Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sexta - 24/maio

+5
evandro
libonati
doizinho
Pedro
tiagovip
9 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por tiagovip Seg maio 27, 2013 1:53 am

doizinho escreveu:
tiagovip escreveu:Jogo terrível que o Binder, o André, o Cesar e outros curtiram bastante.
Desse eu gostei Tiago, como eu disse o que pode incomodar é o downtime, mas como a gente não tava monitorando os outros então nem isso foi um problema. O problema no meu caso foi que joguei mal pra cacete mesmo.

É... não é bem o que condiz com a citação abaixo.

doizinho escreveu:Depois de ter conhecido o Glen More me arrependi de não temos ido pela escolha do Pedro.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por Pedro Seg maio 27, 2013 1:55 am

Perreto,

não entenda assim. Opção de jogo tem dia, vontade de jogar... as vezes o Fabiano diz isso pq vinhamos de uma partida de Speich... e não tava tão afim de outro euro...
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por tiagovip Seg maio 27, 2013 2:04 am

Pedro escreveu:Perreto,

não entenda assim. Opção de jogo tem dia, vontade de jogar... as vezes o Fabiano diz isso pq vinhamos de uma partida de Speich... e não tava tão afim de outro euro...

Ele me disse que o problema foi você comendo pizza por tempo demais, que cortou o embalo da coisa e a partir disso foi tudo ladeira abaixo, com os barris de uísque correndo para longe!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por Pedro Seg maio 27, 2013 2:09 am

Tá explicado então... hahahaha

eu pra variar esqueci de novo da mesma parada de quando joguei ele a primeira vez. Outro desastre!

O duro é que os jogos não voltam pra mesa... então quando for jogar de novo o Glen More, provavelmente esquecerei de novo...
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por tiagovip Seg maio 27, 2013 2:10 am

Pedro escreveu:Tá explicado então... hahahaha

eu pra variar esqueci de novo da mesma parada de quando joguei ele a primeira vez. Outro desastre!

O duro é que os jogos não voltam pra mesa... então quando for jogar de novo o Glen More, provavelmente esquecerei de novo...

Estou propenso a chamar isso de a Síndrome do Mercador - em nome dos bônus de mercador do Glory to Rome.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por doizinho Seg maio 27, 2013 2:20 am

tiagovip escreveu:
doizinho escreveu:
tiagovip escreveu:Jogo terrível que o Binder, o André, o Cesar e outros curtiram bastante.
Desse eu gostei Tiago, como eu disse o que pode incomodar é o downtime, mas como a gente não tava monitorando os outros então nem isso foi um problema. O problema no meu caso foi que joguei mal pra cacete mesmo.

É... não é bem o que condiz com a citação abaixo.

doizinho escreveu:Depois de ter conhecido o Glen More me arrependi de não temos ido pela escolha do Pedro.

Abs,
Eu gostei do Glen More, mas me arrependi sim. Achei que seria um jogo melhor do que ele é. Se eu soubesse que o Glen More seria aquele tipo de jogo eu gostaria de ter conhecido o Tichu.

Ah e o tom depreciativo foi mais pra te provocar mesmo, coisa que faço em 95% das minhas mensagens.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por Gustavo Seg maio 27, 2013 9:28 am

doizinho escreveu:
Pois é Gustavo, você sabe a dificuldade que é jogar wargames na nossa turma.

Eu acho que é hora de dizer Não! a certos jogos que nos deixam decepcionados depois! Veja essa história do Glen More. Mad

(Interessante que eu mesmo quero jogá-lo.)

Acho que é preciso encontrar um meio termo, mas não vejo por que desistir. O Space 4X é uma ótima ideia. Eu mesmo vejo que é mais fácil colocar o Twilight Struggle na mesa do que o Combat Commander, ultimamente.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por doizinho Seg maio 27, 2013 9:46 am

Gustavo escreveu:
doizinho escreveu:
Pois é Gustavo, você sabe a dificuldade que é jogar wargames na nossa turma.

Eu acho que é hora de dizer Não! a certos jogos que nos deixam decepcionados depois! Veja essa história do Glen More. Mad

(Interessante que eu mesmo quero jogá-lo.)

Acho que é preciso encontrar um meio termo, mas não vejo por que desistir. O Space 4X é uma ótima ideia. Eu mesmo vejo que é mais fácil colocar o Twilight Struggle na mesa do que o Combat Commander, ultimamente.
Sou brasileiro e não desisto NUNCA!
Vou começar a levar o CC:P e quando nos encontrarmos a gente joga.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por Gustavo Seg maio 27, 2013 10:00 am

Cabrito que mais berra é o que bebe mais leite. alien

Obviamente eu quero jogar, mas a questão é que TODO JOGADOR DE BOARD é APENAS UM WARGAMER QUE AINDA não SABE ISSO. Todos aqui são futuros parceiros de wargames. drunken
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por Pedro Seg maio 27, 2013 10:03 am

Eu mesmo jogo sem problemas,

prefiro o TS, mas digo isso pq tive apenas uma experiência com o CC. Porém jogo se não for pra tomar a noite toda em jogos assim, uma partida a cada 15 dias tá de bom tamanho pra mim...
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por evandro Seg maio 27, 2013 10:14 am

eu ate jogaria sem problemas, mas o tempo eh um impeditivo.... como soh consigo as sextas para jogar com mais frequencia, teria que ser algo mais programado...
evandro
evandro
Ticket to Ride
Ticket to Ride

Mensagens : 88
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : São José dos Pinhais

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por doizinho Seg maio 27, 2013 10:37 am

Vejam que interessante, como a percepção de tempo muda e é bem relativa.

Evandro eu vejo você jogando vários jogos pesados e longos, alguns demorando o mesmo que vários cenários de Combat Commander, mas pra quem não é um wargamer passar 3 horas jogando CC é bastante tempo, por outro lado jogar 4 horas de Merchant of Venus é normal.

Veja Evandro que não é uma crítica à você, é uma crítica a TODOS os bundas moles que tem medo de encarar um bom wargame. Evil or Very Mad
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por evandro Seg maio 27, 2013 10:41 am

hm, entao falha minha, mas a concepcao que eu tenho de wargame sao jogos beeem mais longos.... tipo 6+hs.....
evandro
evandro
Ticket to Ride
Ticket to Ride

Mensagens : 88
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : São José dos Pinhais

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por Pedro Seg maio 27, 2013 10:44 am

Na real depende do wargame,

eu pirei com Campanha no Norte da África. O TS é um jogo que não nego de jogar, mesmo que seja pra tomar um sacode... o CC sei que tem cenários menores, o Gustavo me apresentou um que levamos pouco mais de 1 hora pra fechar. Perfeitamente aceitável, preferiria jogar algumas vezes algo assim e depois partiria para os mais pesados se me chamar a atenção.

Tenho problemas com o fator sorte, eu ignoro a probabilidade... portanto um jogo de 3 horas para um fim frustrante ou dependente de um resultado nos dados é tenso.

No próprio TS me aconteceu isso, foi triste pacas... seria minha primeira vitória... Sad
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por doizinho Seg maio 27, 2013 10:55 am

evandro escreveu:hm, entao falha minha, mas a concepcao que eu tenho de wargame sao jogos beeem mais longos.... tipo 6+hs.....
Porra Evandro eu te considero um Steam ou um Brass, mas esse aí é um pensamento de um Ludo ou um Super Trunfo.
O Marcelo tem o Conflict of Heroes com cenários que levam 1 hora e meia. A média dos cenários do CC:P deve ser de umas 2 hora e meia, depois que você tem as regras assimiladas.

Pedro escreveu:Tenho problemas com o fator sorte, eu ignoro a probabilidade... portanto um jogo de 3 horas para um fim frustrante ou dependente de um resultado nos dados é tenso.
É aquela história, a sorte sempre existe por que os wargames não são jogos previsíveis e matemáticos, se fossem assim não seriam tão emocionantes.

Agora uma coisa que vocês que não jogam wargames regularmente não entendem é que perder ou ganhar numa rolagem de dado não importa tanto quanto a história que consegui criar, isso sim é o mais importante. Claro que vencer é bom, mas num wargame não é o mais importante, montar uma defesa acirrada e fazer o adversário gastar até a última bala pra tomar uma posição gera uma história e uma lembrança muito mais legal do que vitórias em muitas partidas de euros sem tema que vemos por aí.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por Gustavo Seg maio 27, 2013 10:58 am

Isso que o Fabiano comentou está correto. Acho que muitas pessoas tem aversão aos wargames só pelo nome, sem jamais ter jogado. A questão da sorte é modulável (uma vez escrevi sobre isso no meeplehouse.com.br ou no eugostodejogar.com.br, sei lá onde), e outros jogos bacanas, como Arkham Horror, também tem e ninguém fica chorando, e também é emocionante.

Veja os melhores wargames que tenho - a diferença de tempo e de público:

BRITANNIA: Longo (4hs+), fácil de entender, todos que jogaram, wargamers ou não, curtiram (acho que menos o Pedro, por causa dos dados rsrsrs).

CHANDRAGUPTA: Longuíssimo (4hs+ o cenário curto), dificílimo, para WARGAMERS.

COMBAT COMMANDER: Curto/médio (de 1h a 3hs), um pouco complicado, esse agradou não-wargamers, mas foi pesado demais para alguns. Ao mesmo tempo, alguns wargamers não curtiram. Mas quem curte, pira. Um jogo sui generis.

RED POPPIES: Curto (máx 1h30), regras simples, esse agradou todos que jogaram, wargamers e não wargamers.

RECORD OF THREE KINGDOMS: Médio (2hs). Esse é chinês, tem coisas de dominação de território tipo euro, regras simples.

TWILIGHT STRUGGLE: Curto/médio (o mais rápido que joguei foi 15 minutos, o mais longo deve ter sido 2hs30). Regras complexas mas simples de entender. Esse é para todos, essencial.

WELLINGTON: Médio/longo (1h30 a 3h30), regras difíceis, esse é mais para quem entende wargames.

Isto é, veja quantas diferenças de regras, sistemas... E tempos várias épocas de batalhas. Por exemplo, o Tiago me falou certa vez que não curte batalhas modernas, mas encara batalhas antigas. Beleza. Assim é bacana. Mas não dá pra generalizar!
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por Pedro Seg maio 27, 2013 10:58 am

Eu entendo tudo isso,

mas já provei que essa máxima não vale para mim. Sad
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por evandro Seg maio 27, 2013 10:59 am

hm, sendo assim comprometo-me com uma partida de algum wargame nao muito longo num proximo encontro!
evandro
evandro
Ticket to Ride
Ticket to Ride

Mensagens : 88
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : São José dos Pinhais

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por Trentini Seg maio 27, 2013 11:02 am

Po, Britannia é um wargame que demora 3 horas e é muito bom
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por libonati Seg maio 27, 2013 11:13 am

Gostaria de enaltecer que essa bagunça nos tópicos em nada difere um fórum do grupo de emails! por exemplo, neste tópico, já se falou de milhões de coisas, inclusive o assunto do tópico, o relato da jogatina.

Afora o comentário chato acima, então os wargamers precisam sair do armário, é isso Gustavo?? hahahahaha!!!

Enfim, eu também topo bons wargames sempre que possível... gosto muito da maioria e só não invisto mais nisso pq são jogos que dificilmente vão à mesa e neste ponto volto a citar o exemplo de Maria, que es´ta há dois anos para ser estreado e estou certo que um dia será!!

Em relação a aleatoriedade, acho que a mecânica dos dados é a que melhor representa as probabilidades da guerra. Afinal, mesmo os melhores erram um tiro ou outro. Acho difícil que o jogo se decida apenas numa rolagem de dado, se for assim o jogo é realmente uma bosta, oq particularmente não vi acontecer no TS... mas cheguei só até metade do jogo!

Rolagens ruins e boas acontecem e isso faz parte do jogo, claro que rolar só mal os dados acaba te frustando muito, mas a frustração de ver um erro apesar das probabilidades é proporcional à excitação de um acerto diante de condições bem desfavoráveis.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por Gustavo Seg maio 27, 2013 11:20 am

É, não tem muita diferença do mesadejogo, fora a diluição... que bagunça! E você mesmo enviou um convite para quarta sei lá por onde! Espero que alguém leia o que coloquei do feriado no mesadejogo, não vou duplicar e colocar aqui, não! Evil or Very Mad

Sobre o "lance de dado que me fez perder o jogo", impossível de acontecer no TS. Tipo: o pelego está com 19 pontos negativos e perde um lance no dado. Aí vai colocar a culpa no dado? E o resto do jogo? Surprised

Esse papo de wargame já foi comentado antes. A razão dele acontecer, eu acredito, é que há relatos de jogos, e neles olhamos os jogos sendo jogados e acho que para alguns parece estranho que jogos melhores não estão sendo jogados no lugar - inclusive mas não apenas wargames.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por Trentini Seg maio 27, 2013 11:31 am

Mas o objetivo foi cumprido: o fórum é aberto, enquanto a lista é fechada, marcamos partidas pela lista e o fórum usamos para encher de discussões e informações e é livre para registro Smile
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por libonati Seg maio 27, 2013 11:35 am

Gustavo escreveu:É, não tem muita diferença do mesadejogo, fora a diluição... que bagunça! E você mesmo enviou um convite para quarta sei lá por onde! Espero que alguém leia o que coloquei do feriado no mesadejogo, não vou duplicar e colocar aqui, não! Evil or Very Mad

Criei um evento no calendário da Guilda, que é sincronizado com a agenda do Google e convidei o grupo mesadejogo para participar. É um meio bem bacana de conseguir organizar as jogatinas, pq dai as pessoas aceitam, inclusive temporariamente, ou recusam e fica fácil de seguir quem virá ou não. Se este fórum tiver algo como o calendário que tinha na confraria ficará ainda mais bacana!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por doizinho Seg maio 27, 2013 11:40 am

libonati escreveu:Se este fórum tiver algo como o calendário que tinha na confraria ficará ainda mais bacana!
Não tem Bruno, o Pedro escolheu esse site (forumeiros) que tem uma estrutura bem engessada, não dá pra mudar muito mais do que isso que está aí. Pra conseguirmos um fórum como a confraria antiga precisaríamos de uma hospedagem própria (isso é barato) pra daí termos a liberdade de fazer qualquer coisa. Claro que dá mais trabalho, mas fica mais caprichado também.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 24/maio - Página 3 Empty Re: Sexta - 24/maio

Mensagem por Gustavo Seg maio 27, 2013 12:03 pm

libonati escreveu:
Enfim, eu também topo bons wargames sempre que possível... gosto muito da maioria e só não invisto mais nisso pq são jogos que dificilmente vão à mesa e neste ponto volto a citar o exemplo de Maria, que es´ta há dois anos para ser estreado e estou certo que um dia será!!

Bruno, não sei se poderei jogar na quarta, na quinta estou confabulando, por enquanto o Alexandre confirmou presença. Mas por que não acertamos já para esse Maria cair finalmente na mesa? Imponha: quarta será jogado Maria. E sem mas, sem "apareceu um cara a mais", sem "mas poucos querem jogar" - é isso: quarta, será jogado, e fiquem felizes. Razz

Se você for jogar na quinta, avise, que a mesma coisa vale - será imposto uma jogatina de Maria e ponto final. tongue
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos