TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG
+4
Binderman
Soar
Trentini
doizinho
8 participantes
Fórum Curitiba Lúdica :: Jogos :: Top 5
Página 1 de 1
TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG
Bom dia amigos! Hoje no nosso TOP 5 vamos falar dos melhores jogos que estejam fora do TOP 1000 do BGG. Vamos listar jogos obscuros e fora do foco da maioria. A regra aqui é bem simples, e repete o que foi feito no TOP 5 - Jogos sub 100 do BGG do ano passado, só valem jogos que tenham uma posição pior do que 1000 no BGG. Vamos a minha lista:
5 - Red November (1015) - Um tema legal, com mecânicas bem boladas e produção de primeira da FFG. Esse pequeno jogo poderia estar mais alto no BGG se ele jogasse bem em grupos maiores. Com 4 ou mais pessoas o downtime pode ser alto devido à mecânica de marcar o tempo dele.
4 - Infidel (1613) - A posição 1613 para um wargame clássico é praticamente um elogio. O Infidel tem uma mecânica de ativação bem legal, regras relativamente simples e um tema fantástico. Eu acho um jogo muito bom, que pretendo jogar novamente antes do ano acabar.
3 - PLAGUE: The Card Game (5192) - Posição 5192, sério?!? Tem coisas que não dá pra entender no BGG. Ótimo trick tracking!
2 - Family Business (1737) - Não esperava encontrar esse jogo tão baixo no BGG, então repito o que disso sobre o Plague, tem coisas que não dá pra entender no BGG. Todos sabem que adoro o Family Business, ele é um tipo de jogo que gosto e que o Rafaelfo define como jogo de filha da puta! É sempre muito divertido!
1 - Race! Formula 90 (1256) - Eu só consigo entender esse jogo fora do TOP 1000 pela dificuldade de encontrá-lo nos EUA, que é de onde vem a maioria dos votos no BGG. O jogo é muito bacana, com uma mecânica simples e que consegue simular muito bem uma corrida de F1. Ganha facilmente o primeiro posto desse TOP 5.
Menções Honrosas - 1889 (1241) Os jogos da série 18xx não são muito a minha praia, mas esse eu gostei; Pacific Typhoon (1385) um jogo de negociação, ao melhor estilo Cosmic Encounter, mas com mais espaço pra sacanagens, preciso jogar com bastante gente pra ver como fica; e Cave Troll (1127) um jogo simples e honesto de controle de área que ficou pra trás diante de tantas novidades.
5 - Red November (1015) - Um tema legal, com mecânicas bem boladas e produção de primeira da FFG. Esse pequeno jogo poderia estar mais alto no BGG se ele jogasse bem em grupos maiores. Com 4 ou mais pessoas o downtime pode ser alto devido à mecânica de marcar o tempo dele.
4 - Infidel (1613) - A posição 1613 para um wargame clássico é praticamente um elogio. O Infidel tem uma mecânica de ativação bem legal, regras relativamente simples e um tema fantástico. Eu acho um jogo muito bom, que pretendo jogar novamente antes do ano acabar.
3 - PLAGUE: The Card Game (5192) - Posição 5192, sério?!? Tem coisas que não dá pra entender no BGG. Ótimo trick tracking!
2 - Family Business (1737) - Não esperava encontrar esse jogo tão baixo no BGG, então repito o que disso sobre o Plague, tem coisas que não dá pra entender no BGG. Todos sabem que adoro o Family Business, ele é um tipo de jogo que gosto e que o Rafaelfo define como jogo de filha da puta! É sempre muito divertido!
1 - Race! Formula 90 (1256) - Eu só consigo entender esse jogo fora do TOP 1000 pela dificuldade de encontrá-lo nos EUA, que é de onde vem a maioria dos votos no BGG. O jogo é muito bacana, com uma mecânica simples e que consegue simular muito bem uma corrida de F1. Ganha facilmente o primeiro posto desse TOP 5.
Menções Honrosas - 1889 (1241) Os jogos da série 18xx não são muito a minha praia, mas esse eu gostei; Pacific Typhoon (1385) um jogo de negociação, ao melhor estilo Cosmic Encounter, mas com mais espaço pra sacanagens, preciso jogar com bastante gente pra ver como fica; e Cave Troll (1127) um jogo simples e honesto de controle de área que ficou pra trás diante de tantas novidades.
Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG
Quero fazer um correção aqui, preciso adicionar o Jenga (8935) às menções. Ele tem um ranking tão baixo que ficou de fora do meu campo de visão!
Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG
Vamos tentar:
5) Master's Gallery (1157) - Uma forma simplificada do Modern Art, mas muito eficiente e que carrega o mesmo feeling.
4) Aeroplanes (1548) - Um ótimo jogo do Wallace, deve estar nessas posições ruins por ser bem feio, mas o jogo é bem eficiente apesar de algumas coisas que eu aponte como problema no jogo como a aleatoriedade para escolher a ordem do turno a cada turno.
3) 1849 (2628) - O primeiro 18 que joguei, tenho bons olhos para ele, grande jogo.
2) 1865: Sardinia (2421) - O melhor 18 que joguei.
1) Race! Formula 90 (1256) - Esse é um grande jogo de Formula 1, acho que o melhor no gênero que joguei de tabuleiro.
Menções: Zogar's Gaze (7030), Illiad (1020), Cambria (2332), Scripts & Scribes: The Dice Game(2233)
5) Master's Gallery (1157) - Uma forma simplificada do Modern Art, mas muito eficiente e que carrega o mesmo feeling.
4) Aeroplanes (1548) - Um ótimo jogo do Wallace, deve estar nessas posições ruins por ser bem feio, mas o jogo é bem eficiente apesar de algumas coisas que eu aponte como problema no jogo como a aleatoriedade para escolher a ordem do turno a cada turno.
3) 1849 (2628) - O primeiro 18 que joguei, tenho bons olhos para ele, grande jogo.
2) 1865: Sardinia (2421) - O melhor 18 que joguei.
1) Race! Formula 90 (1256) - Esse é um grande jogo de Formula 1, acho que o melhor no gênero que joguei de tabuleiro.
Menções: Zogar's Gaze (7030), Illiad (1020), Cambria (2332), Scripts & Scribes: The Dice Game(2233)
Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG
Opa!
5 - The Werewolves of miller's Hollow: no melhor estilo do jogo de piscadinhas chamado assassino
4 - Academia (Grow) - party game de adultos, não é demorado e sempre arranca boas risadas. Para quem não conhece é a versão literária do Dixit.
4 - Field Commander Rommel: por muito tempo este jogo foi cotado como um excelente solo.
3 - Masters Gallery - muito bem lembrado!!
2 - Tannhauser - jogo tático de combate, com belos componentes e com suas miniaturas que são equipadas para derrotar o adversário.
1 - Race: Formula 90 - sou fã incondicional deste jogo estilo F1 Manager
Menção para o Munchkin Cthulhu e hiper honrosa para o Dungeon Roll e ao Formula Motor Racing.
5 - The Werewolves of miller's Hollow: no melhor estilo do jogo de piscadinhas chamado assassino
4 - Academia (Grow) - party game de adultos, não é demorado e sempre arranca boas risadas. Para quem não conhece é a versão literária do Dixit.
4 - Field Commander Rommel: por muito tempo este jogo foi cotado como um excelente solo.
3 - Masters Gallery - muito bem lembrado!!
2 - Tannhauser - jogo tático de combate, com belos componentes e com suas miniaturas que são equipadas para derrotar o adversário.
1 - Race: Formula 90 - sou fã incondicional deste jogo estilo F1 Manager
Menção para o Munchkin Cthulhu e hiper honrosa para o Dungeon Roll e ao Formula Motor Racing.
Última edição por Warrior em Ter Out 07, 2014 11:09 am, editado 1 vez(es)
Soar- Arkham Horror
- Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1
Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG
Pois é, quantas pérolas existem abaixo do mil que não conhecemos? As minhas são:
5 - Word on the Street Junior (3502): Jogo inteligente de formação de palavras para crianças. A ideia de puxar as letras usadas para o seu lado da rua é genial.
4 - Grimoire (1390): Batalha entre dois magos em que cada um escolhe uma magia simultaneamente e os efeitos são resolvidos na ordem do menor para o maior.
3 - Pentago (1242): Jogo muito rápido e esperto, evolução do Jogo da Velha.
2 - Dungeon Twister: The Card Game (2800): praticamente o mesmo jogo do irmão maior, com pequenas diferenças na mecânica.
1 - Khet 2.0 (1963): excelente abstrato com espelhos e lasers.
5 - Word on the Street Junior (3502): Jogo inteligente de formação de palavras para crianças. A ideia de puxar as letras usadas para o seu lado da rua é genial.
4 - Grimoire (1390): Batalha entre dois magos em que cada um escolhe uma magia simultaneamente e os efeitos são resolvidos na ordem do menor para o maior.
3 - Pentago (1242): Jogo muito rápido e esperto, evolução do Jogo da Velha.
2 - Dungeon Twister: The Card Game (2800): praticamente o mesmo jogo do irmão maior, com pequenas diferenças na mecânica.
1 - Khet 2.0 (1963): excelente abstrato com espelhos e lasers.
Binderman- Middle-earth Quest
- Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável
Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG
Poxa, um Top que encaixa-se muito bem comigo! Afinal, fico vasculhando justamente por essa área do espectro tabuleirísticos para encontrar, eventualmente, algo legal. Achei que seria fácil fazer essa lista, mas acabei encontrando várias opções e colocá-las em uma ordem foi um tanto mais complicado do que antecipei. Mas, após um tempo, cheguei a isso:
5) Family Business (1737) - um jogo de canalhice à mil por hora. Nem quem fica quieto escapa aqui. Poderia ser um 4X, mas só se lembraram do Exterminate. Bem divertido, mas, claro, envolve doses grandes de sorte, e não recomendo jogar em 6 pessoas (pode demorar bastante para jogar, por causa de como a vez do turno salta quando alguém se defende);
4) PLAGUE: The Card Game (5192) - um belo jogo de vaza, cretino ao cúmulo (várias vezes vi o vencedor ser quem termina com 0 ponto). Jogar até 50 pontos poderia ser um pesadelo sem fim! Um dia espero jogar com a expansão, já que várias pessoas estão mais afiados no jogo base;
3) Formula Motor Racing (1368) - ah, o desprezo. Para mim, o jogo foi uma tremenda surpresa recente. Divirto-me às pampas com ele, e tudo envolvido num jogo rápido, interativo, com ferração, sorte e satisfação em vencer mesmo diante de tantos percalços. Porém, sinto-me meio envergonhado de levá-lo e agora devo tomar mais cuidado para quem o apresento e com quem jogo;
2) Bridge Troll (2548) - um jogo interessante, interativo, com um leilão rápido e, várias vezes, tenso. Acomoda até 6 jogadores e uma partida, mesmo nesse número, demora cerca de 45 minutos (pois o número de cartas não modifica, então, mais pessoas significa menos rodadas, logo, o tempo no geral não altera muito). A arte é bonita, temática e pensar no jogo é divertido ("então, meu troll envia o mensageiro e depois, quando ele voltar, ele come ele!"). Seria legal jogá-lo mais, porém, lá nos 2500 do ranking não suscita interesse;
1) Lord of the Rings: The Adventure Deck Game (4144) - tenho 133 partidas desse jogo. É o que mais joguei entre todos. Isso, é claro, não ocorreu por acidente. É um jogo muito bem feito, simples de entender, com decisões constantes e nem sempre simples, que envolvem uma boa dose de sorte, mas que não incomoda nem um pouco por isso (afinal, uma partida dura pouco, então não é algo que magoe, perder por levar azar, é só sacudir a poeira, levantar e tentar de novo). Para não "queimar" o jogo, parei de jogá-lo por um tempo, mas sei que logo voltarei à ativa.
Menções honrosas: ixe, são várias! Red November (1015) (bom cooperativo, mas tem que evitar jogar em 5 ou mais, pois devido ao esquema de "tempo" das ações dos gnomos, é bem possível ter que esperar bastante para jogar); Scripts and Scribes: The Dice Game (2233) (jogo rápido, que acomoda bem até 5 pessoas); Zogar's Gaze (7030) (longe de ser perfeito, mas ao que se propõe, com algumas modificações simples, é bem funcional e divertido. Certamente não é um jogo que agradará muitos aqui); Iliad (1020) (altamente interativo, de funcionamento inteligente, que faz cartas "ruins" como hoplitas de valor 1 e 2, terem importância quando formados numa falange. Tem alto fator de "ataque o líder" e uma considerável margem de vitórias para quem vem em segundo e terceiro, logo abaixo do "radar" dos outros - algo que certamente não é apreciado, mas vejo como algo que deve ser lidado, levemente similar a jogar com menos usinas construídas do que os outros no Power Grid); Masters Gallery (1157) (não é um Arte Moderna, nem de perto, mas funciona bem ao que se propõe); Lords of Scotland (1340) (este faz tempo que não jogo, e nas primeiras vezes, joguei-o bem errado, o que certamente afetou uma visão piorada acerca dele, porém, quando joguei corretamente, mostrou-se um bom jogo de cartas, interativo e com boa quantidade de decisões).
Finalmente, vou citar dois que não se aplicam ao top, mas estão bem na beira: Gloom (992) - adoro jogos de contar histórias, e este, além de ser isto, ainda o faz com um humor negro que eu curto. Se você jogar este para vencer ao invés de fazer uma história sensacional, você está fazendo isso errado. O outro é o Witch of Salem (990), um cooperativo muito bem urdido, tenso e difícil, com ações rápidos e baixíssimo downtime.
Bem, é isso!
Abs,
5) Family Business (1737) - um jogo de canalhice à mil por hora. Nem quem fica quieto escapa aqui. Poderia ser um 4X, mas só se lembraram do Exterminate. Bem divertido, mas, claro, envolve doses grandes de sorte, e não recomendo jogar em 6 pessoas (pode demorar bastante para jogar, por causa de como a vez do turno salta quando alguém se defende);
4) PLAGUE: The Card Game (5192) - um belo jogo de vaza, cretino ao cúmulo (várias vezes vi o vencedor ser quem termina com 0 ponto). Jogar até 50 pontos poderia ser um pesadelo sem fim! Um dia espero jogar com a expansão, já que várias pessoas estão mais afiados no jogo base;
3) Formula Motor Racing (1368) - ah, o desprezo. Para mim, o jogo foi uma tremenda surpresa recente. Divirto-me às pampas com ele, e tudo envolvido num jogo rápido, interativo, com ferração, sorte e satisfação em vencer mesmo diante de tantos percalços. Porém, sinto-me meio envergonhado de levá-lo e agora devo tomar mais cuidado para quem o apresento e com quem jogo;
2) Bridge Troll (2548) - um jogo interessante, interativo, com um leilão rápido e, várias vezes, tenso. Acomoda até 6 jogadores e uma partida, mesmo nesse número, demora cerca de 45 minutos (pois o número de cartas não modifica, então, mais pessoas significa menos rodadas, logo, o tempo no geral não altera muito). A arte é bonita, temática e pensar no jogo é divertido ("então, meu troll envia o mensageiro e depois, quando ele voltar, ele come ele!"). Seria legal jogá-lo mais, porém, lá nos 2500 do ranking não suscita interesse;
1) Lord of the Rings: The Adventure Deck Game (4144) - tenho 133 partidas desse jogo. É o que mais joguei entre todos. Isso, é claro, não ocorreu por acidente. É um jogo muito bem feito, simples de entender, com decisões constantes e nem sempre simples, que envolvem uma boa dose de sorte, mas que não incomoda nem um pouco por isso (afinal, uma partida dura pouco, então não é algo que magoe, perder por levar azar, é só sacudir a poeira, levantar e tentar de novo). Para não "queimar" o jogo, parei de jogá-lo por um tempo, mas sei que logo voltarei à ativa.
Menções honrosas: ixe, são várias! Red November (1015) (bom cooperativo, mas tem que evitar jogar em 5 ou mais, pois devido ao esquema de "tempo" das ações dos gnomos, é bem possível ter que esperar bastante para jogar); Scripts and Scribes: The Dice Game (2233) (jogo rápido, que acomoda bem até 5 pessoas); Zogar's Gaze (7030) (longe de ser perfeito, mas ao que se propõe, com algumas modificações simples, é bem funcional e divertido. Certamente não é um jogo que agradará muitos aqui); Iliad (1020) (altamente interativo, de funcionamento inteligente, que faz cartas "ruins" como hoplitas de valor 1 e 2, terem importância quando formados numa falange. Tem alto fator de "ataque o líder" e uma considerável margem de vitórias para quem vem em segundo e terceiro, logo abaixo do "radar" dos outros - algo que certamente não é apreciado, mas vejo como algo que deve ser lidado, levemente similar a jogar com menos usinas construídas do que os outros no Power Grid); Masters Gallery (1157) (não é um Arte Moderna, nem de perto, mas funciona bem ao que se propõe); Lords of Scotland (1340) (este faz tempo que não jogo, e nas primeiras vezes, joguei-o bem errado, o que certamente afetou uma visão piorada acerca dele, porém, quando joguei corretamente, mostrou-se um bom jogo de cartas, interativo e com boa quantidade de decisões).
Finalmente, vou citar dois que não se aplicam ao top, mas estão bem na beira: Gloom (992) - adoro jogos de contar histórias, e este, além de ser isto, ainda o faz com um humor negro que eu curto. Se você jogar este para vencer ao invés de fazer uma história sensacional, você está fazendo isso errado. O outro é o Witch of Salem (990), um cooperativo muito bem urdido, tenso e difícil, com ações rápidos e baixíssimo downtime.
Bem, é isso!
Abs,
Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG
Excluíram o Trentini e o Marcelo do TOP 5, que sacanagem!!! hauahuahauahu
Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG
Hahaha... Tenho vários jogos bons acima do 1000! Acho que o Trentini só tem top 100...
Marcelo- Power Grid
- Mensagens : 630
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba
Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG
Ouvi histórias de que o Alexandre tremia e chorava ao ver que nenhum jogo dele entrou no TOP 5 dessa semana.libonati escreveu:Excluíram o Trentini e o Marcelo do TOP 5, que sacanagem!!! hauahuahauahu
Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG
Bom, na minha lista, a maioria será nacionais...
5) Patrician (1152) - Jogo leve, rápido, mas muito divertido. Tinha uma época que eu tinha que jogar esse jogo com a galera do trabalho quase todos os dias na hora do almoço.
4) Ouro de Tolo (4434) - Um verdadeiro clássico nacional do divertimento.
3) The Secret of Monte Cristo (2834) - Um belo jogo pouco conhecido. Meio seco, de fato. Mas com decisões que te fazem pensar muito durante o jogo. Lembro de uma partida que todos terminaram em pé, tamanha a tensão.
2) Ovni (Não ranqueado) - Não entendi pq esse nem no ranking aparece...
1) Viagem no Tempo (4395) - Meu jogo nacional preferido.
Menções Honrosas: Red November, Recicle: Tempos de Crise, O vale dos Monstros.
5) Patrician (1152) - Jogo leve, rápido, mas muito divertido. Tinha uma época que eu tinha que jogar esse jogo com a galera do trabalho quase todos os dias na hora do almoço.
4) Ouro de Tolo (4434) - Um verdadeiro clássico nacional do divertimento.
3) The Secret of Monte Cristo (2834) - Um belo jogo pouco conhecido. Meio seco, de fato. Mas com decisões que te fazem pensar muito durante o jogo. Lembro de uma partida que todos terminaram em pé, tamanha a tensão.
2) Ovni (Não ranqueado) - Não entendi pq esse nem no ranking aparece...
1) Viagem no Tempo (4395) - Meu jogo nacional preferido.
Menções Honrosas: Red November, Recicle: Tempos de Crise, O vale dos Monstros.
Re: TOP 5 - Jogos Sub 1000 do BGG
Eu gostei desse.Jota escreveu:4) Ouro de Tolo (4434) - Um verdadeiro clássico nacional do divertimento.
Tópicos semelhantes
» Top 5 - Jogos Insossos
» 'DNA' dos jogos
» Top 5 - Jogos Favoritos
» TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG
» Top 5 - Jogos Favoritos
» 'DNA' dos jogos
» Top 5 - Jogos Favoritos
» TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG
» Top 5 - Jogos Favoritos
Fórum Curitiba Lúdica :: Jogos :: Top 5
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|