Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Panamax - resenha

3 participantes

Ir para baixo

Panamax - resenha Empty Panamax - resenha

Mensagem por Trentini Qua Mar 18, 2015 12:03 pm

Panamax é um jogo de 2 a 4 jogadores criado por Gil d'Orey, Nuno Bizarro Sentieiro e Paulo Soledade lançado em 2014

Panamax - resenha 3y03p
Créditos: Nuno Bizarro Sentieiro

Componentes e Arte

Panamax possui uma quantidade razoável de dados pequenos, são ao todo 16 dados brancos, 9 dados de cada cor de jogador (ao todo 4 cores), vários componentes de papelão prensado, um tabuleiro central e fichas plásticas simples simbolizando o dinheiro, as fichas certamente não são a coisa mais bonita do mundo, mas cumprem bem o seu papel.

A arte do tabuleiro é muito bonita, com várias iconografias que tornam o jogo um tanto mais simples do que as regras o fazem parecer. Uma aposta arriscada, mas que me incomodou um pouco, é que resolveram inverter o norte e sul no mapa em comparação com a escrita e com isso o Oceano Pacífico ficou à direita do Canal e o oceano Atlântico à esquerda.

O manual não é grande mas achei ele escrito de uma forma complicada, vários trechos dele deixam dúvidas até o manual ser lido por completo, por outro lado, é recheado de exemplos e isso ajuda na compreensão.

No geral são componentes de boa qualidade e a arte é bem satisfatória.

Panamax - resenha 2romjop
Visão dos componentes, tabuleiro central e tabuleiro dos jogadores. Créditos: Nuno Bizarro Sentieiro

Tema

Em Panamax cada jogador assume o papel de um investidor e ao mesmo tempo de diretor de uma empresa de logística de transporte que atua no canal do Panamá. Embarcando containers de contratos e atravessando navios pelo canal, as empresas podem prosperar, atraindo com isso investidores externos (que são os próprios jogadores), vence o jogo quem, no final de 3 rodadas, possuir a maior quantidade de riquezas pessoais.

O jogo é eficientemente temático, o que é um ponto alto para um euro.

Regras

Cada jogador é diretor de uma empresa, possui uma das 5 ações dessa empresa que possui um navio de nível 1 trafegando pelo canal com uma carga pequena e um de nível 2 construído pronto para ser colocado em carga em qualquer um dos lados do canal. O dinheiro pessoal e o dinheiro da empresa pode ser variado assim como o valor da ação da empresa através de um leilão cego onde todos ao mesmo tempo definem a quantidade de dinheiro que a empresa vai possuir de um mínimo de $12 e um máximo de $24, em minha primeira partida jogamos com o setup básico onde cada jogador começa com $6 e cada empresa começa com $18, com suas ações valendo $6. Cada jogador escolhe, através de um sistema simples de drafting, um consultor financeiro. Inicialmente cada jogador escolhe um contrato de setup e realiza o carregamento em diferentes navios.

Os contratos podem vir de 4 diferentes regiões: ao oeste do canal, China e Oeste dos Estados Unidos, e a leste do canal, Europa e Leste dos Estados Unidos. Cada vez que um jogador carrega todos os containers nos navios ele recebe uma bandeira do país de origem do contrato e coloca no local demarcado.

O jogo possui 3 rodadas jogadas em uma série de turnos, assumindo um jogo em 4 jogadores, os 16 dados brancos determinam as ações que poderão ser feitas pelos jogadores e qual sua intensidade. São 12 dados que determinam dois tipos de ação divididos em 3 classes cada um e outros 4 dados que determinam ações administrativas que podem ser usadas como a forma mais forte das ações normais ou ações de mercado. Cada rodada termina quando todos os dados foram usados pelos jogadores.

Panamax - resenha 11aipo6
Visão das ações, dados com face 1, 2 e 3 são de movimento e 4, 5 e 6 são para carga. Créditos: Henk Rolleman

Basicamente existem 2 ações a serem escolhidas: Pegar um contrato e/ou carregar containers nos navios e Mover navios pelo canal.

Pegar um contrato e/ou carregar containers: utilizando os resultados 4, 5 e 6 é possível pegar novos contratos e carregar navios com os containers presentes no contrato. Para cada container no contrato escolhido o jogador pega um dos dados da cor de sua companhia do depósito e coloca-o em cima da carta de contrato com o valor do dado igual ao valor do container, o jogador precisa tirar os dados de ação de baixo para cima da coluna que ele escolher, não é obrigado a pegar o contrato daquela coluna e nem é obrigado a usar todas as permissões de carga concedidas pela ação do dado. Depois de escolher o contrato o jogador pode realizar a carga dos containers de qualquer contrato que a empresa ainda não tenha finalizado ou o próprio contrato que o jogador acabou de pegar conforme o valor que aparece em baixo do dado retirado, as cargas precisam ser efetuadas no porto do canal destinadas para o país do contrato e em uma mesma ação o jogador não pode carregar mais de um container no mesmo navio, com essa simples regra o jogo fica bem diversificado e com interação mais direta entre os jogadores por eles acabarem trabalhando cooperativamente em vários momentos do jogo. Novamente, se o contrato for finalizado, o jogador recebe uma bandeira do país de origem do contrato e coloca no espaço demarcado.

Panamax - resenha 15zns6h
Contratos, na frente um contrato de uma região e no verso um contrato genérico. Créditos: Nuno Bizarro Sentieiro

Alguns containers precisam ser carregados na linha férrea e isso determina a ordem de turno na rodada seguinte. Existe a possibilidade de escolha de uma carga genérica não pertencente a um país apenas para otimizar a logística de cargas. Essa escolha está no verso do contrato e seus containers podem ser embarcados em qualquer destino respeitando a regra de poder embarcar apenas um container por navio com a mesma ação.

Mover navios pelo canal: Existem 2 tipos de movimento possíveis: Movimento pela água e movimento pelas comportas. Dependendo da coluna que o jogador escolher o dado branco ele tem um determinado número de movimentos de comporta e dependendo da linha que estiver o dado retirado (que sempre da mais baixa para a mais alta) ele terá um valor para os movimentos pela água. O jogador é obrigado a realizar todos os movimentos concedidos a ele, o que as vezes o obriga a movimentar navios dos adversários ou navios neutros. Otimizar os grupos a serem movidos faz parte da estratégia empregada. Existe uma série de restrições para os movimentos que devem ser obedecidas e não entrarei em detalhes quanto a essas restrições, apenas comentarei que as regras de movimento foram feitas para que sejam tematicamente coerentes e isso de certa forma aumenta ainda mais a interação visto que muitas vezes precisamos mover navios de companhias adversárias por possuírem cargas importantes de nossas próprias companhias ou por nós termos comprado algumas ações de determinada empresa e esperamos que ela consiga repartir seu dividendo além de alguns movimentos estratégicos fazerem com que os navíos que queremos mover sejam obrigatoriamente movidos por outros jogadores por estarem consumindo espaço no canal fazendo com que tenhamos movimentos ajudados.

Panamax - resenha 2zgbzpi
Alguns navios trafegando pelo canal com cargas mistas. Créditos: Mathew Tate

Para o navio sair da área de embarque ele precisa estar minimamente carregado, cada tamanho de navio necessita uma carga mínima e possui uma carga máxima, determinada pela soma dos dados embarcados.

Ao navio chegar do outro lado do canal, no oceano, as empresas que possuem mercadorias embarcadas no navio (dados) recebem dinheiro equivalente a soma do valor de seus dados. A empresa dona do navio pode escolher cartas especiais conforme o tamanho do navio. Navios de nível 1 garantem ao jogador uma carta de capitão, nível 2 uma carta de estivador e nível 3 um consultor financeiro a escolha do jogador.

Vale lembrar que se a empresa pagar $5 ela consegue trocar um dado de posição para a um espaço vago da açao contrária ou seja: o jogador pode transformar um dado de Carga em um dado de Movimento e vice-e-versa se a empresa do jogador pagar esse valor ao banco.

Ações especiais: Existem ações possiveis que não estão determinadas pelos dados brancos, quando um jogador utiliza uma carta de capitão ele pode realizar imediatamente a qualquer momento do seu turno a quantidade de movimentos descrita na carta, ao usar uma carta de estivador o jogador pode realizar uma carga imediatamente, além disso cada vez que uma bandeira de país cobre uma ação especial, o jogador tem a chance de realizá-la por completo imediatamente ou abdicar da ação e perder a oportunidade. As ações especiais são movimentos pelo canal, carga de navios, carga de trem ou compra de ações de empresas no mercado.

Panamax - resenha 26052rm
Tabuleiro do jogador com bandeiras e passageiros cobrindo ações especiais. Créditos: Eric Spiegel

Utilizando ações especiais de mercado ou ações administrativas, o jogador pode optar por comprar uma ação de uma empresa pagando para a empresa o valor atual de mercado e logo em seguida a ação da empresa cresce uma posição na tabela. Usando ações administrativas o jogador tambem tem a opção de subir 2 posições no valor de mercado de sua própria empresa para encarecer a ação e os dividendos que a empresa tem que pagar mas também valorizando a ação caso o jogador tenha feito um bom investimento inicial.

Ao final de cada rodada os jogadores definem a ordem de turno conforme a soma do valor dos containers de cada jogador carregados no trem, depois as empresas precisam pagar taxas pelos dados (que representam mercadorias) que estão parados nos navíos em cima dos canais ou que estão ocupando espaço nos depósitos, nesse momento é possível usar a carta do estivador para diminuir o custo dessas taxas, se a empresa não conseguir pagar com seu dinheiro, o diretor precisa pagar com seu próprio dinheiro pessoal, então a empresa paga os dividendos conforme a tabela para cada jogador conforme a quantidade de ações que o jogador possui da empresa, se a empresa não conseguir pagar todos os dividendos então ela não pode pagar nenhum e o valor da ação da empresa cai 2 posições na tabela de mercado.

Por último, ao final de cada rodada os dados dos jogadores que foram entregues voltam a estar disponíveis no depósito e o diretor da empresa de maior valor no mercado recebe uma premiação em dinheiro que varia para cada rodada, mas para receber esse prêmio a empresa precisa ter pago os dividendos aos acionistas.

Ao final do jogo, cada jogador vende as ações que possuem das empresas conforme o valor de mercado determinado na tabela atual e soma com seu dinheiro pessoal, ganha também dinheiro por suas cartas de consultor financeiro, cada consultor financeiro dará dinheiro por cumprir objetivos diferentes.

Além disso existem navios neutros especiais que possuem regras diferentes, os cruzeiros permitem que os jogadores transportem passageiros que garantem dinheiro para a empresa além de habilidades especiais, os navios militares não transportam nada, mas quando movidos garantem dinheiro para o jogador, e vale lembrar do Panamax, o maior navio que trafega pelo canal, construído para ser um navio pequeno o suficiente para poder trafegar pelo canal e grande o suficiente para aguentar bastante carga, esse navio quando atravessado pode garantir o dobro de dinheiro para a empresa por um container dela que esteja no navio.

Fluidez e tempo de jogo

Apesar de ser um jogo complexo em sua essência, o jogo é bem fluído principalmente pelo fato de que cada jogador em sua vez realiza apenas uma ação e o que cada jogador faz em seu turno pode interessar bastante os outros jogadores fazendo com que a atenção no jogo se prenda ainda mais devido a alta interação.

É um jogo de aproximadamente 2 horas de duração, um tempo bem razoável para um jogo econômico estrategicamente complexo. O tempo parece até pouco para tudo o que os jogadores precisam realizar nas 3 rodadas, geralmente cada navio conseguirá no máximo atravessar o canal duas vezes e isso realmente dá uma sensação de que é pouco, mas contando com a interação e cooperação entre os jogadores é possível realizar o necessário para prosperar.

Estratégia

Panamax não é um jogo fácil e conta com uma dose importante de estratégia que cada jogador precisa estabelecer principalmente ao definir seu primeiro consultor financeiro e o valor da ação inicial da empresa.

Ao deixar a empresa com pouco dinheiro e ações baixas no mercado, você estará apostando em novos investidores bem cedo que possuem o interesse em realizar investimentos baratos que rendam bastante dinheiro no fim do jogo. Por outro lado, pela empresa possuir pouco dinheiro, ela depende muito do dinheiro dos investidores para funcionar apropriadamente então pode representar um risco alto se os outros jogadores não resolverem apostar na empresa o que acaba forçando o diretor a injetar dinheiro em sua própria empresa comprando mais ações de sua própria empresa. O problema em investir muito em sua própria empresa é que se os outros jogadores forem espertos eles tentam não investir em sua empresa para que ela quebre e leve o diretor junto.

Ao deixar a empresa com muito dinheiro e ações altas no mercado, você estará afastando novos investidores cedo, mas coloca a empresa em um patamar alto com estabilidade, isso chama investidores que não querem muito risco e possuem quase certeza que essa empresa poderá pagar os dividendos em cada rodada. Por outro lado isso deixa o jogador com pouco dinheiro inicial próprio para investir no início do jogo.

Mas claro que as estratégias não se restringem a isso e os consultores financeiros vão definir o que cada jogador e empresa procuram, alguns consultores pontuam por bandeiras colecionadas, outros por passageiros transportados em cruzeiros, outras por ações de outras empresas e existe ainda um consultor que transporta o excedente de dinheiro da empresa para a fortuna pessoal do jogador ao fim do jogo.

Além disso é um jogo de alta interação e necessita de cooperação em determinados momentos e competitividade em outros, esse aspecto é importante, pois considero impossível vencer o jogo sem essa interação.

Se você possui ações de outras empresas é importante cooperar em vários momentos para que essa empresa possa lhe pagar os dividendos em cada rodada, de nada adianta investir dinheiro em uma empresa e essa empresa não lhe dar frutos, isso pode até ser perigoso, pois as ações da empresa tendem a cair e pode ser que ao final do jogo além de seu investimento ser improdutivo, pode lhe dar prejuízo ao vender a ação mais barato que comprou.

Da mesma forma pode ser uma boa estratégia quebrar a própria empresa se a quantidade de investidores da empresa for maior do que o próprio dinheiro que você mesmo investiu nela, pois prejudicaria muito mais os outros jogadores do que você mesmo.

É importante ficar atento nas embarcações, os jogadores vão querer mover especialmente seus containers e é uma boa estratégia embarcar algum container em navios que os outros jogadores tenham interesse de mover, pois eles acabarão te beneficiando junto.

Se você possui mais ações de sua própria empresa que outros jogadores é uma boa idéia tentar fazer a empresa prosperar e pagar os dividendos em todas as rodadas, pois essa é a forma mais eficiente de transformar dinheiro da empresa em seu próprio. Jogos onde um jogador controla uma empresa mas possui dinheiro separado da empresa podem apresentar dificuldades para jogadores inexperientes até eles descobrirem como transformar o dinheiro da empresa em seu próprio.

Rejogabilidade

A rejogabilidade é média/alta, os contratos ficam disponíveis para carga de forma aleatória e isso modifica muito uma partida para outra, embora todos os outros aspectos sejam estáticos.

Outro aspecto que aumenta a rejogabilidade é que o jogo é bem aberto dependendo das decisões e negociações dos jogadores, e mesmo dentro de um mesmo grupo cada jogo pode ser diferente por depender bastante das pessoas, mas ao colocar o jogo em grupos diferentes é possível ver uma mudança enorme de um jogo para o outro.

Preço

O preço médio do jogo está em torno de U$45,00, o preço padrão para esse tipo de jogo com essa complexidade. Realmente não é um preço salgado em si, mas no momento que escrevo essa resenha, o dólar esta cotado em R$3,23 e certamente não é um bom momento para compra.

Conclusão

Panamax é um jogo econômico complexo em estratégia, mas não ao nível de jogos como os da família 18xx, não é um jogo simples de regras, mas o manual complica mais do que ajuda.

O nível de interação nesse jogo é realmente bem alto e o nível de controle do jogo tirado das regras e dado aos jogadores é grande, o que pode ser desastroso caso o grupo resolva jogar de forma diferente do que o jogo deve ser jogado, por outro lado pode ser um jogo extremamente prazeiroso em grupos que gostem desse tipo de jogo.

É um jogo que funciona muito bem em 4 jogadores, já em 3 não é tão recomendado e em 2 ainda menos.

Panamax é um jogo bem interessante com mecânicas bem amarradas e um uso inventivo dos dados, em minha opinião apesar de existirem jogos econômicos melhores, Panamax é um jogo suficientemente único para justificar tê-lo em uma coleção.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Panamax - resenha Empty Re: Panamax - resenha

Mensagem por Trentini Qua Mar 18, 2015 12:03 pm

Também postado no blog: https://curitibaludica.wordpress.com/2015/03/18/panamax-resenha/
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Panamax - resenha Empty Re: Panamax - resenha

Mensagem por doizinho Qua Mar 18, 2015 12:04 pm

Cada vez melhor hein. Parabéns!
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Panamax - resenha Empty Re: Panamax - resenha

Mensagem por libonati Qua Mar 18, 2015 12:47 pm

A interação é boa, o esperado para um jogo econômico... mas para realmente bem alta não serve.

Basicamente os jogadores disputam para ver quem pega tal contrato antes, movem seus bens nos navios dos outros, movem o navio dos outros, disputam dados de movimento, visam um espaço no trem e podem comprar ações um da empresa do outro!

Mas não existe uma disputa direta por pontos, ataques, cartas que atrapalham diretamente o adversário, nada disso... embora indiretamente, tudo isto esteja presente no jogo Smile !!!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Panamax - resenha Empty Re: Panamax - resenha

Mensagem por Trentini Qua Mar 18, 2015 2:49 pm

Em minha opinião a interação é bem alta sim, não é uma interação tão direta quanto um wargame, mas existe uma grande relação de interdependência das ações e todas as suas ações afetam DIRETAMENTE os outros jogadores e empresas, tanto de movimento quanto de carga. Existem jogos com interação maior? Claro que existem, mas para um euro acho o nível de interação desse jogo bem importante.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Panamax - resenha Empty Re: Panamax - resenha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos