Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

+7
Jota
Rafaelfo
Binderman
tiagovip
libonati
Trentini
doizinho
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por doizinho Ter Ago 19, 2014 9:52 am

Bom dia amigos, hoje no nosso TOP 5 vamos falar de jogos cooperativos e semi cooperativos. Pra mim esses são o máximo de experiência lúdica e social que se pode atingir num jogo de tabuleiro. Nada pode ser mais agregador e nem gerar um clima melhor numa mesa do que um bom jogo cooperativo (na minha opinião de asno, é claro). Enfim, vamos a lista:

5 - Forbidden Island - Nos jogos da linha Pandemic esse é o que eu mais gosto. As regras são simples, o jogo flui muito bem, as partidas são rápidas e dá pra jogar com qualquer grupo ajustando a dificuldade através do formato da ilha. É uma boa pedida pra qualquer grupo que goste de cooperativos.

4 - Legends of Andor - O jogo é um grande quebra cabeças que deve ser resolvido em conjunto. Simplesmente não dá pra ignorar os monstros, como também não dá pra matar todos, ou seja o jogo se mantém num equilíbrio delicado aqui. Além disso ele oferece bastante decisões difíceis ao grupo. Esse é outro jogo de regras simples, mas com um grau de dificuldade elevado. Apesar de só ter 5 cenários a rejogabilidade é grande, pois o cenário 3 é baseado em objetivos pessoais, e ainda possui 5 versões diferentes do Boss. Eu gosto muito e recomendo.

3 - Gears of War: The Board Game - Um ótimo jogo, com uma mecânica muito inteligente e sólida e que sempre proporciona partidas disputadas e emocionantes. Eu gosto muito do jogo e lamento que a FFG tenha praticamente esquecido dele, pois é um jogo que merece novas expansões.

2 - Middle-Earth Quest - Em segundo lugar fica um jogo denso, complexo, com regras cheias de detalhes e peculiaridades, com um grande downtime, partidas longas e com um final nem sempre é emocionante. Ou seja, tem muita coisa aqui pra fazer dele uma bomba, mas as mecânicas são tão inteligentes e o tema é tão bem aplicado que isso compensa em muito os seus "defeitos". Eu adoro esse jogo, e já estou começando a sentir que está na hora de jogá-lo novamente.

1 - Lord of the Rings: LCG - Eu nem vou me alongar muito nesse aqui, apenas quero dizer que é de longe o melhor cooperativo que já joguei. Ele tem mecânicas excelentes, temática perfeitamente aplicada, rejogabilidade absurda, não tem problema com alpha player e ainda por cima é lindo. Pra mim é um dos melhores jogos de todos os tempos.

Menções Honrosas - Hanabi taí uma inovação inteligente no gênero, gostei bastante do bastante; Freedom: The Underground Railroad, o tema é fantástico e o jogo parece ser muito bom, mas infelizmente dependo da disposição de outros para poder experimentar; e Fury of Dracula, eu adoro esse jogo, as minhas partidas sempre foram excelentes, mas acho que isso se deve ao Pedro que sempre é um excelente Dracula, ele fica como menção apenas pois acho que um Dracula pior pode tirar a graça do jogo.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Trentini Ter Ago 19, 2014 10:33 am

5) Lord of the Rings LCG - Certamente com mais partidas e acesso a formação de decks temáticos esse jogo pularia algumas posições, mas como joguei ele apenas uma vez, vale a pena mencioná-lo aqui, é um jogo bem feito e com regras bem inteligentes, o formato LCG para cooperativo foi bem aplicado aqui.

4) Space Cadets - Aqui você até tem um alpha player que geralmente é o Capitão, mas cada um tem uma função e acreditem, se um não desempenha bem o papel, os problemas podem ser sérios e com conseqüências para todo mundo, aqui temos uma boa sensação de trabalho em equipe.

3) Legends of Andor - Um jogo bonito, com regras simples e eficaz, com uma maneira bacana de contar a história e também de mostrar as regras.

2) Arkham Horror - É impressionante o quanto esse jogo transmite o tema ao jogador, e ele ganha essa posição de destaque especialmente por isso, você consegue desenvolver uma história enquanto joga e no decorrer do tempo as coisas vão se tornando mais urgentes e você e seus companheiros se sentem no limite para selar portais e evitar um colapso em nosso mundo.

1) Robinson Crusoe - Aqui temos um jogo que transmite uma emoção enorme e uma sensação de urgência, além do tema ser agradável e o divertimento garantido. Os cenários são completamente diferentes mesmo usando o mesmo mapa, as mesmas regras e os mesmos eventos, o que garante uma rejogabilidade extrema.

Menções honrosas - são algumas, e aqui me permito colocar alguns jogos de time e semi-coop também: Hanabi, é um jogo bem simples, o que gosto nele é a proibição de um Alpha player, fazendo com que cada um seja importante no todo; Witch of Salem, jogo que transmite urgência e sempre estamos no fio da navalha, um dos mais difíceis sem dúvidas; Space Alert, um jogo com tema divertido e com uma dinâmica ímpar; Forbidden Desert, joguei uma vez mas gostei da mecânica simples e fluída, também bem desafiador; Battlestar Galactica, esse aqui é semi-cooperativo, ou seja, em times, mas acredito que é unanimidade que esse jogo tem uma qualidade ímpar, conspiração, desconfiança e cooperação tudo isso num mesmo jogo; Space Cadets: Dice Duel, esse aqui transmite o mesmo ar do Space Cadets, mas eleva isso ainda mais colocando dois times em confronto direto. Eu menciono aqui o que joguei ontem, Sherlock Holmes Consulting Detective, ele tem moldes um pouco diferentes dos jogos mais convencionais, a cooperação certamente existe e é muito importante, mas no fundo todo mundo faz a mesma coisa e a cooperação está apenas no uso da mente para solucionar os casos.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por libonati Ter Ago 19, 2014 11:48 am

Poxa... grande TOP hein!!! Não sou o maior fã de jogos cooperativos, mas acho muito legal os jogar justamente pela experiência lúdica comentada pelo Fabiano. Bom, de qquer sorte será difícil listar apenas 5!

5 - Flash Point: Fire Rescue - Gosto tanto que tenho. Ele tem várias características comuns aos coops, como o alpha player, a rejogabilidade, a aleatoriedade do seu quebra cabeça, mas mesmo assim é um jogo muito bacana pela possibilidade de ajustes em sua dificuldade, que permite-lhe encaixar em várias mesas e o tema que, acredito, por ser mais próximo da realidade de todos torne-se bastante atraente.

4 - Space Alert - Vlaada é um gênio e todos já sabem e respeitam isso  Wink geek ! Este é um jogo rápido, 100% cooperativo, que já em 2008, usava a tecnologia para introduzir elementos além da cartolina e papel, fazendo com que o computador central da nave "converse" com os jogadores. Além disso, eu acho o tema e a mecânicas muito legais mesmo, sem considerar, claro, o tempo ínfimo de jogo!

3 - Lord of the Rings LCG - Para mim este é um dos melhores jogos cooperativos que existem... suas mecânicas tornam a cooperação muito legal, independente, mas ao mesmo tempo engalfinhada. Faz tempo que não jogo, não sei oq as cartas mais novas trazem, mas lembro de cartas que permitiam uma interação muito bacana, a de sentinela e arqueiro (salvo engano são esses os nomes), que lhe permitem interagir com o tableau do coleguinha!

2 - Descent 1 - Overlord contra rapa... sempre achei esse jogo muito legal, tanto os cenários isolados quanto a campanha e, embora sempre peça para jogar novamente, o Léo me ignora. O tema me atrai muito, todos os cenários são detalhadamente construídos, com enredo, vilões interessantes e os heróis tbm são bem equilibrados e montar uma equipe que se complete é a chave da chance de vitória, ngm faz nada sozinho. Além disso a mecânica de fog adiciona muito ao jogo.

1 - Middle Earth Quest - O tema per se já merecia ser o TOP, Sauron, o inimigo dos povos livres, levantando suas tramas de violência, corrupção e poder, ao passo que os heróis, como água contra a rocha tentam desvelar essas tramas e frustrar os planos do necromante, que na cronologia do jogo, está se levantando de seu esconderijo, pronto para recuperar o seu Anel e, assim, dominar toda a terra média, num reinado de horror e medo. Para sorte da Terra Média, eu sendo o Sauron, tudo acaba bem sempre Smile. Embora valha frisar que quando os heróis vencem eles apenas dificultam a vida do Sauron e jogam água nos seus planos megalomaníacos, mas não é uma vitória definitiva contra o Mal. Além disso tem uma jogabilidade muito muito legal. As cartas ditam o ritmo do jogo para os heróis e são tudo, pontos de vida, de movimento, de combate, enfim, tudo. Portanto, saber qual jogar e quando pode ser a diferença entre o "sucesso" e a falha. Para o Saurons há os tokens de ação que também limitam o atuar do tenente de Melkor e seus servos.

Menções honrosas - Hanabi pela inovação, Mage Knight, que também pode ser jogado cooperativamente, embora a interação seja baixa, não há um alpha player e é bastante importante jogar em time para que um não afunde todos.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por tiagovip Ter Ago 19, 2014 1:33 pm

É, esse vai ser difícil (#soquenao):

5) Sherlock Holmes Consulting Detective - absurdamente legal e pode facilmente atropelar outros desta lista dependendo de como os outros casos forem;

4) Middle-Earth Quest - curto demais. O combate é sensacional, o tema, espetacular (e muito bem transmitido pelo jogo todo), o desafio é alto para ambos os lados - e seu grande problema, o downtime, em nada me incomoda, pois fico pilhado vendo as ações dos outros;

3) Sentinels of the Multiverse - diversão, variedade, interação, tudo regado a um tema que me agrada muito e feito de maneira única, inteligente e dedicada;

2) Gears of War - nenhum jogo me proporcionou tantos finais emocionantes e disputas intensas quanto este, mas a FFG, ao melhor estilo FOX, basicamente cancelou a linha (linha bem curtinha, mais um escorregão da caneta);

1) Arkham Horror - como só joguei o Eldritch uma vez, o Arkham permanece seguro em sua posição.

Menções honrosas: Lord of the Rings LCG (tive partidas épicas, e só não entra no top porque não me envolvo com o jogo na busca de cartas e na montagem de decks, o que, sem dúvida é parte integrante da graça da coisa: de montar algo e ver em ação, chutando bundas), Doom (bem bom, mas peca por ser difícil demais para os soldados); Witch of Salem (ia ser o 5 da lista acima); Onirim (fácil de aprender, interativo, super portátil); Eldritch Horror (como não, né?); Mice & Mystics (tem a campanha mais bem interligada de todos os jogos que conheço, além de ser adorável); Space Hulk: Death Angel (ando curtindo mais ele solo, então fica fora da lista, mas ainda menciono); Forbidden Island/Forbidden Desert (gosto de ambos, mas um tantinho mais do Island); e vários outros.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Binderman Ter Ago 19, 2014 2:05 pm

Oba, uma das minhas categorias favoritas. No geral eu gostei de todos os cooperativos que joguei, com exceção do Hanabi e do Last Night on Earth. Os meus preferidos (em ordem alfabética pois gostos de todos igualmente) são:

- Arkham Horror: O primeiro jogo moderno que eu quis comprar, lá em 2009. Mas por causa do destino só veio parar na minha estante em 2014. Adoro histórias que envolvem mistério, terror e detetives, para mim Arkham Horror é um grande livro interativo.
- Eldritch Horror: Comparando com o Arkham, ele tem mecânicas mais evoluídas e um pouco mais de decisões a tomar. Ainda estamos namorando, mas acho que vai dar certo.
- Robinson Crusoe: Altamente temático, tem um tanto de Euros e um tanto de Ameritrash. Eu gostaria de ver um jogo com o tema de terror/mistério feito com mecânicas semelhantes.
- Sentinels of Multiverse: Cresci lendo histórias de super-heróis, acredito que muito da minha conduta deva muito a eles, para o bem ou para o mal. E o jogo é incrível, vide minha resenha de alguns dias atrás.
- Sherlock Holmes Consulting Detective: Li tudo do Sherlock Holmes publicado pelo Conan Doyle quando adolescente e sempre tive vontade de participar dos mistérios. Este jogo é exatamente isso. Pena que a própria premissa do jogo o faça ter um prazo de validade bem definido.

Curiosidade: Todos os jogos acima foram adquiridos em 2014. Smile

Menções Honrosas: Castle Panic com expansão: cooperativo leve para jogar principalmente com crianças. Mansions of Madness, joguei uma partida como investigador e achei sensacional. Fury of Dracula, sempre gostei do Interpol mas ao final ficava com a impressão de que faltava algo; agora não falta mais. Shadows Over Camelot, o primeiro amor a gente nunca esquece.

Quero conhecer: Mage Knight, Pathfinder, Space Alert, Lord of the Rings: The Card Game, Mice & Mystics, Legendary, Zombicide, Defenders of The Realm, Gears of War: The Board Game, Escape: The Curse of the Temple, Witch of Salem, Doom, Descent, Space Cadets e Legends of Andor.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Binderman Ter Ago 19, 2014 2:13 pm

tiagovip escreveu:
4) Middle-Earth Quest - curto demais. O combate é sensacional, o tema, espetacular (e muito bem transmitido pelo jogo todo), o desafio é alto para ambos os lados - e seu grande problema, o downtime, em nada me incomoda, pois fico pilhado vendo as ações dos outros;

  Hmm, tenho que colocá-lo na minha lista.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Rafaelfo Ter Ago 19, 2014 2:31 pm

Gosto de coops, mas estão longe de ser meus preferidos. De todo modo, tem muita coisa boa no meio, e jogos inovadores é o que não faltam.

5. Arkham Horror . Representou um dos jogos que mais quis conhecer por muito tempo... e o tema Cthulesco foi grande parte deste hype. Além disso ele é complexo e na maioria das vezes difícil, o que é legal se o objetivo é algo mais "hardcore" na mesa.
4. Alcatraz: The Scapegoat . A simplicidade deste jogo mascara uma das mais tenebrosas facas nas costas da história dos tabuleiros. Tematicamente fenomenal e ótimo para fazer inimizades.
3. Space Alert . Genial e insano. Praticamente elimina da jogada o preguiçoso e o alfa.
2. Gears of War . Grandiosa e difícil adaptação. Visceral e tenso. Tá bom!
1. Battlestar Galactica . Coop até que alguém se revele inimigo, em uma espaçonave de tema super-duper. O melhor de vários mundos.

Menções:
Space Hulk Death Angel . Tema bom e dificuldade astronômica;
Mansions of Madness . Tema bom e gameplay divertido;
Hanabi . Inovador e divertidinho;
Robinson Crusoe .  Bonito e ótimo;
XCOM .  Não lançou (então pode ser impugnado), mas o tema é +++ e acho que vai ser um divisor de águas na mecânica / inovação.
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por doizinho Ter Ago 19, 2014 2:37 pm

Rafaelfo escreveu:4. Alcatraz: The Scapegoat . A simplicidade deste jogo mascara uma das mais tenebrosas facas nas costas da história dos tabuleiros. Tematicamente fenomenal e ótimo para fazer inimizades.
Sério???
Acho que você precisa conhecer mais cooperativos.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Trentini Ter Ago 19, 2014 2:42 pm

doizinho escreveu:
Rafaelfo escreveu:4. Alcatraz: The Scapegoat . A simplicidade deste jogo mascara uma das mais tenebrosas facas nas costas da história dos tabuleiros. Tematicamente fenomenal e ótimo para fazer inimizades.
Sério???
Acho que você precisa conhecer mais cooperativos.
concordo, acho esse jogo bem mal acabado.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por libonati Ter Ago 19, 2014 2:59 pm

doizinho escreveu:
Rafaelfo escreveu:4. Alcatraz: The Scapegoat . A simplicidade deste jogo mascara uma das mais tenebrosas facas nas costas da história dos tabuleiros. Tematicamente fenomenal e ótimo para fazer inimizades.
Sério???
Acho que você precisa conhecer mais cooperativos.

Alou o cara com uma partida de experiência. Realmente não é o melhor jogo que joguei na vida mas a filha da putagem dele faz com que muitos jogos pareçam tao emocionante quanto uma gangorra.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Rafaelfo Ter Ago 19, 2014 3:07 pm

Acho bom sim senhor, e bem feito. Em outras conversas por ai tem gente que gosta de Formula Motor Racing e nem por isso é alvo de tanta controvérsia!
Com certeza não é o ser reinante absoluto do design de jogos, mas ele possui muitas coisas que me agradam, e uma delas é não ser 100% coop, com maestria. Smile
De todo modo, este é um jogo não indicado para todos, e é necessário gostar da interação, negociação e estar preparado para ser esfaqueado ou esfaquear pela retaguarda. (o que, se este mundo fosse fácil de entender, seria algo que o Fabiano deveria gostar!)


Última edição por Rafaelfo em Ter Ago 19, 2014 3:14 pm, editado 3 vez(es)
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por doizinho Ter Ago 19, 2014 3:08 pm

libonati escreveu:
doizinho escreveu:
Rafaelfo escreveu:4. Alcatraz: The Scapegoat . A simplicidade deste jogo mascara uma das mais tenebrosas facas nas costas da história dos tabuleiros. Tematicamente fenomenal e ótimo para fazer inimizades.
Sério???
Acho que você precisa conhecer mais cooperativos.

Alou o cara com uma partida de experiência. Realmente não é o melhor jogo que joguei na vida mas a filha da putagem dele faz com que muitos jogos pareçam tao emocionante quanto uma gangorra.
É verdade me desculpe por emitir minha opinião, mestre!
Ahh só por curiosidade, você ainda tem essa pérola dos cooperativos?
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Jota Ter Ago 19, 2014 3:10 pm

Sem tempo agora pra maiores comentários, mas participando tbm...

5) Hanabi - O Jogo coop que eu mais briguei até agora (na verdade acho que o único. Cheguei até a não terminar a partida =P ). Não suporto as pessoas não entendendo as dicas, mas no fundo eu me divirto. Vai entender...rs  Fight 5 
4) Forbidden Island - Todo mundo já conhece. Gosto muito da duração desse aqui. Uso também nos trabalhos voluntários.
3) Pandemic - Joguei poucas vezes. Gostei do jogo e pretendo comprar quando sair em pt_BR.
2) Red November - Tive boas experiências com ele. O pessoal fica realmente preocupado jogando.
1) Eldritch Horror - Viciado nesse cara.

Menções Honrosas: Flash Point - Como o Libo comentou, é um jogo que todo mundo se identifica por ser um tema próximo da realidade. Mehinaku: Vai um brazuca aqui. Joguei algumas poucas vezes, e acho muito difícil (não me lembro de ter vencido), mas o tema é bem bacana e a arte também. Pena que "se perdeu" em uma produção mais do que escrota.

Jota
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 379
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.minutopoesia.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por doizinho Ter Ago 19, 2014 3:17 pm

Rafaelfo escreveu:Acho bom sim senhor, e bem feito. Em outras conversar por ai tem gente que gosta de Formula Motor Racing e nem por isso é punido tão severamente!
Com certeza não é o ser reinante absoluto do design de jogos, mas ele possui muitas coisas que me agradam, e uma delas é não ser 100% coop, com maestria. Smile
Punido severamente?!? Do que você tá falando? Bebeu no trabalho?

Sobre o jogo, a ideia não é ruim, mas o lance de ter somente um perdedor não deixa o jogo funcionar meu querido. A série de rasteiras prolonga a partida mais do que deveria e não deve ser incomum todo mundo perder.

Se é pra jogar um jogo com traidores eu prefiro, no mesmo tempo, o Shadows Over Camelot, por exemplo.

Se é pra jogar alguma coisa de sacanear o amiguinho eu prefiro o seu Spartacus.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por tiagovip Ter Ago 19, 2014 3:22 pm

Rafaelfo escreveu:Acho bom sim senhor, e bem feito. Em outras conversar por ai tem gente que gosta de Formula Motor Racing e nem por isso é punido tão severamente!

Acho que não poder jogar com meus amigos, é uma punição mais severa do que um comentário acerca de seus gostos.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Rafaelfo Ter Ago 19, 2014 3:26 pm

doizinho escreveu:
Rafaelfo escreveu:Acho bom sim senhor, e bem feito. Em outras conversar por ai tem gente que gosta de Formula Motor Racing e nem por isso é punido tão severamente!
Com certeza não é o ser reinante absoluto do design de jogos, mas ele possui muitas coisas que me agradam, e uma delas é não ser 100% coop, com maestria. Smile
Punido severamente?!? Do que você tá falando? Bebeu no trabalho?

Sobre o jogo, a ideia não é ruim, mas o lance de ter somente um perdedor não deixa o jogo funcionar meu querido. A série de rasteiras prolonga a partida mais do que deveria e não deve ser incomum todo mundo perder.

Se é pra jogar um jogo com traidores eu prefiro, no mesmo tempo, o Shadows Over Camelot, por exemplo.

Se é pra jogar alguma coisa de sacanear o amiguinho eu prefiro o seu Spartacus.
Já havia mudado o punido severamente antes da sua postagem, por não refletir a realidade, de fato.

Também acho que o lance de só ter um perdedor é o que enrosca a coisa toda, mas, para mim, ai está a grande sacada deste jogo.
E diferente do BSG ou SOC, todos são companheiros e todos são potenciais Scapegoats ao mesmo tempo! Ou seja, não há um time contra outro, são todos contra eles mesmos (ou uma parte deles), tentando deixar, individualmente, a maré a seu favor.
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por tiagovip Ter Ago 19, 2014 3:32 pm

Rafaelfo escreveu:Também acho que o lance de só ter um perdedor é o que enrosca a coisa toda, mas, para mim, ai está a grande sacada deste jogo.
E diferente do BSG ou SOC, todos são companheiros e todos são potenciais Scapegoats ao mesmo tempo! Ou seja, não há um time contra outro, são todos contra eles mesmos (ou uma parte deles), tentando deixar, individualmente, a maré a seu favor.

... e no final todos perdem.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Rafaelfo Ter Ago 19, 2014 3:34 pm

tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:Também acho que o lance de só ter um perdedor é o que enrosca a coisa toda, mas, para mim, ai está a grande sacada deste jogo.
E diferente do BSG ou SOC, todos são companheiros e todos são potenciais Scapegoats ao mesmo tempo! Ou seja, não há um time contra outro, são todos contra eles mesmos (ou uma parte deles), tentando deixar, individualmente, a maré a seu favor.

... e no final todos perdem.
Sim, mas numa % de vezes menor que no Death Angel, talvez.
E o melhor, ainda dá pra xingar o fdp do seu vizinho de cela pro resto da vida por causa disso!
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por doizinho Ter Ago 19, 2014 3:38 pm

Rafaelfo escreveu:Já havia mudado o punido severamente antes da sua postagem, por não refletir a realidade, de fato.

Também acho que o lance de só ter um perdedor é o que enrosca a coisa toda, mas, para mim, ai está a grande sacada deste jogo.
E diferente do BSG ou SOC, todos são companheiros e todos são potenciais Scapegoats ao mesmo tempo! Ou seja, não há um time contra outro, são todos contra eles mesmos (ou uma parte deles), tentando deixar, individualmente, a maré a seu favor.
Concordo que a ideia de somente um perder é boa e deveria ser mais explorada, mas por outro lado entendo porque poucos se arrisquem em utilizá-la. Deve ser bastante comum se repetir o que aconteceu com a gente, onde o Bruno ficou isolado e os "2 times" foram se enterrando até todos perderem.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Binderman Ter Ago 19, 2014 3:38 pm

tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:Também acho que o lance de só ter um perdedor é o que enrosca a coisa toda, mas, para mim, ai está a grande sacada deste jogo.
E diferente do BSG ou SOC, todos são companheiros e todos são potenciais Scapegoats ao mesmo tempo! Ou seja, não há um time contra outro, são todos contra eles mesmos (ou uma parte deles), tentando deixar, individualmente, a maré a seu favor.

... e no final todos perdem.
  

  Eu parei de jogar o BSG (era nota 10 quando fiz isso) devido ao stress causado por um certo tipo de jogador (e sempre tinha pelo menos um nas minhas partidas). Tem muita gente que leva para o lado pessoal e aí vem um clima ruim para todos. E jogo é para se divertir não para brigar ou ficar nervoso.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Rafaelfo Ter Ago 19, 2014 3:43 pm

doizinho escreveu:
Rafaelfo escreveu:Já havia mudado o punido severamente antes da sua postagem, por não refletir a realidade, de fato.

Também acho que o lance de só ter um perdedor é o que enrosca a coisa toda, mas, para mim, ai está a grande sacada deste jogo.
E diferente do BSG ou SOC, todos são companheiros e todos são potenciais Scapegoats ao mesmo tempo! Ou seja, não há um time contra outro, são todos contra eles mesmos (ou uma parte deles), tentando deixar, individualmente, a maré a seu favor.
Concordo que a ideia de somente um perder é boa e deveria ser mais explorada, mas por outro lado entendo porque poucos se arrisquem em utilizá-la. Deve ser bastante comum se repetir o que aconteceu com a gente, onde o Bruno ficou isolado e os "2 times" foram se enterrando até todos perderem.
Sim, você está certo! E só acho que é legal neste caso porque se amarra perfeitamente ao tema, ainda mais se jogado com as pessoas certas! (e veja, considero você e o Libonati duas pessoas certas para este, haha) Se fosse um jogo abstrato ou com temática que não fizesse sentido, eu torceria o nariz para isso.
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Rafaelfo Ter Ago 19, 2014 3:45 pm

Binderman escreveu:
tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:Também acho que o lance de só ter um perdedor é o que enrosca a coisa toda, mas, para mim, ai está a grande sacada deste jogo.
E diferente do BSG ou SOC, todos são companheiros e todos são potenciais Scapegoats ao mesmo tempo! Ou seja, não há um time contra outro, são todos contra eles mesmos (ou uma parte deles), tentando deixar, individualmente, a maré a seu favor.

... e no final todos perdem.

Eu parei de jogar o BSG (era nota 10 quando fiz isso) devido ao stress causado por um certo tipo de jogador (e sempre tinha pelo menos um nas minhas partidas). Tem muita gente que leva para o lado pessoal e aí vem um clima ruim para todos. E jogo é para se divertir não para brigar ou ficar nervoso.
Entendo sua preocupação Binder!
Sinceramente eu não ligo para brigas e discussões na mesa, desde que elas fiquem por ali e não ultrapassem para o pessoal ou vida pós-jogo. Acho até que é saudável para muitos jogos.  Shocked


Última edição por Rafaelfo em Ter Ago 19, 2014 3:49 pm, editado 1 vez(es)
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Binderman Ter Ago 19, 2014 3:49 pm

Rafaelfo escreveu:
Binderman escreveu:
tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:Também acho que o lance de só ter um perdedor é o que enrosca a coisa toda, mas, para mim, ai está a grande sacada deste jogo.
E diferente do BSG ou SOC, todos são companheiros e todos são potenciais Scapegoats ao mesmo tempo! Ou seja, não há um time contra outro, são todos contra eles mesmos (ou uma parte deles), tentando deixar, individualmente, a maré a seu favor.

... e no final todos perdem.

Eu parei de jogar o BSG (era nota 10 quando fiz isso) devido ao stress causado por um certo tipo de jogador (e sempre tinha pelo menos um nas minhas partidas). Tem muita gente que leva para o lado pessoal e aí vem um clima ruim para todos. E jogo é para se divertir não para brigar ou ficar nervoso.
Entendo sua preocupação Binder!
Sinceramente eu não ligo para brigas e discussões na mesa, desde que elas fiquem por ali e não ultrapassem para o pessoal. Acho até que é saudável para muitos jogos.  Shocked 

  Depende muito do grupo, às vezes uma briga causa um clima de velório na partida e dá vontade de ir embora. Isso também acontece quando alguém não gosto de um jogo e começa a reclamar a cada rodada (aconteceu no 7 Wonders).
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por tiagovip Ter Ago 19, 2014 3:51 pm

Binderman escreveu:Depende muito do grupo, às vezes uma briga causa um clima de velório na partida e dá vontade de ir embora. Isso também acontece quando alguém não gosto de um jogo e começa a reclamar a cada rodada (aconteceu no 7 Wonders).

Hum, acho que o Rafael dirá que esta última parte também é boa para a partida.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Rafaelfo Ter Ago 19, 2014 3:52 pm

tiagovip escreveu:
Binderman escreveu:Depende muito do grupo, às vezes uma briga causa um clima de velório na partida e dá vontade de ir embora. Isso também acontece quando alguém não gosto de um jogo e começa a reclamar a cada rodada (aconteceu no 7 Wonders).

Hum, acho que o Rafael dirá que esta última parte também é boa para a partida.

Abs,
Hehe, eu fiz isso no FMR... confesso que fui um chato de galocha, especialmente para os jogadores novos.
Agora, tem um entre nós, que não citarei nome, que é especialista na arte de transformar jogo em velório! E olha que o jogo nem precisa ser ruim.
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos Empty Re: TOP 5 - Jogos cooperativos e semi-cooperativos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos