Sábado Woodico! 25-04

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sábado Woodico! 25-04

Mensagem por Reffip em Sab Abr 25, 2015 8:10 pm

Nesta tarde de sábado, meu filho queria jogar xadrez, e tivemos a ideia de fazer uma tarde temática, com os nossos jogos de madeira!

E foi bastante divertido. Começamos com uma partida de Xadrez:

Eu sempre fugi de partidas de xadrez, desde sempre. Lembro que nos anos em que eu vivia enfurnado na biblioteca do Sesc Pompéia, tinha sempre aqueles grupos de velhinhos jogando, e com uma certa frequência eu recebia convites para aprender a jogar. Me arrependo hoje de todas as negativas que proferi. Ainda acho que a escolha por ficar quietinho lendo meus livros foi a melhor, mas poderia ter jogado pelo menos uma vez com eles né?
Eu tenho algumas poucas partidas no currículo, e comprei este xadrez no ano passado, quando meu filho começou a ter aulas no colégio e parecia bem empolgado. E hoje pela primeira vez joguei com ele, que me ensinou um monte de coisas que eu não sabia (tanto não sabia, como ainda não sei se realmente as coisas funcionam daquele jeito, e confiei nos ensinamentos dele)

A única coisa que sabia eram os movimentos básicos. Mas não sabia por exemplo o que é um roque. Ou que um rei não pode ficar ao lado de outro... este é meu nível.  Rolling Eyes

Partindo disso, tivemos uma partida sensacional como eu jamais imaginei que sentiria neste jogo. Talvez pela emoção de estar sendo ensinado pelo filhote, talvez pelo nível de competitividade. A partida durou pouco mais de meia hora. (Lembro que minhas partidas anteriores não passavam de 5 minutos). Brigamos um monte durante toda a partida, buscando os melhores caminhos, buscando a melhor proteção para o nosso rei.
O jogo estava bem equilibrado até que ele fez outra manobra da qual eu desconhecia a regra. De quando o peão chega na outra extremidade e resgata uma das peças derrotadas. Assim ele recuperou sua rainha, e ficou agressivo novamente.
Essa briga seguiu de peça em peça, até que final eu fiquei com o meu rei e um cavalo, dos mais valentes que já vi. E ele com rei e rainha. Acabou me encurralando, e venceu lindamente a partida.

Só este primeiro jogo já valeria a tarde, mas seguimos com a programação especial.

Damas: Seguimos no mesmo tabuleiro, agora com as peças de damas. Achei curioso que ele não conhecia o jogo. Expliquei as regras e fomos para a partida. Ele não captou muito bem o mecanismo e facilitou demais na primeira partida, que resolvemos cancelar conforme eu explicava suas principais falhas.
Na partida oficial, ele ofereceu mais resistência, entretanto ainda venci com certa facilidade.
Damas é um jogo que sempre vem com memórias afetivas para mim. É o primeiro jogo que tenho lembrança de ter jogado na vida.

Senet: Jogo que gosto muito e que ele também curtiu quando comprei. Traz toda uma experiência diferente, principalmente pelo fato de utilizar os sticks de madeira como dados, assim como faziam no antigo Egito. Jogo que não tem uma regra correta, específica. Não existe registro oficial das regras, apenas deduções das imagens encontradas no passar do tempo. Eu jogo com as regras que aprendi no BGA, que considero boas.

Foi uma partida bem disputada, com o João escapando com uma peça primeiro, enquanto eu ia devagar com os batalhões. Consegui separar uma peça e acelerar com ela, também tirando uma das minhas do jogo. Daí numa sequência de boas rolagens, consegui escapar com mais dois, enquanto o João estava bem para trás. Parecia que a vitória viria fácil, mas ele se recuperou, inclusive me mandando para a agua em uma oportunidade. No fim venci tirando minhas 5 peças, e sobrou apenas uma das dele.

Futebox: De todos, é o que menos gosto... mas ele adora. Combinamos a partida terminaria quando alguém fizesse o terceiro gol. Até sair o primeiro, o jogo estava bem duro. Cada um colocou seus jogadores mais lentos para ficarem protegendo a região da linha do gol, e sempre que havia alguma arrancada de algum jogador mais rápido, ele rapidamente era capturado e precisava voltar para a defesa.
Só quando saí da retranca é que a cara de jogo mudou, e consegui abrir o placar. Com tudo aberto, o João veio no contra-ataque e meteu dois gols seguidos. O jogo ficou tenso por mais alguns minutos, até que num descuido ele fez o terceiro gol e venceu.

Quarto: Outro que adoro. Aqui a ideia é fazer uma fileira (ou um quadrado) com 4 peças que tenham uma característica comum (todas altas, todas baixas, todas com buraco, todas quadradas, etc.)
O twist do jogo é fato de que o adversário escolhe a peça que você colocará no tabuleiro. Isso gera um planejamento divertido, e ficamos o tempo todo tentado fazer um “xeque-mate”. A ideia era fazer uma melhor de 3. Eu venci a primeira, e ele a segunda. Já estávamos um pouco cansados e decidimos não fazer a terceira e aceitar o empate.

Por último, jogamos o meu preferido da série: Queops. Aqui vence quem colocar a última peça da pirâmide. Cheio de malandragens para prender as peças do adversário, ou recuperar suas próprias peças que estão em jogo, é uma design que entrega muito com muito pouco! Acho realmente sensacional como as partidas deste jogo podem ser emocionantes e diferentes.
Eu jogava muito com o meu cunhado e a gente deixava o placar sempre atualizado. Chegamos a jogar mais de 50 partidas, e era sempre um evento obrigatório nas visitas.
Com o João (que também adora o jogo) a partida foi boa, mas se resolveu rápido. Ele vacilou em alguns pontos tentando me prender, mas abriu algumas brechas que foram fatais. Acabei vencendo a última partida do dia.

O tema da tarde trouxe ótimos momentos, e certamente sempre lembraremos deste dia woodico! J

-----------------------------------------
Reffip
Power Grid
Power Grid

Ver perfil do usuário

Re: Sábado Woodico! 25-04

Mensagem por tiagovip em Dom Abr 26, 2015 8:10 pm

Poxa, bem legal!

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Mensagem por Soar em Dom Abr 26, 2015 10:52 pm

Bem legal mesmo!

Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por Binderman em Seg Abr 27, 2015 12:27 am

Legal, dá para se divertir muito com jogos clássicos. Essa enciclopédia de jogos parece bem bacana.

Apenas uma correção: quando o peão chega na oitava casa ele não resgata uma das peças derrotadas. O jogador pode escolher qualquer peça que não seja um peão, mesmo que ela não tenha sido capturada.

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro em Seg Abr 27, 2015 8:51 am

Tenho alguns jogos da Mitra e o Futebox acho leve e bacana.

Curto bastante o Halma e Oware.

18XX (Admin)

Ver perfil do usuário http://www.meeplehouse.com.br

Mensagem por Trentini em Seg Abr 27, 2015 9:02 am

@Binderman escreveu:Legal, dá para se divertir muito com jogos clássicos. Essa enciclopédia de jogos parece bem bacana.

Apenas uma correção: quando o peão chega na oitava casa ele não resgata uma das peças derrotadas. O jogador pode escolher qualquer peça que não seja um peão, mesmo que ela não tenha sido capturada.
Exatamente, o que geralmente se escolhe uma segunda rainha!

E po, Osmar, que legal esse relato, coisas bacanas rolaram com jogos clássicos.

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por doizinho em Seg Abr 27, 2015 9:06 am

Muito bom. Muito bom, mesmo!

Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Mensagem por Gabriel em Seg Abr 27, 2015 12:09 pm

Muito bom mesmo!
Deviamos jogar mais dessas entre nós também!

Gabriel
Power Grid
Power Grid

Ver perfil do usuário

Mensagem por Binderman em Seg Abr 27, 2015 3:44 pm

@Gabriel escreveu:Muito bom mesmo!
Deviamos jogar mais dessas entre nós também!

Senhores, façam suas apostas!

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por Luiz em Seg Abr 27, 2015 3:46 pm

Muito legal mesmo esse relato!

E ainda deu para conhecer um pouco melhor essa enciclopédia de jogos clássicos, sobre a qual eu já tinha lido alguma coisa. De repente, eu até compro algum desses jogos para jogar com o meu filho - que, por sinal, esteve em casa neste final de semana e levou o Twilight Struggle para jogar em Campinas.

Tabuleiros aproximam pais e filhos tanto quanto esportes.

Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Novo Tópico   Responder ao tópico

Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum