Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TOP 5 - Jogos com "lábia"

+5
geovanni
tiagovip
libonati
Trentini
doizinho
9 participantes

Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por doizinho Ter Dez 02, 2014 10:00 am

Bom dia amigos, entramos na reta final do ano e com isso teremos apenas mais quatro TOP 5. O de hoje é novamente uma indicação do Geovanni, e tratará dos 5 melhores jogos com "diplomacia". Para entender melhor o que o Geovanni queria dizer eu vou colocar aqui as palavras dele:
Geovanni escreveu:jogos onde habilidades de persuasão sao importantes (nao somente a estratégia conta, mas tambem a labia, mesmo que seja para convencer o cara a atacar outro, como o got bg)
.

Pois bem, está aí explicado e vamos a minha lista:

5 - Struggle of Empires - Faz tempo que não jogo, mas lembro que o bate boca foi intenso. Teve muito de: "ataque ele cacete!", "ele vai vencer e você me ataca?", "a que cu meu senhor!?!", e coisas do tipo. Bem divertido e com muito espaço pra conversas e negociações.

4 - El Grande - Como é comum nos jogos de controle de área, no El Grande temos muito metajogo. Em todas as jogadas as pessoas estão tentando influenciar os outros e tentando fazê-los ver as "diferentes verdades" do jogo, mesmo que seja bem fácil ver quem está na frente apenas olhando o placar. Existem muitas reclamações e pessoas praguejando as outras. Tudo muito divertido!

3 - Imperial - Aqui existe um bom espaço pra diplomacia real, como os interesses são compartilhados em vários momentos do jogo não é incomum você ouvir alguém pedindo pra ser atacado pra melhorar a taxação futura. Como existe muito pouco espaço no tabuleiro é frequente a tentativa de influenciar onde os outros devem atacar e também quem deve ser o alvo.

2 - Pacific Typhoon - Esse aqui é um jogo desconhecido e muito interessante sobre negociações e alianças, considero ele muito mais exigente que o primeiro colocado já que a pontuação é mantida em segredo. É difícil avaliar quem está na frente (nas minhas partidas sempre erraram) e é preciso ter um alto controle muito bom pra entender que cada turno é um turno e o jogador precisa apagar tudo o que aconteceu no passado pra poder tentar a melhor aliança possível para aquele momento. Muito interessante e muito bacana, só não ficou em primeiro pois em alguns turnos as coisas podem ficar amenas se o pessoal não tiver as cartas certas.

1 - Cosmic Encounter - E o campeão da categoria é o Cosmic Encounter, aqui a arte de negociar apoios vai ao extremo. Mesmo um jogo mais amistoso, com pessoas mais calmas e serenas, pode descambar pra bate bocas e juras de vingança. Muito bom, mas se demorar muito fica cansativo.

Menções Honrosas - Os 2 jogos a seguir, possivelmente deveriam ocupar posições de destaque nesse TOP 5, mas faz tanto tempo que eu não jogo nenhum deles que nem lembro mais se merecem ou não. Os jogos são Battlestar Galactica e Game of Thrones.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por Trentini Ter Dez 02, 2014 10:16 am

Vamos lá

5) Dominant Species - Eu colocaria aqui nesse patamar o El Grande citado pelo Fabiano, coloquei o Dominant Species por achá-lo parecido, mas me agradar mais. A todo momento estamos tentando fazer nossas espécies sobreviverem e com isso tentamos argumentar para que elas passem desapercebidas pelos adversários, claro que nem sempre isso é possível e essa é parte da graça desse jogo, influenciar ações dos outros tentando se beneficiar delas, o jogo não é de diplomacia propriamente dito, mas a diplomacia tem um grande papel aqui.

4) Brass - Bem, aqui o conceito é um tanto complicado, não é um jogo de dominação de área, mas certamente apesar de querermos sempre usar nossas próprias carvoarias e nossos próprios portos, existe uma relação de comensalismo entre os jogadores, eu construo essa carvoaria, você faz seus trilhos e me dá incomming e consigo julgar isso como uma diplomacia e é parte importante do jogo.

3) Cosmic Encounter - Certamente um jogo onde a diplomacia negociada é importante, é um jogo que depende muito das alianças formadas no meio do jogo para que o jogador se saia vencedor, até ele chegar no topo vai muita lábia para convencer que se aliar a ele é o certo aos outros jogadores.

2) A Game of Thrones: The Board Game - Bem, se todo mundo estiver contra você certamente você sucumbirá, mostre seu valor e convença outra pessoa de que você está protegendo suas frentes de outros invasores depois apunhale-o pelas costas quando sua aliança não servir de mais nada.

1) Twilight Imperium - Porra, esse jogo se trata absolutamente de diplomacia, tudo aqui é movido por ela e se realiza objetivos ajudado por outros jogadores, ou não.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por libonati Ter Dez 02, 2014 10:59 am

Pra mim El Grande tem meta jogo e mimimi... nunca diplomacia!
No Brass, então, não consigo nem aplicar qualquer conceito de diplomacia, por mais lato que seja e qualquer pedido de faça uma carvoaria aqui que pego do seu carvão é indução de pensamento e meta jogo! Duas coisas chatas!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por doizinho Ter Dez 02, 2014 11:03 am

libonati escreveu:Pra mim El Grande tem meta jogo e mimimi... nunca diplomacia!
Eu sei, mas você viu que o tema está entre aspas, e você leu a explicação do Geovanni? Talvez o nome diplomacia não seja o mais recomendado, mas foi o que eu consegui arrumar no momento.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por libonati Ter Dez 02, 2014 11:14 am

doizinho escreveu:
libonati escreveu:Pra mim El Grande tem meta jogo e mimimi... nunca diplomacia!
Eu sei, mas você viu que o tema está entre aspas, e você leu a explicação do Geovanni? Talvez o nome diplomacia não seja o mais recomendado, mas foi o que eu consegui arrumar no momento.

Li e entendi! Mas é que realmente não vejo o El Grande com espaço pra isso... mas esse é só o meu conceito subjetivo da coisa!

Nesse ponto, não seria melhor trocar o título para lábia ao invés de diplomacia? Só uma sugestão mesmo!

Abraços

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por doizinho Ter Dez 02, 2014 11:16 am

libonati escreveu:
doizinho escreveu:
libonati escreveu:Pra mim El Grande tem meta jogo e mimimi... nunca diplomacia!
Eu sei, mas você viu que o tema está entre aspas, e você leu a explicação do Geovanni? Talvez o nome diplomacia não seja o mais recomendado, mas foi o que eu consegui arrumar no momento.

Li e entendi! Mas é que realmente não vejo o El Grande com espaço pra isso... mas esse é só o meu conceito subjetivo da coisa!

Nesse ponto, não seria melhor trocar o título para lábia ao invés de diplomacia? Só uma sugestão mesmo!

Abraços
Acho que Lábia fica melhor mesmo, vou mudar o nome!
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por tiagovip Ter Dez 02, 2014 1:25 pm

Bem, vamos ao meu TOP:

5) Genoa - faz tempo que estou me coçando para jogar este de novo, e a lábia é bem presente, tanto para adquirir as coisas a preços módicos, quanto a convencer os outros a irem por lugares que lhe beneficiem, sem parecer que o benefício será qualquer coisa além de medíocre;

4) Game of Thrones BD - capta muito bem o clima de laços, desconfiança, malandragem e oportunismo presente nos livros. Uma pena ser longo e necessitar de números exatos para ser melhor aproveitado;

3) Bohnanza - o jogo é uma negociação constante, em que é preciso lábia para convencer os outros que está-se ganhando tanto quanto ou menos do que o outro;

2) Cosmic Encounter - imensa quantidades de discussões, ofertas, propostas de aliança e uma boa dose de lábia para convencer os outros;

1) Republic of Rome - o jogo é lábia, conversa, negociação. Tudo mais é construído em torno disso.

Menções: eu creio que será um jogo com bastante disso, mas como nunca o joguei, só posso especular, assim, fica na menção: Tammany Hall. O Family Business tem um bom naco de lábia e acordos, mas como todos batem em todos meio que sem dó, independente do que seja falado, acomoda-se aqui nas menções.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por geovanni Ter Dez 02, 2014 8:57 pm

5 - Robin Hood: o único jogo que eu consigo fazer minha família inteira a jogar. Você tem que tentar convencer o jogador que é o xerife que você só tem mercadorias legais ou a não te escolher para a inspeção e sim os outros jogadores, geralmente acaba em gritaria. Muito divertido.

4 - Resistance:  A graça desse jogo é jogar com os traidores, que você tem que usar da lábia pra convencer os outros que você é um cara bacana. Receio ter que admitir que o jogo propicia mais partidas ruins do que boas, mas eu sempre acabo me divertindo.  

3 - Battlestar Galactica: Só joguei uma vez mas já é o suficiente para colocar em seguindo. O problema é que só o cylon tem que ter lábia de verdade. 

2 - GoT BG: Se você não convence alguém a ficar do seu lado no começo do jogo já é meio caminho pra derrota. E é um jogo onde você é obrigado a trair, pq o espaço é pequeno para se jogar em grupo por muito tempo

1 - jogo da academia: Isso aí! um jogo da grow no top 1 !!!! Esse jogo é muito foda, é a mesma mecânica de dixit, mas ao invés de inventar alguma coisa com o desenho da carta, você tem que responder perguntas do tipo "por que o gelo que vende em sacos é furado?" ou "quando uma bezerra se torna uma vaca?". Todo mundo escreve e entrega para o líder, se acertar já ganha os pontos, mas quem errar tem que votar na resposta dos outros, e as respostas votadas ganham ponto. A lábia está em inventar uma resposta que convença os outros jogadores que não sabem a resposta. Muito bom
geovanni
geovanni
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 273
Data de inscrição : 26/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por geovanni Ter Dez 02, 2014 8:58 pm

aliás
quero jogar o Cosmic Encounter tão falado. Alguém pode levar na lúdica ou em alguma sexta?

vlw
geovanni
geovanni
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 273
Data de inscrição : 26/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por tiagovip Ter Dez 02, 2014 9:58 pm

geovanni escreveu:1 - jogo da academia: Isso aí! um jogo da grow no top 1 !!!! Esse jogo é muito foda, é a mesma mecânica de dixit, mas ao invés de inventar alguma coisa com o desenho da carta, você tem que responder perguntas do tipo "por que o gelo que vende em sacos é furado?" ou "quando uma bezerra se torna uma vaca?". Todo mundo escreve e entrega para o líder, se acertar já ganha os pontos, mas quem errar tem que votar na resposta dos outros, e as respostas votadas ganham ponto. A lábia está em inventar uma resposta que convença os outros jogadores que não sabem a resposta. Muito bom

Então, eu joguei um outro em que era dito uma palavra obscura e tinha-se que escrever (ou inventar, o que era bem mais normal) o significado dela. A pessoa que escolhia a palavra também tinha que escrever, mas, claro, corretamente, porém, sem dar muita bandeira de ser a resposta certa, pois se todos votassem nela, todos ganhariam pontos e a pessoa lendo não (parecido com o Dixit). Era bem divertido. Para mim, um jogo superior ao Dixit, pois exige mais tanto de quem lê, quanto de quem está tentando ganhar pontos, nada de diquinha de 1 palavra - e o resultado, a revelação dos "significados" também é mais legal. Porém, certamente demora mais.

Mas, Geovanni, esquece de jogar algo assim por aqui. Muitos veriam como perder a noite. Eu estava cogitando levar um baralho para convencer o pessoal a jogar Copas, contudo, temo pela minha segurança.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por Bruno Ferreira Ter Dez 02, 2014 9:58 pm

Opa também queria conhecer o Cosmic Encounter !
Bruno Ferreira
Bruno Ferreira
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 316
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por tiagovip Ter Dez 02, 2014 10:00 pm

geovanni escreveu:aliás
quero jogar o Cosmic Encounter tão falado. Alguém pode levar na lúdica ou em alguma sexta?

Bruno Ferreira escreveu:Opa também queria conhecer o Cosmic Encounter !

Vocês vão nesta sexta ou sábado na CL? Posso ver se cabe na mochila.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por Pedro Qua Dez 03, 2014 12:30 am

Qualquer coisa me avise q levo o meu...
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por tiagovip Qua Dez 03, 2014 8:55 am

Pedro escreveu:Qualquer coisa me avise q levo o meu...

Leve-o, então!
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por Bruno Ferreira Qua Dez 03, 2014 9:17 am

Opa ! Vou tentar ir na sexta !
Bruno Ferreira
Bruno Ferreira
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 316
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por Jota Qui Dez 04, 2014 5:38 pm

Não sei eu entendi bem, mas vamos lá...

5) Shadow Hunters - "Ataca ele, que ele é sombra!". "Me cura, eu sou do seu time!"
4) Saboteur - "Quebra ele que ele é um sabotador safado!". "Hei, me conserta aqui que eu sou do bem!"
3) The Resistance - "Me convoca nessa missão se não os espiões vão vencer!". "Ele é espião pohaaa, não chama ele!"
2) Jogo da Fronteira - "Seu guarda, tenho aqui somente 3 bananas..."
1) Intrigue - "Se vc deixar eu entrar na melhor parte do seu castelo, a melhor parte do meu tá garantida pra vc! (#sqn Twisted Evil  )"

Menção Honrosa - Catan - "Não troca mais nada com ele se não ele vai ganhar!!!".

Jota
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 379
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.minutopoesia.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por Binderman Qui Jan 15, 2015 8:56 am

Minha lista atrasada e sem comentários, pois não conheço muitos já que não gosto muito desse tipo de jogo:

5) Cosmic Encounter

4) Saboteur

3) Bohnanza

2) Robin Hood

1) Battlestar Galactica
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por Binderman Qui Jan 15, 2015 8:57 am

Ranking: (Pontuação: 10, 8, 6, 4, 2 para votos nas posições 1, 2, 3, 4 e 5. 1 ponto para menções):

TOP 5 - Jogos com "lábia" Pic2376753
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por tiagovip Qui Jan 15, 2015 9:26 am

Essa lista tá OK comigo. Não vi algo muito destoante.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por libonati Qui Jan 15, 2015 11:55 am

Pq que eu sou burro e esqueço de participar dos tops???

Só para constar, segue meu top!

5 - Sim mestre das trevas... enganar o senhor do escuro requer realmente mta lábia!
4 - Struggle of empires... a lábia, a diplomacia e a negociação são mais fortes no momento da formação das alianças, mas estão tbm presentes quando há de se convencer os aliados a atacarem contigo
3 - Bonhanza... negociação e mentiras, uma atrás da outra... tudo buscando a melhor barganha!
2 - BSG - é difícil convencer uma mesa toda que vc não é oq é ou é aquilo que eles pensam que vc não é!
1 - The Resistance - o mesmo que acima, massssss sem ter as ações do tabuleiro e um longo tempo de jogo para embasar as suas convicções e seus argumentos, lábia pura


Última edição por libonati em Qui Jan 15, 2015 12:02 pm, editado 1 vez(es)

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por tiagovip Qui Jan 15, 2015 11:58 am

libonati escreveu:Pq que eu sou burro e esqueço de participar dos tops???

Porque só quinta, única e exclusivamente quinta, é quando você tem permissão para escrever. E calha que, em certas quintas, você não escrever.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos com "lábia" Empty Re: TOP 5 - Jogos com "lábia"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos