Sexta - 24/maio
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evandro
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Pedro
tiagovip
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Re: Sexta - 24/maio
doizinho escreveu:Desse eu gostei Tiago, como eu disse o que pode incomodar é o downtime, mas como a gente não tava monitorando os outros então nem isso foi um problema. O problema no meu caso foi que joguei mal pra cacete mesmo.tiagovip escreveu:Jogo terrível que o Binder, o André, o Cesar e outros curtiram bastante.
É... não é bem o que condiz com a citação abaixo.
doizinho escreveu:Depois de ter conhecido o Glen More me arrependi de não temos ido pela escolha do Pedro.
Abs,
Re: Sexta - 24/maio
Perreto,
não entenda assim. Opção de jogo tem dia, vontade de jogar... as vezes o Fabiano diz isso pq vinhamos de uma partida de Speich... e não tava tão afim de outro euro...
não entenda assim. Opção de jogo tem dia, vontade de jogar... as vezes o Fabiano diz isso pq vinhamos de uma partida de Speich... e não tava tão afim de outro euro...
Re: Sexta - 24/maio
Pedro escreveu:Perreto,
não entenda assim. Opção de jogo tem dia, vontade de jogar... as vezes o Fabiano diz isso pq vinhamos de uma partida de Speich... e não tava tão afim de outro euro...
Ele me disse que o problema foi você comendo pizza por tempo demais, que cortou o embalo da coisa e a partir disso foi tudo ladeira abaixo, com os barris de uísque correndo para longe!
Abs,
Re: Sexta - 24/maio
Tá explicado então... hahahaha
eu pra variar esqueci de novo da mesma parada de quando joguei ele a primeira vez. Outro desastre!
O duro é que os jogos não voltam pra mesa... então quando for jogar de novo o Glen More, provavelmente esquecerei de novo...
eu pra variar esqueci de novo da mesma parada de quando joguei ele a primeira vez. Outro desastre!
O duro é que os jogos não voltam pra mesa... então quando for jogar de novo o Glen More, provavelmente esquecerei de novo...
Re: Sexta - 24/maio
Pedro escreveu:Tá explicado então... hahahaha
eu pra variar esqueci de novo da mesma parada de quando joguei ele a primeira vez. Outro desastre!
O duro é que os jogos não voltam pra mesa... então quando for jogar de novo o Glen More, provavelmente esquecerei de novo...
Estou propenso a chamar isso de a Síndrome do Mercador - em nome dos bônus de mercador do Glory to Rome.
Abs,
Re: Sexta - 24/maio
Eu gostei do Glen More, mas me arrependi sim. Achei que seria um jogo melhor do que ele é. Se eu soubesse que o Glen More seria aquele tipo de jogo eu gostaria de ter conhecido o Tichu.tiagovip escreveu:doizinho escreveu:Desse eu gostei Tiago, como eu disse o que pode incomodar é o downtime, mas como a gente não tava monitorando os outros então nem isso foi um problema. O problema no meu caso foi que joguei mal pra cacete mesmo.tiagovip escreveu:Jogo terrível que o Binder, o André, o Cesar e outros curtiram bastante.
É... não é bem o que condiz com a citação abaixo.doizinho escreveu:Depois de ter conhecido o Glen More me arrependi de não temos ido pela escolha do Pedro.
Abs,
Ah e o tom depreciativo foi mais pra te provocar mesmo, coisa que faço em 95% das minhas mensagens.
Re: Sexta - 24/maio
doizinho escreveu:
Pois é Gustavo, você sabe a dificuldade que é jogar wargames na nossa turma.
Eu acho que é hora de dizer Não! a certos jogos que nos deixam decepcionados depois! Veja essa história do Glen More.
(Interessante que eu mesmo quero jogá-lo.)
Acho que é preciso encontrar um meio termo, mas não vejo por que desistir. O Space 4X é uma ótima ideia. Eu mesmo vejo que é mais fácil colocar o Twilight Struggle na mesa do que o Combat Commander, ultimamente.
Gustavo- Arkham Horror
- Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013
Re: Sexta - 24/maio
Sou brasileiro e não desisto NUNCA!Gustavo escreveu:doizinho escreveu:
Pois é Gustavo, você sabe a dificuldade que é jogar wargames na nossa turma.
Eu acho que é hora de dizer Não! a certos jogos que nos deixam decepcionados depois! Veja essa história do Glen More.
(Interessante que eu mesmo quero jogá-lo.)
Acho que é preciso encontrar um meio termo, mas não vejo por que desistir. O Space 4X é uma ótima ideia. Eu mesmo vejo que é mais fácil colocar o Twilight Struggle na mesa do que o Combat Commander, ultimamente.
Vou começar a levar o CC:P e quando nos encontrarmos a gente joga.
Re: Sexta - 24/maio
Cabrito que mais berra é o que bebe mais leite.
Obviamente eu quero jogar, mas a questão é que TODO JOGADOR DE BOARD é APENAS UM WARGAMER QUE AINDA não SABE ISSO. Todos aqui são futuros parceiros de wargames.
Obviamente eu quero jogar, mas a questão é que TODO JOGADOR DE BOARD é APENAS UM WARGAMER QUE AINDA não SABE ISSO. Todos aqui são futuros parceiros de wargames.
Gustavo- Arkham Horror
- Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013
Re: Sexta - 24/maio
Eu mesmo jogo sem problemas,
prefiro o TS, mas digo isso pq tive apenas uma experiência com o CC. Porém jogo se não for pra tomar a noite toda em jogos assim, uma partida a cada 15 dias tá de bom tamanho pra mim...
prefiro o TS, mas digo isso pq tive apenas uma experiência com o CC. Porém jogo se não for pra tomar a noite toda em jogos assim, uma partida a cada 15 dias tá de bom tamanho pra mim...
Re: Sexta - 24/maio
eu ate jogaria sem problemas, mas o tempo eh um impeditivo.... como soh consigo as sextas para jogar com mais frequencia, teria que ser algo mais programado...
evandro- Ticket to Ride
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Localização : São José dos Pinhais
Re: Sexta - 24/maio
Vejam que interessante, como a percepção de tempo muda e é bem relativa.
Evandro eu vejo você jogando vários jogos pesados e longos, alguns demorando o mesmo que vários cenários de Combat Commander, mas pra quem não é um wargamer passar 3 horas jogando CC é bastante tempo, por outro lado jogar 4 horas de Merchant of Venus é normal.
Veja Evandro que não é uma crítica à você, é uma crítica a TODOS os bundas moles que tem medo de encarar um bom wargame.
Evandro eu vejo você jogando vários jogos pesados e longos, alguns demorando o mesmo que vários cenários de Combat Commander, mas pra quem não é um wargamer passar 3 horas jogando CC é bastante tempo, por outro lado jogar 4 horas de Merchant of Venus é normal.
Veja Evandro que não é uma crítica à você, é uma crítica a TODOS os bundas moles que tem medo de encarar um bom wargame.
Re: Sexta - 24/maio
hm, entao falha minha, mas a concepcao que eu tenho de wargame sao jogos beeem mais longos.... tipo 6+hs.....
evandro- Ticket to Ride
- Mensagens : 88
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : São José dos Pinhais
Re: Sexta - 24/maio
Na real depende do wargame,
eu pirei com Campanha no Norte da África. O TS é um jogo que não nego de jogar, mesmo que seja pra tomar um sacode... o CC sei que tem cenários menores, o Gustavo me apresentou um que levamos pouco mais de 1 hora pra fechar. Perfeitamente aceitável, preferiria jogar algumas vezes algo assim e depois partiria para os mais pesados se me chamar a atenção.
Tenho problemas com o fator sorte, eu ignoro a probabilidade... portanto um jogo de 3 horas para um fim frustrante ou dependente de um resultado nos dados é tenso.
No próprio TS me aconteceu isso, foi triste pacas... seria minha primeira vitória...
eu pirei com Campanha no Norte da África. O TS é um jogo que não nego de jogar, mesmo que seja pra tomar um sacode... o CC sei que tem cenários menores, o Gustavo me apresentou um que levamos pouco mais de 1 hora pra fechar. Perfeitamente aceitável, preferiria jogar algumas vezes algo assim e depois partiria para os mais pesados se me chamar a atenção.
Tenho problemas com o fator sorte, eu ignoro a probabilidade... portanto um jogo de 3 horas para um fim frustrante ou dependente de um resultado nos dados é tenso.
No próprio TS me aconteceu isso, foi triste pacas... seria minha primeira vitória...
Re: Sexta - 24/maio
Porra Evandro eu te considero um Steam ou um Brass, mas esse aí é um pensamento de um Ludo ou um Super Trunfo.evandro escreveu:hm, entao falha minha, mas a concepcao que eu tenho de wargame sao jogos beeem mais longos.... tipo 6+hs.....
O Marcelo tem o Conflict of Heroes com cenários que levam 1 hora e meia. A média dos cenários do CC:P deve ser de umas 2 hora e meia, depois que você tem as regras assimiladas.
É aquela história, a sorte sempre existe por que os wargames não são jogos previsíveis e matemáticos, se fossem assim não seriam tão emocionantes.Pedro escreveu:Tenho problemas com o fator sorte, eu ignoro a probabilidade... portanto um jogo de 3 horas para um fim frustrante ou dependente de um resultado nos dados é tenso.
Agora uma coisa que vocês que não jogam wargames regularmente não entendem é que perder ou ganhar numa rolagem de dado não importa tanto quanto a história que consegui criar, isso sim é o mais importante. Claro que vencer é bom, mas num wargame não é o mais importante, montar uma defesa acirrada e fazer o adversário gastar até a última bala pra tomar uma posição gera uma história e uma lembrança muito mais legal do que vitórias em muitas partidas de euros sem tema que vemos por aí.
Re: Sexta - 24/maio
Isso que o Fabiano comentou está correto. Acho que muitas pessoas tem aversão aos wargames só pelo nome, sem jamais ter jogado. A questão da sorte é modulável (uma vez escrevi sobre isso no meeplehouse.com.br ou no eugostodejogar.com.br, sei lá onde), e outros jogos bacanas, como Arkham Horror, também tem e ninguém fica chorando, e também é emocionante.
Veja os melhores wargames que tenho - a diferença de tempo e de público:
BRITANNIA: Longo (4hs+), fácil de entender, todos que jogaram, wargamers ou não, curtiram (acho que menos o Pedro, por causa dos dados rsrsrs).
CHANDRAGUPTA: Longuíssimo (4hs+ o cenário curto), dificílimo, para WARGAMERS.
COMBAT COMMANDER: Curto/médio (de 1h a 3hs), um pouco complicado, esse agradou não-wargamers, mas foi pesado demais para alguns. Ao mesmo tempo, alguns wargamers não curtiram. Mas quem curte, pira. Um jogo sui generis.
RED POPPIES: Curto (máx 1h30), regras simples, esse agradou todos que jogaram, wargamers e não wargamers.
RECORD OF THREE KINGDOMS: Médio (2hs). Esse é chinês, tem coisas de dominação de território tipo euro, regras simples.
TWILIGHT STRUGGLE: Curto/médio (o mais rápido que joguei foi 15 minutos, o mais longo deve ter sido 2hs30). Regras complexas mas simples de entender. Esse é para todos, essencial.
WELLINGTON: Médio/longo (1h30 a 3h30), regras difíceis, esse é mais para quem entende wargames.
Isto é, veja quantas diferenças de regras, sistemas... E tempos várias épocas de batalhas. Por exemplo, o Tiago me falou certa vez que não curte batalhas modernas, mas encara batalhas antigas. Beleza. Assim é bacana. Mas não dá pra generalizar!
Veja os melhores wargames que tenho - a diferença de tempo e de público:
BRITANNIA: Longo (4hs+), fácil de entender, todos que jogaram, wargamers ou não, curtiram (acho que menos o Pedro, por causa dos dados rsrsrs).
CHANDRAGUPTA: Longuíssimo (4hs+ o cenário curto), dificílimo, para WARGAMERS.
COMBAT COMMANDER: Curto/médio (de 1h a 3hs), um pouco complicado, esse agradou não-wargamers, mas foi pesado demais para alguns. Ao mesmo tempo, alguns wargamers não curtiram. Mas quem curte, pira. Um jogo sui generis.
RED POPPIES: Curto (máx 1h30), regras simples, esse agradou todos que jogaram, wargamers e não wargamers.
RECORD OF THREE KINGDOMS: Médio (2hs). Esse é chinês, tem coisas de dominação de território tipo euro, regras simples.
TWILIGHT STRUGGLE: Curto/médio (o mais rápido que joguei foi 15 minutos, o mais longo deve ter sido 2hs30). Regras complexas mas simples de entender. Esse é para todos, essencial.
WELLINGTON: Médio/longo (1h30 a 3h30), regras difíceis, esse é mais para quem entende wargames.
Isto é, veja quantas diferenças de regras, sistemas... E tempos várias épocas de batalhas. Por exemplo, o Tiago me falou certa vez que não curte batalhas modernas, mas encara batalhas antigas. Beleza. Assim é bacana. Mas não dá pra generalizar!
Gustavo- Arkham Horror
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Data de inscrição : 25/05/2013
Re: Sexta - 24/maio
hm, sendo assim comprometo-me com uma partida de algum wargame nao muito longo num proximo encontro!
evandro- Ticket to Ride
- Mensagens : 88
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : São José dos Pinhais
Re: Sexta - 24/maio
Gostaria de enaltecer que essa bagunça nos tópicos em nada difere um fórum do grupo de emails! por exemplo, neste tópico, já se falou de milhões de coisas, inclusive o assunto do tópico, o relato da jogatina.
Afora o comentário chato acima, então os wargamers precisam sair do armário, é isso Gustavo?? hahahahaha!!!
Enfim, eu também topo bons wargames sempre que possível... gosto muito da maioria e só não invisto mais nisso pq são jogos que dificilmente vão à mesa e neste ponto volto a citar o exemplo de Maria, que es´ta há dois anos para ser estreado e estou certo que um dia será!!
Em relação a aleatoriedade, acho que a mecânica dos dados é a que melhor representa as probabilidades da guerra. Afinal, mesmo os melhores erram um tiro ou outro. Acho difícil que o jogo se decida apenas numa rolagem de dado, se for assim o jogo é realmente uma bosta, oq particularmente não vi acontecer no TS... mas cheguei só até metade do jogo!
Rolagens ruins e boas acontecem e isso faz parte do jogo, claro que rolar só mal os dados acaba te frustando muito, mas a frustração de ver um erro apesar das probabilidades é proporcional à excitação de um acerto diante de condições bem desfavoráveis.
Afora o comentário chato acima, então os wargamers precisam sair do armário, é isso Gustavo?? hahahahaha!!!
Enfim, eu também topo bons wargames sempre que possível... gosto muito da maioria e só não invisto mais nisso pq são jogos que dificilmente vão à mesa e neste ponto volto a citar o exemplo de Maria, que es´ta há dois anos para ser estreado e estou certo que um dia será!!
Em relação a aleatoriedade, acho que a mecânica dos dados é a que melhor representa as probabilidades da guerra. Afinal, mesmo os melhores erram um tiro ou outro. Acho difícil que o jogo se decida apenas numa rolagem de dado, se for assim o jogo é realmente uma bosta, oq particularmente não vi acontecer no TS... mas cheguei só até metade do jogo!
Rolagens ruins e boas acontecem e isso faz parte do jogo, claro que rolar só mal os dados acaba te frustando muito, mas a frustração de ver um erro apesar das probabilidades é proporcional à excitação de um acerto diante de condições bem desfavoráveis.
Re: Sexta - 24/maio
É, não tem muita diferença do mesadejogo, fora a diluição... que bagunça! E você mesmo enviou um convite para quarta sei lá por onde! Espero que alguém leia o que coloquei do feriado no mesadejogo, não vou duplicar e colocar aqui, não!
Sobre o "lance de dado que me fez perder o jogo", impossível de acontecer no TS. Tipo: o pelego está com 19 pontos negativos e perde um lance no dado. Aí vai colocar a culpa no dado? E o resto do jogo?
Esse papo de wargame já foi comentado antes. A razão dele acontecer, eu acredito, é que há relatos de jogos, e neles olhamos os jogos sendo jogados e acho que para alguns parece estranho que jogos melhores não estão sendo jogados no lugar - inclusive mas não apenas wargames.
Sobre o "lance de dado que me fez perder o jogo", impossível de acontecer no TS. Tipo: o pelego está com 19 pontos negativos e perde um lance no dado. Aí vai colocar a culpa no dado? E o resto do jogo?
Esse papo de wargame já foi comentado antes. A razão dele acontecer, eu acredito, é que há relatos de jogos, e neles olhamos os jogos sendo jogados e acho que para alguns parece estranho que jogos melhores não estão sendo jogados no lugar - inclusive mas não apenas wargames.
Gustavo- Arkham Horror
- Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013
Re: Sexta - 24/maio
Mas o objetivo foi cumprido: o fórum é aberto, enquanto a lista é fechada, marcamos partidas pela lista e o fórum usamos para encher de discussões e informações e é livre para registro
Re: Sexta - 24/maio
Gustavo escreveu:É, não tem muita diferença do mesadejogo, fora a diluição... que bagunça! E você mesmo enviou um convite para quarta sei lá por onde! Espero que alguém leia o que coloquei do feriado no mesadejogo, não vou duplicar e colocar aqui, não!
Criei um evento no calendário da Guilda, que é sincronizado com a agenda do Google e convidei o grupo mesadejogo para participar. É um meio bem bacana de conseguir organizar as jogatinas, pq dai as pessoas aceitam, inclusive temporariamente, ou recusam e fica fácil de seguir quem virá ou não. Se este fórum tiver algo como o calendário que tinha na confraria ficará ainda mais bacana!
Re: Sexta - 24/maio
Não tem Bruno, o Pedro escolheu esse site (forumeiros) que tem uma estrutura bem engessada, não dá pra mudar muito mais do que isso que está aí. Pra conseguirmos um fórum como a confraria antiga precisaríamos de uma hospedagem própria (isso é barato) pra daí termos a liberdade de fazer qualquer coisa. Claro que dá mais trabalho, mas fica mais caprichado também.libonati escreveu:Se este fórum tiver algo como o calendário que tinha na confraria ficará ainda mais bacana!
Re: Sexta - 24/maio
libonati escreveu:
Enfim, eu também topo bons wargames sempre que possível... gosto muito da maioria e só não invisto mais nisso pq são jogos que dificilmente vão à mesa e neste ponto volto a citar o exemplo de Maria, que es´ta há dois anos para ser estreado e estou certo que um dia será!!
Bruno, não sei se poderei jogar na quarta, na quinta estou confabulando, por enquanto o Alexandre confirmou presença. Mas por que não acertamos já para esse Maria cair finalmente na mesa? Imponha: quarta será jogado Maria. E sem mas, sem "apareceu um cara a mais", sem "mas poucos querem jogar" - é isso: quarta, será jogado, e fiquem felizes.
Se você for jogar na quinta, avise, que a mesma coisa vale - será imposto uma jogatina de Maria e ponto final.
Gustavo- Arkham Horror
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