Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terça - 25/agosto

4 participantes

Ir para baixo

Terça - 25/agosto Empty Terça - 25/agosto

Mensagem por tiagovip Qui Ago 27, 2015 2:25 pm

Olá, pessoas!

Novamente na Vila Celta, encontramos-nos para alguns jogos:

Portobello Market (Jorge, Pedro e eu) - foi a estreia do jogo, que tem um feel do Ticket to Ride, porém é mais complexo (a pontuação ocorre de maneira diversas, devido ao posicionamento dos clientes, além de de ter um forte componente de timming ao pontuar com as peças individuais). De forma básica, todos tentam colocar suas tendas no mercado e cercar a rua com 2 clientes, pois então ocorrerá a marcação dos pontos das tendas alocadas na rua. Tendas podem ser colocadas somente nas ruas anexas à posição do Policial, porém este pode ser movido para outros lugares, ao custo de 1 ponto por movimento (exceto se, numa rua cruzada, o jogador tiver a maioria de tendas, daí é de graça; mas se outro jogador tiver mais tendas, o ponto perdido por quem está movendo o Policial vai para o jogador dono das tendas). O jogo termina ou quando o Barão entra em jogo ou quando um jogador coloca todas suas tendas - a rodada ainda segue até que todos tenham a mesma quantidade de turnos.

Na partida, o Jorge começou controlando, e enquanto o Pedro posicionava várias tendas, eu ia colocando clientes, de forma a prejudicar os investimentos deles e melhorar os meus. A princípio achei isso meio ruim, pois me custava ação para por tendas, porém, no final, foi-me útil. Acabei me recuperando e quase cometi o erro de usar meu marcador de 4 ações, o que iria me impedir de multiplicar um quarteirão cheio de tendas minhas. Contudo, notei o engano, mudei a ação e no turno seguinte, pontuei 24 pontos ali, passando à frente. O Jorge deu o gatilho de final de jogo, e o Pedro encerrou a brincadeira. Ganhei com 90 pontos, seguido pelo Pedro, com 84. Vale adicionar que da metade do jogo em diante, o Jorge estava explicando o próximo jogo da lista ao Gustavo e jogou quase que à revelia.

Na imagem tem umas peças amarelas porque a azul só deveria ser usada quando jogando em 4 pessoas.
Terça - 25/agosto Pic2642372_md



A Game of Thrones: The Board Game (Second Edition) – A Feast for Crows (Gustavo, Jorge, Pedro e eu) - jogamos na variante da expansão e após o sorteio as casas ficaram assim: Lannister (Jorge), Baratheon (Pedro), Arryn (Gustavo) e Stark (eu). A expansão muda profundamente o jogo, bem mais do que a anterior, pois basicamente altera o núcleo do jogo: o modo de vencer. Agora os jogadores recebem cartas de objetivos, que, se cumpridos, dão pontos. O jogo encerra quando algum jogador alcança 7 pontos - agora o foco não é todo em conquistar e controlar fortalezas e castelos. 

A partida já começou com violência entre os Arryn e os Baratheon, pois os objetivos dos Arryn os empurravam em direção ao sul.. A princípio os Lannisters deram apoio aos Baratheon, mas logo viram-se eles mesmo atacados pelos Arryn e sem apoio dos outrora aliados. 
Terça - 25/agosto Pic2642374_md



Os Arryn continuavam numa onda de violência imparável, saindo do Eyre com navios e tropas. Por terra, entraram em mais conflitos com os Lannisters, e por mar, com os Baratheon. Devido à posição fragilizada dos Arryn em sua terra natal, próximo de minhas tropas, fizemos um acordo de não nos agredirmos, o que foi bom para mim, pois meus objetivos não exigiam muita briga, e, sim, mais controle de áreas desocupadas e ações políticas, assim pude ir cumprindo-os. A situação no sul era de briga aberta e apesar de sofrer uns revezes, os Lannisters mantinham-se forte em várias regiões e com tropas suficientes para defenderem-se bem. Porém, faltavam-lhe apoio nas cortes, e quando uma votação para o trono, feudos e corte ocorreu, tomei o trono. A princípio era o que me bastava, porém, na rodada seguida, veio outra votação e aqui dei-me muito bem - só com o gasto de 2 marcadores de poder a situação ficou a seguinte:
Terça - 25/agosto Pic2642375_md



Os Arryn continuavam na marcha ao sul, mas trouxeram tropas para perto de minha fronteira, e conflito ali seria inevitável. Mas preparei antes um ataque em Riverrun, contra os Lannister, o qual foi bem-sucedido. Isso permitiu que eu cumprisse 2 objetivos - o normal dos Starks e o de ter controle de mais fortalezas, o que fez eu chegar a 7 pontos. Só que os Lannister também chegaram a 7, mantendo o controle da capital e de Lannisporto, e por manter regiões dos dois lados de uma ponte. Felizmente, para mim, o desempate foi para os Starks, que controlavam mais áreas.
Terça - 25/agosto Pic2642376_md



Gostei muito da expansão. Toda a dinâmica nova dá fôlego novo ao jogo e, melhor de tudo, a partida inteira, indo sim até o fim, durou 1h30! O único porém é que exige 4 jogadores, nem mais, nem menos.

Tichu (Pedro, Jorge, Gustavo e eu) - as duplas foram Pedro e Jorge, Gustavo e eu. Na primeira rodada, subestimei o Jorge, e passei o dragão para ele. E tomei nas fuças, com ele limpando a mão antes. Por sinal, nossa primeira rodada foi ótima, rendendo-nos -15 pontos. O Pedro e o Jorge, com uma dominante segunda rodada, chegaram a abrir 310 a -15, pois não pontuamos na segunda, e eles ganharam 200 pontos. Com o jogo indo até 500, nossas esperanças eram poucas, ainda mais com o Jorge jogando em altíssimo nível. Porém, demos uma freada nisso na terceira rodada, quando nós ganhamos 200 pontos e a situação ficou 310 a 185. Na quarta rodada, a vantagem foi de novo ao Pedro/Jorge, abrindo a pontuação para 380 a 215. Porém, o Gustavo e eu tivemos outra rodada forte, ganhando mais 200 e virando o jogo, para 415 a 380. Na seguinte, mantivemos o ritmo, deixando mais legal quando o Gustavo soltou uma bomba em cima de uma sequência gigante do Jorge, que já esperava limpar a mão em seguida. Fechamos em 475 a 420. Só precisávamos de alguns pontos para ganhar, no entanto, a rodada foi miserável, não consegui fazer bons conjuntos, e o vira-vira veio, com o Pedro e o Jorge vencendo a partida num apertado 510 a 490. Partidaça!

Carcassonne: South Seas (Gustavo, Pedro e eu) - encerramos o dia com um jogo que era novidade para mim. O funcionamento das peças é similar ao do Carcassonne usual, mas a diferença de pontuar é profunda e muda toda a dinâmica do jogo: fecham-se ilhas, pesca-se e faz-se passarelas para poder pegar banana, peixe e concha para poder trocar isso por peças de navio (basicamente atende-se a uma encomenda). O valor dos navios varia de 2 a 6, dependendo da quantidade e diversidade dos recursos exigidos. Fazer ilhas e passarelas é igual ao normal - ao completar, ganha-se o recurso de acordo com a quantidade de símbolos nas peças que compõe o conjunto. Já pegar peixes exige ter um meeple no mar e, numa extensão desse mar, colocar uma peça de mar em que tenha um símbolo de pescador - quando isso ocorre, pega-se uma quantidade de peixes igual a de símbolos de peixes naquele mar, e cobre-se 1 dos símbolos de peixe (fica mais difícil encontrar peixes ali). Finalmente, existem peças de mercado que, quando completamente cercadas por peças, rende ao dono o navio de maior valor que houver aberto (sempre tem 4 navios abertos). Em cada turno o jogador pode atender somente 1 navio. Ao final do jogo, a cada 3 recursos que a pessoa tiver vale 1 ponto, e vence quem tiver mais pontos.

Na partida, iniciei meio mal, e durante, investi em uma ilha enorme que sequer tinha chance de completar. Ao menos, melhorei na pesca e consegui atender uns navios legais, pegando um pouco de cada coisa. O Pedro também começou lento, não gostando das opções dos navios, e preferiu acumular recursos, chegando a ficar com mais de 10. O Gustavo teve dificuldades, todavia manejou bem os recursos e conseguia manter o atendimento às demandas do navio com maior constância. O Pedro acelerou mais para o final, com tantos recursos à disposição, porém os turnos sem compra custaram-lhe o jogo. No final, vitória do Gustavo, com 37 pontos, seguido pelo Pedro, com 30, e por mim, com 29.

O arquipélago, no final:
Terça - 25/agosto Pic2642378_md


E foi isso!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Terça - 25/agosto Empty Re: Terça - 25/agosto

Mensagem por Gustavo Qui Ago 27, 2015 4:31 pm

Gostei muito do que joguei... fiquei realmente impressionado com o Game of Thrones, jogaço! Tichu é demais... tenso, desafiador, oferece momentos memoráveis... e o Carcassonne das ilhas eu gostei muito. Não sei se a longo prazo se mantém, mas a curto prazo é o meu favorito dos Carcassonnes...
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Terça - 25/agosto Empty Re: Terça - 25/agosto

Mensagem por Trentini Qui Ago 27, 2015 5:09 pm

Oloko, game of thrones em 1 hora e meia? Excelente.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça - 25/agosto Empty Re: Terça - 25/agosto

Mensagem por Soar Qui Ago 27, 2015 8:58 pm

Bom... eu na outra mesa dos proscritos: eu, Alex, Ramon e Coreano,...  jogamos:
Razz

Merchants and Marauders. Com exceção do Alex todos partimos desde cedo para a pirataria, mas foi o nobre mercador a primeira vítima, foi atacado por piratas NPCs e sucumbiu na segunda rodada. A segunda vítima fui eu ao atacar o Coreano, tive uma 'maré' de azar e fui derrotado.
Outra coisa que, segundo o dono do jogo, aconteceu digno de nota foi que o Coreano abordou uma nau chamada Man-O-War holandesa e passou a navegar com o maior navio do jogo.
Porém era meio tarde para nós piratas... o único Merchant venceu acumulando tesouros (VPs)

Colt Express x2
Taí um joguinho que me cativou... joguei a primeira partida com Tuco o pistoleiro e a segunda com Django o bandoleiro e venci as duas.

Pena as férias do Perreto terem terminado sem eu ter tido a chance de jogar com ele.

Abrax
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Terça - 25/agosto Empty Re: Terça - 25/agosto

Mensagem por Soar Qui Ago 27, 2015 9:00 pm

Trentini escreveu:Oloko, game of thrones em 1 hora e meia? Excelente.
Eu falei inúmeras vezes que isto era possível! Ninguém me escuta nessa casa!
Crying or Very sad
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Terça - 25/agosto Empty Re: Terça - 25/agosto

Mensagem por tiagovip Qui Ago 27, 2015 9:31 pm

Warrior escreveu:Pena as férias do Perreto terem terminado sem eu ter tido a chance de jogar com ele.

Numa sexta conseguimos!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Terça - 25/agosto Empty Re: Terça - 25/agosto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos