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Sexta - 15/agosto

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Mensagem por tiagovip Sáb Ago 16, 2014 10:35 pm

Olá, pessoas!

Neste sábado a jogatina começou mais cedo, com o Jorge e o Gustavo, e o que jogamos foi:

Sentinels of the Multiverse (Jorge, Gustavo e eu) - comecei a preparar o jogo para dois, mas o Gustavo chegou e fomos em três mesmo. Jogamos com os heróis Tango One (Gustavo), Lady of the Wood (Jorge) e Knight (eu), contra o Ram, na FSC Continuance Wanderer. Enquanto a gigantesca espaçonave singrava diversas realidades diferentes, a briga com o Aríete, um robô de combate de tecnologia avançada, estava à toda. Eram três bons heróis para atacar, ainda mais a Lady e a Tango, enquanto o Knight consegue defender-se bem, proteger os outros e, também, dar uns ataques. Só que o Aríete estava virado no capeta - quando nos aproximávamos dele (existe duas maneiras de o atacar - próximo ( pegando a cartaup close) onde a vantagem é sua, causando mais dano por flanquear o robô, mas expondo-se a alguns contra-ataques sacanas; ou à distância, sem pegar a carta, contudo, haverá vários momentos em que certas armas ou o próprio Aríete é imune a ataques de quem não estiver próximo) vinha um golpe dele: os espinhos, que dava um monte de dano (pelo menos 5 em cada) e ainda destruída todas as cartas de equipamento e contínuas dos heróis, além de afastar a todos. Então, às vezes nos mantínhamos distantes, mas daí vinha os lançadores de foguetes e outros ataques, daí chegávamos próximos e mais espinhos. Ademais, nas viagens da espaçonave, um monte de eventos ruins, com dois mamutes gigantes vindo pisotear os heróis, realidades sendo super-impostas, um intrusão de paradoxo e, até, um reinício temporal (todas as cartas da mesa e do descarte foram reembaralhadas com as de compra e tudo voltou ao zero). A Lady acabou caindo, e só tendo forças para usar um pouco de suas habilidades, principalmente curando, ela manteve os outros dois de pé bem além do que conseguiriam normalmente, só que o Knight eventualmente também sucumbiu. A Tango One tem as manhas de fugir de dano, e resistiu bem mais, porém, sozinha, não conseguiu fazer frente ao Aríete, que agora estava livre para tomar controle da FSC Continuance - é de trazer muito medo a todos o que um vilão como ele pode fazer com um veículo como esses;

San Marco (Jorge, Gustavo e eu) - o Gustavo ainda não conhecia o jogo, mas entendeu a dinâmica bem rápido. Na primeira fase, o Jorge largou adiante, optando por conjuntos de cartas valiosos, mas com alto limite, o que acabou por permitir que o Gustavo e eu tivéssemos uma rodada extra antes da pontuação, o que fez o Jorge e eu encerrarmos essa fase grudados, separados por um ponto. Na segunda fase, o Gustavo manteve seu focou em conjuntos com limite baixo, e mesmo sem conseguir uma rodada extra, marcou uma boa quantidade de pontos de bônus e, com seu banimento, fez mais uns vários - eu mantive o controle de San Marco, Cannaregio e Castello, o que fez com que, junto de umas cartas de Doge (pontuar um local), eu disparasse adiante, abrindo, ao final da segunda fase, mais de 30 pontos do Jorge, o segundo. Mesmo concentrando ações contra mim, a diferença era ampla para tirar toda, e mantive com esforço as três regiões que tinha antes sob meu controle. O Jorge pontou pontos de bônus pelo limite baixo e seu banimento em Dorsoduro custou-me alguns pontos, mas nada inesperado. Ao final, venci com 125 pontos, seguido pelo Jorge, com 111. A nota engraçada ficou para um divisão de cartas feita pelo Jorge em que os três conjuntos ficaram iguais: um Doge e 1 espião em cada, todos com 3 de limite!;

Uma foto do tabuleiro no final da partida:
Sexta - 15/agosto Pic2205957_md



Daqui de casa fomos para a Manticore, e após um tempo de bate-papo, começamos a jogar:

Last Will (Rafaelfo, Trentini, Gustavo e eu) - jogamos com a variante da ordem de turno variável, com um leilão inverso para decidir as posições na primeira rodada, além de usarmos os empregos. A ordem inicial ficou com o Rafael, o Gustavo, o Trentini e eu na rabeira das escolhas. O Gustavo fez um interessantíssimo esquema de baixar casas e mansões cedo e deixá-las depreciar, gastando sem usar ações - achei demais e irei tentar o mesmo em algum momento, porém, em algum ponto faltou-lhe ações para forçar gastos adicionais e ele acabou ficando para trás na torração de grana. O Trentini labutou para parar de labutar, mantendo os ganhos salariais além do recomendado (tem que evitar a fadiga), e demorou para engrenar, contudo, nas rodadas finais, fez várias gastanças notáveis. O Rafael eu vi que engendrou um esquema de compra de propriedades e ativações das casas sem o uso de ações, porém também teve dificuldade em eliminar os maiores ganhos cedidos pelo seu trabalho, o que certamente fez diferença. Eu baixei um propriedade de pouca desvalorização, mas que gastava 4 direto, e eventualmente agreguei a este gasto o de um jardineiro. Além disso, com um alfaiate fazendo-me roupas novas para todas as saídas ao teatro, gastava 5 dinheiros em todas as rodadas (menos uma), e com um bruto da escola e um velho amigo, conseguia cartas e ações adicionais, principalmente de eventos. Ao final, fechei com menos grana, com 5 de dinheiro. Creio que a variante da ordem variável foi aprovada por todos;

Então veio nossa sessão bi-semanal de RPG na qual várias coisas notáveis ocorreram, incluindo um grande mal sendo, após muitas era, banido finalmente do mundo, mas isso deixou os heróis numa delicada - e exposta - posição, e agora, diante deles, está um formidável oponente. Bem, depois, houve tempo para ainda mais um jogo:

The Lord of the Rings: The Card Game (Fabiano e eu) - após diversos comentários variando da crítica aberta à insinuação passiva-agressiva, consegui fazer o Fabiano continuar nossa campanha de aventuras. Retornamos ao cenário Para dentro do Fosso (Into the Pit), onde os anões levam uma mensagem do Conselho Branco à Moria, para entregá-la ao Balin. Chegamos pelo portão leste, e nossa recepção foi dada por uma horda de goblins e orcs. Estávamos com dificuldade para avançar, principalmente porque uns goblins safados vieram na hora errada e acabaram se engajando com os anões do Fabiano, o Bombur, Nori and Ori, que fazem muitas coisas, mas brigar não é a principal delas. Foi preciso uma coordenação para que pudéssemos viajar, preparar-nos para o combate e derrotar as criaturas. O Fabiano defendeu-se bem com o Bombur, curando-o quando preciso e ainda prendendo um dos goblins mais fortes numa armadilha. Eu, com o Thálin, Glóin and Gimli, chamava, quando possível, os oponentes mais difíceis e dava apoio ao combate do outro trio de anões. Deu um enorme trabalho passar além do portão leste e do primeiro salão e efetivamente entrar em Moria - e achei que nem isso faríamos, quando um deslizamento ameaçou fazer nós perdermos todo o avanço feito numa carta de alto valor, eu já estava pensando em qual palavrão usar para reclamar de nossa derrota, mas uma carta salvadora do Fabiano impediu isso de ocorrer. Seguimos adiante e após os anões interrogarem um líder de patrulha orc, este disse aos anões que, se queriam encontrar Balin, deveriam ir até o salão dos registros, e para lá os anões foram. Só que explorar o 7o nível de Moria (onde fica o salão) impõe um efeito safado: os heróis não recebem mais recursos. O Fabiano tive 1 recurso! Eu, por sorte, pois nem me lembrava mais desse efeito, tinha 6. Porém, sem recursos para baixar mais aliados e cartas, explorar um local que precisa de 12 marcadores, não seria algo nem perto de fácil (talvez até com outro time, fosse bem mais, contudo, somos temáticos na coisa!). Como os anões não desistem fácil, fomos em frente, e estava bem complicado, mesmo com a grande ajuda dada pelo Gandalf, que usei duas vezes, valendo de duas cartas de ataque furtivo. Sem mais o que fazer, nem ter mais carta para usar, faltava 1 marcador para encerrar esta etapa, e nossa esperança residia em uma coisa: nas habilidades do ancião Barba-longa que eu tinha abaixado (ao ele ir explorar, revela-se a carta do topo do baralho - se esta for uma localização, adiciona-se 1 marcador à localização ativa). Ativei o Barba-longa e... uma localização! Missão cumprida de chegar aos registros! Nossa, foi uma missão sensacional, e que achei bem difícil, com o baralho feito pelo Fabiano para o Bombur, Nori and Ori mostrando-se estar afiadíssimo! Um final emocionante, valendo-se da melhor qualidade anã: a teimosia inquebrantável!

E foi isso!

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Mensagem por Gustavo Dom Ago 17, 2014 11:53 am

Um grande dia de jogos!

Sentinels - Olha, fiquei espantado com a qualidade dos fan made. Se não tivessem me dito! Gostei muito de jogar com a Tango One, mas o Jorge estava com uma mão de pântano...

San Marco - Caramba, que jogão. Chamaremos ele de El Grande Jr. Felizmente o Perretto havia bolado uma regra simples pros turnos, pois a original é espantosamente ruim. Conversamos e a razão parece ser que o jogo é feito para 3 pessoas, mas obrigaram o Alan R. Moon a adaptá-lo para 4, e não era para ser. Recomendadíssimo.

Last Will - Segunda vez que jogo (embora eu tivesse esquecido quase todas as regras), e o jogo é ainda mais legal com a expansão. Grande mecânica, grande tema, que barato. Joguei super bem os primeiros turnos, mas depois eu deveria ter me concentrado mais em cartas... acabei desvalorizando-as e paguei por isso.

e também joguei:

Android: Netrunner - Duas vezes com o André e duas com o Trents. Testando um deck que depende de uma expansão que está chegando!!!  Razz
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Mensagem por Rafaelfo Dom Ago 17, 2014 12:04 pm

Nesta sexta também estreamos aquele que vem em um hype que nem os autores e a publicadora imaginaram: Thunder Alley.

Este é um jogo de corridas que simula muito bem provas da categoria estadunidense NASCAR, e em termos de complexidade se aproxima mais do Race! Formula 90 do que do isolado magnânimo jogo de corrida de outrora: Formula D. Como disse, o jogo procura simular corridas de NASCAR, então para aqueles que acompanham ou viram algumas corridas da categoria, será um prato cheio. Entretanto, para os que não acompanham muito e não se interessam pelo tema, talvez não seja o melhor dos mundos e outros jogos podem entregar algo mais agradável durante os 60-90 minutos de uma partida convencional. O funcionamento do jogo não é difícil de ser entendido, basicamente cada jogador controla uma equipe, que é representada por alguns carros (entre 3 e 6), e deve mover os mesmos utilizando cartas da mão. Estes movimentos são bem táticos e o correto posicionamento de seus carros na pista influenciam diretamente suas possibilidades, inclusive na jogada dos adversários que pode (e é comum) mover um ou mais de seus carros junto com os deles. É muito interessante como o movimento de pelotões de carros é comum, e fazer parte dos "packs" (pelotões) é essencial para o avanço dos carros durante a corrida. Além disso, no final de cada rodada um evento é retirado de uma pilha bem temática de possibilidades. Os resultados, algumas vezes, não me agradaram muito em efeitos de jogo, que podem sem extremamente injustos com um ou outro jogador, mas não é possível negar o quão temático é: por vezes também causando bandeiras amarelas e embolando todo mundo novamente para uma relargada! Já disse que simula MUITO BEM uma corrida de NASCAR?!?
O maior porém do jogo, para aqueles que passarem no teste do gameplay, fica por conta da GMT, que como tenho dito bastante nas últimas semanas, não entendo bem em termos de padrões de qualidade gráfica. Não me conformo que a mesma empresa que entrega a série COIN, Twilight Struggle e muitos outros jogos lindões seja a mesma a entregar algumas coisas bem fracas graficamente. A caixa, manual e alguns outros elementos (inclusive um pouco das pistas) do Thunder Alley são ok, mas as fichas das equipes e os tokens (com exceção dos carros) mostram bem sua origem GMTiana... Porra GMT, um pouco mais de cuidado no padrão e controle de qualidade não fará mal pra ti, tenho certeza!

Em nossa corrida, disputada no Saint Adriana Speedway (são 4 pistas na caixa!), tivemos as equipes Red Fury Racing (Marcelo), Orracle Oil Racing Team (Libonati), Quaker-Stubs Motorsports (André) e Mythos Motorsports (Rafael) disputando com 4 carros cada. Nesta prova tivemos um começo bastante embolado, com várias alternâncias nas primeiras posições. Então o líder da prova, carro da Orracle, teve um grave problema de suspensão e enfiou-se no muro, causando uma bandeira amarela. Todos prontos para relargada, tivemos uma segunda parte da corrida com a Mythos Racing domindando fortemente, seguida de perto pela Quaker-Stubs. Depois da janela de parada nos pits onde grande parte dos carros entraram para reparos, troca de pneus e reabastecimento, tivemos outra bandeira amarela, causada por pequenos pedaços das carenagens dos carros que ficaram na pista, e a relargada levou os carros da Quaker-Stubs junto com um carro da Orracle para a liderança! Os pilotos da Mythos, junto com os da Red Fury, tentaram se recuperar, mas sem poderem fazer muito nas últimas curvas. Resultado final, vitória do carro #6, da Orracle. Porém o jogo é vencido pela equipe que marca mais pontos e obtivemos a seguinte pontuação final: Quaker-Stubs (Andre) 153; Mythos (Rafael) 150; Orracle Oil (Libonati) 141; e Red Fury (Marcelo) 136. Uma ótima corrida, que demorou um pouco mais do que o ideal devido as inúmeras consultas no manual, praxe de uma primeira partida.

Fiquei de procurar umas regras para confirmar se jogamos certo ou não. Seguem pesquisa e respostas do próprio designer, Jeff Horger, no BGG:
Evento Tire Spinout. Esta jogamos corretamente. [link]. A carta é confusa e não explica-se na íntegra. O designer inseriu este caso na errata.
Links nas entradas das curvas. Esta jogamos errado. Aqui o [link] com um exemplo similar e resposta oficial. Depois, quando em ambiente tranquilo e sem ninguém pra falar "joga ai e pronto" li o manual e vi que o mesmo está bem claro em relação a isto também. No fim, é só lembrar que, se em dúvida, aplicar a máxima do manual do Combat Commander, adorada pelo Gustavo: In CC, the motto “a rule means exactly what it says” should be the order of the day. In other words, as quoted from another fine game, Totaler Krieg!: “Do not infer or imagine more to a rule than is stated in it. When in doubt, interpret strictly”.
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Mensagem por Marcelo Dom Ago 17, 2014 2:02 pm

Rafaelfo escreveu:Nesta sexta também estreamos aquele que vem em um hype que nem os autores e a publicadora imaginaram: Thunder Alley.

Este é um jogo de corridas que simula muito bem provas da categoria estadunidense NASCAR, e em termos de complexidade se aproxima mais do Race! Formula 90 do que do isolado magnânimo jogo de corrida de outrora: Formula D. Como disse, o jogo procura simular corridas de NASCAR, então para aqueles que acompanham ou viram algumas corridas da categoria, será um prato cheio. Entretanto, para os que não acompanham muito e não se interessam pelo tema, talvez não seja o melhor dos mundos e outros jogos podem entregar algo mais agradável durante os 60-90 minutos de uma partida convencional. O funcionamento do jogo não é difícil de ser entendido, basicamente cada jogador controla uma equipe, que é representada por alguns carros (entre 3 e 6), e deve mover os mesmos utilizando cartas da mão. Estes movimentos são bem táticos e o correto posicionamento de seus carros na pista influenciam diretamente suas possibilidades, inclusive na jogada dos adversários que pode (e é comum) mover um ou mais de seus carros junto com os deles. É muito interessante como o movimento de pelotões de carros é comum, e fazer parte dos "packs" (pelotões) é essencial para o avanço dos carros durante a corrida. Além disso, no final de cada rodada um evento é retirado de uma pilha bem temática de possibilidades. Os resultados, algumas vezes, não me agradaram muito em efeitos de jogo, que podem sem extremamente injustos com um ou outro jogador, mas não é possível negar o quão temático é: por vezes também causando bandeiras amarelas e embolando todo mundo novamente para uma relargada! Já disse que simula MUITO BEM uma corrida de NASCAR?!?
O maior porém do jogo, para aqueles que passarem no teste do gameplay, fica por conta da GMT, que como tenho dito bastante nas últimas semanas, não entendo bem em termos de padrões de qualidade gráfica. Não me conformo que a mesma empresa que entrega a série COIN, Twilight Struggle e muitos outros jogos lindões seja a mesma a entregar algumas coisas bem fracas graficamente. A caixa, manual e alguns outros elementos (inclusive um pouco das pistas) do Thunder Alley são ok, mas as fichas das equipes e os tokens (com exceção dos carros) mostram bem sua origem GMTiana... Porra GMT, um pouco mais de cuidado no padrão e controle de qualidade não fará mal pra ti, tenho certeza!

Em nossa corrida, disputada no Saint Adriana Speedway (são 4 pistas na caixa!), tivemos as equipes Red Fury Racing (Marcelo), Orracle Oil Racing Team (Libonati), Quaker-Stubs Motorsports (André) e Mythos Motorsports (Rafael) disputando com 4 carros cada. Nesta prova tivemos um começo bastante embolado, com várias alternâncias nas primeiras posições. Então o líder da prova, carro da Orracle, teve um grave problema de suspensão e enfiou-se no muro, causando uma bandeira amarela. Todos prontos para relargada, tivemos uma segunda parte da corrida com a Mythos Racing domindando fortemente, seguida de perto pela Quaker-Stubs. Depois da janela de parada nos pits onde grande parte dos carros entraram para reparos, troca de pneus e reabastecimento, tivemos outra bandeira amarela, causada por pequenos pedaços das carenagens dos carros que ficaram na pista, e a relargada levou os carros da Quaker-Stubs junto com um carro da Orracle para a liderança! Os pilotos da Mythos, junto com os da Red Fury, tentaram se recuperar, mas sem poderem fazer muito nas últimas curvas. Resultado final, vitória do carro #6, da Orracle. Porém o jogo é vencido pela equipe que marca mais pontos e obtivemos a seguinte pontuação final: Quaker-Stubs (Andre) 153; Mythos (Rafael) 150; Orracle Oil (Libonati) 141; e Red Fury (Marcelo) 136. Uma ótima corrida, que demorou um pouco mais do que o ideal devido as inúmeras consultas no manual, praxe de uma primeira partida.

Fiquei de procurar umas regras para confirmar se jogamos certo ou não. Seguem pesquisa e respostas do próprio designer, Jeff Horger, no BGG:
Evento Tire Spinout. Esta jogamos corretamente. [link]. A carta é confusa e não explica-se na íntegra. O designer inseriu este caso na errata.
Links nas entradas das curvas. Esta jogamos errado. Aqui o [link] com um exemplo similar e resposta oficial. Depois, quando em ambiente tranquilo e sem ninguém pra falar "joga ai e pronto" li o manual e vi que o mesmo está bem claro em relação a isto também. No fim, é só lembrar que, se em dúvida, aplicar a máxima do manual do Combat Commander, adorada pelo Gustavo: In CC, the motto “a rule means exactly what it says” should be the order of the day. In other words, as quoted from another fine game, Totaler Krieg!: “Do not infer or imagine more to a rule than is stated in it. When in doubt, interpret strictly”.
Excelente relato Rafa, infelizmente só fiz cagada na corrida, não consegui aproveitar o movimento dos packs para avançar na pista. Só na segunda volta eu percebi a importância do posicionamento dos carros, mas aí já era tarde. Realmente este jogo simula muito bem o ambiente de uma corrida de Nascar, especialmente as paradas no pit stop e o movimento dos packs. Quanto a regra que jogamos errado não entendi muito bem, deveríamos ter carregado ou não os carros que fizeram o segundo link na curva?
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Mensagem por Rafaelfo Dom Ago 17, 2014 2:16 pm

Marcelo escreveu:Excelente relato Rafa, infelizmente só fiz cagada na corrida, não consegui aproveitar o movimento dos packs para avançar na pista. Só na segunda volta eu percebi a importância do posicionamento dos carros, mas aí já era tarde. Realmente este jogo simula muito bem o ambiente de uma corrida de Nascar, especialmente as paradas no pit stop e o movimento dos packs. Quanto a regra que jogamos errado não entendi muito bem, deveríamos ter carregado ou não os carros que fizeram o segundo link na curva?
Não deveríamos ter carregado o segundo link. Quando existe a opção, escolhe-se um link e apenas ele seguirá adiante junto ao pack.
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Mensagem por Rafaelfo Dom Ago 17, 2014 2:19 pm

E fica a dica: para os que quiserem conhecer um pouco mais de NASCAR, está começando uma corrida fresquinha agora, 14h00, no Fox Sports 2. Deve ir até por volta das 17h - 18h.


Última edição por Rafaelfo em Dom Ago 17, 2014 3:59 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por tiagovip Dom Ago 17, 2014 3:20 pm

Rafaelfo escreveu:E fica a dica: para os que quiserem conhecer um pouco mais de NASCAR, está começando uma corrida fresquinha agora, 14h00, no Fox Sports 2.

Olha, vendo aqui, é até mais divertido do que achei que seria! E os carros andam em grupos mesmo, mas chega num ponto em que isso não parece mais ser tão importante assim.

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Mensagem por Rafaelfo Dom Ago 17, 2014 3:51 pm

tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:E fica a dica: para os que quiserem conhecer um pouco mais de NASCAR, está começando uma corrida fresquinha agora, 14h00, no Fox Sports 2.

Olha, vendo aqui, é até mais divertido do que achei que seria! E os carros andam em grupos mesmo, mas chega num ponto em que isso não parece mais ser tão importante assim.

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Hehe, tenha fé Perretto!

Os carros andam juntos, em diferentes agrupamentos, durante muitas voltas, mas começam a se espalhar depois de algumas dezenas de voltas em bandeira verde. O bacana é que se ficar muitos turnos sem amarela no board, isso acontece também, e outras estratégias dominantes de movimento podem surgir... bom, temos que jogar mais pra ver.
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Mensagem por Andre Modt Dom Ago 17, 2014 4:23 pm

Rafaelfo escreveu:
Marcelo escreveu:Excelente relato Rafa, infelizmente só fiz cagada na corrida, não consegui aproveitar o movimento dos packs para avançar na pista. Só na segunda volta eu percebi a importância do posicionamento dos carros, mas aí já era tarde. Realmente este jogo simula muito bem o ambiente de uma corrida de Nascar, especialmente as paradas no pit stop e o movimento dos packs. Quanto a regra que jogamos errado não entendi muito bem, deveríamos ter carregado ou não os carros que fizeram o segundo link na curva?
Não deveríamos ter carregado o segundo link. Quando existe a opção, escolhe-se um link e apenas ele seguirá adiante junto ao pack.

Ao menos mais pessoas teriam feito o que fizemos. Já que tem bastante gente discutindo ali essa regra. Embora eu ache ela estranha... Ao menos não haverá mais duvidas na próxima partida!
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Mensagem por tiagovip Dom Ago 17, 2014 7:24 pm

Rafaelfo escreveu:
tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:E fica a dica: para os que quiserem conhecer um pouco mais de NASCAR, está começando uma corrida fresquinha agora, 14h00, no Fox Sports 2.

Olha, vendo aqui, é até mais divertido do que achei que seria! E os carros andam em grupos mesmo, mas chega num ponto em que isso não parece mais ser tão importante assim.

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Hehe, tenha fé Perretto!

Os carros andam juntos, em diferentes agrupamentos, durante muitas voltas, mas começam a se espalhar depois de algumas dezenas de voltas em bandeira verde. O bacana é que se ficar muitos turnos sem amarela no board, isso acontece também, e outras estratégias dominantes de movimento podem surgir... bom, temos que jogar mais pra ver.

É, perdi eventualmente o interesse. Muitas paradas - poxa, a corrida tem até parada para propaganda!

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Mensagem por Rafaelfo Dom Ago 17, 2014 7:30 pm

tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:
tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:E fica a dica: para os que quiserem conhecer um pouco mais de NASCAR, está começando uma corrida fresquinha agora, 14h00, no Fox Sports 2.
Olha, vendo aqui, é até mais divertido do que achei que seria! E os carros andam em grupos mesmo, mas chega num ponto em que isso não parece mais ser tão importante assim.
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Hehe, tenha fé Perretto!

Os carros andam juntos, em diferentes agrupamentos, durante muitas voltas, mas começam a se espalhar depois de algumas dezenas de voltas em bandeira verde. O bacana é que se ficar muitos turnos sem amarela no board, isso acontece também, e outras estratégias dominantes de movimento podem surgir... bom, temos que jogar mais pra ver.

É, perdi eventualmente o interesse. Muitas paradas - poxa, a corrida tem até parada para propaganda!

Abs,
Hehehe, normal, confesso que as vezes dá sono durante algumas corridas mesmo... (são longas e necessitam de perseverança!)
A de hoje teve muitas e muitas voltas sonolentas, mas o início e o final foram bem legais!
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Mensagem por tiagovip Dom Ago 17, 2014 7:35 pm

Rafaelfo escreveu:
tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:
tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:E fica a dica: para os que quiserem conhecer um pouco mais de NASCAR, está começando uma corrida fresquinha agora, 14h00, no Fox Sports 2.
Olha, vendo aqui, é até mais divertido do que achei que seria! E os carros andam em grupos mesmo, mas chega num ponto em que isso não parece mais ser tão importante assim.
Abs,
Hehe, tenha fé Perretto!

Os carros andam juntos, em diferentes agrupamentos, durante muitas voltas, mas começam a se espalhar depois de algumas dezenas de voltas em bandeira verde. O bacana é que se ficar muitos turnos sem amarela no board, isso acontece também, e outras estratégias dominantes de movimento podem surgir... bom, temos que jogar mais pra ver.

É, perdi eventualmente o interesse. Muitas paradas - poxa, a corrida tem até parada para propaganda!

Abs,
Hehehe, normal, confesso que as vezes dá sono durante algumas corridas mesmo... (são longas e necessitam de perseverança!)
A de hoje teve muitas e muitas voltas sonolentas, mas o início e o final foram bem legais!

Sim, o sacal é que sempre que rola um acidente, como a pista é coberta pelos pilotos bem rápido, tem que parar tudo, enquanto na F-1, com área de escape e mais tempo para dar uma volta, é possível ajeitar tudo com o mínimo de paradas.

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Mensagem por Rafaelfo Dom Ago 17, 2014 7:59 pm

tiagovip escreveu:
Sim, o sacal é que sempre que rola um acidente, como a pista é coberta pelos pilotos bem rápido, tem que parar tudo, enquanto na F-1, com área de escape e mais tempo para dar uma volta, é possível ajeitar tudo com o mínimo de paradas.
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De fato, sacal. Mas o pior pra mim são as voltas quando está todo mundo muito espalhado.. essas são as que durmo. Quando ocorre bandeira amarela fica bem agitado na verdade. Possivelmente aconteceu um acidente e por vezes um bem generoso, que vale a pena ser revisto 50x, em diferentes ângulos e velocidades (hehe), provavelmente vão ocorrer paradas de vários pilotos nos boxes, o que geralmente é um evento bem agitado e disputado, e em alguns minutos será dado a relargada, que é sempre muito divertida e disputada nos milímetros (e ainda pode causar outro acidente, e dos grandes (!) já que está todo mundo junto, e ai todo o ciclo da amarela retorna blablabla........).
Sendo assim, quando durmo em F1 ou NASCAR é pelo mesmo motivo: voltas e mais voltas em bandeira verde sem pilotos disputando posições de maneira emocionante...
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Sexta - 15/agosto Empty Re: Sexta - 15/agosto

Mensagem por tiagovip Dom Ago 17, 2014 8:17 pm

Rafaelfo escreveu:
tiagovip escreveu:
Sim, o sacal é que sempre que rola um acidente, como a pista é coberta pelos pilotos bem rápido, tem que parar tudo, enquanto na F-1, com área de escape e mais tempo para dar uma volta, é possível ajeitar tudo com o mínimo de paradas.
Abs,
De fato, sacal. Mas o pior pra mim são as voltas quando está todo mundo muito espalhado.. essas são as que durmo. Quando ocorre bandeira amarela fica bem agitado na verdade. Possivelmente aconteceu um acidente e por vezes um bem generoso, que vale a pena ser revisto 50x, em diferentes ângulos e velocidades (hehe), provavelmente vão ocorrer paradas de vários pilotos nos boxes, o que geralmente é um evento bem agitado e disputado, e em alguns minutos será dado a relargada, que é sempre muito divertida e disputada nos milímetros (e ainda pode causar outro acidente, e dos grandes (!) já que está todo mundo junto, e ai todo o ciclo da amarela retorna blablabla........).
Sendo assim, quando durmo em F1 ou NASCAR é pelo mesmo motivo: voltas e mais voltas em bandeira verde sem pilotos disputando posições de maneira emocionante...

Isso é verdade. Quando estava emocionante era após uma re-largada, e havia paradas nos boxes, onde achei que teria até batida, pois os carros disputavam espaço até na saía dos boxes!

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Mensagem por doizinho Dom Ago 17, 2014 9:53 pm

Antes de mais nada gostaria de dizer que fiquei bem impressionado com a Manticore. Tudo organizado, limpo, com uma lojinha recheada, bem legal, parabéns Caco e Eraldo.

Comecei a noite com o RPG que será comentado no seu respectivo fórum. Depois da sessão deu tempo para uma única partida, e que partida:

Lord of the Rings: LCG (Tiago e eu) - cada vez que eu jogo um cenário novo eu fico mais impressionado com o jogo e tenho o sentimento que o jogo merece uma nota maior (ele é 9,5 pra mim no momento!). Não preciso adicionar mais nada ao relato pois o Tiago conseguiu resumir muito bem tudo o que aconteceu. Só quero dizer que essa partida foi muito legal, muito legal mesmo.
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Mensagem por doizinho Dom Ago 17, 2014 9:57 pm

Li que o Thunder Alley simula bem uma corrida de Nascar, que gerou dúvidas e tal, mas fica a pergunta, quão bom ele é? Melhor que o Race 90? Melhor que o Fórmula D? Melhor que o Monza (jogo de corrida do João Vitor)?
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Mensagem por Rafaelfo Dom Ago 17, 2014 11:15 pm

doizinho escreveu:Li que o Thunder Alley simula bem uma corrida de Nascar, que gerou dúvidas e tal, mas fica a pergunta, quão bom ele é? Melhor que o Race 90? Melhor que o Fórmula D? Melhor que o Monza (jogo de corrida do João Vitor)?
O jogo em si é muito bom. Se o objetivo for simular uma corrida (de NASCAR, no caso... as regras não funcionariam para F1 por exemplo) ele o faz muito bem. Com certeza como um jogo complexo e fiel ao que se propõe, melhor que o Fórmula D e possivelmente igual ou melhor que o Formula 90 (e não joguei suficiente o TA e o F90 para escrever isto em pedra!). Entretanto, assim como o Formula 90, acho que eles são feitos para o nicho que curte o tema - o que não impede de outros gostarem, claro (afinal, jogamos tabuleiros até sobre o mundo da moda, certo?). Eu com certeza vou adquirir uma cópia, assim como pretendo fazer com o Formula 90.
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Mensagem por tiagovip Dom Ago 17, 2014 11:30 pm

Rafaelfo escreveu:
doizinho escreveu:Li que o Thunder Alley simula bem uma corrida de Nascar, que gerou dúvidas e tal, mas fica a pergunta, quão bom ele é? Melhor que o Race 90? Melhor que o Fórmula D? Melhor que o Monza (jogo de corrida do João Vitor)?
O jogo em si é muito bom. Se o objetivo for simular uma corrida (de NASCAR, no caso... as regras não funcionariam para F1 por exemplo) ele o faz muito bem. Com certeza como um jogo complexo e fiel ao que se propõe, melhor que o Fórmula D e possivelmente igual ou melhor que o Formula 90 (e não joguei suficiente o TA e o F90 para escrever isto em pedra!). Entretanto, assim como o Formula 90, acho que eles são feitos para o nicho que curte o tema - o que não impede de outros gostarem, claro (afinal, jogamos tabuleiros até sobre o mundo da moda, certo?). Eu com certeza vou adquirir uma cópia, assim como pretendo fazer com o Formula 90.

Qual meu nível de controle no Thunder Alley? Se eu termino minha rodada em 1o eu posso explodir? Se deixei meu carro em 3o, ele estará, talvez, em 4o quando eu voltar?

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Mensagem por Rafaelfo Dom Ago 17, 2014 11:38 pm

tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:
doizinho escreveu:Li que o Thunder Alley simula bem uma corrida de Nascar, que gerou dúvidas e tal, mas fica a pergunta, quão bom ele é? Melhor que o Race 90? Melhor que o Fórmula D? Melhor que o Monza (jogo de corrida do João Vitor)?
O jogo em si é muito bom. Se o objetivo for simular uma corrida (de NASCAR, no caso... as regras não funcionariam para F1 por exemplo) ele o faz muito bem. Com certeza como um jogo complexo e fiel ao que se propõe, melhor que o Fórmula D e possivelmente igual ou melhor que o Formula 90 (e não joguei suficiente o TA e o F90 para escrever isto em pedra!). Entretanto, assim como o Formula 90, acho que eles são feitos para o nicho que curte o tema - o que não impede de outros gostarem, claro (afinal, jogamos tabuleiros até sobre o mundo da moda, certo?). Eu com certeza vou adquirir uma cópia, assim como pretendo fazer com o Formula 90.

Qual meu nível de controle no Thunder Alley? Se eu termino minha rodada em 1o eu posso explodir? Se deixei meu carro em 3o, ele estará, talvez, em 4o quando eu voltar?

Abs,
Inocentemente achei que você tinha esquecido desta pergunta. Smile
Não há controle total, longe disso, veja por exemplo o coitado do Libonati que foi pego de surpresa com uma suspensão mequetrefe que rachou na primeira volta. Isso, proveniente de cartas de eventos na primeira volta é o que menos gostei no jogo (junto com a falta de cuidado para fazer alguns dos elementos gráficos...).
Porém devo admitir que tudo faz perfeito sentido na ideia da simulação e apesar de ser um jogo, passa longe da abstração "non-sense" (desculpa, não estou MESMO querendo criar outra polêmica aqui!) do FMR. Além disso, ficou óbvio para mim, ao final da partida e após a leitura do manual que fiz há pouco, que é possível aprender a jogar muito bem o jogo, construindo suas possibilidades para o final push, exatamente como em uma corrida de verdade de NASCAR. (não que isso garantirá a vitória, na realidade e no jogo...)
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Mensagem por libonati Dom Ago 17, 2014 11:53 pm

tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:
doizinho escreveu:Li que o Thunder Alley simula bem uma corrida de Nascar, que gerou dúvidas e tal, mas fica a pergunta, quão bom ele é? Melhor que o Race 90? Melhor que o Fórmula D? Melhor que o Monza (jogo de corrida do João Vitor)?
O jogo em si é muito bom. Se o objetivo for simular uma corrida (de NASCAR, no caso... as regras não funcionariam para F1 por exemplo) ele o faz muito bem. Com certeza como um jogo complexo e fiel ao que se propõe, melhor que o Fórmula D e possivelmente igual ou melhor que o Formula 90 (e não joguei suficiente o TA e o F90 para escrever isto em pedra!). Entretanto, assim como o Formula 90, acho que eles são feitos para o nicho que curte o tema - o que não impede de outros gostarem, claro (afinal, jogamos tabuleiros até sobre o mundo da moda, certo?). Eu com certeza vou adquirir uma cópia, assim como pretendo fazer com o Formula 90.

Qual meu nível de controle no Thunder Alley? Se eu termino minha rodada em 1o eu posso explodir? Se deixei meu carro em 3o, ele estará, talvez, em 4o quando eu voltar?

Abs,

Eu gostei do jogo, o único que joguei na sexta além do RPG.

Mostra bem como a mecânica de card driven pode ser bem utilizada em outros temas.

Entretanto, essa primeira partida demorou muito para que o jogo me atraia e acredito que mesmo com o domínio integral das regras, o jogo deve demorar cerca de 90 minutos, Mas o que mais incomoda é o downtime que por vezes surge, já que os oponentes podem mexer os seus carros, ou tapar o espaço da pista qual você pretendia usar e talvez seja melhor jogar outra carta além daquela que você já havia programado.
A sequencia de final de turno quebra um pouco o ritmo da corrida e te tira daquela concentração e imersão da pista para ajustes mecânicos (mecânicas de jogo), distribuição de cartas e a leitura da mesma.

Os eventos também podem ser cruéis... principalmente quando um jogador é alvejado por quase todos que saem Sad ! Alguns podem ser obras do próprio acaso, totalmente aleatórios e mesmo você mantendo um bom controle sobre os danos do seu carro, muitas vezes você pode perder no critério de desempate com outros jogadores ou sair exatamente aquele evento no qual você tem dano. Vale frisar que danos são bastante comuns.

Neste aspecto pode ocorrer exatamente o que o Perreto disse, vc ser líder e seu carro explodir (inclusive foi oq aconteceu comigo) ou vc ser o último em dado momento e depois virar 4o, 5o colocado ou vice-versa, oq tbm aconteceu comigo nestas duas oportunidades, quando me aproveitei do comboio do André e depois quando meu pneu estorou na último volta!

Enfim, não há 100% de controle, seja por conta das cartas que você pega (na última rodada eu não tinha outra opção senão dar a vitória para o André, que evidentemente tem todos os méritos na vitória), pelas cartas que seus oponentes jogam, ou por conta dos próprios eventos, com os quais me ferrei bastante e talvez se tivessem saído um ou outro diferente, o resultado poderia ser diferente.

Enfim, é um bom jogo e valeu a pena conhecer.

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Mensagem por tiagovip Seg Ago 18, 2014 12:04 am

Rafaelfo escreveu:Inocentemente achei que você tinha esquecido desta pergunta. Smile
Não há controle total, longe disso, veja por exemplo o coitado do Libonati que foi pego de surpresa com uma suspensão mequetrefe que rachou na primeira volta. Isso, proveniente de cartas de eventos na primeira volta é o que menos gostei no jogo (junto com a falta de cuidado para fazer alguns dos elementos gráficos...).
Porém devo admitir que tudo faz perfeito sentido na ideia da simulação e apesar de ser um jogo, passa longe da abstração "non-sense" (desculpa, não estou MESMO querendo criar outra polêmica aqui!) do FMR. Além disso, ficou óbvio para mim, ao final da partida e após a leitura do manual que fiz há pouco, que é possível aprender a jogar muito bem o jogo, construindo suas possibilidades para o final push, exatamente como em uma corrida de verdade de NASCAR. (não que isso garantirá a vitória, na realidade e no jogo...)

Ah, entendi. O nível de controle no Formula D é maior ou menor?

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Mensagem por libonati Seg Ago 18, 2014 12:09 am

tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:Inocentemente achei que você tinha esquecido desta pergunta. Smile
Não há controle total, longe disso, veja por exemplo o coitado do Libonati que foi pego de surpresa com uma suspensão mequetrefe que rachou na primeira volta. Isso, proveniente de cartas de eventos na primeira volta é o que menos gostei no jogo (junto com a falta de cuidado para fazer alguns dos elementos gráficos...).
Porém devo admitir que tudo faz perfeito sentido na ideia da simulação e apesar de ser um jogo, passa longe da abstração "non-sense" (desculpa, não estou MESMO querendo criar outra polêmica aqui!) do FMR. Além disso, ficou óbvio para mim, ao final da partida e após a leitura do manual que fiz há pouco, que é possível aprender a jogar muito bem o jogo, construindo suas possibilidades para o final push, exatamente como em uma corrida de verdade de NASCAR. (não que isso garantirá a vitória, na realidade e no jogo...)

Ah, entendi. O nível de controle no Formula D é maior ou menor?

Abs,

Primeiro precisamos decidir o que você chama de controle? A aleatoriedade me parece maior no Formula D, ao passo que no TA um pode mexer o carrinho do outro para o bem ou para o mal.

Mas o TA tbm tem aleatoriedade

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Mensagem por tiagovip Seg Ago 18, 2014 12:13 am

libonati escreveu:Neste aspecto pode ocorrer exatamente o que o Perreto disse, vc ser líder e seu carro explodir (inclusive foi oq aconteceu comigo) ou vc ser o último em dado momento e depois virar 4o, 5o colocado ou vice-versa, oq tbm aconteceu comigo nestas duas oportunidades, quando me aproveitei do comboio do André e depois quando meu pneu estorou na último volta!

Entendo. Achei curioso que importe mais pontuar com todos os carros do que efetivamente vencer a corrida - o que, para mim, num jogo de corrida, seria o principal interesse. Claro que, jogando com 3, 4 carros, se não fosse assim, teria uma pilha de carros parados e uns 4 voando na pista. Mesmo assim, particularmente estranho. Mas, sei lá, vai que na Nascar a vitória no final da equipe é mais importante que ter o piloto campeão.

libonati escreveu:(na última rodada eu não tinha outra opção senão dar a vitória para o André, que evidentemente tem todos os méritos na vitória)

A primeira frase não parece ligar-se muito bem à seguinte.

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Mensagem por libonati Seg Ago 18, 2014 12:17 am

tiagovip escreveu:
libonati escreveu:(na última rodada eu não tinha outra opção senão dar a vitória para o André, que evidentemente tem todos os méritos na vitória)

A primeira frase não parece ligar-se muito bem à seguinte.

Abs,

Veja, pode não parecer, mas ligam-se. Na última rodada eu não conseguiria me desligar do comboio que ele formou nas rodadas anteriores, por seus próprios méritos. Mas com isso ele mexia seus carros nas minhas ações e nas ações dele. O Elfo tbm tinha um comboio bem montado, mas com apenas seus próprios carros, então por mais que os seus carros se mexessem em todas as suas ações, não se mexiam na dos outros. Quando eu ia mexer com um ou dois dos carros do elfo, ele deixou meu carro pra trás e no final acabei passado esse comboio que estava.

A chance de vitória não vem de uma hora pra outra, o André certamente batalhou para isso. mas na última rodada eu não tinha como não levar os carros dele para frente! Oq, por outro lado, me garantiu a vitória da corrida.


Última edição por libonati em Seg Ago 18, 2014 12:24 am, editado 1 vez(es)

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Mensagem por tiagovip Seg Ago 18, 2014 12:20 am

libonati escreveu:Oq, por outro lado, me garantiu a vitória da corrida.

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