Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG

+4
Binderman
Soar
Trentini
doizinho
8 participantes

Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG Empty TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG

Mensagem por doizinho Ter Out 07, 2014 10:08 am

Bom dia amigos! Hoje no nosso TOP 5 vamos falar dos melhores jogos que estejam fora do TOP 1000 do BGG. Vamos listar jogos obscuros e fora do foco da maioria. A regra aqui é bem simples, e repete o que foi feito no  TOP 5 - Jogos sub 100 do BGG do ano passado, só valem jogos que tenham uma posição pior do que 1000 no BGG. Vamos a minha lista:

5 - Red November (1015) - Um tema legal, com mecânicas bem boladas e produção de primeira da FFG. Esse pequeno jogo poderia estar mais alto no BGG se ele jogasse bem em grupos maiores. Com 4 ou mais pessoas o downtime pode ser alto devido à mecânica de marcar o tempo dele.

4 - Infidel (1613) - A posição 1613 para um wargame clássico é praticamente um elogio. O Infidel tem uma mecânica de ativação bem legal, regras relativamente simples e um tema fantástico. Eu acho um jogo muito bom, que pretendo jogar novamente antes do ano acabar.

3 - PLAGUE: The Card Game (5192) - Posição 5192, sério?!? Tem coisas que não dá pra entender no BGG. Ótimo trick tracking!

2 - Family Business (1737) - Não esperava encontrar esse jogo tão baixo no BGG, então repito o que disso sobre o Plague, tem coisas que não dá pra entender no BGG. Todos sabem que adoro o Family Business, ele é um tipo de jogo que gosto e que o Rafaelfo define como jogo de filha da puta! É sempre muito divertido!

1 - Race! Formula 90 (1256) - Eu só consigo entender esse jogo fora do TOP 1000 pela dificuldade de encontrá-lo nos EUA, que é de onde vem a maioria dos votos no BGG. O jogo é muito bacana, com uma mecânica simples e que consegue simular muito bem uma corrida de F1. Ganha facilmente o primeiro posto desse TOP 5.

Menções Honrosas - 1889 (1241) Os jogos da série 18xx não são muito a minha praia, mas esse eu gostei; Pacific Typhoon (1385) um jogo de negociação, ao melhor estilo Cosmic Encounter, mas com mais espaço pra sacanagens, preciso jogar com bastante gente pra ver como fica; e  Cave Troll (1127) um jogo simples e honesto de controle de área que ficou pra trás diante de tantas novidades.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG Empty Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG

Mensagem por doizinho Ter Out 07, 2014 10:16 am

Quero fazer um correção aqui, preciso adicionar o Jenga (8935) às menções. Ele tem um ranking tão baixo que ficou de fora do meu campo de visão!
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG Empty Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG

Mensagem por Trentini Ter Out 07, 2014 10:28 am

Vamos tentar:

5) Master's Gallery (1157) - Uma forma simplificada do Modern Art, mas muito eficiente e que carrega o mesmo feeling.

4) Aeroplanes (1548) - Um ótimo jogo do Wallace, deve estar nessas posições ruins por ser bem feio, mas o jogo é bem eficiente apesar de algumas coisas que eu aponte como problema no jogo como a aleatoriedade para escolher a ordem do turno a cada turno.

3) 1849 (2628) - O primeiro 18 que joguei, tenho bons olhos para ele, grande jogo.

2) 1865: Sardinia (2421) - O melhor 18 que joguei.

1) Race! Formula 90 (1256) - Esse é um grande jogo de Formula 1, acho que o melhor no gênero que joguei de tabuleiro.

Menções: Zogar's Gaze (7030), Illiad (1020), Cambria (2332), Scripts & Scribes: The Dice Game(2233)
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG Empty Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG

Mensagem por Soar Ter Out 07, 2014 10:56 am

Opa!

5 - The Werewolves of miller's Hollow: no melhor estilo do jogo de piscadinhas chamado assassino


4 - Academia (Grow) - party game de adultos, não é demorado e sempre arranca boas risadas. Para quem não conhece é a versão literária do Dixit.

4 - Field Commander Rommel: por muito tempo este jogo foi cotado como um excelente solo.


3 - Masters Gallery - muito bem lembrado!!


2 - Tannhauser - jogo tático de combate, com belos componentes e com suas miniaturas que são equipadas para derrotar o adversário.

1 - Race: Formula 90 - sou fã incondicional deste jogo estilo F1 Manager

Menção para o Munchkin Cthulhu e hiper honrosa para o Dungeon Roll e ao Formula Motor Racing.


Última edição por Warrior em Ter Out 07, 2014 11:09 am, editado 1 vez(es)
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG Empty Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG

Mensagem por doizinho Ter Out 07, 2014 11:00 am

Legal ver a galera desenterrando jogos lá do BGG!
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG Empty Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG

Mensagem por Binderman Ter Out 07, 2014 2:14 pm

Pois é, quantas pérolas existem abaixo do mil que não conhecemos? As minhas são:

5 - Word on the Street Junior (3502): Jogo inteligente de formação de palavras para crianças. A ideia de puxar as letras usadas para o seu lado da rua é genial.

4 - Grimoire (1390): Batalha entre dois magos em que cada um escolhe uma magia simultaneamente e os efeitos são resolvidos na ordem do menor para o maior.

3 - Pentago (1242): Jogo muito rápido e esperto, evolução do Jogo da Velha.

2 - Dungeon Twister: The Card Game (2800): praticamente o mesmo jogo do irmão maior, com pequenas diferenças na mecânica.

1 - Khet 2.0 (1963): excelente abstrato com espelhos e lasers.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG Empty Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG

Mensagem por tiagovip Ter Out 07, 2014 3:50 pm

Poxa, um Top que encaixa-se muito bem comigo! Afinal, fico vasculhando justamente por essa área do espectro tabuleirísticos para encontrar, eventualmente, algo legal. Achei que seria fácil fazer essa lista, mas acabei encontrando várias opções e colocá-las em uma ordem foi um tanto mais complicado do que antecipei. Mas, após um tempo, cheguei a isso:

5) Family Business (1737) - um jogo de canalhice à mil por hora. Nem quem fica quieto escapa aqui. Poderia ser um 4X, mas só se lembraram do Exterminate. Bem divertido, mas, claro, envolve doses grandes de sorte, e não recomendo jogar em 6 pessoas (pode demorar bastante para jogar, por causa de como a vez do turno salta quando alguém se defende);

4) PLAGUE: The Card Game (5192) - um belo jogo de vaza, cretino ao cúmulo (várias vezes vi o vencedor ser quem termina com 0 ponto). Jogar até 50 pontos poderia ser um pesadelo sem fim! Um dia espero jogar com a expansão, já que várias pessoas estão mais afiados no jogo base;

3) Formula Motor Racing (1368) - ah, o desprezo. Para mim, o jogo foi uma tremenda surpresa recente. Divirto-me às pampas com ele, e tudo envolvido num jogo rápido, interativo, com ferração, sorte e satisfação em vencer mesmo diante de tantos percalços. Porém, sinto-me meio envergonhado de levá-lo e agora devo tomar mais cuidado para quem o apresento e com quem jogo;

2) Bridge Troll (2548) - um jogo interessante, interativo, com um leilão rápido e, várias vezes, tenso. Acomoda até 6 jogadores e uma partida, mesmo nesse número, demora cerca de 45 minutos (pois o número de cartas não modifica, então, mais pessoas significa menos rodadas, logo, o tempo no geral não altera muito). A arte é bonita, temática e pensar no jogo é divertido ("então, meu troll envia o mensageiro e depois, quando ele voltar, ele come ele!"). Seria legal jogá-lo mais, porém, lá nos 2500 do ranking não suscita interesse;

1) Lord of the Rings: The Adventure Deck Game (4144) - tenho 133 partidas desse jogo. É o que mais joguei entre todos. Isso, é claro, não ocorreu por acidente. É um jogo muito bem feito, simples de entender, com decisões constantes e nem sempre simples, que envolvem uma boa dose de sorte, mas que não incomoda nem um pouco por isso (afinal, uma partida dura pouco, então não é algo que magoe, perder por levar azar, é só sacudir a poeira, levantar e tentar de novo). Para não "queimar" o jogo, parei de jogá-lo por um tempo, mas sei que logo voltarei à ativa.

Menções honrosas: ixe, são várias! Red November (1015) (bom cooperativo, mas tem que evitar jogar em 5 ou mais, pois devido ao esquema de "tempo" das ações dos gnomos, é bem possível ter que esperar bastante para jogar); Scripts and Scribes: The Dice Game (2233) (jogo rápido, que acomoda bem até 5 pessoas); Zogar's Gaze (7030) (longe de ser perfeito, mas ao que se propõe, com algumas modificações simples, é bem funcional e divertido. Certamente não é um jogo que agradará muitos aqui); Iliad (1020) (altamente interativo, de funcionamento inteligente, que faz cartas "ruins" como hoplitas de valor 1 e 2, terem importância quando formados numa falange. Tem alto fator de "ataque o líder" e uma considerável margem de vitórias para quem vem em segundo e terceiro, logo abaixo do "radar" dos outros - algo que certamente não é apreciado, mas vejo como algo que deve ser lidado, levemente similar a jogar com menos usinas construídas do que os outros no Power Grid); Masters Gallery (1157) (não é um Arte Moderna, nem de perto, mas funciona bem ao que se propõe); Lords of Scotland (1340) (este faz tempo que não jogo, e nas primeiras vezes, joguei-o bem errado, o que certamente afetou uma visão piorada acerca dele, porém, quando joguei corretamente, mostrou-se um bom jogo de cartas, interativo e com boa quantidade de decisões).

Finalmente, vou citar dois que não se aplicam ao top, mas estão bem na beira: Gloom (992) - adoro jogos de contar histórias, e este, além de ser isto, ainda o faz com um humor negro que eu curto. Se você jogar este para vencer ao invés de fazer uma história sensacional, você está fazendo isso errado. O outro é o Witch of Salem (990), um cooperativo muito bem urdido, tenso e difícil, com ações rápidos e baixíssimo downtime.

Bem, é isso!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG Empty Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG

Mensagem por libonati Qua Out 08, 2014 12:54 am

Excluíram o Trentini e o Marcelo do TOP 5, que sacanagem!!! hauahuahauahu

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG Empty Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG

Mensagem por Marcelo Qua Out 08, 2014 3:50 am

Hahaha... Tenho vários jogos bons acima do 1000! Acho que o Trentini só tem top 100...
Marcelo
Marcelo
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 630
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG Empty Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG

Mensagem por doizinho Qua Out 08, 2014 9:50 am

libonati escreveu:Excluíram o Trentini e o Marcelo do TOP 5, que sacanagem!!! hauahuahauahu
Ouvi histórias de que o Alexandre tremia e chorava ao ver que nenhum jogo dele entrou no TOP 5 dessa semana.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG Empty Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG

Mensagem por Jota Qua Out 08, 2014 9:59 am

Bom, na minha lista, a maioria será nacionais...

5) Patrician (1152) - Jogo leve, rápido, mas muito divertido. Tinha uma época que eu tinha que jogar esse jogo com a galera do trabalho quase todos os dias na hora do almoço.

4) Ouro de Tolo (4434) - Um verdadeiro clássico nacional do divertimento.

3) The Secret of Monte Cristo (2834) - Um belo jogo pouco conhecido. Meio seco, de fato. Mas com decisões que te fazem pensar muito durante o jogo. Lembro de uma partida que todos terminaram em pé, tamanha a tensão.

2) Ovni (Não ranqueado) - Não entendi pq esse nem no ranking aparece...

1) Viagem no Tempo (4395) - Meu jogo nacional preferido.

Menções Honrosas: Red November, Recicle: Tempos de Crise, O vale dos Monstros.

Jota
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 379
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.minutopoesia.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG Empty Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG

Mensagem por doizinho Qua Out 08, 2014 10:02 am

Jota escreveu:4) Ouro de Tolo (4434) - Um verdadeiro clássico nacional do divertimento.
Eu gostei desse.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG Empty Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos