Colt Express - primeiras impressões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Colt Express - primeiras impressões

Mensagem por tiagovip em Qui Set 03, 2015 5:48 pm

Olá!

Aviso que as impressões abaixo, como dito, são as primeiras, com base em uma partida em 5 pessoas.





O Colt Express é bem simples e envolve programação de ações: uma carta é revelada a cada rodada (o jogo dura 5) que diz quantas cartas serão usadas e de qual forma - às vezes as cartas serão colocadas sem ser reveladas, noutras, a ordem de jogo inverterá em certo momento, e assim em diante. Ademais, a carta da rodada diz como o Xerife (marshal) agirá.

Cada jogador tem cartas 10 cartas de ação e compra, ao começo de cada rodada, 6 delas. Não são 10 ações diferentes, pois 4 delas têm duas cartas e a de Soco e do Xerife são únicas. As ações são:
- Mover-se (x2): 1 vagão se dentro do trem; 3 vagões se no teto do trem;
- Atirar (x2): atira a 1 vagão de distância se dentro do trem; e a qualquer distância se o personagem estiver no teto;
- Roubar (x2): pega 1 dos itens que esteja no vagão;
- Subir/Descer (x2): sobe ao teto ou desce do teto;
- Soco (x1): soca alguém no mesmo vagão - o personagem socado derruba um dos itens que carrega;
- Xerife (x1): move o Xerife para um vagão adjacente.

Os jogadores vão escolhendo suas ações, tentando compensá-las pelas ações já expostas pelos outros, tentando ver a melhor maneira de agir em resposta. Por exemplo, seu ladrão está no teto de um vagão com o Xerife embaixo e também coisas a serem roubadas. Sua primeira carta é a do Xerife, para movê-lo. Sua ideia é a segunda carta ser a de Descer, que é o que você faz, pois nada que os outros colocaram mudou isso. Porém, aí alguém coloca uma carta de Xerife. Agora ele poderá voltar. Sua descida poderá lhe render só um tiro nas fuças. E então, será que vale arriscar colocar uma carta de Roubo, esperando que o Xerife seja movido para um outro vagão? Ou mais vale colocar uma de Tiro, para ao menos ter um pouco de desforra e ainda tentar o bônus do final da partida?

Da mesma forma, um jogador poderia, como primeira carta, por a de Roubar. Todavia, alguém no mesmo vagão coloca em seguida a de Soco. Era um risco - afinal, pegando só 6 cartas, era bem possível que o oponente não tivesse comprado a única carta de Soco do baralho. Se o primeiro jogador tiver outra carta de Roubo, poderá usá-la, porém agora o personagem estará em outro vagão, e você lembra-se o que estava sendo colocado pelos que poderão estar ali?

Essa é a dinâmica da coisa: cartas de ação vão sendo incluídas, em ordem, até todas as da rodada terem sido colocadas (usualmente são 3 ou 4 cartas por jogador, por rodada). Então, em ordem, da primeira colocada até a última, as ações vão sendo ativadas. E é fácil planejar, quando você vê as cartas. Mas 1 personagem, o Ghost, coloca sua primeira carta escondida. E as cartas que definem como será a rodada, também inserem rodadas em que todas as cartas colocadas serão escondidas num turno. Daí a loucura come solta. Em nossa partida, por exemplo, duas vezes alguém gastou ações tentando Roubar no teto do trem, depois do Xerife ter ido até o vagão do ladrão e o feito correr para o teto! Inesperado e divertido.






É válido adicionar que todos os participantes assumem o papel de um personagem diferenciado, com uma habilidade única. O Ghost, como citei, joga sua primeira carta escondida. O Doc compra 7 cartas ao invés de 6. A Belle, se tiver outro personagem elegível, não leva Soco nem Tiro. O Django, quando acerta 1 tiro, move quem levou o tiro a 1 vagão de distância. O Tuco pode atirar em alguém no mesmo vagão ou que esteja no teto do vagão em que ele está. O que aumenta a variedade do jogo.

Cada vez que alguém leva um tiro, adiciona uma carta de tiro ao seu baralho. Ou seja, a princípio, tem-se 10 cartas, compra-se 6 e sabe-se que as 6 serão de ação. Depois de levar tiros, pode-se, em rodadas seguintes, comprar cartas de tiro, reduzindo as possibilidades de ações disponíveis. Para agir um pouco contra isso o jogo permite que a pessoa, ao invés de adicionar uma carta de ação à pilha, pule isso e compre mais 3 cartas de seu baralho, de forma a ter mais opções no turno de adicionar a carta seguinte.

O objetivo no jogo é ter a maior quantidade de dinheiro ao final de 5 rodadas - normalmente consegue-se isso roubando, e há três itens principais: maletas, que valem $1000, diamantes, que valem $500, e bolsas de dinheiro, que valem de $250 a $500 (mas não sabe-se quanto ao pegá-las, a informação é secreta). Além disso, quem mais deu tiros, ganha $1000 ao final da partida - é o bônus do fanfarrão. Por fim, existe algumas outras maneiras de ganhar dinheiro, dependendo dos efeitos das cartas de rodada (uma que apareceu na partida foi que qualquer jogador que estivesse na locomotiva, ao final da rodada, receberia $250).

O Colt Express é um jogo leve, rápido de ensinar e de jogar. O nível de produção é bem alto, com o trem sendo em 3D (os meeples ficam mesmo "no teto") e, para soberba, na caixa vem peças de ambientação, sem utilidade alguma no jogo além de criar clima - como cactos, moitas e morros. Até os meeples são diferenciados, com chapéus de aba larga e pistolas na mão. Há no jogo certo grau de canalhice, com os socos, fazendo outros derrubarem seus saques, e os tiros, poluindo o baralho dos outros, contudo, no geral, o clima é divertido, pois o jogo não foi feito para ser levado muito a sério. É claro que existe um relevante fator de sorte envolvido na mecânica, e é preciso aceitar-se isso para ter uma boa relação com o Colt Express. Eu imagino que seja possível um jogador "travar", tendo dificuldade em "ver" como as ações já expostas pelos outros irão afetar as opções dele, e que essa pessoa demore para jogar, ou jogue à revelia. É um risco, mas não dos mais presentes ou incisivos.

No geral o Colt Express agradou, mostrando-se como uma boa opção para acomodar de 4 a 6 participantes (o jogo aceita menos do que 4, todavia, acho que a graça diminuiu quanto menos pessoas envolvidas - o que pode ser um problema para quem usualmente joga em 2 ou 3). Uma partida ficará em torno de 30 a 40 minutos. O Colt Express é todo independente de linguagem. Recomendado!

E é isso!

Abs,


Créditos das imagens (em ordem):
W Eric Martin
ludo naute

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6034
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Colt Express - primeiras impressões

Mensagem por doizinho em Qui Set 03, 2015 5:50 pm

Alguém daqui tem o Colt Express?

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3203
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Colt Express - primeiras impressões

Mensagem por Reffip em Qui Set 03, 2015 6:21 pm

Joguei algumas partidas online no BGA, e pareceu bastante divertido mesmo. Quero jogar numa mesa em breve!

Fabiano, não sei se alguém daqui tem, mas o pessoal do fora da caixa tem levado uma cópia nas sextas. Já vi mais de uma vez por lá.

________________________________________________
plus ça change plus c'est la même chose...

-----------------------------------------
avatar
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 658
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Colt Express - primeiras impressões

Mensagem por Trentini em Sex Set 04, 2015 9:09 am

Acho que só o Pedro Latro por enquanto.

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3426
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Colt Express - primeiras impressões

Mensagem por Soar em Sex Set 04, 2015 12:37 pm

Opa!

Joguei algumas partidas com o exemplar do Pedro Latro, joguei com 3-4 jogadores somente e acredito que este deva ser o número ideal.

O jogo é muitíssimo divertido e fácil, envolve estratégia e um pouco planejamento. I.é: o jogador pode focar em descarregar sua arma e ganhar o bonus de 1000 doletas, ou pode tentar acumular mais dinheiro partindo pra locomotiva buscar a maleta de 1000 doletas.

Acho que tem uma rejogabilidade boa, pois é possível escolher entre 6 personagens e a sequencia dos turnos sempre será diferente, pois os segmentos de "trilhos" é aleatória.

Fiquei interessado em ter uma cópia.

Também recomendo.

Abrax

________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1820
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Colt Express - primeiras impressões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum