TOP 5 - Jogos estratégicos

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por doizinho em Ter Ago 26, 2014 9:46 am

Bom dia amigos. Hoje no nosso TOP 5 vamos falar sobre jogos estratégicos. Usem os seus próprios conceitos e listem os jogos que te permitem mais estratégias diferentes e que você consegue manter mais controle sobre ela do começo ao fim do jogo. Sem muita frescura, vamos a minha lista:

5 - Age of Industry - Joguei somente uma vez, mas lembro-me bem de ter visto várias estratégias bem diferentes, uns focaram na produção de matéria prima, outro na construção de portos e outro na pontuação através de mercadorias mais valiosas, foi tudo bem diferente e tudo funcionou junto, foi muito interessante. Ainda li bastante sobre o jogo e me pareceu que a minha ideia inicial apenas se reforçou com os vários relatos e resenha. Gostei muito e fica aqui na quinta colocação.

4 - Sid Meier's Civilization - Um jogo de civilização totalmente aberto, com a mesma árvore tecnológica pra todos, não tem como ser mais estratégico que isso. Aqui você pode focar numa estratégia desde o começo e segui-la sem interferência externa, normalmente não ganha jogo, mas dá pra fazer. O mais legal é começar mais aberto e direcionar sua estratégia no meio da partida, quem consegue fazer isso bem, tem, no final do jogo, a possibilidade de tentar qualquer tipo de vitória.

3 - Automobile - Gostei muito desse jogo e das possibilidades que ele oferece. Dá pra jogar de forma agressiva, com empréstimos e forçando os outros jogadores, dá pra jogar de forma conservadora, comprando e vendendo de forma variada, dá pra focar na venda na feira, ou ficar apenas na venda da demanda, enfim tem bastante variação e tudo costuma funcionar se for bem feito.

2 - De Vulgari Eloquentia - Aqui tem tanta coisa acontecendo que as opções estratégicas são muitas. Começando pela decisão de ir para o clero ou continuar comerciante. Depois podemos tentar subir a escada dentro do clero visando o cargo máximo de Papa. Tem também as diversas trilhas de conhecimento a seguir, qual parte importante da língua devemos ajudar a se formar, estudamos ou apenas buscamos dinheiro. Enfim são muitas estratégias diferentes possíveis nesta joia escondida nos rankings do BGG.

1 - Le Havre - Esse jogo possui um deck grande de construções que sempre entram em jogo, então combinar as diversas cartas fornecem inúmeras estratégias. Além das combinações de cartas temos outras estratégias claras, se endividar ou não, construir ou comprar, alimentar com barcos ou fazer uma "fábrica de comida". Enfim essas são apenas algumas das estratégias válidas e que podem ser seguidas durante o jogo.

Menção Honrosa - A série 18xx permite várias estratégias, isso é claro, mas não sou tão experiente a ponto de poder enumerá-las, no entanto isso não tira o mérito do jogo de estar aqui, entre os estratégicos. Tenho certeza que esse se repetirá em várias listas nesse TOP 5.

Obs: O Terra Mystica, é muito estratégico, mas você deve seguir a estratégia da sua raça, portanto ficou de fora da lista. Agricola também é muito estratégico, e pode-se vencer sem as cartas, mas normalmente usa-se muitas deles e elas acabam direcionando a sua estratégia, portanto também ficou de fora.

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3135
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por Trentini em Ter Ago 26, 2014 10:24 am

Bom, vamos lá:

5) Brass - Baita jogo estratégico, pode parecer que você vai construindo conforme a demanda, mas a transição de fases de Canal para Ferrovias é algo muito importante e você tem que ter uma idéia de que caminho quer seguir, aliás a transição de canal para ferrovia é o que acho o maior charme desse jogo, tudo o que você fez antes na fase dos canais afetará suas condições na fase da ferrovia. Sem contar as decisões de jogar mais contido ou agressivo nos empréstimos.

4) Tzolk'in - Várias estratégias aqui: investir pesado em construções? Investir pesado em tecnologia? Ou melhor colocar caveira em Chichen Itza e investir na religião? Será que vale mais a pena se concentrar em pegar madeira ou será que fazemos uma estratégia de coletar muito milho e depois trocamos no mercado pelos materiais necessários para pegar aqueles monumentos que combinam com tudo aquilo que quisemos fazer desde o começo do jogo? A expansão Tribes & Prophecies aumenta ainda mais o leque de estratégias do jogo.

3) Android: Netrunner - As cartas, facções e identidade se combinam perfeitamente para uma estratégia da escolha de quem monta o deck. Tudo tem que fluir e funcionar como uma luva, mesmo envolvendo um jogo de sorte pela compra de cartas, a estratégia aqui é fundamental para a sobrevivência a longo prazo de seu deck ou então ele não terá objetividade nenhuma no jogo e dependerá exclusivamente da sorte. Quero ferir o runner e dar flatline? Quero avançar agendas baratas rapidamente para não dar chance de vitória para o runner? Quero pontuar agendas mais poderosas com utilidade? Quero dificultar a vida da corp fazendo os ices serem caros de dar Rez? Ou quero minar o R&D pegando agendas por ali? Quais icebreakers devo escolher para a shaper Kit? Etc etc etc.

2) Mage Wars - Jogo completamente estratégico, assim como considero muitos jogos de guerra e batalha, faça um começo ruim e terá um final ruim provavelmente, mas construa uma base sólida para sua estratégia e as chances de ela brilhar no futuro são altas. Cada mago e spellbook proporcionam estratégias variadas e conhecer os meios para fazer o que você quer fazer é algo essencial, esse jogo é fascinante.

1) Terra Mystica - aqui reside um jogo completamente estratégico visto que todo o cenário está aberto desde o começo do jogo e você pode planejar suas ações desde o começo, além do jogo ser um euro espetacular. Será que vale a pena seguir o fluxo das construções que valem ponto de vitória na rodada ou será que construo meu Stronghold logo de cara para começar a obeter benefícios? Depende da raça e das condições do jogo, você diria. Faço minha cidade agora para obter mais recursos para um crescimento na próxima rodada ou espero a pontuação por cidade que será na última rodada? Devo investir muito pesado em religião? Mas aí alguém vai investir em maior área conectada que vale uma boa parcela da pontuação no final.

Menções: Xadrez, Race for the Galaxy, Automobile, Power Grid, Chaos in the Old World, Agricola, Last Will.

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3367
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por Binderman em Ter Ago 26, 2014 1:48 pm

Definição: jogo que exige muito raciocínio e que normalmente premia o jogador com pensamento a longo prazo.

5) Le Havre: Até agora o melhor jogo do Uwe que conheço. Só não está mais na frente pois ganhei a primeira partida que joguei contra jogadores experientes. Ou eles não sabiam jogar direito ou eu tive muita sorte na minha estratégia.
4) Caylus: Dá para vencer com estratégias bem distintas, mas talvez a do ouro tenha mais vantagem sobre as outras, não conheço tão bem para ter certeza.
3) Brass: Jogue errado na primeira fase e assista os outros tentarem a vitória na segunda.
2) Through the Ages: Já ganhei várias vezes seguindo 3 estratégias diferentes: militar, científica e cultural.
1) Xadrez: Apenas o de alto nível. Abaixo disso a maioria dos jogos termina em lances táticos ou erros grosseiros.

Menções: 1856, Yinsh, Zertz, Through the Desert, Khet, Age of Empires III.

________________________________________________
"You are already naked. There is no reason to not follow your heart." Steve Jobs

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2575
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por Pedro em Ter Ago 26, 2014 2:16 pm

Esse é bacana de fazer, jogos estratégicos sempre me cativam a jogá-los e pode ser q eu esqueça algum.

5 - Tinner's Trail: Um dos que mais joguei e que posso dizer que apesar de ser relativamente simples pequenas interferências alteram grandemente os resultados. É dos jogos estratégicos mais rápidos de se explicar e se jogar. Sensacional.

4 - Brass: Jogaço em que você esta sempre pensando a frente. Impossível que dentre os que conheço ele não tenha espaço por aqui.

3 - Família Steam: O que há em termos de jogos com um bom grau estratégico e por ser um jogo com ideia logística é primordial ter a rota planejada desde o início e encontrar o melhor meio de construir de forma progressiva para não se prejudicar com muitos empréstimos.

2 - Caylus: Um dos primeiros jogos que conheci e que até hoje acho fantástico. É difícil alguém que curta tabuleiros estratégicos ter coragem de negá-lo.

1 - 18XX: Para mim o melhor exemplo de estratégia e planejamento. O jogo para ficar de olhos abertos do início ao fim, mirando cada passo adversário.


________________________________________________
avatar
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1955
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.meeplehouse.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por tiagovip em Ter Ago 26, 2014 2:59 pm

Olá!

Bem, os estratégicos não são a minha praia, mas aprecio vários. Os que estão no topo são:

5) Dungeon Lords - o tema funciona muito bem, e criar sua masmorra é bastante divertido. O jogo é menos complicado do que acredita-se (somente o combate é mais complexo) e é bem legal planejar suas ações não somente para o que quer-se fazer, mas também em relação aos demais participantes - nada de multi-player solitaire aqui!;

4) Imperial - um jogo envolvente e com alta interação entre os participantes. Há tomada de controle de nações, guerras (determinísticas, nada de sorte), controle de área, enfim, muitos elementos e tudo funciona perfeitamente junto;

3) Tigris & Euphrates - um jogo fácil de aprender, mas difícil de dominar. Por um tempo, eu o achei um jogo mais tático, em vista das peças serem sorteadas a cada turno, mas, após jogar várias vezes no falecido programa do BGG, vi que as peças pouco importam para quem manja da coisa;

2) Caylus - tudo o que faz, ele faz bem. Um jogo exigente e tenso, que demanda dos jogadores longa preparação prévia para fazer as coisas mais notáveis, e isso muitas vezes pode exigir uma perigosa aproximação nas costas do subornável provost;

1) De Vulgari Eloquentia - um deleite jogar, desenvolver seu plano, planejar o timming de tudo.

Menções: Village (bonito, inteligente e muito interessante); Lancaster (ótimo em todos os sentidos); Brass (complexo e cruel até!); Yedo (muito bom, quero jogar mais).

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5930
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por Rafaelfo em Ter Ago 26, 2014 3:18 pm

Senhores, até tentei, mas não consegui montar uma lista coerente para isso. Sendo assim, sem muito compromisso, aqui vai:

5. Russian Railroads . Pelo pouco que joguei no Yucata, dá pra perceber que é possível traçar estratégias campeãs, sem muita interferência.
4. Le Havre . Está tudo ali, mas é preciso contornar os pormenores taticamente.
3. Power Grid . É possível traçar estratégia para o jogo, lapidando-a minimamente. Porém nem tudo são flores se jogado com uma rapaziada mais agressiva.
2. Space Empires 4X . É necessário traçar estratégia logo cedo para não se perder em frente as diversas possibilidade de exploração e tecnologias. É claro que em algum momento, entretanto, o pensamento tático vai vir à tona.
1. Dominion . Primeiro pego essa, depois aquela, ai faço isso, isso e aquilo. Pronto. Se o cara for bem calejado de Dominion, não há muito o que fazer para barrar sua estratégia pensada no setup.

Menções: Automobile, A Study in Emerald, Suburbia, Uwe.


Última edição por Rafaelfo em Ter Ago 26, 2014 3:31 pm, editado 2 vez(es)

________________________________________________
avatar
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1808
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 31
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por tiagovip em Ter Ago 26, 2014 3:24 pm

@Trentini escreveu:3) Android: Netrunner - As cartas, facções e identidade se combinam perfeitamente para uma estratégia da escolha de quem monta o deck. Tudo tem que fluir e funcionar como uma luva, mesmo envolvendo um jogo de sorte pela compra de cartas, a estratégia aqui é fundamental para a sobrevivência a longo prazo de seu deck ou então ele não terá objetividade nenhuma no jogo e dependerá exclusivamente da sorte. Quero ferir o runner e dar flatline? Quero avançar agendas baratas rapidamente para não dar chance de vitória para o runner? Quero pontuar agendas mais poderosas com utilidade? Quero dificultar a vida da corp fazendo os ices serem caros de dar Rez? Ou quero minar o R&D pegando agendas por ali? Quais icebreakers devo escolher para a shaper Kit? Etc etc etc.

Olha, reconheço essa parte estratégica no jogo, mas, para mim, ela ocorre antes de sequer o jogo começar. Durante a partida, são decisões táticas, tanto com base no que o seu oponente está fazendo, quanto pelo que se pega na mão.

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5930
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por Trentini em Ter Ago 26, 2014 3:30 pm

@tiagovip escreveu:
@Trentini escreveu:3) Android: Netrunner - As cartas, facções e identidade se combinam perfeitamente para uma estratégia da escolha de quem monta o deck. Tudo tem que fluir e funcionar como uma luva, mesmo envolvendo um jogo de sorte pela compra de cartas, a estratégia aqui é fundamental para a sobrevivência a longo prazo de seu deck ou então ele não terá objetividade nenhuma no jogo e dependerá exclusivamente da sorte. Quero ferir o runner e dar flatline? Quero avançar agendas baratas rapidamente para não dar chance de vitória para o runner? Quero pontuar agendas mais poderosas com utilidade? Quero dificultar a vida da corp fazendo os ices serem caros de dar Rez? Ou quero minar o R&D pegando agendas por ali? Quais icebreakers devo escolher para a shaper Kit? Etc etc etc.

Olha, reconheço essa parte estratégica no jogo, mas, para mim, ela ocorre antes de sequer o jogo começar. Durante a partida, são decisões táticas, tanto com base no que o seu oponente está fazendo, quanto pelo que se pega na mão.

Abs,
Bem, pensando melhor vc tem razão nesse sentido, talvez não tenha sido apropriado, eu pensei apenas na parte de formação do deck (que de certa forma também faz parte do jogo).

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3367
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por tiagovip em Ter Ago 26, 2014 3:34 pm

@Trentini escreveu:
@tiagovip escreveu:
@Trentini escreveu:3) Android: Netrunner - As cartas, facções e identidade se combinam perfeitamente para uma estratégia da escolha de quem monta o deck. Tudo tem que fluir e funcionar como uma luva, mesmo envolvendo um jogo de sorte pela compra de cartas, a estratégia aqui é fundamental para a sobrevivência a longo prazo de seu deck ou então ele não terá objetividade nenhuma no jogo e dependerá exclusivamente da sorte. Quero ferir o runner e dar flatline? Quero avançar agendas baratas rapidamente para não dar chance de vitória para o runner? Quero pontuar agendas mais poderosas com utilidade? Quero dificultar a vida da corp fazendo os ices serem caros de dar Rez? Ou quero minar o R&D pegando agendas por ali? Quais icebreakers devo escolher para a shaper Kit? Etc etc etc.

Olha, reconheço essa parte estratégica no jogo, mas, para mim, ela ocorre antes de sequer o jogo começar. Durante a partida, são decisões táticas, tanto com base no que o seu oponente está fazendo, quanto pelo que se pega na mão.

Abs,
Bem, pensando melhor vc tem razão nesse sentido, talvez não tenha sido apropriado, eu pensei apenas na parte de formação do deck (que de certa forma também faz parte do jogo).

É como quando eu fiz a estratégia de comprar expansões para o Arkham para dar mais flatlines!

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5930
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por libonati em Ter Ago 26, 2014 3:36 pm

@tiagovip escreveu:
@Trentini escreveu:
@tiagovip escreveu:
@Trentini escreveu:3) Android: Netrunner - As cartas, facções e identidade se combinam perfeitamente para uma estratégia da escolha de quem monta o deck. Tudo tem que fluir e funcionar como uma luva, mesmo envolvendo um jogo de sorte pela compra de cartas, a estratégia aqui é fundamental para a sobrevivência a longo prazo de seu deck ou então ele não terá objetividade nenhuma no jogo e dependerá exclusivamente da sorte. Quero ferir o runner e dar flatline? Quero avançar agendas baratas rapidamente para não dar chance de vitória para o runner? Quero pontuar agendas mais poderosas com utilidade? Quero dificultar a vida da corp fazendo os ices serem caros de dar Rez? Ou quero minar o R&D pegando agendas por ali? Quais icebreakers devo escolher para a shaper Kit? Etc etc etc.

Olha, reconheço essa parte estratégica no jogo, mas, para mim, ela ocorre antes de sequer o jogo começar. Durante a partida, são decisões táticas, tanto com base no que o seu oponente está fazendo, quanto pelo que se pega na mão.

Abs,
Bem, pensando melhor vc tem razão nesse sentido, talvez não tenha sido apropriado, eu pensei apenas na parte de formação do deck (que de certa forma também faz parte do jogo).

É como quando eu fiz a estratégia de comprar expansões para o Arkham para dar mais flatlines!

Abs,

Puta merda, não tem nada a ver!!! nada, absolutamente nada! Não sei como consigo ainda ler essas coisas!!!

________________________________________________

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2975
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por tiagovip em Ter Ago 26, 2014 3:42 pm

@libonati escreveu:Puta merda, não tem nada a ver!!! nada, absolutamente nada! Não sei como consigo ainda ler essas coisas!!!

Razz Razz Razz

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5930
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por libonati em Qui Ago 28, 2014 3:41 pm

@doizinho escreveu:
4 - Sid Meier's Civilization - Um jogo de civilização totalmente aberto, com a mesma árvore tecnológica pra todos, não tem como ser mais estratégico que isso. Aqui você pode focar numa estratégia desde o começo e segui-la sem interferência externa, normalmente não ganha jogo, mas dá pra fazer. O mais legal é começar mais aberto e direcionar sua estratégia no meio da partida, quem consegue fazer isso bem, tem, no final do jogo, a possibilidade de tentar qualquer tipo de vitória.

Obs: O Terra Mystica, é muito estratégico, mas você deve seguir a estratégia da sua raça, portanto ficou de fora da lista. Agricola também é muito estratégico, e pode-se vencer sem as cartas, mas normalmente usa-se muitas deles e elas acabam direcionando a sua estratégia, portanto também ficou de fora.

você não acha que a civilização que se escolhe no civilization acaba determinando tbm qual caminho a se seguir??? escrevo de rosa para deixar claro que se trata de uma pergunta inocente, não uma crítica às suas escolhas!

________________________________________________

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2975
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por doizinho em Qui Ago 28, 2014 3:46 pm

@libonati escreveu:
@doizinho escreveu:
4 - Sid Meier's Civilization - Um jogo de civilização totalmente aberto, com a mesma árvore tecnológica pra todos, não tem como ser mais estratégico que isso. Aqui você pode focar numa estratégia desde o começo e segui-la sem interferência externa, normalmente não ganha jogo, mas dá pra fazer. O mais legal é começar mais aberto e direcionar sua estratégia no meio da partida, quem consegue fazer isso bem, tem, no final do jogo, a possibilidade de tentar qualquer tipo de vitória.

Obs: O Terra Mystica, é muito estratégico, mas você deve seguir a estratégia da sua raça, portanto ficou de fora da lista. Agricola também é muito estratégico, e pode-se vencer sem as cartas, mas normalmente usa-se muitas deles e elas acabam direcionando a sua estratégia, portanto também ficou de fora.

você não acha que a civilização que se escolhe no civilization acaba determinando tbm qual caminho a se seguir??? escrevo de rosa para deixar claro que se trata de uma pergunta inocente, não uma crítica às suas escolhas!
Não.

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3135
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por Trentini em Qui Ago 28, 2014 5:04 pm

Acho o Civ bem mais amarrado a uma estratégia do que o TM, principalmente pq as estratégias são gatilhos do fim do jogo e cada civilização vai ser boa para uma estratégia e péssima para outra. No TM nós temos a mesma condição de fim de jogo e a mesma condição de vitória para todo mundo que é quem tem mais pontos de vitória, a forma como você se usou para conseguir mais pontos de vitória é variado para cada jogador, as espécies te dão benefícios? Sim, mas existe uma escolha e decisão de quando usá-los, o jogo não se restringe a fazer o que sua raça faz de melhor.

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3367
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por doizinho em Qui Ago 28, 2014 5:09 pm

@Trentini escreveu:e cada civilização vai ser boa para uma estratégia e péssima para outra.
De onde você tirou isso?

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3135
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por Trentini em Qui Ago 28, 2014 5:13 pm

@doizinho escreveu:
@Trentini escreveu:e cada civilização vai ser boa para uma estratégia e péssima para outra.
De onde você tirou isso?
Das duas vezes que eu joguei

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3367
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por doizinho em Qui Ago 28, 2014 5:18 pm

@Trentini escreveu:
@doizinho escreveu:
@Trentini escreveu:e cada civilização vai ser boa para uma estratégia e péssima para outra.
De onde você tirou isso?
Das duas vezes que eu joguei
Ok!

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3135
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por Rafaelfo em Qui Ago 28, 2014 5:22 pm

Acho uma tremenda injustiça esses posts com uma palavra contabilizarem da mesma maneira que as postagens do Perretto por exemplo. Que fique anotado moderadores!

________________________________________________
avatar
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1808
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 31
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por doizinho em Qui Ago 28, 2014 5:32 pm

@Rafaelfo escreveu:Acho uma tremenda injustiça esses posts com uma palavra contabilizarem da mesma maneira que as postagens do Perretto por exemplo. Que fique anotado moderadores!
Estou economizando palavras pro nosso rpg de amanhã.

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3135
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por tiagovip em Qui Ago 28, 2014 5:38 pm

Bem, eu não me sinto preso a uma estratégica única no Sid Meier's Civilization e nem no Terra Mystica.

O fato de você tem habilidades, coisas que faz melhor e pior, para mim, em nada afeta a decisão estratégica.

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5930
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por libonati em Qui Ago 28, 2014 6:05 pm

@tiagovip escreveu:Bem, eu não me sinto preso a uma estratégica única no Sid Meier's Civilization e nem no Terra Mystica.

O fato de você tem habilidades, coisas que faz melhor e pior, para mim, em nada afeta a decisão estratégica.

Abs,

Cha de cueca

Estou usando só smiles nas minhas respostas hahahahaha

________________________________________________

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2975
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por Soar em Sex Ago 29, 2014 7:53 am

@tiagovip escreveu:Bem, eu não me sinto preso a uma estratégica única no Sid Meier's Civilization e nem no Terra Mystica.

O fato de você tem habilidades, coisas que faz melhor e pior, para mim, em nada afeta a decisão estratégica.

Abs,
Idem!

________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1756
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por Soar em Seg Set 01, 2014 10:15 am

Minha lista:

5 - Tannhauser: jogo de combate, onde os personagens são configurados conforme a estratégia escolhida. Um jogo cheio de possibilidades táticas e possíveis imprevistos que fazem com que o jogador tenha que ser versátil.

4 - Axis and Allies Global 40: (este aqui só na nostalgia) 'ameritrashzão' que me dispendeu muitas horas de planejamento estratégico, especialmente nas partidas que ocorreram em sessões diferentes.

3 - Sid's Civilization: Há estratégias diferentes para vencer, é certo que a escolha da nação induz a escolha desta estratégia, só por isso ele não é o TOP 1 da lista.

2 - Android: Aqui sim tem muitas formas de conduzir a partida, seja incriminando um suspeito, sabotando os quests dos personagens dos outros jogadores, seja colocando peças no puzzle ou tantas outras maneiras de pontuar.

1 - E no TOP da lista (de forma totalmente parcial) o Race Formula 90: Neste jogo a escolha da estratégia da equipe somada ao skill do piloto, permeado pela movimentação dos carros robos, condições climáticas e cartas faz com com que para mim, este jogo de corrida seja mais estratégico que todos os jogos de guerra que eu já joguei.


Menção: Legends of Five Rings: Não entrou no TOP pois é um CCG.  Neste jogo há possibilidade de decidir qual o meio irá buscar a vitória faz com que os decks sejam configurados de inúmeras formas  diferentes. 
nota: os jogadores controlam um clã feudal oriental e podem buscar a vitória através da conquista da honra, desonrando os inimigos ou militarmente.

________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1756
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por geovanni em Ter Set 02, 2014 12:05 am

Considerando estratégia a possibilidade de fazer um planejamento consistente da sua partida, que te leve a um objetivo ao longo das rodadas, ai vai meu top 5

5 - got:bg. Esse jogo eh mto brainburn, e negociar e fazer as alianças certas faz parte da sua estrategia, então as vezes vai um pouco alem do tabuleiro. No começo vc ja tem q ditar seu modo de jogar, pra onde vao seus exércitos, se as trilhas sao importantes pra vc, se vai investir em navios ou na terra, castelos ou coroas, defesa ou ataque. E vc ter açoes limitadas ainda exige mais do planejamento

4 - kemet: é um jogo de guerra onde vc molda sua civilização ao longo do jogo, com tiles de diferentes cores, podendo vc focar no ataque, defesa ou poderes. E da pra conseguir pontos de vitória de varias formas também, o que possibilita diferentes caminhos durante o jogo. Apesar de ser meio bagunçado, eh bem estratégico

3 - mage wars: a estratégia começa na montagem do baralho, que ja eh um metagame fantastico do jogo. Depois de decidir a composiçao das magias, tem q decidir como vc vai trabalhar no tabuleiro: mtas craituras, poucas criatuas mas grandes, armadilhas, muralhas... Enfim, vc pode pensar de vários modos, mas eh bom ser bem consistente

2 - terra mystica: esse jogo da muitas possibilidades do que fazer, e tem q planejar bem, pq nao da pra ir bem em tudo. Extrair o melhor da sua civ nao eh tao fácil, e se vacilar eh moleza ficar sem recurso

1 - el grande: eu sempre falo desse jogo, mas ele eh foda, eu nunca senti a estratégia e o planejamento que esse jogo possobilita em outro jogo. Pq ele eh simples, e suas açoes influenciam diretamente oa outros jogadores. Mto bacana mesmo

avatar
geovanni
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 273
Data de inscrição : 26/05/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por libonati em Ter Set 02, 2014 2:11 am

Esse é um top difícil de fazer, pq estratégia é sempre ganhar o jogo, o resto é tática, já diria um colega de fórum!! Mesmo assim vou tentar enumerar os jogos que acho mais estratégicos.

Mas antes uma pequena estorinha para os colegas curtirem:

Na Copa de 1958, durante a preleção antes do jogo contra a antiga União Soviética, o técnico brasileiro Vicente Feola reuniu os jogadores e combinou a estratégia da partida. Segundo Nelson Correa, foi algo assim

No meio de campo, Nilson Santos, Zito e Didi trocariam passes curtos para atrair a atenção dos russos… Vavá puxaria a marcação da defesa deles caindo para o lado esquerdo do campo… Depois da troca de passes no meio do campo, repentinamente a bola seria lançada por Nilton Santos nas costas do marcador de Garrincha. Garrincha venceria facilmente seu marcador na corrida e com a bola dominada iria até à área do adversário, sempre pela direita, e ao chegar à linha de fundo cruzaria a bola na direção da marca de pênalti; Mazzola viria de frente em grande velocidade já sabendo onde a bola seria lançada… e faria o gol! Garrincha com a camisa jogada no ombro, ouvia sem muito interesse a preleção, e em sua natural simplicidade perguntou ao técnico: Tá legal, seu Feola… mas o senhor já combinou tudo isso com os russos?


5 - Trajan - Jogo bastante estratégico e apesar da dificuldade em dominar a mancala, você pode traçar uma rota desde o início e segui-la até o fim sem muitos atrapalhos ou informações escondidas. Claro que é fácil montar um jogo assim pela baixa interatividade que há entre os jogadores, então fica em quinto lugar.

4 - Terra Mystica - Um jogo inegavelmente estratégico, com todas as informações conhecidas e disponíveis desde o setup. Porém, a asssimetria de cada raça, juntamente com os tiles de rodada e os de início de fase podem fazer um combo que vá beneficiar mais um em relação ao outro, ou mesmo determinar desde o início um maré estratégica para vitória, sendo difícil remar contra ela e fácil segui-la.

3 - Caylus - Todas as informações abertas desde o início do jogo, com inúmeros caminhos para vitória. mas a alta interatividade entre os jogadores pode quebrar totalmente o jogo de alguém e mudar a estratégia no meio do jogo é algo bastante complicado, mas para qualquer coisa é importante pensar pelo menos com dois ou três turnos de antecedência.

2 - Navegador - A rondel do Mac é foda e pra mim, no navegador está totalmente bem aproveitada pela moderada interação que há entre os jogadores, diferentemente do Imperial, onde o pau corre solto. Nesse tipo de mecânica sua estratégia pode ser focada num aspecto ou outro, mas deve percorrer, mesmo que perifericamente todos os aspectos do jogo. Você não pode só construir, ou só navegar, ou só colonizar, você precisa fazer de tudo um pouco, mesmo mantendo-se focado em uma ou duas possibilidades importantes de pontuação.

1 - Space Empires 4X - Terminou o setup, massa... é a hora de você decidir qual será seu jogo, bem como ter em mente seu plano B. Não dá, simplesmente, para você tomar um caminho, desistir, tomar outro, ou fazer tudo mais ou menos e muito menos guinar seu jogo sem uma prévia análise estratégica da situação. É importante ter objetividade e trilhar sua estratégia desde o início para se consolidar bem naquilo. Claro, a aleatoriedade dos dados e a exploração dos tiles, bem como a ação do seu oponente podem fazer com que certas decisões sejam tomadas em cima da hora, mas é difícil que você precise recalcular seu jogo por conta disso, mas para isso você já deveria ter pensado num plano B, C e D se possível.

Menção honrosa ao TtA, que a despeito da aleatoriedade das cartas militares, considero um jogo extremamente estratégico, com inúmeras possibilidades para vitória. Destaco, ainda, que salvo raras exceções, depender de uma carta civil eu considero mais uma falha estratégica do jogador do que má sorte. Claro que se preparar para bombar com Shakespeare e ele não aparecer logo, ou vir aquela maravilha que você esteve esperando para bombar o jogo todo só na última rodada, quebra a bunda, mas ainda são situações contornáveis, diferentemente doq ficar sem boas táticas ou bombar no militar e não vir nenhuma guerra.

________________________________________________

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2975
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos estratégicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum