TOP 5 - Mecânicas

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TOP 5 - Mecânicas

Mensagem por doizinho em Ter Jul 15, 2014 10:00 am

Bom dia pessoal, no nosso TOP 5 de hoje vamos falar sobre mecânicas de jogos. Caso vocês tenham dificuldade em lembrar as mecânicas basta ir nesta página http://www.ludopedia.com.br/cadastro_jogos e ver as várias mecânicas existentes. Sem nenhuma frescura, vamos à lista:

Negociação (Genoa, Bohnanza) - Eu gosto de jogos com negociação, normalmente nos momentos em que elas ocorrem o caos se instala na mesa e eu gosto disso. Gosto do aspecto da interação humana da negociação, o fato de você interagir com o outro jogador pra fazer alguma coisa no jogo, ao invés de interagir com um tabuleiro, é legal. É uma pena que a gente não jogue tantos jogos assim!

Leilão (Ra, Arte Moderna, For Sale) - Eu sou péssimo em leilões, nunca sei quando parar, na maioria das vezes pago mais do que vale ou não forço os adversários o suficiente. Repetindo o que disse acima, o que me chama a atenção aqui é a interação humana. O leilão leva uma vantagem sobre a negociação por ter a tensão e a excitação ao vencer uma disputa. Vemos mais jogos com leilões nas nossas mesas, mas não os puramente de leilão, o que também é uma pena.

Alocação de Trabalhadores (Egizia, Dungeon Lords, Agricola) - Entra as mecânicas comum nos euros essa é a que mais me agrada. Acho interessante o controle que precisamos ter sobre quando e onde colocar nossa peça, essa risco de pegar alguma coisa agora em detrimento de outras é legal.  

Dirigido por Cartas (Twilight Struggle, Combat Commander) - Essa é uma mecânica muito utilizada em wargames e é neles que ela mais brilha, na minha opinião. A GMT consegue fazer grandes jogos com essa mecânica. Essa mecânica envolve e faz pensar, exigindo sempre decisões tensas sobre onde, quando e como usar uma carta. Outra coisa que me atrai nessa mecânica é que normalmente existe um componente histórico (eventos histórico reais associados a carta) ou que criam uma narrativa no jogo.

Narração de História (Sim, Mestre das Trevas, Gloom) - Usar a imaginação, existe coisa mais divertida que isso? É o mais perto que podemos chegar do RPG, que pra mim é melhor que qualquer jogo de tabuleiro. Eu simplesmente adoro jogos onde precisamos inventar e contar histórias. É uma pena que esta seja uma mecânica pouco apreciada no nosso grupo e que esses jogos fiquem na maioria das vezes deixados de lado.

Menção Honrosa: Qualquer coisa que envolva jogar dados, eu curto a lenda (falsa) de que eu tenho sorte com os dados e me divirto com isso. Sem contar que os dados sempre geram situações inesperadas e divertidas.

Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Re: TOP 5 - Mecânicas

Mensagem por doizinho em Ter Jul 15, 2014 10:20 am

Esqueci de uma.

Menção Honrosa: Trick Tracking ou a nossa famosa Vaza, ela é mais conhecida com o truco, mas é mais bem aplicada no Plague/Neptune e Wizard. Gosto dessa mecânica, ela é simples, eficaz e é fácil fazer um jogo bom em torno dela.

Middle-earth Quest

Mensagem por Pedro em Ter Jul 15, 2014 10:22 am

Vamos lá!!

Comércio (Indonésia, Constantinopolis, Container): Jogos de comércio, envolvendo decisões difíceis de mercado são muito agradáveis para mim. Entram facilmente entre meus favoritos.

Construção de Rotas (Família Steam, Merchants, 18XX): Curto muito essa ideia de construir rotas, pensar na velocidade de pontuação e na dinâmica de agilizar processos de entrega. Essa logística é um elemento que muito me agrada nos tabuleiros.

Votação (TI3, Republic of Rome): Política nos jogos me atraí bastante e a possibilidade de pensar no equilíbrio de influência e na grande bagunça que gera a traição política é uma cereja no bolo.

Posicionamento Secreto (Fury of Drácula, Letters From Whitechapel): Dedução e caçada são comuns em jogos com essa mecânica. Isso torna o jogo muito divertido e desafiador tanto para quem se esconde como para quem procura. Essa mecânica também é presente em jogos como Merchant em que as demandas e planetas tem posicionamento secreto dentro do jogo, antes de formar as rotas e fazer entregas é preciso explorar e descobrir, isso é uma sacada muito interessante nesse título.

Mercado de ações (18XX): Ainda não conheci um outro título que trate disso muito bem. Tive uma experiência ruim com o Imperial, que tem um pouco disso... e conheci o Acquire, jogo clássico que não fiz nem questão de manter na coleção, joguei 2 ou 3 vezes e me desfiz. Por enquanto a série 18XX é ímpar nessa mecânica e é meu jogo favorito... suas mecânicas me agradam e essa é um de seus maiores diferenciais.

18XX (Admin)

Ver perfil do usuário http://www.meeplehouse.com.br

Mensagem por doizinho em Ter Jul 15, 2014 10:36 am

@Pedro escreveu:Mercado de ações (18XX): Ainda não conheci um outro título que trate disso muito bem. Tive uma experiência ruim com o Imperial, que tem um pouco disso... e conheci o Acquire, jogo clássico que não fiz nem questão de manter na coleção, joguei 2 ou 3 vezes e me desfiz. Por enquanto a série 18XX é ímpar nessa mecânica e é meu jogo favorito... suas mecânicas me agradam e essa é um de seus maiores diferenciais.
Pedro, sem muito esforço a gente pode fazer uma relação direta entre Imperial e 18XX, os estilos são muito semelhantes. É claro que no 18XX o lance do mercado de ações está muito mais presente, pois as rodadas de ações são bem mais longas, enquanto que no Imperial a parte operacional toma mais tempo. Mas os jogos tem muito em comum.

Última edição por doizinho em Ter Jul 15, 2014 10:58 am, editado 1 vez(es)

Middle-earth Quest

Mensagem por Trentini em Ter Jul 15, 2014 10:48 am

Dessa vez preferi não ordenar meu top 5:

Alocação de Trabalhadores (Agricola, Tzolk'in, Francis Drake) - É uma mecânica que funciona bem para abstrair um tema e é amplamente usada em muitos jogos, fácil de entender e de aplicar.

Leilão (Arte Moderna, Power Grid, Railways of the World) - Outra mecânica amplamente usada principalmente em jogos econômicos, mas não se restringe a eles, dei como exemplo o Arte Moderna, pois é um jogo que basicamente o Leilão é toda a mecânica do jogo e funciona muito bem. Esse tipo de jogo tenta colocar um caos em jogos que costumam ser constantes matematicamente.

Blefe (Android: Netrunner, Mascarade, Avalon, Battlestar Galactica) - O blefe pode-se dividir em dois casos, o primeiro é o espião, algo presente no Avalon, Battlestar Galactica como citei como exemplo, o espião está sempre blefando que é membro leal da equipe. O segundo caso de blefe é o presente em poker, truco, Mascarade e em vários card games, que é fingir ter uma coisa para intimidação ou para despistar. Essa mecânica em geral é ótima e exige um pouco de teatralidade as vezes.

Controle de Área (Dominant Species, El Grande, Chaos in the Old World, Kemet) - Bom, controle de área é algo presente em muitos jogos mesmo, principalmente aqueles que possuem como tabuleiro, um mapa, citei aqui os jogos em que acho mais brilhante a utilização da mecânica. Gosto muito de controlar uma área e manter posição, citaria aqui também o Eclipse, Twilight Imperium, o próprio Twilight Struggle e muitos outros excelentes jogos de controle de área.

Especulação de Comodities (Planet Steam, Automobile) - Muitos jogos econômicos possuem Comércio, manipulação de ações, leilões, o que mais me atrai nesses jogos é a Especulação de Comodities. A aposta em um determinado recurso com a esperança de que ele vingue e seja vitorioso.

Menção honrosa: Investimento em Ações (18XX), Comércio (presente em quase todo jogo econômico)

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por Pedro em Ter Jul 15, 2014 10:56 am

@doizinho escreveu:
@Pedro escreveu:Mercado de ações (18XX): Ainda não conheci um outro título que trate disso muito bem. Tive uma experiência ruim com o Imperial, que tem um pouco disso... e conheci o Acquire, jogo clássico que não fiz nem questão de manter na coleção, joguei 2 ou 3 vezes e me desfiz. Por enquanto a série 18XX é ímpar nessa mecânica e é meu jogo favorito... suas mecânicas me agradam e essa é um de seus maiores diferenciais.
Pedro, sem muito esforço a gente pode fazer uma relação direta entre Imperial e 18XX, os estilos são muito semelhantes. É claro que no 18XX o lance do mercado de ações está muito mais presente, pois as rodadas de ações são bem mais longas, enquanto que no Imperial a parte operacional toma mais tempo. Mas os jogos tem muito em comum.

Eu entendo isso perfeitamente, inclusive acho que devo gostar do Imperial quando me deparar com ele de novo. A minha primeira e única experiência foi bastante ruim. Citei, principalmente, porque o jogo tem essa mecânica que eu tanto gosto, mas nele não me impressionou tanto naquela ocasião. O Acquire não me impressionou em ocasião alguma das vezes em que eu o joguei...

18XX (Admin)

Ver perfil do usuário http://www.meeplehouse.com.br

Mensagem por tiagovip em Ter Jul 15, 2014 10:59 am

Opa, legal!

O meu Top fica:

5) Manejo de cartas - curto bastante ter uma mão de cartas e pensar em como melhor usá-las. Tal mecânica encontra-se em diversos de meus favoritos (Race for the Galaxy, Parade, Dominion, Glory to Rome, Cosmic Encounter, Sentinels of the Multiverse, Middle-Earth Quest, etc);

4) Controle de área - vários de meus jogos preferidos (San Marco, Samurai, El Grande, etc) tem controle, envolvimento ou influência de área. Novamente, são bem interativos, pisando fundo nos calos das pessoas;

3) Poderes variados - gosto muito quando algum jogo coloca as pessoas com habilidades diferenciadas, de forma que seu envolvimento com a partida em si mude de acordo com o que você pega. Além de um grande valor de replay, isso ainda faz com que as pessoas, mesmo após várias partidas, tenham que sair de certas zonas de conforto, estando acostumadas a fazer X para vencer, mas a raça/nação/pessoa/etc não faz X nem perto de bem, mas destrói no Y;

2) Leilão - normalmente jogos de leilão são bem interativos, envolventes, tensos e causadores de bate-boca. Ter todo esse envolvimento entre as pessoas é basicamente o motivo que vale jogar com outros;

1) Cooperativos - talvez por meu histórico ser do RPG, sempre me sinto melhor quando envolvido num jogo cooperativo. Eu gosto do desafio, do quebra-cabeça, do esforço conjunto. Um contraponto pessoal era que eu tendia ao comando, mas creio ter melhorado bastante nisso e agora só escuto ofensas infundadas!

Menção honrosa: Negociação & Parcerias.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Mensagem por libonati em Ter Jul 15, 2014 11:06 am

@doizinho escreveu:

A grande diferença do 18XX é poder vender as ações novamente e isso torna o jogo bem mais agressivo e sacana neste ponto!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Mensagem por tiagovip em Ter Jul 15, 2014 11:40 am

@libonati escreveu:
@doizinho escreveu:

A grande diferença do 18XX é poder vender as ações novamente e isso torna o jogo bem mais agressivo e sacana neste ponto!

É. No Imperial também dá para vender, mas apenas no sentido de devolver ações menores ao mercado. Uma vez comprometido à uma nação, vai-se assim até o final. Então não dá para rolar sacanagem, já que, se alguém passou você no controle, é porque ela tem mais ações que você, logo não irá afundar o país só para ferrar quem tem ações dela, já que a pessoa estaria no mesmo barco.

Porém, não acho que seja menos agressivo, justamente porque é preciso ver cedo o que dará certo e cair matando em cima, pois uma vez que acabou, acabou.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por libonati em Ter Jul 15, 2014 11:46 am

@tiagovip escreveu:
@libonati escreveu:
@doizinho escreveu:

É. No Imperial também dá para vender, mas apenas no sentido de devolver ações menores ao mercado. Uma vez comprometido à uma nação, vai-se assim até o final. Então não dá para rolar sacanagem, já que, se alguém passou você no controle, é porque ela tem mais ações que você, logo não irá afundar o país só para ferrar quem tem ações dela, já que a pessoa estaria no mesmo barco.

Porém, não acho que seja menos agressivo, justamente porque é preciso ver cedo o que dará certo e cair matando em cima, pois uma vez que acabou, acabou.

Abs,

Isso não é bem uma venda, mas uma compra subsidiada, ou uma troca. Mas isso justamente impede as agressividades dos 18XX que lhe permitem não só tomar o controle de uma empresa do outro jogador, mas também sucatear uma empresa em prol da outra ou comprar ações agora para vender tudo depois, desvalorizando-as exageradamente.
Embora o Imperial, com o banco suíço, faça ser mais legal jogar como investidor apenas. E como o Perreto bem disse, exige uma cautela estratégica maior, pq máfia é assim, uma vez dentro, não se pode sair.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Anarkion em Ter Jul 15, 2014 5:18 pm

Minhas mecânicas favoritas:

Negociação: ótimo para manter o feeling e evitar "cansaço" em jogos.

Controle de Aleatoriedade: menosprezada por muitos, adoro a possibilidade de lidar com situações adversas imprevistas e com isso mudar o destino de uma partida.

Controle de área: Também uma ótima mecânica para evitar "cansaço" no decorrer do jogo.

Votação: Essa mecânica comba com negociação, pois somente votação sem processos de compra de votos, tendem a ser rasas.

Agenda/objetivos escondidos: é muito bacana tentar precisar quais os objetivos dos outros jogadores em relação ao que está acontecendo no tabuleiro.

Battlestar Galactica

Ver perfil do usuário

Mensagem por tiagovip em Ter Jul 15, 2014 5:23 pm

@Anarkion escreveu:Agenda/objetivos escondidos: é muito bacana tentar precisar quais os objetivos dos outros jogadores em relação ao que está acontecendo no tabuleiro.

Isso é massa mesmo, boa lembrança!

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Anarkion em Ter Jul 15, 2014 5:47 pm

@tiagovip escreveu:
@Anarkion escreveu:Agenda/objetivos escondidos: é muito bacana tentar precisar quais os objetivos dos outros jogadores em relação ao que está acontecendo no tabuleiro.

Abs,

Por cauda dessa mecânica, fiquei interessado na idéia do jogo Arquipélago, que é parte cooperativo, mas com os jogadores tendo objetivos ocultos, para vencer uns dos outros. Achei essa idéia fascinante, mas preciso ver se foi bem implementada.

Battlestar Galactica

Ver perfil do usuário

Mensagem por tiagovip em Ter Jul 15, 2014 6:01 pm

@Anarkion escreveu:
@tiagovip escreveu:

Abs,

Por cauda dessa mecânica, fiquei interessado na idéia do jogo Arquipélago, que é parte cooperativo, mas com os jogadores tendo objetivos ocultos, para vencer uns dos outros. Achei essa idéia fascinante, mas preciso ver se foi bem implementada.

O que li é que funciona, massssssssssssss... usualmente as pessoas preferem perder todas juntas do que ganhar juntas com alguém ganhando mais, já que isto é, basicamente, perder e um só ganhar.

E não é crítica minha, eu mesmo, provavelmente, iria preferir afundar o jogo todo para que todos perdessem se eu visse que não seria o vencedor-mor. Claro que isso pode estourar na minha (e na de quem faz isso) cara, pois, tendo o separatista em jogo, ele venceria no caso da derrota geral dos europeus.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por libonati em Ter Jul 15, 2014 9:19 pm

@tiagovip escreveu:
@Anarkion escreveu:
@tiagovip escreveu:

Abs,

O que li é que funciona, massssssssssssss... usualmente as pessoas preferem perder todas juntas do que ganhar juntas com alguém ganhando mais, já que isto é, basicamente, perder e um só ganhar.

E não é crítica minha, eu mesmo, provavelmente, iria preferir afundar o jogo todo para que todos perdessem se eu visse que não seria o vencedor-mor. Claro que isso pode estourar na minha (e na de quem faz isso) cara, pois, tendo o separatista em jogo, ele venceria no caso da derrota geral dos europeus.

Abs,

No Archipelago você sabe certa parcela do que vai dar ponto. O objetivo público a todos e o seu próprio objetivo secreto. Nestas cartas também estão o gatilho de condição de final de jogo, que como o nome diz, quando a primeira acontecer, o jogo começa a terminar.
Por isso, no meu ponto de vista, essa crítica que o Perreto leu e postou aqui é um tanto infundada, salvo, claro, se vc estiver todo cagado no jogo, ai você até pode querer que todos percam. Mas eu tive apenas uma partida do jogo, então realmente não posso dizer muito. Nessa partida, inclusive, o separatista ganhou.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por tiagovip em Ter Jul 15, 2014 9:53 pm

@libonati escreveu:No Archipelago você sabe certa parcela do que vai dar ponto. O objetivo público a todos e o seu próprio objetivo secreto. Nestas cartas também estão o gatilho de condição de final de jogo, que como o nome diz, quando a primeira acontecer, o jogo começa a terminar.
Por isso, no meu ponto de vista, essa crítica que o Perreto leu e postou aqui é um tanto infundada, salvo, claro, se vc estiver todo cagado no jogo, ai você até pode querer que todos percam. Mas eu tive apenas uma partida do jogo, então realmente não posso dizer muito. Nessa partida, inclusive, o separatista ganhou.

Bem, eu li tal crítica e posicionamento várias vezes.

Mesmo nisso que você fala. Eu não preciso estar todo cagado. Basta achar que não estou na frente. Porque, pelo que li, é preciso constantemente "pagar" algo para manter os rebeldes/separatistas/sei lá, quietos. É possível fazer uma vaquinha e cada um pagar um pouco. Excelente. Mas se eu não estou na frente, por que vou pagar algo? Os outros que paguem! Se eles pagarem, eu fico mais perto deles. Se não quiserem pagar, que se dane, não estava na frente mesmo e se fosse pagar, ficaria ainda mais atrás. Isso aprofunda-se se houver um líder evidente - daí é claro que espera-se que ele se dane e pague a maior parte, ah, que pague tudo!

Alguns comentários colhidos no BGG:

This game is so close to being great. The semi-cooperative aspect is just awful, though.

**

Update: Unfortunately some problems are cropping up. The cooperative/competitive scheme is umm, not so fun.

**

Initially gave it a 9/10 but afterwards lowered it to 7. Why? While in theory this is an awesome game, in practice it happens way to often that everybody loses. Even without the Rebel goal. With our group of players we haven't found an effective strategy of play. There's always someone who prefers an all-around loss rather than a 2nd place.

**

I love this game in theory and I love just about everything about it... Interesting economics, exploration, worker placement... But in my play group it has one fatal flaw. The game forces players to cooperate when a crisis hits. Failure to address the crisis carries a huge penalty and can bring about a shared loss for everyone if not addressed. If you have a sore sport, or someone who likes to sabotage others, is bad at negotiating, would rather everyone suffer unless they get an advantage, or would rather see the game end in loss than you win, the game becomes incredibly not fun because there's is nothing to penalize them or stop them from doing so, in fact their is an end game objective that could encourage them to do this.

**

I liked this one, but it seemed like it would be too easy to sabotage the game so no one wins.

**

One person can potentially win or force everyone to lose by forcing the natives into revolt which means everyone loses unless you have that goal card. This could get frustrating as this would force the others to carry the load much more in paying for the negative events.

**

Enfim, e por aí vai.

É válido dizer que os comentários acima vêm todos de pessoas que deram nota de 6 ou 7 (acima da média!) para o jogo. Já que eu tendo a ignorar os comentários das notas altas e as baixas.

Abs,[/i][/i]

Última edição por tiagovip em Ter Jul 15, 2014 10:24 pm, editado 1 vez(es)

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por libonati em Ter Jul 15, 2014 10:14 pm

Não me recordo exatamente das regras, mas tem uma das fases que os meeples ficam "rebeldes" e os jogadores precisam pagar em bens para os fazerem trabalhar. Isso permite uma negociação entre os jogadores, que acredito falhe em alguns grupos ou com alguns jogadores.
Inclusive gostaria de jogar novamente para tirar melhores conclusões sobre o jogo. Mas não é um jogo simples, nem de regras nem para se jogar.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por libonati em Qua Jul 16, 2014 12:15 am

Antes de mais nada, parabéns pelo tema do TOP desta semana. Foi realmente difícil escolher apenas 5 mecânicas. Mas vamos lá!

Sistema do Pontos de Ação/Action Point Allowance System - Esse sistema permite uma grande liberdade na escolha das ações, por vezes com custos diferenciados. O jogador tem um certo número de pontos de ação e ações nas quais os gastar, por vezes com custos diferenciados. (Through the Ages, Flash Point, TI3, Urban Sprawl e até Ground Floor no meu entendimento).

Construção de Baralho/Deck-Pool Building - Esse sistema de gerenciamento de cartas, acredito que inventado pelo Vaccarino em Dominion, onde é usado magistralmente, e veio se adaptando perfeitamente bem em outros jogos, por vezes como mini-game, noutras como mecânica auxiliar e, por vezes subsidiária. Em certos jogos, as cartas disponíveis para formação do deck passam como opção para os jogadores, como numa esteira, esses são os que menos gosto em vista da aleatoriedade adicionada sobre uma coisa já aleatória. (Dominion, A Few Acres of Snow, A Study in Emerald, Mage Knight e os que quero conhecer Copycat e Concordia).

Posicionamento Secreto/Secret Unit Deployment Como se presume pelo nome, neste tipo de mecânica cria-se uma espécie de suspense muito legal . (SE4X, Hammer of Scots, Maria).

Influência-Controle de Área/Area Control-Influence Para mim existe uma pequena diferença entre eles, mas independentemente disto, a interatividade que isso gera, o sanguenozóio, a sede de vingança é muito bacana, especialmente quando apenas um jogador pode estar em dada área. (El Grande, Shogun, Rise of Empires, TI3, Imperial 2030).

Especulação Financeira/Commodity Speculation - Por fim, gosto muito da variedade de mercado, de quanto e no que investir para se ter lucro lá na frente, ou encerrar a oferta, resguardar monopólios, manipular a demanda. Acho isto muito legal, muito divertido e uma mecânica que demanda muito do jogador (Automobile, Container, Navegador, Archipelago).

Nas menções honrosas vou citar jogos que tem mecânicas sensacionais. Rise of Empires e a mecânica de espelho sobre as ações selecionadas no turno anterior; Strausburg e a genial mecânica de leilão escondido pelas cartas no início de cada turno, num esquema meio que de apostas; Trajan e aquela mancala ridícula de foda, queima mufa dozinfernos; Struggle of Empires e a mecânica puta de alianças que dá um twist mto legal no jogo e, por fim, aquela programação de ações simultânea, cooperativa e em tempo real do Space Alert.

Bem, acho que é isso.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Binderman em Qua Jul 16, 2014 8:38 am

Gosto quando as mecânicas são levadas ao extremo e não quando elas são usadas sutilmente. Explico abaixo o que quero dizer com isso. Entre parênteses meus jogos preferidos de cada mecânica.

Poderes Variados de Jogadores (Mage Wars, Summoner Wars, Sentinels of Multiverse): Eu acho genial quando um game designer consegue fazer um jogo balanceado com poderes diferentes. Um dos melhores exemplos disso é o video game StarCraft. No caso de boardgames eu gosto quando as diferenças entre os poderes são extremas. Por isso deixei de fora Eclipse, Terra Mystica, pois nestes casos a diferença não é muito grande.

Programação de Ações / Movimento (Roborally, Hymalaia): meu primeiro boardgame moderno foi o Hymalaia e como minha formação é de programador eu fiquei muito entusiasmado com o jogo. Novamente deixei de fora jogos que usam a mecânica de forma simples, programando apenas uma ação ou um movimento, tais como X-Wing e Space Hulk:Death Angel.

Colocação de Trabalhadores  (Agricola, Le Havre, Dungeon Lords, Age of Empires III): gosto da possibilidade de brigar por ações limitadas.

Pré-Construção de Coisas: Baralho/Dados/Miniaturas (Mage Wars, Heroscape, X-Wing Miniatures): Não achei essa mecânica listada em lugar nenhum, vou pesquisar um pouco mais e talvez sugerir no BGG.  Basicamente você tem que construir sua mão antes de comecar o jogo, seguindo alguma regra, como por exemplo, quantidade total de pontos. 

Cooperativos (Sentinels of Multiverse, Sherlock Holmes Consulting Detective, Elder Sign): Prefiro aqueles que possam ser jogados sozinho e que ofereçam um bom desafio mental. 

Menções honrosas:
Seleção Simultânea (Twilight Struggle, Race for the Galaxy)

Sistema de Pontos de Ação (Through the Ages, Pandemic)

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por tiagovip em Qua Jul 16, 2014 8:44 am

@Binderman escreveu:Poderes Variados de Jogadores (Mage Wars, Summoner Wars, Sentinels of Multiverse): Eu acho genial quando um game designer consegue fazer um jogo balanceado com poderes diferentes. Um dos melhores exemplos disso é o video game StarCraft. No caso de boardgames eu gosto quando as diferenças entre os poderes são extremas. Por isso deixei de fora Eclipse, Terra Mystica, pois nestes casos a diferença não é muito grande.

Cooperativos (Sentinels of Multiverse, Sherlock Holmes Consulting Detective, Elder Sign): Prefiro aqueles que possam ser jogados sozinho e que ofereçam um bom desafio mental. 

Ah, um parceiro afinal!!  Friends 

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Trentini em Qua Jul 16, 2014 9:31 am

Poderes variados entraria fácil nas minhas menções honrosas, gosto também disso e cito aqui jogos como Eclipse e Terra Mystica tb.

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por tiagovip em Qua Jul 16, 2014 9:47 am

@Trentini escreveu:Poderes variados entraria fácil nas minhas menções honrosas, gosto também disso e cito aqui jogos como Eclipse e Terra Mystica tb.

Mas não entrou, né?

Então vaza!

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Binderman em Qua Jul 16, 2014 10:03 am

@tiagovip escreveu:
@Binderman escreveu:Poderes Variados de Jogadores (Mage Wars, Summoner Wars, Sentinels of Multiverse): Eu acho genial quando um game designer consegue fazer um jogo balanceado com poderes diferentes. Um dos melhores exemplos disso é o video game StarCraft. No caso de boardgames eu gosto quando as diferenças entre os poderes são extremas. Por isso deixei de fora Eclipse, Terra Mystica, pois nestes casos a diferença não é muito grande.

Ah, um parceiro afinal!!  Friends 

Abs,

Verdade, no começo do hobby eu achei que a complexidade farta e um pouco estéril do Agricola seria o principal motivo para escolher um jogo como favorito. As coisas mudaram e agora eu prefiro jogos temáticos a jogos complexos.

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por Binderman em Qua Jul 16, 2014 10:04 am

@Trentini escreveu:Poderes variados entraria fácil nas minhas menções honrosas, gosto também disso e cito aqui jogos como Eclipse e Terra Mystica tb.

Vaza [2].

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por Soar em Qua Jul 16, 2014 11:09 pm

@libonati escreveu:Antes de mais nada, parabéns pelo tema do TOP desta semana. Foi realmente difícil escolher apenas 5 mecânicas. Mas vamos lá!

Posicionamento Secreto/Secret Unit Deployment Como se presume pelo nome, neste tipo de mecânica cria-se uma espécie de suspense muito legal . (SE4X, Hammer of Scots, Maria).

Bem, acho que é isso.
Isso ae! Esqueceu do Deterrance!
 Shit

Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo