Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sexta - 08/agosto

+3
Rafaelfo
Binderman
tiagovip
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Sexta - 08/agosto

Mensagem por tiagovip Sex Ago 08, 2014 6:19 pm

Olá, pessoas!

Esta sexta começou com o Jorge aparecendo aqui em casa e jogamos:

Red November x2 (Jorge e eu) - jogamos duas partidas. Na primeira, a frente do submarino foi tomada por fogo e o calor aparentemente fez todas as portas travarem, derretendo o metal. Assim, ficamos sem acesso do depósito e à cabine do capitão, onde a maior parte do grogue estava. Assim, sem pinga e nem extintores de incêndio, ficamos controlando o calor, a pressão e o oxigênio, já que ao menos essas áreas estavam ainda livre de maiores problemas, só um vazamento ou outro. O bravo (ou estúpido) gnomo verde claro sacrificou-se para evitar que os mísseis fossem armados e explodissem dentro do submarino. O sacrifício dele, no entanto, irá viver eternamente no esquecimento, posto que o calor tornou-se insuportável e todos os gnomos dentro do submarino foram assados vivos faltando somente 10 minutos para o resgate.

Começo da 1a partida:
Sexta - 08/agosto  Pic2197446_md



Fogo e metal derretido - isso resumia a frente do submarino:
Sexta - 08/agosto  Pic2197447_md



O calor mata os 3 gnomos que resistiam (notem o gnomo verde claro já caído, previamente morto queimado num incêndio):
Sexta - 08/agosto  Pic2197448_md



Na segunda partida, a emoção manteve-se alta: crises com o calor, a pressão e mísseis colocaram todos os gnomos em polvorosa atividade. Numa das crises de mísseis, era preciso rolar 5 ou menos num d10, ou tudo estaria perdido, mas um 4 salvador veio e os gnomos conseguiram resolver o problema. Na reta final os gnomos precisam trabalhar juntos para evitar uns de serem assados pelo fogo. Para isso foi preciso vadear as salas com água até a cintura para assaltar o gabinete de bebidas do capitão, então, manguaçados de grogue, os gnomos conseguiram apagar os incêndios mais problemáticos e ameaçadores. O calor tornava-se insuportável e parecia que que o submarino viraria novamente um rolinho primavera de metal com recheio de gnomo assado, mas o marcador parou a um do limite e o resgate veio para salvar todos os 4 gnomos ainda vivos. Vitória!

A rolagem do 4 que permitiu as gnomos continuarem sonhando com o resgate:
Sexta - 08/agosto  Pic2197449_md


O final - mesmo com as salas tomadas por alagamentos, incêndios e portas travadas, com o calor no limite total, o resgate chegou:
Sexta - 08/agosto  Pic2197450_md



E foi isso!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por Binderman Sáb Ago 09, 2014 5:58 am

Taí um jogo que eu preciso conhecer. Parece bem engraçado.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por tiagovip Dom Ago 10, 2014 5:22 pm

A sexta prosseguiu com jogos à noite, na Lambda, e os que eu participei foram:

Cambria (Osmar, Pedro, André, Trentini e eu) - usamos nesta partida o mapa extra feito pelo próprio designer - eu o imprimi em lona, mas como na caixa ele fica enrolado, ao abri-lo as bordas ficaram curvadas e foi necessário aos bravos galeses terem de se segurar ao chão para não caírem, ao menos as fortalezas romanas estavam se desmontando sozinhas devido ao mesmo problema. Enfim, na partida rolei um monte de 6, o que em outros jogos pode ser excelente, mas aqui limitou um tanto minhas possibilidades, porém calhou de eu conseguir posicionar umas tropas em bons locais para a tomada final das fortalezas, e venci com 13 pontos, seguido pelo André e pelo Osmar, ambos com 12;

Coup (Pedro, Jorge, André, Rafaelfo e eu) - ainda não posso opinar sobre o jogo. A partida correu bem, com várias dúvidas acerca da honestidade de certas ações de personagem. O Jorge desafiou um Assassino, quando este moveu-se para atacá-lo, e acabou eliminado de pronto. O Pedro fez uma extorsões, ficou malvisto e acabou perdendo as duas influências. Restando três, vimos que o jogo estava já decidido, restando somente saber se haveria um king-making ou não: o Rafael tinha 8 dinheiros, o André 6 e eu três. Se o Rafael me eliminasse, o André faria o mesmo com ele na rodada seguinte, com o golpe de estado. Se o Rafael eliminasse o André, eu eventualmente chegaria a 7 antes dele daí. O Rafael optou por remover o André, e eu fui na 1 em 1 moeda. O Rafael tentou clamar ter o Duque, para pegar 3 dinheiros, porém o desafiei de pronto, e com ele não tendo o Duque (o que era óbvio então), o Rafael perdeu a última carta;

Formula Motor Racing x5 (Trentini, Osmar, Rafaelfo, Jorge, André e eu) - foram cinco corridas no campeonato. Usamos a disputa de construtores, e a diferenciação entre os carros 1 dos 2 de cada equipe.

1a Corrida
1o - Jorge 1 (10 pts)
2o - Tiago 1 (6 pts)
3o - Jorge 2 (4 pts)
4o - André 2 (3 pts)
5o - Osmar 1 (2 pts)
6o - Tiago 2 (1 pt)

O Jorge 1 e o Tiago 1 fizeram uma corrida segura, sem riscos, e as equipes de ambos os times mostraram ter carros equilibrados, pois ambas conseguiram deixar seus carros 2 dentro da pontuação. Das equipes novatas, a Osmar mostrou mais serviço, chegando em 5o na sua primeira prova. A equipe Elfo reclamou das condições da pista e pouco fez.

2a Corrida
1o - Jorge 2 (10 pts)
2o - Osmar 1 (6 pts)
3o - Rafaelfo 2 (4 pts)
4o - André 2 (3 pts)
5o - Tiago 1 (2 pts)
6o - Trentini 1 (1 pt)

Numa prova disputada até o final, todas as seis equipes na disputa pontuaram. A equipe Jorge conseguiu sua segunda vitória no ano, mas desta vez com o carro 2, que saltou para a liderança do campeonato com 14 pontos. A equipe Elfo chegou ao pódio, contudo fez um protesto formal de que um asfalto como aquele não permitia o controle devido aos pilotos.

3a Corrida
1o - Rafaelo 1 (10 pts)
2o - Osmar 1 (6 pts)
3o - Tiago 1 (4 pts)
4o - André 1 (3 pts)
5o - Tiago 2 (2 pts)
6o - Trentini 2 (1 pt)

A equipe Jorge teve problemas de motor e pneus, e ambos os carros ficaram de fora da pontuação. A equipe Tiago voltou a pontuar com dois carros, colocando pressão na disputa dos construtores. As duas equipes novatas mostraram trabalho e ficaram nos postos mais altos: a equipe Elfo venceu, seguida pela equipe Osmar. A equipe Elfo contemporizou a vitória, queixando-se que a iluminação da pista era qualquer coisa de medonha e quase nem foi possível ver quem venceu.

4a Corrida
1o - Tiago 1 (10 pts)
2o - André 2 (6 pts)
3o - André 1 (4 pts)
4o - Osmar 2 (3 pts)
5o - Jorge 1 (2 pts)
6o - Trentini 1 (1 pt)

A equipe Tiago viu seu carro 2 rodar e bater na mureta de proteção, mas o que poderia ser uma prova para se esquecer, tornou-se memorável com a primeira vitória da equipe no ano, deixando ainda o piloto 1 na liderança do campeonato. A equipe André, mantendo-se firme na outras três corridas em posições intermediárias, deu um passo adiante e colocou seus dois pilotos no pódio. A equipe Trentini garantiu novamente um sexto lugar. A equipe Elfo insurgiu-se pela posição e tamanho dos boxes e afirmou que iria à Federação por causa disso.

5a Corrida
1o - Tiago 1 (10 pts)
2o - Rafaelfo 2 (6 pts)
3o - Jorge 1 (4 pts)
4o - Osmar 2 (3 pts)
5o - André 1 (2 pts)
6o - Trentini 2 (1 pt)

Na última corrida do campeonato, nova vitória do piloto 1 da equipe Tiago, e ainda, similar à prova anterior, o piloto 2 desta equipe outra vez teve problemas e teve de abandonar a disputa. A equipe Osmar mostrou a segurança de seus carros ao pontuar em todas as corridas do campeonato, o mesmo valendo para a equipe André. A equipe Jorge chegou ao pódio e conseguiu colocar seus dois pilotos entre os três primeiros do campeonato. A equipe Elfo chegou em segundo, mesmo assim, informou que fará um dossiê sobre as áreas de escape fora dos padrões regulamentares.

A pontuação de pilotos ficou:
Campeão - Tiago 1 - 34 pontos
2o lugar - Jorge 1 - 16
3o lugar - Jorge 2 - 14
4o lugar - André 2 - 12

Nos construtores ficou:
Campeã - Equipe Tiago - 37 pontos
2o lugar - Equipe Jorge - 30
3o lugar - Equipe André - 21
4o lugar - Equipe Elfo - 20
5o lugar - Equipe Osmar - 20
6o lugar - Equipe Trentini - 4;

Libertalia (Osmar, André, Rafaelfo, Jorge, Trentini e eu) - numa semana de revivals (com Blood Bowl Team Manager e Rune Age), calhou de mais um jogo, que eu tinha até colocado na lista dos jogos "sumidos", voltar para a mesa: o Libertalia. Na primeira das três semanas de saques, todos, exceto o Rafael, terminar grudados na pontuação, com o André à frente por 1 ponto. Mantive o Governador Espanhol e o Capitão em mãos, esperando valer-me deles em alguma das semanas seguintes. Numa semana juncada de maldições, o Garoto de Cabine e o Padre foram largamente usados, com o Amotinado matando solto. Na segunda semana, foi a vez do Mercador, com o pessoal trocando maldições e outras peças ruins por dobrões, e do Cozinheiro, que eu usei bem e quando os outros usaram levei sorte, salvando-me de umas peças de maldição por causa deles. Na pontuação, o André manteve-se na frente, abrindo uns pontinhos. O Rafael recuperou-se muito bem. Na terceira e última semana, surgiram uma cartas que eu não esperava, como a Filha do Governador, nas mãos do André e do Trentini, que acabou pontuando a sua ao eliminar a do André. Consegui vários dobrões com o Escravo Liberto e com o Taverneiro, mas o André ganhou 6 dobrões com o Bruxo Vudu, e fechou na frente, com 86 dobrões, seguido por mim, com 78 e pelo Osmar, com 74. Poxa, o Libertalia é bom demais para ficar tanto tempo escondido!;

Last Will (Jorge, André, Trentini, Rafaelfo e eu) - como todos já conheciam o jogo (o Rafael precisou de um resumão, mas pegou novamente logo a ideia da coisa), propus, para agilizar um tanto a partida, que a fase da execução das ações fosse semi-simultânea. Isso deixou mesmo o jogo mais rápido, o efeito negativo é que não pude acompanhar bem, para questões de relato, o que cada um fez, exceto o Jorge e o André, que estavam ao meu lado. O Jorge tentou seguir pela linha de gastos com atividades rápidas, mantendo em seu tabuleiro apenas algumas ações simples, para fortalecer tais gastos, mas com poucas ações, viu-se deixado para trás nos gastos. O André tentou algo que eu vira antes funcionar bem: fazer um esquema de compra e venda de propriedades, que lhe proporcionava, ao final, gastos de 8 dinheiros por uma única ação. Tivesse ele colocado o Jardineiro para ampliar os gastos de suas propriedades antes da venda, teria feito uma máquina incrível, mas acabou descartando esta carta quando a teve nas mãos. Ademais, o que lhe dificultou foi ter o emprego, pois ele fazia poucas ações diferentes, e por um bom tempo ficou recebendo bastante de salário - na última rodada ele conseguiu um combo gigante com um casamento e deu uma bela recuperada. Eu consegui combinar um esquema de gastos de dinheiro sem gastar ações - torrava 7 dinheiros por rodada sem usar uma ação que fosse. Isto, combinado com outros gastos, fez-me ser o maior gastador, encerrando com justos 0 dinheiro ao final de 7a rodada, seguido pelo Rafael, com mirrados 7 dinheiros na conta - queria ter acompanhado melhor o que ele fez, pois certamente o fez muito bem! Só pude perceber que explorou bastante um combo de fazenda com cães com um treinador para os mesmos, torrando dinheiro ferozmente nisso.

E foi isso!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por Rafaelfo Dom Ago 10, 2014 6:42 pm

Dos jogos que participei nesta sexta, no Lambda, todos já devidamente relatados pelo Perretto:

Coup
Ao menos é rápido, mas me pareceu um jogo sem sal. Com esta duração não tenho dúvidas que juntos podemos nomear facilmente algumas dezenas de jogos superiores. O final deste jogo, como já haviam me antecipado, é realmente babaca. Não duvidando dos coleguinhas, mas parece que tem algo errado nas regras por ai. (de todo modo até mesmo o Perretto já afirmou que confirmou que o lance é assim e pronto) Em tempo, para fechar e não dizerem que não vejo o bright side, ponto positivo, positivo MESMO, para a arte e design. Que obra de arte minimalista e bela nesta versão nacional.

Formula Motor Racing
Pelo tema, queria muito conhecê-lo. Mas, após 9 partidas, 5 na sexta, 4 no sábado, este, PARA MIM, entra facilmente naquela categoria de jogos que não deveriam ocupar o tempo de outros melhores. 1 partida, ok, mas com 5 partidas jogamos um jogo de uma hora, ou algumas partidas de outros jogos mais densos (exemplos frescos? os recentemente resenhados Notre Dame e Race for the Galaxy). Este Formula Motor Racing é engraçadinhozinho, gera risadas e não mais do que isso. É divertido e ponto, mas não um bom jogo (MINHAOPINIÃOPORCARIA!). Nota final: O que mais gosto sobre este jogo são os reportes do Perretto! Este cara é um ser de criatividade e imaginação ímpar.

Libertalia
Ocupando pouco mais de uma hora para jogar, este fica esquecido em meu armário (a última partida dele havia ocorrido em abril de 2013), oculto ao lado de outras caixas mais chamativas. (sério!) Fiquei feliz em retorná-lo para mesa e ainda mais satisfeito em ver que os participantes curtiram a partida. Neste nosso embate em busca da saudável apo$entadoria pirata, as cartas limitaram bastante a aquisição de fortunas, mas permitiram um ótimo jogo, com boa interação e "combos leves". Levarei mais vezes em breve para tentarmos jogar outras vezes.

Last Will
Esta foi minha segunda partida deste jogão. Novamente terminei com vontade de jogar mais vezes este que possui um dos temas mais engraçados que já vi. (e, poxa, bem resolvido!)
O Perretto, que estava no lado oposto ao meu na mesa não acompanhou meu jogo, assim como não acompanhei o dele (na verdade pouco acompanhei qualquer outro, já que sofro pra me concentrar e desenvolver meu próprio, damnit!), não viu muito bem meu desenvolvimento de fazendas, que me permitiram perder $11 + $7 por 3 ou 4 rodadas. Além de outras gastanças consegui também, bem no final, ganhar gastar bastante dinheiro com jantares (eu tinha uma carta que faziam meus jantares custarem $1 mais caro). Devo ter feito uns 5 jantares nas minhas últimas duas rodadas, hehe. Foi isso então, fazendas e jantares... o que mais precisamos nesta vida?

-------------------------------------

Fico feliz que o Lambda esteja se organizando e as últimas semanas apresentaram grande progresso ao espaço. Alguns não notarão mais do que uma lâmpada a mais acesa, mas no geral o clube andou mais neste último mês do que no último meio ano inteiro! #clapclap!


Última edição por Rafaelfo em Seg Ago 11, 2014 10:26 am, editado 1 vez(es)
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por tiagovip Dom Ago 10, 2014 11:16 pm

Rafaelfo escreveu:Formula Motor Racing
Pelo tema, queria muito conhecê-lo. Mas, após 9 partidas, 5 na sexta, 4 no sábado, este, PARA MIM, entra facilmente naquela categoria de jogos que não deveriam ocupar o tempo de outros melhores. 1 partida, ok, mas com 5 partidas jogamos um jogo de uma hora, ou algumas partidas de outros jogos mais densos (exemplos frescos? os recentemente resenhados Notre Dame e Race for the Galaxy). Este Formula Motor Racing é engraçadinhozinho, gera risadas e não mais do que isso. É divertido e ponto, mas não um bom jogo (MINHAOPINIÃOPORCARIA!). Nota final: O que mais gosto sobre este jogo são os reportes do Perretto! Este cara é um ser de criatividade e imaginação ímpar.

Apesar de discutirmos sobre o jogo, quero apenas reforçar o que disse sobre ele e avisei, mais de uma vez, a todos: que é um jogo bem simples, nada estratégico, que muitos aqui iriam desgostar por estes e outros motivos. Não é nem uma corrida, pois, como disse, nem pista tem. Acharam o que, que eu estava de zona? Lembro até que, na sexta, disse que o jogo não era bem do seu feitio.

Em todo caso, eu me diverto mais com o FMR do que com o Race e do que com o Notre Dame, ainda que afirme sem dúvida para mim que estes dois são jogos melhores, mas não mais divertidos. Como, usualmente, jogo pela diversão da coisa, não pelo desafio mental ou saciedade mecânica, o FMR serve-me muito bem, além de ter o benefício adicional de servir para várias pessoas e jogar rápido - na mesma toada tem o For Sale e o Incan Gold, os quais podem ser a preferência de outros, mas, para mim, o FMR está no nível desses, mas com mais interação e dedo no olho, parecendo-me, atualmente, mais divertido.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por Rafaelfo Seg Ago 11, 2014 9:34 am

tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:Formula Motor Racing
Pelo tema, queria muito conhecê-lo. Mas, após 9 partidas, 5 na sexta, 4 no sábado, este, PARA MIM, entra facilmente naquela categoria de jogos que não deveriam ocupar o tempo de outros melhores. 1 partida, ok, mas com 5 partidas jogamos um jogo de uma hora, ou algumas partidas de outros jogos mais densos (exemplos frescos? os recentemente resenhados Notre Dame e Race for the Galaxy). Este Formula Motor Racing é engraçadinhozinho, gera risadas e não mais do que isso. É divertido e ponto, mas não um bom jogo (MINHAOPINIÃOPORCARIA!). Nota final: O que mais gosto sobre este jogo são os reportes do Perretto! Este cara é um ser de criatividade e imaginação ímpar.
Apesar de discutirmos sobre o jogo, quero apenas reforçar o que disse sobre ele e avisei, mais de uma vez, a todos: que é um jogo bem simples, nada estratégico, que muitos aqui iriam desgostar por estes e outros motivos. Não é nem uma corrida, pois, como disse, nem pista tem. Acharam o que, que eu estava de zona? Lembro até que, na sexta, disse que o jogo não era bem do seu feitio.

Em todo caso, eu me diverto mais com o FMR do que com o Race e do que com o Notre Dame, ainda que afirme sem dúvida para mim que estes dois são jogos melhores, mas não mais divertidos. Como, usualmente, jogo pela diversão da coisa, não pelo desafio mental ou saciedade mecânica, o FMR serve-me muito bem, além de ter o benefício adicional de servir para várias pessoas e jogar rápido - na mesma toada tem o For Sale e o Incan Gold, os quais podem ser a preferência de outros, mas, para mim, o FMR está no nível desses, mas com mais interação e dedo no olho, parecendo-me, atualmente, mais divertido.
Perretto, fique tranquilo que o FMR foi jogado por opção, ninguém me obrigou a jogá-lo. Inclusive na sexta eu que pedi para conhecê-lo.

Sobre diversão, isso é muito relativo e não tenho nada contra em se divertir mais com o FMR. Eu me divirto mais com certas coisas que não agradam algumas pessoas. Ok, vivemos assim e nada de errado nisso.
Agora, somente comparando os jogos que você mesmo citou, gosto e respeito bastante For Sale e Incan Gold. Além de divertidos acho que estupram o FMR por um simples motivo: ambos entregam o que propõe, permitindo aos jogadores tomarem decisões e arcarem diretamente com as consequências delas. No FMR, este jogo realmente engraçado e divertido (não posso negar que ri por vezes), não há como garantir sua própria atuação no jogo, a não ser que você seja o último a jogar e não tenha randomicamente perdido seus carros durante a prova (aliás, ser o último a jogar é outra coisa que cai no colo! (como em muitos jogos, mas aqui é um prêmio e absolutamente decisivo) Afinal, você estava à direita do jogador vencedor. Legal é que o maior prejudicado nessa é o que senta à esquerda, este por sua vez não fez NADA para sofrer a punição de jogar em segundo - inclusive pode ter sido o último na corrida anterior (imagine então ser o cara da esquerda daquele que venceu metade das provas...........). O FMR é aquele tipo de jogo que todos terão as mesmas chances de ganhar, não interessa se possui 50 ou 1 partida do mesmo, independente do quão bem joguem, mas o mais bizarro pra mim, é o que o diferencia do Incan Gold, por exemplo: Não depende absolutamente nada de você pelo menos 83,33% das vezes (e nem tente me convencer que é um jogo de troca de favores!). Quando os outros jogam, é quase como jogar bingo.


Última edição por Rafaelfo em Seg Ago 11, 2014 1:20 pm, editado 1 vez(es)
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por Trentini Seg Ago 11, 2014 11:29 am

Essas partidas de sexta foram divertidas, e Formula Motor Racing realmente não é um jogo estratégico e você depende muito mais dos outros do que de você mesmo, mas é divertido dá para dar boas risadas.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por doizinho Seg Ago 11, 2014 1:41 pm

Depois de ver o tanto que vocês jogaram nesse final de semana, eu fico até com vergonha de estar na presença de pessoas tão comprometidas com o hobby. Sou praticamente um noob.
Só esse Formula Motor Racing foi jogado umas 500 vezes. Shocked 
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por tiagovip Seg Ago 11, 2014 3:07 pm

Rafaelfo escreveu:Perretto, fique tranquilo que o FMR foi jogado por opção, ninguém me obrigou a jogá-lo. Inclusive na sexta eu que pedi para conhecê-lo.

Ah, blz, então. Mas ainda não entendi porque foi jogá-lo no sábado, para reclamar mais e estragar a partida dos demais? Ou 5 corridas não tinham sido o suficiente para uma avaliação?

Rafaelfo escreveu:Sobre diversão, isso é muito relativo e não tenho nada contra em se divertir mais com o FMR. Eu me divirto mais com certas coisas que não agradam algumas pessoas. Ok, vivemos assim e nada de errado nisso.
Agora, somente comparando os jogos que você mesmo citou, gosto e respeito bastante For Sale e Incan Gold. Além de divertidos acho que estupram o FMR por um simples motivo: ambos entregam o que propõe, permitindo aos jogadores tomarem decisões e arcarem diretamente com as consequências delas. No FMR, este jogo realmente engraçado e divertido (não posso negar que ri por vezes), não há como garantir sua própria atuação no jogo, a não ser que você seja o último a jogar e não tenha randomicamente perdido seus carros durante a prova (aliás, ser o último a jogar é outra coisa que cai no colo! (como em muitos jogos, mas aqui é um prêmio e absolutamente decisivo) Afinal, você estava à direita do jogador vencedor. Legal é que o maior prejudicado nessa é o que senta à esquerda, este por sua vez não fez NADA para sofrer a punição de jogar em segundo - inclusive pode ter sido o último na corrida anterior (imagine então ser o cara da esquerda daquele que venceu metade das provas...........). O FMR é aquele tipo de jogo que todos terão as mesmas chances de ganhar, não interessa se possui 50 ou 1 partida do mesmo, independente do quão bem joguem, mas o mais bizarro pra mim, é o que o diferencia do Incan Gold, por exemplo: Não depende absolutamente nada de você pelo menos 83,33% das vezes (e nem tente me convencer que é um jogo de troca de favores!). Quando os outros jogam, é quase como jogar bingo.

Novamente, isso depende do seu objetivo. Eu não me importo de não ter controle. Eu quero só, e somente, me divertir com o jogo. Não me importo em terminar em 1o, em 5o, em 10o ou fora da corrida, desde que tenha sido divertido, ainda mais em corridas rápidas como essas são. Até agora está sendo, talvez, depois, não seja mais, quando (e se), eu vier a querer algo mais do que diversão.

Não me importo que minha experiência de mais partidas de nada valha. Que os três novatos de sábado tenham sido os 3 melhores nas corridas.

É por isso que eu curto jogos como o Zogars, em que não sei o que virá, nem se rolarei algo bom mesmo diante do mais capenga dos monstros, e um jogo em que certamente posso perder para o João (filho do Fabiano). Divirto-me com o Zombie Dice (que, por sinal, esqueço de levar porque fica atrás de uma sessão do armário que não abre, então preciso lembrar que ele está ali, escondido).

Em todo caso, é muito bom que tenha expressado sua opinião, pois servirá de aviso para os outros interessados.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por doizinho Seg Ago 11, 2014 3:24 pm

tiagovip escreveu:É por isso que eu curto jogos como o Zogars, em que não sei o que virá, nem se rolarei algo bom mesmo diante do mais capenga dos monstros, e um jogo em que certamente posso perder para o João (filho do Fabiano).
Criei um modo cooperativo de Zogars pra jogar com o João e te digo que ele sempre leva a dupla sozinho. O moleque é a sorte encarnada!
Por sorte ele gosta do jogo, assim tenho com quem jogar.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por Trentini Seg Ago 11, 2014 3:36 pm

Já que o lance da perda de controle entrou na conversa, quero expressar minha opinião singela sobre jogos que te tiram o controle do que você faz. De modo geral eu não gosto desse aspecto mecânico presente em Neptune, Family Business, Card of the Dead, Kingdom Builder entre outros, explico, é quando você independente de ter muitas opções na sua mão de cartas, é obrigado a jogar uma única carta por várias rodadas (Neptune), ou independente de sua estratégia de colocar caminos no deserto colados com outros lugares, se a sorte te der mais 3 desertos você vai ter que continuar entupindo-se de deserto (Kingdom Builder), mesmo tendo as cartas certas para poder tirar aqueles membros da família do corredor da morte o turno se recusa a chegar em você tirando totalmente seu controle (Family Business), ou até quando você vence uma corrida sem ter movido seu carro uma única vez (Fórmula Motor Racing).

Mas uma coisa é eu não gostar desse aspecto em jogos, outra é eu dizer que não me divirto com eles. Mas a diversão está mais relacionada a companhia do que aos jogos que são jogados. Acho válido dar nota 3 para um jogo e mesmo assim jogá-lo com o grupo certo e dar risada, mas isso não invalida o fato de um jogo ser ruim para mim. Então dito tudo isso, não tenho problema em jogar coisas que eu possa dar risada com meus amigos de situações adversas mesmo que o jogo não tenha lá uma mecânica muito refinada, ela pode ter méritos pela diversão dos eventos ou situações aleatórias adversas que ocorram, desde que o jogo não se prolongue muito mais do que a proposta dele.

Eu adoraria jogar Munchkin se o jogo fosse realmente rápido, mas existem situações em que ele se prolonga tanto que eu realmente não me sinto mais confortável em jogá-lo. Dito isso, posso falar que não gosto de Neptune ou Plague, mas mesmo todos já sabendo que eu não gosto desses jogos, mesmo assim joguei eles mais vezes, pq o tempo de jogo não me afeta, é uma diversão rápida. Porém devo admitir que o Formula Motor Racing é mais divertido nesse quesito, já que é difícil ter controle no jogo, que pelo menos seja divertida a interação entre os jogadores.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por Rafaelfo Seg Ago 11, 2014 3:43 pm

Como disse, eu me diverti no jogo também (FMR). Como o Trentini disse, isso não quer dizer que não jogaremos mais estes jogos. Se no sábado joguei o FMR novamente, por mais masoquista que pareça, o fiz porque os amigos iriam jogá-lo. Infelizmente não jogaram algo melhor (! lá vem............), mas a companhia é sempre boa! E eu ri, puto da vida, mas ri.
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por libonati Seg Ago 11, 2014 4:41 pm

Lendo o relato, só posso dizer que perderiam a noite caso o Last Will não tivesse visto a luz da lâmpada.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por doizinho Seg Ago 11, 2014 4:49 pm

libonati escreveu:Lendo o relato, só posso dizer que perderiam a noite caso o Last Will não tivesse visto a luz da lâmpada.
 Old Man 
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por tiagovip Seg Ago 11, 2014 7:20 pm

Trentini e Elfo, banidos do FMR.

Trentini, também banido do Family Business, Neptune e Plague.

É uma dor, eu sei.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por doizinho Seg Ago 11, 2014 8:32 pm

tiagovip escreveu:Trentini e Elfo, banidos do FMR.

Trentini, também banido do Family Business, Neptune e Plague.

É uma dor, eu sei.

Abs,
 Thumbs Up 
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por tiagovip Seg Ago 11, 2014 8:43 pm

doizinho escreveu:
tiagovip escreveu:Trentini e Elfo, banidos do FMR.

Trentini, também banido do Family Business, Neptune e Plague.

É uma dor, eu sei.

Abs,
 Thumbs Up 

Sexta - 08/agosto  Darth_vader___thank_you__my_master_by_hollyeddy-d4tit9l
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por Rafaelfo Seg Ago 11, 2014 11:53 pm

Ahahauhauhauhaua, se f**** Trentini!
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por Trentini Ter Ago 12, 2014 8:36 am

Rafaelfo escreveu:Ahahauhauhauhaua, se f**** Trentini!
O fanatismo impera nesse fórum
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por tiagovip Ter Ago 12, 2014 2:40 pm

Trentini escreveu:
Rafaelfo escreveu:Ahahauhauhauhaua, se f**** Trentini!
O fanatismo impera nesse fórum

Olha que banido do fórum você ainda não foi!

 Admin Power  

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por Reffip Ter Ago 12, 2014 6:15 pm

What a Face Quanta polemica!! 

Mesmo eu sendo o novato do grupo, achei o FMR bem divertido. É aquele jogo rápido que merece o grupo certo (ou na vibe certa) para rolar a diversão.

Eu talvez pela ingenuidade desse meu período inicial de imersão nos boards, ainda tenho como pensamento que tempo perdido com jogo é quando o jogo não diverte. Então ganhei uma boa hora de diversão aí. Smile

O Cambria é bem simples (talvez até demais) e também diverte. Como minha primeira jogada, optei por não disputar as grandes brigas e chegar pelos cantinhos. Estratégia que para surpresa minha, quase me levou a vitoria. 

No libertalia precisamos pensar um pouco mais e foi uma partida bem equilibrada. Talvez pelo fato de ser um jogo que estava fora das mesas de todos os participantes por muito tempo. Tipo de jogo que merece uma nova chance com esse grupo em breve!
Reffip
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 680
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 40
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por tiagovip Qua Ago 13, 2014 12:04 am

Reffip escreveu:Eu talvez pela ingenuidade desse meu período inicial de imersão nos boards, ainda tenho como pensamento que tempo perdido com jogo é quando o jogo não diverte. Então ganhei uma boa hora de diversão aí. Smile

Tamojunto!

Mas, infelizmente, a maioria não pensa assim. Uma noite jogando jogos divertidos e simples equivale, para muitos aqui, a uma noite consertando o vazamento de uma privada, trocando uma torneira que simplesmente não encaixa, ficar no escuro, sem energia, contando até 5 mil, e tudo sem escutar música enquanto faz qualquer dessas coisas.

Eu acho incompreensível, mas assim é como é.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por libonati Qua Ago 13, 2014 1:06 am

tiagovip escreveu:
Reffip escreveu:Eu talvez pela ingenuidade desse meu período inicial de imersão nos boards, ainda tenho como pensamento que tempo perdido com jogo é quando o jogo não diverte. Então ganhei uma boa hora de diversão aí. Smile

Tamojunto!

Mas, infelizmente, a maioria não pensa assim. Uma noite jogando jogos divertidos e simples equivale, para muitos aqui, a uma noite consertando o vazamento de uma privada, trocando uma torneira que simplesmente não encaixa, ficar no escuro, sem energia, contando até 5 mil, e tudo sem escutar música enquanto faz qualquer dessas coisas.

Eu acho incompreensível, mas assim é como é.

Abs,

Algumas poucas noites, quero apenas jogar jogos leves. Mesmo assim, porém, acho enfadonho jogar o mesmo jogo leve por 5, 6, 7...12 vezes seguidas, como já aconteceu com um ou outro... salvo jogos excepcionais, como jenga.

Mas nunca me opus a jogar um jogo leve, minimamente inteligente e fácil... acho que eles tem seu papel e seu lugar.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por tiagovip Qua Ago 13, 2014 1:12 am

libonati escreveu:Mas nunca me opus a jogar um jogo leve, minimamente inteligente e fácil... acho que eles tem seu papel e seu lugar.

Exatamente, fora das mesas para não causar perda de tempo!
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 08/agosto  Empty Re: Sexta - 08/agosto

Mensagem por Trentini Qua Ago 13, 2014 8:54 am

libonati escreveu:Mas nunca me opus a jogar um jogo leve, minimamente inteligente e fácil... acho que eles tem seu papel e seu lugar.

A parte do Minimamente inteligente não existe em alguns jogos leves e alguns pesados também Very Happy

Na verdade eu acho complicado como alguns aqui tratam o assunto como 8 ou 80, se você não gosta de UM ou DOIS jogos de determinado tipo, então os outros pensam que você acha que TODO jogo desse tipo é ruim, outra coisa, não vejo problema em jogar um jogo rápido e divertido por 12 vezes seguidas, no Super Mario World eu tentava a mesma fase por mais vezes e me divertia horrores (as vezes tinha vontade de jogar o controle na parede, mas faz parte).

Mas no geral povo aqui tira generalizações a partir de situações específicas. Povo tira uma lógica torta do tipo: eu não gosto de plague, logo eu certamente detesto jogos curtos e acho que eles são perda de tempo. Mas vejam, eu adoro Love Letter, Parade, Mascarade, Avalon entre outros, mas alguns preferem ignorar isso para não transformar a acusação de não gostar de jogos curtos como uma falácia.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos