Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo

+4
libonati
Pedro
Gabriel
doizinho
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo - Página 2 Empty Re: Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo

Mensagem por Gabriel Qua Fev 25, 2015 1:01 pm

Pedro escreveu:

Sobre o ponto que o Bagre levantou com relação a possibilidade e o devido uso do blefe e persuasão. Eu sou contra isso, e muito. Acho que quando escolho jogar um jogo estratégico, espero que a estratégia prevaleça e não a falácia. Assim como na vida (já que citaram) as pessoas também tem essas escolhas, fato. Só que é consenso geral que agarrar oportunidades dessa maneira é algo leviano... o que se faz no jogo não se repete na vida (espero) então as vezes sou conivente com essas atitudes. Mas pessoalmente reprovo grandemente.

Engraçado que você fala isso mas age de outra forma nas mesas. Não entrarei profundamente nesse ponto, isso é relacionado às minhas observações sobre a atitude dos meus companheiros nas mesas. Reservo-me no direito de não entrar nesse ponto, da mesma forma que já vi amigos desse grupo roubando e nunca falarei quem foi - como não me prejudicou, deixei quieto. Cada um joga de uma maneira diferente e é interessante observar isso em cada um. Exceto um comportamento ou outro (mais de pessoas que já não jogam tanto conosco), na grande maioria das vezes entendo como uma particularidade e não julgo.

Fazemos diversos comentários no decorrer de jogos, dando a entender que faremos uma coisa e então faremos outra. Isso é blefe, isso é manipular. Tenho jogado bastante TtR com minha família. Preciso que as cartas do pool rodem para vir algo que eu quero. No turno de outro jogador é só falar "Só não pegue essas duas cartas verdes!!" que algumas pessoas correrão para fazer isso. Isso é blefar, manipular. Não é feio, não estou forçando nada a ninguém. Com o passar do tempo as pessoas percebem, crescem em astúcia e não caem mais nessa. Mas não há nada de errado em fazer isso.
E coisas assim, meus amigos, a grande maioria de vocês fazem. Não posso falar do Osmar, joguei muito pouco ou nada com ele, mas vi esse comportamento em todos com quem joguei com frequência.

Um mero "Já perdi esse jogo", em alguns casos, já configura o ato. De maneira sutil e pouco impactante, mas tem sua significância em seus contextos. Muitas vezes nem intencional é, é só um exemplo, mas muitas vezes é sim. "Poxa, ataca ele lá, aqui eu nem te atrapalho, ele vai pegar tal recurso que você precisa e blablabla". Já cansei de ver isso. No bom sentido, claro, porque não vejo como algo ruim. E por favor amigos, sem hipocrisia, porque todos aqui fazem isso (vou te salvar dessa novamente, Osmar, apesar de não botar minha mão no fogo!)

Beijo

Gabriel
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 601
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo - Página 2 Empty Re: Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo

Mensagem por lauripaulo Qua Fev 25, 2015 1:06 pm

Respondendo as perguntas de trás para frente Razz

Sempre que eu explico um jogo para alguém eu invariavelmente perco. Eu fico bastante preocupado se todos estão entendendo as regras, se eu não estou explicando algo errado e se todos estão se divertindo. E ai acabo prestando mais atenção no que os outros estão fazendo em vez do meu próprio jogo. Eu tendo otimizar ao máximo a experiência que aquela primeira partida pode trazer aos envolvidos. 

Quando eu apenas jogo eu tento me concentrar no jogo, mas me preocupo, e procuro fazer que a partida seja divertida para todos sempre que possível.

O ataque ao líder me incomodava quando comecei a jogar. Um dos primeiros jogos foi o Lords of Waterdeep. Mas aprendi que pode ser evitado, que faz parte da estratégia e do jogo. Não vejo como uma falha de design. No caso dele é até temático quando uma das forças políticas se sobressai que as outras se sintam compelidas a terminar com a festa. Tento não fazer se não trás nenhum benefício, direto ou indireto, para mim. Mas as vezes acontece.

O comentário inicial do Osmar foi muito legal mesmo. Concordo com todas as considerações. 

Blefar e ludibriar fora das regras propostas pelo jogo, tentando influenciar o resultado induzindo outros jogadores ao erro de forma que você seja beneficiado, não é algo positivo. Acho que desvirtua o jogo e a experiência como um todo. Podendo trazer muito mais frustração do que divertimento.

Acho que a experiência e as interações entre as pessoas precisam ser mais valorizadas que o jogo ou a vitória em si. Não que a última seja menos importante. Sempre tento maximizar ao máximo as chances de terminar em uma posição melhor. Mas lembrar de uma partida que eu fui muito mal mas que foi épica (como a que joguei do Eclipse) é mais legal para mim.


Alias... temos que jogar o Eclipse de novo...
Smile
lauripaulo
lauripaulo
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 253
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo - Página 2 Empty Re: Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo

Mensagem por libonati Qua Fev 25, 2015 1:06 pm

Eu sou contra alianças até mesmo temporárias se o jogo não permite!

Mas bagre, estamos todos falando de situações extremas aqui, assim como vc o fez qndo disse que para evitar tais comportamentos por completo deveria jogar contra um AI.

Ngm aqui cogita que uma partida seja um momento de meditação entre vc, seus cubos e dados, queremos conversar, zoar os demais, provocar e sermos provocados. Mas me refiro a pessoas que ficam o tempo todo falando para os demais, ataca fulano, ele está na frente ou no El Grande, dois jogadores decidem em quais lugares serão primeiros e segundo colocados de forma tão harmoniosa a ponto de diminuir a competição.

Não estou dizendo que esses comportamentos se repitam em nossas, até pq são raras as vezes que vi acontecer, mas qndo vi não gostei! Inclusive numa delas o sr. estava presente numa partida de KoT e salvo engano foi vitimado pelo "coloca tudo em punho, dá dano nele pq se não ele vai gannhar" algumas repetidas vezes e então a pessoa que disse isso venceu o jogo.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo - Página 2 Empty Re: Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo

Mensagem por Reffip Qua Fev 25, 2015 1:12 pm

Gabriel escreveu:Osmar, você só acha que "passa do limite" porque você está cogitando situações além do limite. Eu não acho que passe do limite, oras, não estou imaginando uma mesa em que isso ocorra tão constantemente e forma a ficar chato.
Essa minha afirmação parece ser boba, mas o remédio ou veneno dependem da concentração da substância.
Você exemplifica muito bem quando sugere uma pequena aliança temporária em que isso aconteça naturalmente. É disso que eu estou falando. Infelizmente você está argumentando com o pensamento de uma dupla que jogue um ou vários jogos inteiramente se ajudando.

Manipulação, o engano, o blefe, a mentira e o convencimento fazem parte da sociedade em todos os âmbitos, dos marginais aos santos, dos botecos aos templos. Mais ou menos intenso, com consequências negativas ou também positivas, na maioria das vezes até neutras. Você faz isso no seu Café quando oferece alguma promoção ou oferta tentadora, quando quer que o cliente leve aquele bolinho hoje, que ainda está bom, pois sabe que amanhã não poderá mais vender. Você faz isso quando sua exerce sua opinião sobre a mensalidade que julga interessante para o clube e também sobre os supostos benefícios e "add-ons" a qual você terá acesso. Não nos pinte de santos, somos humanos.

Sim, eu deixei claro que estamos tratando do ponto onde a coisa nos incomoda. Estou realmente falando de situações onde a pessoa repete constantemente este tipo de atitude. Desculpe-me se não deixei isso tao claro. Smile

Quanto a manipulação, "fazer parte" é diferente de "inerente". Assim eu também disse que entendo o motivo de você ter trazido isso a tona. Realmente faz parte da nossa sociedade em boa parte das situações. Mas inerente, para mim não é.

Como você citou, é importante deixar claras as diferenças das consequências dessas atitudes. Essa diferenciação entre positivo, neutro e negativo. Porém, quem decide isso? O manipulador ou o manipulado?

Enfim, acho que estamos tratando de extremos aqui, e a manipulação que eu, o manipulador, considero negativa não trago para o jogo, nem para a vida. E é disso que estou falando. E considero isso Humano demais. Esse negócio de santo aí é outra coisa.. hahahaha
Reffip
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 680
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 40
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo - Página 2 Empty Re: Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo

Mensagem por libonati Qua Fev 25, 2015 1:22 pm

Santos foram humanos e justamente foram postos nesta condição pq tiveram vidas exemplares, a despeito das falhas inerentes ao homem.

Claro que tbm pode ser que apenas tenham tido influência, poder, dinheiro ou favores a serem cobrados da igreja

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo - Página 2 Empty Re: Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo

Mensagem por doizinho Qua Fev 25, 2015 1:36 pm

Gabriel escreveu:...da mesma forma que já vi amigos desse grupo roubando e nunca falarei quem foi - como não me prejudicou, deixei quieto.
Eu já roubei, não fui pego, e nem fiquei com peso na consciência. Eu estava com uma raça do Cosmic Encouter que me deixava roubar se ninguém visse, e pela satisfação de dizer que usei o meu poder, eu peguei cartas a mais, ou devolvi cartas a menos, ou declarei alguma coisa errada, coisas desse tipo. No fim eu perdi, porque o roubo não compensa e no CE roubar algo valioso é bem difícil. Twisted Evil
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo - Página 2 Empty Re: Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo

Mensagem por Pedro Qua Fev 25, 2015 1:55 pm

Roubo é uma coisa ainda mais complexa dentro dessa discussão. Não entendo porque alguém sairia de casa para uma prática dessa nos jogos. Como a pessoa sairia "vencedora" fazendo isso.

Bagre, não participei de tantos jogos assim com você, mas realmente, falo, muito do que você citou. Porém não considero que isso seja manipulação e sim um comentário. Com os mais chegados posso até ficar incrédulo com determinadas decisões, mas nunca aponto no achismo quem eu acho que deve ser atacado no meu lugar. Disse lá no início que muitos jogos incentivam atitudes que estamos negativando aqui...

Sim, se você jogar Galática comigo eu serei o mais canalha. Independente de ser humano ou cylon, eu tenho uma reputação para zelar.
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo - Página 2 Empty Re: Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo

Mensagem por libonati Qua Fev 25, 2015 4:05 pm

doizinho escreveu:Muito bem, vamos ver se as próximas perguntas rendem mais do que as primeiras:

Assisti o final do Dead of Winter na sexta e veio um debate interessante.

1 - O jogo tem um traidor escondido, entre vários jogadores leais à colônia. Devido aos objetivos secretos o jogo pode terminar sem nenhum vencedor. Você é leal e não tem chances de vitória, você ajuda á colônia a sobreviver ou afunda o time torcendo pela derrota de todos?

2 - Como vocês agiriam em jogos semelhantes ao Dead of Winter?

3 - Comemoração intensa, mesmo entre bons amigos, é legal ou não?



Respondendo as minhas perguntas:

1 - Se eu fosse leal a colonia e não tivesse chances eu primeiro tentaria prolongar o jogo pra tentar criar uma oportunidade de vitória minha, se isso não fosse possível eu ajudaria a colônia a vencer, mesmo que isso resultasse em vitória de outra pessoa.

2 - Não me recordo de nenhum.

3 - Se fosse uma vitória muito fantástica entre bons amigos eu comemoraria efusivamente, não como eu fazia na minha juventude nas vitória de Winning Eleven, mas comemoraria e tiraria sarro. Mas normalmente as vitórias não acontecem pra mim, muito menos as fantásticas, portanto esse tipo de comemoração segue guardada comigo!

Eu não me importo em perder, embora, claro prefira vencer.

Todavia, jogos com essa possibilidade sempre me atraem justamente por fazer com que ngm vença e que tudo se exploda! Não lembro de ter feito isso ainda, mas não veria problema em fazer, sendo esta a proposta do jogo.

Apenas pra elucidar mais jogos uqe conheço com essa dinâmica: Archipelago, Legendary: Marvel e Nostra City! O Marvel para mim foi oq mais subutilizou a dinâmica, mas é legal nutrir a esperança em se reerguer no jogo!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo - Página 2 Empty Re: Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo

Mensagem por Trentini Qua Mar 04, 2015 8:15 am

Não cheguei a postar nada nesse tópico, pois estava de férias quando ele foi criado e acabei esquecendo de entrar nele depois para responder.

Bem, muitos dos amigos aqui já comentaram muitos pontos pertinentes e eu pouco teria a acrescentar, só gostaria de dizer que acima de tudo considero o maior valor em jogar o fato de poder dar risada com os amigos e se divertir, se algum desses intuitos não forem cumpridos então existe algo errado. Alguns comportamentos de jogadores são anti-éticos e eles nem percebem, as vezes nosso próprio comportamento não é o mais legal, eu admito que gosto de cantar minhas próprias jogadas ou tentar ajudar os outros em suas melhores jogadas mesmo que me prejudique, entretanto sei que as vezes cometo exageros quanto a isso e tento me controlar quando jogo com pessoas que sei que se incomodam com isso.

Roubar em jogos de tabuleiro é uma coisa complicada, mas tenho certeza que muitos aqui já se frustraram ao perceber que faltou apenas 1 pedra para comprar aquele monumento no Tzolk'in, ou algo assim, entretanto eu gosto da emoção de dizer: po, foi por pouco, mas não deu, mas sei que tem gente que prefere falar: olha deu no limite (quando não deu).

Bash the leader eu lembro de ter atacado a dinâmica muito tempo atrás, hoje em dia tenho uma visão bem diferente a respeito, meu problema não é exatamente o Bash the Leader em si, mas sim alguns jogos cujo trigger de fim de jogo é estúpido e a forma como o jogo pode virar também, tipo o Munchkin. Bem, a verdade é que me irrita mais aqueles que ficam se fazendo de coitados quando agente ataca do que aqueles que atacam o líder errado.

Alguns jogadores aqui são campeões do drama e as vezes me sinto até mal por ter feito uma jogada que tenha os prejudicado, mesmo que sem eu saber também não me ajudou em nada, mas essas coisas acontecem, acredito que ninguém aqui é perfeito nas suas jogadas e as vezes deixa escapar algum detalhe que acaba prejudicando outros sem querer.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo - Página 2 Empty Re: Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos