Sábado e Domingo (4 e 5 de julho). Overdose de Lovecraft.

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sábado e Domingo (4 e 5 de julho). Overdose de Lovecraft.

Mensagem por Binderman em Dom Jul 05, 2015 9:11 pm

O objetivo do fim de semana era conhecer as 2 expansões do Eldritch e as 2 do Arkham que adquiri recentemente. E caso fosse possível, completar o desafio 5x5, jogando Mansions já que não consegui jogá-lo na sexta.

   Comecei no sábado com duas partidas de Eldritch Horror, uma com cada expansão.

   Na primeira usei o Forsaken Lore e fui com um time de 3 investigadores: Ursula, Charlie e George contra o Yig. Foi uma partida bem difícil, demorei para resolver os mistérios, o Yig acordou antes que o segundo fosse resolvido. Tive apenas 3 rodadas antes do fim e mesmo assim consegui resolver mais dois mistérios. Mas Yig venceu com certa facilidade, eu nem consegui iniciar a batalha contra ele. Considerações: Essa expansão não tem muita coisa nova, basicamente ela traz mais cartas para todos os baralhos, o que ajuda principalmente para as localizações e mistérios, ambos carentes de mais cartas. Entretanto trouxe também o Yig, o Grande Antigo mais difícil do Eldritch. Além do doom track começar mais embaixo, ele tem mecanismos adicionais para acelerar o seu despertar. E se as cartas de Mitos não ajudarem, aí não tem jeito. Por tudo isso a expansão vale a pena, deixa o jogo mais difícil e coloca mais cartas nos baralhos mais carentes.

  A segunda foi com Mountains of Madness, uma expansão de caixa grande. Além das tradicionais adições de cartas a todos os baralhos, vem com mais investigadores, Grandes Antigos, mini tabuleiro e cartas de prelúdio que modificam um pouco a forma de jogar. Uma dessas formas usa um baralho exclusivo, as cartas de aventura, que tornam o jogo ainda mais amarrado (no bom sentido) tematicamente, já que segue a estrutra do conto de Lovecraft: At the Mountains of Madness. Resolvi jogar com apenas um investigador (não tentem isso em casa), um lobo solitário, lutando sozinho contra Ithaqua e o fim do mundo. Como era de se esperar, quebrei a cara. Comecei com o Wilson Faz-Tudo que tem um poder muito bacana: pegar itens comuns que valem 1 sem pagar. Consegui um monte de itens com ele, acho que eu tinha mais de 10 quando ele ficou maluco. Peguei a Patrice Violinista para tentar recuperar todos os itens mas aí veio a bomba: um evento fez com que o Wilson Pirado fosse retirado do jogo. Sem bons itens e com vários problemas ocorrendo por todo o tabuleiro, ela também não durou muito. Entrou em ação a Lily Lutadora Marcial. Nem bem ela entrou e o Ithaqua acordou e somente dois mistérios estavam resolvidos. Havia um rumor em jogo que eu tinha que resolver para não ser devorado, o que me custou uma rodada. Quando eu estava para resolver o terceiro mistério, Ithaqua chegou na África e fim de jogo. Excelente expansão, gostei muito das cartas de prelúdio e do mini-tabuleiro.

 Em seguida foi a vez do Arkham Horror, para melhor apreciar as expansões, também joguei duas partidas, uma para cada expansão:

 Primeiro foi o Innsmouth Horror, considerada pela maioria como a melhor expansão para o Arkham. Sorteei entre os Grandes Antigos da expansão e o resultado foi o Nyogtha. Escolhi as investigadoras Ursula (melhor arte dos investigadores na minha opinião) e a ultra-competente-coletora-extraordinária-de-pistas Patrice, maior vencedora de jogos do Arkham (78%) segundo o BGG. Acho que quem conhece o Ciclo dos Sonhos do Lovecraft vai concordar comigo: pela história de fundo e habilidades o personagem deveria se chamar Randolph Carter. Escolhi relacionamentos (o sorteado foi Colecionadores) e histórias pessoais para deixar o jogo mais interessantes. As duas completaram suas histórias relativamente cedo e eu acabei vencendo com 6 portais selados, o doom track em 9, o terror track em 5 e apenas 2 Deep Ones no track de Innsmouth. Tive que comprar apenas uma vez do baralho Innsmouth Look e não sei se cometi algum erro durante o jogo, mas nunca fui para Innsmouth. O tabuleiro ficou lá enchendo de pistas, portais e monstros mas eu não senti necessidade de ir até lá. Por todas as adições que foram feitas gostei do jogo, mas o novo tabuleiro precisa de mais partidas para ser entendido direito.

 Em seguida joguei com a expansão King in Yellow, história não muito popular até que apareceu na série True Detective. Para ficar bem temático, escolhi Hastur e o Herald King in Yellow. Escolhi também dois investigadores que se complementam: Akashi e Joe Diamond. O relacionamento entre os dois foi o "Inspiração de Coragem" e cada um teve suas histórias pessoais para completar. Ambos conseguiram, mas apesar da história do Joe ser bastante temática, a recompensa final poderia ser melhor.  O jogo estava bem tenso e difícil, mas eu tinha uma chance de vitória que acabei jogando fora pois esqueci que o jogo terminava no terceiro ato da peça. Eu não fiz nenhum esforço para evitar que os dois atos anteriores entrarem em jogo e isso acabou causando a derrota. Faltavam 4 tokens para o Hastur acordar, o terror estava em 6 e várias pessoas em Arkham ficaram malucas. Gostei muito das adições da expansão, o tema está bem presente e os atos e cartas de Mitos específicas fazem o jogo fluir de forma semelhante ao conto do Robert Chambers.

 Apesar dos pequenos problemas normais das primeiras partidas, gostei muito das duas expansões. Por enquanto o Arkham ainda está na frente do Eldritch, mas continuo achando que nenhum substitui o outro.

 Tudo isso aconteceu no sábado, comecei 11:30 e fui até 22:50, com pausas apenas para almoço e janta.

 No domingo, para completar o desafio eu resolvi jogar um cenário do Mansions of Madness. Ele sempre me pareceu muito interessante mas eu o evitava devido a problemas relatados por jogadores: Lost in Time and Space. Tenho a versão revisada da expansão e também usei as correções sugeridas pelos jogadores e posso dizer: Wow! O cenário é muito bom, mecânica da máquina do tempo adiciona mais um nível de decisão aos investigadores, tornando as pistas e sua interpretação ainda mais interessante. Foi o segundo cenário que eu joguei dos três que vem e por enquanto é o melhor da expansão eu m dos melhores do MoM.

O final foi espetacular ...
Spoiler:

Joe Diamond nas últimas forças atirando com sua escopeta e Harvey Walters com a espada de Saint Jerome acabaram com o monstro final, o último golpe da espada tirou 7 de vida do pequeno monstrinho.
Reparem na foto abaixo, os monstros que eu deixei para trás no passado e no presente (sim, o cenário termina no futuro, mais especificamente no ano de 2052): 2 Crawling Ones no passado, e 2 cultistas e 1 Byakhee no presente.



________________________________________________
"You are already naked. There is no reason to not follow your heart." Steve Jobs

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2523
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado e Domingo (4 e 5 de julho). Overdose de Lovecraft.

Mensagem por Reffip em Dom Jul 05, 2015 10:37 pm

Show!
E ficou bem bonita a tua imagem atual do BGG na assinatura! Não sei se este fenômeno voltará a ocorrer, então deixarei salvo aqui:


________________________________________________
plus ça change plus c'est la même chose...

-----------------------------------------
avatar
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 652
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado e Domingo (4 e 5 de julho). Overdose de Lovecraft.

Mensagem por tiagovip em Seg Jul 06, 2015 11:36 am

@Binderman escreveu:Tive que comprar apenas uma vez do baralho Innsmouth Look e não sei se cometi algum erro durante o jogo, mas nunca fui para Innsmouth. O tabuleiro ficou lá enchendo de pistas, portais e monstros mas eu não senti necessidade de ir até lá. Por todas as adições que foram feitas gostei do jogo, mas o novo tabuleiro precisa de mais partidas para ser entendido direito.

Curioso. Se não tivessem aberto portais, eu entenderia, mas abrindo, creio que deve ter sido sorte, então, de ter pego vários monstros voadores e imóveis. Porque, com outros, usualmente é necessário ir até Innsmouth para impedir as criaturas de entrarem nos buracos, ainda mais se os portais abrirem em Devil's Reef e Y'ha-nthlei. Ademais, você lembrou que cada vez que um portal deveria abrir, mas "bateu" num selo, adiciona-se um marcador para o Deep Ones Raising?

Eu tive partidas com Innsmouth bem "calma", mas comumente é porque não abrem portais nela, ou, quando abre, os monstros são do tipo que não se movem.

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5887
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado e Domingo (4 e 5 de julho). Overdose de Lovecraft.

Mensagem por Trentini em Seg Jul 06, 2015 11:48 am

Lembro que quando joguei o Arkham com o Perretto jogamos com a Innsmouth e passamos um pequeno aperto nas duas partidas que joguei hehehe.

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3354
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado e Domingo (4 e 5 de julho). Overdose de Lovecraft.

Mensagem por Binderman em Seg Jul 06, 2015 12:09 pm

@tiagovip escreveu:

Curioso. Se não tivessem aberto portais, eu entenderia, mas abrindo, creio que deve ter sido sorte, então, de ter pego vários monstros voadores e imóveis. Porque, com outros, usualmente é necessário ir até Innsmouth para impedir as criaturas de entrarem nos buracos, ainda mais se os portais abrirem em Devil's Reef e Y'ha-nthlei. Ademais, você lembrou que cada vez que um portal deveria abrir, mas "bateu" num selo, adiciona-se um marcador para o Deep Ones Raising?

Eu tive partidas com Innsmouth bem "calma", mas comumente é porque não abrem portais nela, ou, quando abre, os monstros são do tipo que não se movem.

Abs,

Somente uma criatura entrou em um buraco, as demais ficaram dançando de um lado para outro. Não aconteceu de um portal bater em um selo. Eu sei que isso é difícil mas aconteceu comigo. Acredito que muito da facilidade do jogo veio da quantidade enorme de pistas que a Patrice conseguiu. Em um determinado momento ela tinha 13.

________________________________________________
"You are already naked. There is no reason to not follow your heart." Steve Jobs

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2523
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado e Domingo (4 e 5 de julho). Overdose de Lovecraft.

Mensagem por tiagovip em Seg Jul 06, 2015 12:11 pm

Então, mas a criaturas só "dançam" se estiverem pela cidade. Sua sorte foi não ter aberto portais em Devil's Reef ou Y'ha-nthlei, e, se abriu, você é ainda mais largo por elas não se moverem. Mas aí os deuses estavam ao seu lado, e os Grandes Antigos que se danem.

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5887
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado e Domingo (4 e 5 de julho). Overdose de Lovecraft.

Mensagem por Binderman em Seg Jul 06, 2015 12:13 pm

@Reffip escreveu:Show!
E ficou bem bonita a tua imagem atual do BGG na assinatura! Não sei se este fenômeno voltará a ocorrer, então deixarei salvo aqui:



Hehehehe, verdade, não tinha reparado, ficou bem bacana. Só faltou o Elder Sign para completar. Obrigado.

________________________________________________
"You are already naked. There is no reason to not follow your heart." Steve Jobs

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2523
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado e Domingo (4 e 5 de julho). Overdose de Lovecraft.

Mensagem por Binderman em Seg Jul 06, 2015 12:16 pm

@tiagovip escreveu:Então, mas a criaturas só "dançam" se estiverem pela cidade. Sua sorte foi não ter aberto portais em Devil's Reef ou Y'ha-nthlei, e, se abriu, você é ainda mais largo por elas não se moverem. Mas aí os deuses estavam ao seu lado, e os Grandes Antigos que se danem.

Abs,

Isso mesmo, foram abertos portais em ambos os locais, mas só apareceram monstros amarelos por lá. Agora entendi que foi sorte mesmo, não joguei nenhuma regra errada.

________________________________________________
"You are already naked. There is no reason to not follow your heart." Steve Jobs

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2523
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado e Domingo (4 e 5 de julho). Overdose de Lovecraft.

Mensagem por tiagovip em Seg Jul 06, 2015 12:19 pm

@Binderman escreveu:
@tiagovip escreveu:Então, mas a criaturas só "dançam" se estiverem pela cidade. Sua sorte foi não ter aberto portais em Devil's Reef ou Y'ha-nthlei, e, se abriu, você é ainda mais largo por elas não se moverem. Mas aí os deuses estavam ao seu lado, e os Grandes Antigos que se danem.

Abs,

 Isso mesmo, foram abertos portais em ambos os locais, mas só apareceram monstros amarelos por lá. Agora entendi que foi sorte mesmo, não joguei nenhuma regra errada.

Daí é lindo! Tem dia que tudo dá certo.

Só não se acostume.

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5887
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado e Domingo (4 e 5 de julho). Overdose de Lovecraft.

Mensagem por Anarkion em Seg Jul 06, 2015 8:35 pm

@Binderman escreveu:A segunda foi com Mountains of Madness, uma expansão de caixa grande.  Excelente expansão, gostei muito das cartas de prelúdio e do mini-tabuleiro.

Essa expansão dividiu o povo. Muitos gostaram, muitos não... pelas descrições, estou meio indeciso em adquiri-la quando a Galápagos lança-la. Preciso jogar para a decisão final. Que achou dos novos investigadores?

Alguma chance de jogarmos numa sexta?
avatar
Anarkion
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 292
Data de inscrição : 31/08/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado e Domingo (4 e 5 de julho). Overdose de Lovecraft.

Mensagem por Binderman em Ter Jul 07, 2015 7:41 am

@Anarkion escreveu:
@Binderman escreveu:A segunda foi com Mountains of Madness, uma expansão de caixa grande.  Excelente expansão, gostei muito das cartas de prelúdio e do mini-tabuleiro.

Essa expansão dividiu o povo. Muitos gostaram, muitos não... pelas descrições, estou meio indeciso em adquiri-la quando a Galápagos lança-la. Preciso jogar para a decisão final. Que achou dos novos investigadores?

Alguma chance de jogarmos numa sexta?

Sim, posso levar agora em julho.

________________________________________________
"You are already naked. There is no reason to not follow your heart." Steve Jobs

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2523
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado e Domingo (4 e 5 de julho). Overdose de Lovecraft.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Novo Tópico   Responder ao tópico
 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum