Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quarta-Feira - 24/09 - Brass

+4
libonati
Rafaelfo
tiagovip
Trentini
8 participantes

Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por Trentini Qui Set 25, 2014 10:16 am

Ontem fomos a casa do Libonati após a reunião semanal da Lambda 42 para jogar uma partida de Brass.

Brass (Eu, Libonati, Rafael e Pedro) - Fazia tempo que eu não jogava esse jogo em 4 pessoas, a maioria de minhas partidas foram em 3, estava acostumado a jogar de uma forma, a ter mais controle sobre as posições do mapa e tudo o mais e em 4 o jogo fica com uma pegada mais competitiva, a concorrência é grande e ainda mais desleal. Na partida o Pedro começou muito bem com uma carvoaria de utensílio e metalúrgica dando lucros já na segunda rodada. Com esse início achei que ele ia seguir fazendo uma excelente partida, mas nas rodadas finais da era dos canais ele se perdeu no timming, pois esqueceu de descartar 2 cartas em alguma fase e achou que teria uma rodada a mais.

Enquanto isso o Libonati começou investindo muito pesado em canais e desenvolvimento de suas construções, construiu poucas coisas, mas todas de nível 2 e até metalúrgica de nível 3 ainda na fase dos canais, fazendo com que essas construções pontuassem na segunda fase.

O Rafa começou com o básico, fez fábricas no caminho de Midlands para vender algodão para o mercado externo, mas depois partiu para a indústria de carvão, abriu concorrência forte comigo e com o Pedro e mesmo avisado que a demanda de carvão na fase do canal era fraca, atrapalhou um pouco o uso. Tive que trabalhar em desenvolver minhas fábricas de algodão para virar meu próprio cliente e consumir meu último carvão que faltava na minha fábrica para que ela pontuasse, pois por ser de nível 1 ela sairia na fase dos canais e fazer ela sair sem pontuar teria me feito perder não só pontos preciosos, mas o incomming que ela daria. No final da fase dos canais ainda consegui vender ambas as fábricas minhas em meus dois portos, com mais sorte do que juízo, pois o Pedro não viu que podia ter vendido algodão de sua fábrica que acabara de construir em meu porto que ainda estava sem ser virado (a demanda externa já tinha sido seca pelo Rafa).

Para a fase das ferrovias acabei sobrando junto com o Pedro em Colne com uma única construção de nível 2 enquanto o Libonati estava espalhado na região central do mapa com construções de nível 2 e 3 e o Rafa e Libonati com construções de nível 2 em Lancaster local onde sempre viso bastante por ter a passagem para Barrow-In-Furness. Com poucas opções de expansão, optei por fazer uma metalúrgica usando minhas duas ações logo de cara em Manchester por ser um local com vias para muitos outros locais no futuro.

O Libonati tinha pontuado bem melhor que todo mundo na fase dos canais e já começava com muita vantagem na fase das ferrovias o que fez todo mundo pensar que ele tinha grande chance de vencer, por isso quando ele criou o caminho para Barrow-In-Furness sem construir nada lá já sabia que ele almejava construir um shipyard que daria muitos pontos a ele, me antecipando acabei construindo antes para evitar que ele disparasse na pontuação, mas isso teve um custo bem elevado para mim e me obriguei a fazer outro empréstimo depois, empréstimo que se mostrou infundado pelas minhas jogadas das últimas rodadas terem sido lucrativas, mas eu não tinha como saber que isso aconteceria, entretanto abri um pouco de oportunidade para o Pedro suprir a demanda de carvão e ferro imediatamente após meu estaleiro.

O Pedro teve grande dificuldade de expansão, trabalhou em carvoarias e indústria têxtil, o Rafa começou brincando também com carvoarias e indústria têxtil, foi uma partida atípica, pois poucos portos foram construídos na segunda fase e a indústria têxtil não foi muito fomentada por isso, mesmo assim a demanda externa foi completamente suprida e com isso as pessoas ficaram receosas de construir novas fábricas. O Rafa que não tinha cartas muito boas guardadas para o final passou o seu tempo investindo pesado em conexões de ferrovia o que fez com que mesmo a indústria de carvão sendo constantemente fomentada, o carvão ficasse escasso no mercado externo.

Uma de minhas poucas jogadas interessantes foi quando, em uma rodada em que eu era o último e todos os outros gastaram MUITO dinheiro, fiz a demanda de ferro ficar escassa desenvolvendo minhas fábricas de algodão até o nível 3 e construindo uma delas, mesmo com todo o dinheiro gasto ainda assim foi menos que os outros gastaram e eu garanti ser o primeiro na rodada seguinte para poder substituir a metalúrgica do Libonati e suprir parte da demanda externa, minha metalúrgica de nível 4 chegou virada já e o seu custo foi retornado pela demanda externa.

O Libonati quando foi fazer um delicioso suco de abacaxi com mel se perdeu nas cartas e não sabia como 3 cartas de Liverpool tinham sido descartadas por ele para fazer outras ações e seu grande investimento em desenvolver seus estaleiros quase não supriu resultados quando eu construí um estaleiro em Barrow-In-Furness e o Rafa um em Liverpool, por sorte e muito custo ele conseguiu desbravar seu caminho por trilhos até Birkenhead e construiu um estaleiro lá, mas já sabendo que isso não seria seu diferencial, por conta disso teve uma grande desaceleração na fase das ferrovias, de fato quem mais conseguiu se desenvolver nessa fase de grandes concorrências fui eu e o Rafa, o Rafa mais ainda, impulsionado por concessionárias dos trilhos desbravou a Inglaterra e interligou as cidades, enquanto eu investi mais nas construções dentro das cidades, tinha poucas ferrovias, mesmo que pontuassem relativamente bem, não foram muitas, gastei mais ações que queria pegando empréstimo e no fim acabei sobrando com muito dinheiro, exatamente &50. No Final o Rafa venceu com 115 pontos contra 110 meus, 101 do Libonati e Pedro com 85.

Quarta-Feira - 24/09 - Brass 6yny28
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por tiagovip Qui Set 25, 2014 11:01 am

Beleza de relato! Bem completo e instrutivo.

Parabéns, Rafael, por atobar a concorrência!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por Rafaelfo Qui Set 25, 2014 11:14 am

Jogo bacana. Fico feliz de agora ter conhecido o Age of Industry e o Brass.
Galerinha hardcore no Brass. Ainda não sei como foi possível vencer, pois muitas vezes não estava com boas ações em mãos. De todo modo, 50% dos participantes estavam se lamentando por boa parte do jogo e acho que isso embaçou a vista deles.
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por libonati Qui Set 25, 2014 11:20 am

Eu tive um jogo antes do suco e outro depois. Me perdi por completo enquanto fazia o suco pedindo dois empréstimos, quando já tinha um incoming razoável, não sei oq fiz com minhas cartas... tinha guardado alguns lugares com siderúrgicas, mas descartei não sei nem quando nem como. Então acabei por gastar muita ação em coisas que não deram lucro algum, como um porto que não virou, mas me possibilitou construir o caminho até o shipyard, gastar as duas ações mais de uma vez para construir onde antes eu tinha cartas para tanto! Então realmente divido meu jogo em pré e pós suco!
De qquer forma foi bom revisitar brass, um jogo que curto muito.

Parabéns ao Elfo pela vitória, oq é no mínimo esperável depois de receber uma explicação de regras brilhante como a minha!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por doizinho Qui Set 25, 2014 11:25 am

libonati escreveu:Eu tive um jogo antes do suco e outro depois.
Bom, pelo menos aprendemos alguma coisa aqui, não é amiguinhos!
Não bebam suco, bebam cerveja, ela já está pronta e só precisa abrir a lata.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por Rafaelfo Qui Set 25, 2014 11:31 am

doizinho escreveu:
libonati escreveu:Eu tive um jogo antes do suco e outro depois.
Bom, pelo menos aprendemos alguma coisa aqui, não é amiguinhos!
Não bebam suco, bebam cerveja, ela já está pronta e só precisa abrir a lata.
Olha ai, mais uma da série "os ensinamentos que o tabuleiro proporciona".
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por tiagovip Qui Set 25, 2014 12:26 pm

doizinho escreveu:
libonati escreveu:Eu tive um jogo antes do suco e outro depois.
Bom, pelo menos aprendemos alguma coisa aqui, não é amiguinhos!
Não bebam suco, bebam cerveja, ela já está pronta e só precisa abrir a lata.

Ou, claro, deixe o suco preparando antes da partida começar.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por libonati Qui Set 25, 2014 1:33 pm

doizinho escreveu:
libonati escreveu:Eu tive um jogo antes do suco e outro depois.
Bom, pelo menos aprendemos alguma coisa aqui, não é amiguinhos!
Não bebam suco, bebam cerveja, ela já está pronta e só precisa abrir a lata.

tiagovip escreveu:
doizinho escreveu:
libonati escreveu:Eu tive um jogo antes do suco e outro depois.
Bom, pelo menos aprendemos alguma coisa aqui, não é amiguinhos!
Não bebam suco, bebam cerveja, ela já está pronta e só precisa abrir a lata.

Ou, claro, deixe o suco preparando antes da partida começar.

Abs,

Prefiro o ensinamento do Fabiano... mas não se preocupe Perreto, vc é novo ainda, um dia vai ter a sabedoria de nossa ancião!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por Anarkion Qui Set 25, 2014 1:39 pm

libonati escreveu:Parabéns ao Elfo pela vitória, oq é no mínimo esperável depois de receber uma explicação de regras brilhante como a minha!
Realmente, a melhor parte de jogar com vossa pessoa! Wink
Anarkion
Anarkion
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 299
Data de inscrição : 31/08/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por Pedro Qui Set 25, 2014 1:48 pm

Eu comecei muito bem, mas em determinado momento o relógio bateu na casa das 22 horas e daí a coisa desandou pra mim Old Man .

Brass, é um jogo bastante cruel com os erros e eu segui boa parte da partida desatento e com sono. Mas sabia o custo do que havia sido minha participação na fase de canais. Fiz uma ou outra jogada razoável somente. Vi que o Libo me usou de exemplo na fase de trilhos... o cara tomou algumas ações que permitiam aos demais bloquear isso custou tempo e dinheiro a mais do que a linha q ele estava seguindo exigia. O Trentini viu no Libo o adversário e vice e versa...

Eu não curti o jogo em 4 players, ele tem mais a oferecer no estranho número de 3 participantes.
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por doizinho Qui Set 25, 2014 2:28 pm

libonati escreveu:Parabéns ao Elfo pela vitória, oq é no mínimo esperável depois de receber uma explicação de regras brilhante como a minha!
Dessa vez você mandou o Rafael ler o player-aid, ou leu tudo pra ele? Wink
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por libonati Qui Set 25, 2014 2:38 pm

doizinho escreveu:
libonati escreveu:Parabéns ao Elfo pela vitória, oq é no mínimo esperável depois de receber uma explicação de regras brilhante como a minha!
Dessa vez você mandou o Rafael ler o player-aid, ou leu tudo pra ele? Wink

Li tudo, com tradução simultânea! Da melhor qualidade!!!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por Trentini Qui Set 25, 2014 3:03 pm

Pior que dessa vez o Libo fez um bom serviço, havia esquecido só do lance do empréstimo antes do deck de cartas acabar na fase dos trilhos, mas o Elfo foi avisado a tempo Very Happy

E Pedro, pensando melhor sobre a partida hoje eu pensei que até não foi uma partida ruim, é difícil falar isso do Brass, mas eu realmente não estava acostumado a jogar em 4 mais e por a gente acabar fazendo bem menos construções do que queria e trilhos a gente se sente com o espaço e influência bem minimizado, mas no fundo o jogo funciona bem também em 4 players.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por tiagovip Qui Set 25, 2014 3:08 pm

Trentini escreveu:E Pedro, pensando melhor sobre a partida hoje eu pensei que até não foi uma partida ruim, é difícil falar isso do Brass, mas eu realmente não estava acostumado a jogar em 4 mais e por a gente acabar fazendo bem menos construções do que queria e trilhos a gente se sente com o espaço e influência bem minimizado, mas no fundo o jogo funciona bem também em 4 players.

Boss


Kiss my Ass
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por Pedro Qui Set 25, 2014 3:14 pm

Muda a dinâmica e eu prefiro ela funcionando em 3 players... o jogo não é ruim por isso, mas me parece melhor quando jogado em 3.

Pode ser pelas minhas experiências em 3 serem mais e melhores do que em 4...
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por Trentini Qui Set 25, 2014 3:29 pm

Pedro escreveu:Muda a dinâmica e eu prefiro ela funcionando em 3 players... o jogo não é ruim por isso, mas me parece melhor quando jogado em 3.

Pode ser pelas minhas experiências em 3 serem mais e melhores do que em 4...
Sim, exatamente, pensei dessa forma também, estamos bem acostumados a jogar em 3, joguei pouquíssimas partidas de Brass em 4, o que é estranho pq sem querer a gente encontra um ótimo jogo que funciona excelente no reduzido número de 3 jogadores. Aí a gente se acostuma a pensar de uma forma, sabe que vai ter espaço pra expandir e consegue inclusive chegar mais fácil às construções de nível 4. Sem contar com a quantidade de coisas que você consegue fazer sendo que em 4 pessoas temos 8 rodadas tanto na fase dos canais quanto na fase das ferrovias, em 3 jogadores temos 10 rodadas em cada uma dessas fases, são 4 rodadas a mais que são 8 ações, a dinâmica realmente muda muito, mesmo a duração sendo a mesma a gente sente que o jogo em 4 é muito mais acelerado por conta disso.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por Andre Perusso Qui Set 25, 2014 5:30 pm

Cadê o relato do Sherlock Holmes de segunda-feira Sr. Prefeito?
Andre Perusso
Andre Perusso
Ra
Ra

Mensagens : 131
Data de inscrição : 18/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por tiagovip Qui Set 25, 2014 5:35 pm

Andre Perusso escreveu:Cadê o relato do Sherlock Holmes de segunda-feira Sr. Prefeito?

Enviei uma MP sobre isso.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por Pedro Qui Set 25, 2014 6:51 pm

tiagovip escreveu:
Andre Perusso escreveu:Cadê o relato do Sherlock Holmes de segunda-feira Sr. Prefeito?

Enviei uma MP sobre isso.

Mandou o relato por MP?

Perusso coloca aí nos relatos e dá os créditos pro Perretto. Cool
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-Feira - 24/09 - Brass Empty Re: Quarta-Feira - 24/09 - Brass

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos