo. O mais curioso é que justamente o pessoal do RPG é que estava fazendo mais zona, com direito até a narração já citada. Isso me pareceu um contrassenso muito grande. Fico imaginando o Sr. Tuite mestrando em inglês no meio dessa zona.

Helio
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Ver perfil do usuário

Mensagem por Helio em Seg Set 14, 2015 9:57 pm

A falta dos estandes das grandes Devir e Galápagos empobreceram muito o visual do evento. A Conclave brilhou sem concorrência e fez bem feito. Não sei o que houve, mas não houveram pessoas para o campeonato de Dominion, por isso ele nem aconteceu. Pena, tinha esperança de participar.

Helio
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Ver perfil do usuário

Mensagem por libonati em Sex Set 18, 2015 12:39 am

Opa, domingão acabou que não consegui jogar, mas mesmo assim que os camaradas do fórum foram e se divertiram, cada qual à sua maneira.

jota e Hélio, obrigado pelas considerações. Mas apenas gostaria de esclarecer alguns pontos:

Devir não foi mesmo. A Galápagos foi, mas não com estande, para não concorrer com lojistas. Ela tinha representantes lá no evento, mas os caras não fizeram muito e, sinceramente, não sei oq fizeram no domingo.

Nenhuma aventura de RPG foi narrada no microfone, poisasse seria, além de uma filhadaputagem, completamente desnecessário. Porém, o prólogo da aventura épica, mestranda concomitantemente em 10 mesas, foi debato, lida no microfone. Mas essa leitura durou cerca de 5 minutos.

O barulho dos microfones do evento já foi reduzido desde o ano passado. Mas adianto que é atualmente impraticável um evento sem anúncios. Não sei de algum do gênero que seja assim. Me parece como reclamar dos anúncios no aeroporto, atrapalhando a sua leitura. De todo modo, para o final do evento, decidimos abaixar o volume.
Eu não retive e nem recebi nenhuma reclamação quanto ao barulho dos anúncios nas palestras. Sei que os anúncios podiam ser ouvido no auditório e isso era proposital. Mas não creio que as palestras tenham se tornado inaudíveis.

Já conversamos cm o pessoal do Roleplayers, um movimento recente, que maneirasse em seus brados e hinos.

Para um próximo evento vamos tentar aceitar cartão.

Esse feedback é bem valioso, mais uma vez os agradeço, pessoal

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Mensagem por Helio em Sex Set 18, 2015 1:11 am

libonati escreveu:Opa, domingão acabou que não consegui jogar, mas mesmo assim que os camaradas do fórum foram e se divertiram, cada qual à sua maneira.

jota e Hélio, obrigado pelas considerações. Mas apenas gostaria de esclarecer alguns pontos:

Devir não foi mesmo. A Galápagos foi, mas não com estande, para não concorrer com lojistas. Ela tinha representantes lá no evento, mas os caras não fizeram muito e, sinceramente, não sei oq fizeram no domingo.

Nenhuma aventura de RPG foi narrada no microfone, poisasse seria, além de uma filhadaputagem, completamente desnecessário. Porém, o prólogo da aventura épica, mestranda concomitantemente em 10 mesas, foi debato, lida no microfone. Mas essa leitura durou cerca de 5 minutos.

O barulho dos microfones do evento já foi reduzido desde o ano passado. Mas adianto que é atualmente impraticável um evento sem anúncios. Não sei de algum do gênero que seja assim. Me parece como reclamar dos anúncios no aeroporto, atrapalhando a sua leitura. De todo modo, para o final do evento, decidimos abaixar o volume.
Eu não retive e nem recebi nenhuma reclamação quanto ao barulho dos anúncios nas palestras. Sei que os anúncios podiam ser ouvido no auditório e isso era proposital. Mas não creio que as palestras tenham se tornado inaudíveis.

Já conversamos cm o pessoal do Roleplayers, um movimento recente, que maneirasse em seus brados e hinos.

Para um próximo evento vamos tentar aceitar cartão.

Esse feedback é bem valioso, mais uma vez os agradeço, pessoal
Beleza, Libonati. Desculpe a minha alienação, mas não sabia que você estava tão ligado à organização do evento.

Como disse antes a falta dos estandes das grandes editoras empobreceram apenas visualmente o ambiente, pois os produtos estavam lá mesmo assim (menos a Devir ).

Sobre a narração no microfone, realmente eu não consegui entender nada do que estava sendo dito, imaginei ser uma narração de uma aventura de RPG por causa da entonação do narrador. E como não estava dando para entender nada, para mim foram 5min de barulheira ininterrupta.

Mas Libo. Entenda : Essa foi a WRPG Fest que eu mais me diverti. Esses contras não superam nem de longe os prós.

Helio
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Ver perfil do usuário

Mensagem por Soar em Sex Set 18, 2015 1:05 pm

tem mais.... a à noite aquele grito de guerra "raul raul" ficou ressonando na minha cabeça!
Very Happy

Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por doizinho em Sex Set 18, 2015 1:56 pm

Ficou bem clara a guinada para o RPG. Nos 3 anos anteriores os boardgames deram um belo impulso ao evento mas, nesse ano, eles quase sumiram. Não to criticando, apenas constatando uma realidade. E parece que nem foi uma decisão errada, pois vi muitos elogios por essa escolha, me parece que a maioria absoluta dos visitantes estava lá pelo RPG. Eu fiquei mais decepcionado com a falta da nossa galera, do que com o foco do evento ter ido pro RPG.

Na hora que cheguei tinha uma mesa de Mexica, o Rafael e o Bruno no TOI, o Marcus lendo um manual para o campeonato de Dominion e só. Os jogos para empréstimo, da Manticore, estavam todos empilhados e escondidos no meio de outras mesas e não vi aquele interesse que acontecia antigamente, com gente circulando e olhando os jogos. Então, sem perspectivas de jogos eu fui pra uma palestra para passar o tempo. Sim, o evento estava tão fraco de jogos e pessoas interessadas em jogos que eu fui ver uma palestra. Se nada mudar aqui no grupo, no ano que vem vou me preparar para jogar RPG, já que para isso tinha espaço de sobra lá no evento. Vou chegar mais cedo e entrar numa mesa.

Sobre as críticas, eu endosso apenas uma que vi na internet, sobre a falta de expositores. Quando a gente vai num evento desse porte a gente quer ver um monte de estandes, grandes, cheio de empresas mostrando novidades, mas nesse ano não teve isso. Estavam lá as empresas vendendo os produtos já lançados, e de novidade mesmo só o Mexica da Conclave e a New Order, essa sim cheia de coisas legais. Queria ver lojas vendendo acessórios, miniaturas, dados, estandes grandes, enfim, mais movimentação no lado dos lojistas.

Os caras gritando no microfone (Caco e Eraldo) podem melhorar a comunicação, e a Roleplayers já disse que vai rever a gritaria desnecessária no final do evento.

Foi isso que vi nesse ano...

Middle-earth Quest

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: