TOP 5 - Jogos com dados

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos com dados

Mensagem por libonati em Qui Set 18, 2014 1:02 am

@doizinho escreveu:
@libonati escreveu:Menção desonrosa para o King of Tokyo, que é o jogo mais idiota que já vi existir e Quarriors que é um exemplo claro de tentativa frustrada de mudar uma mecânica consagrada, diferentemente do dice placement.
Eu sei que você não gosta do King of Tokyo, mas realmente não entendo o teu critério.

Esses dias jogamos Ouro de Tolo e você gostou, pois eu não vejo muita diferença nos 2 jogos. No KoT você decide se rerola dados ou se para, além de quais cartas comprar e quando usá-las; e no Ouro de Tolo você decide se compra uma pedra do saco ou se para, além de escolher que cartas jogar, enfim os 2 são muito semelhantes.

Começo confessando que joguei KoT poucas vezes, acho que duas ou três. Nessas poucas vezes, vi as cartas serem raramente usadas e realmente acho que as cartas podem e devem fazer um diferencial bem legal no jogo, causando um twist naquela seção monótoma de rolar dados torcendo por resultados e não decidindo nada (ou melhor apenas se vai rerolar para torcer por outro resultado). Nesta senda, na primeira vez que joguei ainda comentei com o Perreto (talvez ele não se recorde) que seria legal se cada monstro tivesse um poder especial e acho que a expansão acabou fazendo algo neste sentido. O jogo base como é, me parece chato e insonso, resumindo-se a rolagens sem decisão. As cartas podem vir ou não e quando vem podem ser legais, chatas, ultrapowers ou nada de mais, e assim por diante. Tal qual as energiazinhas, é assim com todos os outros símbolos, os danos, os pontos e as curas, o que lhe deixa completamente refém dos dados e o jogo se resume a rolar e, quando muito, rir do amiguinho que se deu mal. Sequer ir para Tokyo você escolhe, ao contrário, lhe é imposto e lá estando você pode tirar nos dados nada daquilo que você precisa, embora tudo seja de certa forma bom num momento ou outro, mas você tem que rolar todos os dados sempre e todos com faces iguais (ou seja, você sequer escolhe, aqui preciso de mais garra vou rolar esses daqui com tal probabilidade, sei lá).

Comparando-o a outros jogos de dados, no skyline vc pode se dar mto mal nas rolagens tbm, mas vc escolhe os dados de onde quer, se fundação, andares ou coberturas, pelo menos, e os prédios maiores são mais recompensadores, mas menos prováveis. No general você precisa pegar o melhor resultado e montar a melhor sequencia de pontos, oq nem sempre é facil. Sequer se compara ao Alea Iacta Est (inclusive vou refazer meu top), que exige um pensamento mais aprofundado, a longo prazo e dura, sei lá, 15, 20 minutos a mais. O can't stop, vc tem três marcadorezinhos por rodada e deve escolher onde os colocar, tendo em vista o resultado dos dados e vc decide quando para ou continua (total push your luck) e essa maravilhazinha usa quatro dados de 6 faces. Então, veja, se comparado a qualquer um destes, o KoT, me desculpe, mas parece idiota, primário e pueril!

Bom, feitas essas considerações, no Ouro de Tolo você decide parar ou não, arriscando a sua sorte de uma forma muito mais cruel e, ao meu ver mais tensa e divertida, pois se pega apenas uma pedrinha por vez. Além do que os jogadores já começam com as cartas e quando usá-las, sendo elas escassas, é uma decisão bastante importante no jogo (acho que inclusive aqui os designers foram bem cruéis para o estilo do jogo). A mecânica de end game é muito bacana e merece elogio. Mas veja, mesmo Ouro de Tolo não é um jogo que eu adore, embora não torça o nariz para ele.

Só pra finalizar, não é que eu não goste do KoT, acho que quando eu estiver bêbado, pode ser um bom jogo (mas possivelmente não)!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Mensagem por libonati em Qui Set 18, 2014 1:09 am

@tiagovip escreveu:
@libonati escreveu:A internet tem que ser um ambiente claro e direto! Isso aqui é um fórum, não uma obra de arte!

Libonati, você perde até na briga contra seu corretor de texto!

Abs,

Começou a baixar demais o nível desta discussão, melhor parar por aqui e cada um gastar mais seu tempo tentando entender melhor os complexos manuais de duas páginas study Friends

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Pedro em Qui Set 18, 2014 1:36 am

Eu mandei bem no torneio de Ouro de tolo e me recordo de ter coisas para pensar...

Na última partida eu ponderava até onde me arriscar, me baseando no que me viria de benefício ao ficar com uma das cartas que utilizaria depois e realmente fiz uso. Além disso, na mesa final, a atenção no jogo me rendeu muito, pois eu tinha controle sobre o que cada adversário tinha até o momento e dei o gatilho de fim de jogo com 3 dinheiros a mais do q a segunda colocada. Um jogo em que a boa memória pode ajudar bastante.

Não tenho essa negação com o KoT e nem digo que Ouro de tolo é bom, ambos são passáveis, mas em matéria de diversão o Ouro de tolo fica na frente... perde na qualidade dos materiais produzidos pela extinta Ceilikan.

18XX (Admin)

Ver perfil do usuário http://www.meeplehouse.com.br

Mensagem por tiagovip em Qui Set 18, 2014 8:51 am

@libonati escreveu:Comparando-o a outros jogos de dados, no skyline vc pode se dar mto mal nas rolagens tbm, mas vc escolhe os dados de onde quer, se fundação, andares ou coberturas, pelo menos, e os prédios maiores são mais recompensadores, mas menos prováveis. No general você precisa pegar o melhor resultado e montar a melhor sequencia de pontos, oq nem sempre é facil. Sequer se compara ao Alea Iacta Est (inclusive vou refazer meu top), que exige um pensamento mais aprofundado, a longo prazo e dura, sei lá, 15, 20 minutos a mais. O can't stop, vc tem três marcadorezinhos por rodada e deve escolher onde os colocar, tendo em vista o resultado dos dados e vc decide quando para ou continua (total push your luck) e essa maravilhazinha usa quatro dados de 6 faces. Então, veja, se comparado a qualquer um destes, o KoT, me desculpe, mas parece idiota, primário e pueril!

Khristo Gezuis, Can't Stop melhor do que KoT. Gostos são mesmo coisas complicadas.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Mensagem por Trentini em Qui Set 18, 2014 8:52 am

@tiagovip escreveu:
@libonati escreveu:Comparando-o a outros jogos de dados, no skyline vc pode se dar mto mal nas rolagens tbm, mas vc escolhe os dados de onde quer, se fundação, andares ou coberturas, pelo menos, e os prédios maiores são mais recompensadores, mas menos prováveis. No general você precisa pegar o melhor resultado e montar a melhor sequencia de pontos, oq nem sempre é facil. Sequer se compara ao Alea Iacta Est (inclusive vou refazer meu top), que exige um pensamento mais aprofundado, a longo prazo e dura, sei lá, 15, 20 minutos a mais. O can't stop, vc tem três marcadorezinhos por rodada e deve escolher onde os colocar, tendo em vista o resultado dos dados e vc decide quando para ou continua (total push your luck) e essa maravilhazinha usa quatro dados de 6 faces. Então, veja, se comparado a qualquer um destes, o KoT, me desculpe, mas parece idiota, primário e pueril!

Khristo Gezuis, Can't Stop melhor do que KoT. Gostos são mesmo coisas complicadas.

Abs,
Pois é, Can't Stop só funciona com 2 jogadores, mais que isso vira um tédio sem remédio.

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por tiagovip em Qui Set 18, 2014 8:59 am

@Trentini escreveu:Pois é, Can't Stop só funciona com 2 jogadores, mais que isso vira um tédio sem remédio.

Exato! É basicamente a definição da chatice em forma de jogo.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por doizinho em Qui Set 18, 2014 9:16 am

Valeu Bruno, foi a primeira vez que você usou uma argumentação legal pra explicar por que não gosta do jogo. No entanto eu discordo de quase tudo que você disse.

Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Mensagem por libonati em Qui Set 18, 2014 10:48 am

@tiagovip escreveu:
@Trentini escreveu:Pois é, Can't Stop só funciona com 2 jogadores, mais que isso vira um tédio sem remédio.

Exato! É basicamente a definição da chatice em forma de jogo.

Abs,

Bom, devo discordar dos senhores. Jogo online no BGA, ao vivo com quatro jogadores e leva em torno de 15 a 20 minutos. Talvez numa mesa dure 30 minutos já que os cálculos devem ser feitos pelos próprios jogadores.

Mas, mesmo considerando que vocês tenham razão, oq se admite apenas pelo bem da argumentação, pelo menos o can't stop funciona em algum número de jogadores.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por libonati em Qui Set 18, 2014 10:59 am

@doizinho escreveu:Valeu Bruno, foi a primeira vez que você usou uma argumentação legal pra explicar por que não gosta do jogo. No entanto eu discordo de quase tudo que você disse.

Kkkkk, todos tem direito a opinião né!
Mas eu ainda estou pra jogar o KoT novamente, pq as vezes eu tive impressões erradas nas partidas que joguei. Mas realmente, analisando o jogo, ele nunca será um do tipo que me agrade. Mas talvez fique nos mesmo nivel do ouro de tolo e dungeon roll, que eu gosto, mas não muito.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Pedro em Sex Set 19, 2014 1:11 pm

Segue:

5 - Dungeon Roll: Divertido e rápido.

4 - Bora Bora: Um ótimo jogo no estilo Feld. Não curto muito o cara, mas no meu top ele aparece duas vezes. Rolling Eyes

3 - Yspahan: Um dos primeiros que conheci e que usa os dados de forma inteligente.

2 - Castles of Burgundy: Jogo que melhora a cada nova partida.

1 - Troyes: Para mim o melhor jogo com aplicação de dados e com o uso desses dados na escolha de diversas estratégias.

Menção honrosa: Futebox. Tivesse conhecido esse jogo muito antes, teria sido bem legal poder jogá-lo em substituto de muitos títulos que tive na infância. Fica como dica de aquisição para os caras que são pais aqui no fórum, jogo barato e excelente para jogar com crianças.

18XX (Admin)

Mensagem por Trentini em Sex Set 19, 2014 2:12 pm

O troyes ganha com folga essa aqui, o que indica que preciso conhecer.

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por tiagovip em Sex Set 19, 2014 2:23 pm

@Trentini escreveu:O troyes ganha com folga essa aqui, o que indica que preciso conhecer.

E esse está no Top 100, Trentini.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por libonati em Sex Set 19, 2014 2:43 pm

@tiagovip escreveu:
@Trentini escreveu:O troyes ganha com folga essa aqui, o que indica que preciso conhecer.

E esse está no Top 100, Trentini.

Abs,

Nesse caso além de conhecer é compra certa, ainda mais que teve um acréscimo de avg. rating no BGG esse mês, oq indica que o hype ainda está vivo neste!!! ahauahauhauah

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Binderman em Seg Set 29, 2014 8:02 am

Ranking: (Pontuação: 10, 8, 6, 4, 2 para votos nas posições 1, 2, 3, 4 e 5. 1 ponto para menções):

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por Binderman em Seg Set 29, 2014 8:03 am

Nunca tivemos uma vitória tão fácil. Parece que o Troyes é um grande favorito da Curitiba Lúdica.

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por tiagovip em Seg Set 29, 2014 9:19 am

@Binderman escreveu: Nunca tivemos uma vitória tão fácil. Parece que o Troyes é um grande favorito da Curitiba Lúdica.

É difícil mesmo que alguém que conheça o Troyes não o inclua numa lista como esta.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Trentini em Seg Set 29, 2014 11:19 am

O Troyes ainda conhecerei um dia, achei a lista legal. E Binder, diminui a imagem, não tá aparecendo os pontos no meu monitor de novo.

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Pedro em Seg Set 29, 2014 12:57 pm

Vou levar minha cópia nessa sexta para ver se surgem interessados depois desse Top.

Levarei também o Castles of Burgundy lembrado quantidade suficiente para alcançar a terceira posição.

18XX (Admin)

Mensagem por lauripaulo em Ter Set 30, 2014 12:26 am

@Pedro escreveu:Vou levar minha cópia nessa sexta para ver se surgem interessados depois desse Top.

Levarei também o Castles of Burgundy lembrado quantidade suficiente para alcançar a terceira posição.

Opa, pode me incluir em qualquer um dos dois. Faz tempo que quero conhecer o Castles e, depois desse top 10, realmente fiquei curioso com esse Troyes.

Battlestar Galactica

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: