Sexta-Feira - 01/08

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sexta-Feira - 01/08

Mensagem por Trentini em Sab Ago 02, 2014 10:22 am

E então, início do mês já começando na Lambda 42, bem bacana, e joguei bastante coisa, casa relativamente cheia.

Power Grid (Osmar, Cláudia, Eu, André, Lauri) - Jogamos com o mapa dos EUA, nem lembrava do quão simples ele era e o quanto ele acelerava o jogo. Foi uma partida bem bacana, eu tive um ótimo início, tinha muito dinheiro e o investimento certo com poucas compras de usinas, até o momento em que me vi em apuros pelo mercado estar atrasado com um monte de usinas praticamente obsoletas que não me fariam crescer muito além das 9 cidades que eu já abastecia, demorei muito para me preparar para o futuro quando ele chegou e me engoliu. O André, bem esperto deu um lance em uma usina bem meia boca, mas era o melhor que tinha no mercado se ele quisesse fechar o jogo naquela rodada e foi o que ele fez construindo em 15 cidades. Empatando com o Osmar, o André abasteceu 14 cidades, venceu no desempate por dinheiro, seguido pelo Osmar, em seguida a Cláudia com 13, o Lauri com 11 e eu também com 11 em último.

Jenga (Osmar, Eu, André, Lauri) - Jogamos uma partida rapidíssima de Jenga onde o Lauri venceu após eu ter retirado uma peça que estava sustentando toda a estrutura em baixo.

Card of the Dead (Lauri, André, Osmar, Cláudia e eu) - Um filler rapidinho, sem QUALQUER decisão estratégica, algumas pequenas decisões táticas porém, mas no geral tenha sorte e vença. O André já começou comprando um evento que fez ele ter que descartar toda a mão dele e servir de coadjuvante no primeiro turno inteiro que rolaram eventos que fizeram todos trocarem as cartas, depois com sorte ele teve uma pequena recuperação e os zumbis foram cercando e matando um por um, primeiro foi o Osmar, depois a Cláudia, depois o Lauri que teve uma "baita sorte" de pegar uma carta Zumbi que valiam como 3 zumbis e ele não podia matar com a serra elétrica (que ele tinha em sua mão). Com apenas eu e o André no jogo começamos a fugir dos zumbis, andei 4 passos enquanto o André andou 2, vitória minha.

Jenga (Eu, André, Gabriel Lodi, Samuca) - Enquanto o Jorge explicava as regras do 7 Wonders para o Osmar, jogamos mais uma partida de Jenga, dessa vez o Samuca danificou bastante a base deixando o jogo bem complicado, realmente nem lembro quem derrubou nesse jogo aí sei que foi bem rápido e tenho a impressão que a vitória ficou com o André.

7 Wonders (Eu, André, Samuca, Gabriel Lodi, Osmar, Jorge) - Fui com Gizah A, o Samuca com Halikarnassos B, André com Babylon A, Jorge com Rhodes A, Osmar com Alexandria B, Gabriel com Olympia A. Foi um jogo que tive um início meio conturbado quis evitar a ciência como sempre faço, mas dessa vez o Samuca ia colecionando tudo o que eu deixava passar por negligência. Minha estratégia residiu nas cartas amarelas que me deram uma produção sólida e diversificada, porém a finalização não teve grandes bases, o Samuca venceu essa partida, intimo o Pedro (dono do jogo) a pegar o jogo dele com as anotações e postar aqui a pontuação.

Automobile (Eu, André, Gabriel Lodi, Henrique, Jorge) - Foi um jogo que joguei agressivamente, por sorte a maioria dos jogadores não jogou tão agressivamente como eu e com isso eu consegui tirar um bom proveito das vendas sem muitas perdas. Eu tinha fábricas nos 3 ramos até a terceira rodada, quando resolvi fechar minha fábrica de carros de classe média que estava muito defazada, não sem antes produzir no local. Na última rodada me virei apenas com carros populares e carros de luxo que consegui vender usando o Howard, já os carros populares eu estava em full power, já com uma fábrica de peças que construí na terceira rodada quando abri a fábrica, na terceira aumentei a capacidade de produção e vendi 14 carros. Claro que tive que pedir ajuda do banco, com 2 empréstimos para subsidiar minha aposta de alto risco. O André começou bem conservador no início, depois fez um jogo bem mais agressivo, com muitos vendedores nos salões do automóvel gerou desemprego, no mais fez excelentes escolhas ao longo do jogo, exceto quando resolveu fechar uma fábrica de carros populares justamente quando a demanda iria aumentar, o Jorge idem e isso propiciou minha enorme produção de carros populares sabendo que a concorrência era pequena com o Gabriel e o Henrique produzindo pouco por terem feito uma última rodada mais conservadora após terem tomado uma cacetada de prejuízo com decisões anteriores não muito felizes, produção extra de carros, fábricas defasadas ainda funcionando como museu e etc. No fim venci com $4340, André em segundo com $3490, Jorge com $3320, Henrique com 3210, Gabriel com 2970.

Tzolk'in (Eu, André, Jorge) - Jogamos com a expansão Tribes & Prophecies, André foi com a tribo Huracan que lhe permitia tratar as cidades de Palenque como Yaxchilan e Tikal como Uxmal, eu com Xaman Ek que permitia queimar um recurso qualquer no meu turno para trocar por milho, conforme o valor de mercado, sem gastar ação, e Jorge com Yumkaax que tinha uma tabela melhorada para colocar trabalhadores, propiciando a colocação de vários trabalhadores com um custo melhorado. As profecias que apareceram foi a de que caveiras de cristal no segundo quadrante custariam a ira de um deus, a adoração do deus verde no terceiro quadrante custariam um recurso extra e o avanço tecnológico no quarto quadrante custaria um recurso extra também (mas as 3 profecias premiariam também quem tivesse no momento das pontuações quantidades excedentes desses recursos). Eu tentei me focar nas profecias e enquanto estava no primeiro quadrante me foquei em subir a tecnologia de teologia para o máximo para otimizar minha aquisição de Caveiras de cristal antes que fosse punitivo obtê-las e ao mesmo tempo que eu pudesse pontuar por possuir essa iguaria em abundância. O Jorge foi direto pegar mais trabalhadores sabendo que o custo de colocá-los ao mesmo tempo era menor. O André brincou bastante com a habilidade da sua tribo, colocava gente aonde era mais barato e executava a ação de outra cidade, ou quando precisava de um recurso mais valioso, pagava para colocar mais caro em uma cidade para ativar a habilidade na mesma casa de outra cidade. E o jogo seguiu com o André focando bastante nas construções mas negligenciando os deuses, o Jorge e eu adorando deuses com as caveiras de cristal e no fim o Jorge venceu com 72 pontos, eu fiquei em segundo com 65 e o André em terceiro com 53 pontos.

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3354
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta-Feira - 01/08

Mensagem por Reffip em Sab Ago 02, 2014 11:54 am

Quero agradecer a recepção e paciencia do pessoal na minha primeira visita! Muitas novidades interessantes (pessoas e jogos!). Certamente voltarei.

Dos que eu joguei nessa estreia, fiquei impressionado com o Power Grid. Já tinha olhado alguma coisa na internet e a experiencia ali foi muito bacana. Como primeiro jogo a gente não tem muita ideia das melhores escolhas, nem temos ainda a melhor capacidade de analisar os outros players. Porém, a minha estratégia inicial acabou funcionando bem. Eu pensei em conseguir comprar o mais rapido possível a quantidade de usinas necessárias para a alimentação de 15 casas. Para então correr atrás da contrução das mesmas.
Aí um erro estratégico bem iniciante me fez comprar recursos para estocar num momento desnecessário. Essa compra me fez gastar dois dinheiros a mais que fariam a diferença na fase de construção, e acabei construindo uma casa a menos.

Ainda assim consegui empatar ali no primeiro, perdendo por motivos de pobreza!  No 




O Card of the Dead que eu levei e só tinha jogado duas ou 3 vezes com meu filho é um joguinho bem para passar o tempo e dar uma ou outra risada com as sacanagens que voce pode fazer no jogo, e com as reviravoltas dos eventos. O Trentini ficou com dó de mandar o zumbi que me mataria, mas não teve jeito, no final eles me pegaram nas compras do deck. Esse bom mocismo dele foi recompensando com a vitória como único sobrevivente. Jogamos apenas a primeira rodada.

Jenga é Jenga. Um jogo que eu nunca perdi! Smile

7 Wonders, jogo que passou pela minha mão tantas vezes e sempre deixei para depois. Me arrependi muito disso nessa noite!
Depois de uma detalhada explicação do Samuca (?) (eu era o único que nunca tinha jogado) fomos para o jogo. Eu boiei bastante no começo, estava realmente fora do objetivo e mecanica do jogo. Quando captei o funcionamento, já tinha vacilado muito nas escolhas iniciais e não tive como desenvolver. No fim meu jogo ficou muito aberto e sem foco, o que me levou a uma pontuação bem baixa.
Me aguardem que já to estudando o jogo para numa próxima dificultar mais a vida de vocês!

________________________________________________
plus ça change plus c'est la même chose...

-----------------------------------------
avatar
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 652
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta-Feira - 01/08

Mensagem por libonati em Dom Ago 03, 2014 2:05 pm

Poxa Trentini, que sexta épica hein.
Eu consegui jogar uma partida de Coup, que confesso não ter empolgado muito, mas merece novas e reiteradas chances até um conclusão definitiva.

Depois veio o RPG, uma sessão foda de seis horas, que terminou prometendo que sessões ainda melhores estão por vir.

________________________________________________

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2967
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta-Feira - 01/08

Mensagem por Soar em Dom Ago 03, 2014 2:53 pm


________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1742
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta-Feira - 01/08

Mensagem por tiagovip em Dom Ago 03, 2014 6:40 pm

Nesta sexta só joguei o:

Coup (Gabriel, Libonati, Fabiano, Pedro, Flávio e eu) - foi divertida, mas o final azedo. Deixou a desejar, infelizmente. No jogo, cada um tem duas cartas escondidas, e pode realizar ou umas ações comuns a todos: pegar 1 de dinheiro, pegar 2 dinheiros (pode ser constado pelo Duque), dar um golpe de estado (pagando 7 dinheiros) e eliminando a carta de um outro jogador. Só que qualquer jogador pode, ao invés das ações gerais, realizar uma ação de um dos personagens, mesmo que não o tenha (blefando daí, claro). As ações dos personagens são:
Duque: pegar 3 dinheiros. O Duque também pode bloquear um jogador de pegar 2 dinheiros do banco;
Assassino: o jogador paga 3 dinheiros e mata um dos personagens de 1 outro jogador;
Capitão: o jogador pega 2 dinheiros de outro jogador. O Capitão pode, também, bloquear um jogador de pegar 2 dinheiros de outra pessoa (ou de si);
Embaixador: pega duas cartas aleatórias do baralho e o jogador pode trocar (ou não) uma ou duas de suas cartas. O Embaixador pode, também, bloquear um jogador de pegar 2 dinheiros de outra pessoa (ou de si);
Condessa: bloqueia o Assassino.

Quando um jogador tenta realizar a ação de um personagem ele pode ser desafiado ou bloqueado. Se desafiado, ele precisa mostrar a carta do personagem. Se a tiver, quem desafiou perde uma de suas cartas. Se não tiver a carta do personagem, quem tentou usar a ação é que perde uma de suas cartas. Se a ação for bloqueada, ou aceita-se o bloqueio, ou faz-se um desafio, dizendo que a pessoa não tem a carta capaz de tal bloqueio. O efeito por ter, ou não, é o mesmo explicado acima. Qualquer participante pode desafiar ou bloquear a ação de outra pessoa, não precisa ser necessariamente aquelas envolvidas na coisa.

A partida segue até que somente uma pessoa ainda tenha influência (pelo menos uma carta ainda escondida), e esta será a vencedora.

Como vê-se, o Coup dá várias ferramentas para interação, blefe e tensão, e como as ações são diretas e somente uma pode ser feita por turno, odowntime é pequeno. A princípio parece um Mascarade menos caótico (já que há menos personagens para lembrar, e é possível checar a todo momento os personagens que tem-se). Só que não foi bem assim. Primeiro pelo óbvio: eliminação de jogadores. Não é algo drástico, pois a partida é curta, mas é um ponto para ter em mente e um que certamente pesa contra jogar com 6 ou mais pessoas. Então, derivado disso, o que ocorreu é que, temendo ser eliminado, quase todos efetivamente usavam os personagens que tinham, então foram pouquíssimos os blefes, se é que houve algum. Isso tirou a força do desafio - todos os feitos deram com os burros n'água, pois ou o que fazia a ação primária ou o que bloqueava, tinham a carta que diziam ter. Isso pode ser coisa de uma primeira partida, porém deixou-me com o pé atrás, de qualquer modo. 

Agora, ruim mesmo foi o final da partida. Restando o Gabriel e o Pedro, nada havia o que fazer mais. O Pedro tinha que manter a Condessa, pois o Gabriel não ia se desfazer do Assassino que tinha, então, ficou só uma corrida totalmente determinista atrás de dinheiro - coisa, por sinal, desnecessária, já que, não havia maneira alguma de o Pedro obter os 7 de dinheiro para um golpe de estado antes do Gabriel (ambos podiam ficar pegando 2 de dinheiro, pois ambos sabiam que nenhum deles tinha um Embaixador para bloquear esta ação). Assim, num anticlímax total, o Gabriel conseguiu o dinheiro e eliminou a última personagem do Pedro, vencendo a partida.

Na partida, o Flávio ia bloqueando as ações de Assassinato, o que causou a ira do Fabiano, e me salvou de um ataque do Libonati. Eu consegui, com o Duque, rapidamente dinheiro para dar um golpe de estado nas fuças do Libonati. O Pedro ia sendo saqueado pelo Libonati, mas na base do esforço chegou até os 7 dinheiros e eliminou o Libonati. O Fabiano, entre Assassinatos e desafios furados, também rodou. Eu sai na sequência, assassinado pelo Gabriel. O Flávio, o ajudante da galera, não foi perdoado e, com sua eliminação, o Pedro e o Gabriel chegaram naquele face a face que já comentei.

Como o Libonati disse, é cedo para tirar conclusões finais, contudo, dá para dizer que a primeira impressão foi, no geral, negativa. A sorte do Coupé ser um jogo curto, fácil de ensinar e de jogar, e que, até pela quantidade de cópias rodando pela cidade, virá ainda várias outras vezes para nossas mesas, assim poderemos chegar a opiniões mais embasadas.

Enfim, depois do Coup, uma supimpa sessão de RPG, como das antigas, de várias horas, com várias idas e vindas. A força da Sombra viu-se em grande efeito, e amigo virou-se contra amigo, num embate amargo. Porém, superando as dificuldades, os heróis deram um tremendo golpe no culto a Mor-Sereg, praticamente eliminando toda uma geração de noviços e iniciados. Porém, agora, eles vêem-se cercados pelos inimigos e barrados tão perto de seu intento. A esperança de cumprir a missão ainda permanece, porém, quais serão os custos para isso? Estarão os heróis preparados para pagá-los? Adiante da parede de construção anã protegida por feitiços, o que os aguarda?

E foi isso!

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5883
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta-Feira - 01/08

Mensagem por tiagovip em Dom Ago 03, 2014 6:46 pm

Ah, sim, faltou dizer que a produção do Coup está muito boa. Coisa linda mesmo: caixa excelente, cartas de boa qualidade, peças de papelão grosso, cores bem nítidas, manual colorido e bem montado. A Meeple Virus e a Funbox estão de parabéns!

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5883
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta-Feira - 01/08

Mensagem por doizinho em Seg Ago 04, 2014 9:54 am

Olá, joguei a partida de Coup já relatada pelo Tiago e ela não foi das mais divertidas mesmo. Como dito na hora, acho que o número de jogadores não foi o ideal e isso pode ter atrapalhado um pouco. No mais eu ainda vejo potencial no jogo, não acredito que ele vá desbancar o Love Letter, mas deve ser bem melhor do que foi nessa partida inicial.

Depois o RPG que comentarei em outro post.

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3115
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta-Feira - 01/08

Mensagem por Bruno Ferreira em Seg Ago 04, 2014 12:41 pm

Curti bastante o coup joguei sabado com um grupo de amigos demos boas risadas...

________________________________________________
avatar
Bruno Ferreira
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 306
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 28

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta-Feira - 01/08

Mensagem por libonati em Seg Ago 04, 2014 2:46 pm

@Bruno Ferreira escreveu:Curti bastante o coup joguei sabado com um grupo de amigos demos boas risadas...  

Deve ser esse o segredo do jogo, jogar entre amigos!!! hauhauahauhauahauaha

Em quantos vcs jogaram Brunão??

________________________________________________

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2967
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta-Feira - 01/08

Mensagem por Bruno Ferreira em Seg Ago 04, 2014 4:44 pm

Jogamos em 6 ! A primeira partida foi meio estranha galera conhecendo o jogo .... mas a partir da 2 geral mentindo descaradamente .... enfim achei um jogo bem divertido  Thumbs Up 

________________________________________________
avatar
Bruno Ferreira
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 306
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 28

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta-Feira - 01/08

Mensagem por doizinho em Seg Ago 04, 2014 4:52 pm

@Bruno Ferreira escreveu:Jogamos em 6 ! A primeira partida foi meio estranha galera conhecendo o jogo .... mas a partir da 2  geral mentindo descaradamente .... enfim achei um jogo bem divertido  Thumbs Up 
Como foi o final?
Tem gente preocupada com o final ser muito previsível.

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3115
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta-Feira - 01/08

Mensagem por tiagovip em Seg Ago 04, 2014 8:56 pm

@doizinho escreveu:
@Bruno Ferreira escreveu:Jogamos em 6 ! A primeira partida foi meio estranha galera conhecendo o jogo .... mas a partir da 2  geral mentindo descaradamente .... enfim achei um jogo bem divertido  Thumbs Up 
Como foi o final?
Tem gente preocupada com o final ser muito previsível.

Eu estava, mas no más! Só a partir das 10a partida.

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5883
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexta-Feira - 01/08

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Novo Tópico   Responder ao tópico
 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum