Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quinta-Feira 17/07

+2
doizinho
Trentini
6 participantes

Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Quinta-Feira 17/07

Mensagem por Trentini Sex Jul 18, 2014 11:01 am

Ontem o Marcelo me convidou para uma partida de War of the Ring - Collector's Edition.

Eu joguei com os povos livres e o Marcelo jogou com a sombra, jogamos com a expansão Lords of Middle-Earth. Já na primeira rodada, o Marcelo resolveu não colocar nenhum dado no Hunt Pool, na esperança que algum dos dados rolados fosse um olho e viesse para lá automaticamente, claro que isso não ocorreu e com isso eu aproveitei que Sauron não estava caçando o anel e avancei 3 posições no mapa com a comitiva do anel. O Marcelo temendo que a passagem de Moria seria usada resolveu recrutar já na primeira rodada o Balrog em Moria. Logo cedo também Saruman foi recrutado e bem cedo tentei colocar os Elfos em guerra ou esperar que Sauron entrasse em guerra para poder recrutar Elrond e Galadriel e ganhar dados extras.

Já na segunda rodada o Marcelo colocou Sauron em guerra e enviou tropas de Minas Morgul para combater nas ruinas de Osgiliath posteriormente, com a sociedade avançada em 4 posições, enviei Boromir e Passolargo para Minas Tirith usando uma carta que permitia que eles avançassem 1 posição mais além do permitido. Já na terceira rodada declarei a posição da Sociedade, passou por Moria e tomou um dano de corrupção devido ao Balrog, mas continuou escondida. A sociedade continuou avançando e poucos perigos ameaçaram sua integridade, Ganfalf sucumbiu cedo, mas retornou como Gandalf o Branco em Fangorn. Os exércitos de Dol Guldur aniquilaram Galadriel e todo o povo de Lorien.

Na rodada seguinte o Marcelo resolveu mover suas forças de Isengard para tomar as terras de Rohan, com isso deixando Orthanc desprotegido, propício para que eu usasse um evento que mataria todo mundo lá, inclusive Saruman, que sucumbiu bem mais cedo do que o Marcelo queria. Mesmo assim ele conseguiu tomar o Abismo de Helm. Rohan, com a ajuda de Gandalf voltou a reunir forças para tentar retomar o Abismo no futuro, ou conquistar Orthanc. Passolargo se transformou em Aragorn, herdeiro de Isildur e resistiu com bravura em Minas Tirith.

Minhas chances maiores estavam no avanço da sociedade, Legolas sucumbiu diante dos portões de Mordor, mas a comitiva conseguiu entrar em Mordor com poucas corrupções, as chances eram grandes. O Marcelo começou a mover tropas para o norte na esperança de capturar os reinos do norte, enviou também o Balrog com Trolls para capturar Valfenda que se encontrava desprotegida, apenas com Elrond e 2 valentes guerreiros que sucumbiram ao cerco. Com Lorien, Valfenda, Abismo de Helm, Dol Amroth (que fora conquistado pelos povos do sul pelos mares por um evento) e Pelargir, o Marcelo tinha 9 pontos. Mais uma rodada e possivelmente o jogo acabaria, Mery e Gimli já haviam morrido na subida da montanha da perdição para proteger Frodo da corrupção, Frodo e Sam se encontravam já na metade do caminho quando foram revelados.

Na última rodada, o Marcelo tomou Dale, satisfazendo os 10 pontos, avancei minha sociedade até a a penúltima posição, mais uma e era vitória automática, aí aconteceram alguns problemas de interpretação de regra, eu teria mais uma única chance de avançar, a sociedade estava escondida e podia avançar, mas o Marcelo insistiu que se o tile revelasse a sociedade, ela não avançava, procurando o final da regra dava para interpretar dessa maneira, mas uma regra anterior dizia que a sociedade move antes de ser revelada, só não pode realizar outro movimento enquanto está revelada, nesse caso acabei concordando com o anfitrião e por conta disso resolvi não arriscar meu último anel do poder para trocar o dado para uma face de personagem e avançar, ao invés disso tentei recuperar o Abismo de Helm e tirar os pontos do Marcelo e tentar avançar com a sociedade na rodada seguinte, ledo engano, consegui reaver o Abismo de Helm, mas esqueci que tinha deixado desprotegido o reino da floresta das trevas que foi facilmente tomado pelo Marcelo e voltando a ter 10 pontos venceu a partida após eu não ter mais dados para mover ou fazer qualquer coisa relevante.

Analisando a regra posteriormente, eu certamente teria avançado a sociedade e atirado o anel na montanha da Perdição, mas não o fiz, ficando a vitória com o Marcelo, que teve muitos méritos no combate, o jogo foi bem disputado e as miniaturas novas adquiridas são bem bonitas, segue fotos.

Quinta-Feira 17/07 15zl5w5

Quinta-Feira 17/07 112bx2d

Quinta-Feira 17/07 2uxzms0

Quinta-Feira 17/07 205ctgg

Quinta-Feira 17/07 E5r69i

Quinta-Feira 17/07 34i00mq

Quinta-Feira 17/07 103v3o7
Momento da tomada de Valfenda pelo Balrog de Moria

Quinta-Feira 17/07 2n6am88
Foi por pouco, Frodo

Quinta-Feira 17/07 Sfaqva
Momento da vitória do Marcelo, quando ele tomou o reino da Floresta das Trevas que estava desprotegido
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por doizinho Sex Jul 18, 2014 11:20 am

Quer dizer que o Marcelo ganhou porque você deixou, Alexandre?

E Marcelo que miniaturas maneiras hein, só por isso você deveria vencer sempre!
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por tiagovip Sex Jul 18, 2014 11:21 am

Legal!

Parece ter sido bem disputado, o que é ótimo. As minis das fortalezas ficaram um deleite e encaixam-se muito bem com a CE! Sensacional.

Queria ver o Balrog entrando e chutando bundas élficas em Valfenda.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por libonati Sex Jul 18, 2014 11:45 am

Caraca, essas miniaturas são realmente um acréscimo que dá um plus a mais que adiciona muito ao jogo, especialmente a CE. Parabéns Marcelo.

A partida parece ter sido muito bacana mesmo. Sorte que eu não estava lá, ou teria me desfeito em lágrimas com a queda de Lori en, a morte de Galadriel e a tomada de Imladris pelo Balrog e uma caralhada de trolls vis. Onde estava Glorfindel para repetir seus feitos lendários?

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por tiagovip Sex Jul 18, 2014 11:55 am

libonati escreveu:Onde estava Glorfindel para repetir seus feitos lendários?

Ouvi dizer que estava mamado, cantando Who Wants to Live Forever, do Queen.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por Trentini Sex Jul 18, 2014 11:59 am

tiagovip escreveu:
libonati escreveu:Onde estava Glorfindel para repetir seus feitos lendários?

Ouvi dizer que estava mamado, cantando Who Wants to Live Forever, do Queen.

Abs,

 lol! 

Glorfindel estava comandando uma comitiva para tentar conquistar Angmar e o Monte Gundabad, claro que a empreitada falhou também.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por Marcelo Sex Jul 18, 2014 12:46 pm

Foi muito boa a partida mesmo, a mais disputada que já joguei. Na última rodada ambos poderiam ter chegado à vitória. Bastava um avanço em Mount Doom e o Trentini chegaria a vitória, enquanto para mim bastava aguentar a rodada inteira mantendo os 10 pontos militares. O que atrapalhou o Trentini foi a sociedade ter sido revelada durante a subida da montanha, pois é necessário que os portadores do anel estejam escondidos para dar continuidade à subida, e isso consome um dado de personagem (o mesmo usado para movimentá-los).
Gostei bastante da expansão, acho que cria novas possibilidades. Achei o Balrog muito interessante, principalmente para fazer frente às fortalezas élficas próximas à Moria. Do lado do bem, achei o Elrond também bastante poderoso, me deu muito trabalho durante a partida.
Enfim, curti muito nossa partida, obrigado Trentini pela presença. Vamos combinar outra logo, talvez em 4 jogadores.

Abraço.
Marcelo
Marcelo
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 630
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por Marcelo Sex Jul 18, 2014 12:48 pm

Quanto à sua dúvida na regra, jogamos da forma correta, eu me lembrava bem, mas segue abaixo:

The Fellowship is still required to be Hidden in order to advance on the Mordor Track. If the Fellowship is Reveled, the Free Peoples player must, as normal, use a Character Action Die result to hide the Fellowship once again.
Marcelo
Marcelo
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 630
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por tiagovip Sex Jul 18, 2014 12:54 pm

Marcelo escreveu:Quanto à sua dúvida na regra, jogamos da forma correta, eu me lembrava bem, mas segue abaixo:

The Fellowship is still required to be Hidden in order to advance on the Mordor Track. If the Fellowship is Reveled, the Free Peoples player must, as normal, use a Character Action Die result to hide the Fellowship once again.

É, mas isso não diz que a Sociedade não pode ser movida antes de ser revelada.

Por exemplo:

Jogador 1: Usa o dado para mover a Sociedade. A Sociedade move. Tira-se um marcador para ver o dano de corrupção. A Sociedade é revelada.

Note que, no caso acima, a Sociedade moveu o espaço. Só depois é retirado o marcador e só depois ela é revelada. Então, para mover novamente, será preciso antes escondê-la. Se for o último espaço, é bye-bye Anel.

De forma temática: Os hobbits movem-se e entram na Montanha. Sauron os nota, eles são revelados ao Olho. Frodo é corrompido. Sam mostra o dedo do meio para Sauron e joga o Anel na lava.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por Pedro Sex Jul 18, 2014 1:27 pm

tiagovip escreveu:
Marcelo escreveu:Quanto à sua dúvida na regra, jogamos da forma correta, eu me lembrava bem, mas segue abaixo:

The Fellowship is still required to be Hidden in order to advance on the Mordor Track. If the Fellowship is Reveled, the Free Peoples player must, as normal, use a Character Action Die result to hide the Fellowship once again.

É, mas isso não diz que a Sociedade não pode ser movida antes de ser revelada.

Por exemplo:

Jogador 1: Usa o dado para mover a Sociedade. A Sociedade move. Tira-se um marcador para ver o dano de corrupção. A Sociedade é revelada.

Note que, no caso acima, a Sociedade moveu o espaço. Só depois é retirado o marcador e só depois ela é revelada. Então, para mover novamente, será preciso antes escondê-la. Se for o último espaço, é bye-bye Anel.

De forma temática: Os hobbits movem-se e entram na Montanha. Sauron os nota, eles são revelados ao Olho. Frodo é corrompido. Sam mostra o dedo do meio para Sauron e joga o Anel na lava.

Abs,

Assim é como sempre joguei...
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por Marcelo Sex Jul 18, 2014 1:35 pm

tiagovip escreveu:
Marcelo escreveu:Quanto à sua dúvida na regra, jogamos da forma correta, eu me lembrava bem, mas segue abaixo:

The Fellowship is still required to be Hidden in order to advance on the Mordor Track. If the Fellowship is Reveled, the Free Peoples player must, as normal, use a Character Action Die result to hide the Fellowship once again.

É, mas isso não diz que a Sociedade não pode ser movida antes de ser revelada.

Por exemplo:

Jogador 1: Usa o dado para mover a Sociedade. A Sociedade move. Tira-se um marcador para ver o dano de corrupção. A Sociedade é revelada.

Note que, no caso acima, a Sociedade moveu o espaço. Só depois é retirado o marcador e só depois ela é revelada. Então, para mover novamente, será preciso antes escondê-la. Se for o último espaço, é bye-bye Anel.

De forma temática: Os hobbits movem-se e entram na Montanha. Sauron os nota, eles são revelados ao Olho. Frodo é corrompido. Sam mostra o dedo do meio para Sauron e joga o Anel na lava.

Abs,
Sim, concordo 100% com vc. Se for o último passo na montanha não faz diferença terminar revelado. Talvez eu não tenha entendido a dúvida do Trentini durante a partida, pois quando ele estava no penúltimo degrau ele me perguntou se poderia andar caso estivesse revelado, eu respondi que não, pois só dá pra mover com a sociedade escondida. Inclusive cheguei a falar na vez dele que o jogo estava acabado, que ele venceria, mas pra minha surpresa ele resolveu atacar o Abismo de Helm para tirar meus pontos militares e levar a partida para a próxima rodada. Eu achei uma decisão equivocada, pensei que ele estava com medo que eu puxasse um dos os tiles que mandam a sociedade parar, situação que faria ele perder a partida, pois ele não teria mais poder de reação. Eu tinha colocado os meus 4 tiles especiais de busca em jogo, acho que pelo menos em 2 ou 3 deles havia o símbolo de "stop". Como ele estava com a sociedade escondida, achei que ele não queria arriscar tomar um "stop" e perder o jogo. Só insisti que não dá pra avançar a sociedade se ela estiver revelada, o que está correto. Certamente ele poderia ter arriscado dar o último passo, pois a sociedade estava escondida naquele momento, acho que não entendi a dúvida na hora. Pensei que ele estava preocupado com os tiles com símbolo stop ou com algum efeito de carta que ele tinha na mão.
Marcelo
Marcelo
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 630
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por Pedro Sex Jul 18, 2014 1:38 pm

É isso aí,

sociedade revelada não se mexe. Tem q se esconder para seguir adiante... mas no momento em que é descoberta, completa seu movimento normalmente.
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por tiagovip Sex Jul 18, 2014 2:53 pm

Marcelo escreveu:Sim, concordo 100% com vc. Se for o último passo na montanha não faz diferença terminar revelado. Talvez eu não tenha entendido a dúvida do Trentini durante a partida, pois quando ele estava no penúltimo degrau ele me perguntou se poderia andar caso estivesse revelado, eu respondi que não, pois só dá pra mover com a sociedade escondida. Inclusive cheguei a falar na vez dele que o jogo estava acabado, que ele venceria, mas pra minha surpresa ele resolveu atacar o Abismo de Helm para tirar meus pontos militares e levar a partida para a próxima rodada. Eu achei uma decisão equivocada, pensei que ele estava com medo que eu puxasse um dos os tiles que mandam a sociedade parar, situação que faria ele perder a partida, pois ele não teria mais poder de reação. Eu tinha colocado os meus 4 tiles especiais de busca em jogo, acho que pelo menos em 2 ou 3 deles havia o símbolo de "stop". Como ele estava com a sociedade escondida, achei que ele não queria arriscar tomar um "stop" e perder o jogo. Só insisti que não dá pra avançar a sociedade se ela estiver revelada, o que está correto. Certamente ele poderia ter arriscado dar o último passo, pois a sociedade estava escondida naquele momento, acho que não entendi a dúvida na hora. Pensei que ele estava preocupado com os tiles com símbolo stop ou com algum efeito de carta que ele tinha na mão.


Ah, se o Trentini bundeou de medo que retifique o relato acima! Cagão!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por Trentini Sex Jul 18, 2014 2:56 pm

Porra Marcelo, eu tava escondido, ia andar, vc falou: se revelar vc Não pode andar, aí procuramos a regra e o final da regra é um complemento do que diz anteriormente:

MOVING THE FELLOWSHIP
During the Action Resolution phase, the Free Peoples player may advance the Fellowship Progress Counter by using a Character result on an Action Die, or by using certain Event Cards.
Every time the Fellowship moves, the Fellowship Progress Counter is advanced one step on the Fellowship Track (keeping the Progress Counter on the Hidden side).
After each time the Fellowship Progress Counter moves, the Shadow player has a chance to Hunt for the moving Fellowship (see later). The Dark Lord of Mordor hopes to regain his precious Ring by corrupting the Ring-bearers, killing the Companions, or, at the very least, locating the whereabouts of the Fellowship.
If the Fellowship moves more than once in a turn, the Hunt becomes increasingly dangerous: every time that an Action Die is used to move the Fellowship, that die is added to the Hunt Box after the Hunt has been completed (each added die will provide a bonus to the Hunt Roll, as explained on page 41).
Exception: When the Free Peoples player moves the Fellowship using an Event Card, the Action Die used to play the card is not added to the Hunt Box.
Any Action Dice that the Free Peoples player places in the Hunt Box are returned to him at the beginning of the next turn.

Ou seja, a sociedade move normalmente, mesmo sendo revelada, o que ocorre é que ela não pode andar de novo caso esteja revelada, que isso é óbvio todos sabem. Enfim, um mal entendido que não atrapalhou a diversão no jogo que foi bem disputado e foi bem legal.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por libonati Sex Jul 18, 2014 3:24 pm

Acho que vc ganhou com o Marcelo Tre, fique tranquilo!!!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta-Feira 17/07 Empty Re: Quinta-Feira 17/07

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos