Five Tribes

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Five Tribes

Mensagem por Trentini em Qua Out 22, 2014 11:49 am

Five Tribes é um jogo projetado por Bruno Cathala (Shadows over Camelot, Jamaica, Cyclade) e publicado pela Days of Wonder em setembro de 2014.

Esse foi um dos jogos mais badalados da GenCon e também da Essen, com opiniões mistas dos jogadores, mas de uma forma geral muito elogiado pela crítica especializada.




Tema

No jogo cada jogador é um viajante que vai parar no Sultanato de Naqala, inspirado nos contos de As mil e uma noites, o Sultão de Naqala faleceu e as 5 tribos estão espalhadas por toda a região, no jogo tentamos reunir da melhor forma possível os membros das 5 tribos para obtermos seu suporte e o jogador que melhor conseguir reunir as tribos será considerado o novo sultão de Naqala.

Curiosamente, Naqala é um sinônimo árabe de Mancala, uma mecânica de jogos bem antiga usada por vários jogos desenvolvidos ao longo da história na África e Ásia, e tem o princípio de pegar peças diferentes e semear/espalhar por diferentes áreas do tabuleiro, fazendo com que o tabuleiro esteja em constante movimento e mude sua configuração a cada turno. Mancala é a mecânica central de Five Tribes, e por ser uma mecânica que atualmente é pouco utilizada nos jogos mais modernos, muitos achariam que o jogo é bem original, mas a mancala é mais velha do que Jesus Cristo. Porém o jogo não ser completamente original não o faz um jogo ruim, pelo contrário, hoje em dia nada se cria do inanimado, os designers estudam as melhores idéias e criam algo novo a partir de coisas que já existem, Five Tribes não é diferente, é um jogo com uma premissa simples e pouquíssimas regras, mas com uma complexidade nas escolhas que o faz desafiador na medida certa.

Componentes e Arte

Os componentes do jogo são em sua maioria de madeira, todos pintados e envernizados, com um bom capricho que é recorrente nos jogos da Days of Wonder. A arte de Clément Masson é bem colorida e agradável, as iconografias do tabuleiro são fáceis de entender, as únicas mais complicadas são as iconografias das cartas dos Gênios, mas essas são bem explicadas no excelente guia que pode ser distribuído para cada jogador. A arte dos Gênios é muito bonita e você encontrará várias referências das Mil e Uma Noites nos Gênios.

A caixa com o insert é bem funcional, como de costume da Days of Wonder, as cartas cabem no insert sleevadas contanto que não seja um sleeve muito grosso.





Regras

O tabuleiro é sempre do mesmo tamanho, porém a posição de cada tile é diferente em cada jogo, cada tile é organizado em um retângulo de 5 por 6, cada tile representa uma região de Naqala e no começo do jogo é retirado de um saco todos os meeples de 5 cores diferentes, que representam trabalhadores das 5 tribos, aleatoriamente são colocados 3 trabalhadores em cada região. As cartas de mercadoria são embaralhadas e reveladas em uma fila de 9 cartas abertas, as cartas dos Gênios também são embaralhadas e 3 Gênios ficam revelados no tableau. Finalmente é decidido aleatoriamente a ordem que cada jogador irá realizar o leilão por ordem de turno. Cada jogador começa com um valor de 50 moedas, cada moeda vale um ponto no final do jogo.


O jogo é jogado em uma sucessão de rodadas. No início de cada rodada, cada jogador dá um lance e paga o valor estipulado para a posição que deseja ocupar, os jogadores em ordem da rodada anterior dão lances maiores ou menores de acordo com o que julgarem válido de acordo com as configurações do tabuleiro no início da rodada. A partir daí cada jogador em ordem de turno, definido pelo leilão realiza seu turno nessa seqüência:

1) Pega todos os trabalhadores de uma região e coloca eles um de cada vez em um caminho ortogonal começando pela região ao lado da região da qual removeu os trabalhadores, terminando em uma região que já contenha pelo menos um trabalhador da mesma cor do último que será colocado, essa será a região ativada;
2) Retira todos os trabalhadores da mesma cor do colocado na região ativada e realiza a ação da tribo. Mais informações sobre as tribos e o que elas fazem logo na seqüência;
3) Verifica se a região ativada ficou vazia após a remoção de todos os trabalhadores da mesma cor, se sim, coloca um camelo da cor do marcador do jogador para indicar que agora o jogador é dono da região;
4) Realiza a ação demarcada pela região ativada;
5) Opcionalmente o jogador pode trocar conjuntos de iguarias diferentes por dinheiro de acordo com uma tabela.

As 5 tribos são:

Trabalhadores Brancos - Anciões, quando o jogador retira eles do tabuleiro após ativar uma região, os anciões são recolhidos pelo jogador, ao final do jogo cada ancião vale 2 pontos de vitória, mas os anciões podem ser usados também para cultuar e ativar os Gênios.

Trabalhadores Amarelos - Vizires, quando o jogador retira eles do tabuleiro após ativar uma região, os vizires são recolhidos pelo jogador, ao final do jogo cada vizir vale 1 ponto de vitória e o jogador marca 10 pontos de vitória por jogador que ele possuir vizires a mais.

Trabalhadores Verdes - Mercadores, quando o jogador retira eles do tabuleiro após ativar uma região, os mercadores retornam para o saco e o jogador recolhe do mercado, em ordem da fila, a quantidade de cartas igual a quantidade de mercadores que ele tirou da região e colocou no saco.

Trabalhadores Azuis - Construtores, quando o jogador retira eles do tabuleiro após ativar uma região, o jogador ganha a quantidade de dinheiro igual a quantidade de construtores que ele ativou mais a quantidade de escravos que ele descartar multiplicados pela quantidade de regiões com pontos de vitória marcados em azul que existem em volta da região ativada, depois esses construtores são devolvidos ao saco.

Trabalhadores Vermelhos - Assassinos, quando o jogador retira eles do tabuleiro após ativar uma região, o jogador pode assassinar qualquer trabalhador no tabuleiro à distância ortogonal da região ativada equivalente a quantidade de assassinos ativados mais cartas de escravos descartados, ou opcionalmente, o jogador pode assassinar um vizir ou um ancião de um outro jogador. Se o trabalhador assassinado deixar a região vazia, o jogador também assume controle dessa região.

As ações de cada região são bem simples, duas são mandatórias e 3 são opcionais:

Oasis: Coloque uma palmeira na região, obrigatório;

Vila: Coloque um palácio na região, obrigatório;

Mercado pequeno: pagando 3 de dinheiro o jogador pode escolher uma mercadoria das 3 primeiras mercadorias da fila, opcional;

Mercado grande: pagando 6 de dinheiro o jogador pode escolher duas mercadorias das 6 primeiras mercadorias da fila, opcional;

Locais sagrados: sacrificando 2 anciões ou 1 ancião e um escravo, o jogador pode cultuar um Gênio a escolha do jogador dentre as 3 escolhas disponíveis, opcional.

Os Gênios possuem poderes variados e podem ser ativados na vez do jogador desde que ele possa pagar o custo, mas os poderes vão desde poder colocar mais trabalhadores no tabuleiro até poder assassinar mais de um trabalhador ou conseguir combinações melhores no mercado.

O mercado é composto de 9 iguarias com proporções variadas no deck, algumas, como diamantes são bem raras outras como peixe são bem abundantes, junto dessas especiarias o mercado também possui escravos, o que causa uma discussão ética sobre o jogo mas ao mesmo tempo faz sentido histórico. O uso das especiarias é trocar grupos de iguarias diferentes por dinheiro, já os escravos possuem usos variados, alguns já descritos em ações acima, outros relacionados ao uso dos Gênios

Ao final de cada rodada o mercado é reposto e os Gênios também. O jogo segue assim até que um jogador coloque todos os seus camelos no mapa ou até que não hajam mais jogadas válidas que possam ser feitas, em ambos os casos o jogo acaba ao final da rodada com todos os jogadores tendo feito seus turnos.

Ao final do jogo cada jogador soma seus pontos e quem fizer mais pontos vence a partida e é o novo sultão de Naqala. Além do dinheiro, anciões, vizires, o controle das regiões valem pontos variados, cada palácio que esteja em uma vila controlada pelo jogador vale 5 pontos e cada palmeira no oásis controlado pelo jogador vale 3 pontos, os Gênios cultuados também valem pontos variados.

Fluidez

Apesar de em alguns momentos os jogadores pararem para analisar a melhor jogada, de uma forma geral as ações são simples e auto explicativas e cada rodada demora muito pouco, tornando o jogo bem fluído.

Esse é um dos jogos em que a partida possui cada vez temos menos opções, mas que existe a possibilidade de essas opções reduzidas serem bem mais fortes do que as opções disponíveis em abundância no começo da partida e o jogo dura tempo o suficiente para você chegar no final e falar: "nossa, já temos tão poucas opções, o jogo já vai acabar, queria tanto poder fazer mais alguma coisa” e essa sensação tem a ver com a fluidez da partida, o jogo dura pouco e passa rápido deixando o gosto de “quero mais”.

Estratégia

Foram muito poucas partidas para poder tirar uma conclusão definitiva, mas existem muitas estratégias possíveis, desde focar-se em cultuar Gênios, até tentar controlar a maior quantidade de regiões e as mais valiosas, ganhando dinheiro com o mercado ou até adquirindo poder político com anciões e vizires. O grande problema da estratégia nesse jogo é que pela forma como os outros jogadores distribuem os trabalhadores no mapa, nem sempre a sua escolha seja a mais eficaz.

Em um primeiro momento achei que o jogo pudesse ter seu fator estratégico prejudicado e que o jogo se tornaria bem mais tático do que estratégico por você não conseguir exatamente planejar muito a frente o que você pretende fazer, mas ao longo da partida, apesar de o tabuleiro sempre estar mudando de configuração, ainda é possível buscar preencher sua estratégia, mesmo que em algumas rodadas você tenha que priorizar outras ações bem mais vantajosas taticamente e que fujam um pouco da estratégia por serem ações que visivelmente são superiores naquele momento.

Outra dica importante nesse jogo e que é uma dica que dou para todo jogo onde você pode pagar pela ordem de turno mas o dinheiro vale ponto de vitória diretamente é que tentem controlar a quantidade de dinheiro que vocês gastam para poder ter o privilégio de ser o primeiro a realizar uma ação na rodada, as vezes a ação que você pretende fazer não compensa o dinheiro que teve que gastar para ter o privilégio de ser o primeiro a jogar.

Rejogabilidade

A rejogabilidade desse jogo é enorme, o tabuleiro tem configurações diferentes a cada partida, tanto na disposição das regiões quanto na disposição dos trabalhadores, sem contar que a ordem que os Gênios e produtos no mercado aparecem afetam de forma diferente cada partida do jogo.
Então nunca teremos uma partida igual a outra e isso pode afetar inclusive na sua escolha estratégica de cada partida.

Preço

O preço dessa beleza está em torno de 40 dólares, é um preço de lançamento, mas duvido que mude muito no futuro, não é exatamente barato para a simplicidade do jogo, mas o design é bem inteligente e os componentes da Days of Wonder são muito bons.

Conclusão


Five Tribes é um jogo bem interessante e que pode ser jogado em um tempo bem razoável para a simplicidade a que se propõe, uma partida dele dura em torno de 60 minutos em 4 jogadores.

Uma das maiores preocupações dos jogadores que criticaram o jogo é com relação ao jogo estimular a AP (Analisis Paralisis) que é quando um jogador, em sua vez, pára a fluidez do jogo para pensar no melhor movimento e acaba demorando para a partida fluir. Bom posso dizer que tive poucas partidas desse jogo com alguns jogadores que potencialmente apresentam esse comportamento e o jogo fluiu muito bem, sem grandes demoras, mas acredito que algumas situações complicadas podem ocorrer principalmente quando dois ou mais jogadores tendem a tentar a mesma estratégia na partida, ou quando o jogador não tem uma estratégia em mente, tentando apenas fazer a melhor jogada tática a cada momento. De qualquer forma gosto de ressaltar que Analisis Paralisis é um comportamento de culpa do jogador e não do jogo.

Como escrevi antes, é um jogo onde temos cada vez menos opções, mas com possibilidades de essas opções serem bem poderosas, em 3 ou 4 jogadores é difícil você realizar uma ação se preparando para o futuro e os outros jogadores vão tentar não deixar jogadas muito tentadoras para o próximo jogador, logo o jogo não é indicado para pessoas que não gostam de um jogo onde se tem cada vez menos opções ou que elas não possam se planejar tanto para o futuro.

Tematicamente o jogo é satisfatório, a mecânica realmente não remete totalmente ao tema, você não verá uma mecânica fluída em perfeita ressonância com o tema, porém a arte, os Gênios e os escravos do mercado (apesar de eticamente errado) sempre te remeterão de volta ao tema, e mesmo que pareça forçado, você conseguirá ver várias relações temáticas dos objetos do jogo e as ações de cada tribo.

O jogo pode ser jogado de 2 a 4 jogadores, em 2 joga-se como se fosse em 4 jogadores, cada jogador tem 2 marcadores de leilão e cada jogador pode fazer 2 jogadas em cada rodada, isso pode dar ao jogo uma complexidade maior quando cada jogador pode potencialmente jogar 4 rodadas em seqüência se fizer o leilão de forma correta, com isso fazendo combinações interessantes e poderosas de ações, é uma opção bem divertida nesse número. Em 3 ou 4 jogadores, a experiência é parecida e cada jogador joga apenas uma vez no turno, portanto é preciso pensar bem qual a melhor ação a fazer em cada rodada.


Por fim gostaria de dizer que Bruno Cathala está de parabéns por esse jogo, 2014 ainda não terminou, mas certamente esse estará entre os 10 jogos de mais destaque no ano, recomendo.


Última edição por Trentini em Qua Out 22, 2014 12:13 pm, editado 1 vez(es)

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Re: Five Tribes

Mensagem por Reffip em Qua Out 22, 2014 12:03 pm

Belo texto, fiquei curioso para jogar! Smile

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Re: Five Tribes

Mensagem por doizinho em Qua Out 22, 2014 12:06 pm

Lendo a resenha o jogo pareceu complicado, mas devo estar errado. O Bruno Cathala não é de fazer jogos complexos e foi dito na resenha que é tudo muito simples, então acredito que seja mesmo. Interessante o jogo ser um worker DISplacement, não é uma coisa que a gente vê muito por aí.

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Re: Five Tribes

Mensagem por Trentini em Qua Out 22, 2014 12:14 pm


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Re: Five Tribes

Mensagem por Trentini em Qua Out 22, 2014 12:15 pm

@doizinho escreveu:Lendo a resenha o jogo pareceu complicado, mas devo estar errado. O Bruno Cathala não é de fazer jogos complexos e foi dito na resenha que é tudo muito simples, então acredito que seja mesmo. Interessante o jogo ser um worker DISplacement, não é uma coisa que a gente vê muito por aí.

Acredite, o jogo não é complicado mecanicamente mas as escolhas são muitas. Talvez eu não saiba condensar melhor as regras na resenha, porém.

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Re: Five Tribes

Mensagem por Reffip em Qua Out 22, 2014 3:10 pm

@Trentini escreveu:

 junto dessas especiarias o mercado também possui escravos, o que causa uma discussão ética sobre o jogo mas ao mesmo tempo faz sentido histórico. 


Só por curiosidade, no Runthrough do Rahdo ele gasta uns 5 minutos criticando essa escolha, mesmo havendo contexto histórico e literário, e mesmo sempre existindo o argumento de ser "só um jogo".

Eu tenho a tendencia a aceitar sempre o argumento do contexto e do jogo, e não vejo problema em jogar algo com este tipo de "problema". Porém, vejo que essa escolha dos editores foi arriscada, e poderá sempre puxar para trás um jogo com potencial de ser um dos grandes dos últimos tempos. (deixando claro que é puro achismo meu, não tenho a experiencia para avaliar o quanto este tipo de coisa pode influenciar de verdade)


Voltando mais ao jogo em si, qual é o número de jogadores mais bacana pra ele em sua opinião, Trentini?

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Re: Five Tribes

Mensagem por Trentini em Qua Out 22, 2014 3:29 pm

Só joguei ele em 2 e em 4 até agora, eu recomendo em ambos e o jogo fica diferente em ambos os casos, acredito que em 3 não deva ter muita diferença do que em 4, deve ser bem recomendável também.

Pois olha, vários jogos sofrem desse mal de incluir escravos, o Puerto Rico que tem os colonizadores são fichinhas marrons, uma apologia clara a escravatura dos africanos é um bom exemplo disso, o Spartacus também, esse último em específico não consigo ver ele sem abordar os escravos e é um jogo que gosto muito.

Não gosto nem desgosto dessa abordagem, acho que apesar de historicamente acurado, o mundo deveria ter vergonha dessa parte da história e tentar esquecer ela e não continuar lembrando toda hora. Isso não é um incômodo para mim do tipo: "eu irei jogar esse jogo fora e queimar", mas certamente haveria outra opção menos polêmica do que colocar escravos.

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Re: Five Tribes

Mensagem por Jonata em Qua Out 22, 2014 4:07 pm

Bela resenha! Me deixou com vontade de conhecer o jogo! Hahah
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Re: Five Tribes

Mensagem por Rafaelfo em Qua Out 22, 2014 4:17 pm

Isso, vamos esquecer tudo que tem ou ocorreu de errado no mundo e usar soma pra conviver melhor com nossa realidade...


Última edição por Rafaelfo em Qua Out 22, 2014 4:23 pm, editado 1 vez(es)

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Re: Five Tribes

Mensagem por Trentini em Qua Out 22, 2014 4:21 pm

@Rafaelfo escreveu:Isso, vamos esquecer tudo que tem ou ocorreu de errado no mundo e tomar soma pra aprender a viver melhor em nossa realidade...
Veja que eu não tomei nenhuma posição a respeito, é uma representação histórica e em momento algum reclamei: nossa que afronta. Apenas deixei claro que certamente teriam outras alternativas, especialmente para evitar esse tipo de discussão sobre a inserção do elemento no jogo.

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Re: Five Tribes

Mensagem por Rafaelfo em Qua Out 22, 2014 4:27 pm

@Trentini escreveu:
@Rafaelfo escreveu:Isso, vamos esquecer tudo que tem ou ocorreu de errado no mundo e tomar soma pra aprender a viver melhor em nossa realidade...
Veja que eu não tomei nenhuma posição a respeito, é uma representação histórica e em momento algum reclamei: nossa que afronta. Apenas deixei claro que certamente teriam outras alternativas, especialmente para evitar esse tipo de discussão sobre a inserção do elemento no jogo.
O que fomentou de verdade minha resposta foi a seguinte declaração:
@Trentini escreveu:Não gosto nem desgosto dessa abordagem, acho que apesar de historicamente acurado, o mundo deveria ter vergonha dessa parte da história e tentar esquecer ela e não continuar lembrando toda hora.
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Re: Five Tribes

Mensagem por Trentini em Qua Out 22, 2014 4:35 pm

@Rafaelfo escreveu:
@Trentini escreveu:
@Rafaelfo escreveu:Isso, vamos esquecer tudo que tem ou ocorreu de errado no mundo e tomar soma pra aprender a viver melhor em nossa realidade...
Veja que eu não tomei nenhuma posição a respeito, é uma representação histórica e em momento algum reclamei: nossa que afronta. Apenas deixei claro que certamente teriam outras alternativas, especialmente para evitar esse tipo de discussão sobre a inserção do elemento no jogo.
O que fomentou de verdade minha resposta foi a seguinte declaração:
@Trentini escreveu:Não gosto nem desgosto dessa abordagem, acho que apesar de historicamente acurado, o mundo deveria ter vergonha dessa parte da história e tentar esquecer ela e não continuar lembrando toda hora.
Bem, acho que me expressei mal então, o correto seria dizer que é preciso lembrar sim da escravidão, nunca esquecer para evitar fazer o mesmo, mas lembrar de forma pejorativa como foi a situação toda, sem enaltecer ou lembrar por lembrar, não vejo esse como sendo o propósito do Five Tribes.

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Re: Five Tribes

Mensagem por tiagovip em Qua Out 22, 2014 4:41 pm

Podia ser substituído? Sim.

Mas é preciso criar alguma comoção por isso? Certamente que não.

No Sylla, se não me engano, tem escravos cristãos - e no final, sendo libertados, ganha-se pontos por isso.

Abs,

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Re: Five Tribes

Mensagem por Rafaelfo em Qua Out 22, 2014 4:51 pm

@Trentini escreveu:
@Rafaelfo escreveu:
@Trentini escreveu:
@Rafaelfo escreveu:Isso, vamos esquecer tudo que tem ou ocorreu de errado no mundo e tomar soma pra aprender a viver melhor em nossa realidade...
Veja que eu não tomei nenhuma posição a respeito, é uma representação histórica e em momento algum reclamei: nossa que afronta. Apenas deixei claro que certamente teriam outras alternativas, especialmente para evitar esse tipo de discussão sobre a inserção do elemento no jogo.
O que fomentou de verdade minha resposta foi a seguinte declaração:
@Trentini escreveu:Não gosto nem desgosto dessa abordagem, acho que apesar de historicamente acurado, o mundo deveria ter vergonha dessa parte da história e tentar esquecer ela e não continuar lembrando toda hora.
Bem, acho que me expressei mal então, o correto seria dizer que é preciso lembrar sim da escravidão, nunca esquecer para evitar fazer o mesmo, mas lembrar de forma pejorativa como foi a situação toda, sem enaltecer ou lembrar por lembrar, não vejo esse como sendo o propósito do Five Tribes.
Isso! Vamos tirar dos livros de história qualquer passagem sobre escravidão, nazismo e afins...
Afinal, se falar sobre isso e não demonstrar o quanto é ruim ou fomentar uma discussão moral sobre, é melhor nem saber que existiu. O certo é ter um ou dois apêndices morais pra cada citação da palavra escravidão e nazismo nos livros.
(agora fala isso pra candidata, que quer tirar sociologia e filosofia do currículo do ensino médio e explica como é que vamos fomentar discussões sobre o assunto...)

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Re: Five Tribes

Mensagem por Trentini em Qua Out 22, 2014 4:54 pm

@Rafaelfo escreveu:
@Trentini escreveu:
@Rafaelfo escreveu:
@Trentini escreveu:
@Rafaelfo escreveu:Isso, vamos esquecer tudo que tem ou ocorreu de errado no mundo e tomar soma pra aprender a viver melhor em nossa realidade...
Veja que eu não tomei nenhuma posição a respeito, é uma representação histórica e em momento algum reclamei: nossa que afronta. Apenas deixei claro que certamente teriam outras alternativas, especialmente para evitar esse tipo de discussão sobre a inserção do elemento no jogo.
O que fomentou de verdade minha resposta foi a seguinte declaração:
@Trentini escreveu:Não gosto nem desgosto dessa abordagem, acho que apesar de historicamente acurado, o mundo deveria ter vergonha dessa parte da história e tentar esquecer ela e não continuar lembrando toda hora.
Bem, acho que me expressei mal então, o correto seria dizer que é preciso lembrar sim da escravidão, nunca esquecer para evitar fazer o mesmo, mas lembrar de forma pejorativa como foi a situação toda, sem enaltecer ou lembrar por lembrar, não vejo esse como sendo o propósito do Five Tribes.
Isso! Vamos tirar dos livros de história qualquer passagem sobre escravatura, nazismo e afins...
Afinal, se falar sobre isso e não demonstrar o quanto é ruim ou fomentar uma discussão moral sobre, é melhor nem saber que existiu. O certo é ter um ou dois apêndices morais pra cada citação da palavra escravidão e nazismo nos livros.
(agora fala isso pra candidata, que quer tirar sociologia e filosofia do currículo do ensino médio e explica como é que vamos fomentar discussões sobre o assunto...)

Devo ter tido uma educação péssima na escola mesmo, eu estudei escravidão e estudei que isso foi errado. Os que estudaram escravidão apenas e OK devem ser os corretos. E eu não apoio tirar sociologia e filosofia do currículo, assim como não apoio qualquer um dos candidatos atuais e estou tentando me manter longe de discussões políticas essa semana.

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Re: Five Tribes

Mensagem por Rafaelfo em Qua Out 22, 2014 5:15 pm

@Trentini escreveu:
@Rafaelfo escreveu:
@Trentini escreveu:
@Rafaelfo escreveu:
@Trentini escreveu:
@Rafaelfo escreveu:Isso, vamos esquecer tudo que tem ou ocorreu de errado no mundo e tomar soma pra aprender a viver melhor em nossa realidade...
Veja que eu não tomei nenhuma posição a respeito, é uma representação histórica e em momento algum reclamei: nossa que afronta. Apenas deixei claro que certamente teriam outras alternativas, especialmente para evitar esse tipo de discussão sobre a inserção do elemento no jogo.
O que fomentou de verdade minha resposta foi a seguinte declaração:
@Trentini escreveu:Não gosto nem desgosto dessa abordagem, acho que apesar de historicamente acurado, o mundo deveria ter vergonha dessa parte da história e tentar esquecer ela e não continuar lembrando toda hora.
Bem, acho que me expressei mal então, o correto seria dizer que é preciso lembrar sim da escravidão, nunca esquecer para evitar fazer o mesmo, mas lembrar de forma pejorativa como foi a situação toda, sem enaltecer ou lembrar por lembrar, não vejo esse como sendo o propósito do Five Tribes.
Isso! Vamos tirar dos livros de história qualquer passagem sobre escravidão, nazismo e afins...
Afinal, se falar sobre isso e não demonstrar o quanto é ruim ou fomentar uma discussão moral sobre, é melhor nem saber que existiu. O certo é ter um ou dois apêndices morais pra cada citação da palavra escravidão e nazismo nos livros.
(agora fala isso pra candidata, que quer tirar sociologia e filosofia do currículo do ensino médio e explica como é que vamos fomentar discussões sobre o assunto...)

Devo ter tido uma educação péssima na escola mesmo, eu estudei escravidão e estudei que isso foi errado. Os que estudaram escravidão apenas e OK devem ser os corretos. E eu não apoio tirar sociologia e filosofia do currículo, assim como não apoio qualquer um dos candidatos atuais e estou tentando me manter longe de discussões políticas essa semana.
Ah Trentini, presta atenção nos textos santa!
Pega um livro de história ai e veja sobre escravidão e afins... Não vai ter um artigo moral sobre a mesma em um livro de história.
O entendimento e a criação de caráter vem exatamente após a exposição sobre o assunto. Se o professor de história opta por conversar sobre o que levou uma sociedade a adotar a escravidão, o que é a escravidão no século XXI, ai já extrapola a citação do livro (e é ótimo, claro). Ai depois, quando um professor de sociologia faz um paralelo com o professor de história e fomenta o raciocínio dos alunos sobre o assunto, fecha com chave de ouro.
Você está confundindo citação de um assunto com a discussão moral do mesmo. Um independe do outro. Podem andar juntos, entretanto.


Última edição por Rafaelfo em Qua Out 22, 2014 5:18 pm, editado 1 vez(es)

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Re: Five Tribes

Mensagem por Rafaelfo em Qua Out 22, 2014 5:17 pm

Daqui a pouco chegaremos em um momento no mundo que todos falarão "aquele(aquilo)-que-não-deve-ser-nomeado" pra pelo menos uma centena de personalidades e assuntos tabus.


Última edição por Rafaelfo em Qua Out 22, 2014 6:21 pm, editado 1 vez(es)

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Re: Five Tribes

Mensagem por Gustavo em Qua Out 22, 2014 5:19 pm

Ei, eu uso essa expressão! Existe uma "pessoa que não pode ser nomeada", e um "jogo que não pode ser nomeado" no meu jargão!

Mas a razão disso é evitarmos que os sites de busca nos associem com este jogo, que é medonho, e que a tal pessoa nos encontre e descobra o que estamos falando dele(a).

É mera segurança.

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Re: Five Tribes

Mensagem por Trentini em Qua Out 22, 2014 5:26 pm

Bom, nesse caso o livro de história tem uma função estritamente didática, apesar de termos alguns exemplos, não vejo a maioria dos jogos de tabuleiro como estritamente didáticos. Vejo-os como entretenimento, e como já falei lá em cima, não concordo nem discordo de colocarem como opção o escravo em Five Tribes, mas acho mais acurado ter colocado no Spartacus pq no caso do Spartacus o jogo é bem mais temático e a parte dos escravos lá tem bem mais função temática. Em jogos que colocam escravos por colocar, mesmo que na época de Five Tribes existissem escravos, não vejo como não seja possível trocar o escravo por um diamante por exemplo, um diamante também é um coringa e consegue realizar várias coisas.

O Osmar postou uma coisa interessante no outro tópico e acho que ele sintetizou o que eu penso, vc e eu não vivemos a escravidão e provavelmente os jogos de tabuleiros modernos não alcancem de forma direta quem viveu na escravidão ou teve gente próxima que se encontra em situação de quase escravidão (que existe até hoje, acredite) ou mesmo antepassados escravos, mas se um dia o jogo for jogado por uma pessoa assim será que ela iria achar super normal? Será que ela não iria lembrar o sofrimento de ser um escravo? Enfim, é uma situação hipotética, para pensar.

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Re: Five Tribes

Mensagem por Rafaelfo em Qua Out 22, 2014 6:15 pm

Quanto às experiências pessoais, corretíssimo. Não nego que é óbvio que alguém com experiência próxima com a escravidão vá olhar o jogo com olhos diferentes dos meus. Foi o que disse em minha postagem por lá também, caso queiram reler a mesma no outro tópico. Por isso inclusive disse que MEU (já que o assunto era esse) limite é afetado pelo limite de outros.
O que eu fico é com dó do designer... hoje não se pode mais ter uma boa sacada, fazer uma descoberta. Não dá pra ser ingênuo (ou até mesmo esperto!) porque se não o pessoal cai matando. E no fim: culpa do cara que justamente saiu do comum e criou algo - mesmo que nada de errado provenha disso. Daqui a pouco consigo imaginar o historiador que descobre sobre algum outro regime escravocrata de 5 milênios atrás: "Putz, muito interessante a descoberta, mas será que publico? Vão achar que estou incentivando a coisa toda... melhor enterrar novamente." E se o negócio vir à tona então e virar jogo de tabuleiro, fedeu de vez.

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Re: Five Tribes

Mensagem por Trentini em Qui Out 23, 2014 9:10 am

Bom, não vou retornar a responder sua última frase, pq já me corrigi quanto ao que falei.

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Re: Five Tribes

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