Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Domingo de 1865 Sardenha.

3 participantes

Ir para baixo

Domingo de 1865 Sardenha. Empty Domingo de 1865 Sardenha.

Mensagem por Pedro Seg Abr 27, 2015 10:30 am

Nesse domingo me reuni com o Gustavo, Trentini e Alexandre para mais uma partida de 1865. Foi minha terceira partida desse jogo da série que rola na Sardenha.

Decidi que nessa partida jogaria na estratégia mais acionista possível. O controle nesse jogo da série é pequeno, pois só a venda do presidente derruba a empresa. O porém é que o limite de ações na mão é alto (18) e a medida que o jogo vai chegando para o fim alguém acabará com a mão mais vazia. Procurei então investir no que tinha de melhor e fazer trocas de papéis sem apego, apenas focado na grana.

No início minha estratégia parecia prejudicada, pois acreditei que o Gustavo teve a mesma ideia. Ele optou por passar sua vez, eu também. Então as empresas iniciaram com os Alexandres. Quando não havia mais no que investir o Gustavo passou e para que o dinheiro não ficasse parado, resolvi abrir uma empresa. Joguei com ela do jeito que eu gosto, desprendido de grandes feitos e levando, sem, também grandes pretensões. Esperava o momento de ficar inviável para jogar no colo de alguém e levar minha estratégia de acionista. Nesse esquema a empresa recebeu investimentos e a divisão era a mesma para mim e para o Trentini.

Na maior parte do jogo me mantive com um número maior de ações se comparado aos demais e os grandes lances do jogo foram:

Ale: Abriu no início a FMS, apenas o Trentini não investiu nela inicialmente pois o preço era alto. Até a metade do jogo o Ale administrou ela muito bem e isso rendeu bons dividendos para os acionistas. Futuramente a abertura de muitas outras empresas pelo Ale, comprometeu o desempenho da FMS, mas mesmo assim ela acabou sendo a empresa mais valiosa da partida.

Trentini: O Trentini abriu uma empresa no início do jogo que futuramente foi incorporada pela FA pro falta de ter como chegar no seu destino. Dividiu comigo os lucros iniciais da empresa que abri, a CFC. Numa altura do jogo deixei de privilegiar a minha própria empresa e fui atrás de lucro imediato, isso possibilitou que o Trentini comprasse um ação da CFC e tomasse a presidência. No seu colo a empresa começou a ser mal administrada e penso em alertar o pai dele sobre o futuro da Cicles Jaime. O Trentini foi o senhor dos papagaios e abriu uma empresa para subsidiar a outra, comprar trens num eterno troca / troca que deixou muitos de nós atordoados. Foi tanta tramoia que se ele tivesse roubado jamais saberíamos.

Gustavo: O Gustavo jogou bem no mapa e com empresas muito lucrativas, porém bem diluídas também. Da metade pra frente abriu uma excelente empresa, porém os investidores não acreditaram muito no seu potencial, apenas eu. Com isso ela rachou na mesma porcentagem entre eu e ele. A SFS cresceu rápido e gerou ótimos lucros. A CFD foi uma boa empresa do início ao fim da partida e a RCSF foi a jogada que tirou o Trentini do páreo. Essa empresa rendia pouco nos dividendos mas subia constantemente seu valor dos papéis, pois não deixava de subir. Como pagava pouco acabei optando por me desfazer de um dos papéis que possuía, para investir na recente SFS e no momento seguinte o Gustavo liquidou as ações da empresa que viria pra mim, mas em decorrência da minha venda ela pulou para o Trentini e além da perda de valor a empresa estava sucateada e acabou mexendo fortemente no bolso do Trentini.

Pedro: Como disse anteriormente abri a empresa meio que pra bonito, mas ela andava razoável mesmo não sendo grande atrativo. Nas mãos do Trentini os trens iam de empresa pra empresa e num dado momento ele fez uma transação duvidosa que prejudicava muito a CFC. Na rodada de estoque eu liquidei as ações da empresa para que o Trentini não jogasse a bomba no meu colo, mantive apenas 10% para diversificar os papéis. Essa jogada me salvou de perder muito dinheiro. Perder dinheiro foi um Karma nessa partida, pois percebi que perdi muito, mas com a diversificação também ganhei de todos os lados o que me garantiu um bom jogo.

No fim o placar foi favorável para uma vitória como acionista. Venci com 6771, seguido pelo Gustavo com 5936.

Acabei jogando mais da metade da partida sem nenhuma empresa. Num estoque que aconteceu na fase 2 do jogo tive a CFC tomada pelo Trentini e a partir daí mantive o foco em ter em mãos os melhores papéis.

Muito obrigado pela partida! Se concretizarmos uma próxima de 1830 teremos uma ano histórico para a série 18XX. Cool
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Domingo de 1865 Sardenha. Empty Re: Domingo de 1865 Sardenha.

Mensagem por Trentini Seg Abr 27, 2015 10:56 am

Foi uma ótima partida onde usamos várias mecânicas que ainda não tinhamos usado nesse 18xx, eu e o Gustavo incorporamos empresas em um momento bem oportuno, o outro Alexandre não conseguiu a mesma proeza e teve muito prejuízo, eu tinha grandes chances de levar essa partida não fosse meus erros na penúltima rodada quando vi que o Pedro estava mandando muito bem como acionista e tentei alguma coisa para prejudicar ele, não levando em conta que a prioridade estava com o Gustavo e ele ainda teria chance de vender seus papeis da CFC antes de eu poder agir, o que me travou inteiro ainda mais quando o Gustavo me mandou uma quarta empresa para eu cuidar, tive que desembolsar um trem de $800 do meu bolso +- a diferença que estava a partida entre o pedro, eu e o Gustavo.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Domingo de 1865 Sardenha. Empty Re: Domingo de 1865 Sardenha.

Mensagem por Gustavo Seg Abr 27, 2015 3:20 pm

Curti demais a partida! Usamos muito bem o jogo e o mapa, acho que estamos nos tornando profissionais do jogo.

O Ale cometeu o erro que eu fazia antigamente - começar super bem, e terminar mal.

Desta vez eu fiz ações muito bacanas. Se posso dizer que errei em algo, foi que não deveria ter comprado uma certa empresa do Trents, e deveria ter comprado no lugar uma minha. Não ia mudar a vitória do Pedro, mas estaríamos mais próximos!

Claro que vale mencionar o Paçoca, que é o cachorro (do irmão do Pedro, Afonso) com olhar mais alucinado que já vi na vida. Imaginem um velho decrépito pedófilo. Esse é o olhar. Que insano...

P.S. - Eu sei que eu estava meio sem paciência durante a partida, mas fique claro que fiz tudo certinho como banco, e que a razão da minha irritação foi o bolo de chocolate QUE NÃO COMI! Mad
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Domingo de 1865 Sardenha. Empty Re: Domingo de 1865 Sardenha.

Mensagem por Pedro Seg Abr 27, 2015 4:25 pm

Esse 18XX pode ter um apelo mais introdutório por conta do tempo ser menor, mas ele não é tão fácil de ser jogado. Na nossa partida foram as decisões que afetaram o final e ele poderia ter sido bem diferente.

Eu comecei seguindo o curso das coisas e de forma bem de leve. O Ale tava apavorando a geral e o Gustavo fez um jogo bem equilibrado e por muitas vezes eu achei que ele estivesse na frente. Sei mais ou menos onde foi que passei ele e o Ale. O Trentini vinha comigo em boa parte do jogo, mas com as trocas de trem e retenção dos dividendos começou a perder fôlego.

Gustavo, minha mãe vai fazer um bolo maior da próxima vez e te oferecer primeiro. Friends
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Domingo de 1865 Sardenha. Empty Re: Domingo de 1865 Sardenha.

Mensagem por Gustavo Seg Abr 27, 2015 4:50 pm

cheers

Ir na tua casa e não comer nada feito pela tua mãe é como ir ao Vaticano na Páscoa e descobrir que o papa está de viagem...
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Domingo de 1865 Sardenha. Empty Re: Domingo de 1865 Sardenha.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos