Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quinta-feira - Dungeon Lords

+2
doizinho
Trentini
6 participantes

Ir para baixo

Quinta-feira - Dungeon Lords Empty Quinta-feira - Dungeon Lords

Mensagem por Trentini Sex Ago 14, 2015 9:28 am

Nessa quinta feira, eu receberia meus nobres amigos Libonati, Osmar e Marcelo para uma jogatina de Dungeon Lords com a expansão Festival Season, todos queriam conhecê-la e marcamos a partida para ontem, entretanto o Libonati e o Osmar não puderam comparecer e no lugar deles meus amigos Dorival e Yuri, ambos que já haviam jogado o jogo algumas vezes comigo e também tinham curiosidade de conhecer a expansão.

-Dungeon Lords (eu, Marcelo, Yuri, Dorival) - A expansão acrescenta uma série de novidades que acabam melhorando bastante o jogo estrategicamente, digo que se possível não removerei ela do jogo mais.

São mais armadilhas, eventos, magias, monstros, salas. O ano possui uma estação a mais, exatamente a que dá nome à expansão, Festival Season, agora existem 2 paladinos em cada ano, o Elfo, mais fraco, e o Anão, mais forte, para o caso de mais de um jogador querer usar a estratégia de ficar mal o suficiente para chamar o paladino para a porrada. Por ter uma rodada a mais por ano, cada um também tem que lidar com um herói a mais. Uma nova classe de heróis, a barda, que inspira o resto do grupo com suas canções. Além de algumas outras pequenas adições que ampliam as possibilidades estratégicas do jogo.

Realmente o único ponto ruim dessa expansão é o acréscimo de 2 rodadas na partida, aumentando o tempo de duração. Nossa partida de ontem foi especialmente longa pelo grupo jogar devagar (eu, o Marcelo, o Yuri e o Dorival não somos conhecidos por agilizar a partida).

O Yuri desde o princípio tentou se focar em ser o mais bonzinho, enquanto eu desde o princípio tive dificuldade em controlar minha maldade, entretanto, vendo com uma rodada de antecedência que os heróis que eu enfrentaria, mesmo sendo o mais malvado quase o jogo inteiro, eram praticamente da mesma classe e eu conseguiria lidar com eles de forma eficiente, com minha sala de fabricação de armadilhas, decidi encarar o desafio e chamei o Paladino para a porrada, veio o elfo, pois ninguém mais se atreveu e nessa situação desce o paladino mais fraco apenas.

O Marcelo fez um jogo muito bom focado em salas de produção, o Dorival cometeu um grave erro em uma rodada, quando as 3 ações que escolheu deram errado e ele não pôde executar por falta de recursos para pagar.

No primeiro ano eu poderia lidar com o Paladino tendo apenas um pedaço da masmorra conquistado, mas eu tinha um fantasma que trás mais problemas do que soluções para problemas e eu não podia catapultá-lo na minha armadilha de catapulta de monstros. Resultado, tive 3 salas conquistadas mas capturei o paladino e todos os heróis no primeiro ano. No segundo ano tive mais dificuldade principalmente porque peguei 2 clérigos e 1 barda para proteger o grupo de heróis, além, é claro, do paladino, era tanta maldade que eu não conseguia controlar mais e chutei o balde. Com tanto healer no grupo tive dificuldade de abater a galera, mesmo com um dragão que causou menos estrago do que o ideal, graças a inspiração da barda, mas até que deu tudo mais certo do que errado, tive muito da minha masmorra conquistada, mas levei comigo 2 heróis e 1 paladino, os outros dois conseguiram pilhar tudo e fugir.

O Marcelo e Yuri tiveram uma boa apresentação no segundo ano no combate. O Dorival, que tinha tido mais facilidade no primeiro ano, teve um pouco mais de dificuldade no segundo devido inclusive às ações perdidas, mas no fim o Marcelo, Yuri e Dorival empataram como Battlelords, com menos cômodos conquistados.

Senhor dos feitos maldosos - Eu
Senhor das salas - Eu e Marcelo
Senhor dos corredores - Yuri
Senhor dos monstros - Marcelo, Dorival e Yuri
Senhor das riquezas - Marcelo, Dorival e Yuri
Senhor do combate - Marcelo Dorival e Yuri

No final, um resultado extremamente inesperado, um empate triplo.

Eu - 24
Marcelo - 24
Yuri - 24
Dorival - 14

Não há critério de desempate, todos os empatados compartilham a vitória.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-feira - Dungeon Lords Empty Re: Quinta-feira - Dungeon Lords

Mensagem por doizinho Sex Ago 14, 2015 9:33 am

Que palha esse empate triplo!
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-feira - Dungeon Lords Empty Re: Quinta-feira - Dungeon Lords

Mensagem por Trentini Sex Ago 14, 2015 10:01 am

doizinho escreveu:Que palha esse empate triplo!
Palha foi não ter um critério de desempate, acho que o mais mal devia ser o vencedor, porque é bem mais complicado lidar com os heróis para conseguir tirar benefício disso. Entretanto foi engraçado porque cada um teve uma abordagem bem diferente.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-feira - Dungeon Lords Empty Re: Quinta-feira - Dungeon Lords

Mensagem por doizinho Sex Ago 14, 2015 10:04 am

Trentini escreveu:
doizinho escreveu:Que palha esse empate triplo!
Palha foi não ter um critério de desempate, acho que o mais mal devia ser o vencedor, porque é bem mais complicado lidar com os heróis para conseguir tirar benefício disso. Entretanto foi engraçado porque cada um teve uma abordagem bem diferente.
A pontuação ser igual é animal, palha é não ter um critério de desempate.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-feira - Dungeon Lords Empty Re: Quinta-feira - Dungeon Lords

Mensagem por tiagovip Sex Ago 14, 2015 2:51 pm

doizinho escreveu:
Trentini escreveu:
doizinho escreveu:Que palha esse empate triplo!
Palha foi não ter um critério de desempate, acho que o mais mal devia ser o vencedor, porque é bem mais complicado lidar com os heróis para conseguir tirar benefício disso. Entretanto foi engraçado porque cada um teve uma abordagem bem diferente.
A pontuação ser igual é animal, palha é não ter um critério de desempate.

Parece-me apropriado não ter em certos jogos. No Troyes faz sentido. No DL também parece-me fazer, pois tudo já pontua - se o mais vilão vence desempate, porque corre mais riscos, é preciso considerar que o mais vilão "recebe" o Paladino, que vale 5 pontos.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-feira - Dungeon Lords Empty Re: Quinta-feira - Dungeon Lords

Mensagem por Trentini Sex Ago 14, 2015 2:59 pm

tiagovip escreveu:
doizinho escreveu:
Trentini escreveu:
doizinho escreveu:Que palha esse empate triplo!
Palha foi não ter um critério de desempate, acho que o mais mal devia ser o vencedor, porque é bem mais complicado lidar com os heróis para conseguir tirar benefício disso. Entretanto foi engraçado porque cada um teve uma abordagem bem diferente.
A pontuação ser igual é animal, palha é não ter um critério de desempate.

Parece-me apropriado não ter em certos jogos. No Troyes faz sentido. No DL também parece-me fazer, pois tudo já pontua - se o mais vilão vence desempate, porque corre mais riscos, é preciso considerar que o mais vilão "recebe" o Paladino, que vale 5 pontos.

Abs,
Nessa expansão o paladino elfo vale 4 pontos e o anão vale 6, mas tem uma variante que usa os 3 paladinos aí o humano vale 5 pontos também, não vejo problema nenhum em usar essa variante no momento em que todo mundo parar de ter medo e querer enfrentar um paladino hAEUHAEHEAU.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-feira - Dungeon Lords Empty Re: Quinta-feira - Dungeon Lords

Mensagem por Pedro Sex Ago 14, 2015 3:08 pm

Acho eu que não deve haver critério de desempate para esse jogo também.

É bem equilibrado os caminhos de vitória. As vezes alguns jogos criam desempates que nem chegam a ser justos.
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-feira - Dungeon Lords Empty Re: Quinta-feira - Dungeon Lords

Mensagem por Rafaelfo Sex Ago 14, 2015 3:14 pm

Ou faz como no Blood Bowl: todo mundo que empatou perde e ai, no caso acima, a vitória fica com o quarto colocado!
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-feira - Dungeon Lords Empty Re: Quinta-feira - Dungeon Lords

Mensagem por Soar Sex Ago 14, 2015 9:49 pm

Rafaelfo escreveu:Ou faz como no Blood Bowl: todo mundo que empatou perde e ai, no caso acima, a vitória fica com o quarto colocado!
No Samurai também!
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-feira - Dungeon Lords Empty Re: Quinta-feira - Dungeon Lords

Mensagem por Soar Sex Ago 14, 2015 9:53 pm

Aproveito o tópico do colega e vou postar a minha jogatina.

Dead of Winter.
Joguei com mais quatro coleguinhas. Foi a primeira partida de todos.
Não vou me delongar com nenhum relato mas deixarei a minha impressão:
É um Battle Star Galactica de zumbis! (como eu prefiro ScyFy à guerra apocaliptica, eu sem dúvida prefiro o BSG)

Abrax

Quinta-feira - Dungeon Lords 164_zpsarbl0w7x
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-feira - Dungeon Lords Empty Re: Quinta-feira - Dungeon Lords

Mensagem por tiagovip Sáb Ago 15, 2015 3:43 pm

Warrior escreveu:
Rafaelfo escreveu:Ou faz como no Blood Bowl: todo mundo que empatou perde e ai, no caso acima, a vitória fica com o quarto colocado!
No Samurai também!

Não é bem assim, no Samurai. Os empatados em uma maioria, não a consideram, sim. Mas de forma alguma necessariamente alguém não empatado irá se beneficiar e ficar com a vitória mesmo sem maiorias.

Um caso, a título de exemplo para quem não conhece o Samurai:

Jogador 1: Maioria de Budas e empatado na maioria de Arroz
Jogador 2: Maioria de Capacetes
Jogador 3: Empatado na maioria de Arroz

O jogador 3 está eliminado. O 1 e 2 irão ver quem tem mais peças fora aquelas da maioria que possuem.

No caso discutido, o relevante aqui seria se o Samurai tivesse um desempate que envolvesse, sei lá, quem tem mais Capacetes, dando mais valor aos Capacetes que aos Budas e aos Arroz de maneira artificial e prejudicial ao jogo.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-feira - Dungeon Lords Empty Re: Quinta-feira - Dungeon Lords

Mensagem por tiagovip Sáb Ago 15, 2015 3:49 pm

Warrior escreveu:É um Battle Star Galactica de zumbis! (como eu prefiro ScyFy à guerra apocaliptica, eu sem dúvida prefiro o BSG)

Só beeeeeeeeeeeeeeeem de leve. Aos contrários do Soar, que preferem a luta apocalíptica ao sci-fi, não vão acreditando que o Dead of Winter é um BSG. O clima de suspeita, acusações e dedos na cara do BSG é muito maior. É basicamente o jogo. No Dead of Winter é até possível nem ter um traidor (e muitos preferem jogar desta forma, 100% cooperativo, devido ao jogo já propor um ótimo desafio assim, e com o traidor, a balança pode pender muito para a derrota). E mesmo tendo, ele pode ser exilado e "virar do bem".

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-feira - Dungeon Lords Empty Re: Quinta-feira - Dungeon Lords

Mensagem por Soar Seg Ago 17, 2015 10:04 am

tiagovip escreveu:
Warrior escreveu:É um Battle Star Galactica de zumbis! (como eu prefiro ScyFy à guerra apocaliptica, eu sem dúvida prefiro o BSG)

Só beeeeeeeeeeeeeeeem de leve. Aos contrários do Soar, que preferem a luta apocalíptica ao sci-fi, não vão acreditando que o Dead of Winter é um BSG. O clima de suspeita, acusações e dedos na cara do BSG é muito maior. É basicamente o jogo. No Dead of Winter é até possível nem ter um traidor (e muitos preferem jogar desta forma, 100% cooperativo, devido ao jogo já propor um ótimo desafio assim, e com o traidor, a balança pode pender muito para a derrota). E mesmo tendo, ele pode ser exilado e "virar do bem".

Abs,
Correto! Muito bem complementado!
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-feira - Dungeon Lords Empty Re: Quinta-feira - Dungeon Lords

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos