Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Segunda, 01/09 - Four Tribes

4 participantes

Ir para baixo

Segunda, 01/09 - Four Tribes Empty Segunda, 01/09 - Four Tribes

Mensagem por Gustavo Seg Set 01, 2014 11:51 pm

Hoje estreei o Four Tribes jogando contra a Marisa.

Eu havia lido bastante sobre o jogo antes de entrar no Kickstarter, e de fato ele é tudo aquilo que eu esperava - numa primeira partida, me pareceu um jogo muito bom mesmo. E com muita replayability.

Em resumo, há seis vilas em jogo, cada uma com um líder de uma cor. É preciso ter 3 líderes da mesma cor ou um de cada cor (há quatro cores).

Joga-se cartas na vila, ou para te beneficiar ou para atrapalhar o oponente. As cartas são limitadas por cor e número que podem ser jogadas.

Em cada vila há 2, 3 ou 4 casas de cores variadas. Digamos, duas casas verdes e uma azul. Pode-se jogar nela duas cartas verdes e uma azul (ou curingas). Quando ambos os lados estão completos, que está com mais pontos leva o líder.

Bacana é que se um jogador joga todas as cartas boas em uma vila, basta o outro simplesmente não jogar mais nada - e o local não será pontuado! (há cartas que se pode jogar no lado do oponente, mas assim o jogador acaba perdendo turnos).

O jogo é bem estratégico, com planos a médio/longo prazo. Mesmo numa primeira partida já se planeja vendo o que já foi jogado, o que ainda não foi, onde gastar as cartas, etc. Muito raciocínio envolvido.

Apesar de eu já escutar no horizonte reclamações sobre aleatoriedade, cada jogador tem seu deck, e o jogo foi feito para ser jogado quase exatamente um deck inteiro, talvez uma ou outra carta de uma segunda reembaralhada, ou até menos. Isto é, todos tem acesso às mesmas cartas, no final das contas.

Há dez cartas especiais, e joga-se só com 5 delas. São bastante simples, sem confusão alguma. Bem longe do Neptune! Razz

O jogo é daqueles de ser decidido por uma rodada.

Por enquanto, pareceu-me uma excelente aquisição. Muito bom, fiquei contentíssimo. Razz

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda, 01/09 - Four Tribes Empty Re: Segunda, 01/09 - Four Tribes

Mensagem por Gustavo Seg Set 01, 2014 11:55 pm

Dos jogos do Jason que foram jogados por mais de 1 pessoa no BGG (dois só foram jogados por uma!), as notas estão assim:


Four Tribes 7.96
Dig Down Dwarf 6.96
PLAGUE 6.61
Tasnia 6.45
Neptune 6.27
Zogar's Gaze 5.84

Não é bem como eu colocaria (embora eu não conheça o Dig Down Dwarf), mas dá pra ver que o Four Tribes é o jogo mais conceituado dele. Mesmo a turma que já jogou está tratando como um jogo de respeito.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda, 01/09 - Four Tribes Empty Re: Segunda, 01/09 - Four Tribes

Mensagem por tiagovip Ter Set 02, 2014 11:27 am

Ah, legal saber!

Só não entrei nesse KS por tratar-se de um jogo para 2.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda, 01/09 - Four Tribes Empty Re: Segunda, 01/09 - Four Tribes

Mensagem por Gustavo Ter Set 02, 2014 11:41 am

No manual há uma regra para 4 jogadores, parece ok, mas não é de fato um jogo para 4 jogadores.

É o oposto daqueles jogos para 3 ou 4 jogadores em que meio que é possível jogar em 2, mas que fica uma droga.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda, 01/09 - Four Tribes Empty Re: Segunda, 01/09 - Four Tribes

Mensagem por Trentini Dom Out 19, 2014 9:47 am

Venho postar aqui agora após conhecer o jogo para indicar que joguem-o, certamente é o melhor jogo que o Jason fez dos que eu já joguei dele, o mais redondinho e sem necessidade de houserule ou discussões sobre clareza das regras, o jogo é bem simples e funciona muito bem. As cartas apesar se terem um tamanho não convencional são bem bonitas e de tamanho agradável.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda, 01/09 - Four Tribes Empty Re: Segunda, 01/09 - Four Tribes

Mensagem por Gustavo Dom Out 19, 2014 5:00 pm

Joguei 3 vezes na Lúdica e todos gostaram... ele realmente tem cartas auto explicativas - vejam que em nenhum momento foi necessário consultar o manual!

E bacana é que ele tem 9 cartas especiais mas apenas 5 entram em jogo... e elas variam bastante, mas nenhuma é apelona.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda, 01/09 - Four Tribes Empty Re: Segunda, 01/09 - Four Tribes

Mensagem por Marcelo Dom Out 19, 2014 10:01 pm

tiagovip escreveu:Ah, legal saber!

Só não entrei nesse KS por tratar-se de um jogo para 2.

Abs,
Putz, todos os outros jogos do Jason o Perretto nos induziu a comprar, bem esse deixamos de fora... Quer trocar por um Tasnia?  Razz
Marcelo
Marcelo
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 630
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda, 01/09 - Four Tribes Empty Re: Segunda, 01/09 - Four Tribes

Mensagem por Gustavo Seg Out 20, 2014 12:36 pm

Teve outros dois que deixei passar... o Digging Down Dwarf, que parece OK... um que parece muito bom é o Of Deep Tunnels (ou algo assim), mas também é para 2 jogadores, e acho que na minha coleção estaria competindo com o próprio Four Tribes... talvez o kickstarter ainda esteja ativo...
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda, 01/09 - Four Tribes Empty Re: Segunda, 01/09 - Four Tribes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos