Jogos para 2 jogadores.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Jogos para 2 jogadores.

Mensagem por Pedro em Sex Jan 23, 2015 3:14 pm

Andei dando uma olhada em reviews feitos em nossas Terras tupiniquins,

me deparei com alguns casos em que se faz divisão de pontos positivos e negativos de um jogo e vi, que mais de um resenhista coloca como ponto negativo o jogo ser para 2 jogadores. Também já ouvi comentários feitos aqui sobre esse ponto. Inclusive envolvendo o TS... "Como pode ser o primeiro do ranking um jogo para 2".

Confesso que não deprecio e nem vanglorio jogos para 2. Mas ver esse tipo de exclamação para títulos assim me soa estranho. Já tivemos discussões assim em tempos remotos e tenho curiosidade em rememorar as opiniões dos que tiverem desejo em participar. Especialmente para aqueles que gostam muito de jogos assim poderem comentar o que acham disso.

18XX (Admin)

Ver perfil do usuário http://www.meeplehouse.com.br

Re: Jogos para 2 jogadores.

Mensagem por Gustavo em Sex Jan 23, 2015 3:28 pm

Minha opinião é bem simples:

1) Não há muitos jogos de 2+ jogadores que sejam tão bons para 2 jogadores quanto são para 3 ou 4. (Ok, pode ser que haja um jogo tipo Guerra do Anel onde 2 é melhor que 3, mas provavelmente é por que é um jogo para 2 jogadores que foi desmembrado para 3 ou 4).

2) Um jogo para 2 jogadores envolve estruturas bastante diferentes dos jogos de 2+ jogadores. Interação direta vs. indireta ou em que dois podem se unir contra 1, ou multiplayer solitaire, etc.

3) Sendo assim, os jogos de 2 alcançam certos recônditos dos jogos que outros não alcançam - e os de 3+ idem.

4) Um jogo de 2 não é menos jogo que outros, assim como um jogo exclusivamente para 3 não é menos jogo que um que cabe mais gente.

5) Em outras palavras, um jogo onde 8 possam jogar - como o Resistance - não é melhor por caber mais gente. Logo, um jogo de apenas 2 (ou até mesmo 1 jogador) não é pior por caber menos gente.

Em suma - jogos diferentes, com propostas diferentes, obviamente terão números de jogadores diferentes, e o valor do jogo não está nessa quantidade de jogadores que ele aceita, mas no jogo em si. Não haveria TS com 3 jogadores, e não haveria BSG com 2 jogadores, e que bom que ambos existem.

Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro em Sex Jan 23, 2015 3:35 pm

Entendo e concordo,

por isso é muito estranho ver entrar num subtítulo de pontos negativos o fato do jogo ser para 2. Parece que existe aí um conceito que ainda não consegui compreender.

18XX (Admin)

Mensagem por libonati em Sex Jan 23, 2015 4:01 pm

sua mente jamais entenderia!!!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Mensagem por Pedro em Sex Jan 23, 2015 4:02 pm

@libonati escreveu:sua mente jamais entenderia!!!

Quem sabe se você me explicar... desde que não me escreva do celular tem boas chances de eu entender! Smile

18XX (Admin)

Mensagem por tiagovip em Sex Jan 23, 2015 4:28 pm

O Gustavo disse tudo. É só ler ali. Concordo com tudo.

Eu, particularmente, não gosto muito de jogos para 2. Não sou tremendamente competitivo (de ter o sangue nos olhos) que os jogos para 2 muitas vezes exigem. Eu fico nervoso e tenso. Em jogos com mais pessoas, mesmo os bastante competitivos, isso não me incomoda tanto, pois a mim parece que mais pessoas servem para diluir a força da disputa.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Mensagem por Trentini em Sex Jan 23, 2015 4:37 pm

Jogos para 2 são excelentes mesmo, interação direta entre dois jogadores, sem chance de bash the leader errôneo (pq no fim o alvo é um só) e o Gustavo expôs bem vários pontos interessantes que sem dúvidas concordo.

A questão maior é que os tabuleiros modernos tem essa cara de "jogo inclusivo de grupos" ou seja, uma diversão em galera, e 2 pessoas não é bem uma galera e acho que esse é o ponto dessas críticas negativas. Não que haja nada errado em jogos para 2 pessoas, mas as vezes a gente está em uma quantidade de gente que não comporta esses jogos e isso acaba sendo ruim para o jogo, quando ele não pode ser jogado. Entretanto, acho bem mais fácil convidar uma pessoa para jogar do que depender da disponibilidade de 2 ou mais outras pessoas para jogar um jogo de 3+ pessoas, o que torna um jogo para 2 bem mais fácil de ser jogado se marcado com alguém, mas ruim de ser jogado quando estamos numa galera na Lambda, salvo excessões que de fato ocorrem.

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por Soar em Sex Jan 23, 2015 5:03 pm

@Gustavo escreveu:Minha opinião é bem simples:

1) Não há muitos jogos de 2+ jogadores que sejam tão bons para 2 jogadores quanto são para 3 ou 4. (Ok, pode ser que haja um jogo tipo Guerra do Anel onde 2 é melhor que 3, mas provavelmente é por que é um jogo para 2 jogadores que foi desmembrado para 3 ou 4).

2) Um jogo para 2 jogadores envolve estruturas bastante diferentes dos jogos de 2+ jogadores. Interação direta vs. indireta ou em que dois podem se unir contra 1, ou multiplayer solitaire, etc.

3) Sendo assim, os jogos de 2 alcançam certos recônditos dos jogos que outros não alcançam - e os de 3+ idem.

4) Um jogo de 2 não é menos jogo que outros, assim como um jogo exclusivamente para 3 não é menos jogo que um que cabe mais gente.

5) Em outras palavras, um jogo onde 8 possam jogar - como o Resistance - não é melhor por caber mais gente. Logo, um jogo de apenas 2 (ou até mesmo 1 jogador) não é pior por caber menos gente.

Em suma - jogos diferentes, com propostas diferentes, obviamente terão números de jogadores diferentes, e o valor do jogo não está nessa quantidade de jogadores que ele aceita, mas no jogo em si. Não haveria TS com 3 jogadores, e não haveria BSG com 2 jogadores, e que bom que ambos existem.

Fabuloso!

Eu particularmente adoro jogar no modo versus, a pior coisa é estar numa partida desequilibrada e perceber que vai tomar surra até o final. Entretanto situações assim são desafiadoras e eu gostcho!

Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por libonati em Sex Jan 23, 2015 5:03 pm

@Pedro escreveu:
@libonati escreveu:sua mente jamais entenderia!!!

Quem sabe se você me explicar... desde que não me escreva do celular tem boas chances de eu entender! Smile

Não é uma mera questão de explicar, vc precisa abrir os olhos da alma!

Edit: Esta e as outras msg idiotas que seguem, eu escrevi do celular!

Última edição por libonati em Sex Jan 23, 2015 5:07 pm, editado 1 vez(es)

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por libonati em Sex Jan 23, 2015 5:04 pm

@tiagovip escreveu:O Gustavo disse tudo. É só ler ali. Concordo com tudo.

Eu, particularmente, não gosto muito de jogos para 2. Não sou tremendamente competitivo (de ter o sangue nos olhos) que os jogos para 2 muitas vezes exigem. Eu fico nervoso e tenso. Em jogos com mais pessoas, mesmo os bastante competitivos, isso não me incomoda tanto, pois a mim parece que mais pessoas servem para diluir a força da disputa.

Abs,

Simplesmente pq então vc pode ficar manipulando as pessoas com seus choros e "que cus"

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por libonati em Sex Jan 23, 2015 5:06 pm

@Trentini escreveu:Jogos para 2 são excelentes mesmo, interação direta entre dois jogadores, sem chance de bash the leader errôneo (pq no fim o alvo é um só) e o Gustavo expôs bem vários pontos interessantes que sem dúvidas concordo.

A questão maior é que os tabuleiros modernos tem essa cara de "jogo inclusivo de grupos" ou seja, uma diversão em galera, e 2 pessoas não é bem uma galera e acho que esse é o ponto dessas críticas negativas. Não que haja nada errado em jogos para 2 pessoas, mas as vezes a gente está em uma quantidade de gente que não comporta esses jogos e isso acaba sendo ruim para o jogo, quando ele não pode ser jogado. Entretanto, acho bem mais fácil convidar uma pessoa para jogar do que depender da disponibilidade de 2 ou mais outras pessoas para jogar um jogo de 3+ pessoas, o que torna um jogo para 2 bem mais fácil de ser jogado se marcado com alguém, mas ruim de ser jogado quando estamos numa galera na Lambda, salvo excessões que de fato ocorrem.

Esse cara aqui sim disse tudo.

Pq além de abranger oq o Gustavo disse, ele resumiu todas as situações possíveis, narrando cada uma delas, pelo menos duas vezes!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Gustavo em Sex Jan 23, 2015 5:15 pm

Libo, você está passando bem?

Você não está bebendo, está?

Pensativo Pensativo Pensativo Pensativo Pensativo

Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por libonati em Sex Jan 23, 2015 6:21 pm

@Gustavo escreveu:Libo, você está passando bem?

Infelizmente não, apenas fui tomado pelo tédio

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Anarkion em Dom Jan 25, 2015 1:21 pm

@libonati escreveu:
@Gustavo escreveu:Libo, você está passando bem?

Infelizmente não, apenas fui tomado pelo tédio
Putz, isso é mais sério que bebida... Preocupado  Tenha forças!!!!

Battlestar Galactica

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gabriel em Seg Jan 26, 2015 9:22 am

Curto muito jogos de 2 e concordo com os pontos do Gustavo, Trents e Perretto!

Gabriel
Power Grid
Power Grid

Ver perfil do usuário

Mensagem por libonati em Seg Jan 26, 2015 2:37 pm

Eu gosto de jogos para 2 jogares e muitos euros multiplayer se aplciam bem a esse numero, como o burgundy e o at gatesd of loyang (embora eu prefira estes em 3). Além disso, a interação direta e focada destes jogos os torna bem diferentes dos demais.

Dos que eu tenho, Mage Knight é o melhor jogo para 2p, seguido por SE4X, depois TtA ou 1960 (difícil decidir).
Esses jogos todos, porém, padecem do mesmo problema, são jogos pesados e pouco casuais.

Então aquela coisa de jogar rapidinho enqnto se espera outra partida acabar ou mais gente chegar não se aplica a esses títulos. Por ora tenho apenas o Lost Cities card game com essa característica. Pretendo buscar mais jogos com este perfil, até mesmo para tentar jogar com minha esposa, oq é uma árdua tarefa.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Trentini em Seg Jan 26, 2015 3:13 pm

@libonati escreveu:Eu gosto de jogos para 2 jogares e muitos euros multiplayer se aplciam bem a esse numero, como o burgundy e o at gatesd of loyang (embora eu prefira estes em 3). Além disso, a interação direta e focada destes jogos os torna bem diferentes dos demais.

Dos que eu tenho, Mage Knight é o melhor jogo para 2p, seguido por SE4X, depois TtA ou 1960 (difícil decidir).
Esses jogos todos, porém, padecem do mesmo problema, são jogos pesados e pouco casuais.

Então aquela coisa de jogar rapidinho enqnto se espera outra partida acabar ou mais gente chegar não se aplica a esses títulos. Por ora tenho apenas o Lost Cities card game com essa característica. Pretendo buscar mais jogos com este perfil, até mesmo para tentar jogar com minha esposa, oq é uma árdua tarefa.
Jaipur

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por Reffip em Ter Jan 27, 2015 2:07 pm

Eu não saberia explicar muito bem o motivo, mas geralmente quando eu posso escolher o que jogar eu sigo essa sequencia de preferencia:

-3 ou mais jogadores
-2 jogadores
-Solitário

A experiencia com mais gente é sempre mais interessante para mim.
Mas isso não quer dizer que eu não goste das outras modalidades. Tenho me divertido bastante em aventuras solo pelo Lord of The Rings, ou o Caverna. E adoro partidas de 2 num Jaipur, Targi, Lost Cities, ou nos jogos da Mitra.

Porém nunca joguei nada mais pesado em dois. Espero ter essa oportunidade em breve.

Não acho que isso deva contar como ponto negativo para avaliar um jogo que é oficialmente feito para dois, mas deve contar para os jogos mal adaptados para 2.

E falando em adaptação, há poucos dias joguei uma ótima partida de Puerto Rico, em 2, com as regras adaptadas oficiais e mais um ou outro ajuste. E isso fez o jogo subir na minha avaliação!

-----------------------------------------
Reffip
Power Grid
Power Grid

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: