TOP 5 - Jogos overrated

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TOP 5 - Jogos overrated

Mensagem por doizinho em Ter Jul 16, 2013 11:07 am

Olá pessoal, estou iniciando uma série semanal de postagens de TOP 5. Cada semana escolherei um tema diferente e nada melhor pra começar do que os 5 jogos mais overrated na opinião de vocês amiguinhos.

Considerem apenas jogos que vocês jogaram, antigos ou novos, pra que as opiniões tenham algum embasamento. E por favor nada de promessas de morte ou coisas do tipo. Twisted Evil 

5 - Settlers of Catan (posição 100 no BGG) - Sei que o Catan não é tão adorado por aqui, o que me deixa muito feliz, mas assim mesmo não poderia deixar de comentar sobre ele. Um jogo em que um dado pode te deixar rodadas seguidas sem NADA pra fazer pra mim não merece nenhum crédito. Aposto que muitos vão lembrar de inúmeros jogos que também usam dados e que também te ferram numa rolagem, mas duvido que achem algum que seja tão famoso e que seja TOP 100 no BGG. Pra mim não entra nem num TOP 1000 e nunca me convidem pra jogá-lo por favor.

4 - Mage Knight (posição 9 no BGG) - Um jogo intrigante, ele é bom, tem mecânicas legais e gostei de jogar, mas a posição 9 e o endeusamento do jogo são completamente fora do propósito pra mim. Talvez ele esteja tão bem colocado por que ele atinge um nicho que é meio carente de jogos: os jogadores bons demais pros ameritrashes que querem jogar ameritrashes. Sim existem jogadores que adorariam jogar um ameritrash de fantasia medieval mas não aceitam jogar D&D ou Descent, o pecado desses jogos é que são muito simples, pouco elegantes, bonitos e sei lá mais o que. Apenas isso poderia explicar o fato do Mage Knight estar à frente do Descent na minha opinião. Posição não merecida pro MK, alguma coisa depois do 50 seria mais jutsto.

3 - Tigris & Eufrates (posição 23 no BGG) - Até gosto de alguns jogos do Knizia, reconheço que ele faz coisa boa, mas o Tigris & Eufrates não é o melhor jogo dele e a posição 23 não faz o menor sentido pra mim. O T&E é pra mim um jogo bem comum, sem nenhum ponto de extremo destaque ou uma mecânica fantástica que me chame a atenção e justifique sua posição no TOP 25. Vejam bem, esse não é um jogo ruim, muito pelo contrário, mas está longe de ser um TOP 25. A posição dele estaria muito melhor ocupada pelo RA, esse sim um ótimo jogo do Knizia e que sofre o mal inverso do seu irmão, ser um jogo underrated.

2 - Agricola (posição 2 no BGG) - Ahh agora vou receber xingamentos e acusações de todos os lados. Até posso prever o Tiago falando alguma coisa marota sobre o Le Havre que eu adoro. Mas que se f..., eu acho o Agricola o maior exemplo de um jogo superestimado. Não consigo aceitar que na opinião da maioria só exista 1 jogo melhor que o Agricola em todo o mundo! Vejam bem, não acho o Agricola um lixo, longe disso, mas falta muito pra ele ser um número 2. Pra começar o tema é fraco, gerenciar uma fazenda??? Sério que isso é tão legal assim? Segundo, o jogo te obriga a fazer tudo, e se eu não quiser fazer alguma coisa? E as cartas então? Leve azar de pegar cartas ruins e fique fora da disputa. É claro que o jogo tem muita coisa positiva no jogo e eu quero jogá-lo novamente, mas pra mim está longe de ser um jogo digno de ocupar a segunda posição entre todos os jogos já feitos no mundo todo.

1 - 7 Wonders (posição 15 no BGG) - Sério, 7 Wonders na posição 15? Pegue uma carta e passe as outras pra frente, isso é tudo! Precisamos escolher uma carta e passar as outras pra frente, gente, é só isso!!! Me desculpem mas não quero nem me alongar muito nesse, só pensem nisso: você pega uma carta e passa as outras pra frente!!! Absurdo ser o número 15 do mundo, e se não me engano ele já foi TOP 10. É por coisas como essa que o mundo tá acabando gente.

Menção honrosa - Galaxy Trucker (posição 63 no BGG) - Decidi escolher um jogo meu para colocar na lista e nada melhor que o GT. Eu gosto dele, é divertido, sempre dou risadas e tal, mas vamos ser sinceros ele não é um jogo, é um bom passatempo. Vamos pensar aqui, o que você pode planejar ali? Quase nada. Faça escolhas óbvias como: motores atrás, armas na frente, escudos dos lados, compartimentos de carga no meio; e torça pra que sua nave chegue meia boca no final. O jogo não faz justiça a posição 63, e ele não entrou no meu TOP 5 por um pentelhésimo.

Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Re: TOP 5 - Jogos overrated

Mensagem por Gustavo em Ter Jul 16, 2013 11:29 am

Very Happy Isso é divertido! Concordo em alguns pontos. Vamos lá (sem ordem específica):

7 Wonders - Um jogo bem limitante.
Small World - Let's party!
Memoir '44 - O Command & Colors já é raso, esse então... é o wargame para quem não sabe ainda amarrar os cadarços sozinho.
Catan - Falam que foi um jogo super importante para o desenvolvimento dos boards, mas que bom que há inúmeros jogos da década de 80 que já mandavam ver.
Tigres & Euphrates - Realmente só mais um Knizia, um pouco melhor que os outros, um pouco pior que os outros, nada que justifique sua posição.

Eu teria inúmeras menções honrosas, mas fiquemos com esses 5.

Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por tiagovip em Ter Jul 16, 2013 11:40 am

Sobre o Agricola, o tema não é interessante, por certo, mas é bem aplicado e é mais do que se pode falar de 95% dos euros. Um pasto precisa de cercas, uma plantação exige terra lavrada, animais se reproduzem, etc. Aceito até que os nascidos logo trabalhem, pois é mais pelo sentido de que um bom tempo passa, e não exatamente uma estação ou ano.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Mensagem por doizinho em Ter Jul 16, 2013 11:44 am

tiagovip escreveu:Sobre o Agricola, o tema não é interessante, por certo, mas é bem aplicado e é mais do que se pode falar de 95% dos euros. Um pasto precisa de cercas, uma plantação exige terra lavrada, animais se reproduzem, etc. Aceito até que os nascidos logo trabalhem, pois é mais pelo sentido de que um bom tempo passa, e não exatamente uma estação ou ano.
Não é só pelo tema, mas também é pelo tema!

Middle-earth Quest

Mensagem por Trentini em Ter Jul 16, 2013 11:47 am

tiagovip escreveu:Sobre o Agricola, o tema não é interessante, por certo, mas é bem aplicado e é mais do que se pode falar de 95% dos euros. Um pasto precisa de cercas, uma plantação exige terra lavrada, animais se reproduzem, etc. Aceito até que os nascidos logo trabalhem, pois é mais pelo sentido de que um bom tempo passa, e não exatamente uma estação ou ano.

Abs,

Ótima defesa do Agricola, sem contar que é um jogo com uma incrível rejogabilidade, graças a sua forma limitante de ações, um certo grau de aleatoriedade entre os estágios (você sabe que a cerca vai surgir no primeiro estágio, mas não sabe em qual das 4 rodadas), e principalmente por conta das cartas de Minor improvement e Occupations Smile

Enfim não vou me alongar muito nisso aí, vou tentar montar uma lista e logo mais volto, entretanto não conheço tantos jogos assim e os que conheci dessa seleta lista de top 100, a maioria gostei muito.

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por Trentini em Ter Jul 16, 2013 11:58 am

Vamos lá:

Catan - Eu nem sei se devo comentar mais do que o Fabiano já comentou, então nem comentarei

Stone Age - agora sim, um worker placement completamente aleatório e com pouquíssima coisa para fazer, não que o jogo seja um lixo completo, mas sinceramente, não merecia estar na posição que está (37).

7 Wonders - Sim, por mais que eu goste bastante do jogo principalmente por ele ser um filler e ser rápido, concordo que não merece estar entre os top 20 jamais, sim, ele tem suas limitações, mas é muito divertido.

Pandemic - O jogo é legal, mas existem coops MUITO melhores, conheci ele a pouco tempo e não joguei tanto assim também para formar uma incrível opinião a respeito.

Puerto Rico - A primeira vez que joguei achei o jogo fantástico, depois de 20 jogos percebi que o jogo é bem limitado nas ações e você sempre se vê comprando as mesmas construções e a mesma estratégia para vencer, alguém comparou esse jogo com o Xadrês por ele ter poucos elementos aleatórios, me desculpem, mas Xadrês a cada jogo que faço é BEM diferente, e com muito menos regras Very Happy Também não acho um jogo ruim de forma alguma, e é um clássico dos bg modernos, mas francamente, 4o colocado?

The Resistance - Tá, eu dei 6 para ele no BGG, é o que ele vale, o que um jogo nota 6 está fazendo nos top 100? Não faço a menor idéia, o jogo também não é péssimo, porém é overrated sim.

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por Samuca em Ter Jul 16, 2013 12:44 pm

Não sei como explicar em termos melhores, mas conforme já mencionei para alguns de vocês, acredito que estamos sofrendo desse mal de jogos superestimados por causa de "bolhas" de sucesso e campanhas de marketing (reviews, previews, etc.). Some a isso o fato de que nessa moda de jogos de tabuleiros modernos tem mais gente entrando e votando por mês no BGG do que acontecia antes em um ano, ou ainda o fato de que a psicologia explica porque "novo" é automaticamente associado a "melhor" pela maioria das pessoas, e é possível começar a entender porque tanto jogo do ano passado pulou para o topo da lista do BGG.

Claro que os jogos estão em constante evolução, com muitas idéias, mecânicas e temas novos surgindo ou sendo aprimorados, e é mais do que natural que alguns deles sejam excepcionais, pois partem da experiência e do que deu certo ou errado nos anteriores... Mas ainda assim, a quantidade de jogos recém-lançados que estão figurando no TOP 100 ou mesmo no TOP 10 é no mínimo estranha na minha opinião.

Seja como for, e desabafos à parte, meu TOP 5 de jogos superestimados segue abaixo:

1. Puerto Rico (BGR #4) - Joguei-o algumas vezes porque era um dos favoritos de um conhecido meu em João Pessoa, e em todas as vezes a estratégia de vitória foi exatamente a mesma. Mudam alguns detalhes, algumas construções, as plantações que surgem nessa rodada ou na outra, mas só isso. Claro que você pode tentar algo diferente e até conseguir vencer, mas a estratégia-base do café + hacienda + hospice (se me recordo bem) é tão mais fácil e nunca vi ser derrotada quando usada corretamente. Acho o jogo muito limitante no quesito estratégia e simplesmente não entendo porque ele figura tão alto na categoria do BGG.

2. Mage Knight (BGR #9) - Joguei-o apenas uma vez e eu o jogaria de novo, mas tenho várias ressalvas a ele. O jogo é bom, mas nem de longe merece estar na nona posição de melhor jogo de todos os tempos. Ele tem uma dinâmica bem legal sobre o que acontece quando você é ferido num combate, mas ao invés de ser um jogo de combate, é na realidade um jogo de movimentação tamanho é o suplício pelo que se passa para simplesmente andar no tabuleiro.

3. 7 Wonders (BGR #15) - Não me entendam mal, eu simplesmente adoro este jogo, mas não acho que ele seja o décimo quinto melhor jogo de todos os tempos. Ele é um excelente jogo para você apresentar a novos jogadores e a facilidade com que você joga é fantástica, e
o dinamismo proporcionado pela mecânica de drafting realmente merece pontos, mas tem uma estratégia (a de tecnologia) que é muito superior às demais e conseqüentemente o jogo "incentiva" você a focar nela.

4. A Game of Thrones: The Board Game (BGR #25) - Na minha opinião, não fosse o sucesso da série de TV e o fascínio de muitos pela obra de George R. R. Martin, esse jogo jamais estaria tão alto na lista. Ele é demorado demais (tanto que precisaram lançar expansões para minimizar isso), e prioriza apenas uma estratégia: combate. Para um jogo que diz ser de intriga, diplomacia e combate, a verdade é que ele é um jogo de combate com algumas dinâmicas de leilão (bem interessantes, é verdade, mas que desequilibram demais o jogo vide a quantidade de ordens especiais que cada um pode usar). E isso sem mencionar os ataques dos Selvagens que afetam até mesmo os Martel do outro lado do continente (o que não tem sentido nenhum).

5. Star Wars: X-Wing Miniatures Game (BGR #29) - Novamente, um jogo do qual gosto (e que recentemente adquiri), mas que é uma cópia de outro jogo com uma ambientação diferente. E simplesmente por ter o nome Star Wars está tão alto na lista enquanto que Wings of War e Wings of Glory figuram em posições variadas entre 420 e 2447, respectivamente.

PS. Por favor, notem que esta lista diz respeito à minha opinião. Não acho que minha opinião seja superior a de ninguém, nem vice-versa. Eu poderia citar outros jogos, mas foquei nos que já joguei o suficiente para entendê-los bem e nos que estavam mais ao topo da lista.

Twilight Struggle

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Mensagem por Samuca em Ter Jul 16, 2013 12:50 pm

doizinho escreveu:
Não é só pelo tema, mas também é pelo tema!
Não citei Agricola porque nunca o joguei, mas de acordo com várias opiniões e reviews, o jogo me parece muito limitado em sua estratégia, sim. Se você está jogando com o baralho X, você vai plantar cenouras e criar vacas, no baralho Z, plantará batata e criará ovelhas, etc. Eu queria que o jogo fosse menos limitante e que cada fazendeiro pudesse fazer o que bem entendesse, mas o fator sorte no baralho é muito grande e me deixa um pé atrás com o jogo.

Twilight Struggle

Mensagem por Gustavo em Ter Jul 16, 2013 1:01 pm

É só jogar sem as cartas - ou com algum deck maluco, como o X ou o da floresta encantada.

Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por doizinho em Ter Jul 16, 2013 1:15 pm

Samuca escreveu:5. Star Wars: X-Wing Miniatures Game (BGR #29) - Novamente, um jogo do qual gosto (e que recentemente adquiri), mas que é uma cópia de outro jogo com uma ambientação diferente. E simplesmente por ter o nome Star Wars está tão alto na lista enquanto que Wings of War e Wings of Glory figuram em posições variadas entre 420 e 2447, respectivamente.
Concordo que o X-Wing não merece ser o 29, mas nem de longe merece estar na posição 420. Me parece que você ainda não jogou o Wings of War, por que senão você teria visto que que ele é infinitamente inferior ao X-Wing, e isso não tem nada a ver com as miniaturas.

Middle-earth Quest

Mensagem por Rafaelfo em Ter Jul 16, 2013 1:23 pm

doizinho escreveu:
Samuca escreveu:5. Star Wars: X-Wing Miniatures Game (BGR #29) - Novamente, um jogo do qual gosto (e que recentemente adquiri), mas que é uma cópia de outro jogo com uma ambientação diferente. E simplesmente por ter o nome Star Wars está tão alto na lista enquanto que Wings of War e Wings of Glory figuram em posições variadas entre 420 e 2447, respectivamente.
Concordo que o X-Wing não merece ser o 29, mas nem de longe merece estar na posição 420. Me parece que você ainda não jogou o Wings of War, por que senão você teria visto que que ele é infinitamente inferior ao X-Wing, e isso não tem nada a ver com as miniaturas.
Infinitamente superior não sei, mas realmente pelo pouco que joguei os dois jogos, o X-Wing é um jogo bem mais completo que o Wings of War.
E claro, recebe uma boa ajuda do tema nos finalmentes...
Entretanto, parando pra pensar que o BGR#1 é sobre a Guerra Fria, o BGR#2 é sobre fazendinhas, e o BGR#3 é sobre a história das civilizações e os primeiros jogos fantásticos daqueles bem apelativos pros gamers/nerds (etc) aparecem nas posições #5 e #6, não acho que o tema faça o jogo chegar lá em cima só por ele mesmo. Até porque se fosse assim ia ter mais um monte de coisa de Star Wars muito bem rankeado..... o que definitivamente não é o caso.

Arkham Horror

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Mensagem por Andre Modt em Ter Jul 16, 2013 1:32 pm

Olha, eu tenho pouca experiências, mas a maioria dos top 100 que joguei, inclusive muitos mencionados aqui, nunca deixaram a desejar [Catan é uma exceção a essa regra, nunca mais quero jogar aquilo]. Alguns podem estar mais altos ou mais baixos do que deveriam mas não vejo metade dos problemas que reclamaram de alguns aqui. Acho que tem uma diferença entre overrated e "não para o meu gosto", até porque jogos diferentes cumprem funções diferentes, não se pode julgar um ameritrash como um heavy euro, mas enfim.

Gaming Unplugged since 2012
Andre Modt
Power Grid
Power Grid

Ver perfil do usuário

Mensagem por doizinho em Ter Jul 16, 2013 1:37 pm

Alexandre Trentini escreveu:Catan - Stone Age - 7 Wonders - Pandemic - Puerto Rico - The Resistance
Boa lista, a maioria passou em algum momento pela minha cabeça na hora que montava a minha.

Middle-earth Quest

Mensagem por libonati em Ter Jul 16, 2013 1:39 pm

Não conheço jogos tão bem para poder opinar. P.ex. Com uma única partida, diria que twilight struggle não merece ser o top 1. Mas isso Seria leviano da minha parte.
Então, prefiro não me manifestar e só ficar lendo oq vocês tem a dizer.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Mensagem por doizinho em Ter Jul 16, 2013 1:42 pm

libonati escreveu: Não conheço jogos tão bem para poder opinar. P.ex. Com uma única partida, diria que twilight struggle não merece ser o top 1. Mas isso Seria leviano da minha parte.
Magoadinho detected! Crying or Very sad 

Middle-earth Quest

Mensagem por Samuca em Ter Jul 16, 2013 1:42 pm

libonati escreveu: Não conheço jogos tão bem para poder opinar. P.ex. Com uma única partida, diria que twilight struggle não merece ser o top 1. Mas isso Seria leviano da minha parte.
Cocota!

Twilight Struggle

Mensagem por Samuca em Ter Jul 16, 2013 1:44 pm

doizinho escreveu:
Nunca joguei o Wings of War, mas o vi sendo jogado uma vez e me pareceu ser a mesma coisa. Meu engano neste caso. Mas ainda mantenho o que afirmei antes. X-Wing é um ótimo jogo, mas não é vigésimo nono melhor de todos os tempos.

Twilight Struggle

Mensagem por libonati em Ter Jul 16, 2013 2:00 pm

Para mim o post mais sensato até agora foi o do André.
Se você acha que os jogos não merecem a posição que estão de elementos concretos e objetivos para tanto, não um simples "eu não gosto pq a aba do tabuleiro eh vermelha". Isso jamais vai acrescentar nada e vai ficar no "não me agrada".
Jamais poderemos ter uma discussão sensata e engrandecedora com posts como os até então feitos, com exceção do Perreto. Afinal eh o cada um acha e dificilmente oq qquer um disser vai mudar isso, oq só poderia ser feito com a experiência pessoal.
Mas se este post for só uma brincadeira e eu expor oq acho, vamos lá:

Tzolk'in
AGoT board game
Catan
Agricola
Dominion

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por libonati em Ter Jul 16, 2013 2:02 pm

Samuca, o "todos os tempos" ao final das suas afirmações não condiz com o escopo do ranking

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Rafaelfo em Ter Jul 16, 2013 2:02 pm

Ainda estou surpreso que ninguém comentou que o Netrunner em quinto é bem exagerado...
Top 100, com certeza, mas top 5 com possibilidade de #1... ?!

Arkham Horror

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

Mensagem por doizinho em Ter Jul 16, 2013 2:06 pm

Rafaelfo escreveu:Ainda estou surpreso que ninguém comentou que o Netrunner em quinto é bem exagerado...
Top 100, com certeza, mas top 5 com possibilidade de #1... ?!
É que pouca gente jogou, e a proposta é que você dê a opinião pessoal sobre o que você jogou.

Middle-earth Quest

Mensagem por doizinho em Ter Jul 16, 2013 2:13 pm

libonati escreveu: Para mim o post mais sensato até agora foi o do André.
Se você  acha que os jogos não merecem a posição que estão de elementos concretos e  objetivos para tanto, não um simples "eu não gosto pq a aba do tabuleiro eh vermelha". Isso jamais vai acrescentar nada e vai ficar no "não me agrada".
Jamais poderemos ter uma discussão sensata e engrandecedora com posts como os até então feitos, com exceção do Perreto. Afinal eh o cada um acha e dificilmente oq qquer um disser vai mudar isso, oq só poderia ser feito com a experiência pessoal.
Mas se este post for só uma brincadeira e eu expor oq acho, vamos lá:

Tzolk'in
AGoT board game
Catan
Agricola
Dominion
A intenção desse TOP 5 é ser uma bate papo descontraído sobre algum tema, ninguém precisa formular uma teoria complexa pra dar sua opinião. Se cada um for ficar explicando tecnicamente o que o desagrada sobre cada um dos jogos eu paro de ler esse fórum e vou ler o Valor Econômico ou o Diário Oficial que serão mais divertidos.

E sim este post é só uma brincadeira, portanto relaxe um pouco e curta o bate papo.

Middle-earth Quest

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Mensagem por tiagovip em Ter Jul 16, 2013 2:27 pm

O meu é por ordem de diferença em pontos dados por mim para a diferença de média do BGG dentro do Top 100:

1º - Resistance (4.54 pontos - 3 / 7.54) - Três ou quatro partidas sem sal nem emoção. Mesmo assim, ainda darei mais chances para ele, pois, se por nada mais, é razoavelmente curto e parece que pode funcionar dependendo do grupo;

2º - Mage Knight (4.18 pontos - 4 / 8.18) - Partida longa, chata, em que eu tinha que esperar 10-15 minutos para, na minha vez, andar dois espaços. Não lutar, explorar, conquistar, aprender, sei lá. Só andar mesmo. E eu tinha sorte, pois teve turnos que o Léo sequer conseguiu fazer isso, por causa das cartas de ferimentos, e teve que usar seu turno para descartar. Emocionante;

3º - Descent 2ª ed. (4 pontos - 4 / 8 ) - Diferente de todos os outros desta lista, este eu joguei uma campanha inteira. Cometemos uma série de erros, mas, ao final, mesmo corretamente, não vi porque trocar a 1ª edição por esta - e olhem que eu não gostei da partida que tive com a 1ª;

4º - A Few Acres of Snow (3.59 pontos - 4 / 7.59) - Original quebrado. E, mesmo sem ver o ponto partido, o jogo foi razoavelmente longo, tendo em seus 30 minutos finais, ao invés de um crescendo para um clímax, um arrastamento sem tamanho para o final;

5º - Puerto Rico (1.73 pontos - 6.5 / 8.23) - Nada demais, nada de menos. Escravos na plantações, embarque de mercadorias, aumento da propriedade. Um euro nos conformes, mas tem uns 100 que eu prefiro mais.

Menção desonrosa: Dune (1.62 - 6 / 7.62) - Demorou mais para explicar do que jogar. Dentro das regras (eu acho, ao menos) formou-se logo de cara um grupo de 3 contra uma dupla. O trio atacou a dupla e perdeu. Jogo terminado.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: