Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Novo Tópico   Responder ao tópico

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Rafaelfo em Sab Out 25, 2014 2:11 pm

Ontem no Lambda, com a presença de 17 pessoas, conseguimos colocar nas mesas muita coisa diferente.
Abrirei o tópico com relato fotográfico e posteriormente os coleguinhas inserem suas considerações sobre os jogos.


Russian Railroads com o intruso Soar Figueirense, Runewars ao lado e Thurn & Taxis ao fundo.


Runewars e seus 4 participantes com Wiz-War e seus 5 participantes ao fundo.


Trentini explicando o Five Tribes para a primeira partida deste título na noite. Wiz-War e Runewars ao fundo.


Mais Runewars, próximo do fim, com Love Letter ao fundo.


Hive em sua segunda partida.


Five Tribes em sua segunda partida, com o pessoal guardando o Runewars e partida do Darkest Night começando.


Darkest Night.

Constata-se que foram à mesa, ao lado do Runewars, ao menos quatro jogos distintos durante o tempo de duração deste último.

________________________________________________
avatar
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1808
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 31
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por tiagovip em Dom Out 26, 2014 12:05 am

Mais uma imagem dos envolvidos na épica Guerra das Runas!


________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5965
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Luiz em Dom Out 26, 2014 11:47 am

Nessa jogatina, eu aprendi a jogar For Sale e, depois, Runewar.

O For Sale é um filler muito interessante e divertido. Acho até que é o melhor filler que eu aprendi a jogar até agorra.

O Runewar é um wargame de estratégia muito legal, com tabuleiro e miniaturas incríveis. Gostei muito das regras relacionadas às ordens que podem ser executadas pelas tropas (Recruit, Harvest, etc.), pois essas regras oferecem possibilidades estratégicas muito ricas: é preciso escolher as ordens de cada turno (representadas por cartas) tendo em conta o que precisa ser feito e também quais cartas você e os outros já jogaram, a fim de tirar o máximo proveito. Já o sistema de combate me pareceu muito influenciado pela sorte, mas talvez seja apenas uma primeira impressão. De fato, não sei dizer se, em alguma batalha crucial, aconteceu de a vitória ficar com quem teve mais sorte nas cartas, em vez daquele que levou o maior/melhor exército. Mas, ainda que isso tenha acontecido, creio que, em geral, vence o melhor exército mesmo, como deve ser num bom jogo de estratégia.

Gostei muito de conhecer esse jogo, apesar de eu ter me ferrado bonito! Mas a culpa foi minha. Eu entendi errado a regra para recrutar as unidades mais poderosas (no caso da minha facção, o Dark Knight e a Wyrm). Daí que, como fiquei muito tempo jogando com unidades fracas, não conquistei quase nenhum território na primeira metade do jogo e, sendo assim, quase fui eliminado. Nas últimas rodadas eu tive de ficar investindo só em defesa. Mas isso não prejudicou a minha diversão, não. Quando se conhece um jogo novo, a diversão principal está em conhecer mesmo. E o Runewar é o tipo de jogo que tem muitos detalhes a serem conhecidos.

Depois, eu fui assistir o jogo de Darkest Night, e o pessoal me convidou e até insistiu para eu pegar um personagem e participar - thanks! Smile
Eu só não topei porque o jogo estava mais para o começo e porque eu percebi que a cafeína do Red Bull estava perdendo o efeito (já eram umas 3 da manhã...). Fiquei vendo o jogo (bem interessante, por sinal) enquanto esperava pra saber se o pessoal que estava concluindo a partida de Five Tribes ia jogar algum filler de saideira. Como eles não jogaram, achei melhor ir pra casa descansar.

Enfim, essa foi minha terceira experiência nas Sextas de Jogatina! Somando com a vez em que  estive na Curitiba Lúdica, já aprendi a jogar os seguintes games (se é que não esqueci nenhum):

Terra Mística
Planet Steam
Runewar
Splendor
Jaipur
Parade
Love Letter
Tsuru
Family Business
For Sale

________________________________________________
Tirando a barriga da miséria!
avatar
Luiz
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 360
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 50

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Rafaelfo em Dom Out 26, 2014 9:27 pm

@Luiz escreveu:Enfim, essa foi minha terceira experiência nas Sextas de Jogatina! Somando com a vez em que  estive na Curitiba Lúdica, já aprendi a jogar os seguintes games (se é que não esqueci nenhum):

Terra Mística
Planet Steam
Runewar
Splendor
Jaipur
Parade
Love Letter
Tsuru
Family Business
For Sale

Legal Luis! Fico feliz com este novo sopro no grupo e por você estar se divertindo!
Essa sua lista ai, em poucos meses, atingirá quantidade enorme de adições. Very Happy

________________________________________________
avatar
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1808
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 31
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Binderman em Dom Out 26, 2014 9:41 pm

Ótimas fotografias!

________________________________________________
"You are already naked. There is no reason to not follow your heart." Steve Jobs

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2610
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Rafaelfo em Dom Out 26, 2014 10:04 pm

Bom, segue então os relatos textuais:

For Sale (13 minutos. Trentini, Perretto, Gustavo Lambda, Luis, Jorge e eu)
Para começar, investimos pesado no mercado imobiliário em uma rapidíssima partida deste que também considero um excelente filler. Foi o aprendizado do Gustavo, Luis e Trentini. O leilão pelos imóveis agitou uma boa quantia de grana, com pagamentos tão altos quanto $9 por uma propriedade (sendo que cada um começou com $14 e foram 5 leilões por propriedades no total). Depois daquela zona de quem comprou o que para vendermos no final, tivemos excelente disputa entre os três primeiros, com o terceiro ficando com um sorriso amarelo $1 atrás do vencedor. Final: Rafael $52 ($3 em moedas - vitória no desempate), Trentini $52 ($1 em moeda), Perretto $51, Gustavo $42, Luis $28 e Jorge $26.

Russian Railroads (93 minutos. Trentini, Lauri, Gabriel Lodi e eu)
Estamos aprendendo a adorar este jogo! O Trentini e eu estamos curtindo muito e o Lauri, em sua partida de estréia, parece ter gostado também. O Gabriel andou falando que o jogo era muito tenso e que por isso não curtiu muito. Não entendi, mas ok, hauahuahua. Tanto o Lauri quanto o Gabriel investiram mais na primeira track (Trans-Siberiana) e um pouco disperso nas outras duas tracks e no caminho industrial. Pelo fato de não focarem muito, acabaram não conseguindo combar bem os pontos, apesar de terem dominado e jogado bem para suas primeiras partidas. O Trentini investiu um pouco em cada coisa também, com foco no segundo e terceiro caminhos e um pouco no primeiro e no da indústria. Isso lhe rendeu bons pontos, mas apenas mais para o final. Apesar do início lento, consegui moldar o jogo para rápido avanço no track da indústria, finalizando-o até o turno 4 ou 5 (não lembro exatamente) e depois investindo pesado nos caminhos 2 e 3, também finalizando-os, nos turnos finais. Ignorei quase todo o track 1, apenas liberando os trilhos cinzas (espaço 2 do track 1) para serem utilizados nos tracks 2 e 3. Além disso consegui também a maioria dos engenheiros. No fim Rafael 371, Trentini 275, Lauri 252 e Gabriel 236.

Five Tribes (84 minutos. Trentini, Lauri, Rafael Lodi e eu)
Segunda partida, com opiniões mistas (como já disse o Lauri em outro local). Foi bacana, mas por algum motivo uma partida pior que a de estréia e APs enormes de todos os jogadores. Lauri e Rafael Lodi, em suas partidas de estréia, conseguiram ir bem mas não investiram muito em alguma estratégia específica. O Trentini focou a estratégia nos "goods" e fechou um set de itens (9 diferentes, 60 pontos) e fez mais 2 sets pequenos. Eu fiz uma partida mais voltada em dominar regiões colocando os camelos, além de ter investido nos vizirs. Tentei por 2 turnos acabar a partida antes do previsto pelos competidores, mas sem sucesso. No fim Rafaelfo 169, Trentini 152, Lauri 121 e Rafael Lodi 109.

Five Tribes (65 minutos. Trentini, Rafael Lodi, Osmar e eu)
Sai Lauri, entra Osmar e lá vamos nós outra vez. O Trentini explicou de novo o jogo, desta vez para o Osmar, e tivemos uma partida mais rápida, com BEM MENOS AP que a anterior. Da outra vez acho que fui o que tive menos AP, apesar de ter demorado também, mas dessa vez confesso que exagerei: teve um turno que demorei uns 4 minutos pra decidir o que fazer, hehe. Bom... este jogo é bem legal pois muda completamente de partida para partida e com isso, claro, estratégias bem diversas surgem. O Osmar investiu nos assassinos e nos Vizirs. O Rafael Lodi fez um bom combo de gênios malandros, mas faltou um pouco de recursos para manter seu exército ativo. O Trentini conseguiu colocar bastante camelos e palácios (uma de suas regiões tinha 4 e outra 2!), além de ter feito bastante pontos com os Elders por causa de um gênio que dobrava os pontos deles. Eu não consegui focar em algo bom, então fiquei acumulando dinheiro aproveitando oportunidades que surgiam no tabuleiro. E deu certo! Culminamos em: Rafaelfo 159, Trentini 155, Rafael Lodi 114 e Osmar 106.

Sextas com público médio de 15+ pessoas, sem contar aquela antes da Lúdica... Está muito bacana isso!

________________________________________________
avatar
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1808
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 31
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por tiagovip em Seg Out 27, 2014 8:52 am

Há conversas de que o Rafael irá atrás de outro grupo para encontrar desafio.

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5965
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Trentini em Seg Out 27, 2014 9:06 am

@tiagovip escreveu:Há conversas de que o Rafael irá atrás de outro grupo para encontrar desafio.

Abs,

Foi foda, todas as partidas que eu joguei na noite com exceção das duas de Hive com o Marcelo, teve participação do Rafa tb, em todas ele ficou em primeiro e eu em segundo, fui o Atlético-PR da noite.

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3392
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Reffip em Seg Out 27, 2014 9:51 am

Opa! Mais uma sexta divertida...

Cheguei um pouco mais tarde e as mesas já estavam on fire. O Jonata estava sobrando também e puxei ele para jogar o:

Marvel Dice Masters: (Jonata, Eu). Levei este jogo pelo pedido do Tiago. Jogo que eu gosto muito de jogar com meu filhote. Tenho apenas o Starter e alguns poucos dados que comprei em boosters, então fizemos uma partida básica, com 4 Heróis, 4 ações e 15 de vida.

Fomos escolhendo nossos times, e o Jonata optou por personagens mais "baratos" (Human Torch, Spider Man, Beast...), mais fáceis de serem convocados para a luta. No meu time, personagens mais fortes, porém mais dificeis de trazer (Hulk, Iron Man, Thor e Storm). 
Isso influenciou bem o jogo, e o Jonata veio para o ataque bem mais rápido. Eu tentei me segurar para conseguir por minha estrategia de longo prazo em jogo, mas não foi possível. Fiquei com -3 de vida, e o Jonata com 9, se me lembro bem. 

Ao terminar contiavamos sobrando, e fomos para um:

Jaipur: (Jonata, Eu). Expliquei o jogo para o Jonata e fomos brincar com os camelos. Na primeira rodada eu achei que estava com uma boa pontuação pelo tamanho da minha pilha de fichas e corri para acelerar o fim da partida. Na contagem, me dei mal!! Jonata venceu com uma diferença de 7 pontos, contando com a ficha dos camelos.

Voltei na fúria no segundo turno e fui um pouco mais agressivo (além de ter tido um pouco mais de sorte, já que a cada compra de item mais simples que o Jonata fazia, me aparecia um rubi ou um ouro de graça! Smile ). Venci a segunda com um pouco mais de facilidade, pontuando acima de 70.

E na terceira, uma rodada mais equilibrada, onde os itens mais valiosos só apareceram no fim do deck  e fomos disputando os mais baratos, tentando vender grandes quantidades. Acabei vencendo por pouco, ganhando o jogo de virada!  

Soar chegou na Lambda e todos estavam engajados em partidas. Ficou aguardando o término para poder jogar algo antes de ir embora, e ao ver o Marvel Dice Master que deixei montado na mesa, me convidou para jogar com ele. Não neguei! Smile

Marvel Dice Masters part II: (Soar, Eu). Tinha deixado na mesa os mesmos times que jogamos na partida anterior. Até o momento não tinha percebido tanto o desequilibrio dos times. Soar preferiu jogar com o time mais forte, que tinha os heróis de sua preferencia! 

E fomos. Dessa vez eu senti a facilidade de chamar personagens mais baratos e fazer o jogo girar mais rápido. Soar entendeu rápido a mecanica e fez o melhor que pode para chamar seus poderosos heróis. E nisso se saiu melhor do que eu na partida anterior. Conseguiu chamar o Hulk mais caro e ainda dois Iron Man!
Quando eu já achava que perderia a partida pela super força do oponente, tive uma boa sequencia de dados e rolagens que me trouxeram um grande time para o ataque. Aliado a uma ação que aumentava a minha força de ataque, consegui forçar e derrubar o Soar por apenas um ponto!

Acredito que ele tenha curtido o jogo, e deixo aqui o agradecimento pelo Citadels lindo que agora está em casa. Smile


Depois:

Wiz-War: (Jonata, Tiago, Gustavo, Marcio e eu) Realmente adoro esse jogo, agora é definitivo. Jogar em 5 deixa a coisa ainda mais caótica e... divertida! A minha crítica ao jogo é justamente o fato de ele ser um tanto curto. Acho que merecia mais objetivos, tipo: Trazer dois livros E matar pelo menos um mago. Acho que assim daria mais tempo para todos conseguirem se desenvolver no jogo. Essa partida demorou um pouco mais do que devia porque rolou um AP um pouco além do esperado. Mas num jogo onde todos já pensam sua ação durante a jogada dos outros, o jogo corre rápido!

Eu nessa partida servi mais para atrapalhar os outros, do que para fazer algo por mim mesmo! hehehe consegui summonar dois bichões, coloquei umas armadilhas e fiquei tirando vida de quem passava pelo meu território. Assim, facilitei um pouco a vida de quem estava lutando pela vitória. O bacana é que mesmo sem a mínima chance de vencer, eu me diverti bastante.

O final foi mais uma vez um pouco conturbado, com uma interpretação errada do uso de um ataque pelo Tiago.

E no fim o Five Tribes já relatado pelo Rafaelfo, que já estou sacando a maneira de jogar. Fica ali, no canto chorando como se não tivesse chance de vencer, e no final é o primeiro a sorrir! hahahaha Ainda bem que matei aqueles vizires! Smile

________________________________________________
plus ça change plus c'est la même chose...

-----------------------------------------
avatar
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 653
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Soar em Seg Out 27, 2014 9:54 am

@Reffip escreveu:Opa! Mais uma sexta divertida...

Marvel Dice Masters part II: (Soar, Eu). Tinha deixado na mesa os mesmos times que jogamos na partida anterior. Até o momento não tinha percebido tanto o desequilibrio dos times. Soar preferiu jogar com o time mais forte, que tinha os heróis de sua preferencia! 

E fomos. Dessa vez eu senti a facilidade de chamar personagens mais baratos e fazer o jogo girar mais rápido. Soar entendeu rápido a mecanica e fez o melhor que pode para chamar seus poderosos heróis. E nisso se saiu melhor do que eu na partida anterior. Conseguiu chamar o Hulk mais caro e ainda dois Iron Man!
Quando eu já achava que perderia a partida pela super força do oponente, tive uma boa sequencia de dados e rolagens que me trouxeram um grande time para o ataque. Aliado a uma ação que aumentava a minha força de ataque, consegui forçar e derrubar o Soar por apenas um ponto!

Acredito que ele tenha curtido o jogo, e deixo aqui o agradecimento pelo Citadels lindo que agora está em casa. Smile

Eta joguinho bom!! Pena eu ter conhecido mais um da categoria viciante.

Ó Fabiano, sugestão - TOP 5 Jogos viciantes!

Abrax

________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1782
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Trentini em Seg Out 27, 2014 9:55 am

@Reffip escreveu:E no fim o Five Tribes já relatado pelo Rafaelfo, que já estou sacando a maneira de jogar. Fica ali, no canto chorando como se não tivesse chance de vencer, e no final é o primeiro a sorrir! hahahaha Ainda bem que matei aqueles vizires! Smile

Ah, o Rafa é assim mesmo, ele se faz de vítima para ninguém perceber ele e ter dó.

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3392
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por doizinho em Seg Out 27, 2014 10:21 am

Que maneiras essas fotos do Runewars. Dá pra ver claramente a militância vermelha tomando as ruas e fazendo um paredão contra os imperialistas opressores do sul.

Brincadeiras a parte eu fiquei feliz de ter jogado o Runewars com as regras 99% certas (não foi 100% por culpa do Jorge que duvidou de mim) e dentro do tempo mínimo do jogo, que são 6 turnos (anos). O jogo demora umas 5 horas no mínimo, então jogamos dentro da normalidade. Fiquei contente pelo Luis ter curtido o jogo, a partida foi difícil pra ele.

Vou tentar resumir a partida com o que consigo me lembrar de sexta. O jogo tem 6 anos e vence que controlar mais runas verdadeiras, que são encontradas no mapa, ou com recompensas de quests, ou com eventos aleatórios que acontecem no início de cada rodada.

Joguei com os Uthuk (vermelhos), o Luis foi com os Undeads (roxos), o Hélio com os Humanos (azuis) e ao Jorge restou os Elfos (verdes, é claro). O mapa foi montado de uma forma que apenas o Jorge teve uma exploração fácil, sem obstáculos, e ele começou arregaçando, contratou vários heróis e conquistou muitos territórios. O Luis teve uma expansão tímida e formou um gargalo mortal pra ele. O Hélio teve uma expansão moderada, mas se consolidou bem, criando fortalezas lá no meio do mapa. Eu aproveitei uma defesa natural de montanhas e fiz um linha de fortalezas praticamente intransponíveis.

O jogo se desenrolou tranquilo nos 2 primeiros anos, com destaque apenas para o Jorge que se especializou em caçar os heróis dos outros jogadores.

No terceiro ano o Luis quase foi eliminado do jogo, após perder uma fortaleza pra mim e ter recuado perigosamente pro gargalo que ele próprio fez. Nesse momento o pau cantava no meio do mapa, com ataques de todos os lados.

Na parte final do jogo o Jorge perdeu fôlego, de um lado ele mantinha uma guerra aberta com o Hélio, que também batalhava com o Luis, e do outro lado ele sofreu um ataque sorrateiro meu, que fui no coração do território élfico pra roubar uma runa preciosa e destruir a fortaleza verde inicial. Como retaliação ao meu ataque safado, o Jorge usou uma carta que destruiu uma das minha runas verdadeiras, maldito!!!

No início do último ano eu empatava com o Hélio nas runas (4 para cada), o Luis já tinha se recuperado um pouco e o Jorge continuava matando heróis, tentando com isso alguma recompensa milagrosa. No entanto essa atitude agressiva foi o que definiu o jogo, cansado de ver meus heróis morrerem para os do Jorge eu dei o troco e matei um herói élfico, com essa única jogada eu consegui mais 3 runas verdadeiras (uma por completar um objetivo, uma que roubei do Jorge e a terceira que consegui trocando 3 recompensas por ser o Capitão da guilda dos heróis). Com todas essas runas mantidas em segredo na mão foi apenas uma questão de administrar o ano e revelar todas elas no último inverno.

E foi isso, a partida foi bem divertida e muito violenta, o conflito foi generalizado no centro do mapa. Vou tentar levar o Runewars ainda mais uma vez até o final do ano e jogarei com pessoas diferentes que ficaram interessados no jogo.

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3160
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Luiz em Seg Out 27, 2014 10:52 am

@Rafaelfo escreveu:
@Luiz escreveu:Enfim, essa foi minha terceira experiência nas Sextas de Jogatina! Somando com a vez em que  estive na Curitiba Lúdica, já aprendi a jogar os seguintes games (se é que não esqueci nenhum):

Terra Mística
Planet Steam
Runewar
Splendor
Jaipur
Parade
Love Letter
Tsuru
Family Business
For Sale

Legal Luis! Fico feliz com este novo sopro no grupo e por você estar se divertindo!
Essa sua lista ai, em poucos meses, atingirá quantidade enorme de adições. Very Happy

Com certeza! Tanto é assim que eu me esqueci de citar o Castles of Burgundy, que eu conheci na minha segunda Jogatina!

________________________________________________
Tirando a barriga da miséria!
avatar
Luiz
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 360
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 50

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Gabriel em Seg Out 27, 2014 11:06 am

Sobre o Russian Industries, Rafael disse:
"Pelo fato de não focarem muito"



Como? Eu foquei sim. Foi uma das poucas dicas dada no começo do jogo, "não vá para tudo, tenha um foco". Eu não fui para as industrias, eu não fui para os engenheiros. Eu foquei em ferrovias, principalmente a primeira. Na segunda fui buscar um bônus e na terceira os pontos baratos (que todos buscaram).

Só que o enfoque na construção de ferrovias não vale tanto quanto o foco nas indústrias, o que é no mínimo curioso.

Mas o jogo não é ruim. Não me senti construindo ferrovias e, como todo "bom" work placement, é apenas uma máquina de pontos geralmente com um tema qualquer colado... que, por algum motivo, fez eu me sentir mais tenso do que me divertindo.

Estou começando a questionar meu gosto sobre alguns jogos...

Gabriel
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 601
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Rafaelfo em Seg Out 27, 2014 11:08 am

@Trentini escreveu:
@Reffip escreveu:E no fim o Five Tribes já relatado pelo Rafaelfo, que já estou sacando a maneira de jogar. Fica ali, no canto chorando como se não tivesse chance de vencer, e no final é o primeiro a sorrir! hahahaha Ainda bem que matei aqueles vizires! Smile
Ah, o Rafa é assim mesmo, ele se faz de vítima para ninguém perceber ele e ter dó.
Mas ainda não chego aos pés do mestre Perretto neste quesito!

________________________________________________
avatar
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1808
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 31
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Reffip em Seg Out 27, 2014 11:22 am

@Rafaelfo escreveu:
@Trentini escreveu:
@Reffip escreveu:E no fim o Five Tribes já relatado pelo Rafaelfo, que já estou sacando a maneira de jogar. Fica ali, no canto chorando como se não tivesse chance de vencer, e no final é o primeiro a sorrir! hahahaha Ainda bem que matei aqueles vizires! Smile
Ah, o Rafa é assim mesmo, ele se faz de vítima para ninguém perceber ele e ter dó.
Mas ainda não chego aos pés do mestre Perretto neste quesito!

Mestre é mestre né. Esse aí ainda consegue me enganar! hahahaha

________________________________________________
plus ça change plus c'est la même chose...

-----------------------------------------
avatar
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 653
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por tiagovip em Seg Out 27, 2014 11:40 am

@Rafaelfo escreveu:
@Trentini escreveu:
@Reffip escreveu:E no fim o Five Tribes já relatado pelo Rafaelfo, que já estou sacando a maneira de jogar. Fica ali, no canto chorando como se não tivesse chance de vencer, e no final é o primeiro a sorrir! hahahaha Ainda bem que matei aqueles vizires! Smile
Ah, o Rafa é assim mesmo, ele se faz de vítima para ninguém perceber ele e ter dó.
Mas ainda não chego aos pés do mestre Perretto neste quesito!

Eu nem me meti na conversa, mas me meteram na coisa.

Em todo caso, quem jogou comigo pode expor aqui os meus momentos de choro, para ver se teve algum.

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5965
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por tiagovip em Seg Out 27, 2014 11:42 am

@Gabriel escreveu:Sobre o Russian Industries, Rafael disse:
"Pelo fato de não focarem muito"



Como? Eu foquei sim. Foi uma das poucas dicas dada no começo do jogo, "não vá para tudo, tenha um foco". Eu não fui para as industrias, eu não fui para os engenheiros. Eu foquei em ferrovias, principalmente a primeira. Na segunda fui buscar um bônus e na terceira os pontos baratos (que todos buscaram).

Só que o enfoque na construção de ferrovias não vale tanto quanto o foco nas indústrias, o que é no mínimo curioso.

Mas o jogo não é ruim. Não me senti construindo ferrovias e, como todo "bom" work placement, é apenas uma máquina de pontos geralmente com um tema qualquer colado... que, por algum motivo, fez eu me sentir mais tenso do que me divertindo.

Estou começando a questionar meu gosto sobre alguns jogos...

Ah, Gabriel, pare com isso! Tenho certeza que mesmo com vocês levando sorte e o Rafael só azar ele conseguiu superar as todos! Faltou-lhe foco sim!

Sobre os jogos, entendo-lhe bem, é até uma das razões pela qual curto os cooperativos, pois todos trabalhando juntos reduz a tensão da disputa entre as pessoas! (Contra o jogo ainda pode ser tenso, no entanto.)

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5965
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Trentini em Seg Out 27, 2014 11:54 am

Meus comentários sobre os jogos que joguei essa sexta:

For Sale - Partida já relatada pelo Rafa, foi bem legal, gostei bastante do jogo e achei ele bem intuitivo e com um leilão bem inteligente. Ficou no quase, empatei com o Rafa em pontos perdi nas moedas, o que significa que ele investiu menos para fazer o mesmo que eu, justo.

Russian Railroads - Também já relatada pelo Rafa, minha única comemoração como segundo colocado foi o Rafa não ter dado a volta em mim no tabuleiro por 4 pontos, esse é um jogo excelente o qual ainda não consegui me dar tão bem, mas de um modo geral é um que facilmente aceitaria jogar de novo e de novo, quem sabe um dia eu chegue lá.

Five Tribes - A primeira partida gerou bastante AP, foi uma partida difícil com decisões não tão claras para nenhum dos membros presentes, os escravos foram usados aos montes nessa partida com diferentes finalidades, os gênios que todos usaram usavam os escravos, consegui comprar bastante mercadorias e fazer uma boa troca delas por dinheiro no final.

Hive x2 (Eu e Marcelo) - Jogamos com todas as expansões e sinceramente o jogo melhora muito com elas, especialmente o Pillbug, na primeira partida eu ter juntado um mosquito com o pillbug fez um combo poderoso na defesa, mas basicamente o Marcelo deixou sua abelha cercada pelas próprias peças, e finalizei o jogo com último movimento da Abelha Rainha. Depois disso houve uma discussão sobre o poder do combo mosquito + pillbug juntos, eu mostrei uma jogada possível para desmontar o combo, mas mais clara que ela era usar o besouro em cima do pillbug, anulando o poder enorme de defesa dele. Já na segunda partida venci por um detalhe, o Marcelo quando tentava cercar minha abelha rainha deixou um espaço que ela conseguisse escapar, ela escapou e bloqueou várias peças que ficaram penduradas por um triz na colmeia, então com a clássica subida do besouro na abelha rainha fui cercando aos poucos até que eu ficasse um movimento a frente do Marcelo e inevitavelmente vencesse de novo.

Five Tribes - A segunda partida bem mais objetiva que a primeira já foi exatamente o contrário, todo mundo sabia o que queria fazer, eu tinha uma vila com 4 palácios e mais uma com 2, foi uma estratégia diferente e interessante que eu não tinha explorado ainda, enquanto o Rafa Lodi fez um combo de gênios bem macabro que eu também ainda não tinha pensado em fazer, o que faltou para ele foi pegar alguns gênios funcionais ao longo da partida para fazer esses gênios renderem mais do que a pontuação inicial deles. O Rafa Elfo fez bonito com os construtores e acabou com muito mais dinheiro do que começou HAHAHAA, ao todo foram 106 dilmas, um lucro de mais de 100%.

*Russian Railroads cada vez se mostrando um excelente jogo e Five Tribes idem, ambos me fascinaram pela variedade, o segundo pela grande interação entre os jogadores.

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3392
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Rafaelfo em Seg Out 27, 2014 12:02 pm

@tiagovip escreveu:
@Gabriel escreveu:Sobre o Russian Industries, Rafael disse:
"Pelo fato de não focarem muito"



Como? Eu foquei sim. Foi uma das poucas dicas dada no começo do jogo, "não vá para tudo, tenha um foco". Eu não fui para as industrias, eu não fui para os engenheiros. Eu foquei em ferrovias, principalmente a primeira. Na segunda fui buscar um bônus e na terceira os pontos baratos (que todos buscaram).

Só que o enfoque na construção de ferrovias não vale tanto quanto o foco nas indústrias, o que é no mínimo curioso.

Mas o jogo não é ruim. Não me senti construindo ferrovias e, como todo "bom" work placement, é apenas uma máquina de pontos geralmente com um tema qualquer colado... que, por algum motivo, fez eu me sentir mais tenso do que me divertindo.

Estou começando a questionar meu gosto sobre alguns jogos...

Ah, Gabriel, pare com isso! Tenho certeza que mesmo com vocês levando sorte e o Rafael só azar ele conseguiu superar as todos! Faltou-lhe foco sim!

Sobre os jogos, entendo-lhe bem, é até uma das razões pela qual curto os cooperativos, pois todos trabalhando juntos reduz a tensão da disputa entre as pessoas! (Contra o jogo ainda pode ser tenso, no entanto.)

Abs,
AHuahauhau gente boba.

Gabriel, entendo perfeitamente sua crítica à máquina de fazer pontos e sobre o lance do tema. Quando este jogo é criticado, invariavelmente acaba indo para este lado (se estiver afim, veja o review do Tom Vessel, ele fala sobre isso). Não acho entretanto o jogo ruim devido a isso e ele permite diversas estratégias, além de possuir boa interação durante a alocação dos trabalhadores. Acho engraçado apenas o lance de você ter reclamado de ficar tenso, hehehe... não é pra tanto. Da próxima vez levo um licorzinho pra gente dar uma relaxada enquanto jogamos!

Sobre o track da indústria, ele não é, de longe, o melhor. Normalmente ele é negligenciado e por vezes não ajuda muito na vitória. A pontuação que pode ser alcançada com o primeiro, segundo e terceiro track é bem superior ao track da indústria. Porém, uma coisa interessante desse jogo é que de acordo com o surgimento das oportunidades as vezes vale a pena investir no track da industria (dependendo do que "sobrar" para alocar trabalhadores, dos engenheiros que aparecem, da locomotiva que será convertida em indústria e qual o benefício dela, etc..). Eu vejo o track da industria como um coringa, onde invisto se ele estiver valendo a pena.

________________________________________________
avatar
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1808
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 31
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Gabriel em Seg Out 27, 2014 12:46 pm

@Rafaelfo escreveu:
@tiagovip escreveu:
@Gabriel escreveu:Sobre o Russian Industries, Rafael disse:
"Pelo fato de não focarem muito"



Como? Eu foquei sim. Foi uma das poucas dicas dada no começo do jogo, "não vá para tudo, tenha um foco". Eu não fui para as industrias, eu não fui para os engenheiros. Eu foquei em ferrovias, principalmente a primeira. Na segunda fui buscar um bônus e na terceira os pontos baratos (que todos buscaram).

Só que o enfoque na construção de ferrovias não vale tanto quanto o foco nas indústrias, o que é no mínimo curioso.

Mas o jogo não é ruim. Não me senti construindo ferrovias e, como todo "bom" work placement, é apenas uma máquina de pontos geralmente com um tema qualquer colado... que, por algum motivo, fez eu me sentir mais tenso do que me divertindo.

Estou começando a questionar meu gosto sobre alguns jogos...

Ah, Gabriel, pare com isso! Tenho certeza que mesmo com vocês levando sorte e o Rafael só azar ele conseguiu superar as todos! Faltou-lhe foco sim!

Sobre os jogos, entendo-lhe bem, é até uma das razões pela qual curto os cooperativos, pois todos trabalhando juntos reduz a tensão da disputa entre as pessoas! (Contra o jogo ainda pode ser tenso, no entanto.)

Abs,
AHuahauhau gente boba.

Gabriel, entendo perfeitamente sua crítica à máquina de fazer pontos e sobre o lance do tema. Quando este jogo é criticado, invariavelmente acaba indo para este lado (se estiver afim, veja o review do Tom Vessel, ele fala sobre isso). Não acho entretanto o jogo ruim devido a isso e ele permite diversas estratégias, além de possuir boa interação durante a alocação dos trabalhadores. Acho engraçado apenas o lance de você ter reclamado de ficar tenso, hehehe... não é pra tanto. Da próxima vez levo um licorzinho pra gente dar uma relaxada enquanto jogamos!

Sobre o track da indústria, ele não é, de longe, o melhor. Normalmente ele é negligenciado e por vezes não ajuda muito na vitória. A pontuação que pode ser alcançada com o primeiro, segundo e terceiro track é bem superior ao track da indústria. Porém, uma coisa interessante desse jogo é que de acordo com o surgimento das oportunidades as vezes vale a pena investir no track da industria (dependendo do que "sobrar" para alocar trabalhadores, dos engenheiros que aparecem, da locomotiva que será convertida em indústria e qual o benefício dela, etc..). Eu vejo o track da industria como um coringa, onde invisto se ele estiver valendo a pena.

Coringa?
Ao que me consta você chegou até o final do track de industria e fazia pelo menos uns 30 pontos por rodada só alí! Razz
Mas me senti tenso, muito tenso, e não me fez bem. Nessas horas lembro que não gostei muito do Agricola, Drum Roll e outros (apesar de ter gostado do Le Havre e outros WP).
E, novamente, eu não falei que o jogo era ruim. Não, ele é bom.

Mas eu acho que o Perretto traduziu bem o meu sentimento. O Witch of Salem, por exemplo, é extremamente tenso, mas é demais!

Gabriel
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 601
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Rafaelfo em Seg Out 27, 2014 1:04 pm

@Gabriel escreveu:
@Rafaelfo escreveu:Sobre o track da indústria, ele não é, de longe, o melhor. Normalmente ele é negligenciado e por vezes não ajuda muito na vitória. A pontuação que pode ser alcançada com o primeiro, segundo e terceiro track é bem superior ao track da indústria. Porém, uma coisa interessante desse jogo é que de acordo com o surgimento das oportunidades as vezes vale a pena investir no track da industria (dependendo do que "sobrar" para alocar trabalhadores, dos engenheiros que aparecem, da locomotiva que será convertida em indústria e qual o benefício dela, etc..). Eu vejo o track da industria como um coringa, onde invisto se ele estiver valendo a pena.

Coringa?
Ao que me consta você chegou até o final do track de industria e fazia pelo menos uns 30 pontos por rodada só alí! Razz
Mas me senti tenso, muito tenso, e não me fez bem. Nessas horas lembro que não gostei muito do Agricola, Drum Roll e outros (apesar de ter gostado do Le Havre e outros WP).
E, novamente, eu não falei que o jogo era ruim. Não, ele é bom.

Mas eu acho que o Perretto traduziu bem o meu sentimento. O Witch of Salem, por exemplo, é extremamente tenso, mas é demais!

Sim, coringa e não tão valioso assim, veja:
O track 3 tem potencial para pelo menos 45 pontos por rodada, isso se chegar apenas com o preto no espaço 9 e com o cinza no espaço 5 (desde que com o bônus de +20 para o cinza, pegos no track 1, 2 ou industria).
O track 2 tem potencial de muito mais do que 30 pontos por rodada também mas tem que investir em mais cores, e ainda libera dois bônus (o da indústria e o track 1 liberam um cada). Uma estratégia boa desse track é chegar com o cinza no espaço 7 e junto à liberação de outras cores e do bônus que aumenta os pontos do marrom, beje e branco, pontuar tudo dobrado ali. Muitos, muitos pontos!
O track 1 tem potencial para um bazilhão de pontos por rodada, já que vai até o espaço 15 e possui aqueles espaços fáceis para ou doublers. Além disso é ele que libera as outras cores.
Além disso todos os tracks de railroads (1, 2 e 3) concedem 10 pontos bônus (únicos, não por rodada) se chegar ao fim.
Com certeza cada um dos 3 são melhores, em pontuação, do que o da indústria. É possível, entretanto, pontuar dobrado no track da indústria, mas tem que liberar o outro marcador de indústria e também subi-lo (através de muitas ações), o que não é tarefa fácil.

O lance do track da indústria, ao meu ver, é atuar como escape - e se rolar, beleza, investe nele pois 30 pontos por rodada não lhe farão mal. E adicionalmente, ainda é bom reforçar que os benefícios das indústrias por vezes acabam sendo ainda mais valiosos que os pontos diretos!

________________________________________________
avatar
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1808
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 31
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Helio em Seg Out 27, 2014 1:17 pm

@doizinho escreveu:Que maneiras essas fotos do Runewars. Dá pra ver claramente a militância vermelha tomando as ruas e fazendo um paredão contra os imperialistas opressores do sul.

Brincadeiras a parte eu fiquei feliz de ter jogado o Runewars com as regras 99% certas (não foi 100% por culpa do Jorge que duvidou de mim) e dentro do tempo mínimo do jogo, que são 6 turnos (anos). O jogo demora umas 5 horas no mínimo, então jogamos dentro da normalidade. Fiquei contente pelo Luis ter curtido o jogo, a partida foi difícil pra ele.

Vou tentar resumir a partida com o que consigo me lembrar de sexta. O jogo tem 6 anos e vence que controlar mais runas verdadeiras, que são encontradas no mapa, ou com recompensas de quests, ou com eventos aleatórios que acontecem no início de cada rodada.

Joguei com os Uthuk (vermelhos), o Luis foi com os Undeads (roxos), o Hélio com os Humanos (azuis) e ao Jorge restou os Elfos (verdes, é claro). O mapa foi montado de uma forma que apenas o Jorge teve uma exploração fácil, sem obstáculos, e ele começou arregaçando, contratou vários heróis e conquistou muitos territórios. O Luis teve uma expansão tímida e formou um gargalo mortal pra ele. O Hélio teve uma expansão moderada, mas se consolidou bem, criando fortalezas lá no meio do mapa. Eu aproveitei uma defesa natural de montanhas e fiz um linha de fortalezas praticamente intransponíveis.

O jogo se desenrolou tranquilo nos 2 primeiros anos, com destaque apenas para o Jorge que se especializou em caçar os heróis dos outros jogadores.

No terceiro ano o Luis quase foi eliminado do jogo, após perder uma fortaleza pra mim e ter recuado perigosamente pro gargalo que ele próprio fez. Nesse momento o pau cantava no meio do mapa, com ataques de todos os lados.

Na parte final do jogo o Jorge perdeu fôlego, de um lado ele mantinha uma guerra aberta com o Hélio, que também batalhava com o Luis, e do outro lado ele sofreu um ataque sorrateiro meu, que fui no coração do território élfico pra roubar uma runa preciosa e destruir a fortaleza verde inicial. Como retaliação ao meu ataque safado, o Jorge usou uma carta que destruiu uma das minha runas verdadeiras, maldito!!!

No início do último ano eu empatava com o Hélio nas runas (4 para cada), o Luis já tinha se recuperado um pouco e o Jorge continuava matando heróis, tentando com isso alguma recompensa milagrosa. No entanto essa atitude agressiva foi o que definiu o jogo, cansado de ver meus heróis morrerem para os do Jorge eu dei o troco e matei um herói élfico, com essa única jogada eu consegui mais 3 runas verdadeiras (uma por completar um objetivo, uma que roubei do Jorge e a terceira que consegui trocando 3 recompensas por ser o Capitão da guilda dos heróis). Com todas essas runas mantidas em segredo na mão foi apenas uma questão de administrar o ano e revelar todas elas no último inverno.

E foi isso, a partida foi bem divertida e muito violenta, o conflito foi generalizado no centro do mapa. Vou tentar levar o Runewars ainda mais uma vez até o final do ano e jogarei com pessoas diferentes que ficaram interessados no jogo.

Muito lega a jogatina, apesar da minha inexperiência, até que consegui me virar bem. Quase que empatei no final!!!

________________________________________________
No turning back.

avatar
Helio
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 388
Data de inscrição : 14/07/2014
Idade : 37
Localização : Araucária/PR

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Reffip em Seg Out 27, 2014 1:19 pm

Interessante a questão da tensão. Eu fico muito mais tenso em cooperativos. E consequentemente muito mais chateado com derrotas, e muito mais feliz (e aliviado) nas vitórias.

Mais uma dica de top 5, se é que já não fizeram: Jogos que trazem maior tensão!!

________________________________________________
plus ça change plus c'est la même chose...

-----------------------------------------
avatar
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 653
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por libonati em Qui Out 30, 2014 12:13 pm

Bagre, como você ficou tenso no Drum Roll? Só ha uma área disputada que é a dos cubinhos, no resto o jogo é frouxo! Inclusive, deixei-o em mi ha coleção por ser um jogo com uma arte bem bonita, um tema divertido e mecanicas suaves, sendo bom pra introduzir novos jogadores.

Minha experiência no Russian Railroads não é enorme, mas devo concordar que é um jogo tenso, o que me faz gostar dele. Tbm é uma maquina de pontos sem muito tema, o que me faz não gostar tanto asim fo jogo! Na BGBR, o comentário é que a trans siberiana vence sempre. Na minha única partida presencial, investi em tudo, menos na trans siberiana e venci. Então Acho que o jogo demanda foco em algumas coisas, pois quanto melhor nos tracks mais pontos ganha, mas não vi ainda a receitinha pra vitória

________________________________________________

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2975
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta, 24 de outubro - Lambda 42

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Novo Tópico   Responder ao tópico
 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum